• Nenhum resultado encontrado

MÁQUINAS PARA O PREPARO DO SOLO 1- INTRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MÁQUINAS PARA O PREPARO DO SOLO 1- INTRODUÇÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ETESI – Aula remota – abril 2021. Semana 7 Turma: 55

Componente curricular: Mecanização Agrícola. Professor: Adão Souza.

Conteúdo: Máquinas para preparo do solo. Devolutiva: 04/05

MÁQUINAS PARA O PREPARO DO SOLO

1- INTRODUÇÃO

A mobilização do solo surge da necessidade que se tem de se darem condições, as mais próximas às ideais, para que a cultura que se deseje implantar venha a desenvolver-se adequadamente. Dessa forma, busca-se, com o preparo do solo, proporcionar um ambiente favorável à germinação, crescimento, desenvolvimento e produção de uma determinada espécie vegetal.

1.1- CLASSIFICAÇÃO DAS MÁQUINAS E IMPLEM. DE PREPARO DO SOLO

a) Quanto à fonte de potência

Tração animal: são as máquinas ou implementos de preparo do solo que utilizam como fonte de potência, animais de tração.

Tração mecânica: são as máquinas ou implementos de preparo do solo que utilizam como fonte de potência, mecânica.

b) Quanto ao engate à fonte de potência

De arrasto: são máquinas ou implementos de preparo do solo cujo acoplamento à fonte de potência ocorre através de um único ponto. No caso de usar um trator como elemento tracionante, este acoplamento dá-se por meio da barra de tração.

(2)

Montados: são máquinas ou implementos de preparo do solo nos quais a união ao elemento tracionante dá-se por meio de três pontos. A união à fonte de potência (trator) é feita pelo sistema de engate de três pontos do trator.

Semimontados: são máquinas ou implementos de preparo do solo nas quais o acoplamento à fonte de potência ocorre em dois pontos. Em tratores, este acoplamento dá-se através dos dois braços inferiores do sistema de engate de três pontos, sendo que a parte traseira do equipamento é sustentada por uma ou mais rodas.

c) Quanto à aplicação

Máquinas e implementos para preparo primário do solo: são aquelas destinadas à realização das operações iniciais de mobilização do solo. Como exemplos destes equipamentos, podemos citar os arados, as grades agrícolas de discos pesadas, escarificadores e subsoladores.

Máquinas e implementos para o preparo secundário do solo: são equipamentos cuja função principal é nivelar e destorroar o solo mobilizado pelas máquinas e/ou implementos de preparo primário, os quais são as grades de discos leves, as grades agrícolas de dentes e as enxadas rotativas.

Máquinas e implementos para sistematização e conservação do solo: são as máquinas e implementos agrícolas utilizados para a realização dos trabalhos complementares de preparo do solo, que em muitos casos, também visam a sua conservação. São exemplos destes equipamentos os sulcadores, as valetadoras, as plainas, as lâminas, os rolos compactadores e as entaipadoras.

2- ARADOS

2.1- Classificação

a) Quanto ao tipo de órgão ativo

Arados de aivecas: são implementos agrícolas cujo corpo de arado é constituído por relha, aiveca e costaneira, fixadas a uma coluna, podendo ter facão ou sega circular.

(3)

Arados de discos: são máquinas agrícolas cujo corpo de arado é constituído por disco e cubo fixados a uma coluna, possuindo roda estabilizadora.

b) Quanto à fixação dos órgãos ativos

Independentes: são arados cujo corpo é acoplado, individualmente, ao chassi, formando ângulo horizontal com a direção de deslocamento e ângulo vertical diferente de zero.

Interdependentes: são arados compostos de um conjunto porta discos, formando ângulo horizontal com a direção de deslocamento e ângulo vertical igual a zero.

c) Quanto à versatilidade

Arado fixo: arado no qual os corpos de arado são fixos, movimentando a leiva somente para a direita.

Arado reversível: arado no qual os corpos de arado são reversíveis, movimentando a leiva tanto para a direita quanto para a esquerda.

2.2- ARADOS DE AIVECAS

O arado de aivecas é um implemento que tem a vantagem de ser mais simples; a maioria de suas peças fixas dispensa o cuidado de exaustivas regulagens, pouca lubrificação e apresenta um trabalho uniforme no tombamento da leiva. Este tipo de arado é recomendado para solos de superfícies planas ou ligeiramente ondulado, entretanto pode-se usá-lo em solos acidentados, porém não deve ter mais de duas aivecas.

2.3- ARADOS DE DISCOS

São recomendados para trabalhos em campos de topografia irregular, isto é, para as terras que não são planas, ou para aquelas cobertas com espessa vegetação e raízes. É o tipo de arado mais preferido pelos agricultores porque se adaptam a uma grande diversidade de solos e topografia.

Arado gradeador é um tipo arado de discos recomendado para terras já cultivadas, isto é, para as chamadas terras de restevas, cujo solo esteja hortado. Hoje vem sendo muito usado

(4)

não somente na agricultura do seco como nas lavouras de arroz irrigado e nos campos de pastagens. Além de prestar-se para araduras rápidas e econômicas, executam de uma só passagem, aradura e gradeação. Tem bom rendimento de trabalho pela largura de corte e penetra bem em solos já trabalhados, podendo ainda ser equipado com semeadeira para distribuir sementes de forrageira.

A orientação para o uso correto do arado de discos é que: discos de maior tamanho têm um poder menor de penetração por causa da sua grande concavidade oferecendo, em consequência, maior resistência á penetração. Já o de menor diâmetro penetra mais facilmente em vista da pequena concavidade.

3- GRADES AGRÍCOLAS

As grades agrícolas são equipamentos destinados, fundamentalmente, ao preparo secundário do solo, isto é, proporcionar o destorroamento e nivelamento do terreno após o preparo primário, permitindo que se tenham condições adequadas para a realização da semeadura. Entretanto podem ainda serem usadas para:

• preparar o solo, em substituição aos arados ou escarificadores; • desmatar vegetação fina;

• picar e incorporar, superficialmente, restos de culturas;

• incorporar sementes, adubos minerais e corretivos após aplicados com semeadora-adubadora à lanço;

• escarificar ou quebrar as camadas de solo superficiais que se encontrem adensadas ou compactadas.

3.1- CLASSIFICAÇÃO DAS GRADES AGRÍCOLAS

a) Quanto ao tipo

Rebocadas ou de arrasto: utilizam a barra de tração para seu deslocamento e a movimentação de seus órgãos ativos.

(5)

Semimontadas: são aquelas que utilizam a barra de tração para movimentação dos órgãos ativos e seu transporte é realizado pelos três pontos do trator

b) Quanto à tração: animal ou mecânica.

3.2- GRADE AGRÍCOLA DE DENTES

Nas grades agrícolas de dentes, o órgão ativo, é uma ponta de aço. Este tipo de grade realiza um bom trabalho em solos leves e com poucos resíduos vegetais. De acordo com tipo de dentes podem ser divididas em:

Grade agrícola de dentes rígidos: geralmente composta por uma armação de madeira ou aço que forma a sua estrutura, na qual são acoplados os dentes. Esta estrutura poderá ser rígida ou flexível.

Grade agrícola de dentes flexíveis: também chamada de grade agrícola de dentes vibratórios, geralmente, possui os dentes finos e largos (lâminas), o que possibilita que eles oscilem ao encontrarem a resistência oferecida pelo solo.

Grade agrícola de dentes oscilantes: é composta por seções de dentes dispostas perpendicularmente ao deslocamento da máquina, movimentados pela TDP do trator.

Grade agrícola de dentes giratórios: os dentes são montados em estruturas circulares concêntricas, unidas a um eixo central, o qual permite o giro dos dentes a partir do deslocamento do trator, estando estes em contato com o solo.

3.3- GRADE AGRÍCOLA DE DISCOS

De acordo com a disposição dos órgãos ativos, pode-se dividir as grades agrícolas de discos nos tipos a seguir descritos.

Grade agrícola de discos de simples ação: constitui-se de duas ou mais seções de grade, dispostas lado a lado, sendo que, a cada passada da grade, o solo é movimentado uma única vez, em sentidos opostos.

(6)

Grade agrícola de discos de dupla ação: neste tipo de equipamento, as seções da grade são colocadas uma à frente da outra, de maneira que, a cada passada da máquina no terreno, numa mesma faixa, movimenta-se o solo duas vezes, uma em cada sentido. Este tipo de grade, conforme o posicionamento das seções pode ser dividido em grade agrícola de discos de dupla ação em tandem (x) e grade agrícola de discos de dupla ação excêntrica (v).

Com relação à mobilização do solo e tamanho dos discos as grades agrícolas de discos, podem ser divididas em três tipos, a seguir descritas.

Grade agrícola de discos pesada (grade aradora): é destinada a promover a mobilização profunda do solo com incorporação de cobertura vegetal. Este tipo de grade é equipada com discos de maior diâmetro (0,76m), sendo sua função principal a execução do preparo primário do solo, em substituição aos arados ou escarificadores.

Grade Globe é um tipo especial de grade pesada, usada em trabalhos de gradagem após aração profunda ou quando o solo está muito endurecido; é constituída de duas seções apenas, com ângulo de corte regulável por meio de dispositivo que aciona ambas as seções.

Grade agrícola de discos média (grade destorroadora): é utilizada no destorroamento de leivas formadas na aração ou para completar a mobilização realizada pela grade agrícola de discos pesada. Os discos, neste tipo de grade, variam o diâmetro entre 0,61 e 0.71m.

Grade agrícola de discos leve (grade niveladora): é destinada a promover a mobilização superficial do solo a fim de que se complete o seu destorroamento, ao mesmo tempo, o nivelamento do terreno para a execução da semeadura. Os discos podem apresentar diâmetro de até 0,56m.

4- ENXADAS ROTATIVAS

A enxada rotativa é a máquina agrícola dotada de diversas lâminas dispostas, através de flanges, sobre um eixo localizado transversalmente ao sentido de deslocamento da máquina, cujo rápido movimento de rotação proporciona o corte de uma faixa de solo, a qual é projetada à distância em direção a uma chapa localizada na parte posterior do equipamento, sendo, dessa forma, fraturada em diversas porções menores. As lâminas podem apresentar vários formatos, a seguir descritos.

Reto: trata-se de um tipo pouco utilizado, sendo mais indicado para terrenos limpos e leves.

(7)

Em “L”: muito utilizado para o enterrio de restos vegetais, proporciona um bom fraturamento do solo. Apresenta o problema de alisar, demasiadamente, o solo na profundidade de trabalho, podendo criar um espelhamento do terreno e, consequentemente, formar o chamado “pé de arado”.

Em “C”: trata-se de um formato intermediário entre os anteriores, servindo para aplicações gerais. Faz com que o solo não fique aderido à lâmina.

Em “T”: utilizado, principalmente, em terrenos difíceis de se trabalhar.

Em “U”: é um tipo de lâmina que apresenta um bom trabalho, principalmente, em terrenos secos e duros.

Flexível: trata-se de um tipo de lâmina que apresenta vibração ao mesmo tempo em que mobiliza o solo; portanto, provoca um maior fraturamento no terreno.

5- ESCARIFICADORES

Escarificar o solo consiste em mobilizá-lo a uma determinada profundidade (no máximo 30 cm), tendo-se uma mínima mobilização superficial. A quebra do solo dá-se por vibração do escarificador e no sentido vertical.

O escarificador é composto por um chassi ou estrutura, que é a parte responsável pela sustentação das hastes, as quais ligam este elemento (chassi) às ponteiras do escarificador. Conforme a profundidade de atuação do escarificador tem-se a escarificação dividida em dois tipos, a saber: escarificação superficial (de 5 a 15 cm), e escarificação profunda (de 15 a 30 cm).

6- SUBSOLADORES

Considera-se a subsolagem como uma operação de sistematização do solo, cuja finalidade é romper as camadas superficiais compactadas. Portanto, a subsolagem é a mobilização do solo em profundidade (superior a 30cm), provocando pouca mobilização superficial. O subsolador, também é composto por um chassi que serve de sustentação às hastes, responsáveis pela ligação deste elemento (chassi), às ponteiras.

(8)

1) Cita

a) Tipos arados com relação à versatilidade.

b) Classificações quanto ao engate à fonte de potência das máq. de prep. do solo.

c) As classificações das máquinas para preparo do solo com relação à aplicação.

d) A classificação dos arados quanto ao tipo de órgão ativo.

2) Responde

a) Em que situações são recomendados os arados de aivecas?

b) Quais situações são recomendados os arados de discos?

(9)

d) Qual a finalidade do uso do subsolador?

e) Qual é a função dos escarificadores?

f) Com relação à disposição dos órgãos ativos como se classificam as grades de discos?

Referências

Documentos relacionados

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

REALIDADE FORTE É QUANDO VOCÊ TEM A PORRA DA CORAGEM DE SE LEVANTAR CONTRA O SISTEMA , DE DAR UM MURRO NA CARA DO PATRÃO, PEDIR DEMISSÃO DO EMPREGO DE MERDA , FALAR PRO PAI

Propostas de atividades indicadas para alunos do ensino fundamental.. Educação ambiental: construindo valores humanos através da educação). PRÁTICAS AVALIATIVAS:. Construção de

Este relatório de estágio tem como objetivo divulgar as atividades que foram propostas e realizadas, durante o decorrer deste estágio curricular, com o objetivo da concretização do

David Carson (capa de revista) Raygun, 1994 Desconstruindo o grid David Carson (capa de revista) Raygun, 1995.. David Carson (capa de revista) Raygun, 1994 Desconstruindo o

• Proponham soluções para a necessidade latente que selecionaram na fase anterior (cada membro da equipa explica três ideias com dois post-its com uma palavra e com um post-it com

◦ Propofol: hipnótico de curta duração, indicado para indução e manutenção da anestesia, o despertar ocorre entre 4 a 8 minutos, na fase de recuperação pode apresentar

5. a educação deve ser compreendida enquanto instrumento estratégico e; o sucesso desse projeto depende da construção de alianças e parcerias sólidas. Buscando aprofundar o