• Nenhum resultado encontrado

Língua Portuguesa. Apresentação LÍNGUA PORTUGUESA. Concordância Verbal. Sujeito Composto e outros casos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Língua Portuguesa. Apresentação LÍNGUA PORTUGUESA. Concordância Verbal. Sujeito Composto e outros casos."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Apresentação

LÍNGUA PORTUGUESA

Concordância Verbal

Sujeito Composto e outros casos

(2)

Este documento possui recursos de interatividade através da navegação por marcadores, portanto, acesse a barra de marcadores do seu leitor de PDF e navegue de maneira RÁPIDA e DESCOMPLICADA pelo conteúdo.

Conteúdo Programático

1 Apresentação ________________________________________________________________ 2 2 Sujeito Composto _____________________________________________________________ 2 2.1 Com Núcleos Sinônimos ou Quase Sinônimos ___________________________________________ 3 2.2 Com Núcleos Compostos por Pessoas Diferentes ________________________________________ 3 2.3 Com Núcleo Coletivo seguido de especificação __________________________________________ 4 2.4 Sujeito Pronome de Tratamento ______________________________________________________ 5 2.5 Sujeito Nome Próprio Pluralizado _____________________________________________________ 5 2.6 Sujeito Paciente com PA ____________________________________________________________ 5 2.7 Concordância do Verbo Haver ________________________________________________________ 6 2.8 Concordância de Verbos que Expressam Fenômenos da Natureza __________________________ 6 2.9 Concordância do Verbo Fazer Indicando Tempo Transcorrido ou Clima ______________________ 6 2.10 Concordância com Locuções Verbais ________________________________________________ 7

1 Apresentação

Saudações, meus caros alunos!

É com muito prazer que iniciamos mais uma aula de Língua Portuguesa. Este material aborda a regra de concordância verbal para sujeito composto e alguns casos especiais.

Esperamos, com ele, contribuir para sua aprovação e facilitar seus estudos. Sem delongas, vamos ao conteúdo!

2 Sujeito Composto

Anteriormente, vimos que a concordância verbal decorre da relação estabelecida entre o sujeito e o verbo, determinando que o verbo flexione de acordo com o número e a pessoa do núcleo sujeito da oração. Essa é a regra geral ou regra do sujeito simples.

(3)

Sujeito Composto

Em seguida, vimos que as regras de concordância para períodos com sujeito composto são as seguintes:

Com sujeito composto anteposto: o verbo concorda no plural;

Ex.: “O gato e a gata miaram.”; “O aluno e a professora estudaram”.

Com o sujeito composto posposto: o verbo vai para o plural (concordância gramatical) ou concorda com o núcleo mais próximo (concordância atrativa).

Ex.: “Miaram o gato e a gata.” ou “Miou o gato e a gata.”; “Estudaram o aluno e a professora.” ou “Estudou o aluno e a professora”.

Nesta aula vamos trabalhar outros casos específicos relacionados à concordância verbal em estruturas com sujeito composto.

2.1 Com Núcleos Sinônimos ou Quase Sinônimos

Com núcleos sinônimos ou quase sinônimos, o verbo concorda na 3ª pessoa do singular ou plural. Os núcleos podem ser diretamente sinônimos ou aproximados semanticamente.

Exemplo:

A paz e a tranquilidade comoveu o povo.

A paz e a tranquilidade comoveram o povo.

2.2 Com Núcleos Compostos por Pessoas Diferentes

Em estruturas com núcleos compostos por pessoas diferentes, o verbo concorda com:

(4)

2ª pessoa do plural (vós) quando houver um substantivo na 2ª ou 3ª pessoa.

Aceita-se também o uso da 3ª pessoa do plural como se o sujeito fosse “vocês”.

Ex.: Tu e ele chegastes. Tu e ele chegaram.

2.3 Com Núcleo Coletivo seguido de especificação

O verbo pode concordar com o núcleo coletivo ou com a especificação (concordância facultativa).

Exemplo:

Um grupo de estudantes se aproximou.

Um grupo de estudantes se aproximaram.

Quando há uma expressão partitiva (um núcleo coletivo sozinho), o verbo concorda com ela, por exemplo: “A maioria passará.” Semanticamente, o termo indica uma coletividade, mas estruturalmente se apresenta no singular. No entanto, se especificarmos do que é essa maioria, como em “a maioria dos alunos”, a concordância é facultativa e não prejudica a correção gramatical do período nem altera seu sentido.

A maioria dos alunos passará.  concordância gramatical (soma) A maioria dos alunos passarão.  concordância atrativa (especificação)

Uma questão muito importante, e que pode ser cobrada nas provas, é em relação à função sintática dos termos especificadores. Serão sempre adjuntos adnominais, porque acompanham o nome.

(5)

Sujeito Composto 2.4 Sujeito Pronome de Tratamento

Quando o sujeito é um pronome de tratamento, o verbo se mantém na 3ª pessoa.

Exemplo:

Sua Excelência aceita bem suas próprias limitações.

Vossa Excelência aceita bem suas próprias limitações.

2.5 Sujeito Nome Próprio Pluralizado

Quando o sujeito é um nome próprio pluralizado, a flexão do verbo é determinada pelo emprego ou pela ausência de artigo ou determinante.

• Sem determinante: o verbo fica no singular.

Estados Unidos enfrenta uma crise avassaladora.

• Com determinante: o verbo fica no plural.

Os Estados Unidos enfrentam a crimes avassaladores.

2.6 Sujeito Paciente com PA

Em estruturas com o pronome “se” como partícula apassivadora, o verbo normalmente concorda com o núcleo do sujeito paciente.

Exemplo:

Iniciou-se a negociação.

Não se iniciou a negociação (o não é palavra atrativa).

Concluíram-se as apresentações.

Não se concluíram as apresentações (o não é palavra atrativa.

(6)

chamado de sujeito paciente.

2.7 Concordância do Verbo Haver

O verbo haver no sentido de existir, ocorrer ou acontecer não admite pluralização porque é um verbo impessoal e caracteriza a oração sem sujeito.

Exemplo:

No livro, havia várias ilustrações.

Durante o comício, houve protestos.

2.8 Concordância de Verbos que Expressam Fenômenos da Natureza

São exemplos de verbos que exprimem fenômenos da natureza: ventar, lampejar, chover etc. No sentido real (denotativo), permanecem no singular. No sentido figurado, ou como catacrese (figura de linguagem já desgastada pelo uso), concordam com o sujeito.

Exemplo:

Choverá muitos dias seguidos (sentido real).

Choverão muitos exercícios (sentido figurado).

Choveram granizos no Sul (catacrese).

2.9 Concordância do Verbo Fazer Indicando Tempo Transcorrido ou Clima O verbo fazer indicando tempo e clima fica sempre no singular.

Exemplo:

Fazia dez dias que eu não te via (e não faziam dez dias).

(7)

Sujeito Composto Fará dez dias de calor (e não farão dez dias).

2.10Concordância com Locuções Verbais

Em estruturas com locuções verbais, o verbo principal é o que manda, o auxiliar apenas obedece.

Com verbo principal impessoal (sem sujeito), como os verbos haver no sentido de existir e fazer, o auxiliar fica no singular.

Ex.: Deve haver dúvidas; vai haver dúvidas; há de haver esperanças.

Com verbo principal pessoal (com sujeito), como o verbo existir, o auxiliar concorda com o sujeito.

Ex.: Devem existir dúvidas; vão existir dúvidas.

ATENÇÃO: quando o verbo impessoal exercer função de auxiliar, ele concordará com o sujeito. Ex.: Haviam ocorrido problemas; hão de ocorrer esperanças.

Se o verbo principal for impessoal, o auxiliar fica no singular; se for pessoal, significa que tem sujeito, logo o auxiliar concorda com o núcleo do sujeito.

Caro aluno, finalizamos aqui esta aula, espero que o conteúdo deste material tenha sido de fácil compreensão. Desejo a você bons estudos, com muito afinco e dedicação.

Um forte abraço.

(8)

Referências

Documentos relacionados

• Orações sem sujeito – ocorrem com verbos impessoais, ou seja, verbos que não possuem sujeito. a) Haver (nos sentidos de existir, acontecer, realizar-se, decorrer). Há

Alternativa a: “Já fazem alguns dias que não se veem”. O verbo fazer indicando tempo ou clima obrigatoriamente fica no singular, pois caracteriza uma oração sem sujeito. A

Havia muitas pessoas – Haver, como sinônimo de existir, suceder, fazer, é impessoal e não tem sujeito.. O verbo fica na terceira pessoa do

Com núcleos sinônimos ou quase sinônimos: o verbo fica na 3ª pessoa do singular ou vai para o plural.. ✓ Os núcleos podem ser diretamente sinônimos ou

Resumo: Este artigo tem como objetivo abordar a angústia a partir do que a psicanálise ensina, buscando compreender seu significado, surgimento e quais são seus efeitos no

“anexa seguiu uma foto”. Assinale o erro de concordância nominal. c) Não será permitida interferência de ninguém. Comentário: A alternativa c) “Não será permitida

Pronome relativo QUEM como sujeito da oração - o verbo pode concordar com o antecedente do pronome ou com o próprio pronome (terceira pessoa do singular).. Fui eu quem FIZ

Existem três formas de indeterminar o sujeito: verbo na terceira pessoa do plural sem referente, verbo na terceira pessoa do singular seguido do pronome “se”