• Nenhum resultado encontrado

Comunicação Interna nas Organizações. Foi proposto na disciplina de marketing interno, a realização de um

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comunicação Interna nas Organizações. Foi proposto na disciplina de marketing interno, a realização de um"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Resumo

Foi proposto na disciplina de marketing interno, a realização de um trabalho sobre variáveis de pessoal-mix.

A variável que vou aprofundar neste trabalho é de comunicação.

“A comunicação interna é um sector planeado, com objectivos bem definidos, para viabilizar toda a interacção possível entre organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até de comunicação metodológica (no caso do marketing interno).”1

A comunicação ajuda a construir o futuro e a desenvolver uma visão onde as pessoas participam juntas e se envolvem nos processos de mudança.

A comunicação interna evidencia a existência de uma comunidade empresarial.

Palavras-chave:

Comunicação, Marketing-mix, Comunicação interna,

Introdução

As empresas vêem-se obrigadas hoje em dia, devido à crise económica e financeira internacional que vivemos e assim apostar em equipas de trabalho mais fortes e capazes de responder aos desafios lançados mais rápido e com toda a eficiência.

(2)

Com tudo isto é necessário uma grande aposta das empresas nos recursos humanos, usando tudo o que tiverem á disposição como por exemplo o organograma para assim quando sujeitos estarem preparados para responder mais profissionalmente.

Marketing mix – os 4 Ps

O marketing-mix refere-se às quatro áreas primárias do processo decisório associado ao marketing. Essas quatro áreas são decisões de produto, preço, comunicação, e, decisões de distribuição.

O marketing-mix é também frequentemente chamado de quatro P´s (product, price, place, promotion), descrição usada pela primeira vez por E. Jerome McCarthy no inicio dos anos 60.

Toda a organização deve desenvolver um mix de marketing que é a combinação de um produto, ou seja, como ele é distribuído e promovido e como é colocado o seu preço.

Em suma, estes quatro factores devem satisfazer as necessidades do mercado-alvo e ao mesmo tempo atingir os objectivos de marketing da organização.

Comunicação nas organizações

Nos dias de hoje as empresas e a comunicação estão interligadas, precisam uma da outra para assim poderem chegar ao público-alvo, mas ainda existe algumas falhas nesta interligação. Esta mesma falha pode existir devido

(3)

à ausência de profissionalismo, pois para poder haver ligação entre a empresa e a comunicação é preciso um processo de gestão dos profissionais.

“Nunca se deve reduzir o mundo à diminuta consciência humana comum.” É essencial o gestor fazer uma leitura do mundo pois este é o seu instrumento de trabalho.

O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os 5 sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto. Os gestores trabalham com objectos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. O "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda.

O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa. O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.

Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é

(4)

importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.

As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.

O maior problema hoje com a comunicação empresarial é que os executivos, os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área especializadíssima, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais que entendam de comunicação, que estudem o assunto.

Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela. Vêm-se muitas empresas falharem por não terem pessoas capacitadas lidando com comunicação.

(5)

Um dos grandes problemas que ainda existem dentro das empresas é a comunicação. Cerca de 90% dos problemas das empresas giram em torno da comunicação. 2

A linguagem verbal é a forma mais importante de comunicação entre os homens, e é baseada numa convenção, entre o nome e a coisa nomeada. Essa aceitação das normas distingue as sociedades humanas das sociedades animais.

A linguagem tem função de comunicar e de organizar as categorias conceituais admitidas por uma comunidade linguística.

Comunicação interna reforça a instrução profissional, auxilia a performance da área de recursos humanos, fortalece o vínculo do colaborador com a empresa. Um bom programa de comunicação evita desvios de informação e capacita o colaborador como um multiplicador consciente dos princípios e objectivos da empresa.

(6)

Comunicação Interna nas Organizações

O mercado de trabalho torna-se cada vez mais competitivo, aumentando a necessidade de aprimoramento da eficácia organizacional. O processo de comunicação interna passa a ser algo prioritário, visto que, actualmente não basta ter uma equipa altamente motivada, é preciso que haja uma boa comunicação e interacção entre as pessoas. Para que uma boa comunicação ocorra, é necessário assegurar que a informação é divulgada e transmitida em todos os níveis, para que as pessoas possam usá-la de forma mais eficaz.

A Comunicação Interna corresponde às interacções, aos processos de trocas, aos relacionamentos dentro de uma empresa, sendo ela a responsável por fazer circular as informações e o conhecimento. Podendo acontecer de forma vertical, ou seja, da direcção para os níveis subordinados; e horizontal, entre os empregados de mesmo nível de subordinação, ou vice-versa.

Na comunicação, é fundamental que haja um bom entendimento entre os seus elementos (emissor, mensagem e receptor), para que ocorra a devida compreensão da mensagem. O que acontece muitas vezes nas empresas é a inexistência desse entendimento, causando as indesejáveis falhas na comunicação. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, não causam efeitos positivos, ocasionando a falta de eficácia na comunicação. Tradicionalmente, a comunicação interna tem sido colocada em segundo plano no planeamento de comunicação nas organizações, certamente porque falta aos gestores a consciência de que uma boa comunicação, transparente, ágil,

(7)

Conclusão

Através da realização deste trabalho, pude concluir que as empresas devem planear de forma estratégica o marketing-mix para conseguirem assim alcançar objectivos e etapas.

A comunicação interna nas organizações é um esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa estabelecendo assim canais que possibilitem um relacionamento entre os funcionários tornando-os informados e influentes.

A comunicação interna abrange todos os actos de comunicação que se produzem no interior de uma organização e que variam nas circunstâncias em que são utilizados, nos instrumentos de veiculação e nas funções desempenhadas.

A comunicação interna é assim um benefício para as empresas levando assim ao sucesso destas.

Bibliografia/Webgrafia

(8)

http://www.comtexto.com.br/2convicomcomunicacaointernaEmanuel.htm

http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/comunicacao-interna-nas-organizacoes-317/artigo/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o

Camara, Pedro; Guerra, Paulo; Rodrigues, Joaquim: Dom Quixote, Lisboa, 2007, 1ºEdição, Novo Humanator, Gestão e Inovação, Ciências deGestão

.

Referências

Documentos relacionados

O trabalho a realizar deve ser exequível para o aluno, não só em termos orçamentais e temporais, como em termos de acessibilidade ao tema (dá muito mais trabalho explorar algo sobre

O trabalho a realizar deve ser exequível para o aluno, não só em termos orçamentais e temporais, como em termos de acessibilidade ao tema (dá muito mais trabalho explorar algo sobre

A comunicação vertical ainda pode fluir de baixo para cima, ou seja, pode ser ascendente, quando informações são repassadas aos superiores com relação aos progressos das

[r]

Atentando-se ao mindfulness: uma revisão sistemática para análise dos conceitos, fundamentos, aplicabilidade e efetividade da técnica no contexto da terapia cognitiva.. Dissertação

De acordo com Megginson, Mosley e Pietri (1986, p.59) “Comunicação é o processo de transferir significado sob a forma de ideia ou informação de uma pessoa para

A Comunicação Interpessoal está envolta em uma ação, em que duas ou mais pessoas estabelecem maneiras e formas de transmitir uma idéia ou um pensamento, sendo, que o

A comunicação interna compromete o desenvolvimento da organização por falha no processo de normatização de sua implementação, quando não há feedback para saber se a mensagem