• Nenhum resultado encontrado

Auxiliando profissionais de saúde a atingirem o tão almejado sucesso profissional - tudo isso resgatando o amor pela profissão.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Auxiliando profissionais de saúde a atingirem o tão almejado sucesso profissional - tudo isso resgatando o amor pela profissão."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

M A R K E T I N G

T R A D I C I O N A L O U

M A R K E T I N G

D I G I T A L : Q U A L A

M E L H O R O P Ç Ã O

P A R A D I V U L G A R S E U

C O N S U L T Ó R I O ?

C O N S U L T Ó R I O 2 . 0

Auxiliando profissionais de saúde a atingirem o tão almejado sucesso profissional - tudo isso resgatando o amor pela profissão.

(2)

2

consultório 2.0

O Consultório 2.0 é uma iniciativa do Dr.Raphael Trotta e amigos.

Dr. Raphael Trotta é médico oftalmologista e entusiasta por tecnologia. Acredita no potencial da internet para melhorar o desempenho de clínicas e consultórios, bem como acredita no empreendedorismo como forma de mudar o mundo. O que desejamos, com o

Consultório 2.0, é levar saúde à quem precisa e auxiliar os bons profissionais a obterem melhores resultados, com qualidade de vida.

(3)

O N L I N E O U

O F F L I N E ? E I S A

Q U E S T Ã O !

O primeiro passo para um paciente escolher o seu consultório é saber que ele existe: aquilo que não é visto, não é lembrado.

Existem contas a serem pagas, portanto, o fluxo de atendimento (e dinheiro entrando em caixa) deve receber atenção especial na g e s t ã o d a e m p r e s a . V o c ê p r e c i s a s e estabelecer e ser conhecido pelas pessoas para gerar lucro.

Há quem dependa só de indicações boca a boca entre os pacientes, o que é um risco, pois o empreendedor deve ter o máximo controle possível sobre a imagem do negócio.

3

C O N T E Ú D O

Marketing tradicional x digital: qual a diferença? Marketing tradicional x digital: quanto custa cada um? Marketing digital é a melhor escolha?

(4)

Além disso, quem garante que as metas serão batidas só com a força da boa vontade dos pacientes que indicam outros?

Trabalhar o marketing do consultório é a melhor maneira de se tornar conhecido no mercado e conquistar u m p ú b l i c o m a i o r e b e m segmentado. Tal divulgação, é claro, d e v e s e g u i r p r i n c í p i o s é t i c o s e morais.

A questão, porém, é escolher como fazer marketing, afinal, investir nos m e i o s e r r a d o s p a r a d i v u l g a r o negócio é prejuízo na certa.

Hoje, de maneira geral, pode-se d i v i d i r o m a r k e t i n g e m d o i s campos distintos: tradicional e digital.

O marketing tradicional e n v o l v e a ç õ e s d e d i v u l g a ç ã o e m m í d i a s analógicas, como televisão e rádio. Já o digital explora as n o v a s m í d i a s : i n t e r n e t , celular, tablet, etc.

Entre essas opções, qual você deve e s c o l h e r ? C o m o i n v e s t i r s e u dinheiro? Qual trará mais resultados?

Neste e-book, você aprenderá as principais diferenças entre marketing tradicional e digital, descobrirá qual vale a mais a pena para o seu c o n s u l t ó r i o e c o m o o f o r m a t o escolhido irá ajudar na melhoria dos seus resultados.

(5)

O Marketing, digital ou físico, é uma das principais áreas responsáveis pelo sucesso de qualquer tipo de empreendimento. Depender apenas de indicações pode fazer o seu negócio sucumbir da noite para o dia.

5

(6)

M A R K E T I N G

T R A D I C I O N A L X

D I G I T A L : Q U A L A

D I F E R E N Ç A ?

Você vai perceber como as diferenças e n t r e e s s a s a s m o d a l i d a d e s s ã o gritantes. Uma é bem melhor que a outra, por diversas razões.

Assim, será fácil de escolher como fazer marketing da melhor maneira possível para o seu consultório!

Marketing tradicional

Chama-se “tradicional” porque usa das velhas m í d i a s p a r a t o r n a r conhecido o nome do negócio. São veículos c o n s o l i d a d o s , c o m o televisão, rádio, jornal, panfleto, etc.

Como funciona?

Você escolhe um veículo de sua preferência, paga uma produtora para criar a p e ç a ( p r o p a g a n d a , campanha institucional, i n f o r m a t i v o , e t c . ) , e aluga o espaço na mídia por tempo limitado.

O m a t e r i a l s e r á v e i c u l a d o p e l o t e m p o combinado e depois sairá d o a r, a m e n o s q u e v o c ê

continue renovando o contrato.

Em resumo, você paga a pelo menos 2 empresas diferentes por serviços com prazo de validade curto, marcados para acabarem logo.

É como chegar a um lote vago, pagar o pedreiro para construir uma casa e morar nela de aluguel. Isso mesmo, você cria algo caro e só usufrui se continuar pagando por aquilo que, em tese, é seu.

Resta criar mais peças ou permanecer gastando dinheiro para veicular a que já está pronta.

6

(7)

Traz retorno?

A mídia tradicional tem largo alcance, mas é um público bastante variado, portanto, você não tem certeza sobre quem realmente está conhecendo o seu consultório.

Tamanha variedade de público exige m u i t í s s i m o c u i d a d o n a e s c o l h a d a m í d i a p a r a t e n t a r a u m e n t a r u m pouquinho a margem de acerto.

Por exemplo, você deseja mostrar a pais de crianças com até 13 anos que s e u c o n s u l t ó r i o d e n u t r i ç ã o p o d e melhorar o hábito de alimentação dos pequeninos. Daí, como saber se esse perfil específico de público ouve a rádio na faixa de horário em que seu anúncio passa?

Por isso há poucos parâmetros para medir a eficácia de campanhas de marketing tradicional.

Você pode conferir se a a g e n d a d o s e u

consultório encheu após veicular uma campanha. Mas ainda assim terá que analisar se o perfil dos pacientes é o que desejava acertar.

N a v e l h a m í d i a , o investimento é alto, e as chances de acerto são r e d u z i d a s . E l a s dependem muito da sorte e da experiência d o a n u n c i a n t e . S ó imagine o quanto irá gastar para obter esse conhecimento.

(8)

Alguns dados

Para você ter ideia, o estudo Digital Video and C o n n e c t e d C o n s u m e r registrou queda global de 13% na audiência da TV tradicional em relação às novas mídias. 89% dos respondentes afirmaram a s s i s t i r a v í d e o s e m aparelhos conectados à internet.

O mundo digital, hoje, n ã o p o d e s e r c o n s i d e r a d o m o d i n h a . Ele é uma realidade e já tomou conta da vida do consumidor. Ignorá-lo é quase o mesmo que fingir que o sol não ilumina a Terra.

Características

Facilidade e baixo custo d e p r o d u ç ã o e distribuição de conteúdo s ã o c a r a c t e r í s t i c a s marcantes do marketing digital.

Qualquer pessoa com um celular é capaz de tirar belas fotos dos produtos, g r a v a r v í d e o s d e m o n s t r a t i v o s e m qualidade profissional e compartilhar isso com o público-alvo dela.

I s s o d á a u t o n o m i a a o e m p r e e n d e d o r , a t é m e s m o d a á r e a d a saúde, para planejar e e x e c u t a r a p r ó p r i a estratégia de marketing. Tu d o e s t á a o a l c a n c e d e l e , s ã o f e r r a m e n t a s técnica e financeiramente a c e s s í v e i s a q u a l q u e r um. A t é m e s m o q u e m e n t e n d e p o u c o d e internet é capaz de criar s i t e , b l o g , p e r f i s c o r p o r a t i v o s e m re d e s sociais e aparecer em m e c a n i s m o s d e b u s c a on-line, como o Google. O s r e c u r s o s s ã o realmente fáceis de se

mexer.

Marketing digital

Digital remete às novas tecnologias e mídias on-line: site, redes sociais, blog, mecanismo de busca, dispositivos móveis, etc.

Sendo assim, o marketing digital abrange esse universo para divulgar a marca do seu consultório. É tudo aquilo que está em alta com o público hoje.

Por ser o melhor formato para pequenas empresas, como o seu consultório, iremos um pouco mais a fundo neste tópico sobre marketing digital.

(9)

Como funciona?

Diferente do marketing tradicional, em que se aluga espaço para mostrar conteúdo criado por um terceiro, o digital dá a você todo o controle.

Muda, também, a maneira como se aborda o público: na maior par te das vezes, as pessoas encontrarão você sem que precise ir até elas.

Ta l c o m p o r t a m e n t o s e d á g r a ç a s a o protagonismo que a internet confere aos usuários. 56% dos internautas brasileiros u s a m m e c a n i s m o s d e b u s c a , c o m o o Google, para pesquisar informações que os levarão à decisão de compra.

Esse dado é do estudo Consumer Barometer, publicado pelo Google.

Marketing digital direcionado a locais

Se seu consultório está cadastrado no Google Maps, quando alguém buscar por atendimento na área de saúde na

sua região, você aparecerá nos r e s u l t a d o s c o m u m a indicação no mapa e na primeira página. 8 0 % d o s c o n s u m i d o r e s usam buscadores o n - l i n e p a r a p e s q u i s a r p o r

negócios locais. Então, melhor c o l o c a r s e u c o n s u l t ó r i o n o Google do que na TV.

Conteúdo informativo

A m e s m a l ó g i c a v a l e p a r a empreendedores que produzem o próprio conteúdo e publicam no blog ou site do negócio: alguém pesquisando no Google por dicas de saúde poderá conhecer o seu consultório e resolver marcar uma consulta. Conteúdo infor mativo em nome do seu consultório é como um anúncio discreto. Em vez de gritar ao consumidor que você é o m e l h o r, m o s t r a - s e i s s o p o r m e i o d e informações relevantes ao dia a dia dele. Aquilo que você postar estará lá para sempre. Não é como os anúncios que têm prazo determinado para sair do ar. Eis outra vantagem do marketing digital!

(10)

10

Publicidade paga

Estratégias de marketing digital podem i n c l u i r a n ú n c i o s p a g o s , c o m o n o tradicional, só que com nível de precisão infinitamente maior.

C a m p a n h a s n o G o o g l e A d w o r d s e Facebook Ads, por exemplo, permitem filtrar exatamente o perfil do público que você deseja atingir. Assim, você saberá, com certeza, quem verá o seu anúncio e se o investimento está valendo a pena. Aqui no C2.0 vamos te ensinar a trabalhar com essas ferramentas, em um minicurso que você terá acesso em breve!

Funciona assim: sua propaganda aparece sutilmente para os internautas conforme eles navegam na web. Ela praticamente se mistura ao conteúdo comum, pois é

exibida com base nos interesses do usuário.

Alcance viral

P u b l i c a ç õ e s i n t e re s s a n t e s n a s re d e s sociais são curtidas e compartilhadas, o que aumenta drasticamente o alcance delas.

Ao participar de redes como Facebook e Google+, você ganha seguidores que a m p l i f i c a m a v i s i b i l i d a d e d o s e u consultório na internet.

Tudo isso pagando bem menos que no marketing tradicional.

Preço, aliás, é o próximo tópico sobre essa disputa (quase injusta) entre digital e tradicional.

(11)

M A R K E T I N G

T R A D I C I O N A L X

M A R K E T I N G

D I G I T A L : Q U A N T O

C U S T A C A D A U M ?

A agência digital Cazamba publicou um relatório sobre a diferença de custos entre as mídias off-line (tradicionais) e on-line (digitais).

Compara-se o investimento em cada um e o potencial de alcance oferecido por ambos os formatos de marketing.

Vamos conferir?

TV x Digital

U m c o m e r c i a l d e 3 0 s e g u n d o s veiculado uma s ó v e z n o h o r á r i o n o b re

da TV, para a Grande São Paulo, custa R$142 mil e alcança 1,4 milhão de pessoas.

No digital, R$23 mil já é o suficiente para impactar o mesmo número de pessoas.

Caso você decida investir no digital os mesmos R$142 mil da TV, alcançaria 5,7 milhões de usuários.

Rádio x Digital

Custa R$3,3 mil um comercial de 30 segundos transmitido uma única vez para audiência de 52 mil pessoas.

Já no digital, esse gasto renderia a atenção de 162,5 mil pessoas.

Para alcançar no digital os mesmos 52 m i l d o r á d i o ,

b a s t a r i a m R $ 1 mil!

(12)

Impresso x Digital

Anunciar num jornal impresso relevante na Grande São Paulo, num domingo, que costuma ter mais circulação que o resto da semana, custa R$440 mil.

Repare que sequer há número exato de leitores.

O mesmo valor, no digital, impactaria 17,8 milhões de internautas.

S e v o c ê q u i s e s s e m e n o s a l c a n c e , “ s ó ” 3 2 0 m i l pessoas custariam R$6 mil.

(13)

13

Marketing digital é a melhor escolha

Mais barato, autônomo e acessível, o marketing digital é o mais indicado para q u a l q u e r n e g ó c i o , s o b r e t u d o o s e u consultório.

Esse meio de divulgação, que não só faz publicidade, mas fortalece a sua marca, se relaciona com o público e conquista credibilidade no mercado, é recheado de vantagens para você:

•Relatórios detalhados sobre cada ação. • S e g m e n t a ç ã o d e p ú b l i c o p a r a c r i a r campanhas personalizadas.

•Conteúdo disponível para sempre, e não por aluguel.

•Preço baixíssimo em comparação ao tradicional.

Começar uma estratégia de marketing digital é simples.

•Qual público você quer atingir? •Como chegar a ele?

•O que você quer mostrar sobre o seu negócio?

• E m q u a l f o r m a t o t r a n s m i t i r á a s u a mensagem?

•Quais resultados espera com isso?

A o r e s p o n d e r e s s a s p e r g u n t a s c o m detalhamento de informação, você já tem o esboço de um plano estratégico de marketing digital.

A partir daí, é só aprimorá-lo até chegar ao ponto ideal para o seu negócio.

O marketing digital lhe tornará conhecido pelas pessoas certas e trará resultados surpreendentes!

Vamos para a prática no minicurso do C2.0 em breve, não se preocupe!

(14)

C O N S U L T Ó R I O 2 . 0

W W W . C O N S U L T O R I O 2 0 . C O M . B R

Referências

Documentos relacionados

O presente artigo avalia os fatores que in- fluenciam a qualidade da água de duas microbacias recobertas por floresta de Mata Atlântica e de duas microbacias onde predomi-

A comparação entre a quantidade de carbono na biomassa atual (1999) da parte aérea da área de preservação permanente em estudo e aquela obtida a partir da adequação total da

C) Não deve possuir caráter rotulador ou quantitativo, deve sim, servir como fonte de reflexão e análise, para que possamos perceber até onde chegamos e o que ainda precisamos

sensível» o edifício habitacional, escolar, hospitalar ou similar ou espaço de lazer, com utilização humana; x) «Zona sensível» a área definida em plano municipal

de Artes e Ofícios Professor Nuno Rodrigues”, os alunos da extinta Escola EB1 de Faiões e a maior parte dos alunos da área de influência da Escola EB1 de Águas

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

200 ml de água de coco 200 ml de água de coco 1 folha de couve 1 folha de couve Hortelã a gosto Hortelã a gosto Modo de preparo Modo de preparo Bater todos os. Bater todos os