• Nenhum resultado encontrado

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA TAURUS. Elaborado em 13/05/2013 Revisado em 14/11/2014 e 04/08/2016 Versão 1.3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA TAURUS. Elaborado em 13/05/2013 Revisado em 14/11/2014 e 04/08/2016 Versão 1.3"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

TAURUS

Elaborado em 13/05/2013 – Revisado em 14/11/2014 e 04/08/2016

Versão 1.3

(2)

2

INDICE

INTRODUÇÃO...3

I.PROFISSIONALISMO...3

II. INTEGRIDADE DOS MERCADOS DE CAPITAIS...4

III. DEVERES PARA COM OS CLIENTES...5

IV. DEVERES PARA COM OS EMPREGADORES...7

V. ANÁLISE DE INVESTIMENTOS, RECOMENDAÇÕES E DECISÕES...7

VI. CONFLITOS DE INTERESSE...9

VII. RESPONSABILIDADE FRENTE À TAURUS ...9

(3)

3 INTRODUÇÃO

O Código de Conduta Ética da TAURUS estabelece os princípios que devem ser perseguidos e as regras que devem ser cumpridas por todos aqueles que são sócios, funcionários ou estagiários da empresa.

A adoção de condutas compatíveis com os padrões éticos da TAURUS agrega valores positivos ao ambiente de trabalho e contribui para a reputação e boa imagem da empresa, instituindo elevados padrões de instrução, excelência e integridade profissional a todos os envolvidos no dia-a-dia da empresa. A adesão a este Código é obrigatória a todos os sócios, funcionários e estagiários e ocorre no momento do estabelecimento do vínculo contratual com a TAURUS, mediante a assinatura deste documento. Desta forma, condutas comportamentais que sejam pautadas no bom senso, transparência e verdade, e que visem afastar conflitos e desvios éticos, devem ser incentivadas e adotadas em qualquer circunstância. I. PROFISSIONALISMO

A. Conhecimento da legislação

Os signatários deste Código de Ética e Conduta (“signatários”) devem entender e estar em conformidade com todas as leis, regras e regulamentos vigentes de qualquer governo, organização normativa, órgão de licenciamento ou associação profissional que possa controlar as suas respectivas atividades profissionais. Em caso de conflito, os signatários devem cumprir as mais rigorosas leis, regras ou regulamentos. Os signatários não devem, conscientemente, participar, auxiliar e devem-se desassociar de qualquer violação de tais leis, regras ou regulamentos.Todo e qualquer signatário deve cumprir fielmente os Regulamento dos Fundos ou o disposto, em caso de carteiras administradas, nos contratos previamente firmados por escrito com os clientes, os quais devem conter as características dos serviços a serem prestados, nos termos da regulamentação vigente.

(4)

4 B. Independência e objetividade

Os signatários devem usar cautela e discernimento razoáveis para atingir e manter a independência e a objetividade de suas respectivas atividades profissionais. Os signatários não devem oferecer, solicitar, nem aceitar nenhum presente, benefício, remuneração ou pagamento que, de maneira razoável, possa comprometer as suas independência e objetividade ou as de outra pessoa, observando-se quanto a isto o disposto previsto no Manual de Compliance da TAURUS.

C. Apresentação incorreta

Os signatários não devem fazer, conscientemente, nenhuma apresentação incorreta relacionada com a análise de investimentos, recomendações, ações ou outras atividades profissionais.

D. Diligência e Fundamentos

Os signatários devem exercer diligência, independência e meticulosidade nas suas análises, recomendações e decisões de investimentos. Além disso, os signatários devem ter uma razoável e adequada base, fundamentada pela pesquisa apropriada, para qualquer análise, recomendação e decisão de investimentos. Enfim, de forma geral, os signatários devem exercer as suas respectivas atividades com boa fé, transparência, diligência e lealdade em relação aosclientes e à própria TAURUS; desempenhar as suas atribuições de modo a buscar atender aos objetivos de investimento de seus clientes; e evitar práticas que possam ferir a relação fiduciária mantida com os mesmos.

E. Conduta inadequada

Os signatários não devem se envolver em nenhuma conduta profissional que envolva desonestidade, fraude, que engane terceiros ou cometer qualquer ato que reflita de maneira contrária à sua reputação, integridade ou competência profissional.

II. INTEGRIDADE DOS MERCADOS DE CAPITAIS A. Informações relevantes não divulgadas ao público

(5)

5 Os signatários que possuem informações relevantes não divulgadas ao público, que poderiam afetar o valor de um investimento (“informação privilegiada”), não devem agir nem fazer com que outros indivíduos ajam com base nessas informações.

B. Manipulação do mercado

Os signatários não devem se envolver em práticas que alterem preços ou aumentem artificialmente o volume de negócios com a intenção de enganar os participantes do mercado.

C. Comunicação com a imprensa

Os signatários devem se resguardar quanto à comunicação com a imprensa, devendo, quando autorizados, restringir-se a tecer comentário estritamente técnico, evitando o uso de juízo de valor, devendo as declarações ser pautadas pela cautela na divulgação de informações sensíveis. É vedado, sob qualquer circunstância, conceder declaração que possa aparentar ou ter conteúdo discriminatório em virtude raça, religião, cor, origem, idade, sexo, incapacidade física ou mental ou de qualquer outra forma não autorizada em lei. É vedado, ainda, qualquer declaração que possa aparentar ou possuir orientação político-partidária. D. Lavagem de dinheiro

Os signatários devem obedecer as disposições legais quanto aos crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, comunicando aos supervisores imediatamente qualquer ocorrência que pareça ferir as disposições contidas a legislação.

III. DEVERES PARA COM OS CLIENTES A.Lealdade, prudência e zelo.

Os signatários têm um dever de lealdade para com seus clientes: devem usar cautela e discernimento razoáveis. Os signatários devem agir para o benefício de

(6)

6 seus clientes e colocar os interesses deles acima de seus próprios interesses ou dos interesses do seu empregador.

B. Tratamento justo.

Os signatários devem tratar de maneira justa e objetiva todos os clientes ao apresentarem análise de investimentos, fazerem recomendações de investimentos, tomarem uma decisão em relação a um investimento ou se envolverem em outras atividades profissionais.

C. Adequação dos Investimentos.

Quando os signatários estiverem em um relacionamento de consultoria de investimentos com um cliente, devem:

1). Conduzir uma investigação razoável em relação à experiência que o cliente (ou o provável cliente) tem a respeito de investimentos, objetivos de risco e retorno e restrições financeiras antes de fazer quaisquer recomendações de investimento ou tomar uma decisão de investimento e reavaliar e atualizar tais informações periodicamente.

2). Determinar se o investimento é adequado à situação financeira do cliente e coerente com os objetivos, resoluções e restrições escritas do cliente antes de fazer uma recomendação de investimento ou tomar uma decisão de investimento.

3). Avaliar a adequação dos investimentos no contexto do portfólio total do cliente. Quando os signatários forem responsáveis pela gestão de um portfólio em relação a um mandato, estratégia ou estilo específico, eles devem apenas fazer recomendações de investimento ou tomar decisões de investimento uniformes com os objetivos e as restrições declaradas do portfólio.

D. Apresentação do desempenho.

Ao divulgar informações sobre o desempenho de um investimento, os signatários devem envidar esforços razoáveis para garantir que as informações sejam justas, precisas e completas.

(7)

7 Os signatários devem manter a confidencialidade das informações de ex-clientes, clientes atuais e possíveis clientes, a não ser que:

1. As informações relacionem-se a atividades ilícitas por parte do cliente ou do provável cliente.

2. A divulgação seja exigida por lei.

3. O cliente ou o possível cliente permita a divulgação das informações.

IV. DEVERES PARA COM OS EMPREGADORES A. Lealdade

Em questões relacionadas ao emprego, os signatários devem agir para o benefício de seus empregadores e não privá-los das suas capacidades e habilidades; não devem divulgar informações confidenciais nem causar prejuízos de qualquer outra forma aos seus empregadores.

B. Acordos de remuneração adicional

Os signatários não devem aceitar presentes, benefícios, remunerações nem pagamentos que concorram ou que talvez possam, razoavelmente, criar um conflito de interesse com os interesses de seu empregador, a menos que obtenham um consentimento por escrito por parte de todos envolvidos.

C. Responsabilidades dos supervisores

Os signatários devem envidar esforços razoáveis para detectar e prevenir violações das leis, regras e regulamentos vigentes por qualquer indivíduo que esteja sujeito à sua supervisão ou autoridade.

D. Uso dos ativos da empresa

Os signatários deverão evitar, usando os ativos da empresa, visitar sites que ofereçam conteúdos ilícitos, obscenos ou repreensíveis, enviar ou receber material obsceno, difamatório ou cujo objetivo seja aborrecer, assediar ou intimidar

(8)

8 terceiros e copiar e/ou utilizar materiais com direitos autorais pertencentes a terceiros.

V. ANÁLISE DE INVESTIMENTOS, RECOMENDAÇÕES E DECISÕES A. Diligência e base razoável.

Os signatários devem:

1. Exercer a diligência, independência e o exame minucioso ao analisar investimentos, recomendar investimentos e tomar decisões de investimento. 2. Ter uma base razoável e adequada, respaldada por pesquisas e investigações apropriadas, para fazer qualquer análise, recomendação ou tomar qualquer decisão de investimento.

B. Comunicação com clientes e possíveis clientes. Os signatários devem:

1. Divulgar aos clientes e possíveis clientes o formato básico e os princípios gerais dos processos utilizados para analisar investimentos, escolher títulos e valores mobiliários e construir portfólios; além disso, divulgar imediatamente qualquer alteração que possa afetar de maneira significativa estes processos.

2. Usar discernimento razoável ao identificar quais fatores são importantes para suas análises, recomendações ou decisões de investimento e incluir estes fatores nas comunicações mantidas com clientes e prováveis clientes.

3. Distinguir entre fato e opinião na apresentação das análises e recomendações de investimento.

C. Guarda de registros.

Os signatários devem desenvolver e manter registros apropriados para fundamentar as suas análises, recomendações, decisões de investimento e outras comunicações relacionadas aos investimentos que mantiverem com clientes e possíveis clientes.

(9)

9 VI. CONFLITOS DE INTERESSE

A. Divulgação de conflitos

Os signatários devem fazer divulgação plena e justa de todas as questões que possam razoavelmente vir a prejudicar a sua independência e objetividade ou interferir com os respectivos deveres para com os seus clientes, possíveis clientes e empregadores. Os signatários devem garantir que essas divulgações sejam relevantes, apresentadas em redação simples e comunicadas de maneira eficaz. B. Prioridade das transações

As transações de investimentos de clientes e empregadores devem ter prioridade, pela ordem, em relação às transações de investimentos nas quais o signatário seja o beneficiário.

C. Comissão por recomendação

Os signatários devem divulgar aos seus empregadores, clientes e prováveis clientes, como cabível, qualquer remuneração, pagamento ou benefício recebido ou pago a terceiros pela recomendação de produtos ou serviços.

VII. RESPONSABILIDADE FRENTE À TAURUS

Os signatários não devem se envolver em nenhuma conduta que comprometa a reputação ou a integridade da TAURUS.

Belo Horizonte, 04 de agosto de 2016.

(10)

10 ANEXO I

TERMO DE ADESÃO

Atesto que recebi, li e compreendi o Código de Ética e Conduta da TAURUS.

Responsabilizo-me pelo cumprimento das respectivas regras e por quaisquer atualizações que vierem a ocorrer.

Estou ciente de que não poderei alegar o desconhecimento das mesmas para justificar quaisquer descumprimentos.

Nome: _________________________________________________________ Assinatura: ______________________________________________________ Data: _____/_____/____

Referências

Documentos relacionados

Não trabalhamos com intermedíarios de matéria prima. Os nossos fornecedores são todos diretos, eles tem area de extração florestal e fornecem para a Tradelink. Quantos dos

Todos os colaboradores da HORMIGON e pessoas físicas que atuam diretamente como parceiros de negócio, no processo de admissão, contratação ou durante a execução de

Administradores, empregados e também os prestadores de serviços devem assumir o compromisso de orientar as suas ações por elevados padrões éticos de conduta; de zelar pelos valores

Como parte do compromisso da TAC Transportes em conduzir seus negócios pautados nos princípios éticos, foi criada uma Comissão de Ética, para auxiliar na gestão das normas

Ao oferecer a oficina como território de existência, campo de experiência estética e enlace social, a proposta aproxima práticas artísticas e práticas clínicas, contemplando o

Visto estes aspectos como objetivos, estes modelos foram adotados neste trabalho com o propósito de, através das variações do Índice Concorrencial de Preços da

Art. 31 – Poderão ser admitidos no Programa candidatos que tenham graduação em Ciência da Computação ou em áreas afins, a critério da CPG. O ingresso como aluno

partidas, nas datas, locais e horários afixados nas tabelas, que serão elaboradas e publicadas pelo Departamento Técnico da FSF - Federação Sergipana de Futebol. §