• Nenhum resultado encontrado

news QUALIDADE DA ÁGUA E SAÚDE DOS PEIXES Urutau-deasa-branca Concurso Cultural Má Nutrição e Obesidade em Aves Jornal Informativo Alcon 2013 Nº 23

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "news QUALIDADE DA ÁGUA E SAÚDE DOS PEIXES Urutau-deasa-branca Concurso Cultural Má Nutrição e Obesidade em Aves Jornal Informativo Alcon 2013 Nº 23"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Urutau-de-asa-branca

asa-branca

Urutau-de-asa-branca

Espécie Ameaçada de Extinção Espécie Ameaçada de Extinção

Espécie Ameaçada de Extinção

Concurso

Concurso

Cultural

Cultural

Concurso

Cultural

Conheça os vencedores da Grande Final

Má Nutrição e

Má Nutrição e

Obesidade em Aves

Obesidade em Aves

Má Nutrição e

Obesidade em Aves

Distribuição Gratuita Maio 2013 Nº 23

QUALIDADE DA ÁGUA E

QUALIDADE DA ÁGUA E

SAÚDE DOS PEIXES

SAÚDE DOS PEIXES

QUALIDADE DA ÁGUA E

SAÚDE DOS PEIXES

(2)

Os filhotes de Jabuti devem ser alimentados exclusivamente com Alcon Club Répteis

Jabuti. Esta ração foi desenvolvida para

atender completamente as exigências nutricionais destes a n i m a i s , d e v e n d o s e r utilizada como única fonte de nutrição. Outros alimentos, como frutas e verduras, podem ser oferecidos como distração, no máximo 3 vezes

por semana, em pequenas quantidades.

Para filhotes ainda bem pequenos, a ração pode s e r s e r v i d a p i c a d a , s e c a o u l e v e m e n t e umedecida com suco

de frutas.

Vo c ê e n c o n t r a r á maiores informações sobre como cuidar do seu Jabuti no guia Seu Novo Terrário,

disponível em: www.alconpet.com.br/drfala.

Expediente

Industria e Comércio de Alimentos Desidratados Alcon Ltda.

Equipe Técnica: Projeto Gráfico e Editoração Eletrônica:

Bureau de Comunicação Euphorie Fone: (47) 3366-6600

Balneário Camboriú - SC

e-mail: euphorie@grupocoelhojr.com.br Ricardo M. Silveira - Bioquímico

Rodrigo O. B. Barreto - Eng. Agrônomo

Caroline F. da Silva - Bióloga Rua Santo Amaro, 1620 Camboriú - SC

Fone: (47) 3367-0238 Fax: (47) 3367-2887 sac@labcon.com.br Diretor: Profissional Responsável: Acácio Coelho Jr. - DRT: 006236

Dr. Fala Explica!

Dr. Fala Explica!

Dr. Fala Explica!

Dr. Fala Explica!

Dr. Fala Explica!

Dr. Fala Explica!

Nesta seção são publicadas algumas das dúvidas mais frequentes que chegam ao Dr. Fala. Para entrar em contato com nosso especialista, acesse a Central de Atendimento em nosso site www.alconpet.com.br/centraldeatendimento. Estamos sempre prontos para responder o seu questionamento.

Seu Mini Coelho pode comer esporadicamente um pouco de grama, sem problemas. Seria interessante disponibilizar na gaiola um pouco de feno ou folhas verdes escuras, no máximo 2 vezes por semana.

A l c o n C l u b R o e d o r e s Alimento Extrusado é um

alimento balanceado que atende completamente as exigências nutricionais dos Mini Coelhos. Dessa forma

não devem ser oferecidos outros alimentos em grande quantidade, para não desbalancear a dieta.

O s fi l h o t e s d e J a b u t i d e v e m s e r alimentados apenas com a ração ou é preciso complementar com vegetais?

Fui informado que não deveria oferecer folhas verdes claras para o Mini Coelho. Na minha casa tem grama (que é verde clara) e ele adora. Há algum problema? Ele é alimentado com Alcon Club Roedores Alimento Extrusado.

(3)

Hoje em dia, no manejo de ave em cativeiro, o problema m a i s c o m u m r e l a c i o n a d o à mánutrição é, sem dúvida, a obesidade. Muitas vezes parece

incompreensível aos donos de aves obesas, que estas possam estar mal nutridas, mas o fato de estarem ingerindo muitas calorias n ã o g a r a n t e o c o n s u m o d e nutrientes de forma balanceada.

A causa mais comum da obesidade é o excesso de gordura nas dietas. Muitas sementes, que normalmente são oferecidas às aves, possuem quantidades de gordura igual ou superior a 30%. Como exemplos, podemos citar as sementes de girassol, niger, canola, cártamo e amendoim. As sementes mais gordurosas são altamente palatáveis, por isso são preferidas pelas aves para o consumo. Desta forma, mesmo que a mistura de sementes a p r e s e n t e o u t r a s s e m e n t e s menos gordurosas, as aves, por escolherem os grãos que mais lhes agradam, acabam ingerindo gordura em excesso. As indicações veterinárias sugerem que a dieta destes animais não deve ter mais que 10 % de gordura, o que é significativamente menos do que contêm as sementes mais escolhidas pelas aves.

A hereditariedade também parece ser um fator fundamental para a obesidade. Aves que são obesas, geralmente possuem filhotes obesos. Desbalanços hormonais e falta de exercício

também podem favorecer esta condição física.

A obesidade acaba por trazer inúmeros prejuízos ao animal, como maiores riscos de doenças cardíacas, ovo preso, formação de tumores lipídicos, e estresses respiratórios durante exercícios ou excitação. Além dos riscos, o sucesso reprodutivo pode ser diminuído nestas aves, pois há maiores índices de infertilidade entre elas.

A forma mais efetiva de combater a obesidade é aumentar a quantidade de exercícios e diminuir a ingestão de calorias. Os exercícios devem ser aumentados gradativamente, sempre com cuidado e sob supervisão do dono, já que as aves podem facilmente sofrer ataques cardíacos. As gaiolas devem ser grandes, para facilitar o voo. O comedouro e o b e b e d o u r o d e v e m s e r posicionados em lados opostos da gaiola, estimulando o exercício.

Animais obesos devem s e r p e s a d o s e e x a m i n a d o s periodicamente, avaliando-se a quantidade de gordura sub-cutânea. Aves que continuam o b e s a s , m e s m o c o m d i e t a apropriada e exercícios, não devem compor o plantel de

reprodução, já que pode se tratar de uma tendência genética.

O modo mais eficiente e satisfatório de tratar a obesidade consiste em uma mudança na dieta. Inicialmente deve haver uma adaptação para uma ração b a l a n c e a d a , e m q u a n t i d a d e reduzida, complementando com folhas. A transição das sementes para a ração deve ser gradual, p o i s a v e s a c o s t u m a d a s à s sementes gordurosas podem ser relutantes em modificar a dieta. Posteriormente a ração deve ser fornecida em quantidades normais, passando a ser a dieta básica da ave. Estas mudanças devem ser sempre acompanhadas por um médico veterinário.

As aves em dieta especial d e v e m s e r s e p a r a d a s d a s outras, para melhor controle e monitoramento. O fundo da gaiola deve ser limpo todos os dias para que eventuais mudanças nas fezes possam ser visualizadas.

Os alimentos balanceados da linha Alcon Club e Alcon

E c o C l u b , c o m o b a s e d a

dieta, proporcionam saúde e longevidade às aves mantidas em cativeiro.

Má Nutrição e Obesidade em Aves

(4)

Concurso

Concurso

Cultural

Cultural

Concurso

Cultural

Nosso especial agradecimento aos jurados:

Johnny Duarte

(5)

do Concurso Alcon Pet Ilustrando um

Mundo Melhor!

A Alcon Pet Agradece a todos os Jurados, Colaboradores e principalmente a você que participou e fez deste um grande Concurso.

(6)

A saúde dos peixes está diretamente relacionada à qualidade da água. Variações nos parâmetros de qualidade d a á g u a i n t e r f e r e m n o metabolismo e fisiologia dos peixes, além de deprimir o sistema imunológico, tornando-os susceptíveis às doenças.

Ao montar um aquário, assume-se a responsabilidade não só de alimentar os peixes, mas de propiciar condições p a r a q u e e l e s v i v a m d e f o r m a s a u d á v e l . M u i t a s vezes os aquaristas relutam n a a q u i s i ç ã o d e k i t s d e

monitoramento da qualidade d a á g u a , fi l t r o s e o u t r o s e q u i p a m e n t o s , m a s e s s a economia acaba tendo um efeito negativo, pois a queda na qualidade da água pode levar ao estresse dos peixes e ocasionar doenças. Em muitos c a s o s , u m s i m p l e s t e s t e realizado na hora certa, previne uma série de transtornos.

Os alimentos da linha

Alcon Guard são completos e

a p r e s e n t a m i n g r e d i e n t e s funcionais, importantes na prevenção de doenças. Para uma boa eficiência, no entanto, o uso desses alimentos deve estar associado a um eficiente controle da qualidade da água.

A á g u a c o n t i d a e m qualquer aquário está sujeita a uma série de variações físicas, químicas e biológicas. Estas alterações influenciam de forma d i r e t a o m e t a b o l i s m o , o s processos fisiológicos e o s i s t e m a i m u n o l ó g i c o d o s peixes. A principal variação física da água é a temperatura, que deve respeitar as faixas

preferenciais das espécies. K i n g u i o s e C a r p a s , p o r exemplo, vivem em águas frias, e n q u a n t o A c a r á s D i s c o e Bandeiras em águas quentes. A s p r i n c i p a i s v a r i a ç õ e s químicas no aquário são: p H , d u r e z a e c o m p o s t o s nitrogenados (amônia e nitrito), além dos níveis de oxigênio e g á s c a r b ô n i c o . E s t e s parâmetros são facilmente monitorados através dos testes:

Labcon Test pH Tropical, Labcon Test pH Ciclídeos & M a r i n h o s , L a b c o n Te s t Dureza em Carbonatos KH, Labcon Test Amônia Tóxica e

Labcon Test Nitrito NO .2 Todos os parâmetros de qualidade da água devem ser avaliados semanalmente ou sempre que o peixe apresentar algum c o m p o r t a m e n t o o u s i n a i s diferentes.

Q u a n d o o s t e s t e s indicam algum parâmetro alterado, logo essa condição dever ser corrigida. Caso os parâmetros estejam corretos e m e s m o a s s i m o s p e i x e s apresentem alterações, os s i n t o m a s p r e c i s a m s e r avaliados para diagnosticar alguma doença.

QUALIDADE DA ÁGUA E SAÚDE DOS PEIXES

QUALIDADE DA ÁGUA E SAÚDE DOS PEIXES

(7)

Ictio

Causada pelo protozoário

Ichthyophthirius multifiliis.

Aparecem pontos brancos pelo c o r p o d o p e i x e . O u t r o s s i n t o m a s p o d e m s e r : nadadeiras fechadas, peixes se esfregando nas pedras e no f u n d o , e d i fi c u l d a d e p a r a respirar. Este parasita se desenvolve muito rapidamente e é muito contagioso. Deve-se elevar a temperatura para

o

próximo dos 30 C, para que o ciclo de vida do parasita seja acelerado. Utilizar Labcon

Ictio, um parasiticida que

c o n t r o l a o I c t i o e o u t r o s p a r a s i t a s e m p e i x e s ornamentais de água doce. Para auxiliar na recuperação, utilizar Alcon Guard Herbal, com alecrim, sálvia, hortelã e a l h o n a s u a f o r m u l a ç ã o , indicado para a nutrição de peixes acometidos de doenças parasitárias.

Oodiniose ou Doença do Veludo

É causada por um protozoário chamado Oodinium pilullaris. Seus sintomas são: falta de apetite, respiração ofegante, perda de equilíbrio e peixes esbranquiçados. O tratamento é feito com Labcon Ictio associado ao Labcon Aqualife. Utilizar os alimentos Alcon

Guard Herbal e Alcon Guard Thymus, este com tomilho e

chá verde em sua formulação.

Olhos Inchados (Pop-eye)

É c a u s a d a p o r b a c t é r i a s , fungos ou vermes. Os sintomas são: olhos inchados, barriga inchada e nadadeiras roídas. O tratamento é feito com Labcon

Ictio associado ao Labcon Bacter. Utilizar os alimentos Alcon Guard Herbal e Alcon Guard Allium, este com alho

e n t r e s e u s c o m p o n e n t e s , sendo indicado para nutrição de peixes atacados por bactérias.

Doença do Algodão

É c a u s a d a p e l o f u n g o

Saprolegnia sp. Seus sintomas

s ã o : m a n c h a s b r a n c a s , perda de escamas e tufos semelhantes a algodão no corpo dos peixes. O tratamento é feito com Labcon Aqualife. Para uma recuperação mais rápida ofereça o alimento

Alcon Guard Thymus.

Hidropsia

O principal sintoma é o ventre volumoso. É causada pela bactéria Aeromonas punctatus, que afeta os órgãos internos, fazendo com que o ventre aumente muito de volume, a ponto das escamas ficarem eriçadas. Essa doença é de difícil cura. O tratamento é feito com Labcon Bacter. Os peixes doentes devem ser alimentados com Alcon Guard Allium, que reforça o sistema imunológico dos peixes.

Barriga seca

I n f e c ç ã o b a c t e r i a n a relacionada à má qualidade da água. Seus sintomas são: perda de escamas, palidez das c o r e s e d e s t r u i ç ã o d a s nadadeiras. O tratamento é feito com Labcon Bacter, associado ao alimento Alcon

Guard Allium.

Espécie Ameaçada

Espécie Ameaçada

de Extinção

de Extinção

Espécie Ameaçada

de Extinção

Urutau-de-asa-branca

Urutau-de-asa-branca

Urutau-de-asa-branca

Nome Polupar: Urutau-de-asa-branca Ordem: Caprimulgiformes Família: Nyctibiadae Nome científico: Nyctibius leucopterus Habitat:

Vive em florestas na Amazônia e em alguns locais da Mata Atlântica.

Alimentação:

Consiste de mariposas, besouros, percevejos e outros insetos que apanha em pleno voo.

Hábitos:

Possui 35 cm de comprimento. Espécie pouco observada e seus hábitos noturnos são pouco

estudados. Põe um ovo na ponta de um tronco, levando cerca de 30 dias para ser chocado. Cuidam do filhote por um período de 80 dias.

Bibliografia Consultada:

Sick, H (1984) Ornitologia brasileira:

uma introdução. Brasília: Ed. Universidade

de Brasília.

Sigrist,T (2005) Aves do Brasil Uma

Visão Artística. São Paulo.

Doenças comuns em peixes ornamentais

07

Ilustração e texto: Eduardo Parentoni

(8)

Alcon News na Internet

Alcon News na Internet

Referências

Documentos relacionados

Lenza (2014, p.415), destaca ainda, que a omissão poderá ser total (caso em que o Poder legiferante deixou de cumprir sua função constitucional de legislar), bem como, parcial

O Concurso Cultural “Rio Azul 100 anos - Um resgate às memórias do centenário através da arte e da beleza das fotografias” é um concurso de fotografias de iniciativa da

Sintetizar dados sobre a eficácia das modalidades terapêuticas comportamentais, incluindo a hipnose para o alívio da dor em pacientes afetados por DTMs GRUPOS DE

Assim também, Engels e Kautsky, em seu combate contra a influência no meio operário de um dos mais eminentes representantes do “socialismo jurídico”, 2 Anton

Tipo de empresa ou sector Universidade Datas 2013 Função ou cargo ocupado Arqueólogo.. Principais actividades e

(DHGNA), é comum encontrar um quadro evolutivo que se inicia com esteatose hepática e pode progredir para esteatohepatite não alcoólica, cirrose e carcinoma hepatocelular. Para

Percebe-se, assim, que o modelo construtivo utilizado nos edifícios escolares, incluindo aqueles da Rede Municipal de Vila Velha - ES, especificamente do edifício Estudo de Caso,

Usando uma chave inglesa para remover o conjunto do diafragma do eixo do diafragma desparafuse o suporte externo do diafragma girando-o no sentido anti-horário.. este um dos