• Nenhum resultado encontrado

SP- ARTE PREPARA EDIÇÃO COM MAIOR PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL E NOVOS SETORES CURADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SP- ARTE PREPARA EDIÇÃO COM MAIOR PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL E NOVOS SETORES CURADOS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Informações a imprensa

Março de 2015

 

 

 

 

SP-­‐ARTE   PREPARA   EDIÇÃO   COM   MAIOR   PARTICIPAÇÃO   INTERNACIONAL   E  

NOVOS  SETORES  CURADOS

 

Além do aumento da presença estrangeira, a feira traz entre as novidades para 2015 uma programação voltada para instalações e performances

Maior e mais importante feira de arte da América Latina, a SP-Arte continua a expandir suas fronteiras internacionais. Para a edição de 2015, que acontece de 9 a 12 de abril, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, já estão confirmadas 140 galerias de arte moderna e contemporânea, provenientes de 17 países.

Neste ano, participarão da feira galerias de países como Áustria, Alemanha, Itália, México, Portugal, África do Sul, Espanha, Suíça, Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai, além de 83 galerias de todo o Brasil. Entre as 112 galerias nacionais e estrangeiras que participam do setor Geral desta edição da SP-Arte estão a Gagosian Gallery, David Zwirner, Lisson Gallery, Marian Goodman Gallery, Mendes Wood, White Cube,

(2)

Luisa Strina e Vermelho. A Goodman Gallery, The Approach e a Alexander Gray Associates estão entre as novas galerias que participam desta edição.

Criadora e diretora da SP-Arte, Fernanda Feitosa afirma que “é uma alegria receber pela primeira vez algumas das mais importantes galerias da América Latina, Estados Unidos, Europa e África. São Paulo é uma cidade-chave no mapa internacional das artes e este ano nós teremos uma presença marcante de colecionadores, curadores e diretores de museus internacionais de todo o mundo, atraídos pela qualidade dos artistas brasileiros, que cada vez mais recebem a atenção do mercado internacional.”

SP-Arte 2015 abre novo setor expositivo, Open Plan

Open Plan, um novo setor curado onde as obras estarão expostas sem interferência na arquitetura do 3º piso do Pavilhão.

Para o uso desse espaço expositivo, o curador Jacopo Crivelli Visconti afirma ter optado “por trabalhos de dimensões grandes e um equilíbrio entre artistas mais e menos conhecidos e por obras inéditas ou reconhecidas.”

Entre as obras que voltam para o Pavilhão estão a Residência – escada (2010/2015) de Rochelle Costi (Luciana Brito/Celma Albuquerque/Anita Schwartz), apresentada na 30ª Bienal, em 2012, e a obra How to construct an orange?, de Attila Csorgo (Gregor Podnar), apresentada na 22ª Bienal, em 1994.

Obras inéditas também fazem parte da exposição. A galeria Barbara Thumm trará uma individual de Django Hernández, com as obras Orange Curtain e Flavor Orbit, ambas de 2014; a Galleria Continua e a Nara Roesler trarão En Enfilade (2007), de Daniel Buren; e a Kurimanzutto, Por si las moscas (2013), de Fernando Ortega.

SP-Arte terá, pela primeira vez, setor curado dedicado à performance

Parte da programação da SP-Arte desde a 3ª edição da feira, em 2007, a performance ganhará, pela primeira vez, um setor dedicado a ela – Performance.

Realizado em parceria com a Galeria Vermelho e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Performance estará situado no 3° andar do Pavilhão com coordenação de Cauê Alves, curador assistente do Pavilhão Brasileiro da 56a Bienal de Veneza; com curadoria de Juliana Moraes, professora da universidade parceira, e Marcos Gallon, da galeria Vermelho e curador da Mostra de Performance Arte VERBO.

Performance

O setor Performance contará com doze artistas apresentando 14 performances de própria autoria e será um campo não só para a prática, mas também para discussão da performance e de seus processos de documentação.

(3)

Além disso, no setor Open Plan, dez estudantes de Artes Visuais da Belas Artes vão reencenar uma performance de James Lee Byars (1932-1997), artista minimalista, performático e conceitual que foi um dos personagens mais intrigantes que agitou o cenário de arte internacional ao longo da segunda metade do século 20, precursor de performance na arte contemporânea. Os alunos vão se revezar na apresentação de Breath (Two in a Hat), - a obra mais minimalista entre as diversas performances “sociais” concebidas por Byars –, que consiste em dois performers unidos por um chapéu, convidados a respirarem em uníssono, como em uma comunicação yoga. Serão entre quatro e cinco atos diários de cerca de uma hora cada, em todos os dias do evento.

Solo

Inaugurado no ano passado, o espaço Solo, com mostras individuais, volta à SP-Arte neste ano, com curadoria de Rodrigo Moura, diretor do Instituto Inhotim, e María Inés Rodríguez (CAPC/Musée d’Art Contemporain de Bordeaux). Serão 12 galerias (foram 10 na primeira edição), de artistas como Mario Cravo Junior (Paulo Darzé), Wilfredo Prieto (Nogueras Blanchard) e Augusto de Campos (Document Art Gallery). “Ao reunir artistas e galerias de várias partes do Brasil e do mundo, a seção se reafirma como plataforma de pesquisa, favorecendo o acesso do público a artistas que ainda não foram descobertos ou cujas obras merecem ser reapreciadas”, afirma Rodrigo Moura.

Showcase

O Showcase, em sua terceira edição, continua a trazer um grupo de trabalhos engajados, de galerias em ascenção. As galerias selecionadas colocam em destaque até três dos artistas que representam. Para os galeristas e para o público, uma chance ímpar de pensar conjuntos coerentes da produção artística contemporânea. As galerias se localizam no térreo do Pavilhão.

Neste ano a seção apresenta artistas brasileiros consagrados, como o artista pop Carlos Vergara e a artista conceitual Mira Schendel, incluindo também obras de artistas mais novos como Ariel Reichman (África do Sul) assim como artistas internacionais mais consolidados como Rosemberg Sandoval (Colômbia).

Curadores e artistas convidados

Eleita a mais poderosa do mundo da arte em 2012 pela revista inglesa Art Review, Carolyn Christov-Bakargiev é uma das curadoras internacionais com presença confirmada na SP-Arte 2015, sendo um dos destaques da programação do Talks (ver abaixo). Carolyn foi Diretora Artística da última dOCUMENTA(13) de Kassel, e este ano assina a curadoria geral da 14ª Bienal de Istambul, que acontece no segundo semestre, na Turquia.

A escritora e socióloga da arte Sarah Thornton (The New Yorker, Artforum, The Guardian, The Economist), autora do best-seller Sete dias no mundo da arte, sucesso de público e crítica, lança, no dia 9, após debate do Talks, o livro O que é um artista? (Zahar).

Visitam a feira, entre outros, as curadoras Iria Candela, que trabalhou na Tate de Londres, e é atualmente responsável pela coleção de arte latino-americana do Metropolitan Museum; Ellen Blumenstein, da Kunstwerk Berlim e o diretor do Jewish Museum de Nova York, Jens Hoffman.

(4)

SP-Arte 2015 debate o valor e tendências da arte no Talks

O que está em jogo na construção do valor de uma obra? Quais são as variáveis que influenciam tendências no mercado de arte e os posicionamentos dos artistas? De que maneira os conceitos das coleções têm evoluído na última década diante de mudanças de paradigmas na arte e no mundo?

Essas e outras questões serão debatidas no Talks – Arte Como Valor, uma parceria da SP-Arte e da revista ARTE!Brasileiros. As conversas acontecem no Museu de Arte Moderna – MAM, nos dias 9 e 10 de abril de 2015, durante o período da feira, em São Paulo.

Talks – A Arte como Valor Programação

9 de abril, quinta-feira

9h30 Welcome Coffee credenciamento 10h Recepção aos convidados

10h15 Apresentação: Paulo Herkenhoff, diretor artístico do MAR – Museu de Arte do Rio, Brasil 10h45 Thomas Galbraith, diretor de Estratégias globais da Paddle8 e Artnet, EUA

11h15 Sarah Thornton, escritora e socióloga da arte, EUA

12h Thomas Galbraith e Sarah Thornton. Mediação: Daniel Benevides, jornalista da revista Brasileiros 13h Visita livre a SP-Arte para participantes do encontro

17h30 Carolyn Christov-Bakargiev, curadora da Bienal de Istambul, com Ivo Mesquita, curador 10 de abril, sexta feira

9h30 Welcome Coffee e credenciamento 10h Recepção aos convidados

10h15 Apresentação: Simon Watson, consultor de arte, jornalista, EUA

10h30 Marcio Fainziliber, presidente do Conselho do MAR - Museu de Arte do Rio, Brasil 11h Donald e Mera Rubell, The Rubell Family Collection - RFC, EUA

12h Marcio Fainziliber, Donald e Mera Rubell. Mediação: Simon Watson 13h Visita livre a SP-Arte para participantes do encontro

Inscrições a partir de 11/3 Pelo site www.brasileiros.com.br E-mail seminarios@brasileiros.com.br Entrada gratuita. Vagas limitadas

(5)

Galerias Participantes

SETOR  GERAL

 

A Gentil Carioca [Rio de Janeiro] A Ponte Galeria de Arte [São Paulo] Agnes Monplaisir [Paris]

Alexander Gray Associates [New York] Almeida & Dale Galeria de Arte [São Paulo] Amparo 60[Recife]

Anita Schwartz Galeria de Arte [Rio de Janeiro] Arte 57 - Renato Magalhães Gouvêa Jr [São Paulo] ArtEEdições Galeria [São Paulo]

Athena Contemporânea [Rio de Janeiro] Athena Galeria de Arte [Rio de Janeiro] Baginski [Lisbon]

Baró Galeria [São Paulo] Blain | Southern [London]

Bolsa de Arte de Porto Alegre [Porto Alegre/São Paulo] Carbono Galeria [São Paulo]

Cardi [Milan]

Carreras Mugica [Bilbao] Casa Triângulo [São Paulo]

Celma Albuquerque Galeria de Arte [Belo Horizonte] Central Galeria de Arte [São Paulo]

Choque Cultural [São Paulo] Dan Contemporânea [São Paulo] Dan Galeria [São Paulo]

David Zwirner [New York]

Espaço Eliana Benchimol [Rio de Janeiro] Fernando Pradilla [Madrid]

Fólio Livraria [São Paulo] Gagosian Gallery [New York] Galeria Berenice Arvani [São Paulo] Galeria Bergamin [São Paulo] Galeria da Gávea [Rio de Janeiro]

Galeria de Arte Ipanema [Rio de Janeiro] Galeria de Babel [São Paulo]

Galeria Eduardo Fernandes [São Paulo] Galeria El Museo [Bogota]

Galería Elba Benítez [Madrid] Galería Elvira González [Madrid] Galeria Emma Thomas [São Paulo] Galeria Estação [São Paulo]

Galeria Filomena Soares [Lisbon] Galeria Fortes Vilaça [São Paulo] Galeria Graça Brandão [Lisbon] Galeria Jaqueline Martins [São Paulo]

(6)

Galeria Leme [São Paulo] Galeria Luisa Strina [São Paulo] Galeria Lume [São Paulo]

Galeria Marcelo Guarnieri [São Paulo] Galeria Marilia Razuk [São Paulo] Galeria Millan [São Paulo]

Galeria Murilo Castro [Belo Horizonte] Galeria Nara Roesler [São Paulo] Galeria Nuvem [São Paulo] Galeria Oscar Cruz [São Paulo] Galeria Pedro Cera [Lisbon] Galeria Rabieh [São Paulo]

Galeria Raquel Arnaud [São Paulo] Galería SUR [Montevideo]

Galerie 1900-2000[Paris]

Galerie Peter Kilchmann [Zurich] Galerie Thaddaeus Ropac [Salzburg] Galerija Gregor Podnar [Berlin] Galleria Continua [San Gimignano] Galleria Franco Noero [Turin] Goodman Gallery [Cape Town] Gustavo Rebello Arte [Rio de Janeiro] Hilda Araújo Escritório de Arte [São Paulo] Kurimanzutto [Mexico]

LAMB Arts [London]

Lemos de Sá Galeria de Arte [Nova Lima] Lia Rumma [Milan]

Lisson Gallery [London]

Luciana Brito Galeria [São Paulo]

Luciana Caravello Arte Contemporânea [Rio de Janeiro] Lurixs: Arte Contemporânea [Rio de Janeiro]

Maisterravalbuena [Madrid] Manoel Macedo [Belo Horizonte]

Marcia Barrozo do Amaral [Rio de Janeiro] Marian Goodman Gallery [New York] Marsiaj Tempo Galeria [Rio de Janeiro] Mayoral [Barcelona]

Mendes Wood DM [São Paulo]

Mercedes Viegas Arte Contemporânea [Rio de Janeiro] Michael Werner Gallery [New York]

Mul.ti.plo Espaço de Arte [Rio de Janeiro] Neugerriemschneider [Berlin]

Paralelo [São Paulo]

Paulo Darzé Galeria de Arte [Salvador]

Paulo Kuczynski Escritório de Arte [São Paulo]

Pequena Galeria 18 Fine Art Photography [Rio de Janeiro] Piero Atchugarry [Pueblo Garzón]

Pinakotheke [Rio de Janeiro/São Paulo] Polígrafa Obra Gráfica [Barcelona]

(7)

PSH Projects [Bogota]

Ricardo Camargo [São Paulo] Roberto Alban Galeria [Salvador] Ronie Mesquita Galeria [Rio de Janeiro] Sergio Gonçalves [Rio de Janeiro] Sies + Höke [Dusseldorf]

Silvia Cintra + Box 4 [Rio de Janeiro] SIM Galeria [Curitiba]

Simões de Assis Galeria de Arte [Curitiba] Steiner [São Paulo]

Stephen Friedman Gallery [London] Studio Nobrega [São Paulo]

The Approach [London]

Van de Weghe Fine Art [New York] Vera Cortês Art Agency [Lisbon] Vermelho [São Paulo]

White Cube [London]

Ybakatu Espaço de Arte [Curitiba] Zipper Galeria  [São  Paulo]    

 

GALERIAS  DO  SHOWCASE  

 

Blau Projects [São Paulo]; Artists: Marcone Moreira, Renata Cruz, Vítor Mizael dconcept [São Paulo]; Artists: Cecilia Dequech, Cristiana Mohallem, Thais Beltrame FASS [São Paulo]; Artists: Fernando Lemos, German Lorca, Beth Moon

Feroz Galerie [Bonn]; Artists: Alfredo Srur, August Sander, William Christenberry Fotospot [São Paulo]; Artists: Leticia Lampert, Sérgio Jorge, Walter Firmo

Galeria Inox [Rio de Janeiro]; Artists: Franklin Cassaro, Jorge Mayet, Renato Bezerra de Mello Galeria Mezanino [São Paulo]; Artists: Manoel Veiga, Sergio Lucena, Sergio Niculitcheff Galeria Pilar [São Paulo]; Artists: Alberto Casari, Antonio Malta, Rosemberg Sandoval Galeria Superfície [São Paulo]; Artists: Gustavo Speridão, Marcelo Brodsky, Mira Schendel Gallery Nosco / Frameless [London]; Artists: Alejandro Ospina, Lauren Seiden, Louise Fishman

Isabel Aninat [Santiago]; Artists: Catalina Swinburn, Paula de Solminihac, Volupsa Jarpa, Lotty Rosenfeld Klemm’s [Berlin]; Artists: Émilie Pitoiset, Renaud Regnery, Sven Johne

Myrine Vlavianos Arte Contemporânea [Florianópolis]; Artists: Nicolas Vlavianos, Teresa Nazar Plan B [Berlin]; Artists: Adrian Ghenie , Ciprian Muresan, Navid Nuur

Portas Vilaseca Galeria [Rio de Janeiro]; Artists: Ana Hupe, Ismael Monticelli, Pedro Victor Brandão PSM [Berlin]; Artists: Awst & Walther, Ariel Reichman, Nathan Peter

Referência Galeria de Arte [Brasília]; Artists: Carlos Vergara, Gê Orthof, Ralph Gehre Talcual Gallery [Mexico]; Artists: Francisco Ugarte, Fritzia Irizar, Rodolfo Díaz Cervantes

GALERIAS  DO  SETOR  SOLO  

Aanant & Zoo [Berlin]; Artist: Mangelos

AM Galeria [Belo Horizonte]; Artist: Ricardo Homen Broadway 1602[New York]; Artist: Rosemarie Castoro Cortex Athletico [Bordeaux]; Artist: Sergio Verastegui

Document Art Gallery [Buenos Aires]; Artist: Augusto de Campos Elba Benitez [Madrid]; Artist: Fernanda Fragateiro

(8)

Espacio Minimo [Madrid]; Artist: Liliana Porter Instituto de Visión [Bogotá]; Artist: Carolina Caycedo NoguerasBlanchard [Madrid]; Artist: Wilfredo Prieto Paulo Darzé [Salvador]; Artist: Mario Cravo Junior Pilar [São Paulo]; Artist: Montez Magno

Roberto Alban [Salvador]; Artist: Almandrade

GALERIAS  SETOR  OPEN  PLAN  

Amilcar de Castro [Marília Razuk, São Paulo] Ana Vieira [Graça Brandão, Lisbon]

Andre Komatsu [Vermelho, São Paulo] Ângela Ferreira [Filomena Soares, Lisbon] Attila Csörgő [Gregor Podnar, Berlin]

Daniel Buren [Nara Roesler, São Paulo and Continua, San Gimignano] Django Hernández [Barbara Thumm, Berlin]

Fernando Ortega [Kurimanzutto, Mexico] Fred Sandback [David Zwirner, New York] James Lee Byars [Michael Werner, New York] João Loureiro [Ybakatu, Curitiba]

José Damasceno [Galeria Fortes Vilaça, São Paulo] Julio Le Parc [Nara Roesler, São Paulo]

Maja Bajevic [Peter Kilchmann, Zurich]

Mona Hatoum [White Cube, London, São Paulo] Neïl Beloufa [Mendes Wood DM, São Paulo] Pedro Cabrita Reis [Niccolò Sprovieri, London] Ricardo Basbaum [Luciana Brito, São Paulo]

Rochelle Costi [Luciana Brito, São Paulo; Celma Albuquerque, Belo Horizonte; Anita Schwartz, Rio de Janeiro]

(9)

Sobre os patrocinadores

Itau

Maior conglomerado financeiro do hemisfério sul, o Itaú acredita que o acesso à cultura, além de aproximar as pessoas da arte, é um complemento fundamental à educação, desenvolvendo o pensamento crítico e transformando as pessoas, a sociedade e o país. Por isso, investe e apoia algumas das mais importantes manifestações culturais brasileiras e patrocina a 11a Feira Internacional de Arte de São Paulo. Patrocinar esse evento, desde o seu lançamento, reforça o compromisso de valorizar e apoiar a arte no Brasil. Com mais acesso à arte, o conhecimento cresce e mais oportunidades surgem para mudar o mundo para melhor. Afinal, o mundo das pessoas muda com mais cultura. E o mundo da cultura muda com mais pessoas.

Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A Oi está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população.

Em setembro de 2014, a empresa possuía, no Brasil, 75 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), dos quais cerca de 49 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 18 milhões no segmento Residencial, 8 milhões no segmento Corporativo. Atualmente, a Oi conta com mais de 1 milhão hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.

A companhia integra pelo quinto ano consecutivo, a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa e, desde 2013, faz parte da carteira do índice Dow Jones Sustainability Indices, na categoria Mercados Emergentes.

A Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil.

Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e apreços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

(10)

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, reafirmando o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

Iguatemi São Paulo

O Iguatemi São Paulo, primeiro Shopping Center da América Latina, vem construindo – ao longo de quase 49 anos – uma história afetiva junto aos paulistanos, desenvolvendo-se sob o pilar da inovação e propiciando experiências únicas para seus clientes. O shopping é pioneiro em várias áreas como o Iguatemi One, programa de relacionamento com clientes, valet parking, fraldário especial, concierge, entre outros. É pioneiro também em trazer para seus espaços as melhores marcas nacionais e internacionais, num mix de lojas, restaurantes e serviços que contempla mais de 300 operações. Exposições, mostras, desfiles de moda e eventos gastronômicos são parte das atividades do Iguatemi São Paulo, que mantém sua identidade renovada e em sintonia com seu público também através das plataformas digitais, produzindo conteúdo exclusivo para o site e redes sociais. Por tudo isso, o Iguatemi é um dos principais marcos da cidade que o acolhe com tanto carinho, mantendo-se ao longo de décadas como o melhor lugar para celebração da moda, da gastronomia, enfim, dos prazeres da vida.

Parmigiani Fleurier

Parmigiani Fleurier é uma das mais prestigiadas marcas de relógio suíço do mundo. A grife, que possui o nome de seu fundador Michel Parmigiani, nasceu em 1996 em Val de Travers e desde então se baseia nos valores na autêntica alta relojoaria. Graças ao polo industrial relojoeiro da Fundação Família Sandoz posto a seu serviço, em alguns anos, a marca adquiriu uma credibilidade única na história da relojoaria moderna. A Parmigiani Fleurier se fundamenta não somente na exigência absoluta de qualidade estética e mecânica, mas também no domínio da arte da relojoaria e de suas grandes complexidades.

One Health

A One Health é líder nacional no segmento de assistência médica premium, com mais de 90 mil clientes. Atualmente, a empresa oferece duas linhas de produto (Black e Lincx) e possui uma rede de prestadores médicos e hospitalares de referência, com opção de reembolso para livre escolha, além de cobertura internacional para urgências durante viagens, coberturas para transplantes e vacinas, serviço de transporte terrestre e aéreo, em casos de emergência, e check-up.

(11)

SP-Arte

Datas abertas ao público: 9, 10, 11 e 12 de abril de 2015

Pré-estreia VIP e imprensa: 8 de abril de 2015

Pavilhão da Bienal

Parque do Ibirapuera, Portão 3

São Paulo, Brasil

Entrada:

R$ 40,00 [geral]

R$ 20,00 [meia*]

*estudantes, portadores de deficiência e idosos [necessária a apresentação de documento] O Vale-Cultura poderá ser utilizado para o abatimento de 50% do valor do ingresso.

Informações para a imprensa:

A4 Comunicação –

+55 (11) 3897-4122

Danilo Thomaz – danilothomaz@a4com.com.br

Neila Carvalho – neilacarvalho@a4com.com.br

Referências

Documentos relacionados

A Comunicação Estratégica é uma disciplina que proporciona aos alunos os conceitos e instrumentos necessários para desenhar e levar a cabo um plano de

1979 Galeria Futuro 25, Recife, Brasil 1979 Galeria Batik, João Pessoa, Brasil 1980 Galeria de Arte Vila Rica, Recife, Brasil 1985 Galeria L’autreamont, Olinda, Brasil 1986 Galeria

na FIESP), Centro Cultural FIESP-Ruth Cardoso, Galeria de Arte do SESI-SP, São Paulo. Remade in Casa, Galeria Fundação

• Discussão a partir de romances e textos teón~os sob leitura As reflexões decorrentes das. • Sem ; nários baseados nos romances escolhidos para

2018 levar a cabeça aos pés, Galeria Pedro Cera, Lisbon Músculo, Galeria Pedro Oliveira, Oporto, Portugal 2015 MERGULHO, Galeria Pedro Cera, Lisbon. DIAGRAMA, Galeria Pedro

Adorável tempestade, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brazil Por enquanto, Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto,

 Galeria  Adriana  Penteado  Arte  Contemporânea,  São  Paulo...  Edição:  Guilherme

– Atlas, Galeria Millan Antonio, São Paulo,