• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 004/2012 – PROEN/PROEX

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO

TUTORIAL (PET)/CONEXÕES DE SABERES – CAMPUS DE IMPERATRIZ

As Pró-Reitorias de Ensino e Extensão e o Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexões de Saberes – Campus de Imperatriz, no uso de suas atribuições, fazem saber a todos quantos virem ou tomarem conhecimento do presente edital que serão abertas inscrições para o processo de seleção para duas (2) vagas para bolsistas e seis (6) vagas para não bolsistas (voluntários), com o ingresso no Programa PET previsto para dezembro de 2012, de acordo com os requisitos relacionados no presente edital, o nível de aproveitamento obtido no processo seletivo e rendimento no grupo.

1. DA CARACTERIZAÇÃO

O Programa de Educação Tutorial PET/Conexões de Saberes – Campus de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão foi aprovado pelo MEC/SEsu/SECAD no Edital nº 09/2010. Este Programa contará com a participação exclusiva de Estudantes Universitários de Origem Popular (EUOP) e está sob a orientação de um Professor Tutor. Sob a orientação deste, serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo oficinas, seminários, participação em eventos acadêmicos e científicos, realização de projetos de pesquisa e extensão, sendo que todas estas atividades possuem o objetivo de estabelecer estratégias para uma permanência qualificada dos estudantes universitários de origem popular na UFMA.

O programa também tem como alvo atuar em comunidades populares reforçando a política de extensão da UFMA nos últimos anos, propondo uma ação de integração entre comunidades e universidade, promovendo ações junto à escola públicas e cursos preparatórios de caráter popular.

Todas essas atividades serão acompanhadas/avaliadas pelo Comitê Local de Acompanhamento (CLA) da UFMA e pela Secretaria de Educação Superior (SESu), e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (SECAD) do MEC. Os objetivos do Programa de Educação Tutorial e as atribuições do aluno bolsista podem ser obtidos no Manual Básico de Orientações do MEC (http://sigpet.mec.gov.br).

1.1. Dos objetivos do Programa de Educação Tutorial

I. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

II. Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação de origem popular, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

III. Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, acadêmica, científica, tecnológica e cultural.

IV. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.

V. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.

VI. Estimular a vinculação dos grupos às áreas prioritárias e às políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.

VII. Estimular maior diálogo entre as Universidades e as comunidades

populares, com a devida troca de saberes, experiências e demandas;

VIII. Qualificar os discentes do programa para a elaboração de projetos e

estudos que lhes permitam articular a teoria com a prática;

IX. Orientar na formação teórico-metodológica de universitários para a diversidade, a partir de discussões sobre questões como: meio ambiente, saúde, gênero, etnia, território, história e cultura afro-brasileira e indígena, desigualdades étnico-raciais e sociais, etc.

X. Elaboração de projetos de pesquisa e de extensão com foco nas áreas correlatas aos Cursos de Graduação da UFMA – Campus de Imperatriz;

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO XI. Possibilitar que os universitários de origem popular dos cursos de Ciências

Contábeis, Licenciatura em Ciências Humanas, Licenciatura em Ciências Naturais, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Pedagogia e Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo desenvolvam a capacidade de produzir conhecimentos científicos e ampliem suas possibilidades de intervenção em seu território de origem.

2. DAS ATRIBUIÇÕES DO ALUNO BOLSISTA E NÃO BOLSISTA

I. Zelar pela qualidade acadêmica do PET/Conexões de Saberes;

II. Participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;

III. Participar, durante a sua permanência no PET/Conexões de Saberes, de atividades de ensino, pesquisa e extensão;

IV. Manter bom rendimento no curso de graduação;

V. Apresentar excelente rendimento acadêmico e nas demais atividades avaliadas pelo tutor;

VI. Publicar ou apresentar, em evento de natureza científica, no mínimo um (01) trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo.

VII. Fazer referência à sua condição de bolsista do PET/ Conexões de Saberes nas publicações e trabalhos apresentados;

VIII. Assinar Termo de Compromisso;

IX. Cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso;

X. Dedicar-se, em tempo integral, às atividades do curso de graduação e do PET/ Conexões de Saberes, com carga horária mínima de 20 horas semanais, conforme item 2.2.8 do Manual Básico de Orientações do MEC; XI. Não receber qualquer outro tipo de bolsa (exceto bolsa auxílio e/ou

alojamento), conforme item 2.2.8 do Manual Básico de Orientações do MEC. (Em caso de desistência de bolsa de outra natureza, o candidato deverá apresentar termo de desistência da bolsa anterior).

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 3. DAS VAGAS

Quadro 1. Número de vagas para bolsistas (total de duas) e não bolsistas (total de seis) oferecias neste edital

Para aluno(s) do(s) Curso(s) N o de vagas a Carga horária semanal Duração da bolsa (caso se aplique) Local das atividades b Engenharia de Alimentos 1 (bolsista) 20 12 meses Sala do PET/Conexões de Saberes – Campus Imperatriz Licenciatura em Ciências Naturais 1 (bolsista) 1 (não bolsista) Licenciatura em Ciências Humanas 2 (não bolsistas) Ciências Contábeis 2 (não bolsistas) Demais Cursos do CCSST-UFMA 1 (não bolsista) para um dos demais cursos

a Caso a(s) vaga(s) para o curso não seja(m) preenchida(s) na seleção, será(ão)

chamado(s) o(s) candidato(s) da lista de excedentes de acordo com a ordem de classificação, respeitando-se a demanda dos cursos e a interdisciplinaridade do Programa.

b Na mesma sala acontecerão as inscrições e será disponibilizada para consulta

uma cópia do Projeto PET/Conexões de Saberes – Campus de Imperatriz aprovado junto ao MEC/SESu/SECAD.

3.1. Público alvo:

Alunos regularmente matriculados no semestre 2012.2 e cursando do 2º ao 4º período dos cursos de Ciências Contábeis, Enfermagem, Licenciatura em Ciências Humanas, Licenciatura em Ciências Naturais, Direito, Engenharia de Alimentos, Pedagogia e Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz – MA.

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Ressalta-se que os candidatos aprovados neste edital tenham ciência de que, para receberem o certificado pela participação no PET, devem permanecer no Programa por, no mínimo, dois anos, conforme disposto em Nota do Manual de Orientações Básicas SESu/MEC para o PET, itens 2.2.8 e 2.2.9. Além disso, de acordo com este manual, o discente poderá ingressar do PET desde que esteja cursando entre o 2º e o 4º período.

4. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO E DOCUMENTOS EXIGIDOS 4.1. Critérios Eliminatórios

1- Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) do 2º ao 4º período nos cursos de Ciências Contábeis, Enfermagem, Licenciatura em Ciências Humanas, Licenciatura em Ciências Naturais, Direito, Engenharia de Alimentos, Pedagogia e Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz – MA, com rendimento igual ou superior a 7,0 (sete);

2- Alunos(as) cuja soma da renda mensal dos pais, ou responsáveis legais, não ultrapasse o valor máximo de 3 (três) salários mínimos na data de efetivação da inscrição;

3- Escolaridade dos pais, ou responsáveis legais, até o Ensino Médio;

4- Alunos(as) que tenham integralizado o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas ou que tenham sido beneficiados com bolsa integral em escola particular;

5- Os candidatos não podem ser bolsistas de qualquer outro programa, com exceção dos que possuem bolsas auxílio e moradia.

6- Não possuir vínculo empregatício de qualquer natureza;

7- Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para as atividades desenvolvidas pelo grupo, de acordo com a demanda do PET/Conexões de Saberes – Campus Imperatriz.

4.2. Critérios Classificatórios

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 2- Alunos(as) que sejam moradores(as) de espaços populares urbanos –

bairros periféricos, zona rural, comunidades quilombolas, caracterizados por insuficiência de políticas públicas;

3- Possuir histórico de participação em atividades coletivas cidadãs em suas comunidades de origem;

4- Não exceder duas reprovações no total, em disciplinas distintas, no histórico escolar do curso de graduação;

5- Alunos(as) que não tenham concluído outra graduação.

Os alunos que não se enquadrarem nos critérios gerais e específicos eliminatórios serão automaticamente desclassificados do processo de

seleção. 4.3. Documentos exigidos para inscrição

1- Preenchimento de formulário de inscrição (ANEXO I) e questionário socioeconômico (ANEXO II) e também disponível na sala do PET/Conexões de Saberes – Campus de Imperatriz, nos dias e horários destinados à inscrição.

2- Comprovante de matrícula;

3- Carta de intenções, de no mínimo 15 e no máximo 30 linhas, justificando o seu interesse em participar do PET/Conexões de Saberes – Campus de Imperatriz e demonstre algum conhecimento sobre a filosofia dos grupos

PET, conforme manual SESu/MEC. Disponível em: <

http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PETmanual.pdf.

4- Declaração de disponibilidade de 20 horas semanais para participar das atividades realizadas pelo grupo;

5- Histórico Escolar atualizado (2012.2) e com o Coeficiente de Rendimento

Acadêmico (CRA) para os Cursos de Graduação: Ciências Contábeis, Enfermagem, Direito, Engenharia de Alimentos, Pedagogia e Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, assinado pelo(a) coordenador(a) ou pelo secretário(a) do Curso. Declaração Escolar atualizada (2012.2) para os Cursos de Graduação: Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO em Ciências Naturais, assinada pelo(a) coordenador(a) ou pelo secretário(a) do Curso. Esta declaração deverá discriminar o desempenho geral e específico do(a) aluno(a) no curso.

Obs: Em caso de disciplinas em que as notas não foram digitadas ou ofertadas e não oferecidas, o(a) aluno(a) deve apresentar uma declaração do departamento ou do(a) professor(a) responsáveis pela disciplina contendo a nota atualizada ou a situação da disciplina.

6- Cópia do Histórico Escolar e/ou diploma de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio em escola pública;

7- Os alunos que fizeram o ensino fundamental e/ou médio em escola particular com bolsa integral devem apresentar declaração da escola atestando a condição de bolsista;

8- Cópia do comprovante (ou declaração) de renda dos pais, ou responsáveis legais;

9- Cópia do comprovante (ou declaração) de escolaridade dos pais ou responsáveis legais;

10- Cópia do comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) em nome do aluno, de seus pais ou responsáveis legais; em caso de morador de residência universitária trazer declaração da instituição;

11- Cópia da carteira de identidade;

12- Fotografia 3x4 com nome do candidato no verso (se possível, mas não obrigatório).

13- Cópia do CPF;

14- Documento comprobatório de engajamento em atividades “coletivas cidadãs” (membro de associações comunitárias, voluntário na prestação de serviços comunitários, etc) – (Em caso de participar ou ter participado); 15- Termo de compromisso atestando a veracidade das informações e dos

documentos apresentados no momento da inscrição; 4.4. Observações gerais sobre a documentação exigida

Com relação à documentação exigida, o candidato deve estar atento às seguintes observações:

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 4.4.1. Declarações de próprio punho somente serão aceitas nas seguintes situações:

4.4.1.1. Quando os pais ou responsáveis legais trabalharem no setor informal. Nesse caso, a declaração deve informar que os pais trabalham no setor informal, citando o valor da remuneração, e deve ser assinada pelo pai, responsável ou pelo aluno candidato à bolsa.

4.4.1.2. Quando não houver documento que comprove o local de residência do candidato. Nesse caso, será aceita uma declaração assinada pelo proprietário do imóvel, informando que o candidato reside naquele local. No caso de residência em áreas de ocupação o aluno apresenta uma declaração que indica a situação da residência. A declaração deve conter o endereço do imóvel, bem como assinatura do declarante.

4.4.1.3. Quando não houver documento que comprove a escolaridade dos pais do candidato. Nesse caso, será aceita uma declaração assinada pela mãe, pelo pai ou responsáveis legais ou, ainda, pelo aluno, informando o nível de escolaridade dos pais.

4.4.2. As cópias dos documentos NÃO precisam ser autenticadas em cartório; 4.4.3. O aluno que não preencher corretamente a ficha de inscrição será desclassificado;

4.4.4. A ausência da ficha de inscrição ou de qualquer documento listado no item 4.3 implicará na desclassificação do candidato.

4.4.5. Para inscrever-se, o candidato ao PET/Conexões de Saberes deverá comprovar que está regularmente matriculado em um dos cursos de graduação (Ciências Contábeis, Enfermagem, Licenciatura em Ciências Humanas, Licenciatura em Ciências Naturais, Direito, Engenharia de Alimentos, Pedagogia e Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) da Universidade Federal Maranhão – Campus de Imperatriz.

4.4.6. O(a) candidato(a) que não entregar todos os documentos obrigatórios no ato da inscrição, não preencher corretamente a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico terá a sua inscrição indeferida.

(9)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 5. LOCAL E DATA DAS INSCRIÇÕES:

 Data: 19 a 27 de novembro de 2012;

 Horário: das 08:00 h às 11:00 h, das 14:00 às 17:00 h e das 19:00 às 21:00 h  Local: sala do PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do

Maranhão – Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia – Campus de Imperatriz.

 Informações:

 Fone: (99) 3221 – 1701 (Ramal 1767 – Prof. Dr. Paulo Roberto – Tutor do PET/Conexões de Saberes);

 E-mail: pet.conexoes.imperatriz@gmail.com

6. RECEBIMENTO DAS BOLSAS (para alunos(as) selecionados(as) na condição de bolsista)

6.1 A duração da bolsa do PET/Conexões de Saberes é de doze meses, podendo ser renovada para atender o tempo de vigência do PET/Conexões de Saberes 2011-2013 da UFMA, de acordo com a avaliação de desempenho do(a) bolsista, a ser realizada pelo(a) Tutor(a) do Grupo e demais tutores dos grupos PET/Conexões de Saberes da UFMA;

6.2. O recebimento da Bolsa terá início após a assinatura do Termo de Compromisso do PET Conexões de Saberes e cadastramento do(a) bolsista na Plataforma do SIGPET;

6.3. A bolsa poderá ser interrompida, de acordo com o previsto no Termo de Compromisso do PET/Conexões de Saberes, a qualquer tempo, no interesse da Administração e conforme diretrizes da regulamentação geral do PET disponível no

endereço:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12

223, pela interrupção, conclusão ou trancamento de matrícula do curso de

graduação.

6.4. Ao final do período de dois anos, o acadêmico receberá certificado de participação no PET Conexões de Saberes, com indicação do(s) projeto(s) em que esteve envolvido, desde que cumpra carga horária prevista no termo de compromisso.

(10)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 6.5. O bolsista receberá, mensalmente, bolsa do PET/Conexões de Saberes no valor de R$ 400,00 (quatroscentos reais), para o desenvolvimento de atividades referentes a vinte (20) horas semanais no PET/Conexões de Saberes e/ou com outros PETs da UFMA;

6.6. O pagamento da bolsa é de responsabilidade do Ministério da Educação/Secretaria de Ensino Superior, não tendo a Universidade e o Tutor, após autorização de pagamento, quaisquer responsabilidades em relação ao seu atraso. 7. DO DESLIGAMENTO

7.1. O estudante bolsista será desligado do grupo nos seguintes casos:

I. Conclusão, trancamento de matrícula em todas as disciplinas ou abandono

de curso de graduação;

II. Desistência da participação no grupo PET/Conexões de Saberes;

III. Rendimento Acadêmico insuficiente no curso ao qual está vinculado (situação a ser avaliada pela equipe de Tutores dos PET/Conexões de Saberes da UFMA);

IV. Em caso de reprovação por falta em qualquer disciplina cursada na graduação;

V. Descumprimento das obrigações junto às pró-reitorias de graduação e de extensão;

VI. Descumprimento dos deveres previstos no item 2 deste edital;

VII. Prática ou envolvimento em ações não condizentes com os objetivos do PET/Conexões de Saberes ou com o ambiente universitário.

VIII. Descumprir as obrigações assumidas ou mantiver conduta inadequada, verificadas mediante sindicância, garantida a ampla defesa;

IX. Oferecer informações inverídicas durante o processo de seleção ou omitir informações referentes às atividades remuneradas (estágio, emprego, etc.) durante a permanência enquanto bolsista;

X. Caso não cumpra, no mínimo, 80% (oitenta por cento) das atividades programadas pelo Grupo (situação a ser avaliada pela equipe de Tutores dos PET/Conexões de Saberes da UFMA).

(11)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 8. DA SELEÇÃO: ETAPAS, CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO, ELIMINAÇÃO E CRONOGRAMA

Todas as etapas do processo seletivo acontecerão nas dependências da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, em salas a serem divulgadas após a homologação dos resultados das inscrições no mural da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da UFMA – Campus de Imperatriz e na Sala PET/Conexões de Saberes deste campus.

As etapas serão avaliadas por um comitê avaliativo presidido pelo tutor do grupo PET/Conexões de Saberes, Campus de Imperatriz (Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro), e composto por pelo menos um professor efetivo da UFMA e que seja colaborador do PET/Conexões de Saberes e um bolsista deste programa, Campus de Imperatriz. A seleção será realizada em quatro (04) etapas, assim descritas:

8.1. Detalhamento das etapas

1ª) Etapa: recebimento das inscrições; análise dos documentos e homologação das inscrições (Eliminatória);

2ª) Etapa: Análise do histórico escolar com o CRA (para os Cursos de Graduação: Ciências Contábeis, Enfermagem, Direito, Engenharia de Alimentos, Pedagogia e Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo). Análise da declaração escolar (para os Cursos de Graduação: Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura em Ciências Naturais), onde será levada em consideração a média ponderada das notas ou dos conceitos das disciplinas cursadas até o semestre 2011.2, com coeficiente mínimo 7,0 (sete) (Eliminatória);

3ª Etapa: Texto dissertativo para os candidatos com inscrições homologadas. A redação deve ser de caráter dissertativo versando sobre a função social da universidade a partir dos eixos ensino, pesquisa e extensão, que são bases do PET/Conexões de Saberes – (Classificatória);

(12)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 4ª Etapa: Entrevista Individual – As entrevistas serão fundamentadas nos documentos comprobatórios, na carta de intenções e na prova escrita (Classificatória).

8.2. Critérios de Classificação

CRITÉRIO PONTUAÇÃO

Soma da renda dos pais ou responsáveis - (Peso 1)

 Até um salário mínimo 20,0

 Acima de um salário mínimo e até dois salários mínimos 15,0

 Acima de dois salários mínimos e até três salários mínimos 10,0

Escolaridade dos pais ou responsáveis legais - (Peso 1)

 Não alfabetizados 20,0

 Ensino fundamental incompleto; 15,0

 Ensino fundamental completo; 10,0

 Cursando ensino médio ou ensino médio completo 5,0

Integralização do ensino fundamental e médio do(a) candidato(a) – (Peso 1)

 Ensino fundamental e médio integralizado em escola

pública 20,0

 Ensino fundamental e médio integralizado em escola

particular, com bolsa integral 10,0

Carta de intenções – (Peso 1)

 Será levado em consideração as justificativas

apresentadas pelo(a) candidato(a) para participar do PET/Conexões de Saberes, a ortografia, coesão e coerência textual.

0-10 (variando de acordo com os critérios de

correção) CRA do Histórico Escolar da Graduação ou a média

ponderada das notas ou dos conceitos da Declaração Escolar da Graduação – (Peso 1)

Valor do CRA ou a nota da

média ponderada Aluno(a) ingressante pela modalidade de cotas - (Peso 1)

 Alunos(as) que entraram na Universidade em cotas para negros, estudantes de escolas públicas e índios. (excluir)

(13)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Alunos(as) envolvidos(as) em atividades “coletivas cidadãs”

– (Peso 1)

 Será levado em consideração as atividades desenvolvidas

em Igrejas, Associações Comunitárias, Escolas, etc. 10,0

8.2. Critérios de Classificação (continuação)

CRITÉRIO PONTUAÇÃO

Texto dissertativo (Redação) – (Peso 1)

 Serão levadas em consideração a ortografia, a coerência e a coesão das idéias na exposição da temática.

0-10 (variando de acordo com os critérios de

correção) Entrevista - (Peso 3)

 A nota da entrevista levará em consideração as respostas apresentadas aos questionamentos realizados.

0-10 (variando de acordo com os argumentos apresentados nas respostas) 8.3. Em caso de empate

Em caso de empate serão priorizados como critérios de desempate:1) Anota obtida na entrevista; 2) A nota da redação; 3) O coeficiente de rendimento; 4) O período cursado (do maior para o menor); 5) A maior idade.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

1- A classificação final do PET/Conexões de Saberes – Campus Imperatriz seguirá os critérios estabelecidos neste Edital, sendo selecionados os alunos bolsistas e não bolsistas em ordem decrescente de pontuação, até o número de vagas estabelecidas no presente Edital.

2- O aluno não bolsista terá prioridade para substituição de aluno bolsista, desde que preencha os requisitos para ingresso no PET/Conexões de

(14)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Saberes à época da substituição observando-se seu rendimento durante o período probatório. O aluno não bolsista estará sujeito aos mesmos requisitos de ingresso e permanência exigidos para o aluno bolsista, inclusive quanto à participação no processo de seleção e ao atendimento ao disposto no artigo 15 da Portaria 591 do MEC de 2009.

3- O atraso ou a ausência a qualquer uma das etapas do processo seletivo implicará na eliminação do candidato;

4- Os casos omissos ou situações não previstas nas etapas especificadas serão resolvidos pelo tutor do PET/Conexões de Saberes, Campus de Imperatriz, não cabendo nenhum tipo de recurso.

5- Os candidatos selecionados passarão por um período de adaptação com duração de até três meses, em que desenvolverão normalmente todas as atividades já programadas pelo grupo. O valor da bolsa segue a política nacional de bolsas de iniciação científica, conforme normatização do PET/MEC(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=vie w&id=12223).

10. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO a) Inscrição: 19 a 27 de novembro de 2012;

b) Análise dos documentos: 28 de novembro de 2012;

c) Resultado da homologação das inscrições: 29 de novembro de 2012; d) Texto Dissertativo (Redação): às 14:00 h, no dia 30 de novembro de 2012; e) Entrevista: a partir das 8:00 h, nos dias 03 e 04 de dezembro de 2012, por

ordem de inscrição.

f) Resultado final: a partir do dia 6 de dezembro de 2012, afixado no mural de divulgação de editais ao lado da sala do PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão – Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia – Campus de Imperatriz.

11 - DOS RESULTADOS E DOS RECURSOS

O resultado final do processo de seleção será divulgado por meio de listagem, em ordem de classificação, em lista afixada no mural de divulgação de

(15)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO editais ao lado da sala do PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão – Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia – Campus de Imperatriz. Eventuais recursos deverão ser interpostos na Coordenação do Curso de Enfermagem (curso ao qual o Tutor do PET/Conexões de Saberes – Campus de Imperatriz está vinculado) dentro de dois (02) dias úteis, após a divulgação do resultado final.

12 - DAS INFORMAÇÕES E LOCAL DE INSCRIÇÃO  Universidade Federal do Maranhão

 Campus de Imperatriz

 Sala do PET/Conexões de Saberes.  Rua Urbano Santos, s/n, Centro  Imperatriz, MA, Brasil

 CEP: 65903-230

_______________________________________ Profª. Drª. Sônia Maria Corrêa Pereira Mugschl

Pró-Reitora de Ensino

_________________________________

Profa. Dra. Marize Barros Rocha Aranha

Pró-Reitora de Extensão

Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro

Tutor do PET/Conexões de Saberes – Campus de Imperatriz

(16)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Nº ______

O(a) discente_____________________________________________,preenchendo

os pré-requisitos constantes do Edital no ____________, vem requerer inscrição

para o Processo Seletivo para Bolsista do Programa PET/Conexões de Saberes da UFMA, Campus de Imperatriz, sob a tutoria do Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A)

RG: CPF:

Endereço Residencial (Rua, Avenida):

Número: Bairro:

CEP: Cidade: Estado:

Fone Residencial: Celular:

E-mail:

Curso: Código Matrícula:

Período: Ano/semestre de ingresso:

Turno do Curso: ( ) Matutino ( ) vespertino ( ) Noturno ( ) Integral Nome do pai:

Nome da mãe:

Endereço Residencial dos pais (Em caso de residência diferente do candidato):

Termos em que pede deferimento.

Imperatriz – MA, _____de ______________________de 2012. ________________________________________________

Assinatura do candidato

Via do PET Conexões – UFMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO Nº: ___________. Edital Nº: _________.

Processo Seletivo para Bolsista do PET/Conexões de Saberes da UFMA, Campus de Imperatriz, sob a tutoria do Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro.

(17)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO II

QUESTIONÁRIO SÓCIOECONÔMICO DADOS PESSOAIS

1. Nome: _____________________________________________________ 2. Curso: ___________________________________ Matrícula: ______________ 3. Idade com que ingressou nesta Universidade: __________

4. Forma de ingresso: ( ) ENEM Universal ( ) ENEM Cotas. Especificar: ______________________

5. Naturalidade: UF: ________ 6. Município ____________________ 7. Estado Civil

( ) Solteiro (a)

( ) Casado(a) / União estável ( ) Separado(a) / Divorciado(a) ( ) Viúvo(a)

8. Cor/etnia (auto identificação). Dentre as opções abaixo, como você se identificaria:

( ) Branco ( ) Preto ( ) Amarelo ( ) Pardo ( )Indígena PERFIL SOCIAL DA VIDA FAMILIAR

9. Naturalidade do Pai: UF ( ) Município ____________________________ 10. Naturalidade da Mãe: UF ( ) Município ___________________________ 11. Naturalidade do Responsável: UF ( ) Município _____________________ 12. Nível de escolaridade dos pais ou responsáveis:

Idade Não Alfab. E.F Comp. E.F. Incomp E.M. Comp. E. M Incomp Sup. Sup. Incomp Pai Mãe

13.Qual a renda dos pais/responsável? (*sm = salário mínimo) ( ) 1sm ( ) 2sm ( ) 3sm

( ) Outro: Especificar: _______

14. Quantas pessoas no seu domicílio/casa recebem algum tipo de renda (de trabalho,aposentadoria, pensão, benefício, bolsa de estudo etc.)?

( ) 1 pessoa com renda ( ) 2 pessoas com renda

(18)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ( ) 3 pessoas com renda

( ) mais de 3 pessoas com renda. Especificar quantas: _____ 15. Total da renda Familiar?

( ) de 1sm a 2 sm ( ) de 3sm a 5sm ( ) de 5 sm a 7sm ( ) de 7sm a 10sm ( ) mais que 10sm

PERFIL SOCIAL PRÉ-ACADÊMICO

16. Em que tipo de estabelecimento de ensino você estudou?

( ) Público ( ) Predominantemente público

( ) Privado com bolsa ( ) Predominantemente privado

( ) Privado sem bolsa

17. Quantos anos você levou para concluir o Ensino fundamental (até a 8ª série)? ( ) Menos de 8 anos ( ) 8 anos ( ) 9 anos ( ) 10 anos ( ) 11 anos ( ) Mais de 11 anos

18. Você alguma vez repetiu a série escolar?

( ) Não ( ) Sim . Quantas vezes? _______

19. Você alguma vez teve de interromper os seus estudos? ( ) Não ( ) Sim . Por quanto tempo? _________ 20. Seu Ensino Médio foi?

( ) formação geral ( ) supletivo

( ) formação técnica ou profissionalizante ( ) magistério (Curso Normal) ( ) outro __________________________

21. Quantos anos você levou para cursar o Ensino Médio? ( ) 3 anos

( ) 4 anos ( ) 5 anos ( ) 6 anos

( ) mais de 6 anos

22. Freqüentou algum Curso extra-curricular de língua estrangeira? ( ) Sim ( ) Não ( ) ainda frequento

Qual idioma? _____________________

23. Você foi o primeiro membro da família a entrar na

(19)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO / PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 24. Para ingresso na Universidade, freqüentou algum pré-vestibular?

( ) Sim ( ) Não 25. Qual?

( ) Comunitário ( ) Associação Profissional ( ) Privado sem bolsa ( ) Na Universidade ( ) Privado com bolsa

Referências

Documentos relacionados

Visitas às empresas 10 34 Assembleias 117 Acordos assinados 381 Atendimentos jurídicos 303 Agendamentos para atendimentos odontológico e médico +500 Trabalhadores fizeram

As características avaliadas foram a altura de planta e diâmetro do caule, o peso médio, o diâmetro longitudinal e transversal dos frutos colhidos das plantas úteis de

Desse modo, a pessoa jurídica submetida ao regime de não cumulatividade da Contribuição ao PIS e da COFINS, inclusive cooperativa, que produz mercadorias de

O objetivo deste estudo consistiu em verificar se a sincronização não intencional ocorre através de presença não visual de informação sonora, em crianças (N=6, 7 ± 0 anos);

A potência total instalada em Portugal registou uma taxa de crescimento médio anual, entre 2009 e 2013, de 5,6% para o que foi determinante o crescimento da potência

Ainda seguindo a definição de Barbieri (2010), gestão de manutenção e ativos é a nomenclatura que mais se adequa à realidade do setor de manutenção, que inclui um

quaisquer outras formas de compartilhamento. Em relação às obrigações assumidas por Olímpio Noronha, assinale a alternativa correta. a) São válidas tanto as obrigações assumidas

Outras questões, como por exemplo, se a susceptibilidade genética é específica à cocaína, se é geral para às drogas de abuso em geral, ou ainda se existe um componente de cada