• Nenhum resultado encontrado

CURSO: MEDICINA. DISCIPLINA: FARMACOLOGIA II PROFESSOR (A): Francisco José Batista PERÍODO: ALUNO (A): N DE MATRÍCULA: DATA: / /2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO: MEDICINA. DISCIPLINA: FARMACOLOGIA II PROFESSOR (A): Francisco José Batista PERÍODO: ALUNO (A): N DE MATRÍCULA: DATA: / /2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CURSO: MEDICINA DISCIPLINA: FARMACOLOGIA II

PROFESSOR (A): Francisco José Batista PERÍODO: 2018.1

ALUNO (A): __________________________________________ N° DE MATRÍCULA: __________

DATA: / /2018

Leia o texto abaixo para responder as questões 01 e 02.

A eficácia antimicrobiana é dependente da concentração local de um antibiótico no foco da infecção e sua respectiva atividade contra o patógeno subjacente. A maioria dos estudos farmacocinéticos mensura exclusivamente as concentrações plasmáticas da droga antibacteriana, no entanto a maioria das infecções acontece no espaço intersticial de compartimentos periféricos ou em outros fluidos corporais.

Artrite séptica é uma doença infecciosa com taxa de incidência crescente que degenera as articulações. Em adultos, o joelho é a articulação mais frequentemente afetada na artrite séptica. Os guias de tratamento recomendam antibioticoterapia de amplo espectro, bem como a retirada cirúrgica do pus. Existe a possibilidade de que os níveis do fármaco no local da infecção (ou seja, o líquido sinovial) sejam insuficientes, o que pode ser responsável por um resultado insatisfatório.

O gráfico a seguir foi obtido a partir da medida das concentrações plasmáticas e no líquido sinovial do antimicrobiano cefuroxima após a administração intravenosa de uma única dose dessa substância. Os valores expressam as médias obtidas a partir de medidas em 10 voluntários que foram submetidos a artroscopia de joelho eletiva.

O texto e os resultados apresentados foram retirados e/ou adaptados de: SCHWAMEIS

et al. Pharmacokinetics of Cefuroxime in Synovial Fluid. Antimicrob Agents Chemother.

v. 61, pii: e00992-17, 2017.

01. Considerando as informações disponibilizadas no texto e seus conhecimentos de farmacologia antimicrobiana, é correto afirmar:

a) O tempo de meia vida (T½) na fase de distribuição do fármaco estudado é aproximadamente

90 minutos.

b) Cefuroxima é uma boa opção para tratamento profilático em cirurgias que envolvam a articulação do joelho.

c) Com base nos resultados demonstrados, é possível afirmar que cefuroxima será útil em casos de meningite bacteriana.

(2)

d) Caso o mesmo fármaco seja empregado pela via oral, não atingirá o líquido sinovial.

e) O pico plasmático da cefuroxima após uma administração intravenosa acontece aproximadamente 1 hora após sua administração.

02. Considerando as informações presentes no texto, os valores de concentração inibitória mínima (CIM90) de cefuroxima para alguns dos microrganismos possíveis de ser encontrados

em casos de artrite séptica (tabela abaixo) e seus conhecimentos de farmacologia antimicrobiana, marque a alternativa correta.

Microrganismo CIM90 (mg/L)

Staphylococcus aureus 8

Staphylococcus epidermidis 8

Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA) 64

a) Cefuroxima, cefalosporina de 2ª geração, pode ser empregada em casos de artrite séptica causadas por S. aureus, S. epidermidis e MRSA.

b) Cefuroxima, assim como outros beta-lactâmicos, inibe a síntese de proteínas bacterianas por ligar-se a sítios específicos dos ribossomos desses micorganismos.

c) Cefuroxima, cefalosporina de 3ª geração, é empregada em profilaxia perioperatória devido ao amplo espectro de ação, que contempla desde microrganismos gram-positivos, como os descritos na tabela, até microrganismos gram-negativos, como E. coli e P. aeruginosa.

d) Cefuroxima, cefalosporina de 2ª geração, não é indicada em casos de artrite séptica cujo patógeno responsável é MRSA.

e) Cefuroxima, cefalosporina de 3ª geração, pode ser utilizada em tratamentos definitivos de artrite séptica cujo patógeno responsável seja S. aureus ou S. epidermidis.

03. Prova de Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica - HUAC - 2018 - Qual antibiótico dentre os apresentados a seguir, é a escolha mais adequada para um paciente na UTI pediátrica que necessita de cobertura contra Staphylococcus aureus e Anaeróbios?

a) Cloranfenicol b) Clindamicina

c) Oxacilina d) Gentamicina

e) Vancomicina

04. Adaptado de Prova de Residência médica - Unesp Botucatu - 2018 - Homem de 35 anos apresenta inapetência, dores articulares, febre não medida, inchaço de extremidades e várias lesões cutâneas. Nega comorbidades. AP (antecedentes pessoais): trabalhador rural, etilista pesado. EF (exame físico): ictérico 2+/4, hepatomegalia e lesões cutâneas eritemato-edematosas nodulares mal delimitadas, acometendo tronco e membros com algumas lesões apresentando necrose cutânea e ulceração, além de infiltração cutânea facial com rarefação (diminuição) dos supercílios. O diagnóstico mais provável e respectivo tratamento são:

a) Hanseníase paucibacilar - rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. b) Hanseníase multibacilar - rifampicina, dapsona e clofazimina.

c) Tinea de corpo - cetoconazol. d) Rash cutâneo - hidrocortisona. e) Estrongiloidíase - tiabendazol.

05. Adaptado de Prova de Residência médica - USP - 2018 - Mulher de 45 anos de idade será submetida a histerectomia total abdominal por via laparotômica (incisão no abdômen para acessar órgãos internos), em decorrência de leiomiomatose. Apresenta antecedente de reação alérgica a penicilina, comprovada, por ocasião de tratamento de amidalite há 1 ano. Não tem outros antecedentes mórbidos relevantes. Qual a antibioticoprofilaxia indicada para este

(3)

procedimento?

a) Não é necessário profilaxia nesse caso. b) Cefazolina.

c) Clindamicina + gentamicina.

d) Sulfametaxazol + trimetoprima. e) Amoxicilina + ácido clavulânico.

06. Adaptado de Seleção Unificada de Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE - Obstetrícia e ginecologia - 2016 - Mulher, 30 anos, retorna ao ambulatório de ginecologia geral com queixa de prurido vulvar, conteúdo vaginal branca e grumosa e sensação de disúria (ardor ao urinar) terminal. Refere que é o quarto episódio nos últimos 6 meses com essas mesmas queixas. Refere muito incômodo e que isso está diminuindo sua qualidade de vida. À microscopia do conteúdo vaginal foram encontrados esporos e leveduras. Assinale a assertiva correta sobre o patógeno provavelmente envolvido nessa infecção e um fármaco adequado para esse caso clínico.

a) Escherichia coli - ciprofloxacino. b) Chlamydia trachomatis - doxiciclina. c) Trichomonas vaginalis - metronidazol.

d) Candida albicans - fluconazol.

e) Pseudomonas aeruginosa - gentamicina.

07. Com relação as tetraciclinas, assinale (V) para sentenças verdadeiras e (F) para as sentenças falsas, em seguida, indique a alternativa com a sequência correta:

( ) Tetraciclinas administradas pela via sistêmica podem induzir sensibilidade à luz solar. ( ) A biodisponilidade de tetraciclinas administradas pela via oral pode ser reduzida com a ingestão concomitante de laticínios e antiácidos.

( ) O principal mecanismo de resistência contra esses antimicrobianos é a inibição da síntese protéica por meio da ligação ao ribossomo bacteriano.

a) V, V, V. b) V, V, F. c) V, F, V. d) F, F, V. e) F, F, F.

08. Faça a correta associação entre o microrganismo infectante e o respectivo fármaco indicado para o tratamento e depois marque a alternativa com a sequência correta:

( 1 ) Trichuris trichiura ( 2 ) Plasmodium ovale ( 3 ) Enterobius vermicularis ( 4 ) Schistosoma mansoni ( ) Praziquantel ( ) Metronidazol ( ) Cloroquina ( ) Mebendazol a) 4 - 3 - 1 - 2 b) 3 - 1 - 2 - 4 c) 3 - 4 - 1 - 2 d) 4 - 1 - 2 - 3 e) 1 - 2 - 3 - 4

09. Paciente do sexo masculino, 23 anos, chega a unidade de saúde com queixa de secreção uretral há dois dias. Relata leve ardor ao urinar e leve prurido e nega qualquer outro sintoma. O paciente teve história de contato sexual desprotegido. Na bacterioscopia, pelo Gram, evidenciaram-se numerosos diplococos gram-negativos. Qual o possível patógeno envolvido nesse caso e uma alternativa viável para tratamento?

a) Neisseria gonorrhoeae - ceftriaxona. b) Treponema pallidum - penicilina G c) Candida albicans - itraconazol. d) Escherichia coli - ciprofloxacino.

e) Klebsiella pneumoniae - sulfametaxazol-trimetoprima.

(4)

limitado a situações específicas. Com relação a essa substância é correto afirmar:

a) Seu mecanismo de ação envolve a formação de um poro na superfície bacteriana levando-a morte por extravasamento de conteúdo intracelular.

b) Não é recomendado para casos de meningite, pois uma molécula grande e polar e, portanto, é incapaz de atravessar a barreira hemato-encefálica.

c) É a primeira escolha terapêutica no tratamento da febre tifóide (Salmonella typhi).

d) Sempre é empregado quando o benefício supera os riscos de toxicidade associada ao seu uso, por exemplo, o desenvolvimento de aplasia medular.

e) Pode ser utilizado como alternativa em infecções graves por Pseudomonas aeruginosa que não respondem ao tratamento com aminoglicosídeos e carbapenêmicos.

11. Faça a correta associação entre o fármaco antirretroviral e a respectiva informação presente na coluna da direita e depois marque a alternativa com a sequência correta:

( 1 ) Zidovudina ( 2 ) Efavirenz ( 3 ) Dolutegravir

( ) Compõe preferencialmente o tratamento em co-infecção com tuberculose.

( ) Inibidor de integrase.

( ) Efeito adverso característico: lipoatrofia. a) 2 - 3 - 1

b) 2 - 1 - 3

c) 1 - 3 - 2 d) 3 - 2 - 1

e) 3 - 1 - 2

12. Adaptado de Prova de Residência médica - PUC USP - 2018 - Paulo, de 20 anos, estudante, que está hígido previamente e não usou antibióticos há pelo menos um ano, apresenta-se com tosse há 4 dias, expectoração amarelada, dor torácica ventilatoriodependente no hemitórax direito e febre. Apresenta-se consciente, orientado e eupineico. Dados vitais: FR=16 irpm, FC=82 bpm, T=39 °C e PA=110x70 mmHg. No radiograma de tórax, apresentava consolidação segmentar no terço superior do pulmão direito, hemograma com leucocitose e desvio à esquerda e creatinina = 0,8 mg/dL. Com base no diagnóstico de penumonia, é correto afirmar que:

a) O fato do paciente não usar antibióticos há mais de um ano aumenta a chance da infecção ser causada por uma cepa resistente a penicilinas e macrolídeos.

b) Considerando o patógeno mais provável para esse tipo de infecção, a bactéria gram-negativa Haemophilus influenzae, o tratamento pode ser feito com fluoroquinolonas.

c) O estado respiratório do paciente requer internação com indicação para ventilação mecânica e antibioticoterapia endovenosa de amplo espectro com cefalosporina de 3ª geração associado a aminoglicosídeo.

d) Penicilinas de espectro ampliado sem associação a inibidores da beta-lactamase são os mais indicados por terem excelente ação contra bactérias positivas, bactérias gram-negativas e patógenos atípicos, como Mycoplasma pneumoniae.

e) O tratamento pode ser constituído antibioticoterapia oral com macrolídeo, que contempla em seu espectro os possíveis patógenos responsáveis pela infecção.

13. Paciente de 26 anos de idade relata dor abdominal que já dura 4 semanas e aumento da frequência de defecação. Exame sanguíneo mostra eosinofilia com valor de 6,2x109/L (valores normais 0,04 – 0,4x109

/L), porém valores do eritrograma estavam normais. O paciente é militar e serviu no exterior no segundo semestre do ano anterior. Durante esse período, viajou para diferentes regiões em que poderia ter sido infectado por helmintos. Ao retornar, fez um tratamento de rotina com dose única de albendazol. Ao solicitar exame de fezes apropriado, foram detectadas larvas de ancilostomídeos. Considerando que a dose única de albendazol falhou, qual dos fármacos abaixo pode ser utilizado para esse paciente, agora em doses V.O.

(5)

repetidas ao longo de 3 dias: a) Cetoconazol b) Secnidazol c) Rifampicina d) Mebendazol e) Primaquina

14. Analise as sentenças abaixo sobre quimioterapia do câncer indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso, em seguida, marque a alternativa com a sequência correta:

( ) Agentes alquilantes, como a ciclofosfamida, e análogos de purinas e pirimidinas, como a mercaptopurina, são úteis no tratamento adjuvante do câncer devido a efeitos antieméticos e estimulante da hematopoese.

( ) A maior parte dos fármacos empregados no tratamento do câncer atinge células em repouso (estágio G0 do ciclo celular)

( ) Fármacos empregados na quimioterapia do câncer possuem vários efeitos colaterais, como alopecia, náuseas e vômitos.

a) V, V, V. b) V, V, F. c) V, F, V. d) F, F, V. e) F, F, F.

15. A farmacoterapia no tratamento de infecções por micobactérias é desafiadora devido as características de estrutura e crescimento diferenciadas que esses microrganismos apresentam. Com relação a esse assunto, é correto afirmar:

a) A terapia de primeira linha para pacientes com tuberculose pode ser feita com escolha de monoterapia de rifampicina, isoniazida, pirazinamida, etambutol ou alguma fluoroquinolona. b) A elevada taxa de multiplicação de M. tuberculosis e M. leprae dificulta a ação do fármaco antimicobacteriano.

c) Dapsona apresenta CIM (concentração inibitória mínima) semelhante contra M. tuberculosis e M. leprae, podendo ser empregada no tratamento de tuberculose e hanseníase.

d) Em geral, fármacos com boa ação contra gram-positivas, por exemplo, penicilinas, vancomicina e macrolídeos, podem ser utilizados no tratamento da tuberculose.

e) Rifampicina é um fármaco antimicobacteriano eficaz no tratamento de infecções por M.

tuberculosis, M. leprae e outras infecções bacterianas, por exemplo, por N. meningitidis.

16. Qual das associações listadas abaixo contém a combinação de substância com atividade antibacteriana e outra substância que apenas minimiza a degradação da primeira por enzimas renais humanas? a) Imipenem + cilastatina b) Rifampicina + dapsona c) Lopinavir + ritonavir d) Amoxicilina + ác. clavulânico e) Sulfametaxazol + trimetoprima

GABARITO 2018.2

FARMACOLOGIA II – Franzé Batista

01

02

03

04

05

06

07

08

B

D

B

B

C

D

B

D

09

10

11

12

13

14

15

16

(6)

Referências

Documentos relacionados

Visando justamente suprir a necessidade de gerir dados da organização, de modo que os mesmos sejam adequados para o ambiente gerencial e venham a se tornar informação útil no

Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe um método inédito na Bioinformática para determinar qual site preditor de epítopos possui alto poder preditivo, culminando com

Pode-se notar que a diferença da distância de parada do sistema com controlador e sem controlador é menor que na simulação para terreno seco, entretanto o sistema com ABS e

Embora a maioria dos trabalhos que visam detecc¸˜ao de centros de ossificac¸˜ao utilizem extrac¸˜ao de regi˜oes de interesse na etapa inicial do projeto, Zhang, Gertych e Liu

Essa estatística, infelizmente, influencia diretamente no desenvolvimento cognitivo e pessoal do DV.Segundo Dias (2010), se o uso do computador e de OA no ensino

A técnica baseada em regras (RBMT) tem seu processo de tradução baseado na transferência do texto em LF (Língua Fonte) para LA (Língua Alvo), através de regras que representam

caminho mais curto 131 1674 u.d. O fato de o ACS ter obtido um caminho mais longo em 78, 2% dos mapas, igualando-se ao Dijkstra somente em 131 dos 600 mapas, ainda não representa

Com a técnica de validação cruzada com parada antecipada, os dados são selecionados do banco de dados para cada partição (estimação, validação e teste) de forma aleatória, o que