• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS

(2)

ÍNDICE

1 – OBJETO... 3

2 – CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO ... 3

3 – FORMA DE APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS E DOCUMENTAÇÃO ... 4

4 – PROPOSTAS DE PREÇOS ... 5

5 – DOCUMENTAÇÃO ... 5

6 – CREDENCIAMENTO... 7

7 – ENTREGA DOS ENVELOPES E DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO ... 8

8 – CRITÉRIO DE JULGAMENTO ... 11

9 – CONTRATAÇÃO DO OBJETO DA LICITAÇÃO ... 11

10 – REPACTUAÇÃO DE PREÇOS ... 12

11 – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO... 12

12 – PRAZO DE VIGÊNCIA DO CONTRATO... 12

13 – PENALIDADES ... 12

14 – RECURSOS ... 13

15 – INFORMAÇÕES REFERENTES À LICITAÇÃO... 13

16 – DISPOSIÇÕES FINAIS ... 14

17 – FORO ... 15

(3)

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL DAC N° 10/2009

A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - ELETROBRÁS, através do Departamento de Contratações, torna público que, nos termos da Lei Nº 10.520, de 17 de julho de 2002, do Decreto n° 3.555, de 8 de agosto de 2000, com suas alterações posteriores e subsidiariamente da Lei 8.666/93, de 21 de junho de 1993, com suas alterações posteriores, fará realizar licitação, na modalidade de Pregão Presencial, tipo Menor Preço, em regime de execução indireta por empreitada por preço global, sob o registro DAC Nº /2009, para prestação de serviços de contratação de dois postos de serviços de zeladoria para a MCH Quebra Dentes, no Município de Quevedos, Rio Grande do Sul, conforme condições estabelecidas neste Edital. A sessão pública será realizada no dia 22 de julho de 2009, às 10h, no HOTEL CONTINENTAL SANTA MARIA, Rua Benjamin Constant, 1209 – Centro – Santa Maria - RS.

1 – OBJETO

1.1- Constitui objeto da presente licitação a prestação de serviço de zeladoria, nas dependências da MCH QUEBRA DENTES, no Município de Quevedos, Rio Grande do Sul, conforme condições estabelecidas no Anexo I do Edital – Especificação dos Serviços.

1.2 - A ELETROBRÁS fornecerá as diretrizes dos trabalhos a serem executados à direção da

CONTRATADA a qual as repassará ao profissional que for designado para supervisão dos

serviços, objeto deste pregão.

2 – CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1 - Somente poderão participar da licitação:

a) empresas que detenham atividade pertinente e compatível com o objeto deste pregão, comprovada por meio de contrato social ou documento equivalente;

b) empresas nacionais;

c) empresas estrangeiras autorizadas a funcionar no País, desde que tenham procurador residente e domiciliado no País, com poderes para receber citação, intimação e responder administrativa e judicialmente por seus atos, juntando os instrumentos de mandato com os documentos de habilitação.

2.2 - Não será admitida a participação de:

a) consórcios de empresas;

b) empresas cujos dirigentes, sócios ou gerentes mantenham vínculo empregatício com a

ELETROBRÁS;

(4)

artigo;

d) Sociedades cooperativas, em conformidade com o Termo de Conciliação Judicial firmado entre o Ministério Público do Trabalho - MPT - e a Advocacia Geral da União - AGU - em 05.06.2003;

e) empresas inscritas no Simples Nacional, de acordo com o estabelecido no Artigo 17 da Lei Complementar Nº 123, de 14 de dezembro de 2006;

f) empresa que estiver sob decretação de falência, em processo de recuperação judicial ou extrajudicial, dissolução ou liquidação.

2.3 - Este pregão é de âmbito nacional.

3 – FORMA DE APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS E DOCUMENTAÇÃO

3.1 - As propostas e a documentação deverão ser apresentadas em uma única via, necessariamente em papel, em envelopes separados, fechados e titulados. É VEDADA A APRESENTAÇÃO DE

PROPOSTAS EM MEIO DIGITAL.

3.2 - Os envelopes de propostas de preço deverão conter na parte externa, além da denominação social da licitante, os seguintes dizeres:

CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS Departamento de Suprimentos e Administração Geral

Av. Marechal Floriano, n° 19, 26° andar Rio de Janeiro - RJ

Ref.: PREGÃO PRESENCIAL DAC Nº 10/2009 – Serviços de Zeladoria MCH Quebra

Dentes

Envelope Nº 1 - Proposta de Preços

3.3 - Os envelopes de documentação deverão conter na sua parte externa, além da denominação social da licitante, os seguintes dizeres:

CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS Departamento de Suprimentos e Administração Geral

Av. Marechal Floriano, n° 19, 26° andar Rio de Janeiro - RJ

Ref.: PREGÃO PRESENCIAL DAC Nº10/2009 – Serviços de Zeladoria MCH Quebra

Dentes

Envelope Nº 2 - Documentação

3.4 - Todas as páginas constantes de cada envelope deverão estar rubricadas e, preferencialmente, ser numeradas seqüencialmente e apresentadas em pastas (com dois furos). Pede-se evitar pastas

(5)

3.5 - Os documentos constantes do Envelope Nº 2 - Documentação - deverão ser apresentados em original ou cópia autenticada, ou por meio de publicação em órgão da imprensa oficial, e ordenados em 4 seções, correspondentes aos subitens 5.1.1 a 5.1.4 deste Edital. Serão aceitas certidões emitidas pela Internet, desde que autorizadas pelos órgãos competentes.

3.6 - Documentos em idioma estrangeiro deverão ser acompanhados de tradução por tradutor juramentado, em original ou cópia autenticada, devendo a respectiva autenticação ser realizada pelo consulado correspondente.

4 – PROPOSTAS DE PREÇOS

4.1 - As PROPOSTAS DE PREÇOS deverão ser apresentadas conforme estabelecido nos itens 3.1, 3.2 e 3.4 deste Edital e conter os seguintes documentos e informações:

a) QUADROS DEMONSTRATIVOS DE PREÇOS de acordo com o “Modelo 6” – contido no Anexo II deste Edital, devidamente preenchidos.

a.1) No preço global deverão estar inclusos todos os custos e despesas, tais como: custos diretos e indiretos, tributos, encargos sociais, trabalhistas e previdenciários, seguros, taxas, lucro e outros necessários ao cumprimento integral do objeto.

a.2) O preenchimento do campo "Outros", em qualquer dos Quadros incluídos no "Modelo 6", implica na discriminação dos itens a que se refere.

b) O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, contados da data prevista para abertura dos envelopes, podendo vir a ser prorrogado mediante solicitação da ELETROBRÁS e aceitação da licitante.

d) A proposta deverá conter a razão social, endereço, telefone/fax, número do CNPJ, banco, agência, conta-corrente e praça de pagamento, nome e telefone do representante da empresa.

5 – DOCUMENTAÇÃO

5.1 - Os licitantes deverão apresentar, na forma estabelecida nos itens 3.1, 3.3, 3.4, 3.5 e 3.6, os documentos a seguir relacionados:

5.1.1 - Documentos relativos à habilitação jurídica serão obrigatórios apenas para as empresas

que não os apresentarem na fase de credenciamento, prevista no item 6.1.1 deste Edital.

a) Registro comercial, no caso de empresa individual;

(6)

b1) os documentos mencionados na alínea b deverão estar acompanhados de todas as suas alterações ou da respectiva consolidação e deles deverá constar, entre os objetivos sociais, a execução de atividades da mesma natureza do objeto deste Pregão.

c) Decreto de autorização, quando se tratar de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, com procurador residente domiciliado no País, conforme Parágrafo Único do Artigo 16 do Decreto 3.555/2000, e ato de registro ou autorização para funcionamento, expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir;

d) Inscrição do ato constitutivo em cartório de Registros de Pessoas Jurídicas, no caso de sociedades simples, acompanhada de prova da diretoria em exercício.

5.1.2 - Documentos relativos à regularidade fiscal:

a) Prova de regularidade referente a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União (Certidão Conjunta), relativa à sede do licitante, válida na data prevista para abertura dos Envelopes;

b) Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual (ou Certidão de não-Contribuinte do ICMS) e prova de regularidade para com a Fazenda Municipal da sede do licitante, válida na data prevista para abertura dos Envelopes;

c) Prova de regularidade relativa à Seguridade Social (CND/INSS), válida na data prevista para abertura dos Envelopes;

d) Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, válida na data prevista para abertura dos Envelopes.

5.1.2.1 - Conforme disposto no art. 43 da Lei Complementar nº 123/2006, as microempresas e empresas de pequeno porte, por ocasião da participação em certames licitatórios, deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação da regularidade fiscal,

mesmo que esta apresente alguma restrição.

5.1.2.1.1 – Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da administração, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa;

5.1.2.1.2 – A não-regularização da documentação no prazo previsto no subitem anterior implicará decadência do direito à contratação sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da lei 8.666/93, sendo facultado à administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

5.1.3 - Documentos relativos à qualificação técnica:

(7)

5.1.4 - Declaração, sob as penalidades da lei, de que o licitante não está sendo punido com declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração, conforme “Modelo 4” contido no Anexo II deste Edital.

5.1.5 - Declaração, sob as penalidades da lei, de que seus dirigentes, sócios e gerentes não mantém qualquer vínculo empregatício com a ELETROBRÁS, conforme “Modelo 3” contido no Anexo II deste Edital.

5.1.6 - Declaração, sob as penalidades da lei, de que o licitante atende ao disposto no inciso V do art. 27 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, acrescido pela Lei nº 9.854, de 27 de outubro de 1999, conforme “Modelo 2” contido no Anexo II deste Edital.

5.2 - Para fins de habilitação, o Certificado de Registro Cadastral - CRC - emitido pela

ELETROBRÁS, referente à categoria 14 – Serviços Diversos – Sub-Categoria 14.39 – Zeladoria,

válido na data estabelecida para abertura dos envelopes, substitui os documentos relacionados no item 5.1.1 a 5.1.6 - exceto quanto àqueles indicados no item 5.1.2 os quais necessariamente deverão ser apresentados, devendo o CRC constar do envelope de documentação.

6 – CREDENCIAMENTO

6.1 - O representante da empresa licitante deverá se apresentar para credenciamento junto ao Pregoeiro, no dia, horário e local indicados no item 7.1 deste Edital, devidamente munido de documento que o credencie a participar deste procedimento licitatório, respondendo por sua representada, devendo ainda no ato de entrega dos envelopes de propostas e de documentação, identificar-se exibindo a Carteira de Identidade ou outro documento equivalente.

6.1.1 - O credenciamento far-se-á, observado o disposto a seguir e conforme o caso:

a) Procurador - O credenciamento deverá ser feito por meio de instrumento particular de procuração, com firma reconhecida em cartório, ou instrumento público, outorgando expressamente poderes para formular ofertas e lances de preços, interpor e renunciar recurso, assim como praticar todos os demais atos pertinentes ao certame, em nome da licitante. A procuração deverá ser entregue juntamente com o contrato social da empresa licitante e suas alterações.

b) Sócio, Proprietário, Dirigente ou Assemelhado - deverá ser apresentado o Contrato ou Estatuto Social juntamente com as respectivas alterações contratuais que comprovem sua capacidade como representante legal, podendo ser apresentado Estatuto ou Contrato Social consolidado, no qual estejam expressos poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura.

(8)

6.2 - Independente das procurações apresentadas serem públicas ou particulares, será necessário a apresentação dos documentos de constituição da pessoa jurídica, citados nas alíneas “a” e “b” acima que deverão ser originais ou cópias autenticadas.

6.3 - Os documentos para o credenciamento devem ser apresentados externamente aos envelopes de documentação e proposta.

7 – ENTREGA DOS ENVELOPES E DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO

7.1 - Os envelopes de proposta e de documentação deverão ser entregues, preferencialmente às 10 horas do dia 22 de julho de 2009, no HOTEL CONTINENTAL SANTA MARIA, Rua Benjamin Constant, 1209 – Centro – Santa Maria - RS.

7.2 - Antes do início da sessão, os interessados deverão comprovar por meio de instrumento próprio, conforme estabelecido no item 6 deste Edital, poderes para formulação de propostas, lances verbais e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame.

7.3 - Abertura da Sessão

7.3.1 - Transcorrido o momento para credenciamento, o Pregoeiro abrirá a sessão. Aberta a sessão, os interessados ou representantes legais das licitantes apresentarão:

7.3.1.1 - Declaração, em separado dos envelopes, de que a licitante cumpre plenamente os requisitos de habilitação para o presente certame, conforme “Modelo 1” contido no Anexo II deste Edital.

7.3.1.2 - Declaração, em separado dos envelopes, da condição de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), se for o caso, conforme “Modelo 5” contido no Anexo II deste Edital;

7.3.1.2.1 - Para efeitos de cadastramento na ELETROBRÁS, a Declaração da condição de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) também deverá ser entregue juntamente com a documentação exigida.

7.3.1.2.2 - As microempresas ou empresas de pequeno porte deverão mencionar os possíveis defeitos a serem supridos, conforme disposto no art. 43 da Lei Complementar 123/96.

7.3.1.2.3 - A não entrega da Declaração indicará que o licitante optou por não utilizar os benefícios previstos na Lei Complementar nº 123/2006.

7.3.1.2.4 - O licitante que apresentar Declaração falsa, objetivando os benefícios da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, incorrerá nas penalidades previstas na Lei 8.666/93.

7.4 - Abertura dos envelopes de propostas e classificação das licitantes

(9)

proposta de menor preço global e as demais propostas que apresentem valores sucessivos e superiores em até 10% (dez por cento), relativamente a proposta de menor preço;

7.4.2 - Quando não forem verificadas, no mínimo, 3 (três) propostas escritas de preços nas condições definidas no item anterior, o Pregoeiro classificará as melhores propostas subseqüentes, até o máximo de 3 (três), para que seus autores participem dos lances verbais, quaisquer que sejam os preços oferecidos nas propostas escritas.

7.5 - Etapa competitiva de lances

7.5.1 - Após definida a classificação das empresas licitantes, conforme disposto nos itens 7.4.1 e 7.4.2, o Pregoeiro dará início a etapa de lances verbais, devendo os lances serem formulados de forma sucessiva, valores distintos e decrescentes em relação ao último valor de menor preço ofertado;

7.5.2 - Cada licitante classificado, de forma seqüencial apresentará lances verbais a partir do valor constante da proposta classificada de maior preço global e os demais, em ordem decrescente de valor mensal global;

7.5.3 - A desistência em apresentar lance verbal, quando convocada pelo pregoeiro, implicará na exclusão da licitante da etapa de lances verbais e na manutenção do seu último preço apresentado, para efeito de ordenação das propostas;

7.5.4 - Caso não sejam mais ofertados lances verbais, será encerrada a etapa competitiva e serão ordenadas as ofertas, exclusivamente pelo critério de menor preço global.

7.5.5 - Após a etapa de lances, sendo verificada a ocorrência de empate, será assegurada, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte, definidas pela Lei Complementar nº 123/2006, nos termos art. 44 do referido diploma legal.

7.5.5.1 - Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento)

superiores à proposta mais bem classificada.

7.5.6 - Para efeito do disposto no item 7.5.5, ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

7.5.6.1 - A microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar nova proposta de preço inferior àquelaconsiderada vencedora do certame, no prazo máximo de 5

(cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão, situação em que será

adjudicado em seufavor o objeto licitado;

7.5.6.2 - No caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem no intervalo estabelecido no subitem 7.5.5, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

(10)

porventura se enquadrem na hipótese do subitem 7.5.5, na ordem classificatória, a próxima microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada para o exercício do mesmo direito previsto no subitem 7.5.6.1.

7.5.6.3.1 - O procedimento previsto no subitem 7.5.6.3 será adotado, sucessivamente, até a apuração de uma proposta que atenda ao Edital ou até que não haja microempresa ou empresa de pequeno porte que se enquadre na hipótese do subitem 7.5.5.

7.5.7 - Na hipótese de não-contratação nos termos previstos nos subitens 7.5.5 e 7.5.6, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

7.5.8 - O disposto no subitem 7.5.5 somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

7.5.9 - O licitante vencedor terá o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para reapresentação dos QUADROS DEMONSTRATIVOS DE PREÇOS, adequados ao valor mensal global final de sua proposta, resultante de seu último preço apresentado.

7.6 - Aceitabilidade da proposta e Habilitação

7.6.1 - Declarada encerrada a etapa competitiva e ordenadas as propostas, o pregoeiro examinará a aceitabilidade da proposta primeira classificada, decidindo motivadamente a respeito da sua aceitabilidade;

7.6.2 - Sendo aceitável a proposta de menor preço, será aberto o envelope contendo a documentação de habilitação do licitante que a tiver formulado, para verificação de suas condições habilitatórias. Constatado o atendimento das exigências fixadas no Edital, o licitante será declarado vencedor sendo-lhe adjudicado o objeto do certame;

7.6.3 - Se a proposta de menor preço não for aceitável, o pregoeiro examinará as propostas subseqüentes, na ordem de classificação, verificando o seu atendimento até a apuração de uma proposta que atenda os termos do Edital e desta verificando as condições habilitatórias. Constatado o atendimento das exigências fixadas no Edital, o licitante será declarado vencedor sendo-lhe adjudicado o objeto do certame;

7.6.4 - Se o licitante detentor da proposta de menor preço desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará a documentação do licitante subseqüente, e assim, sucessivamente, até a apuração de documentação que atenda os termos do Edital;

7.6.5 - No caso do licitante ser uma microempresa ou uma empresa de pequeno porte (nos termos da Lei Complementar no 123/2006), se este apresentar restrições na comprovação da

regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da declaração do licitante vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração Pública, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa, nos termos do § 1o do

art. 43 da Lei Complementar no 123/2006.

(11)

art. 7º da Lei nº 10.520/2002, sendo facultado à administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

7.6.6 - Os envelopes de habilitação que não forem abertos na sessão, serão rubricados pelo pregoeiro, pelos membros da equipe de apoio e pelos representantes dos licitantes, permanecendo fechados, sob a responsabilidade da ELETROBRÁS, até a assinatura do Contrato, após o que os licitantes serão convocados a retirá-los;

7.6.6.1 - Os licitantes deverão retirar seus envelopes de documentação, na ELETROBRÁS, no prazo de 30 (trinta) dias contados da convocação para essa retirada; os envelopes serão devolvidos, sem terem sido abertos, na Av. Marechal Floriano, 19, 26º andar, Secretaria do DAC, Centro, Rio de Janeiro, nos horários de 9 às 11 horas e de 14 às 16 horas. Os envelopes não retirados serão destruídos pela ELETROBRÁS.

8 – CRITÉRIO DE JULGAMENTO

8.1 - Não será considerada qualquer proposta que deixar de contemplar, total ou parcialmente, serviços objeto desta licitação.

8.2 - As propostas serão avaliadas pelo critério de menor preço, levando-se em conta o preço

global para o período de 24 (vinte e quatro) meses constante dos QUADROS DEMONSTRATIVOS DE PREÇOS apresentados pela proponente e as condições estabelecidas

neste Edital.

8.3 - Não serão consideradas propostas que apresentem preços manifestamente inexeqüíveis, nem preços que, comparativamente com os correntes de mercado, sejam considerados excessivos. 8.3.1 - Os licitantes poderão vir a ser chamados pelo Pregoeiro para demonstrar a exeqüibilidade de suas propostas.

8.4 - Em caso de empate, o desempate se dará por sorteio público, excetuado o disposto no item 7.5.5.

8.5 - Havendo divergências entre os preços unitários e totais, prevalecerão os unitários.

9 – CONTRATAÇÃO DO OBJETO DA LICITAÇÃO

9.1 - O representante legal da proponente vencedora deverá comparecer à ELETROBRÁS no prazo de 5 (cinco) dias, a contar da data da convocação, para assinatura do respectivo contrato.

9.2 - A recusa injustificada da proponente vencedora em assinar o instrumento contratual, dentro do prazo e condições estabelecidos, caracterizará o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-a às penalidades legalmente estabelecidas, além de multa correspondente a 10% (dez por cento) do valor global contido em sua proposta.

(12)

os licitantes remanescentes, atendida a ordem de classificação, para adjudicação do objeto da licitação.

9.4 - A juízo da ELETROBRÁS, qualquer proponente em vias de ser julgada vencedora, ou já declarada vencedora da licitação, ou já convidada a assinar o instrumento contratual, poderá perder sua condição para fazê-lo se a ELETROBRÁS vier a ter conhecimento de fato superveniente, comprovado, que a desabone.

10 – REPACTUAÇÃO DE PREÇOS

As condições de repactuação dos preços estão estabelecidas na Cláusula Quarta da MINUTA DE CONTRATO, Anexo III deste Edital.

11 – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

As condições de pagamento estão estabelecidas na Cláusula Sexta da MINUTA DE CONTRATO, Anexo III deste Edital.

12 – PRAZO DE VIGÊNCIA DO CONTRATO

O prazo de vigência do contrato está estabelecido na Cláusula Onze da MINUTA DE CONTRATO, Anexo III deste Edital.

13 – PENALIDADES

13.1 - As penalidades referentes à execução do Contrato estão estabelecidas na Cláusula Dez da Minuta de Contrato, Anexo II deste Edital.

13.2 - Aquele que deixar de entregar ou apresentar documentação exigida no edital, apresentar documentação falsa, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar a execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal, cometer fraude na entrega do material, descumprir prazos, e que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não assinar o contrato, ficará sujeito às seguintes sanções, sem prejuízo da reparação dos danos causados à ELETROBRÁS pelo infrator, garantido o direito à ampla defesa:

a) advertência;

b) multa;

(13)

d) declaração de inidoneidade para licitar e contratar com a União enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade.

13.3 - Nenhuma sanção será aplicada sem o devido processo administrativo, que prevê defesa prévia do interessado e recurso nos prazos definidos em lei, sendo-lhe franqueada vista ao processo.

14 – RECURSOS

14.1 - A manifestação da intenção de interpor recurso, se houver, deverá ser feita ao final da sessão, após declarado o licitante vencedor do certame, quando o pregoeiro fará registrar em ata a síntese das suas razões e contra-razões, podendo os interessados juntar memoriais no prazo máximo de 3 (três) dias corridos, ficando os demais, desde logo, intimados a impugnar as razões do recurso em igual número de dias, que começarão a correr ao término do prazo do recorrente.

14.2 - Os recursos contra a decisão do pregoeiro, quando interpostos, serão dirigidos ao Diretor de Administração da ELETROBRÁS, mediante protocolo, no endereço indicado na alínea "a" do item 15.1 deste Edital, ou por fax, pelo número indicado na alínea “b” daquele mesmo item; em ambos os casos deverá ser respeitado o horário normal do expediente da ELETROBRÁS - 8h às 12h e 13h30 às 17h.

14.3 - O recurso contra decisão do pregoeiro não terá efeito suspensivo.

14.4 - Na ausência de recursos ou após decididos os recursos eventualmente interpostos, será adjudicado o objeto do certame ao licitante declarado vencedor, estando o resultado final da licitação sujeito à homologação pela autoridade superior competente.

14.5 - O acolhimento de recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

15 – ESCLARECIMENTOS E IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

15.1 - Esclarecimentos quanto à interpretação dos termos deste Edital deverão ser solicitados, por escrito, até no máximo, 2 (dois) dias úteis, antes da data fixada para recebimento das propostas, da seguinte forma:

a) por carta:

CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS At: Pregoeiro

Av. Marechal Floriano, nº 19, 26º andar - Secretaria do DAC Centro - Rio de Janeiro - RJ

(14)

Ref.: PREGÃO PRESENCIAL DAC Nº10/2009 – Serviços de Zeladoria MCH Quebra

Dentes

Pedido de Esclarecimento b) por fax (21) 2514-5229:

CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS At: Pregoeiro

Edifício Vital Brazil - 26º andar - Secretaria do DAC

Ref.: PREGÃO PRESENCIAL DAC Nº10/2009 – Serviços de Zeladoria MCH Quebra

Dentes

15.2 - Somente terão validade esclarecimentos prestados por intermédio do pregoeiro, que os disponibilizará no sítio da ELETROBRÁS, www.eletrobras.com, no link “Editais e Avisos –

Divulgação dos Editais e Avisos de Licitação”.

15.2.1 - Caso a ELETROBRÁS venha a alterar o Edital, a divulgação ocorrerá conforme disposto no artigo 12 do Decreto 3.555/2000.

15.2.2 - É de responsabilidade dos interessados em participar da licitação manterem-se atualizados quanto a todos os esclarecimentos prestados sobre a licitação, bem quanto a quaisquer informações a ela pertinentes, através de consulta permanente ao sítio acima indicado, não cabendo a responsabilidade pela não observância desse procedimento à ELETROBRÁS.

15.2.3 - Não serão prestados esclarecimentos por telefone.

15.3 - O pregoeiro decidirá sobre a impugnação no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

15.4 - Acolhida a impugnação contra o edital, será designada nova data para a realização do certame, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas.

15.5 - As respostas às impugnações e aos esclarecimentos solicitados serão disponibilizados no sítio da ELETROBRÁS, observando o disposto em 15.2.2.

16 – DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1 - Os interessados comunicarão, por escrito, à ELETROBRÁS, nas formas previstas nos itens 15.1.a e 15.1.b, a existência de eventuais falhas nos termos deste Edital e seus Anexos. Serão tomadas as providências cabíveis, na forma da Lei, participando a todos os interessados as alterações que se fizerem necessárias, ou, se for o caso, informando, ao autor da comunicação, a decisão circunstanciada de manter os termos objeto do questionamento.

16.2 - As licitantes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados, em qualquer época.

(15)

16.4 - A ELETROBRÁS poderá promover alterações nos termos deste Edital.

16.5 - A ELETROBRÁS poderá revogar esta licitação, por interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, ou anulá-la, por ilegalidade de ofício ou mediante provocação de terceiros, em qualquer de suas fases, em conformidade com a legislação vigente.

16.6 - O orçamento estimado para a contratação correrá por conta de elemento orçamentário próprio da ELETROBRÁS.

16.7 - Na contagem dos prazos estabelecidos neste edital e seus anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente na

ELETROBRÁS. 17 – FORO

Fica eleito o foro da cidade do Rio de Janeiro, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir qualquer questão oriunda da presente licitação.

18 – ANEXOS

Fazem parte integrante deste Edital os seguintes Anexos: ƒ ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS ƒ ANEXO II - MODELOS

ƒ ANEXO III - MINUTA DE CONTRATO

Rio de Janeiro, 08 de julho de 2009.

Ana Lucia Romualdo Cortez Rocha Chefe da Divisão de Licitações e Contratos

Referências

Documentos relacionados

Na primeira seção, farei uma breve referência ao novo-institucionalismo que recentemente chamou a atenção para o papel das instituições no desenvolvimento econômico, mostrando

contrato de locação de um imóvel residencial situada na Avenida Beira Rio, nº 153, Centro, Mutuípe – Bahia, destinado ao uso da Secretaria da Fazenda, Administração, Planejamento

Segundo Cury (2008), a Constituição Federal como direito, significa “um recorte universalista próprio de uma cidadania ampliada e ansiosa por encontros e

As hard breaklines definem interrupções na triangulação e na suavização da função de altimetria e usam-se tipicamente para a representação de liinhas de água, tergos, linhas

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

Ciente de que a televisão, como qualquer outra mídia, está em constante transformação, a RGT, como já se referiu, mantém vários núcleos de