• Nenhum resultado encontrado

... Senhor Presidente da Comissão Europeia, Nosso querido Amigo, Dr. José Manuel Durao Barroso,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "... Senhor Presidente da Comissão Europeia, Nosso querido Amigo, Dr. José Manuel Durao Barroso,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Senhor Reitor da Universidade Católica Portuguesa, Prof. Manuel Braga da Cruz, Senhor Presidente da Comissão Europeia, Dr. José Manuel Durão Barroso, Senhora Dra. Isabel Rodrigues Lopes e Família,

Senhor Prof. Cónego João Seabra, Director do Instituto Superior de Direito Canónico, Senhor Dr. José Penna do Amaral, Administrador do BPI e Patrocinador exclusivo desta Palestra,

Senhor Almirante Nuno Vieira Matias, Presidente da Academia de Marinha e ilustre professor convidado do IEP-UCP,

Senhor Prof. Eduardo Lopes Rodrigues, Distintos convidados,

Senhor Chefe de Estado Maior da Armada, Senhor Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sra. Dra. Maria Barroso,

Senhor Engº Belmiro de Azevedo,

Senhores Embaixadores, Senhores Generais, Senhores Almirantes, Senhores Professores,

Caros Alunos,

Minhas senhoras e meus senhores,

Em nome do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, queria dar-vos as boas vindas e agradecer a vossa presença nesta Palestra de Homenagem ao nosso querido Amigo e Mestre Prof. Ernâni Lopes, que é também a Palestra Anual e cerimónia solene de entrega de diplomas do Instituto de Estudos Políticos.

Como se recordarão muitos dos presentes, esta cerimónia anual do IEP foi inaugurada em 1998 pelo Prof. Lord Hugh Trevor-Roper, sob a designação de Palestra Anual Alexis de Tocqueville. Este ano, a Palestra Alexis de Tocqueville deu lugar à Palestra Memorial Ernâni Lopes. Prestamos assim justa homenagem a um grande Português e um grande europeu, que fundou na Universidade Católica o Instituto de Estudos Europeus, e que nos deixou, faz agora pouco mais de um ano, em Dezembro de 2010.

Após a sua morte, decidiu o nosso Reitor que o Instituto de Estudos Europeus fosse integrado no Instituto de Estudos Políticos -- o que muito nos honrou, mas também representou uma elevada responsabilidade. O IEP declarou desde logo a sua fidelidade e lealdade para com o legado do Prof. Ernâni Lopes, de que fui aliás amigo pessoal e admirador. Os quadros do Instituto de Estudos Europeus foram integrados no Instituto de Estudos Políticos e o Prof. Eduardo Rodrigues, o mais próximo colaborador do Prof. Ernâni Lopes, ficou imediatamente responsável pelo programa de Estudos Europeus no interior do Instituto de Estudos Políticos.

Foi nesse espírito que decidimos também promover esta cerimónia solene do IEP em homenagem ao Prof. Ernâni Lopes. E não foi difícil encontrar um nome de um Português à altura desta homenagem. José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia e amigo pessoal de Ernâni Lopes, representa melhor do que ninguém o sonho europeísta

(2)

de Ernâni Lopes. Ocupando por mérito próprio a função mais destacada da União Europeia, Durão Barroso é também, como era Ernâni Lopes, simultaneamente um europeísta e um patriota, que não esquece a identidade de Portugal, e que vê na integração europeia o reforço, e não a diminuição, da projecção internacional do nosso País. Foi por isso com grande satisfação que que pude registar a imediata aceitação pelo Presidente da Comissão Europeia do nosso convite para proferir esta Palestra de homenagem a Ernâni Lopes -- apesar da sua agenda tão sobrecarregada, sobretudo na difícil situação que a União Europeia enfrenta hoje.

Antes porém de ouvirmos o nosso convidado de honra, queria pedir ao patrocinador exclusivo desta conferência, que desde sempre tem sido o patrocinador das Palestras Alexis de Tocqueville, que nos dirija breves palavras. Trata-se do nosso querido Amigo José Penna do Amaral, membro do Conselho de Administração do Banco BPI, ele próprio amigo de longa data de Ernâni Lopes e que foi mesmo seu Chefe de Gabinete no Ministério das Finanças, nos anos de 1983-85.

Em nome do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, gostaria que manifestássemos o nosso agradecimento ao apoio que o BPI tem sempre prestado ao IEP e em particular a estas palestras anuais. Muito obrigado.

...

Senhor Presidente da Comissão Europeia,

Nosso querido Amigo, Dr. José Manuel Durao Barroso,

Chegou agora o momento por que todos esperávamos. Mais uma vez muito obrigado por estar connosco. Tenho agora o privilégio de lhe dar a palavra.

(3)

Palestra Memorial Ernâni Lopes 120217

Intervenção de Abertura á entrega de diplomas João Carlos Espada

Senhor Reitor da Universidade Católica Portuguesa, Professor Manuel Braga da Cruz, Distintos membros da Mesa,

Senhores Professores, Ilustres Convidados,

Senhores Auditores, Alunos de Licenciatura, Mestrandos e Doutorandos, Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Vamos agora dar início à segunda parte do nosso programa de hoje, a cerimónia de entrega de diplomas e prémios aos alunos do Instituto de Estudos Políticos. Este ano, pela primeira vez, serão também abrangidos os alunos de Estudos Europeus, actualmente integrados no Instituto de Estudos Políticos.

No conjunto, o IEP conta hoje com mais de 300 alunos nas diversas fases dos programas de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Estudos Europeus.

Sabemos que os nossos alunos enfrentam a concorrência desleal das universidades do Estado, onde as propinas são financiadas pelo dinheiro dos contribuintes. Sabemos por isso, com particular clareza, que o nosso primeiro dever é garantir a qualidade e a exigência dos programas que oferecemos.

Desde o início das nossas actividades, em 1996, dissemos que, para fazer um programa de excelência, não bastava termos o melhor programa em Portugal. Não bastava ter os melhores professores nacionais e os melhores alunos nacionais – aos quais estamos gratos e reconhecidos, e sem os quais nada do que temos feito seria possível.

Foi por isso que procurámos integrar desde o início o nosso programa num ambiente internacional: trouxemos e continuamos a trazer professores estrangeiros convidados, e começámos a enviar alunos nossos para o estrangeiro como visitantes, designadamente para as Universidades de Oxford, King’s College, Londres e, nos EUA, Georgetown e Boston College, entre outras. Esta estratégia de internacionalização deu os seus frutos: vários alunos nossos foram entretanto admitidos a doutoramento nalgumas das melhores universidades do mundo: Cambridge e London School of Economics, no Reino Unido;

(4)

Harvard, Chicago, Boston College, Claremont e Colorado, nos Estados Unidos da América.

Culminando este processo de internacionalização, o IEP-UCP foi admitido como membro associado no EUROPAEUM – um consórcio que reúne dez das mais antigas universidades europeias, incluindo Bolonha, Sorbonne e Oxford.

Em Fevereiro de 2010, lançámos também um Mestrado conjunto em Estudos Políticos com a Universidade Católica de Moçambique, estando neste momento a decorrer a 2ª edição deste Programa. Em resultado do sucesso desta iniciativa, a parceria IEP-UCP e UCM resultou na constituição da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da UCM, onde o IEP é o parceiro institucional com a inclusão de 2 dos seus Professores no Conselho Científico e com o IEP a assumir co-responsabilidade pedagógica e científica em todos os Programas de Licenciatura e Pós-Graduação da respectiva Faculdade.

O IEP encetou ainda o programa IMPACT-ATLANTIS com a Universidade de Trier, na Alemanha, e as Universidades americanas de Colorado at Boulder e de Massachusetts at Dartmouth – um programa de mobilidade de alunos e docentes com o apoio da Comissão Europeia e dos serviços de Educação norte-americanos, ao abrigo do qual quatro alunos nossos já passaram semestres escolares naquelas universidades americanas. Queremos aqui deixar uma palavra de agradecimento ao Dr. Paulo Zagalo e Melo e ao Professor Horst Mewes, da Universidade do Colorado, que desempenharam um papel decisivo na concepção e concretização deste programa.

Está neste momento em fase de ultimação um novo Programa de Mestrado do IEP, a ser lançado em Setembro próximo, que será totalmente leccionado em inglês visando estudantes nacionais e internacionais, sob o tema “Governance, Leadership and Democracy Studies”. Este programa conta já com um distinto International Advisory Board, presidido pelo nosso querido amigo Prof. Marc Plattner, director do prestigiado Journal of Democracy, com sede em Washington.

Ainda no âmbito desta estratégia de internacionalização, permitam-me que recorde os nossos Cursos de Verão, em associação com a Universidade Rey Juan Carlos de Madrid, o Colégio da Europa em Varsóvia, a Universidade Jagelonian de Cracóvia, e o já referido consórcio EUROPAEUM, com sede em Oxford. Trata-se de uma iniciativa cuja 20ª edição terá lugar nos dias 25 a 27 do próximo mês de Junho, e para a qual queríamos deixar desde já um convite a todos vós. Tal como nos anos anteriores, o Encontro Internacional será precedido de um seminário no Parlamento Europeu, em Bruxelas, promovido em associação com o euro-deputado Paulo Rangel e coordenado pelo nosso antigo aluno Henrique Burnay, aos quais queremos também manifestar o nosso reconhecimento.

Estas são algumas das muitas dimensões internacionais da actividade do IEP. Mas, se quiséssemos ilustrar numa pequena imagem o prestígio nacional e internacional alcançado pelo nosso Instituto, poderíamos apenas referir a semana que hoje termina: na passada Terça-feira, tivemos aqui uma Palestra do Presidente do Parlamento Federal da

(5)

Alemanha, o Bundestag. No dia seguinte, quarta-feira, tivemos uma conferência do actual Ministro dos Negócios Estrangeiros da Tunísia. Hoje mesmo, acabámos de ouvir o Presidente da Comissão Europeia. Mesmo em Oxford, onde estudei durante quatro anos, ou no Colégio da Europa em Varsóvia, onde actualmente também lecciono, raramente terei tido numa única semana o privilégio de escutar tão ilustres convidados.

Finalmente, queria referir uma outra importante iniciativa que teve lugar no ano passado, o Programa Avançado em Estudos do Mar, dirigido pelo senhor Professor Adriano Moreira e pelo Senhor Almirante Vieira Matias, que nos honram muito com a sua distinta colaboração com o IEP. Infelizmente o Professor Adriano Moreira está hoje a esta hora num Júri académico em Trás-os-Montes, não podendo estar aqui connosco, mas temos o privilégio de ter connosco o senhor Almirante Vieira Matias, Presidente da Academia de Marinha, que irá entregar os Prémios Bartolomeu Dias aos melhores auditores do Programa Avançado em Estudos do Mar – um tema que, como todos sabemos, era muito caro também ao Prof. Ernâni Lopes. É por isso também com muito gosto que recordo aqui o recente lançamento no IEP, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, de um projecto inciado pelo Prof. Ernani Lopes, com o apoio dos Profs. Eduardo Rodrigues e Sónia Ribeiro, ainda no Instituto de Estudos Europeus: o projecto de investigação Maria Sciencia, em estudos do Mar, no âmbito do qual foi já publicada a primeira edição da revista digital Maria Sciencia.

Senhor Reitor,

Ilustres Membros da Mesa, Ilustres Convidados,

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Nada do que fizemos ao longo destes doze anos teria sido possível sem a excepcional qualidade e dedicação dos alunos que nos procuraram – alguns dos quais trabalham hoje connosco na excelente equipa executiva do IEP. É para eles que tem de ir o nosso maior agradecimento.

Desde o início do nosso Programa, em 1996/97, mais de 900 alunos passaram já pelo IEP da UCP.

Num inquérito realizado em 2010, seis meses após a obtenção do grau de Licenciatura, 81% estavam empregados e/ou a prosseguir estudos e, entre os que concluíram o Mestrado, 100% estavam empregados ou a prosseguir estudos. O IEP-UCP tem também um Programa de Estágios que permite a muitos Alunos terem uma primeira experiência profissional, tendo alguns inclusivamente ficado a trabalhar nessas empresas ou instituições.

Muitos ocupam ou já ocuparam postos governamentais e parlamentares, ou desempenham funções de direcção em várias instituições nacionais e internacionais, designadamente em empresas privadas de primeira qualidade. Muitos deles mantém-se em estreito contacto com o nosso Instituto, e foi com eles que acabamos de lançar um novo Programa de Mentoring, no âmbito do qual distintos Alumni do IEP acompanharão

(6)

pessoalmente alunos actuais, aconselhando-os no plano profissional e pessoal. É também com particular orgulho que registamos que três dos nossos jovens professores doutorados, e antigos alunos do IEP, foram convidados para cargos de assessoria política do actual Governo: a Professora Eugénia Gamboa, que era a coordenadora das nossas licenciaturas, é assessora política do Ministro da Educação e Ciência; o Professor Bruno Maçães, que fez o mestrado connosco e se doutorou em Harvard, e o Professor Miguel Morgado, que era o coordenador do nosso Programa de Doutoramento, são assessores políticos do Primeiro Ministro.

Temos de dizer ainda, com franqueza, que a nossa melhor recompensa são os nossos alunos – a sua qualidade e dedicação, o seu empenhamento, o seu entusiasmo. Eles são a razão de ser do nosso Programa e deles depende a existência do Programa. Não só porque são os nossos alunos que pagam as propinas – e isso já é muito --, mas porque é para eles que decidimos em cada novo dia manter os nossos padrões de exigência – sem concessões ao populismo e facilitismo, por vezes dominantes na nossa atmosfera cultural.

Os alunos que nos procuram e que connosco trabalham sabem ao que vêm e para que vêm. Não estamos aqui para lhes dar terapias de grupo em promoção artificial de auto-estima; estamos aqui para trabalhar com esforço e dedicação; não estamos aqui para lhes dizer que tudo é igual ao seu contrário, nem que todo e qualquer disparate é admissível desde que seja expresso com autenticidade; estamos aqui para procurar o Bem, a Beleza e a Verdade, num esforço comum, fundado no diálogo crítico e livre entre propostas rivais e numa permanente conversação entre Fé e Razão; não estamos aqui para treinar agitadores revolucionários nem propagandistas reaccionários; estamos aqui para educar aqueles que Raymond Aron designava de cidadãos livres e responsáveis – gentlemen, na feliz expressão inglesa – que possam amanhã servir o País, a Europa e o Mundo Livre, a que nos orgulhamos de pertencer, com sentido de dever, com equilíbrio e moderação, e, sobretudo, com elevação.

Referências

Documentos relacionados

Pela grande amizade e consideração pelo amigo de sempre e ora eleito bastonário José Rodrigues de Jesus, os votos de que o seu mandato que ora inicia venha a ser exercido

Novena de São João Baptista 12h00 • Praça da República Rodopiada de Gigantones 12h30 - 20h00 • Avenida Central Programa “Somos Portugal” TVI 16h30 • Saída da Rua de São

Orientador/a Doutor Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos Santos Júri Presidente: Doutor João José Figueira da

Para tanto, além do filme, outros materiais e estratégias podem ser mobilizados como, por exemplo, pesquisas na internet sobre a obra e seu contexto; textos estruturantes do

Uma rede bem estruturada , sem falhas , precisa ser analisada minuciosamente, fazendo-se necess á rio um teste de cabeamento óptico que tem como objetivo: testar a

A sexualidade também, segundo ele, é um grande problema entre os jovens internados, pois eles não respeitam as regras e acabam tendo relações sexuais, o que implica em

9 Montante de energia faturada para atendimento a Consumidores Cativos e para o suprimento de outras distribuidoras, não incluído o montante relativo às

( ) Os medidores de potência ativa e de fator de potência devem ser ligados somente em para- lelo com a carga4. ( ) Os medidores de potência ativa e de fator de potência devem