• Nenhum resultado encontrado

HI Refratômetro para Medição de Sacarose

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HI Refratômetro para Medição de Sacarose"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Manual de Instruções

HI 96801

Refratômetro para Medição de

Sacarose

w w w . h a n n a i n s t . c o m TRADUZIDO POR Agronatur® Ltda

www.agronatur.com.br

(2)

Caro Cliente,

Obrigado por escolher um produto Hanna Instruments.

Por favor, leia este manual de instruções cuidadosamente antes de usar este instrumento. Este manual irá fornecer-lhe as informações necessárias para o uso correto deste instrumento, assim como a ideia precisa de sua versatilidade.

Se você precisar de mais informações técnicas não hesite em enviar um e- mail para tech@hannainst.com ou em nossa lista de contatos em todo o mundo em www.hannainst.com.

SUMÁRIO

EXAME PRELIMINAR ... 2

DESCRIÇÃO GERAL ... 3

ESPECIFICAÇÕES ... 3

PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO ... 4

DESCRIÇÃO FUNCIONAL ... 5

ELEMENTOS DA TELA ... 6

ORIENTAÇÕES PARA MEDIÇÃO ... 6

PROCEDIMENTO DE CALIBRAÇÃO ... 7

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO ... 8

FAZENDO UMA SOLUÇÃO % BRIX PADRÃO ... 9

MUDANDO A UNIDADE DA TEMPERATURA ... 9

SUBSTITUIÇÃO DA BATERIA ... 10

GARANTIA ... 10

MENSAGENS DE ERRO ... 11

EXAME PRELIMINAR

Retire o instrumento da embalagem e examine com cuidado para garantir que não sofreu danos durante o transporte. Se algum dano ocorreu, informe o seu revendedor mais próximo ou o Centro de Atendimento ao Cliente Hanna mais próximo.

Cada instrumento HI 96801 é fornecido com:

bateria de 9 V

manual de instruções

Nota: Guarde toda a embalagem até ter certeza de que o instrumento funciona corretamente. Um item defeituoso deve ser devolvido em sua embalagem original.

Todos os direitos são reservados. A reprodução total ou parcial é proibida sem o consentimento por escrito do detentor dos direitos, Hanna Instruments Inc., Woonsocket, Rhode Island, 02895, USA.

(3)

3

DESCRIÇÃO GERAL

O Refratômetro Digital para Medição de Sacarose HI 96801 é um dispositivo portátil robusto resistente a água, benefícios da Hanna de anos de experiência como fabricante de instrumentos analíticos.

O HI 96801 é um instrumento óptico que emprega a medição do índice de refração para determinar o % Brix de açúcar em soluções aquosas. O método é simples e rápido. As amostras são medidas após uma simples calibração com água deionizada ou destilada. Em poucos segundos o instrumento mede o índice de refração da amostra e o converte em unidades de concentração % Brix. O refratômetro digital HI 96801 elimina a incerteza associada aos refratômetros mecânicos e é facilmente transportável para medições em campo.

A técnica de medição e compensação de temperatura empregam metodologia recomendada nos livros de métodos ICUMSA (Órgão internacionalmente reconhecido para análise de açúcar).

A temperatura (em °C ou °F) é indicada simultaneamente com a medição na ampla tela de dois níveis, juntamente com ícones de Baixa Energia (Low Power) e outras mensagens úteis.

Os principais recursos incluem:

Tela LCD de dois níveis

Compensação Automática da Temperatura (ATC)

Fácil configuração e armazenamento

Carga da bateria com indicador de Baixa Energia (BEPS)

Desligamento automático após 3 minutos sem uso

ESPECIFICAÇÕES

Capacidade: 0 a 85 %Brix / 0 a 80 °C (32 a 176

°F)

Resolução: 0,1 %Brix / 0,1 °C (0,1 °F) Precisão: ± 0,2 %Brix / ± 0,3 °C (±0,5 °F) Compensação de

temperatura: Automática entre 10 e 40 °C (50 - 104 °F)

Tempo de medição: Aproximadamente 1.5 segundos Volume mínimo de amostra: 100 L (cobrir o prisma totalmente) Fonte de luz: LED Amarelo

Célula de amostra: Anel SS e prisma de vidro flint Material do invólucro: ABS

Classificação do invólucro: IP 65

Tipo de bateria / Vida útil: 1 x 9V / 5000 leituras Desligamento automático: Após 3 minutos sem uso Dimensões: 19,2(C) x 10,2(L) x 6,7(A) cm

Massa: 420 g

(4)

PRINCÍPIO DE OPERAÇÃO

A determinação do Brix é feita através da medição do índice de refração de uma solução. O Índice Refrativo é uma característica ótica de uma substancia e do número de partículas dissolvidas nela. O Índice Refrativo é definido pela razão entre a velocidade da luz no espaço vazio para a velocidade da luz na substância.

Um dos resultados desta propriedade é que a luz refletirá, ou mudará de direção, enquanto atravessa uma substância com índice de refração diferente. Isto é chamado de refração.

Quando passa por um material com índice de refração superior ou inferior, há um ângulo crítico onde o feixe de luz que entra já não é mais capaz de refratar, mas irá refletir. Este ângulo crítico pode ser facilmente utilizado para calcular o índice de refração de acordo com a equação:

sen (Ø

crítico

) = n

2

/ n

1

Onde n

2

é o índice de refração no meio de menor densidade; n

1

é o índice de refração no meio de maior densidade.

Refração Ângulo Crítico Reflexão Øi < Øcrítico Øi = Øcrítico Øi > Øcrítico

Øi - ângulo de incidência n1, n2 - índice de refração Øcrítico - ângulo de refração

No HI 96801, a luz de um LED passa através de um prisma em contato com a amostra. Um sensor de imagem determina o ângulo crítico em que a luz não refrata mais através da amostra.

O HI 96801 calcula automaticamente a compensação de temperatura e converte o índice de refração da amostra em concentração de sacarose em unidades de percentagem (em peso) Brix.

Sensor Linear de Imagem

4

Amostra Poça da Amostra

LED Prisma Lente

Sombra

(5)

5

DESCRIÇÃO FUNCIONAL

VISTA SUPERIOR

1. Tela de Cristal Líquido (LCD) 2. Tela secundária 3. Tela primária 4. Tecla READ (Leitura) 5. Tecla ZERO (Calibração) 6. ON/OFF (Liga/Desliga)

7. Poça de amostra em Aço Inoxidável e Prisma VISTA INFERIOR

8. Tampa da Bateria 9. Compartimento da Bateria

ABRIR

(6)

ELEMENTOS DA TELA

1. Bateria (pisca quando detectar que a carga da bateria esta baixa) 2. Tela Primária (exibe a medição e mensagens de erro) 3. Ícone de Medição em Andamento

4. SETUP: Ícone de Calibração de Fábrica 5. CAL: Ícone de Fabricação

6. Unidade de Medição

7. Compensação Automática da Temperatura (pisca quando a temperatura excede o intervalo de 10-40 °C / 50-104 °F) 8. Unidade de Temperatura

9. Tela Secundária (Exibe medições de temperatura; quando pisca, a temperatura ultrapassou a faixa de operação: 0-80 °C / 32-176 °F)

ORIENTAÇÕES PARA MEDIÇÃO

 Manuseie o instrumento com cuidado. Não derrube.

 Não mergulhe o instrumento na água.

 Não borrife água em qualquer parte do instrumento, exceto a “poça de amostra” localizada sobre o prisma.

 O instrumento foi projetado para medir soluções de Sacarose. Não exponha o instrumento ou prisma a solventes que irão danificá-lo.

Isto inclui a maioria dos solventes orgânicos e soluções extremamente frias ou quentes.

O material particulado na amostra pode riscar o prisma. Absorva a amostra com um lenço macio e lave a poça de amostra com água deionizada ou destilada entre cada amostra.

 Use pipetas de plástico para transferir todas as soluções. Não utilize ferramentas metálicas como agulhas, colheres ou pinças, pois elas irão arranhar o prisma.

 Para reduzir os efeitos da evaporação ou absorção de água ao tomar leituras ao longo de um período de tempo, o prisma e a poça de amostra podem ser cobertos com plástico.

6

(7)

7

PROCEDIMENTO DE CALIBRAÇÃO

A calibração deve ser efetuada diariamente, antes das medições serem feitas, quando a bateria for trocada, entre uma longa série de medições, ou quando ocorrerem mudanças ambientais desde a última calibração.

1. Pressione a tecla ON/OFF e solte-a. Duas telas de teste do instrumento aparecerão brevemente; todos os segmentos do LCD seguidos pela percentagem de carga restante da bateria. Quando o LCD exibir traços, o instrumento está pronto.

2. Usando uma pipeta plástica, encha a poça de amostra com água deionizada ou destilada. Certifique-se que o prisma está completamente coberto.

Nota: Se a amostra ZERO for sujeita a luz intense, como a luz do sol ou outra fonte forte, cubra a poça de amostra com a mão ou outra sombra durante a calibração.

3. Pressione a tecla ZERO. Se não aparecerem mensagens de erro, sua unidade está calibrada. (Para descrição de MENSAGENS DE ERRO ver página 11).

Nota: A tela 0.0 irá permanecer até ser medida uma amostra ou o instrumento for desligado.

4. Gentilmente absorva o padrão ZERO de água com um lenço macio.

Tome cuidado para não arranhar a superfície do prisma. Seque a superfície completamente. O instrumento está pronto para medir uma amostra.

Nota: Se o instrumento for desligado a calibração não será perdida.

(8)

8

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO

Verifique se o instrumento foi calibrado antes de efetuar medições.

1. Limpe a superfície do prisma, localizado no fundo da poça de amostra. Certifique-se que o prisma e a poça de amostra estão completamente secos.

2. Utilizando uma pipeta plástica, goteje a amostra sobre a superfície do prisma. Preencha a poça completamente.

Nota: Se a temperatura da amostra diferir significativamente da temperatura do instrumento, aguarde aproximadamente 1 minuto para permitir o equilíbrio térmico.

3. Pressiona a tecla READ. O resultado é exibido em unidades % BRIX.

Nota: O último valor medido será exibido até que a próxima amostra seja medida ou até o instrumento ser desligado. A temperatura será atualizada continuamente.

Nota: O ícone ATC pisca e a compensação automática da temperatura é desabilitada se a temperatura exceder o intervalo de 10-40 °C /50-104 °F.

4. Remova a amostra da poça de amostra com um lenço macio.

5. Usando uma pipeta plástica, lave o prisma e a poça de amostra com água destilada ou deionizada. Seque. O instrumento está pronto para a próxima amostra.

ÁGUA DESTILADA

(9)

9

FAZENDO UMA SOLUÇÃO % BRIX PADRÃO

Para fazer uma Solução Brix, siga o procedimento abaixo:

 Coloque o recipiente (como um frasco de vidro ou um conta-gotas que possui tampa) em uma balança analítica.

 Tare a balança.

 Para fazer uma solução de X BRIX pese X gramas de elevado grau de pureza de Sacarose (CAS #: 57-50-1) diretamente no recipiente.

 Adicione água destilada ou deionizada no recipiente de modo que o peso total da solução fique 100g.

Nota: Soluções acima de 60% Brix precisam ser vigorosamente mexidas ou agitadas e aquecidas em banho-maria. Remova a solução do banho quando a sacarose estiver dissolvida. A quantidade total pode ser dimensionada proporcionalmente para recipientes menores, mas a precisão pode ser sacrificada.

Exemplo com 25% Brix:

% Brix Sacarose (g) Água (g) Total (g)

25 25,000 75,000 100,000

MUDANDO A UNIDADE DA TEMPERATURA

Para alterar a unidade da temperatura de Celsius para Fahrenheit (ou vice-versa), siga este procedimento.

1. Pressione e segure a tecla ON/OFF por aproximadamente 15 segundos. O LCD exibirá a tela de “todos os seguimentos” seguido de uma tela com o número do modelo na tela primária e o número da versão na tela secundária. Continue pressionando a tecla ON/OFF.

15 segundos

2. Enquanto pressiona a tecla ON/OFF, pressione a tecla ZERO. A unidade de temperatura irá mudar de °C a °F ou vice-versa.

°C ou °F

(10)

1 0

SUBSTITUIÇÃO DA BATERIA

Para substituir a bateria do instrumento, siga estes passos:

 Verifique se o instrumento está desligado.

 Gire o instrumento com o topo para baixo e remova a tampa da bateria girando-a no sentido anti-horário.

 Extraia a bateria de seu compartimento.

 Substitua por uma bateria de 9V nova certificando-se de observar a polaridade.

 Coloque a tampa da bateria de volta e gire-a no sentido horário até fixa-la novamente em sua posição original.

GARANTIA

O HI 96801 é garantido por dois anos contra defeitos de fabricação e de material quando utilizado para o fim que é designado e mantido de acordo com as instruções.

Esta garantia é limitada à reparação ou substituição gratuita. Os danos causados por acidentes, uso indevido, adulteração ou falta de manutenção não estão cobertos.

Se o serviço for necessário, contate o revendedor em que você adquiriu o instrumento. Se dentro da garantia, indique o modelo, data de compra, número de série e natureza do problema. Se o reparo não é coberto pela garantia, você será notificado dos encargos incorridos.

Caso o instrumento precisa ser retornado para Hanna Instruments, obtenha primeiro um número de autorização de retorno de mercadoria junto ao departamento de Serviços Técnicos e, em seguida, envie-o com todos os portes pagos. Quando enviar qualquer instrumento, certifique-se que está devidamente empacotado e protegido.

Para validade a garantia, preencha e devolve o cartão anexo dentro dos 14 dias a partir da data de compra.

ABRIR

(11)

MENSAGENS DE ERRO

Código de Erro Descrição

“ Err“

Falha geral. Desligue e ligue o instrumento. Se o erro persistir, entre em contato com Hanna.

“ LO“ na tela primária Amostra excede a faixa

mínima de medição.

“ HI“ na tela primária Amostra excede a faixa

máxima de medição.

“ LO“ na tela primária Ícone Cal ligado

Solução errada para o zero do instrumento. Use água deionizada ou destilada.

Pressione ZERO.

“ HI“ na tela primária Ícone Cal ligado

Solução errada para o zero do instrumento. Use água deionizada ou destilada.

Pressione ZERO.

“t LO“ na tela primária Ícone Cal ligado

Temperatura excede o limite ATC mínimo (10,0°C) durante a calibração.

“t H I“ na tela primária Ícone Cal ligado

Temperatura excede o limite ATC máximo (40,0 °C) durante a calibração.

“Air“ Superfície do prisma

insuficientemente coberta.

“ ELt“ Muita luz externa para a

medição. Cubra a poça de amostra com a mão.

“nLt“ Luz do LED não detectada.

Entre em contato com Hanna.

Ícone da bateria

piscando <5% de carga da bateria

restante.

Valores de temperatura piscando “0.0 °C“ ou

“80.0 °C“

Medição da temperatura for a da escala (0,0 a 80,0 °C).

Ícone ATC piscando For a do intervalo de

compensação da temperatura (10,0 a 40,0 °C).

Ícone SETUP piscando Calibração de fábrica perdida.

Entrar em contato com Hanna.

(12)

Impresso na ROMENIA MAN96801 09/14 Hanna Instruments Inc. Highland

Industrial Park 584 Park East Drive Woonsocket, RI 02895 USA

Suporte Técnico para Clientes Tel. (800) 426 6287 Fax (401) 765 7575 E-mail

tech@hannainst.com www.hannainst.com

Escritórios de Vendas e Atendimento ao Cliente

Referências

Documentos relacionados

O seu SVM™ pode ser combinado ao refratômetro Abbemat da Anton Paar para realizar a medição simultânea da viscosidade, densidade e índice de refração, a partir de uma

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o

Se os rios são as principais fontes de sais dissolvidos, matéria orgânica, material particulado e nutrientes para a água do mar,. porque a água do mar não é uma versão

INSTANTES MAIS TARDE, PASSADO O PÂNICO, MONTEIRO PRADO, ISADORA, MARCELÃO, DONA GIGI, ZÉ URBANO, SORAIA E ALBERTO TENTAVAM ENCONTRAR UMA RESPOSTA PARA O