• Nenhum resultado encontrado

NORMA REGULAMENTADORA FAS-N. 01/99 (Revogada parcialmente pela NR n. 06/07)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMA REGULAMENTADORA FAS-N. 01/99 (Revogada parcialmente pela NR n. 06/07)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NORMA REGULAMENTADORA FAS-N. 01/99 (Revogada parcialmente pela NR n. 06/07)

Normatiza as medidas necessárias à operacionalização do Estatuto do Fundo Complementar de Assistência à Saúde - FAS.

A Comissão Provisória de Administração do FAS, através de seu Presidente, no uso de suas atribuições estatutárias,

RESOLVE:

Art. 1º. Os valores da contribuição mensal de custeio do FAS, nos termos do art. 40 do Estatuto, será cobrado através de débito em Folha de Pagamento, a partir do mês de outubro/99.

Art. 2º - As despesas advindas dos procedimentos médicos/hospitalares autorizados aos sócios-contribuintes e seus respectivos dependentes, no período compreendido entre 1º/10 e 31/12/99, serão cobertas exclusivamente com recursos do FAS.

§ 1º. A partir de 20/10/99 os sócios do FAS deverão, quando for o caso, obter autorizações de procedimentos diretamente junto à Unimed.

§ 2º. Durante o período previsto no caput deste artigo o usuário, sócio do FAS, deverá continuar usando normalmente o cartão magnético da Unimed.

Art. 3º. Durante o período em que o FAS estiver arcando com as despesas perante a Unimed deixará de ser cobrada a cota-participação do usuário no custeio dos serviços utilizados.

Art. 4º. A assistência médica-hospitalar e ambulatorial compreenderá: (Revogado pela NR n. 06/07)

I - consultas;

II - exames e diagnósticos complementares; III - meios especiais de tratamento;

IV - tratamento clínico e cirúrgico; e V - assistência e internação hospitalar.

§ 1º. Os meios especiais de tratamentos clínicos, dentre outros, compreendem fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, mediante autorização prévia pela Unimed ou pela Administração Superior do FAS. (Revogado pela NR n. 06/07)

§ 2º. As internações hospitalares compreendem os tratamentos clínicos e/ou cirúrgicos com os seguintes encargos bvásicos: (Revogado pela NR n. 06/07)

I - despesas com diárias e honorários profissionais;

II - despesas com taxas de sala de cirurgia, de uso de equipamentos, instrumentos e outras pertinentes; e

(2)

Art. 5º - Os limites de cobertura na assistência à saúde dos usuários do FAS se darão da seguinte forma: (Revogado pela NR n. 06/07)

I. as quantidades estipuladas serão consideradas por usuário, a cada exercício financeiro, não cumulativas, conforme quadro do inciso III deste artigo;

II. nas quantidades previstas, não serão levadas em consideração eventuais saldos existentes no Prosaúde do TRT - 23ª Região;

III. os limites estipulados poderão, em casos excepcionais, serem extrapolados, desde que autorizado por deliberação unânime dos membros do Conselho Provisório de Administração, acompanhado de prova inequívoca da gravidade do quadro clínico do paciente;

III. os exames e procedimentos deverão ser os constantes na Tabela da Associação Médica Brasileira – AMB/92, conforme quadro abaixo:

ANÁLISES CLÍNICAS

PROCEDIMENTO QUANTIDADE POR

USUÁRIO/ANO

Anátomo - patológico (exceto necrópsia ) Sem limite

Teste ergométrico 1

Densitometria óssea 1

Diálise e Hemodiálise - pacientes agudos (internados) - pacientes crônicos

Sem limite Não coberto Ecocardiografia c/ mapeamento, fluxo a cores, Doppler, colorido ou não 1 qualquer tipo

Holter 1

Inaloterapia Sem limite

Eletrocardiografia Sem limite

Laparoscopia , vídeolaparoscopia diagnóstica e cirúrgica 1

Litotripsia 1

Mapa 1

Medicina Nuclear 1 por categoria constante na

tabela da AMB 92.

Monitoragem Fetal 1

Eletroencefalografia e Neurofisiologia 1

Eletromiografia e Eletroneuromiografia 1

Endoscopia 1

Fotocoagulação a laser 1 sessão

Fonoaudiologia 24 sessões

Psicologia 24 sessões

Fisioterapia 24 sessões

Nutrição – consultas Vide art.

Hemoterapia ( somente para pacientes internados em fase aguda ) Sem limite

Provas de função pulmonar 1

Radiodiagnóstico Sem limite

Terapia da Dor - paciente crônico - paciente agudo

6 bloqueios sem limite

Tomografia Computadorizada 1

Ultra-sonografia 2 (mais uma em caso de

gestação )

Ressonância Nuclear Magnética 1

(3)

Radioterapia 12 sessões Radiologia Intervencionista, angiografia e hemodinâmica 1

INTERNAÇÃO

PROCEDIMENTO QUANTIDADE POR

USUÁRIO/ANO

Diárias hospitalares em enfermaria/apartamento 90 dias

Diárias de UTI 15 dias

Internação Psiquiátrica em hospital psiquiátrico ou em unidade de hospital geral por indicação médica psiquiátrica

10 dias

§ 1º. Os usuários, para os exames elencados no inciso III deste artigo, deverão obter autorização prévia junto à Unimed, exceto nos casos de emergência quando, então, a autorização poderá ser concedida a posteriori. (Revogado pela NR n. 06/07)

§ 2º. Além dos exames previstos no inc. III deste artigo, será necessário, também, autorização prévia nos seguintes casos: (Revogado pela NR n. 06/07)

I - internação para tratamento psiquiátrico; II - cirurgia plástica reparadora; e

III - tratamento em série

Art. 6º. Os exames simples e as consultas em geral não necessitam de autorização prévia bastando, apenas, apresentar o cartão magnético no estabelecimento em que serão realizados tais procedimentos. (Revogado pela NR n. 06/07)

Parágrafo único. Para efeitos destas norma, são considerados exames simples os de baixo custo, cujo valor seja menor ou igual a 100 CH (Coeficiente de Honorários Médicos). (Revogado pela NR n. 06/07)

Art. 7º - O usuário que se encontrar fora de Cuiabá ou Várzea Grande - MT deverá comparecer na Rede Credenciada da localidade em que estiver, a fim de solicitar autorização, via intercâmbio, para os procedimentos necessários. (Revogado pela NR n. 06/07)

Parágrafo único. Nos casos de urgência comprovada, que implique em internação imediata ou em socorro aos sábados, domingos e feriados ou fora do horário de expediente, o usuário ou outra pessoa adotará, por iniciativa própria, as providências que se fizerem necessárias ao atendimento, devendo tal fato ser comunicado na primeira oportunidade à Unimed ou ao Presidente do FAS. (Revogado pela NR n. 06/07)

Art. 8º. Em ocorrendo atendimento junto a profissional, empresa ou instituição não credenciada pela Unimed, o usuário deverá solicitar, em momento posterior, o reembolso das despesas, que se dará com base nos valores constantes nas Tabelas adotadas pelo FAS. (Revogado pela NR n. 06/07)

(4)

Parágrafo único. O pedido de reembolso deverá ser encaminhado ao Presidente do FAS, obrigatoriamente acompanhado da Nota Fiscal devidamente recibada, em caso de Pessoa Jurídica, ou Recibo constando CPF, em se tratando de Pessoa Física. (Revogado pela NR n. 06/07)

Art. 9º - A consulta médica será, ordinariamente, realizada por profissional da Rede Credenciada e terá validade para retorno por 15 dias, exceto nos casos em que esta decorrer por justificativa diferente (CID), não sendo nesse período autorizadas consultas da mesma natureza mesmo com outro profissional. (Revogado pela NR n. 06/07)

Parágrafo único. Esta regra vale também para os casos de consulta médica realizada, extraordinariamente, com profissionais não credenciados pela Unimed. (Revogado pela NR n. 06/07)

Art. 10 - As internações autorizadas e realizadas no período de 1º/10/99 a 31/12/99 dar-se-ão na acomodação apartamento.

Parágrafo único. O Conselho Provisório de Administração poderá utilizar até 3% (três por cento) do Fundo para cobrir, total ou parcialmente, eventuais diferenças suportadas pelos usuários advindas da utilização de apartamento antes do dia 1º/10/99.

Art. 11. Não serão cobertos pelo FAS os seguintes atendimentos: (Revogado pela NR n. 06/07) I - procedimentos de cura não reconhecidos pela medicina;

II - cirurgias plásticas cosméticas e estéticas;

III - exames complementares de diagnóstico quando de iniciativa do usuário; IV - check-up sem indicação médica;

V - transplante de órgãos;

VI - cirurgias ou tratamento para esterilização; VII - inseminação artificial;

VIII - cirurgias não éticas, inclusive interrupção de gestação; IX - tratamentos médicos experimentais;

X - tratamentos para cura de impotência sexual masculina e frigidez feminina; XI - acidentes, lesões e patologias decorrentes da prática de esportes de risco; XII - tratamento para rejuvenescimento e obesidade;

XIII - enfermagem particular;

XIV - visitas domicialiares por médicos especialistas;

XV - despesas com acompanhantes ou extraordinárias, na hipótese de internação hospitalar, exceto o fornecimento de passagens e pagamento de diárias.

Parágrafo único - São enquadrados como esportes de risco a asa-delta, motociclismo, caça submarina, boxe, pára-quedismo, motonáutica e outros assemelhados. (Revogado pela NR n. 06/07)

Art. 12 - O beneficiário que necessitar das autorizações previstas no art. 4º, § 2º, desta norma, deverá proceder da seguinte forma: (Revogado pela NR n. 06/07)

I - no caso de internação para tratamento psiquiátrico deverá ser apresentado ao Presidente do FAS laudo detalhado que justifique sua necessidade, constando o código da AMB, limitando-se aos casos agudos em que haja risco de auto-extermínio, possibilidade de dano a terceiros ou incompatibilidade de tratamento sem assistência hospitalar;

(5)

II - a cirurgia plástica reparadora somente terá cobertura quando efetuada para a restauração de funções de órgãos, membros e regiões decorrentes de acidentes pessoais ou de defeitos congênitos. Não será autorizada mamoplastia por hipertrofia mamária e dermolipectomia, mesmo com repercussão no esqueleto;

III - no tratamento em série (psicoterápica, fonoaudiologia, etc.) o paciente deverá encaminhar ao Presidente do FAS laudo detalhado, constando diagnóstico, plano e tempo de tratamento.

Esta norma entrará em vigor nesta data.

Afixe-se em murais e encaminhe cópias aos diversos órgãos do TRT - 23ª Região, inclusive JCJs do interior.

Cuiabá, 19 de outubro de 1999.

NEY MUSSA DE MORAES Presidente do FAS

Referências

Documentos relacionados

Só não será passado o valor total do jogo contra o time paulista porque o clube terá custos operacionais para a realização da partida como iluminação e arbitragem..

Brachiaria brizantha cultivares Xaraés e Marandú apresentam maior acúmulo de folha, relação folha:colmo , maior produção de material verde no resíduo de massa seca, e

A presente pesquisa teve como objetivo identificar o perfil sociodemográfico dos alunos matriculados em um curso de Pedagogia ofertado à distância, seus hábitos de estudo e sua

Se você não entender os perigos ou as precauções de segurança descritas nesta ficha de dados, entre em contato com seu supervisor ou administrador de segurança antes de manusear

A Norma Regulamentadora NR-06, do Ministério do Trabalho, define equipamento de proteção individual contra queda como sendo EPI Conjugado, conforme texto da

Por fim, Filipi Vieira Amorim e Humberto Calloni, em Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire, debruçam-se sobre o conceito de amorosidade, em Paulo Freire (1921-1997)

(AOCP_TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO_ELETROSUL_2008) Para cada exame médico realizado, seja admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função ou demissional,

2.1 - Interpretar de maneira objetiva e subjetiva textos diversos; desenvolver habilidades de leitura de textos verbais e não verbais, compreender a ideia central e secundária.. 2.2