• Nenhum resultado encontrado

2. INTEGRA ESTE PROJETO: Desenho arquitetônico, ART, calculo BDI, Cronograma Físico/Financeiro, Orçamento e o Memorial descritivo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. INTEGRA ESTE PROJETO: Desenho arquitetônico, ART, calculo BDI, Cronograma Físico/Financeiro, Orçamento e o Memorial descritivo."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATO QUEIMADO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DO PARQUE DE MÁQUINAS

ÁREA TOTAL: 2.313,30m² (Piso Concreto Principal: 805,08m², Pedras Irregulares 1.423,52m² e Piso secundário: 84,7m²)

LOCAL: MATO QUEIMADO-RS

ENDEREÇO DA OBRA: Avenida Albino Welter – Parque de Máquinas

RESPONSÁVEL TÉCNICO: Eng. Civil Eric Moraes Tonetto – CREA/RS 229.373 1. OBJETIVO: O presente memorial tem por objetivo descrever os serviços e materiais a serem utilizados na execução do piso em concreto e pavimentação em pedras irregulares no Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal de Mato Queimado.

Os serviços de mão de obra e o material de construção serão por conta da empresa contratada.

2. INTEGRA ESTE PROJETO: Desenho arquitetônico, ART, calculo BDI, Cronograma Físico/Financeiro, Orçamento e o Memorial descritivo.

3. ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS E SERVIÇOS: todos os materiais e serviços relativos a este projeto serão executados dentro da técnica, estando materiais e serviços condicionados a aprovação de um responsável técnico devidamente habilitado para esta obra.

4. DESCRIÇÃO DA OBRA 4.1. SERVIÇOS PRELIMINARES

Será efetuada a limpeza da vegetação superficial existente, removendo quaisquer elementos de concreto que se encontrem desprendidos, folhas, poeira, terra, materiais orgânicos e outros que vierem a prejudicar o adequado aterramento.

A empresa deve providenciar a colocação da placa de obra conforme indicado pela fiscalização.

4.2. OBRAS DE TERRA

Na movimentação inicial de solo, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Mato Queimado, deve ser utilizado força mecânica ou manual, executando os níveis suficientes ao adequado nível do passeio junto ao meio-fio, bem como ajuste de taludes necessários

(2)

2 Após o nivelamento deve ser executado o lastro de brita pela empresa licitada, para garantir mobilidade em caso de movimentações de terra, na espessura mínima de 6cm.

4.4. EXECUÇÃO CONCRETO

Após a disposição do lastro e posicionamento da lona de fundo, segue-se o posicionamento das armaduras Q92 e Q159 com transpasse mínimo de duas linhas de barra, utilizando treliças nervuradas como separador espaçador, bem como barras de transferência lisa nas dimensões e condições especificadas no projeto, que deve ser realizado pela empresa licitada, seguido da concretagem em paginação para as juntas de dilatação conforme projeto, com material adequado, a concretagem na espessura de 12cm com concreto mínimo de fck:30 MPA usinado. A inclinação mínima do piso deve ser conforme projeto. Onde houver necessidade de escoramento lateral por muro de tijolos, este deve ser realizado com tijolos maciços.

Após a pega do concreto, utilizar máquinas acabamento até que ele fique com uma superfície semi-polida, limitado à não causar escorregamentos.

4.5. JUNTAS DE DILATAÇÃO: após a pega do concreto, a empresa licitada deve utilizar máquinas para a serragem do concreto, na execução das juntas de dilatação com profundidade de 1,5 cm e largura mínima de 0,5cm, deve ainda ser executada junta de isolação no encontro com paredes e pilares, utilizando de material isopor (EPS) para posterior remoção e preenchimento no mínimo de até 35mm de profundidade 10mm de largura com poliuretano.

4.6. PISO SECUNDÁRIO: no local onde foi definido piso na espessura em concreto armado de 6cm, deve seguir os procedimentos anteriores empregando uma camada de lastro de brita de 3cm, armado simples com tela soldada Q61, em concreto usinado FCK:20 MPA

5. ASSENTAMENTO DE PEDRAS IRREGULARES

O trabalho de assentamento deve ser executado sobre terreno devidamente compactado, com materiais adequados a camada.

5.1. COLCHÃO DE ASSENTAMENTO

Executado pela empresa contratada, após a preparação do leito, deve ser transportado e colocado a camada de regularização, em argila para posterior assentamento do basalto de revestimento, onde houver ligação com pisos de concreto, deve ser instalado meio fio conforme especificado em projeto.

(3)

3 A camada de argila deve ser homogênea e livre de corpos estranhos, espalhada mecanicamente e posteriormente manualmente, atingindo a espessura mínima de 15cm, atuando como camada de regularização dos níveis e de cravação.

5.2. PAVIMENTAÇÃO FLEXIVEL POR CALÇAMENTO

Deve ser executada pela empresa contratada em pedra basáltica irregular, com dimensão máxima característica do agregado adequado a espessura exigida, com quatro a oito faces, com face superior lisa e ponta inferior para cravação, onde as peças devem ser retidas em um anel de 8cm de diâmetro e passar em anel de 18cm de diâmetro. O transporte dos materiais estará sob responsabilidade da empresa, a execução de espessura estimada de 15cm durante toda a pavimentação. Distribuída nos panos, com espaçamento de um metro na transversal e de 10 metros na longitudinal. As linhas mestras devem formar um reticulado para facilitar o trabalho de assentamento e evitar desvios dos elementos do projeto. O encarregado deve verificar a existência de declividade transversal e longitudinal, conforme previsto em projeto. O assentamento realizado por cravação, com faces de rolamento planas, posicionadas e selecionadas. Deve ser realizada a cravação com equipamento de martelo e/ou marreta, proporcionado que as paredes fiquem entrelaçadas e unidas, não coincidindo com as juntas vizinhas.

No caso de pedras soltas, deve se providenciar a correção do travamento, não se admitindo contato direto com as adjacentes, nem travamento feito com lascas, que terão apenas a função de preencher os vazios entre pedras já travadas.

No limite do calçamento, apontado em projeto, deve ser limitado utilizando meio-fio de concreto medindo 15x30cm.

5.3. JUNTAS

Após o assentamento das pedras deve-se realizar o rejuntamento manual com pó de pedra, na espessura de 2cm pela empresa contratada, com auxílio de rodos e vassouras realizar a distribuição do material, realizando a penetração nas juntas.

6. MUROS EM BLOCOS ESTRUTURAIS FBK=14MPa

As movimentações de terra relacionadas a taludes e limpeza devem ser realizadas pela Prefeitura Municipal, ficando a escavação de estacas e valas por responsabilidade da empresa vencedora, bem como a execução dos demais serviços.

As fundações devem seguir as normas ABNT e garantir estabilidade ao muro, executadas em estacas e vigas de fundo/baldrame de concreto armadas com 4 barras

(4)

4 de aço CA-50 16mm nervuradas, conforme especificado e com cobrimentos mínimos previstos na NBR 6118:2014, amarradas por estribos de CA-60 6,3mm a cada 15cm, concretada em concreto fck: 30Mpa. O diâmetro mínimo das estacas deve ser de 30cm, com comprimento mínimo de 2 metros. O bloco que ligam as estacas a viga de fundo e os pilares/enrijecedores devem medir 30x40x60, concretado em fck 30MPa, armados com 4 barras CA-50 16mm estribadas a cada 15cm.

Os pilares/enrijecedores devem ser executados em concreto armado fck 30MPa ou graute, armados com 6 barras de 16mm em AÇO CA-50 nervurado, fixados com separador plástico para cobrimento e por estribos internos aço de CA-60 5mm e a cada prumada de amarração dos blocos estruturais 19x19x39 FBK=14MPa.

A viga de amarração superior e intermediaria devem ser executadas em canaleta estrutural com 4 barras de 12,5mm em AÇO CA-50 nervurado, fixados com separador plástico para cobrimento e por estribos de CA-60 5mm a cada 20cm.

A alvenaria de vedação será realizada com o mesmo tipo de bloco estrutural 19x19x39 fbk=14MPa.

A drenagem do talude deverá ser transversal, utilizando tudo de drenagem corrugada 100mm isolado por geotêxtil, protegido pela camada de filtro drenante de brita n.° 1 e 2 na longitudinal. Ainda deve ser posicionado o direcionamento das águas para o filtro através do uso de lona nas costas do muro de alvenaria. Ao longo do muro devem ser executados barbacãs com tubos ligadas à drenagem a fim de evitar a falha completa da drenagem na ocasião de entupimento de determinados trechos.

7. DRENAGEM PLUVIAL

A drenagem deve contemplar pontos de caixas de inspeção e de coleta nas medidas e especificações do projeto, ligados por tubulação de concreto PA2, assentados de forma a promover declividade mínima de 1%, destaca-se que, será responsabilidade da empresa somente a execução das caixas de inspeção e coleta, bem como a colocação do metro inicial do tubo, a ligação entre as caixas será realizada pela Prefeitura Municipal de Mato Queimado.

As caixas coletoras devem ser executadas em alvenaria de blocos de concreto estrutural 19x19x39 fbk 4,5mpa, revestidas em seu lado interno por chapisco e reboco e externamente somente por chapisco, possuindo tampa de concreto para inspeção, bem como guia chapéu em concreto com abertura de 1,0m e grelha metálica, nas dimensões previstas em projeto.

A ordem de execução deve ocorrer da escavação, promovendo sempre a contenção da cava, o preparo do fundo para execução da caixa, montagem das formas de laje de fundo para concretagem. Sobre a laje de fundo deve se assentar os tijolos da caixa com argamassa aplicada com colher até a altura da cinta horizontal. A cinta deve receber forma, armadura e graute. A laje de fundo deve ter revestimento que garanta

(5)

5 que o caimento seja adequado ao escoamento das águas pluviais. Por fim posiciona-se a grelha assentada com argamassa, bem como a guia chapéu.

A caixa de inspeção deve apresentar as mesmas características construtivas das coletoras, porém prevendo tampa de ferro fundido com diâmetro de 60cm.

Deve ser instalado tubo de queda das calhas dos fundos da edificação a fim de escoar as águas até a drenagem projetada.

8. SERVIÇOS FINAIS

Após o término dos serviços, deverá ser realizado a limpeza geral da obra, não podendo a contratada deixar quaisquer vestígios de entulhos (restos de madeira, copos, garrafas, restos de concreto, entre outras).

9. SEGURANÇA DO TRABALHO: A empresa contratada terá como obrigação:

- Atender aos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais decorrentes da execução da obra em questão.

- Apresentar durante a execução da obra, se solicitado, documentos que comprovem estar cumprindo a legislação em vigor quanto as obrigações assumidas na presente obra.

- Manter durante a execução da obra, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habitação e qualificação exigidas na obra.

- Exigir e fazer cumprir todas as normas regulamentares sobre Medicina e Segurança do Trabalho, obrigando seus empregados a trabalhar com equipamentos de proteção individual (EPI), como capacete, óculos de proteção, luvas, botinas, protetor solar e protetor auricular.

OBS: Os detalhes não apresentados neste memorial, e não previstos, serão especificados pelo Resp. Técnico no decorrer da Obra.

10. PAGAMENTOS: Os pagamentos serão realizados conforme o cronograma físico/financeiro sendo que a última parcela, fica condicionada a apresentação da CND da obra.

Mato Queimado, 21 de julho de 2021.

__________________________ ___________________________ JOAQUIM BOURSCHEIDT ERIC MORAES TONETTO PREFEITO MUNICIPAL ENG. CIVIL – CREA/RS 229.373

Referências

Documentos relacionados

A este respeito, observa-se que, em algumas matérias, as normas aplicáveis aos contratos de concessão, tal como resultam das alterações constantes do projeto de

O ordenamento positivo brasileiro garante ao cidadão, qualquer que seja a instância de Poder que o tenha convocado, o direito de fazer-se assistir, tecnicamente, por

marinus possui maior biomassa e determinar como ocorre espaço-temporalmente a distribuição da biomassa da espécie, e se temperatura e salinidade da água influenciam

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

A infecção por salmonelas em suínos possui duas formas, a doença clínica que provocam gastroenterite e septicemia, e a forma assintomática, que não causam doenças em animais,

de ar. Os cães que são alimentados em grupo podem apresentar relações de do- minação e, como resultado, os animais dominantes obtêm a maior parte do ali- mento e os

Noutro estudo de cães de trabalho, aumentar a quantidade de exercício físico após a esterilização resultou para a manutenção de uma Condição Corporal ideal

Tenha atenção para não os colocar nos cantos das divisões , para que o cachorro não se sinta encurralado quando se alimentar e para evitar de futuro, comportamentos