• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE CONDUTA E REGULAMENTAÇÃO CAMPEONATO PORCHE BI TURBO Atualizado em 22 de janeiro de 2009.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE CONDUTA E REGULAMENTAÇÃO CAMPEONATO PORCHE BI TURBO Atualizado em 22 de janeiro de 2009."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GTR CARUARU

MANUAL DE CONDUTA

E REGULAMENTAÇÃO

CAMPEONATO 2009.1

PORCHE BI TURBO

Atualizado em 22 de janeiro de 2009.

(2)

1. INTRODUÇÃO

Olá piloto!

Este manual visa padronizar os seus procedimentos e condutas antes de entrar no servidor e durante todas as sessões das corridas, além de funcionalidades e estrutura da Liga GTR CARUARU. Com ele, você saberá antecipadamente qual a conduta correta que você deverá adotar em cada situação de uma corrida e treinos de classificação.

Todo o Piloto deve ter em mente que ele é o único responsável pelos seus atos praticados durante os eventos, estando em corridas oficiais ou apenas em treinos e corridas não oficiais. Por não haver diretor de prova, um piloto deverá ser fiscal do outro para que as condutas sejam seguidas, podendo usar como prova o replay gerado pelo simulador durante os eventos.

Leia e siga corretamente este Manual de Conduta e Regulamentação. Desta forma, você estará colaborando para o divertimento de todos e principalmente o seu.

2. CONFIGURANDO O PROFILE (perfil do jogo)

Para que não se tenha problemas nas corridas, para não ser prejudicado e não prejudicar os outros pilotos é indicado que façam as seguintes mudanças nos seus profiles:

Crie um profile usando seu nome verdadeiro, usando nome e sobre nome. De preferência use o mesmo nome que você usou para se cadastrar no site da GTRCARUARU. Não use apenas um nome ou apelido como: fulano ou “o bonzão”. Crie o profile da seguinte forma: Rubens Barrichelo, Felipe Massa. Isso irá facilitar na identificação do piloto no jogo e na hora de colocar os resultados das corridas no site.

Ative o retrovisor virtual (Mirror=Virtual), caso você pilote na visão de capô do carro. Isso facilita tomar conhecimento da existência de um carro que vem atrás e que você permita dar a preferência com segurança no caso de você ser um retardatário e não aparecer a bandeira azul, evitando colisões com quem vem atrás. Se você usa a visão interna e prefere ter mais realismo deixe a opção Mirror como Real.

Configure um botão do seu volante para olhar para trás (Look Behind). Isto também ajudará na visualização de quem vem atrás.

Configure um botão para usar como limitador de velocidade (Pit Speed Limiter). Ajuda na entrada dos boxes, mesmo que o limitador seja ativado automaticamente. Evite entrar nos boxes acima do limite de velocidade para não ser punido com um Stop and Go.

Configure um botão para chamar os boxes (Pit In Request). Isso ajuda na hora de sua parada. Quando você chegar aos boxes os mecânicos já estarão esperando, minimizando seu tempo na parada.

(3)

3. PENALIZAÇÕES

Todas as penalizações ocorrerão após as corridas. Os pilotos que cometerem alguma infração prevista na TABELA DE INFRAÇÕES serão penalizados na corrida seguinte, após análise da comissão de direção de prova.

A TABELA DE INFRAÇÕES será disponibilizada no site de acordo com o campeonato vigente.

4. PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS DURANTE OS EVENTOS

Os procedimentos abaixo são obrigatórios para que as corridas aconteçam com a maior clareza e sem prejuízos para todos os pilotos que estão inscritos no campeonato.

Normalmente uma corrida se divide em treino livre, treino classificatório, treino de aquecimento (warmup) e corrida. Todas as condutas a seguir descritas valem para todas estas sessões, salvo os procedimentos de largada.

4.1. SAINDO DOS BOXES

Quando o piloto decidir sair da garagem e for para pista, antes de engatar a marcha deverá ligar o limitador de velocidade. Da mesma forma quando entrar na área dos boxes o limitador deverá ser ligado. A passagem pelos boxes deverá ser feita sempre com o limitador de velocidade ativado.

Após se locomover até o final do pit, vai haver um semáforo indicando a condição de pista que deve ser seguida obrigatoriamente, conforme a luz indicada: Semáforo Vermelho: é proibido sair dos boxes e entrar na pista. Você deve parar e esperar o sinal verde acender;

Semáforo Verde: pista liberada - entre na pista seguindo a linha de saída do pit; Semáforo Verde com luz azul piscando: pista liberada, porém com pilotos na reta passando em alta velocidade. Tome muito cuidado ao sair da pista. Siga a linha de saída do pit;

Linha de saída do pit: algumas pistas têm uma linha branca indicando o traçado que o piloto deve seguir ao sair dos boxes. O piloto não deverá cruzar ou tocar a linha branca, sob o risco de ser penalizado. Ao término da linha, o piloto poderá retornar ao traçado normal da pista, tomando cuidado para não causar acidentes.

4.2. ENTRANDO NOS BOXES

Ao entrar na área dos boxes, o piloto deve verificar onde está o semáforo de entrada e a faixa branca do limite dos boxes. A partir dai o limitador de velocidade deve ser acionado.

O piloto deve cruzar a linha no limite de 58km/h para evitar que seja punido com um Stop and Go.

4.3. DURANTE O PIT STOP

Ao aproximar o momento do seu PIT STOP, o piloto deve atentar às ordens de seu Diretor de Equipe ou acionar manualmente a equipe. É fundamental tomar

(4)

todo o cuidado na hora de trocar os pneus e combustível. O ideal é que sua parada esteja previamente ajustada no setup do carro. Dessa forma, ao parar nos boxes sua equipe já saberá o que fazer. Ao terminar o seu PIT STOP antes de arrancar com o carro verifique pelos retrovisores se vem outro carro trafegando no PIT LANE e neste caso somente arranque após a passagem do mesmo, pois a preferência e de quem já esta passando no PIT LANE.

4.4. RETORNANDO A PISTA APÓS ACIDENTES

O piloto que, sozinho ou com outros carros, se envolve em um acidente saindo da pista. Ao retornar para a pista, é obrigatório esperar que não venham carros se aproximando. Neste caso deve-se esperar que os carros passem, para então entrar na pista e retomar a velocidade de corrida.

Caso o piloto cometa algum erro e saia da pista em um trecho da pista e por infelicidade o carro venha a cruzar a pista em outro trecho atingindo outro piloto, será considerada uma infração sujeita a penalização.

É terminantemente proibido ao retornar a pista, forçar para cima de outro participante de maneira a garantir a sua posição a frente do mesmo. Este comportamento será considerado como conduta anti-esportiva. Lembre-se sempre, a preferência caso tenha caído na caixa de brita ou gramado é sempre de quem esta no asfalto!

4.5. OUTRAS SITUAÇÕES

É permitido o uso dos faróis nas corridas, porém não é permitido que o piloto pisque os faróis para tentativas de desconcentração do piloto à frente. Somente poderá piscar poucas vezes para avisar aos retardatários que você esta logo atrás ou no caso de carros que estejam retornando a pista a sua frente.

É proibido usar o Chat (digitação de textos) durante as sessões de treino classificatório e corrida. Somente o Diretor de Prova pode fazer uso desta ferramenta para avisos aos pilotos em geral.

Nunca, jamais em qualquer hipótese mesmo que você se sinta prejudicado tente revidar a qualquer situação, pois se o fizer será considerada uma conduta anti-esportiva, sujeita a penalização. Existem diversas situações em corridas online que podem parecer propositais por parte de outros pilotos e na verdade podem não ser, pois existem os conhecidos warps, lags ou problemas de conexão que podem acarretar em acidentes, as vezes alguma dificuldade que um piloto possa estar tendo em sua computador ou controles, ou seja, diversas situações que no calor da corrida, você piloto não tem condições de avaliar naquele exato instante. Nestes casos o piloto após a prova deve rever e analisar o replay e caso ache necessário o procedimento correto é o envio de um protesto de acordo com o regulamento.

5. SESSÕES

5.1. TREINOS LIVRES

Este momento é destinado ao acerto do setup do seu carro, podendo o piloto ajustar o carro para ter um melhor desempenho para a classificação e para a corrida.

Não haverá treinos livres no dia da corrida, ocorrendo apenas em dias determinados pela organização do campeonato. Os treinos livres organizados pela

(5)

GTR CARUARU serão considerados treinos oficiais, onde ficarão valendo todos os procedimentos obrigatórios.

Os pilotos ficam livres para ajustarem os seus carros em treinos no modo off-line.

5.2. TREINOS CLASSIFICATÓRIOS

O treino classificatório é utilizado para definir o GRID de largada, terá um tempo de duração de 20min. Ficam valendo todas as regras deste manual.

Todos os pilotos devem colocar combustível suficiente para ir para a pista dar suas voltas rápidas e retornar aos boxes, não podendo o piloto simplesmente pressionar a tecla ESC para retornar para os BOXES. É PROIBIDO PRESSIONAR A TECLA ESC DURANTE O TREINO CLASSIFICATÓRIO.

O piloto que for visto pressionando a tecla ESC será penalizado de acordo com a TABELA DE INFRAÇÕES.

Em caso de acidente durante o treino e o carro ficar impossibilitado de voltar para os boxes o piloto poderá pressionar ESC, porém sob penalização de peso de acordo com a TABELA DE INFRAÇÕES. Caso contrário ele deve ser conduzido mesmo que lentamente para os boxes.

Os pilotos que NÃO estiverem em volta rápida devem obrigatoriamente abrir o caminho para o piloto que vir atrás em volta rápida. Devendo ter cuidado para não efetuar manobra brusca que atrapalhe o piloto em volta rápida.

É proibido usar acertos no carro que provoquem fumaça durante o treino classificatório. Caso isso ocorra o piloto deve diminuir a velocidade e conduzir o carro até os boxes.

Lembrado que todos os procedimentos obrigatórios devem ser respeitados.

5.3. TREINOS DE AQUECIMENTO (WARM UP)

Nesta sessão os devem usar-la para carregar o setup que será usado na corrida. Também ficam valendo os procedimentos obrigatórios bem como as penalizações da TABELA DE INFRAÇÕES.

5.4. CORRIDA E PROCEDIMENTO DE LARGADA

Os pilotos terão um tempo automático e regressivo de 2min para colocarem o carro no GRID de largada. É aconselhável que ao entrarem no GRID não saiam mais, para evitar que se perca a largada ou ocorra uma desconexão.

Mantenha o seu carro em ponto morto, para evitar haja uma penalização por parte do simulador. Caso você movimente seu carro antes do acendimento do semáforo verde o simulador irá puni-lo com um Stop and Go, por tanto fique atento.

Não será tolerado o piloto que antes do termino dos 2min engate a primeira marcha e cause uma colisão nos outros pilotos e em seguida pressione ESC pra consertar o carro e voltar para o GRID. Esse piloto será desclassificado.

É proibida a utilização do chat nesse momento e durante a corrida. Nenhum piloto deve se comunicar com o outro através do chat, esse é um momento de concentração.

(6)

Após a largada não haverá procedimento de relargada. A corrida só acaba após a bandeirada final.

Salvo problemas com o servidor. A corrida poderá ser anulada e ser remarcada para outro dia.

É obrigatório que os pilotos façam pelo menos uma parada nos boxes para abastecer ou trocar pneus durante a corrida.

Ficam valendo todos os procedimentos obrigatórios e penalizações previstas.

5.5. CURVA 1 e VOLTA 1

Este é o momento mais crítico de uma corrida. A primeira curva é onde há o maior volume de carros próximos, disputando freadas para ganhar posições. Aqui, é importantíssimo que os pilotos respeitem a freada do adversário. Somente tente uma ultrapassagem caso tenha certeza que sua tentativa não vá resultar em um acidente, causado o fim da prova para você e outros pilotos. Você terá diversas voltas para tentar a ultrapassagem. Qualquer acidente neste momento será considerado erro do piloto que vem atrás. Outro detalhe crítico é que seu carro estará neste momento em condições impróprias para conduções agressivas, seus pneus estarão frios, freios desaquecidos, resultando em reações adversas ao que temos em condições normais. Portanto, seja sensato!

5.6. PREFERÊNCIA DA CURVA

Tem a preferência da curva o piloto que estiver com pelo menos meio carro na frente do oponente que estiver disputando a curva.

Essa informação é válida para todos os procedimentos descritos durante a corrida. Porém isso não impede que em certas pistas os pilotos entrem lado a lado nas curvas, desde que não haja prejuízo para nenhum dos pilotos.

6. CONDUTAS PARA UTRAPASSAGENS 6.1. SENDO ULTAPASSADO

Ser ultrapassado gera uma forte adrenalina nos pilotos envolvidos, pois você não pretende perder a sua posição facilmente. Mas defender a sua posição impõe alguns limites.

Cada vez que um piloto tenta ultrapassá-lo, você somente poderá mudar de traçado uma vez. Somente após contornar a curva a seguir, você poderá voltar à linha anterior. Esta conduta viabiliza que o piloto possa defender a sua posição sem causar perigo ao piloto que está para ultrapassá-lo.

Se você e outro piloto contornarem uma curva lado a lado, é proibido, sob qualquer hipótese, deixar seu carro espalhar para que o piloto que está do lado externo da curva fique sem pista. Esta conduta é anti-desportiva. Saiba perder a posição caso não consiga mantê-la no momento e mantenha a concentração para retomá-la mais à frente.

Qualquer conduta que caracterize uma atitude de má fé do piloto não permitindo a ultrapassagem estará sujeita a penalizações.

(7)

6.2. ULTRAPASSANDO

Neste momento, toda a sua atenção deve ser redobrada, pois qualquer erro pode ser fatal para os carros envolvidos.

Antes de fazer uma ultrapassagem, estude os pontos seguros para tal. Faça uma análise de qual curva você tem um desempenho melhor que o seu adversário, para somente então iniciar o procedimento de ultrapassagem. É de sua inteira responsabilidade esperar e encontrar o espaço necessário para passar com segurança.

Qualquer acidente causado por imprudência em ultrapassagens será sujeito a penalizações.

6.3. ULTRAPASSANDO RETARDATARIOS

O piloto mais rápido deve esperar o momento em que a pista possibilita um espaço para que o carro à frente facilite a passagem sem que ambos se prejudiquem. É de sua inteira responsabilidade esperar e encontrar o espaço necessário para passar com segurança.

É proibido forçar ultrapassagens em retardatários, neste caso se for verificado que de alguma forma o retardatário foi prejudicado, este piloto que esta estará sujeito a penalização.

6.4. SENDO ULTRAPASSADO COMO RETARDATARIO

O piloto que está sendo ultrapassado como retardatário, não deve de forma alguma fazer qualquer tipo de movimento brusco para tentar facilitar a ultrapassagem do piloto que está fazendo a ultrapassagem. Movimentos como, frear repentinamente ou mudar o traçado não podem ser feitos para não prejudicar o piloto que vem atrás.

O piloto que está sendo ultrapassado deve no momento adequado diminuir ligeiramente a velocidade, facilitando a ultrapassagem com segurança do piloto que vem logo atrás.

É proibido que o piloto retardatário fique disputando posição com o piloto que está para dar mais uma volta. É muito importante frisar que o carro retardatário não deve sair da pista ou parar para que o piloto que vem para colocar uma volta, passe. Sempre que possível facilite a passagem como descrito acima.

7. SAINDO DO JOGO

Ao desejar sair da corrida antes do término da mesma, você deve observar alguns procedimentos:

Não saia simplesmente da pista clicando em ESC sem ter certeza que seu carro está em um local que não atrapalhe os demais pilotos. Escolha um local seguro e estacione seu carro, para após dar ESC. Esta conduta evita que o carro do piloto que sai da pista sem estacionar fique congelado no meio da mesma por alguns segundos, enquanto outros carros estão passando, podendo ocasionar algum acidente;

(8)

Após sair da pista, evite ao máximo deixar o servidor. De preferência, espere que a corrida termine. Além de você evitar que sua saída cause algum LAG no servidor, você terá o replay completo da corrida.

8. ACIDENTES E RECLAMAÇÕES

A direção de prova estará atenta a todos os acontecimentos dos eventos e as sessões, porém se algum piloto sentir-se lesado por algum acontecimento que houve durante os eventos ou que queira fazer alguma denuncia, poderá fazê-lo através do fórum ou usando o email direcaodeprova@gtrcaruaru.com.br.

O piloto que causar um acidente será penalizado de acordo com a TABELA DE INFRAÇÕES, porém haverá atenuantes após análise do comportamento do piloto.

Se um piloto que conseguiu uma posição de maneira indevida e logo em seguida devolveu a posição para o piloto prejudicado, esse piloto será penalizado, porém com atenuantes, podendo não perder pontos, mas apenas ganhar peso.

9. TABELA DE INFRAÇÕES

Infrações consideradas Leves.

CÓDIGO INFRAÇÃO PENALIDADE

INFRA01 Após erro, retornar a pista atrapalhando oponente -2 pontos INFRA02 Atrapalhar disputa de posição de retardatários -2 pontos INFRA03 Atrapalhar ultrapassagem sendo retardatário -2 pontos

INFRA04 Usar o Chat durante Corrida -2 pontos

INFRA05 Forçar ultrapassagem em retardatário -2 pontos INFRA06 Não respeitar a faixa de entrada do Box -2 pontos INFRA07 Não respeitar a faixa de saída do Box -2 pontos INFRA08 Não usar limitador nos boxes -2 pontos INFRA09 Nome do Piloto fora do padrão (Nome Sobrenome) -2 pontos INFRA10 Pilotar na pista com o carro fumaçando -3 pontos INFRA11 Pressionar a tecla ESC durante treino classificatório -3 pontos

• Pilotos que não tiverem pontos punição com peso +20K Infrações consideradas Graves.

CÓDIGO INFRAÇÃO PENALIDADE

INFRA12 Após erro, retornar a pista causando acidente -4 pontos INFRA13 Bater em outro piloto estando ou não em disputa -4 pontos INFRA14 Levar vantagem cortando a pista -4 pontos INFRA15 Trocar de faixa de direção mais de uma vez -4 pontos INFRA16 Direção perigosa ou precipitada -4 pontos INFRA17 Comunicação imprópria com oponente -4 pontos

INFRA18 Ganhar posição ilegalmente -6 pontos

INFRA19 Perder a entrada de BOX e dar ré -4 pontos INFRA20 Trocar de nome de Piloto sem aviso prévio (Profile do jogo) -6 pontos

INFRA21 Conduta anti-esportiva -10 pontos

• Pilotos que não tiverem pontos punição com peso +40K

• Piloto que atingir 10 pontos de penalidades ficará impedido de fazer a classificação na próxima etapa.

(9)

• Piloto que atingir 20 pontos de penalidades ficará suspenso por uma etapa. 10. TABELA DE PONTUAÇÃO Posição 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 11 12 13 14 15 16 Pontos 20 17 15 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 11. TABELA DE PESOS Posição 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 11 12 13 14 15 16 Peso +60 +40 +20 +10 -20 -30 -30 -30 -30 -30 -30 -30 -30 -30 -30 -30 Limite 120

• Se o piloto não tiver peso e chegar depois da quarta posição ele não perder e nem ganha peso.

12. CALENDÁRIO DATA PISTA 1 12/02/2009 Zhuhai 2 19/02/2009 Valencia Long 3 05/03/2009 Donington 2004 4 12/03/2009 Spa 2004 5 19/03/2009 Dijon Prenois 6 26/03/2009 Monza 2004 7 02/04/2009 Dubai Internacional 8 09/04/2009 Barcelona 2003 9 16/04/2009 Oschersleben 2004 10 23/04/2009 GP Le Mans 04 11 30/04/2009 Imola 12 07/05/2009 Mangny Cours 2004 13 14/05/2009 Curitiba GP 2006 14 21/05/2009 Anderstorp 15 28/05/2009 Interlagos 13. CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR

Início de cada Evento: 22:40h Ajudas: somente embreagem Consumo Pneus: Normal Consumo Combustível = 3x Clima: Randômico

Hora da pista: 13:00 Tipo Largada: Parada

Treino Classificatório: 20 min. Treino Aquecimento: 5 min. Corrida: 55 min.

(10)

14. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Gostaríamos de lembrar que este Manual tem como objetivo orientar, esclarecer e ajudar todos que queiram participar na GTR CARUARU.

Esperamos que todos os pilotos cumpram o que está nesse manual de regulamentação para que possamos competir e participar de maneira justa e correta.

Lembramos que não estamos aqui para ganhar um prêmio, mas sim para nos divertir com organização.

Referências

Documentos relacionados

Entre os objetivos da pesquisa encontram-se: a análise da representação do autismo na série ​Atypical a partir dos conceitos de identidade e diferença, estereótipos e estigmas,

Assegurada a reposição da normalidade das condições de vida da população da área afetada pelo acidente grave ou catástrofe, deverá ser declarada a desativação

Ao oportunizar aos acadêmicos envolvidos, a integração com a população, como forma de estimular a prestação de Atenção Farmacêutica ao paciente, conduz à reflexão sobre

Cargas pontuais (F ou M): Matematicamente, a aplicação pontual de cargas não existe (é preciso uma área para aplicar, ainda que pequena) e sua ocorrência provocará uma

A partir de programas escritos nessa linguagem, específicos para este trabalho, foram realizados os cruzamen- tos dos diferentes planos de informações considerados neste

Os atletas foram avaliados retrospectivamente por meio de um questionário, o qual continha dados com rela- ção ao tempo de prática esportiva, número de horas sema- nais de

Esse conhecimento superior, da consciência, é sabedoria pura e não pode ser patrimônio de nenhuma civilização ou doutrina específica, é de todos e de ninguém

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção