• Nenhum resultado encontrado

Código de Conduta para Redes Sociais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Código de Conduta para Redes Sociais"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1

Código de Conduta

para Redes Sociais

Versão 1.0

Em vigor

desde:

01.01.2016

(2)

Página 2

Índice

Por que razão necessitamos de guidelines para redes sociais?

Princípios comportamentais para todos

Colaboradores, agentes, associados e representantes Adira ao Código de Conduta Allianz

Não misture assuntos privados com assuntos profissionais Procure críticas e elogios

Deixe os temas mais sensíveis para os peritos

Regras específicas para sites sociais especializados

Como é que a Allianz quer ser percecionada nas redes sociais?

Somos dignos de confiança…

Nós capacitamos…

Nós somos dignos de confiança… Nós somos atenciosos…

Não alimentaremos polémicas com atitudes irrefletidas.

Princípios de comportamento dos community

managers

Informação do Documento

Alterações e Atualizações

3

4

4

5

5

5

5

6

6

6

6

6

6

7

8

8

(3)

Página 3

Por que razão necessitamos de guidelines para redes sociais?

Assumir um comportamento “social” esteve sempre no coração do negócio da Allianz. É assim que nos comportamos. É-nos intrínseco. A crescente populari-dade das redes sociais oferece, consequentemente, uma grande oportunipopulari-dade para o nosso negócio. Mas também apresenta alguns desafios:

O que pretendemos manter privado pode facilmente chegar a público. O que foi

pensado para ser ouvido por poucos pode ser ouvido por todos. Usar as redes sociais pode ser comparável a fazermos parte de um jantar com a população inteira sentada à nossa mesa.

Nestas circunstâncias, é importante proteger e reforçar a reputação do nosso

ne-gócio e da nossa marca - e salvaguardar a confiança que os nossos clientes depositam

em nós - sempre que usarmos estes novos canais de comunicação.

Assim, pedimos-lhe que dedique um bocadinho do seu tempo à leitura deste documen-to, que fornece regras e orientações a todos os que estejam associados à Allianz

no mundo inteiro quando usarem as redes sociais.

O uso da marca Allianz em qualquer plataforma de redes sociais obedece a regras cor-porativas de design que não podem ser alteradas e são definidas pelo Grupo.

(4)

Página 4

FALAR SOBRE A

COMPANHIA

Princípios comportamentais para todos

Colaboradores, agentes, associados e representantes

As seguintes recomendações aplicam-se a todos aqueles com associação ao mundo Allianz, sempre que falarem sobre a companhia ou sobre os seus clien-tes nas redes sociais.

Adira ao Código de Conduta Allianz

Todas as atividades nas redes sociais estão sempre previamente sujeitas ao en-quadramento no Código de Conduta Allianz. Pontos particularmente relevan-tes:

* Qualquer pessoa que o consiga identificar como colaborador Allianz em pú-blico pode associar a sua conduta com a da companhia. Assim, o que fizer na sua vida privada não pode evocar a Allianz.

* Informação e ficheiros confidenciais ou relacionados com preços da compa-nhia devem permanecer em sigilo.

* Não será publicada qualquer informação sobre clientes privados ou empre-sas e as regras de sigilo do mercado segurador serão sempre observadas. * Respeitamos e salvaguardamos todas as informações pessoais dos nossos clientes de forma confidencial e cumprimos com as leis de Proteção de Dados. * Apenas os comunicadores autorizados podem falar em nome da Allianz. To-dos os outros colaboradores devem fazer notar que o estão a fazer a título individual se tomarem parte em discussões públicas onde a sua opinião possa ser confundida e considerada representativa das tomadas de posição da com-panhia.

* Os colaboradores não podem, através da emissão das suas opiniões ou ações, tentar influenciar ou induzir em erro o mercado ou os clientes.

* Qualquer situação que crie ou potencie um eventual conflito de interesses deve ser evitada, por exemplo, falar online sobre os nossos competidores.

(5)

Página 5

FALAR SOBRE A

COMPANHIA

Princípios comportamentais para todos

Colaboradores, agentes, associados e representantes

Não misture assuntos privados com assuntos profissionais

Tenha em atenção que a informação publicada para amigos e família tam-bém pode ser vista por colegas e clientes. Qualquer coisa que publique que possa atingir a imagem da companhia é da sua responsabilidade. Se não for capaz de fazê-lo em público, ou se não quiser que os seus clientes ou colegas tomem conhecimento do que publicou, não o faça online. Em caso de dúvi-da, não publique.

Procure críticas e elogios

Podemos aprender e melhorar com os elogios e com as críticas. Assim, pode enviar os seus comentários sobre algo que ache que a equipa local da comu-nicação deva saber. Obrigado!

Deixe os temas mais sensíveis para os peritos

Apenas a DMMC está autorizada a responder a comentários negativos ou prejudiciais. Se um post ou comentário tiver algo que ver com o negócio da Allianz, por favor entre em contato com a nossa equipa. De vez em quando, pode deparar-se com comentários sobre o nosso negócio que acha errados ou que precisam ser corrigidos. Por favor, não se deixe envolver. Mesmo que faça parte dessa conversa como um indivíduo particular.

Regras específicas para sites sociais especializados

Antes de fazer parte de algum site especializado no nosso negócio - blogs re-lacionados com investimento, comunidades de vendas, sites de recrutamento, etc. -, confirme com a companhia a sua presença. Terá regras específicas para o uso destes sites. Isto aplica-se especialmente aos sites relacionados com in-vestimentos. Deve contatar a companhia para verificar se alguma regra espe-cífica se aplica antes de participar nestes sites.

(6)

Página 6

Como é que a Allianz quer ser percecionada nas redes

sociais?

Quando os comunicadores certificados que representam a Allianz entram numa conver-sação nas redes sociais têm a oportunidade de mostrar ao mundo como é que a Allianz trabalha e como é trabalhar aqui.

Aqui ficam alguns comportamentos-chave que os comunicadores devem demonstrar sempre.

FALAR PELA

COMPANHIA

Somos dignos de confiança…

Seremos honestos e transparentes em cada envolvimento nas redes sociais. Não criaremos informação falsa ou falaciosa.

Qualquer website, página ou outro destino online controlado pela Companhia deve ser público e a equipa deve ser autorizada, de acordo com os protocolos internos, a monitori-zar todas estas presenças.

Qualquer personalidade que influencie a opinião pública, por exemplo bloggers, que par-ticipem nos nossos canais de comunicação digitais, devem divulgá-lo, e a área de Com-pliance da Companhia deve certificar-se de que todos os requisitos legais estão a ser cum-pridos.

Protegemos a privacidade de clientes, parceiros e fornecedores.

Nós capacitamos…

As redes sociais dão-nos boas oportunidades para partilhar o nosso conhecimento e en-volver-nos com as pessoas onde elas estão de forma a ajudá-las a fazerem o que querem e precisam.

Procuramos ouvir, aprender e adicionar valor às conversas online, à troca e participação em comunidades através da partilha de conhecimento e experiência quando for requeri-do e relevante.

Nós somos dignos de confiança…

O objetivo e sucesso das redes sociais assenta na habilidade de capacitar pessoas a conec-tarem-se com outras pessoas. Assim, sempre que participamos somos reais, humanos e envolvemo-nos. As pessoas são encorajados a falar pela sua própria voz e a não usar jargão ou uma linguagem corporativa, desde que o que esteja a ser dito esteja de acordo com os nossos standards de honestidade, integridade, conhecimento e transparência.

Nós somos atenciosos…

Agradecemos todas as formas de feedback e responderemos a todos os comentários - num prazo de 24 horas sempre que possível - de forma apropriada.

Apenas faremos parte de diálogos online quando for relevante partilhar o nosso conheci-mento.

Não alimentaremos polémicas com atitudes irrefletidas.

Não participaremos em disputas em fóruns públicos ou noutros canais de redes sociais mas sobre elas faremos referência a quem de direito que as deva conhecer.

(7)

Página 7

Princípios de comportamento dos community

managers

O community manager…

… identifica-se sempre como fazendo parte da companhia onde se insere quando usa os canais de redes sociais.

… mantém testemunho de tudo o que diz ou partilha, de acordo com os re-quisito legais do país.

… identifica a autoria e a referência a fontes sempre que necessário e nunca viola os direitos de outros.

… tem em mente que tudo o que é publicado na Internet é permanente e que todas as atividades podem ter consequências globais.

… está de acordo com todos os requerimentos de todas as leis, regulamentos e regras aplicáveis à prevenção de atividades de publicidade e marketing que sejam injustas, erróneas ou que induzam em erro.

… promove a honestidade e transparência em todas as práticas e métodos. … evita sempre qualquer comportamento ou associação que possa originar um engano ou desilusão para o comsumidor.

… respeita as regras de todos os canais online e offline (como os websites, os blogs, fóruns de discussão, media tradicionais, eventos, etc.) para criar e fazer cumprir as suas próprias regras sempre que faça sentido.

… não pagar por conteúdos editoriais nos media.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou informação mais detalhada sobre este tema, contacte a área de Comunicação da Allianz:

comunicacao.azp@allianz.pt

FALAR PELA

(8)

Página 8

Informação do Documento:

Documento: Código de Conduta para Redes Sociais

Autor(es): Jorge Godinho

Contacto: DMMC

Área de Aplicação: Allianz Portugal

Alterações e Atualizações:

Versão Data Motivo de alteração Autor

1.0. 12.01.2016 Criação do Código de Conduta para Redes Sociais

Referências

Documentos relacionados

Ao oferecer a oficina como território de existência, campo de experiência estética e enlace social, a proposta aproxima práticas artísticas e práticas clínicas, contemplando o

O incentivo à leitura obtém resultado satisfatório, se trabalhado separadamente do processo de desenvolvimento de escrita. No entanto, precisamos compreender que

passados e não garantem rendibilidades futuras.. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS AUDITADAS.. Este Fundo foi constituído por prazo indeterminado e tem como principal objetivo proporcionar

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Ia untuk menolong juga orang di Timor Leste yang tidak mengenal ejaan dan daftar kata-kata resmi yang Institut Nasional Ilmu Bahasa sedang memajukan, dan orang dari luar negeri

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

Sendo assim, este trabalho espera fornecer uma contribuição para os órgãos da Administração Pública Federal, oferecendo subsídios legais e de âmbito nacional