• Nenhum resultado encontrado

X Encontro Nacional de Educação Matemática A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFOP E O CURSO DE MATEMÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "X Encontro Nacional de Educação Matemática A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFOP E O CURSO DE MATEMÁTICA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Relato de Experiência 1

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFOP E O CURSO DE MATEMÁTICA Márcia Nunes dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto

marcimatica@yahoo.com.br Maria Izabel Lages Martins Gomes Universidade Federal de Ouro Preto milmg.cead@yahoo.com.br Marger da Conceição Ventura Viana

Universidade Federal de Ouro Preto margerv@terra.com.br Resumo: Este artigo tem por objetivo relatar sucintamente a criação e funcionamento dos cursos na modalidade a distância oferecidos pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com destaque para o Curso de Matemática. É apresentada uma breve resenha histórica do desenvolvimento da Educação a Distância, em geral, e no Brasil. Alguns dados foram obtidos na Secretaria dos Cursos do CEAD, em entrevistas realizadas com a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFOP e com os coordenadores do Curso de Matemática do CEAD – UFOP. Palavras-chave: História da EAD; Educação à distância, EAD na UFOP.

Introdução

O Ensino a Distância ou a Educação a Distância (EAD), expressão que vem sendo mais utilizada pelos educadores, não é um fenômeno novo e é definida pelo Decreto no 2.494/98:

Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação (BRASIL, 1998, p. 37).

Registros históricos mostram que a EAD iniciou no século XV, quando Johannes Guttenberg, em Mogúncia, Alemanha, inventou a imprensa, com a composição de palavras com caracteres móveis. Contudo, sob a forma de educação por correspondência, ela surgiu na Europa por volta de 1850.

Segundo o Instituto Universal Brasileiro (s/d), o primeiro país a instituir a Universidade Aberta foi a Inglaterra, em 1854, mesmo ano em que iniciou o uso de selos nos correios. Quanto à implantação e o sucesso das universidades abertas destacam-se a

(2)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Relato de Experiência 2

Open University (1969) da Grã-Bretanha; a UNED (1972) da Espanha e a Fernuniversitat da Alemanha (1975), que introduziram o ensino a distância na Europa e talvez no mundo.

No Brasil, as bases legais para a modalidade de Educação a Distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996).

Em 1939, foi criado o Instituto Monitor, primeira empresa particular a oferecer o serviço de ensino a distância no Brasil.

Em 1941 foi criado o Instituto Universal Brasileiro que, até hoje, oferece cursos profissionalizantes por correspondência utilizando material impresso e outras tecnologias disponíveis.

De acordo com o Instituto Universal Brasileiro (s/d), a partir de 1937 a EAD passou a adquirir forças expressivas no Brasil, através da criação do Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação, cujo objetivo era transmitir aulas via rádio e que pudessem ser acompanhadas por material impresso.

Conforme coloca a professora Maria Luíza Belloni, os aspectos institucionais estão sendo modificados por mudanças presentes na área da educação, provocando convergência de dois paradigmas da aprendizagem – presencial e o a distância.

Recentemente, a educação a distância começou a ser vista como uma alternativa possível e viável pelas instituições de ensino superior. A EAD tem como desafio superar as distâncias. A sua relação espaço físico e temporal apóia-se fundamentalmente nos meios de comunicação e na tecnologia para construir a aprendizagem de forma individual e coletiva ao mesmo tempo em que socializa e democratiza a educação, conforme aponta Belloni (2006, p.72):

A Educação a distância (EAD) tem sido cada vez mais reconhecida como uma modalidade educativa alternativa para atender as exigências da educação ao longo da vida, tendo em vista mudanças no mundo contemporâneo e o novo paradigma social que se configura.

Beloni (2006) destaca, também, a importância de se contemplar o papel das universidades, tanto na formação dos profissionais qualificados para atuação no mercado de trabalho, como na produção do conhecimento.

(3)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Relato de Experiência 3

A Universidade Aberta do Brasil -UAB

O grande desenvolvimento da Educação a Distância no Brasil ocorreu em 2005, quando o Ministério da Educação criou a UAB objetivando a articulação e integração experimental de um sistema nacional de Educação Superior.

A UAB prioriza a formação de professores para a Educação Básica. Para atingir este objetivo realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros, promovendo o acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.

Segundo BRASIL/MEC (s/d), o sistema UAB foi criado pelo Ministério da Educação no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com foco nas Políticas e na Gestão da Educação Superior sob cinco eixos fundamentais:

1. Expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso.

2. Aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de Ensino Superior, possibilitando sua expansão em consonância com as propostas educacionais dos estados e municípios;

3. A avaliação da Educação Superior a Distância tendo por base os processos de flexibilização e regulação em implementação pelo MEC;

4. As contribuições para a investigação em educação superior a distância no país. 5. O financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos

humanos em educação superior a distância.

Tendo como base o aprimoramento da educação a distância, o Sistema UAB visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema busca fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.

O oferecimento de cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e funcionários da educação básica também é um dos objetivos da UAB, além de apoiar pesquisas no ensino superior, respaldados em tecnologias de informação e comunicação.

O Sistema UAB não propõe a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, a articulação das já existentes, possibilitando levar Ensino Superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados são insuficientes para atender a todos os cidadãos.

(4)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Relato de Experiência 4

Para ofertar cursos a distância, cada município deve criar um pólo presencial de EAD, com laboratórios de Informática, Biologia, Química e Física, além de Biblioteca. Essa infra-estrutura, que inclui também tutores presenciais, existe para apoiar os alunos. A elaboração e gestão dos cursos são de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior de todo país, que também desenvolvem material didático e pedagógico específicos.

Para ingressar no sistema UAB, o processo de seleção segue o modelo tradicional dos cursos de graduação presenciais, ou seja, o vestibular. A realização das provas fica a cargo das instituições públicas de ensino superior.

Em 2007, o Ministério da Educação, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil, atingiu um total de 291 pólos educacionais, em pleno funcionamento, possibilitando com isso a abertura de 46 mil vagas de Ensino Superior. Apesar desta conquista, o programa continua em plena expansão. Estão previstos mais três editais para os próximos dois anos, os quais abrirão mais 750 pólos presenciais. Com isso, o objetivo do MEC é de chegar a 2010, com mais de mil pólos em funcionamento, e por conseguinte alcançar um total de 300 mil novas vagas no sistema de Educação Superior.

O sistema UAB está trabalhando para compor uma equipe de avaliadores externos para acompanhar e avaliar a implantação e implementação de cursos e pólos da UAB. Este processo levará em conta os atuais parâmetros de qualidade estabelecidos para a oferta de cursos superiores à distância. Os critérios de avaliação são respaldados pelas ações de avaliação da CAPES e do INEP, que já são aplicadas segundo critérios de qualidade estabelecidos.

Com a fomentação das discussões na área, o sistema UAB está estabelecendo parâmetros para a análise de planilhas de custo para a oferta de cursos e repasse dos recursos. Estes parâmetros levam em conta as especificidades de cada curso de acordo com o projeto pedagógico estabelecido pelas IES. As planilhas de custos dos cursos são discutidas em parceria com todas as IES integrantes do sistema UAB.

Em 2007 o sistema UAB repassou recursos às Instituições de Educação Superior para a ampliação do acervo bibliográfico dos pólos de apoio presencial. Foram adquiridos, livros que contemplam as áreas dos cursos ofertados nos pólos. A bibliografia básica foi indicada por coordenadores de cursos e corroborada por coordenadores UAB.

(5)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Relato de Experiência 5

Segundo dados do Ministério da Educação foram registrados nos últimos três anos, um aumento do número de alunos a distância no Brasil que chegou a 4,4% do total de alunos da rede superior, percentual ainda muito baixo perto de outros países da América Latina. O Brasil apresenta o menor índice de alunos de 18 a 24 anos no Ensino Superior 10,5% dos jovens nessa faixa etária, enquanto que em países como Argentina, Chile e Uruguai, a média é de 30%. Assim, a educação a distância torna-se uma alternativa para para reverter este quadro. Segundo o Censo da Educação Superior, divulgado no final de dezembro, em 2000 eram 1.682 alunos matriculados nos dez cursos aprovados no país. Em 2003, eram 49.911 alunos, em 52 cursos. Em 2006, o número saltou para 207.206 alunos, em 349 cursos. Até julho de 2006, quando os últimos dados registrados foram coletados, eram 2.270 instituições de ensino superior em todo o país, das quais 2.022 privadas e 248 públicas.

A Educação a Distância na UFOP

A UFOP foi a pioneira em Minas Gerais, na oferta de Educação Superior na modalidade a distância com o oferecimento do “Curso de Licenciatura em Educação Básica – Anos Iniciais”, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a partir de setembro de 2000.

Na UFOP a educação a distância teve origem no Núcleo de Educação Aberta e a Distância (NEAD) criado em abril de 2000, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). A professora Maria do Carmo Vila, professora visitante naquela época na UFOP, comenta um pouco sobre o início da EAD na Universidade Federal de Ouro Preto na entrevista concedida a SANTOS (2009):

a história foi a seguinte, eu já havia escrito livros de Matemática para um curso de educação a distância da Universidade Federal do Mato Grosso, que na época se chamava Normal Superior, e nisso eu já estava participando há mais tempo, desde 1992, e na época eu e o professor Reginaldo [Reginaldo Naves Lima] escrevemos doze fascículos para esse Curso. Eu já havia ido ao Mato Grosso, visitado um Pólo que ficava quase na divisa com o Pará até que uma professora chamada Eliete Martins me ligou e disse: “Maria do Carmo, você precisa ver esse Curso, ele está dando muito certo” e então eu resolvi vê-lo de perto e os

(6)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Relato de Experiência 6

resultados de fato estavam muito bons. Foi então que eu propus para a UFOP a possibilidade de ofertar também um curso na modalidade a distância, que era esse Curso Normal Superior. E veja que eu falei também para o pessoal do Departamento de Matemática, mas ninguém ligou. Procurei outros lugares na Universidade e também ninguém ligou. Foi então que o professor Dimas, o que faleceu, que era pró-reitor da extensão me disse: “Vamos fazer sim!”. Então eu entrei novamente em contato com a Universidade Federal do Mato Grosso e verifiquei se seria possível ofertar esse curso na UFOP através de convênio com eles. Eles aceitaram, cederam todos os livros, a metodologia e tudo mais. Também vieram a Ouro Preto, deram todas as informações e nós começamos a trabalhar (SANTOS, 2009, p.108).

Todavia, mesmo se tratando de um projeto a ser implementado em uma Universidade Federal, no princípio não houve muito apoio, se é que pode dizer que houve. A começar pela ausência do material indispensável para educação a distância, isto é, computadores, conforme afirma a professora Maria do Carmo:

trabalhávamos na Extensão sem computadores. O que havia era o meu em minha sala, eu fazia tudo o que precisava. Começamos a montar cursos, isso no ano de 2001, e no mesmo semestre distribuímos panfletos para começarmos os convênios com as prefeituras. Iniciamos com três Pólos, deu certo e fomos ampliando a idéia. Depois conseguimos um espaço para trabalhar e no ano de 2003 com doze pólos em funcionamento eu saí da UFOP (SANTOS, 2009, p.109).

Santos (2009) ressalta que na mesma data da criação do NEAD houve aprovação, pelo CEPE, do Curso de Licenciatura Plena em Educação Básica – 1a a 4a na modalidade EAD (UFOP, 2000).

Diante do bom desempenho da UFOP com a implantação da licenciatura na modalidade a distância, em dezembro de 2003, o Conselho Universitário reconheceu o Núcleo como uma unidade acadêmica e transformou, por meios legais, o NEAD em um Centro de Educação Aberta e a Distância, sendo conhecido simplesmente por CEAD (UFOP, 2007).

A UFOP pretende atingir a meta de 7 mil alunos na modalidade até 2010. Esta informação é do diretor do CEAD/UFOP, Jaime Antônio S. Sardi. Segundo o diretor, desde 2000 a Instituição oferece cursos de Pedagogia para formação de professores em

(7)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Relato de Experiência 7

municípios do interior. Em 2007, ocorreu uma grande expansão da EAD, com a realização de um convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) sendo criados os cursos de Administração e Matemática.

Como lembra o diretor, a internet encurtou distâncias, ligou professores e alunos de espaços diferentes num mesmo tempo. Neste novo modelo de educação o aluno é o sujeito do seu próprio conhecimento.

Procurando ampliar o número de alunos matriculados na EAD, a UFOP realizou mais um processo seletivo no dia 16 de maio de 2009 e o resultado foi divulgado no dia 06 de julho. São 1600 vagas distribuídas em três cursos a distância: Pedagogia, Administração e Licenciatura em Matemática.

A UFOP adota também a política afirmativa que assegura 30% das vagas nos cursos presenciais e a distância para alunos que estudaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

Para atender a demanda de alunos que estão ingressando no ensino a distância e atingir a meta proposta até este ano, a UFOP tem promovido alguns cursos que estão em pleno desenvolvimento: o Curso de Especialização em Tutoria em Educação a Distância, que tem o objetivo de promover a qualificação de profissionais para o exercício da EAD, visando a apropriação de competências e conhecimentos necessários ao exercício da tutoria. Essa primeira turma do Curso de Especialização em Tutoria tem previsão para concluir seus trabalhos no fim do mês de março de 2010.

Contando com investimentos do Governo Federal, atualmente o CEAD oferece variados cursos na modalidade a distância, como: Licenciatura em Pedagogia para a Educação Infantil, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Administração Pública. Os cursos de pós-graduação oferecidos são: Lato Sensu em Tutoria em EAD, Práticas Pedagógicas e Gestão Pública. E os de aperfeiçoamento são: Aperfeiçoamento em Gestão em EAD, Aperfeiçoamento em Produção e Organização de Conteúdos em EAD e Programa de consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA.

O CEAD não funciona de maneira isolada e tem mantido importantes parcerias com a Secretaria de Educação à Distância (SEED/MEC), e com municípios através de pólos de apoio presencial, nos municípios de: Alterosa, Alvinópolis, Araçuaí, Araguari, Barão de Cocais, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Divinolândia de Minas, Governador

(8)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Relato de Experiência 8

Valadares, Ipatinga, João Monlevade, Lagamar, Lavras, Ouro Preto, Salinas e São João Del Rey todos do estado de Minas Gerais. No estado de São Paulo têm-se os seguintes municípios: Bálsamo, Itapevi, Jandira e São José dos Campos. Na Bahia: Camaçari, Dias d'Ávila, Esplanada, Itanhém, Simões Filho, Salvador, São Sebastião do Passé e Mata de São João.

O Curso de Matemática na modalidade a distância

Oferecido pelo CEAD a partir de 2007, o Curso de Licenciatura em Matemática tem hoje duas turmas em andamento, e conta com o apoio de professores de outros departamentos da própria Universidade, inclusive se não fosse o esforço de vários professores do Departamento de Matemática (DEMAT), talvez ainda não tivesse sido implementado, conforme fala do Prof. Felipe Rogério Pimentel, em entrevista concedida a Maria Izabel Gomes em outubro de 2009.

(...) Bem, tudo começou com a Maria do Carmo (...) Eu entrei nesta história em 2003. Nós começamos com o projeto em 2003, mas este projeto ficou engavetado...(...) Ele foi aprovado mediante várias modificações sugeridas pelo próprio MEC, mas não vingou...Aí, quando foi num “belo almoço”no Tempero da Mamãe, o Bob me sugeriu submeter o mesmo projeto a UAB (...) e ele foi aprovado. (...) Em 2006, o projeto já havia sido aprovado nas instâncias internas da UFOP. O PPP (projeto político pedagógico) foi todo sugestão da Maria do Carmo e a gente foi adaptando às necessidades do curso. Assim, com o projeto aprovado e os pólos com infra-estrutura básica para funcionar, te telefonei e aí você já participou de tudo. Lembra? (GOMES, 2009, p. 3).

Apresentaremos a seguir o modelo de estrutura curricular do curso de licenciatura em Matemática na modalidade a distância do CEAD/UFOP.

As informações relatadas foram obtidas, a partir de nossas experiências, primeiramente, como tutora e depois, como coordenadora de tutores do curso de matemática na modalidade a distância do CEAD/UFOP, das informações contidas nos currículos e das entrevistas realizadas com os coordenadores do curso em outubro de 2009, o professor Dr. Felipe Rogério Pimentel e a Professora Dra. Marger da Conceição Ventura Viana.

(9)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Relato de Experiência 9

O Curso de Matemática é oferecido nos pólos de Alterosa, Araguari, Araçuai, Conselheiro Lafaiete, João Monlevade, Lagamar, Ipatinga e Salinas em Minas Gerais. Em São Paulo nas cidades de Jales e São José dos Campos.

De acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso, as aulas de práticas pedagógicas ocorrem a partir do 2º período, os seminários a partir do 3º período e os Estágios Supervisionados a partir do 5º período.

Observa-se que todas as disciplinas são oferecidas sem pré-requisitos. Éoferecido além de material escrito, cedido pelo CEDERJ, material escrito pelos professores e artigos disponíveis na Internet.

São adotados vídeo-conferências, vídeo–aulas, chats, fóruns, web conferências, e e-mails segundo a natureza de cada disciplina. As provas presenciais são realizadas nos pólos.

A seguir apresenta-se um resumo da matriz curricular do curso (UFOP, 2009). Conteúdos Obrigatórios

Áreas de concentração Número de disciplinas Carga horária total

Conteúdos de natureza científico-cultural 23 1440

Conteúdos de formação pedagógica 6 360

Disciplinas de prática 7 420

Núcleo de estágios curriculares supervisionados

7 420

Atividades acadêmico-científicoculturais 4 210

Quadro 1- Resumo da grade curricular do Curso de Matemática da UFOP

Considerações Finais

Para quem mora longe de uma universidade ou não pode frequentar aula todos os dias, a EAD parece ideal. Por isso, ela tem conquistado tanto espaço. Para isto, esta modalidade de ensino usa ambientes virtuais, chats, fóruns e e-mails para unir professores e turmas.

(10)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Relato de Experiência 10

Em 2000, 13 cursos superiores reuniam 1758 alunos. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 2008 já havia 1752 cursos de graduação e pós-graduação lato sensu com 786 718 matriculados.

Assim, é notável o crescimento da EAD, mas vale ressaltar que, para que esta modalidade de ensino seja eficiente, há obstáculos a serem vencidos, há que se traçar metas não em números, mas em qualidade.

Embora as experiências em EAD no Brasil tenham tido início na década de 20, só recentemente começou-se apostar nela como uma saída para suprir a demanda por formação superior no país. A UAB criada em 2005 tem como prioridade a formação inicial de professores da Educação Básica, além de formação continuada aos graduados. Por meio de parcerias entre 38 universidades federais, ela oferece 92 opções de extensão, graduação e pós-graduação.

A UFOP, pioneira em Minas Gerais na oferta de EAD, tem participado ativamente do movimento de democratização da oferta de Educação Superior a todos os brasileiros.

Referências Bibliográficas

BELLONI, Maria Luisa. Educação a Distância. 4ª ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394/96.Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/05.

BRASIL. Regulamentação do Art. 80 da Lei n.º 9.394/96. Decreto nº 2.494, de 10 de Fevereiro de 1998.

BRASIL.MEC. Histórico sobre UAB. Disponível em:

<http://www.uab.capes.gov.br/index.php>. Acesso em: 11/11/2009.

INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO e a educação a distância em nosso país, s/d e s/a. <http://www.institutouniversal.com.br/historia.asp>. Acesso em 28 de fev. de 2010. GOMES, M.Izabel L. M. Entrevista concedida pelo Prof. Felipe Rogério Pimentel, out. 2009.

SANTOS, Márcia N.. O Departamento de Matemática da UFOP e sua inserção na formação de professores de Matemática. Monografia (Especialização em Educação Matemática). Instituto de ciências Exatas da UFOP. Ouro Preto. 2009. 218 f.

(11)

Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática Relato de Experiência 11

UFOP. Resolução CUNI no 808 transforma NEAD em CEAD. 15de fevereiro de 2007. UFOP. Projeto Político Pedagógico: Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. Ouro Preto, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Se o goleiro executar a cobrança do tiro lateral em sua meia quadra, ele não poderá receber a bola em sua meia quadra de seu companheiro (de forma intencional), antes

A distância de 6 (seis) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta e assinalada por um pequeno círculo de 10 (dez)

Após ficar, desde março de 2014, apresentado quedas consecutivas no consumo de energia, o setor industrial fechou o ano de 2016 com dois meses de alta considerando

Pictogramas em aço inox de 1,5mm para aplicação paralela à parede com fixação oculta por adesivo extra-forte.. Stainless steel pictograms with 1,5mm thickness for application

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

III – PUBLICAÇÃO DO EDITAL E LEILOEIRO: O edital, com fotos e a descrição detalhada do imóvel a ser apregoado, será publicado na rede mundial de

não caracteriza vínculo empregatício com o CEAD/UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto ou Ministério da Educação. 2.3 Não podem se candidatar a vaga de tutor a distância

Neste presente estudo foi aplicado um questionário sobre a aceitação de um dos seus detergentes comparado a dois concorrentes utilizando a escala ideal , além