• Nenhum resultado encontrado

Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Missionários 1. Rev. Gerson Troquez (Senegal) Seminarista Filipe Rodrigues de Lima 26/08/1900

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Missionários 1. Rev. Gerson Troquez (Senegal) Seminarista Filipe Rodrigues de Lima 26/08/1900"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Boletim nº 4698

26/08/1900 IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Despertamento e Envolvimento para a Glória de Deus ...fazei tudo para a glória de Deus 1 Co 10.31

Cultos Dominicais 11h e 19h

Escola Dominical

09h30

Reuniões de Oração

2ª a 6ª - 12h sábado - 07h

Estudo Bíblico

5ª feira - 19h

15/05/2016

Pastores

Efetivos

Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado

Emérito

Rev. Carlos Aranha Neto

Missionários

1. Rev. Gerson Troquez (Senegal) 2. Rev. Gessé Almeida Rios (Cape Town - África do Sul) 3.Miss. Lázaro A. P. Jacarandá

(Albânia) 4.Miss. Ronaldo F. André

(Romênia) 5. Miss. Olga Rodrigues

(Congregação de Caucaia do Alto)

Seminarista

Filipe Rodrigues de Lima

C CC C

CL A M A RL A M A RL A M A RL A M A RL A M A R EEEEE E E E E ES P E R A RS P E R A RS P E R A RS P E R A RS P E R A R

“Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”

Salmo 40.1

O Rei Davi se encontrava “num poço de perdição... tremedal de lama”, quando clamou por socorro ao Senhor e esperou confiantemente pela ação Divina. Ele sabia que não poderia sair daquela situação por suas próprias forças e que por mais que se esforçasse, todas as suas tentativas seriam em vão. O que fazer diante disso? Ele tinha a resposta: clamar e esperar... e foi exatamente o que fez!

Deus “se inclinou e ouviu” suas preces, mudou a sua sorte, firmou seus pés sobre uma rocha e colocou um cântico de louvor em seus lábios. Davi experimentou a bênção de confiar em Deus e passou a testemunhar sobre as muitas maravilhas que Ele havia operado em sua vida.

É É É

É É necessário clamar ao Senhor. Por mais difícil que seja a situação vivida, por mais dura que seja a luta enfrentada, nunca desista de clamar ao Senhor, que tem “olhos e ouvidos abertos” à o r a ç ã o d o S e u p o v o . C l a m a r a D e u s é r e c o n h e c e r a n o s s a incapacidade e fragilidade. Clamar a Deus é reconhecer a nossa dependência Daquele que pode todas as coisas.

É É É É

É necessário esperar no Senhor. Nada foge ao Seu controle e Ele tem um propósito para tudo. O tempo da espera é tempo de aprendizado e crescimento espiritual. Tempo de quietude, entrega e confiança. No Senhor nunca esperamos em vão! Mesmo diante das circunstâncias mais difíceis, devemos esperar pelo agir do Senhor, afinal, “Ele nunca chega atrasado”.

Seja qual for a sua luta e a sua dor, lembre-se sempre que pertencemos ao Deus Todo Poderoso, que nos trata como filhos amados e nunca nos desampara. Por isso, clame e espere Nele! O Senhor agirá em seu favor e virá te socorrer. Assim como fez com Davi, Ele também firmará os seus pés na rocha e colocará em seus lábios um novo cântico. Cântico de louvor, de alegria e de vitória!

Rev. Flávio Viola Machado

(2)

I N F O R M A T I V O M I S S I O N Á R I O I N F O R M A T I V O M I S S I O N Á R I O I N F O R M A T I V O M I S S I O N Á R I O I N F O R M A T I V O M I S S I O N Á R I O I N F O R M A T I V O M I S S I O N Á R I O

GUINÉ BISSAU – A missionária Lucimar, da APMT, mostra regozijo pelo término da construção do Primeiro Seminário Presbiteriano em Bissau, tendo formado o primeiro pastor Presbiteriano do país. Está iniciando projeto para construção de outro seminário em Gabu, no interior do país.

SAF UNIDA - 116 ANOS DE HISTÓRIAS E REALIZAÇÕES – “Existe nesta Egreja um núcleo de senhoras que trabalham com afinco, fazendo os melhores esforços para auxiliar a Egreja[...]. A Egreja está habituada a ver, nessas operosas mulheres, garantias de êxito para a causa da consolidação da sua gloriosa obra. Podemos avaliar a extensão dessa lacuna preenchida pela sympathica associação [...] si não houvesse tal agremiação. [...]” Anuário IPUSP de 1914. Venha conhecer mais sobre essa história na Sala do Centro de Memória e Cultura - subsolo - Aberta aos domingos.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Dia 15: Julita Morais e Thereza Contó Alencar;

Dia 16: Diác. Enéas Cândido de Lara, Geruza Gomes Pimenta da Silva e Rafael Prevelato; Dia 17: Eliana Maria Moraes Vieira, Júlia Lima Mineiro e Silvino Nunes da Cruz; Dia 18: Maria Cristina de Souza e Presb. Paulo Geraldo Guimarães; Dia 21:

Presb. Ivan Edson Ribeiro Gomes e Maira Aparecida Santos.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTOS – A Igreja cumprimenta, com carinho, os casais que comemoram mais um ano de união conjugal:

Dia 16: Fabrício Thebit Bortolon e Gabriela Oliveira Cristo 01 ano Dia 17: Antonio Vieira Costa e Maria Aparecida Pereira Costa 58 anos Dia 17: Dalciso de Paula e Adenir Macedo de Paula 54 anos Dia 20: Presb. Cornélio Nogueira Martins e Yraci Maria C. O. Martins 38 anos Dia 21: Sérgio de Almeida e Branca Neve de Oliveira Almeida 50 anos

AGENDA DE ORAÇÃO

01. IGREJA UNIDA – Que em nossa Igreja impere o amor, o perdão, a fidelidade ao trabalho dedicado a Cristo e que ela seja o refúgio onde se encontre paz na comunhão com Deus e com os irmãos.

02. CONGREGAÇÃO DE CAUCAIA DO ALTO – Vamos pedir ao Senhor que os adolescentes continuem firmes na fé e no trabalho que ali realizam.

03. OFICIAIS DA IGREJA – Lembremo-nos de orar pelos diáconos de nossa igreja que realizam um trabalho de tanta relevância.

04. SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA – Que as irmãs da SAF continuem firmes e fiéis no seu propósito de servir a Deus e ao próximo.

05. MINISTÉRIO DE ORAÇÃO – Oremos por todos os participantes desse ministério e também pedir que a prática da oração esteja com cada membro da igreja.

06. BRASIL – Que o Senhor intervenha na atual crise pela qual o país atravessa.

07. ENFERMOS – Francisca Laura Franciscatti, Presb. Gilberto Leite de Barros, Idalina Castilho Ferreira da Costa, Leonor Evangelista de Souza, Mariana Cavalcante M. da Silva, Maura de Oliveira e Miryam Viola.

(3)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS

ESTUDOS DEVOCIONAIS NAS CARTAS DO APÓSTOLO PAULO Redigidas por Heloisa Martoni

Dia 16 – A SUFICIÊNCIA VEM DE DEUS – 2ª Coríntios 3.4-6

Quando Deus nos chamou para a vida cristã e para o Seu serviço, nos fez competentes e qualificados como ministros. Sua graça e seus dons tornaram-nos adequados para tarefa tão exigente. Nenhum homem é suficiente por si mesmo. Ela vem de Deus, que usa nossa capacidade natural, dada e enriquecida por Ele mesmo. Também nos é dado o dom do Espírito, e através do dom espiritual recebemos qualidades que ultrapassam em muito nossa capacidade; passam a fazer parte de nosso novo, caráter. Tal como Jesus, na proporção em que somos transformados a imagem Dele, assumimos a Sua natureza e os Seus poderes. Mas tudo é nosso; faz parte do que somos do nosso novo eu. Devemos tudo ao Senhor Jesus: o nosso chamamento, comissão, poder e aprovação divina; por isso temos confiança em Deus, pois o trabalho que realizamos é realmente do Senhor.

Dia 17 – MUITO MAIS GLÓRIA – 2ª Coríntios 3.7-11

O Espírito de Deus vivifica, mediante a Nova Aliança. A letra, que é a Lei, foi dada para manifestação da glória de Deus. A letra dada em tábuas de pedra nos condena à morte. A lei do Espírito é gravada em tábua de carne, nosso coração, e nos dá vida. Quão maior é a glória na ministração do Espírito Santo! A glória que se encontra em Cristo Jesus, a qual nos transforma segundo a Sua imagem. Isso é mais glorioso do que qualquer coisa que havia na lei, tal como a glória que rebrilha na face do Senhor Jesus é maior do que aquela que brilhou no rosto de Moisés. O antigo pacto refletia a glória da justiça, da santidade inflexível e do juízo. A nova aliança reflete a glória do benefício dado à nossa alma: vida eterna. Maior é a glória de Jesus rebrilhando em nós, e será ainda muito mais gloriosa quando Ele for glorificado nos Céus com Sua Noiva, a Igreja, que somos nós.

Dia 18 – DE GLÓRIA EM GLÓRIA – 2ª Coríntios 3.12-18

Ao contemplar o espelho espiritual, vemos Jesus, a imagem na qual somos formados. A principal doutrina bíblica é a nossa união com Cristo, o companheirismo espiritual com Ele, com a nossa transformação espiritual de glória em glória. Compartilhar da natureza do Senhor é participar da Sua plenitude, que envolve participação na natureza divina com todos os Seus atributos. No arrebatamento teremos a estatura espiritual de Jesus. O que será um elevadíssimo estágio de glória, e desse estágio partiremos para a eternidade. Então, iremos avançando de um estágio de glória para o próximo, interminavelmente. Pois visto que a glória divina é infinita a glorificação também será interminável. O Filho compartilha da natureza do Pai. Os filhos de Deus compartilham da natureza do Filho. Assim, compartilhamos da natureza do Pai, elevando a nossa glória acima dos arcanjos.

Dia 19 – RESPLANDECE NO CORAÇÃO – 2ª Coríntios 4.1-6

O mandamento de Deus, quando da criação, reverteu as trevas e trouxe a luz para todo universo. A criação física teve por objetivo mostrar a criação eterna, pela iluminação e a transformação do nosso ser. A vida é a luz dos homens. Na vida física é infundida a vida eterna, iluminada pela grande Luz, Jesus. Assim iluminados assumimos a natureza dessa Luz. A luz veio da parte de Deus no mundo físico; e a mesma coisa se dá com relação ao mundo espiritual. Através do Evangelho, na face de Cristo, é que a luz brilha em nosso coração, nosso ser. A conversão é uma iluminação interna. Vemos o esplendor de Jesus e somos levados ao Senhor. Essa luz íntima nos traz o conhecimento de Deus, e se torna compreensível pelo ensino, pregação e estudo, na ação do Espírito Santo. Deus projetou a luz sobre o caos de nossa alma e deu o meio para a manifestação perpétua da Sua Luz.

(4)

Dia 20 – NO CORPO O MORRER DE JESUS – 2ª Coríntios 4.7-12 Na missão de Cristo, tanto a morte como a vida estavam incluídas, e a morte tinha de preceder à vida. A semente plantada na terra se fez planta e viveu para sempre, em forma transformada e exaltada. A vida perdida floresce em uma vida nova e superior. A glória só é propiciada para aquele que sofre com Jesus. As promessas se destinam àqueles que perseveram como Jesus perseverou. O morrer é o passar por sofrimentos, uma sequência continua de perigos, escapes e livramentos. O sentido da morte depende do propósito a que ela serve.

Pela morte de Jesus o Espírito Santo nos foi dado, recebendo a vida plena e frutífera; a morte do Senhor foi ainda o ato central do movimento remidor de Deus. Podemos enfrentar a longa e difícil caminhada porque Jesus vive em nós, sofremos com Ele e gastamos nossa vida no Seu serviço, para o louvor e a glória do nosso Deus (v.12).

Dia 21 – POR ISSO FALAMOS – 2ª Coríntios 4.13-15

Citando o Velho Testamento confirmamos a nossa fé na palavra que relata a verdade de Deus, ligando a Antiga com a Nova Aliança. Cremos que Jesus é o Messias prometido, o Cristo, o Ungido de Deus. Eu cri, por isso é que falei (Salmo 116.10). Cremos no Deus Todo-Poderoso, que nos ama e cuida de nós; o sofrimento não pode nos derrotar, pois faz parte do processo que resulta na vida eterna. Cremos nisso, por isso falamos. O que plantamos no Evangelho, germina na vida eterna. Vivemos num mundo passageiro, mas aquilo que aqui fazemos para Deus, jamais se perde. O amor eterno garante isso.

Assim, no sofrimento, esperamos que o amor de Cristo Jesus, em Sua missão terrena e celestial, prevalecerá. Plantamos semente que resistirá à morte por ser semente da imortalidade. “Cri, por isso falei, pois, a fé é a mãe da confissão” (Calvino).

Dia 22 – PESO DE GLÓRIA – 2ª Coríntios 4.16-18

Embora todas as dificuldades da vida, não desanimamos, nem perdemos a coragem, por causa da forte fé e esperança que temos na vitória da vida sobre a morte. A nossa aflição resulta em eterno peso de glória. A aflição do momento é nada comparada com a glória que nos está preparada no céu! É a verdadeira felicidade e coragem. O corpo envelhece, mas o espírito se expande para uma vida plena. A energia do corpo gasta no trabalho do reino de Jesus vai sendo transformada em força do espírito vivo. A energia do sol cai sobre a terra, as plantas aproveitam transformando em flores e frutos. A debilidade de Cristo e o Seu morrer na cruz abriram as portas para uma nova e gloriosa vida, assim a nossa morte em vida manifesta o vigor da vida eterna, da fé e do amor. Vivemos pela fé, sabendo que fé é a certeza do que esperamos e em Jesus somos mais do que vencedores.

BERÇÁRIO:

Vanessa

ORGANISTA:

(11h) e (19h) Messias

Diáconos em Plantão Luiz, Getúlio, Lester, Ricardo Lunghin, Rodrigo e Saulo

BERÇÁRIO:

Letícia e Jussara

ORGANISTA:

(11h) e (19h) Messias

Diáconos em Plantão Mauro, Daniel, Felipe, Ricardo Martins, Oscar e Paulo

ESCALA DE TRABALHO - Hoje: 15/05

CULTO INFANTIL - (crianças até 11 anos)

(11h) - Responsáveis: Raquel e Rodrigo Pretti; (19h) - Responsável: Cíntia

CULTO INFANTIL - (crianças até 11 anos) ESCALA DE TRABALHO - Próximo Domingo: 22/05

(11h) - Responsáveis: Felipe e Giovanna; (19h) - Responsável: Vanessa

(5)

SANTA CEIA NO CULTO NOTURNO – Hoje, terceiro domingo do mês, estaremos celebrando a Ceia no Culto Noturno. Participemos com alegria deste sacramento instituído por Jesus: “Fazei isto em memória de mim”.

A L M O Ç O D E C O N F R AT E R N I Z A Ç Ã O – H o j e é d i a d o n o s s o a l m o ç o d e confraternização. Agradecemos aqueles que se dispõem para preparar essa refeição.

Não vá para sua casa com pressa! Participe desse almoço!

EQUIPE DE LOUVOR – Este ministério convoca seus integrantes para os próximos ensaios extras: 18/05 (quarta-feira) e 31/05 (terça-feira). Qualquer dúvida, falar com Daniel Camilo ou Giovanna Abreu.

REUNIÃO DE PEQUENO GRUPO – O Grupo C-Santa Cecília, coordenadoras:

Arlinda Pereira dos Anjos e Isako Ouchi realizará sua reunião, sexta-feira, dia 20, às 19h30, na Capela.

ACAMPADENTRO UCP – Nossas crianças participarão de um Acampadentro aqui na Igreja, com início na próxima sexta-feira, dia 20/05, às 19h e encerramento no sábado às 09h da manhã. Contamos com a participação de todas as crianças. Maiores informações com a Leila.

REUNIÃO PLENÁRIA DA UPH – No próximo sábado, dia 21, será realizada a reunião plenária da União Presbiteriana de Homens, na Capela, às 09h00. Todos os sócios estão convocados!

UNIJOVEM – A Unijovem convida os jovens e adolescentes para uma palestra no próximo sábado, dia 21/05 às 19h, aqui na Igreja, quando será abordado o tema:

Relações de Negócios e a Cosmovisão Cristã. A palestra será conduzida pelo Seminarista Lucas Fogaça da Igreja Presbiteriana Ebenézer, que virá acompanhado dos jovens daquela Igreja. Será uma noite de aprendizado, louvor e comunhão! Participe você também!

NOTÍCIAS PARA O BOLETIM – Devido ao feriado prolongado do dia 26 de maio (quinta-feira), as notícias para o Boletim do domingo, dia 29, devem ser encaminhas à secretária da Igreja até segunda-feira, dia 23 de maio, por telefonema: 3337-3344 ramal 211 ou por e-mail: unidaipb@unidaipb.com.br. Contamos com a colaboração de todos!

DESCANSAREI Cobre-me com Tuas mãos.

Com poder, vem me esconder, Senhor!

Se o trovão e o mar se erguendo vêm, Sobre a tempestade eu voarei.

Sobre as águas Tu também és Rei!

Descansarei, pois sei que és Deus.

Minha alma está segura em Ti.

Sabe bem que em Cristo firme está!

(6)

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Local do Culto CULTO MATUTINO - 11h

Avisos Prelúdio Adoração * Isaías 64.1-4

Hino 18 - “Deus dos Antigos”

* Oração

Hino - Coro Geral Contrição * Mateus 8.23-27 * Oração Silenciosa

Cântico - “Descansarei” (página 05) * Oração Pastoral

Ação de Graças * Atos 1.6-11

Hino 292 - “A Vinda do Senhor”

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Geral * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Célio Gomes de Azevedo * Oração

Consagração Hino

* Bênção Apostólica * Amém Tríplice

Poslúdio

CULTO NOTURNO - 19h Prelúdio

Adoração

* Salmo 84 (Responsivamente) Cântico - “Bem Aventurado”

* Oração

Hino - Coro Geral Contrição * Isaías 57.15

Cântico - “Faz Morada em Mim”

* Oração Silenciosa * Oração Pastoral

Ação de Graças * Salmo 34.1-8

Cânticos - “Bendirei ao Senhor”

- “Eu Me Alegro em Ti”

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Geral * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Flávio Viola Machado * Oração

Santa Ceia

Hino 341 - “Vera Páscoa”

Instituição do Sacramento Distribuição dos Elementos Hino 132 - “Vivificação”

* Bênção Apostólica * Amém Tríplice

Poslúdio Avisos

Saudação aos Visitantes

PÚLPITO - Escala de pregadores: Culto Matutino (11h00) - Rev. Célio Gomes de Azevedo;

Culto Noturno (19h00) e Congregação de Caucaia do Alto - Culto Matutino (10h30) - Rev. Flávio Viola Machado.

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS – 1) Na distribuição da Santa Ceia no Culto Noturno: Presbs. Humberto Arantes de Carvalho, Marcel Mendes, Paulo Sérgio dos Santos, João Francisco Simões, Paulo Ricardo de Barros Mendes e Cleverson Pereira de Almeida.

2) Nas Liturgias: Culto Matutino (11h00) - Presb. Wilson Roberto Munhoz Lisboa; Culto Noturno (19h00) - Presb. Humberto Arantes de Carvalho.

Referências

Documentos relacionados

Convém deixar claro que, de acordo com as fontes aqui consultadas, minha intenção neste livro é tão somente lançar luzes sobre a relação entre a ideia de criança no Emílio e

Pode-se constatar as construc¸˜oes que fazem parte do modelo ER, como enti- dades fortes (GERENTE, AGENCIA, CORRENTISTA, CONTA, CORRENTE e POUPANCA), en- tidade fraca (CHEQUE),

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar

Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento

Os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores.. Este relatório não leva em consideração os objetivos de

O objetivo deste trabalho foi verificar a acuracidade das técnicas de vibração transversal e ultra-som comparativamente aos valores obtidos em ensaios estáticos e a obtenção de

Há 18 anos no mercado, a Anastassiadis Arquitetos destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comercial, corporativa,

* Verifique se a sua escola se encontra abrangida por protocolo com a União de Freguesias Almada, Cova da Piedade, Pragal e