• Nenhum resultado encontrado

BC0602 ESTRUTURA E DINÂMICA SOCIAL Docente: Prof. Dr. Artur Zimerman - Quadrimestre Suplementar 2020 e-mail: artur@ufabc.edu.br

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "BC0602 ESTRUTURA E DINÂMICA SOCIAL Docente: Prof. Dr. Artur Zimerman - Quadrimestre Suplementar 2020 e-mail: artur@ufabc.edu.br"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal do ABC

BC0602 ESTRUTURA E DINÂMICA SOCIAL

Docente: Prof. Dr. Artur Zimerman - Quadrimestre Suplementar 2020 e-mail: artur@ufabc.edu.br

https://sites.google.com/site/zimermanartur/disciplinas/

Objetivos: Ensino da estrutura e dinâmica da sociedade moderna. Refletir criticamente sobre a influência das relações sociais nas práticas profissionais e na vida pessoal.

Desenvolver uma visão científica sobre o funcionamento da sociedade, por meio do repertório teórico das Ciências Humanas.

Competências: Apresentar aos alunos os fundamentos teóricos e metodológicos das ciências sociais aplicadas; despertar no aluno a compreensão da realidade social como objeto de investigação intelectual e de atuação científico-tecnológica; instigar a reflexão crítica sobre o papel do bacharel em ciência e tecnologia/ciência e humanidades no mundo contemporâneo.

Programa: Estrutura social e relações sociais; dinâmica cultural, diversidade e religião;

Estado, democracia e cidadania; desigualdade e realidade social brasileira.

Métodos utilizados: videoaulas, filmes, exercícios.

Atividades discentes: Ler textos, assistir filmes, entregar ao menos 4 de 6 exercícios nos prazos estipulados, e fazer a avaliação final.

A entrega de exercícios é obrigatória e condição para realizar a avaliação final.

Avaliação: Avaliação final (100%), de toda a matéria dada no quadrimestre. Quem não fizer a avaliação final na data indicada, terá que realizar a prova de recuperação ao final do quadrimestre.

PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA, sujeito a acréscimos/modificações.

Estrutura social e relações sociais Indivíduos e sociedade

ELIAS, N. “A sociedade dos indivíduos”. IN: A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro:

Zahar, 1990, pp.13-60.

Estruturas sociais

GRAZIANO, Xico; NAVARRO, Zander. Novo mundo rural: A antiga questão agrária e os caminhos futuros da agropecuária no Brasil, pp.9-20. Editora UNESP, 2015.

ELIAS, N. “Tecnização e civilização”. In: ELIAS, N. Escritos e Ensaios, Zahar, 2006, pp.35-68.

HUNTINGTON, Samuel P. “A nova era da política mundial”. IN: O Choque das Civilizações e a Recomposição da Ordem Mundial. Editora Objetiva, 1996, pp.17-43.

(2)

Filme: “Os Camelos também Choram” - link: https://vimeo.com/28195090.

Relações sociais

BOURDIEU, P. “Espaço social e espaço simbólico”. In: BOURDIEU, P. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Papirus, 1996.

ELIAS, N.; SCOTSON, J.L. “Introdução: Ensaio teórico sobre as relações estabelecidos- outsiders”. IN: Os estabelecidos e os outsiders: Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002, pp.19-50.

Alunos da UFABC – microcosmo social. Perfil dos alunos (após dinâmica cultural).

Dinâmica cultural, diversidade e religião Sociedade e cultura

LARAIA, Roque de Barros. “Da natureza da cultura ou da natureza à cultura” IN:

Cultura: Um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Editora Zahar, pp.9-63.

Estado, democracia e cidadania Estado

WEBER, M. “Os três tipos puros de dominação legítima”.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. “Estado, sociedade civil e legitimidade democrática”. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n.36, 1995, pp.85-104.

ROSKIN, Michael G. et alli. Political science: An introduction. Pearson Prentice Hall.

(décima edição). “Nations, states, and governments”, pp.37-55, 2007.

Democracia

RIBEIRO, Renato Janine. A Democracia. São Paulo: Publifolha Editora, 2001.

DIAMOND, Larry. “Reflexão sobre regimes híbridos”. IN: Para Entender Democracia.

DIAMOND (org.). Curitiba, PR: Atuação Editora, pp. 284-305, 2017.

SCHMITTER, P. C.; KARL, T. L. “O que a democracia é...e não é”. IN: Para Entender Democracia. DIAMOND (org.). Curitiba, PR: Atuação Editora, pp. 30-48, 2017.

Filme: “Paradise Now” - link: https://www.youtube.com/watch?v=ZcESoSGU1gg.

Cidadania e direitos

CARVALHO, José Murilo de. “A cidadania após a redemocratização” e “A cidadania na encruzilhada”. IN: Cidadania no Brasil: O Longo Caminho. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2008, pp.197-230.

Desigualdade e realidade social brasileira A democracia brasileira

ALMEIDA, M. H. T. “O Estado no Brasil Contemporâneo: um passeio pela história”. In:

MELO, C. R. & SÁEZ, M. A. A Democracia Brasileira: balanço e perspectivas para o século 21. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

Desigualdades no Brasil

Desigualdade no campo e nas cidades.

Durham, Eunice R. “Desigualdade educacional e cotas para negros nas universidades”.

Novos Estudos. CEBRAP, julho 2003, pp.3-22.

PAES DE BARROS, Ricardo; HENRIQUES, Ricardo, MENDONÇA, Rosane.

Desigualdade e pobreza no Brasil: Retrato de uma estabilidade inaceitável. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 15(42).

Referências

Documentos relacionados

Ciclo de controle: quando o módulo estiver executando o controle PID, o terminal de saída controlará o processo de aquecimento em determinado período, de acordo com a

Manoel Gomes, um dos trabalha- dores que tinha casa no Borel e que se mobilizou para lutar contra a remoção, lembra que os moradores começaram a perceber “novas construções na rua

Conparando-se o Top 10% de cada fase do pipeline em diferentes anos Comparando-se os lançamentos de cada ano. Importante: Usar sempre valores genéticos ou valores relativos a um

Nº Orig.: UNIVERSAL APL: PERKINS Nº Orig.: UNIVERSAL APL: VME Nº Orig.: UNIVERSAL APL: MWM Nº Orig.: UNIVERSAL APL: Catálogo de produtos LINHA -

Duas motivações nos levaram à escolha dessa segunda parte do trabalho, a saber, uma comparação com as respostas escolhidas nos questionários, visando identificar diferenças entre

Em relação à doença básica que culminou em óbito, foram agrupadas as mais frequentes: doen- ças cardíacas e hematológicas (19,2%), alterações decorrentes de complicações

Após a receção das propostas apresentadas pelos concorrentes acima indicados, o Júri decidiu não admitir a concurso as Propostas do concorrente “Oficina da Inovação, S.A” por

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer