• Nenhum resultado encontrado

"Hors des heures du jour..."

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share ""Hors des heures du jour...""

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

" H O R S D E S H E U R E S D U J O U R . . . " *

Iracema K U H L M A N N "

ATOS DE RESISTÊNCIA NA VIDA E NA OBRA DE M O L I È R E

De acordo com Roland Barthes, citado numa das c o m u n i c a ç õ e s deste C o l ó q u i o , "a narratividade impregna todos os atos da vida humana". M u i t o embora pouco se tenha de registro sobre a vida pessoal de M o l i è r e , é difícil i g n o r á - l a tratando apenas da sua obra. Tendo sido autor, f o i , antes e ao mesmo tempo, ator, diretor, encenador e e m p r e s á r i o de seu teatro e, t a m b é m , personagem manifesto e oculto, em suas c o m é d i a s : La Critique de L Ecole des

Femmes e L 'Impromptu de Versailles (1968) - impregnando com os seus atos

de resistência todas as narrativas de seu tempo e no decorrer do tempo, que se fazem em torno de sua obra v i v a e vivida. Obra de teatro por ele escrita como autor, encenada como ator, diretor e e m p r e s á r i o , j u n t o ao seu posicionamento quanto à r e p e r c u s s ã o , c r í t i c a s , i n t e r d i ç ã o e empenho na a p r e s e n t a ç ã o lida e representada das suas obras.

De diferentes relatos que c o m p õ e m a vida e a obra de M o l i è r e , destacam-se dois e p i s ó d i o s que exemplificam alguns de seus principais atos de

narrar e resistir; o p r i m e i r o que compreende as s e q ü ê n c i a s i n f â n c i a - j u v e n t u d e ,

corresponde a: perda da m ã e ; planos do pai para Jean Baptiste Poquelin;

* Esta expressão "hors des heures du jour..." (Gassner, 1974, p. 5) é o leitmotiv desta minha comunicação para este Colóquio; seu significado pertence ao final da narrativa, que ora se inicia.

" Aluna do Programa de Pós-Graduaçâo

(2)

-r e s i s t ê n c i a e a u t o d e t e -r m i n a ç ã o de M o l i è -r e ; o segundo e p i s ó d i o comp-reende as s e q ü ê n c i a s : reconhecimento, ataques, c o n s o l i d a ç ã o e r e s i s t ê n c i a de sua obra.

N o primeiro e p i s ó d i o , j á se v ê e m irromperem os primeiros atos de r e s i s t ê n c i a de Jean-Baptiste Poquelin no quadro familiar, opostos à p r o g r a m a ç ã o e à s expectativas de seus pais ligadas à sua f o r m a ç ã o e ao seu futuro. Jean Poquelin, seu pai, "pensara assegurar-lhe um futuro decente" ao comprar o cargo de "estofador o r d i n á r i o del-Rei, t r a n s m i s s í v e l ao f i l h o " , que c o m e ç a r a a f r e q ü e n t a r a Corte a partir dos nove anos ( R ó n a i , 1981, p.10). No entanto, em casa, Jean-Baptiste j á c o m e ç a r a a bosquejar a sua a t u a ç ã o na arte que o denomina e d o m i n a toda a sua vida. Para desespero de sua m ã e , passa a remedar o sacerdote que a assistia, utilizando-se da m í m i c a (Gassner, 1974, p.334), dando início, assim, à narrativa da sua v o c a ç ã o h i s t r i ó n i c a e aos precedentes de sua carreira com atos de r e s i s t ê n c i a , conscientes ou n ã o .

A l é m da influência da Corte, quando perde sua m ã e , aos dez anos, é colocado no C o l é g i o Clermont, por seu pai, "junto aos filhos das melhores f a m í l i a s " , passando em seguida para a Faculdade de Direito, "mas n ã o sentindo a t r a ç ã o pela carreira j u r í d i c a , nunca u s a r á o diploma. Seria l ó g i c o que a b r a ç a s s e a honrosa e lucrativa carreira paterna; mas para surpresa de todos, liga-se a uma família de atores (...) e com eles" inicia sua carreira na arte do teatro, "assumindo o nome de M o l i è r e , para n ã o deslustrar seu p a i " ( R ó n a i , 1981, p.10). Mas ainda e s t á sob a influência paterna, pois sendo preso por d í v i d a s , por ele é resgatado pois, quem sabe, esperava que o filho retomasse alguma das p r o g r a m a ç õ e s que delineara para a sua vida; ou, numa outra conjectura, com essa atitude, estaria mostrando respeito à r e s i s t ê n c i a de seu f i l h o em n a r r a r a p r ó p r i a vida, fazendo suas p r ó p r i a s escolhas. M o l i è r e resiste à sua p r ó p r i a f o r m a ç ã o a c a d ê m i c a , à influência e à s expectativas de seu pai, de quem agora se afasta, saindo de Paris com sua companhia de teatro, para percorrer, por treze anos, grande n ú m e r o de cidades da F r a n ç a .

A s s i m , esse e p i s ó d i o de sua vida mostra seus primeiros atos de r e s i s t ê n c i a , nessa primeira instância, à s prerrogativas conquistadas por seu pai e pertencentes à t r a d i ç ã o da família: n ã o segue a carreira de tapeceiro do r e i , n ã o segue a carreira de advogado, para seguir, por sua a u t o d e t e r m i n a ç ã o , a carreira de artista m ú l t i p l o - ator, dramaturgo, diretor, encenador e administrador dessa arte m ú l t i p l a , a Arte do Teatro.

(3)

Nesse intermezzo entre o p r i m e i r o e o segundo e p i s ó d i o , o ator estabele-se " n o difícil n e g ó c i o de criar uma bem-sucedida companhia ambulante (...) e sua carreira de ator ganhou pleno i m p u l s o " (Gassner, 1974, p. 335-336), no decorrer desses anos de p e r a m b u l a ç õ e s pelas p r o v í n c i a s , quando produz as suas pièces de résistance L'Atourdi (O Aturdido) e Le Dépit

Amoureux (O Despeito Amoroso), com as quais irá conquistar Paris. "Deve o

seu p r i m e i r o e decisivo ê x i t o e a c o m p r e e n s ã o das necessidades do teatro, ao seu contato com a vasta massa do p ú b l i c o " (Hauser, 1980, p.596).

O segundo e p i s ó d i o relata alguns exemplos da r e s i s t ê n c i a de M o l i è r e , com as s e q ü ê n c i a s s u c e s s o - a t a q u e s - r e s i s t ê n c i a , correspondentes a L Ecole des

Femmes, Le Tartuffe, Don Juan e Le Malade Imaginaire. Inicia-se com a volta

triunfante de M o l i è r e a Paris, em 1658, apresentando-se diante do r e i , L u í s X I V , j á garantindo seu lugar na Corte. Em 1662, depois de assistir a L'Ecole

des Femmes, o rei concede uma p e n s ã o a M o l i è r e , contra quem desencadeia-se

uma campanha de d i f a m a ç ã o à qual ele resiste pondo em cena La Critique de

L 'Ecole des Femmes e L 'Impromptu de Versailles, somando-se a essas r é p l i c a s

a r e s i s t ê n c i a do rei em forma de p r o t e ç ã o . Toda a querela serviu como p r o m o ç ã o da c o m é d i a , pois tornavase n e c e s s á r i o assistir a ela tanto para a t a c á -la como para d e f e n d ê - l a ; e-la resiste à M í d i a da é p o c a , tendo sido encenada setenta e sete vezes e t a m b é m ao tempo, no decorrer desses trezentos e trinta e t r ê s anos.

N o prefácio de Tartuffe (Tartufo), em 1669, M o l i è r e refuta os ataques de seus opositores acrescentando c a r a c t e r í s t i c a s ao personagem Tartufo, contrapondo-o aos mesmos como espelho e criando um suposto personagem oposto, o qual torna subentendido no texto: o personagem Tartufo "com sua palavra e seu gesto caracteriza a si mesmo e seu oposto" ( M o l i è r e , 1964, p. 230). M o l i è r e fala dos signos gestuais de sua p e ç a - "olhadela (...) sacudir de c a b e ç a (...) passes" - referindo-se ao modo como esses " h i p ó c r i t a s poderosos" os leram; defende-se e à sua obra, informa e forma o espectador ao indicar esses signos teatrais e a possibilidade de leituras diferentes quando se trata da p e ç a e quando se trata do e s p e t á c u l o , procurando demonstrar que, sentindo-se os h i p ó c r i t a s retratados nessa c o m é d i a , ao reagirem, eles mesmos se denunciam. Em Le Tartuffe, M o l i è r e coloca em confronto alguns valores parciais defendidos pelos detentores do poder e c l e s i á s t i c o ; é proibido por " i n s t â n c i a s da poderosa Companhia do Santo Sacramento" n ã o faltando quem reclamasse a

(4)

fogueira para o autor. Sofre v á r i a s i n t e r d i ç õ e s mas resiste e a p e ç a é reencenada cinco anos a p ó s a sua primeira a p r e s e n t a ç ã o ( R O N A I , 1981, p.27-28).

Don Juan é interditada em 1665 a p ó s quatorze r e p r e s e n t a ç õ e s , por

a t r i b u í r e m ao autor o a t e í s m o e o cinismo professados pelo protagonista. M a s será reencenada 174 anos a p ó s e, agora, em 1995, Don Juan é "considerada a p e ç a mais moderna de M o l i è r e (...) por seu tema que ultrapassa de longe o contexto de sua é p o c a - o s é c . X V I I - e seu e s p a ç o (...) a p e ç a se passa em todo lugar e, t a m b é m , (...) por sua estrutura, que foge ao esquema c l á s s i c o (...) M o l i è r e soube utilizar - o que e ainda é m u i t o moderno - o teatro c o m o um contra-poder. Contra os poderes, no plural, que se cruzam na sociedade, o poder da moda, da r e l i g i ã o , da elite intelectual, das classes em a s c e n s ã o , dos m é d i c o s , etc (...) O ú n i c o poder que ele n ã o p ô d e criticar, evidentemente, é o do R e i " ( M i q u e l , 1995, p.8-9).

Em Le Malade Imaginaire, como autor e ator ataca a ineficiência da maioria dos m é d i c o s . Durante a sua quarta a p r e s e n t a ç ã o , M o l i è r e desfalece no palco, vindo a falecer pouco depois ( R ó n a i , 1981, p. 55). Mesmo assim, a animosidade do poder e c l e s i á s t i c o - agora, em destaque, um exemplo da r e s i s t ê n c i a de seus a d v e r s á r i o s - n ã o o poupou; resistindo com ele, L u í s X I V precisou intervir para que lhe fosse concedido um enterro c r i s t ã o ; o arcebispo acaba, por f i m , autorizando a sepultura religiosa mas "sem nenhuma pompa, hors des heures du jour"(Gassner, 1974, p. 5). Apenas uma m u l t i d ã o , carregando velas, acompanhou-o silenciosamente, numa d e m o n s t r a ç ã o de r e s i s t ê n c i a da pessoa e da obra de M o l i è r e no gosto do p ú b l i c o , contra as d e t e r m i n a ç õ e s e c l e s i á s t i c a s .

M o l i è r e se confunde com a sua obra, pela qual lutou e r e s i s t i u e ela resistiu no tempo e no e s p a ç o . Os significados mudam conforme mudam o tempo e o e s p a ç o . A s leituras de uma obra, muito embora o b e d e ç a m a sua sintaxe.diferem, subvertem, traem as mensagens, s ã o c o n s t r u ç õ e s de outros textos. O que se pode encontrar de permanente na obra de M o l i è r e a cada montagem, a cada e n c e n a ç ã o ? O que resiste nos seus textos, penso que é uma chamada, um incitamento, para o olhar e a reflexão crítica sobre as a p a r ê n c i a s , as m á s c a r a s que cobrem as e s t r a t é g i a s ilusionistas de detentores do poder, dos falsos valores que desumanizam as r e l a ç õ e s e d i s f a r ç a m os difererentes pesos e medidas, pendendo um dos pratos da b a l a n ç a da j u s t i ç a , apenas para um lado, o

(5)

que mais atende a interesses escusos fator de d e s e q u i l í b r i o da estrutura social -dessa mensagem, desse toque, ao qual é difícil escapar.

Se o objetivo da C o m é d i a é fazer rir, é divertindo que ela educa, segundo M o l i è r e . Mesmo "hors des heures du j o u r " , a procura do discernimento e da verdade resiste contra a mentira e a c o r r u p ç ã o (saecula saeculorum).

R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S

GASSNER, J. Mestres do teatro. Trad. de A. Guzik e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1974. v.l.

HAUSER, A. História social da literatura e da arte Trad. de Walter H. Geenen. São Paulo : Mestre Jou, 1980.

L A U B R E A U X , R. Molière. Paris: Seghers, 1973.

MIQUEL, J. P. Entrevista. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 mar. 1995. Caderno Mais, p. 8-9.

MOLIÈRE, pseud. La critique de L'École des femmes/L'Impromptu de Versailles. Canadá: Larousse, 1968.

RON AI, P. O teatro de Molière. Brasília : UNB, 1981.

B I B L I O G R A F I A C O N S U L T A D A

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. Trad. coord. rev. por Alfredo Bosi. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

BOSI, A. Literatura e resistência. (Palestra na Fac. Ciências e Letras de Araraquara em 9 ago. 1995)

MOLIÈRE, pseud. Oeuvres completes. Paris: Garnier-Flammarion, 1964. v. 1. MOLIÈRE, pseud. Scènes choisies. Paris: Larousse, 1961.

(6)

R O S E N F E L D , A Texto/contexto São Paulo: Perspectiva, 1976.

U B E R S F E L D , A Métodos de análise, leitura e ensino do texto e da representação teatral. In: SEMINÁRIO DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR, 1994, São Carlos. Anais... São Carlos, Univ. Federal de São Carlos, 1994.

Referências

Documentos relacionados

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

As coisas relativas à vida com Deus e ao seu serviço lhes são tediosas, e não podem encontrar qualquer alegria nelas, porque apagaram o Espírito Santo e

No entanto, essa história de “legal” funciona para exemplificar algo realmente específico sobre a epidemia nesta época, nessas circunstâncias: que pessoas soropositivas que

Os motins na América Portuguesa tanto quanto na Espanhola derivam do colapso das formas acomodativas - como será melhor explicado à frente -, ou melhor dizendo, do rompimento

Acaso não seja possível o pagamento de todos os credores titulares de créditos entre R$ 5.000,01 (cinco mil e um centavo) até R$ 7.500,00, em razão de o valor adquirido com

L’ordre du jour de la 135 e réunion du Conseil exécutif comprenait 12 sujets, parmi lesquels le renforcement des soins d’urgence, des soins chirurgicaux essentiels et

Des informations stratégiques ont été partagées avec les États Membres par l’intermédiaire des canaux du Règlement sanitaire international (RSI) dans les 48 heures qui ont suivi

Aiguille des heures Aiguille des minutes Aiguille des secondes Indicateur du jour Indicateur du mois Aiguille du quantième Phases de la Lune Poussoir correcteur du