• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2021 Edital CPG nº 02/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2021 Edital CPG nº 02/2020"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO

MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO

1º SEMESTRE – 2021

Edital CPG nº 02/2020

Estarão abertas no período de 26 a 28/10/2020 as inscrições para o preenchimento de 7 (sete) vagas para o curso de Mestrado e de 12 (doze) vagas para o curso de Doutorado (nas modalidades Doutorado e Doutorado Direto) do Programa de Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, para ingresso no primeiro semestre de 2021.

Serão consideradas as inscrições enviadas entre a 0h do dia 26/10/2020 e as 23h59 do dia 28/10/2020, nos termos do item 1, abaixo, sem possibilidade de extensão de prazo ou exceções.

CANDIDATOS AO MESTRADO

Poderão candidatar-se à seleção para o Mestrado portadores do certificado de conclusão ou diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, oficialmente reconhecido, obtido em instituições nacionais ou estrangeiras.

CANDIDATOS AO DOUTORADO

Poderão candidatar-se à seleção para o Doutorado portadores do título de mestre em qualquer área do conhecimento, oficialmente reconhecido, obtido em instituições nacionais ou estrangeiras.

Os candidatos que concluírem o Mestrado, com a homologação do relatório de defesa, até 16 de dezembro de 2020, poderão participar do processo de seleção e estarão obrigados a apresentar a documentação exigida no ato da matrícula.

CANDIDATOS AO DOUTORADO DIRETO

Poderão candidatar-se à seleção para o Doutorado Direto portadores do certificado de conclusão ou diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, oficialmente reconhecido, obtido em instituições nacionais ou estrangeiras.

Candidatos que estiverem cursando mestrado acadêmico ou mestrado profissional não poderão candidatar-se ao Doutorado Direto.

As informações sobre linhas de pesquisa, docentes, disciplinas e vagas oferecidas, bem como o regulamento do Programa, podem ser encontradas na página do Programa na Internet (www.usp.br/pgeha).

(2)

1 – Para solicitar sua inscrição no processo seletivo, o candidato deverá enviar em um único e-mail todos os documentos abaixo relacionados (itens “I-a” a “I-i”), no formato .pdf. Não serão aceitos documentos e comprovantes enviados por links de servidores como Dropbox e Google Drive. Os candidatos aprovados deverão apresentar no ato da matrícula os originais de toda a documentação e serão desclassificados caso a imagem enviada para a inscrição não corresponda ao original.

No campo “Assunto” do e-mail o candidato deverá escrever: “Inscrição – MESTRADO – Nome do Candidato” ou “Inscrição – DOUTORADO/DOUTORADO DIRETO – Nome do Candidato”. O e-mail declarado no ato da inscrição será utilizado para todas as interações durante o processo seletivo.

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS:

a) Requerimento devidamente preenchido – disponível na página do Programa na Internet (www.usp.br/pgeha).

b) Cédula de identidade (RG) ou registro nacional para estrangeiros (RNE) ou protocolo com o número do RNE (SINCRE-Polícia Federal).

c) Cadastro de pessoas físicas (CPF).

d) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$107,00 (cento e sete reais) (DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA), no Banco do Brasil, agência 7009-2, c/c 130.307-4 – Museu de Arte Contemporânea – CNPJ/MAC – 63.025.530/0044-44.

e) Certificado(s) de proficiência em língua estrangeira: e1) MESTRADO:

UM certificado de proficiência, com data não superior a dois anos na data da inscrição, em um dos seguintes idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão, obtido em uma das instituições relacionadas abaixo. e2) DOUTORADO:

Certificado de proficiência em língua estrangeira aproveitada no mestrado (caso essa informação não conste no histórico escolar); e Certificado de proficiência, com data não superior a dois anos na data da inscrição, em um dos seguintes idiomas, diferente do utilizado no mestrado: inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão, obtido em uma das instituições relacionadas abaixo.

e3) DOUTORADO DIRETO:

DOIS certificados de proficiência, com data não superior a dois anos na data da inscrição, em dois dos seguintes idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão, obtidos em uma das instituições relacionadas abaixo.

(3)

 Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (inglês, francês, espanhol, italiano e alemão) – conceito “suficiente”: www.clinguas.fflch.usp.br – Casa de Cultura Japonesa – Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo, tel.: (11) 3091-2416;

(Neste caso, não é necessária a apresentação do comprovante de proficiência, uma vez que o Centro de Línguas enviará o resultado do exame diretamente à Secretaria do PGEHA.)

 Certificado da União Cultural Brasil Estados Unidos (inglês) – aproveitamento mínimo: 60% (sessenta por cento) – www.uniaocultural.org.br – Rua Teixeira da Silva, 560, Paraíso, São Paulo, tel.: 2148-2900 – e-mail: atendimento@uniaocultural.com.br;  Certificado TOEFL (inglês) – pontuação mínima: 213 (duzentos e treze)

para o Computer-Based Test (CBT); 550 (quinhentos e cinquenta) para o Paper-Based Test (PBT) ou 80 (oitenta) pontos para o Internet-Based Test (IBT);

 Certificado IELTS (inglês) – pontuação mínima: 5,0 (cinco);

 Certificado da Universidade de Cambridge (inglês) – níveis FCE ou CAE – conceito mínimo: C;

 Certificado da Aliança Francesa (francês) – pontuação mínima: 50 (cinquenta) – www.aliancafrancesa.com.br – Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque – metrô República – saída Caetano de Campos; tel.: (11) 3062-9339;

 DALF, DELF ou TCF (francês) – nível mínimo: B2;

 Certificado do Instituto Cultural Hispânico (espanhol) – nota mínima: 7,0 (sete) – www.ichespanhol.com – Rua Vergueiro, nº 1.883, cj. 32, Vila Mariana, São Paulo, tel.: (11) 5084-3791;

 D.E.L.E/Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (espanhol) – nível: intermediário;

 Certificado do Instituto Italiano di Cultura (italiano) – nota mínima: 7,0 (sete) – www.iicsanpaolo.esteri.it – Avenida Higienópolis, 436, São Paulo – SP, tel.: (11) 3660-8888;

 Certificado do Instituto Goethe (alemão) – nível B1 – conceito: “aprovado” – www.goethe.de/saopaulo – Rua Lisboa, 974 – Jardim Paulista, São Paulo, tel.: (11) 3296-7000.

Observações:

- Poderão ser dispensados da prova de proficiência em língua estrangeira candidatos que comprovarem a conclusão de curso de Graduação em Letras em instituição de ensino superior, com habilitação em uma das línguas exigidas pelo Programa.

- Certificado de conclusão de curso de idioma não é válido como proficiência.

(4)

- Os candidatos estrangeiros deverão comprovar, também, proficiência em língua portuguesa, em até dois anos após a matrícula. Serão aceitos certificados emitidos pelo Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Celpe-Bras/Ministério da Educação – com aproveitamento a partir do nível “Intermediário Superior”.

f) Curriculum Lattes atualizado, com produção documentada (acrescentar arquivos em .pdf que o(a) candidato(a) considerar mais relevante(s) de sua produção mencionada no currículo), inserido na Plataforma Lattes do CNPq (www.lattes.cnpq);

g) Projeto de pesquisa, que deve ser apresentado com linguagem clara, demonstrando domínio gramatical e conceitual. Deve ser estruturado na forma de tópicos, com no máximo vinte páginas digitadas em espaço 1,5, incluindo as referências teóricas citadas no projeto. Deverá estar estruturado da seguinte forma:

 Capa – deverá conter as seguintes informações: nome do Programa, linha de pesquisa, o título explicativo do projeto e o nome do(a) candidato(a);

 Página 01 – título, resumo do projeto (até cinco linhas, somente em português) e palavras-chave (até cinco);

 Projeto de pesquisa:

- Introdução – pertinência e adequação do projeto ao Programa e à linha de pesquisa indicados;

- Objeto – assunto e problema de pesquisa; justificativa do estudo quanto à relevância e originalidade;

- Quadro teórico de referência – inserção do projeto dentro das pesquisas existentes e revisão teórica fundamental;

- Objetivos – gerais e específicos; teóricos e práticos;

- Procedimentos Metodológicos – explicitação dos métodos e técnicas de investigação; detalhando a adequação ao projeto;

- Referências teóricas – usar normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e máximo de três páginas;

- Cronograma das atividades de pesquisa.

O projeto de Doutorado ou de Doutorado Direto, em relação ao de Mestrado, deverá apresentar: maior grau de elaboração teórica e metodológica; maior grau de profundidade e complexidade de objeto de pesquisa; ineditismo e originalidade da temática e obrigatoriedade de hipóteses na pesquisa.

h) Histórico escolar correspondente ao curso de pós-graduação (Mestrado) concluído (não se aplica aos candidatos ao Mestrado e ao Doutorado Direto). i) Dissertação de mestrado já defendida (não se aplica aos candidatos ao

(5)

2 – É obrigatória a indicação, no campo apropriado do Requerimento de inscrição, do(a) eventual orientador(a), dentre os docentes que abriram vagas (vide relação na página do Programa na Internet: www.usp.br/pgeha).

3 – O processo de seleção para a inscrição no processo seletivo de Mestrado, de Doutorado ou Doutorado Direto, constará das seguintes fases:

3.1 Fase 1 – eliminatória: Envio dos documentos relacionados nos itens “I-a” a “I i”, inclusive do comprovante de proficiência em língua estrangeira, cujos critérios de aprovação estão explicitados no item “I-e” deste edital (proficiência em uma língua estrangeira para candidatos ao Mestrado e duas línguas estrangeiras para candidatos ao Doutorado ou Doutorado Direto).

3.1.1 – No dia 30/10/2020, após às 12h, horário de Brasília, será publicada a lista de inscritos por ordem alfabética, com a confirmação do recebimento da documentação obrigatória, na página do Programa na Internet (http://www.usp.br/pgeha).

3.2 Fase 2 – eliminatória: Prova escrita dissertativa, que permita avaliar os conhecimentos dos candidatos em Estética e História da Arte.

Observações:

3.2.1 – A prova dissertativa será realizada de maneira remota e síncrona, a partir de referências teóricas indicadas (Anexo I). A prova será realizada de forma remota (online) no dia 04/11/2020, das 14h às 18h.

3.2.2 – Serão considerados para correção:

a) uso adequado das referências teóricas indicadas ao tema proposto, sendo permitida consulta aos materiais que o(a) candidato(a) tenha disponível, desde que não haja cópia direta de trechos desses materiais; b) estabelecimento de relações adequadas e pertinentes ao tema de pesquisa e à linha de pesquisa escolhida;

c) clareza e objetividade na exposição das ideias e estruturação da argumentação;

d) correção e adequação no uso da norma padrão da língua portuguesa. 3.2.3 – A prova terá duração de 4 (quatro) horas, e será realizada mediante envio de link do acesso que será enviado, para o e-mail cadastrado no ato da inscrição com a(s) questão(ões) a ser(em) desenvolvida(s) pelo(a) candidato(a), 10 (dez) minutos antes do horário previsto para o início, conforme informado no item 1 deste Edital.

3.2.4 – O(A) candidato(a) deverá manter a câmera de seu equipamento aberta durante todo o tempo de prova, pois ficará sendo monitorado por um funcionário ou docente designado pela comissão examinadora. Não serão permitidos questionamentos de nenhuma natureza durante todo o período de aplicação da prova.

(6)

3.2.5 – A prova é de autoria exclusiva do(a) candidato(a), sendo a idoneidade da declaração de autoria de responsabilidade do(a) mesmo(a). Em caso de inidoneidade de autoria, o(a) candidato(a) poderá ser interpelado(a) judicialmente. Caso seja detectado plágio, a prova será anulada e não se admitirá recursos.

3.2.6 – Ao terminar a prova o(a) candidato(a) deverá enviar a prova por

e-mail e aguardar, também por e-e-mail, a mensagem de que a prova foi

recebida com sucesso. Passadas as 4 (quatro) horas destinadas à elaboração da prova, o(a) candidato(a) que não a enviar, estará desclassificado(a).

3.2.7 – A prova, sem identificação dos candidatos, será corrigida por professores do Programa que atribuirão notas de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 7 (sete) a nota mínima para aprovação nesta fase.

3.2.8 – O resultado da prova escrita (com a lista de aprovados) será informado aos candidatos, até 17/11/2020 ficará divulgado na página do Programa na Internet (http://www.usp.br/pgeha).

3.2.9 – Recursos a respeito do resultado desta fase deverão ser enviados (requerimento assinado e digitalizado) por e-mail para pgeha@usp.br até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado. Os recursos serão respondidos pela comissão examinadora em até 3 (três) dias úteis.

3.2.10 – Para a realização da prova é de total responsabilidade dos candidatos ter disponível: conexão estável com a internet e microcomputador ou notebook com a versão atualizada do navegador Google Chrome. Os dispositivos móveis podem não atender às necessidades para a realização da prova dissertativa.

3.2.11 – A Universidade de São Paulo não se responsabiliza pela qualidade da transmissão de dados via internet não recebidos por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência do formulário da prova para o banco de dados do PGEHA-USP.

3.3 Fase 3 – classificatória: Análise de mérito do projeto de pesquisa e do

Curriculum Lattes, a partir de arguição oral, por videoconferência, em data a

ser definida que será publicada na página do Programa na Internet (http://www.usp.br/pgeha).

3.3.1 – A comissão examinadora será constituída por 3 (três) membros indicados pela CPG, e a apresentação e defesa oral serão realizadas no período de 23/11/2020 a 10/12/2020, e deverão ter duração máxima de 30 (trinta) minutos.

3.3.2 – A avaliação do projeto, valendo até 5 (cinco) pontos, levará em conta, principalmente, a pertinência e a clareza dos objetivos, a atualidade das referências teóricas e a viabilidade do projeto em relação à linha de pesquisa.

(7)

3.3.3 – Na análise do Curriculum Lattes, valendo até 5 (cinco) pontos, serão considerados os seguintes itens, desde que comprovados:

 Candidatos ao Mestrado: histórico escolar (até dois pontos);

bolsas/participação em projetos (até dois pontos); participação em eventos (até um ponto).

 Candidatos ao Doutorado ou Doutorado Direto: publicação (ou aceitação) de artigos em revistas científicas da área ou um capítulo de livro com ISBN e política de revisão por pares (até dois pontos); participação em projetos de pesquisa (até dois pontos); participação em eventos científicos da área (até um ponto).

3.3.4 – Os candidatos que não se apresentarem no horário estabelecido para a videoconferência da Fase 3 serão considerados desclassificados, não havendo qualquer tolerância.

3.3.5 – Durante a realização da arguição não será permitido ao(à) candidato(a) utilizar qualquer outro aparelho eletrônico que não aquele que estiver acessando com o objetivo exclusivo de interagir com a banca. Qualquer comunicação com terceiros que seja percebida pela banca poderá acarretar a desclassificação e eliminação do(a) candidato(a) no processo seletivo.

3.3.6 – É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) providenciar conexão de internet estável e segura e equipamentos que possibilitem a transmissão simultânea de som e imagem (vídeo). O Programa não se responsabiliza por problemas técnicos que inviabilizem a arguição. Caso as condições técnicas impeçam a conclusão da arguição, a sessão será encerrada e o(a) candidato(a) será avaliado(a) pelas informações prestadas até o momento da interrupção da transmissão.

3.3.7 – A nota final será obtida por meio da média aritmética entre as notas dadas pelos 3 (três) membros da comissão examinadora sendo 7 (sete) a nota mínima para aprovação.

3.4 O resultado da processo de seleção (com a lista de aprovados) será informado aos candidatos, até 14/12/2020 ficará divulgado na página do Programa na Internet (http://www.usp.br/pgeha).

3.5 Recursos a respeito do resultado do processo de seleção deverão ser enviados (requerimento assinado e digitalizado) por e-mail para pgeha@usp.br até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado. Os recursos serão respondidos pela comissão examinadora em até 3 (três) dias úteis.

3.6 Poderão ser aceitos no Programa, mediante disponibilidade de vagas divulgadas neste edital, pela ordem de classificação, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete), considerando a média aritmética de todas as notas obtidas (Fases 2 e 3 do processo, detalhadas nos subitens 3.2 e 3.3 deste edital, respectivamente).

(8)

3.7 Em caso de empate, o desempate será feito pela maior nota da prova escrita.

3.8 Para candidatos estrangeiros que irão concorrer em seu país a bolsas PEC-PG concedidas pelo governo brasileiro, ou a bolsas concedidas por outros órgãos internacionais, o processo seletivo constará da análise de Curriculum

Vitae realizado por uma banca examinadora definida pela CPG do

Programa.

4 – Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição.

5 – Os candidatos aprovados deverão apresentar, na data da matrícula, o Requerimento para a Primeira Matrícula, disponível no site do Programa, e cópia simples, acompanhadas dos originais, para conferência, dos seguintes documentos:

a) Visto de permanência no país (para estrangeiros); b) Certidão de nascimento ou casamento;

c) Prova de quitação com o serviço militar, somente para brasileiros natos ou naturalizados do sexo masculino;

d) Certidão de quitação eleitoral ou certidão circunstanciada emitidas pela Justiça Eleitoral há menos de 30 dias da data da matrícula, somente para brasileiros natos ou naturalizados;

e) Diploma de graduação (frente e verso) em qualquer área de conhecimento, ou cópia legível do certificado de conclusão do curso com a data da colação de grau, obtido em instituições de ensino superior, bem como atestado de validade nacional do curso;

f) Diploma de mestre (frente e verso) ou cópia simples da ata de defesa homologada pelas instâncias competentes da instituição (não se aplica aos candidatos ao Mestrado e ao Doutorado Direto).

6 – Aqueles que não atenderem às exigências de documentação prevista no item 5 não poderão efetivar a matrícula. Neste caso, fica sem efeito a aprovação no processo seletivo e poderá ser convocado(a) o(a) candidato(a) em lista de espera. 7 – O Programa não se obriga a preencher todas as vagas oferecidas neste edital.

(9)

8 – Calendário do Processo Seletivo do PGEHA-USP 2021:

26/09/2020 Publicação do edital no Diário Oficial do Estado e na página do Programa na Internet.

26/10/2020 a

28/10/2020 1ª Fase – Envio, por e-mail, de toda a documentação.

30/10/2020

A partir das 12h, horário de Brasília, divulgação da lista de candidatos que enviaram todos os documentos e estão aptos a fazer a prova escrita (Fase 2), na página do Programa na Internet (http://www.usp.br/pgeha).

04/11/2020

2ª Fase – Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto Prova dissertativa, remota e síncrona, das 14h às 18h, horário de Brasília.

17/11/2020

A partir das 16h, horário de Brasília, divulgação dos aprovados na prova dissertativa, na página do Programa na Internet

(http://www.usp.br/pgeha).

23/11/2020 a 10/12/2020

3ª Fase – Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto – Arguição

online (projeto e currículo) com os(as) candidatos(as)

aprovados(as) na prova dissertativa.

Informações sobre a data e horário da arguição serão divulgadas na página do Programa na Internet (http://www.usp.br/pgeha).

14/12/2020

A partir das 16h, horário de Brasília, divulgação dos aprovados no processo seletivo, em ordem alfabética; e lista de espera, se houver, em ordem de classificação.

19/01/2021 a 21/01/2021

Entrega dos documentos detalhados nos itens 1 e 5 deste edital para matrícula.

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte envolve docentes das seguintes unidades da Universidade de São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH, Escola de Comunicações e Artes – ECA, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH e Museu de Arte Contemporânea – MAC.

Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, pelo e-mail pgeha@usp.br ou na página do Programa na Internet http://www.usp.br/pgeha.

(10)

ANEXO I

Referências Teóricas para a Prova de Mestrado e de Doutorado

AMARAL, A. A. Arte para quê? A preocupação social na arte brasileira 1930-1970. Barueri/SP: Nobel, 2003.

ARGAN, G. C. Arte moderna: Do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

BARROS, J. D. A. As Influências da Arte Africana na Arte Moderna. Afro-Ásia, v. 44, p. 37-95, 2011. Disponível em

https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia/article/download/21236/1382 0. ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1998.

FABRIS, A. (Org.). Modernidade e modernismo no Brasil. Porto Alegre: Zouk, 2010.

FREIRE, Cristina. Arte conceitual. São Paulo: Zahar, 2006. GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

GONÇALVES L. R. Arte brasileira no século XX. São Paulo: São Paulo: ABCA, 2007.

GONÇALVES L. R.; FABRIS, A. (Orgs.). Os lugares da crítica de arte. São Paulo: ABCA; Imprensa Oficial, 2005.

WOOD, P. et al. Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac Naify, 1998.

(11)

ANEXO II

Quadro de vagas disponíveis

ORIENTADOR - Profs. Drs.: MESTRADO DOUTORADO

Ana Paula Cavalcanti Simioni 1 1

Arthur Hunold Lara - 1

Artur Matuck - 1

Daisy Machado Valle Peccinini 1 1

Denise Dias Barros 2 2

Edson Roberto Leite - 1

Elza Maria Ajzenberg - 1

Helouise Lima Costa 1 -

Jane Aparecida Marques 1 1

Katia Canton Monteiro - 1

Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves - 1

Maria Cristina Machado Freire - 1

Referências

Documentos relacionados

d) Certificado de análise do controle de qualidade dos lotes a serem utilizados na produção do medicamento experimental ou, na ausência deste documento,

Cielo: Ambiente competitivo ainda pressiona o resultado do 4T17, mas lucro supera projeções.. Ontem, após o fechamento do mercado, a Cielo divulgou o resultado referente ao

Utilize este artigo da forma que é descrita e apenas para as finalidades indicadas!. Se transmitir o artigo a terceiros, entregue também os

Faça as alterações necessárias no circuito da Figura 6, considerando o uso de um transistor BC 548 e alimentação de 5 V, para que o mesmo continue funcionamento na

 Alunos matriculados em uma ou duas disciplinas para conclusão do curso (vide observações). b) Os alunos vestibulandos poderão solicitar a concessão de Bolsas de Estudo até 15

Tais programas permitem o traçado imediato de uma hipérbole equilátera considerando-a, por exemplo, como a curva cuja equação, num sistema ortogonal de coordenadas cartesianas,

Se exteriormente s˜ ao constru´ıdos triˆ angulos equil´ateros ABM , BCN e ACP , prove que os baricentros desses triˆ angulos s˜ ao v´ertices de um triˆ

simples ou encontros de gestores de menor porte, no Centro da Cidade Não forem executadas as ações de capacitação previstas para as Unidades Coordenadoras de Projetos (...)