• Nenhum resultado encontrado

CCQ CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE. Relações Humanas nas Organizações Profª Rita de Cassia da R. Gaieski

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CCQ CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE. Relações Humanas nas Organizações Profª Rita de Cassia da R. Gaieski"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

CCQ – CÍRCULOS DE

CONTROLE DE

QUALIDADE

Relações Humanas nas Organizações Profª Rita de Cassia da R. Gaieski

(2)

CCQ – Círculos de Controle de

Qualidade

Com o fenômeno da globalização da economia, aliado ao código do consumidor, as exigências do mercado, coloca às empresas em desafio frente aos novos padrões de qualidade e produtividade, no mercado altamente competitivo.

 A solução para estes novos desafios poderá ser encontrada no desenvolvimento dos CCQs, integrando os funcionários à empresa, num verdadeiro espírito de parceria.

(3)

Histórico

 Teve origem no Japão, por volta de 1962, criada pelo Professor Kaoru Ishikawa, como resultado de um impulso dado a qualidade na indústria japonesa, e os consequentes contatos entre as universidades e os operadores de fábricas.

 No Brasil o movimento iniciou em 1972, nos setores de qualidade e produção da Johnson & Johnson, como uma consequência da necessidade de um programa motivacional de apoio a qualidade, após o deslocamento da fábrica da cidade São Paulo para a cidade de São José dos Campos, passando por todos os tipos de dificuldades com os novos empregados.

(4)

Definição

Pode ser definido como sendo um pequeno grupo voluntário de funcionários pertencentes ou não à mesma área de trabalho, treinados da mesma maneira, com compreensão da mesma filosofia e os mesmos objetivos, e que tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, etc., especialmente no que se refere à qualidade dos seus produtos ou de seu trabalho.

(5)

Objetivos

Aumentar a motivação e auto realização dos funcionários, através da oportunidade de participação na solução dos problemas da empresa;

Aumentar a produtividade do trabalho;

Concorrer para a formação de uma mentalidade de qualidade disseminando a filosofia de autocontrole e prevenção de falhas;

Conseguir novas ideias;

Garantir a qualidade do produto;

(6)

Aplicações, problemas que podem ser

solucionados

 Melhoria de qualidade;

 Melhoria de produtividade;

 Redução de custos;

 Ambiente físico de trabalho, tais como: iluminação, ventilação, limpeza, ruído, etc);

 Racionalização dos processos de fabricação;

 Condições de trabalho;

 Segurança do trabalho;

 Problemas em áreas administrativas;

 Análise de refugos, retrabalhos, reclamações de defeitos;

(7)

Estrutura

básica do CCQ

Normalmente são pequenos grupos, composto de 5 até 12 participantes que pertençam ou não à mesma área de trabalho. Existem alguns tipos de grupos, são eles:

GRUPO HOMOGÊNEO: é aquele formado exclusivamente por

funcionários do mesmo setor e que atuam em problemas de sua área;

GRUPO HETEROGÊNEO: é aquele formado por funcionários de diferentes setores que atuam em problemas de qualquer área a que pertencem os membros, sempre respeitando e informando a hierarquia formal;

GRUPO ESPECIAL: é aquele formado para resolver determinado

problema, este grupo tem como participantes elementos envolvidos com o problema.

(8)

Estrutura básica do CCQ

REUNIÕES

 As reuniões podem ser feitas no próprio local de trabalho desde que as condições assim o permitam. Caso necessário deverá ser providenciado um local adequado. As reuniões costumam durar no máximo 1 hora e se repetem com uma frequência semanal ou quinzenal, devendo ser cuidadosamente planejadas.

 As reuniões podem ser realizadas dentro do horário de expediente ou em horas extraordinárias, conforme orientação das gerências.

(9)

Composição/Formação do Grupo - CCQ

O CCQ é formado por: membros, líder, secretário e coordenador.

 MEMBROS: A função do membro é a participação ativa e voluntária no estudo dos projetos por eles mesmo escolhidos, contribuindo para a análise das causas dos problemas, sugerindo modificações e melhoramentos.

 LÍDER: Sua função é providenciar as condições para a reunião do grupo, fornecer conceitos da metodologia CCQ aos membros, conduzir as reuniões estimulando a participação de todos, mantendo o entusiasmo do grupo e permitindo que cada membro se sinta realizado.

(10)

Composição/Formação do Grupo - CCQ

 SECRETÁRIO: Tem a função de anotar, registrar, relatar e arquivar todos os assuntos tratados em reuniões. O secretário também deverá ser escolhido pelo grupo, podendo este substituir o líder eventualmente no caso de falta.

 COORDENADOR: Cada empresa deve ter um coordenador geral com a finalidade de congregar todas as informações relativas ao programa, proporcionar treinamento em metodologia CCQ, encaminhar os projetos aos setores encarregados de sua implantação, promover concursos e congressos, divulgar os resultados obtidos, etc.

(11)

Ferramentas da Qualidade

São técnicas que utilizamos com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.

Brainstorming

Multivotação

Check list (lista de verificação)

Espinha de Causa e Efeito

5W2H

(12)

Brainstorming

Técnica usada basicamente para maximizar a geração de ideias provenientes de um grupo de pessoas.

 Vantagens: é um processo criativo que é auto realizador e estimula a melhoria da qualidade, todos pensam na solução do problema, muitas soluções estão incubadas na mente do homem à espera de um estímulo para exteriorizá-las

 Pontos essenciais: adiamento da crítica ou julgamento, não fugir do objetivo, todas as ideias são importantes, registrar todas as ideias (secretário) todos os membros tem a mesma chance, não falar todos ao mesmo tempo.

(13)

Multivotação

É uma ferramenta da gestão da qualidade bem simples, que objetiva selecionar as ideias que surgiram através do brainstorming. Para diminuir a lista de ideias e priorizar as mais importantes os integrantes do grupo devem escolher um número x de ideias, que equivale a 1/3 das ideias listadas. Após a escolha das ideias, serão selecionadas as mais escolhidas por todos os integrantes, ou seja, as mais votadas e colocadas em uma lista em comum.

(14)

Lista de Verificação – Check List

Listas de verificação servem como um lembrete

resumido de todos os pontos que devem ser avaliados

em uma determinada operação. O objetivo não é

detalhar cada processo, e sim servir como guia para o

profissional.

(15)

Diagrama de Causa e Efeito

Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe (por seu formato) e Diagrama de Ishikawa (Kaoru Ishikawa - quem o criou), foi desenvolvido para representar a relação entre o "efeito" e todas as possíveis "causas" que podem estar contribuindo para este efeito.

Este diagrama permite a visualização instantânea do processo, mostrando todas as etapas componentes, sua sequência e inter-relações.

(16)

Diagrama de Causa e Efeito

Normalmente os processos industriais são analisados a partir de 6 grandes grupos de fatores: "6 M": Método,

Mão-de-obra, Material, Meio Ambiente, Medida e

(17)

5W2H

5W2H é basicamente um formulário para execução e controle de tarefas onde são

atribuídas as responsabilidades e determinado como o trabalho deverá ser realizado, assim como o departamento, motivo e prazo para conclusão com os custos envolvidos.

1 – What (o que será feito), 2 – Who (quem fará),

3 – When (quando será feito), 4 – Where (onde será feito), 5 – Why (por que será feito) 6 – How (como será feito)

(18)

EXPRESSÕES QUE MATAM

NOSSA CRIATIVIDADE

Estamos muito bem sem isto.

Nossa! De onde você desenterrou esta ideia ?

Nosso pessoal já tentou antes.

Ah...! É muito complicado.

Em time que está ganhando não se mexe.

Sempre foi assim. Por que vai ser diferente agora?

Exige muito trabalho, não temos tempo.

(19)

EXPRESSÕES QUE MATAM

NOSSA CRIATIVIDADE

E se não der certo?

Você é pago para fazer e não para pensar.

Se der, a gente inclui na programação.

Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Isto não funciona.

Está muito avançado para nossa época.

Já tivemos essa ideia e não deu certo.

(20)

Programa de 5 S´s

O Programa 5S é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo, recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa.

 SEIRI – Senso de Utilização (útil x inútil)

 SEITON – Senso de Ordenação (cada coisa em seu lugar)

 SEISSO – Senso de Limpeza (limpar x sujar)

 SEIKETSU – Senso de Saúde (higiene mental e física)

Referências

Documentos relacionados

-Mais ansioso que anão em comício -Mais apertado que bombacha de fresco -Mais apressado que cavalo de carteiro -Mais arisca do que china que não quer dar -Mais atirado que

O padre, que não era burro, disse: -Olhe minha filha, eu estou a apalpar os seus seios e nem por isso sou um filho da p..... Disse isso acariciando os seios

Um guarda flagra um bêbado entrando numa casa: -- Está querendo roubar, seu gatuno!. -- Que é isso,

Porque é que os pretos do Brasil são melhores que os de Portugal.. Porque estão

O comandante chegou, olhou para a cara do homem e disse-lhe algo ao ouvido e entao o homem foi a correr para a 2a classe.. A hospedeira e o garcom ficaram abismados e perguntaram

Aquele grupo de empresários todo ano ia pescar no Pantanal e, para as férias ficarem completas, cada um levava uma destas mocinhas pouco apegadas aos preceitos morais e muito

Como o filho começa a torcer o nariz o homem não tem outro remédio senão levantar-se ele para dar o lugar.. Quando chegam ao fim da viagem diz o

Nisso aparece o co-piloto, todo uniformizado, de óculos escuro e de bengala tateando pelo caminho... minutos depois chega outro funcionário também uniformizado, de óculos escuro, de