• Nenhum resultado encontrado

IV TORNEIO DE PESCA AMIGOS DO ORCA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IV TORNEIO DE PESCA AMIGOS DO ORCA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IV TORNEIO DE PESCA “AMIGOS DO ORCA”

REGULAMENTO PARTICULAR

1. OBJETIVO

O ORCA CLUBE DE PESCA, atendendo ao que determina seu Estatuto, e procurando estimular o congraçamento dos atletas praticantes da Pesca Desportiva de Arremesso, promoverá o IV Torneio de Pesca “AMIGOS DO ORCA”.

A Direção-geral da prova caberá ao ORCA CLUBE DE PESCA com o apoio e supervisão da Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro - FEPELERJ, e da Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento - Nova Pesca Brasileira, denominada CBPL-NPB. A arbitragem será realizada por árbitros da FEPELERJ.

2. DEFINIÇÃO

O evento é composto de 02 (duas) etapas de pesca, cada uma com 2 horas de duração, tendo 30 (trinta) minutos para mudança de cancha. A prova terá 4 horas efetivas de pesca.

A prova será realizada em equipes compostas de 2 (dois) atletas, preferencialmente da mesma categoria. Caso sejam inscritas equipes com atletas de categorias distintas, a equipe nesta condição concorrerá na categoria “masculino”.

A prova terá início às 07:30h e término às 12:00h, e será realizada no conhecido “Paredão da Urca”, situado à Av. João Luís Alves, no bairro da Urca - Rio de Janeiro – RJ.

2. PARTICIPANTES, INSCRIÇÕES E PAGAMENTOS

2.1 - Poderão participar do torneio atletas de clubes filiados à CBPL-NPB, atletas avulsos convidados e convidados estrangeiros, sendo indispensável à Licença de Pesca emitida pelo MINISTÉRIO DA PESCA, válida para a data da prova de pesca.

As equipes competirão nas seguintes categorias: Masculino, Feminino, Juvenil, Master e Sênior.

A PROVA SERÁ LIMITADA À PARTICIPAÇÃO DAS PRIMEIRAS 60 (SESSENTA) EQUIPES INSCRITAS. Que em função do numero elevado de interessados em participar do evento a prioridade no critério do preenchimento das vagas será das equipes formadas por atletas dos Clubes ligados a CBPL-NPB. 2.2 – Inscrições: Serão realizadas mediante envio da ficha oficial de inscrição devidamente preenchida para o e-mail amigosdoorca@gmail.com, até o dia 26 de Outubro de 2015, ou quando do término das primeiras 60 (sessenta) inscrições.

(2)

As inscrições devem ser realizadas por um representante oficial do clube, especificando o nome completo, CPF e categoria dos participantes.

A ficha oficial deverá ser entregue até o dia 29/10/2015, quando do sorteio das canchas.

Por questão de organização, a organização do torneio se reserva a não aceitar inscrições retardatárias. 2.3 - PAGAMENTO: Deverão ser efetuado de forma única pelo representante (s) do (s) clube (s) participante (s) na seguinte conta:

Caixa Econômica Federal, Agência 2324, Operação 013, Conta nº 00000755-1, no valor de R$ 70,00 (setenta reais) por equipe.

Enviar cópia do depósito para e-mail amigosdoorca@gmail.com, com a identificação da equipe (nome dos atletas e clube).

3. PROGRAMAÇÃO:

3.1 - Dia 29/10/2015 (5ª feira) - SORTEIO: A partir das 18:00 h será realizado o sorteio, mediante entrega da ficha oficial de inscrição, no Bar Aconchego, situado à Rua Hipólito da Costa, 45 - Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ. Quem não comparecer ao sorteio, será sorteado por último.

3.2 - Dia 01/11/2015 (domingo) - PROVA: Início às 07:30h e Término às 12:00h. 4. DA PESCA:

4.1 - LOCAL - Na conhecida “MURETA DA URCA”, situada à Av. João Luís Alves, Urca – Rio de Janeiro. 4.2 - BOXES: Os boxes serão marcados em ordem crescente esquerda da para a direita de quem olha para o mar, a partir do local popularmente conhecido como “Sabará”. Os boxes serão delimitados pelos cabeços de pedra característicos da Mureta da Urca.

4.3 - ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O LOCAL DA PROVA – O local da prova é um calçadão em pedras portuguesas, com uma mureta de granito de 0,80 metros em média e molhes que ficam numa altura de 2,50 metros. Devido a esta condição, se torna difícil colher água do mar sem se expor ao risco de uma queda; assim a organização sugere que as equipes levem garrafas com água para colocar nos baldes. Também se faz necessário ressaltar que é proibida a retirada das pedras portuguesas do calçadão para fixação de esperas; as varas podem ser simplesmente apoiadas na mureta. Da mesma forma, é proibido subir (ficar em pé) na mureta devido ao risco de queda nas pedras. Como quesito de segurança, será obrigatório o uso de calçado fechado (tênis ou sandálias com fechamento no calcanhar) durante a prova. 4.4 - MODALIDADE: A modalidade definida será a “variada”.

4.5 - PEIXES – Não serão válidas as espécies conhecidas por sua toxidade e periculosidade, tais como: "baiacus" (exceção do arara-lagocephalus laevigatus), os "mangangás" (scorpaena plumieri), as "marias da toca" (coibida), "Os macacos" (benzida) e assemelhados bem como os Cações Viola, por serem protegidos. Será adotada a Tabela de Tamanho Mínimo do IBAMA:

NOME POPULAR NOME CIENTÍFICO TAM. MÍNIMO (CM)

Anchova Pomatomus saltatrix 35

Badejo de Areia Mycteroperca microlepis 30 Badejo Mira Mycteroperca acutirostris 23 Badejo Quadrado Mycteroperca bonaci 45

Bagre Cathorops spixii 12

Bagre Genindes genidens 20

Bagre Branco Genindes barbus 40

Batata Lopholatilus villarii 40

Cabrinha Prionotus punctatus 18

(3)

Cação listrado/Malhado Mustelus fasciatus 100

Castanha Umbrina canosai 20

Corvina Micropogonias furnieri 25

Garoupa Epinephelus marginatus 47

Goete Cynoscion jamaicensis 16

Linguado Paralichthys patagonicus / P. brasiliensis 35

Miraguaia Pogonias cromis 65

Palombeta Chloroscombrus chrysurus 12

Pampo Viúva Parona signata 15

Papa-terra branco ou Betara Menticirrhus littoralis 20

Parati ou Saúba Mugil curema 20

Peixe-Espada Trichiurus lepturus 70

Peixe-Porco, Peroá ou

Cangulo(*). Balistes capriscus / B. vetula 20 Peixe-Rei Odonthestes bonariensis / Atherinella

brasiliensis 10

Pescada Olhuda ou Maria Mole Cynoscion striatus 30

Pescadinha Macrodon ancylodon 25

Robalo Flexa Centropomus undecimalis 50 Robalo peba ou peva Centropomus parallelus 30

Sardinha-Lage Opisthonema oglinum 15

Os peixes que possuam ferrões, tais como: bagres, porco, piruás (cangulos), etc., NÃO precisam ter os ferrões cortados. Avisar aos organizadores da existência de peixes nos sacos com esta característica, evitando assim, possíveis acidentes no transporte e pesagem.

4.6 - EXERCÍCIO DA PESCA - A pesca será exercida exclusivamente dentro dos boxes demarcados para cada equipe, não podendo os atletas da mesma ocupar ou passar para outro boxe, mesmo que este esteja desocupado (exceto para recolher peça fisgada). Os lançamentos deverão ser realizados perpendicularmente à linha d'água. A linha deverá ser recolhida se invadir o boxe vizinho. Os pescadores não poderão utilizar a técnica de pesca conhecida como "ligue-ligue", ou seja, pescar sem efetuar o arremesso, utilizando a vara como caniço comum. Os pescadores deverão colocar os peixes capturados em balde com água e ou no saco fornecido pela organização, em seguida a sua retirada do anzol, posteriormente para sair do boxe unicamente no saco fornecido pela organização. É proibido o uso de boias de qualquer tipo e materiais de atração aos peixes. É proibido engodar, sendo considerado como tal cuspir dentro d'água qualquer coisa que esteja mastigando, colocar iscas exageradas para a característica da prova em apenas um dos anzóis, esmagarem animais (Ex: Siris) e / ou iscas ou realizar atos assemelhados que possam levar o Árbitro considerá-los como objetivando engodar. Cada concorrente deverá manter em seu boxe um "saco de lixo" onde deverá colocar: latas, garrafas, embalagens diversas, resíduos de iscas, anzóis inutilizados. - Exemplo: Cascas e cabeças de Camarão, etc.

Os peixes capturados por mais de um pescador terão sua cauda cortada para posteriordivisão dos pontos. Quando fisgados por pescadores diferentes, a captura do peixe deverá ser atribuída ao pescador que o ferrou pela boca.

OS ATLETAS DEVERÃO ESTAR DE POSSE DA LICENÇA DE PESCA DE FORMA OBRIGATÓRIA SOB SUA RESPONSABILIDADE E DEVIDAMENTE ATUALIZADA, BEM COMO SERÃO RESPONSÁVEIS PELA MANUTENÇÃO DA LIMPEZA DE SEU BOX, COM ESPECIAL ATENÇÃO AOS ANZÓIS, SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO.

Não poderá haver chicote(s) reserva(s) com anzol(is), em nenhuma hipótese.

(4)

Só poderá fazer o próximo arremesso, depois da retirada do(s) peixe(s) do anzol, e adicioná-lo(s) no balde ou no(s) saco(s) distribuído(s) pela organização.

4.7 - MATERIAL DE PESCA - Varas com tamanho livre, carretilhas, molinetes, chumbadas e linhas de livre escolha, anzóis tipo convencional de uma só ponta e limitados a 2 (dois) por chicote, bicheiro ou puçás, esperas (calões). Cada pescador poderá ter até 2 (duas) varas RESERVA montadas com linhas passadas, com chicotes (paradas), com chumbo, SEM ANZÓIS.

4.8 - ISCAS - Será única e exclusivamente camarão morto in natura e devem ser providenciados e adquiridos pelos atletas participantes.

4.9 - HORÁRIO DE INÍCIO DA PESCA. 07h30min - Início da Primeira Etapa.

09h30min - Encerramento Primeira Etapa e troca de Box (O saco deverá ser lacrado antes da troca de Box). 10h00min - Início da Segunda Etapa.

12h00min - Encerramento da PROVA. (Lacrar o saco e deixá-lo junto à plaqueta).

4.10 - PONTUAÇÃO - Os pontos de cada atleta serão computados da seguinte forma: Dois (2) pontos para cada peixe Um (1) ponto para cada cem (100) gramas (ou fração) do peso total.

A maior pontuação admitida por um único exemplar capturado será 22 (Vinte e dois pontos) – (peça ATÉ 2 (dois) kg no Máximo).

Para a pontuação da categoria CLUBE, seráobservada a soma COSAPYL de resultados de 3 (três) de suas melhores equipes de cada categoria (masculino, feminino, juvenil, master, sênior). Os empates serão decididos na seguinte forma:

Em primeiro: Pela maior quantidade de peixes. Em segundo: Pelo maior peso total.

Em terceiro:Pela peça de MAIOR peso.

Observação: Não haverá recontagem de peixes e pesagem, em hipótese alguma. 5. DESTINAÇÃO DO PESCADO:

Para Instituição de Caridade, a critério dos Organizadores. O recibo original da instituição deverá ser anexado ao Relatório enviado para a FEPELERJ.

6. APURAÇÃO DOS RESULTADOS:

Para esse efeito, será feita a somatória das 2 (duas) etapas da prova. 7. PREMIAÇÃO:

Serão premiadas as equipes e clubes da seguinte forma:

MASCULINO - Do 1º ao 3º lugar: 2 troféus por equipe e por colocação, totalizando 6 (seis) troféus; JUVENIL - Do 1º ao 3º lugar: 2 troféus por equipe e por colocação, totalizando 6 (seis) troféus; FEMININO - Do 1º ao 3º lugar: 2 troféus por equipe e por colocação, totalizando 6 (seis) troféus; MASTER - Do 1º ao 3º lugar: 2 troféus por equipe e por colocação, totalizando 6 (seis) troféus; SÊNIOR - Do 1º ao 3º lugar: 2 troféus por equipe e por colocação, totalizando 6 (seis) troféus; MAIOR PEÇA EM PESO: 1 troféu para o atleta que a capturou;

(5)

8. TRANSLADO E HOSPEDAGENS:

O ORCA CLUBE DE PESCA não se responsabiliza pelo translado dos participantes entre aeroporto, hotéis, pousadas, local da prova de pesca e premiação.

9. POSSE E GUARDA DOS EQUIPAMENTOS:

A utilização e guarda dos equipamentos é de responsabilidade exclusiva dos atletas participantes. 10. CASOS OMISSOS:

Desportivos serão resolvidos pela Arbitragem. Organizacional e Social, pela Direção do Torneio. 11. DISPOSIÇÕES GERAIS:

Os organizadores e autoridades do Torneio não se responsabilizam pôr eventuais danos físicos ou materiais que os participantes possam produzir ou sofrer por eventualidades de qualquer natureza, antes, durante ou após o evento, perdas, danos, extravios ou roubos de bens e materiais dos concorrentes, acompanhantes, visitas ou público em geral, nem por danos pessoais causados por acidentes ocorridos antes, durante e após a realização do Torneio. O ato da formalização da inscrição implica na plena condição de aceitação de todos os dispositivos constantes deste Regulamento Particular.

Valério Soares Pedra Presidente

(6)

ORCA CLUBE DE PESCA

Sr. Presidente,

Solicitamos inscrição neste Torneio, declarando que a formalização deste pedido representa a concordância expressa deste clube representando todos os seus Atletas em participar do evento sob as normas do Regulamento Particular aprovado pela FEPELERJ e demais normas em vigor que solidariamente acataremos e faremos respeitar.

IV Torneio de Pesca AMIGOS DO ORCA

QUALIFICAÇÃO

NOME DO CLUBE: ESTADO: Fone: ( ) E-mail:

Categorias : Masculino ( ) Sênior ( ) Master ( ) Feminino ( ) Juvenil ( )

ASSINALAR E USAR UMA FICHA PARA CADA EQUIPE : COMPONENTES

NOME: (LETRA DE IMPRENSA) CPF IBAMA Vencimento

1

2

Local

:

_____________________, ______de_________________de 2015.

____________________________ ______________________________ Assinatura do Presidente do Clube Assinatura Presidente Federação

Referências

Documentos relacionados

V43 / V46 Suporte de viseira V412 kit de articulação 4D máscara de reposição V431 Suporte de viseira V413 kit de articulação 4D máscara de reposição “5” Código para

A tubulação de interligação utilizando-se tubos de alumínio é permitida apenas com tubos da marca HYDRO ® , revendidos exclusivamente nas lojas TOTALINE. A Springer Carrier

Surgem questionamentos se a manutenção da renovação constante de água no sistema dentro das quantidades preconizadas pela legislação vigente já não seria o

Assunto: Definições, Limites e Recondução da Dívida na LRF (arts. 29 a 31) A Lei Complementar n.º 101/2000 define que refinanciamento da dívida mobiliária representa a) a

Pode-se dizer que o rito Bat Mitzvá, iniciado pelos reformistas nas comunidades européias, representa uma transgressão da ordem religiosa. Ao ritualizarem a maioridade feminina

Jogos sexuais entre duas ou mais crianças, exploração do corpo do colega, “brincadeira de médico” costumam acontecer na escola, na maioria das vezes no banheiro e, embora

Mais conteúdo de qualidade em www.headcoachbrasil.com 2 o passe de play-action tão frequentemente quanto nós pudermos, especialmente quando chegamos a linha de 25 jardas

$. Quais são alguns conceios populares% embora falsos% acerca de anjos bons?.. &. +odo mundo em anjo