• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DIRIGIDO - HIPERTIREOIDISMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO DIRIGIDO - HIPERTIREOIDISMO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESTUDO DIRIGIDO - HIPERTIREOIDISMO

Leia os três casos clínicos abaixo e as perguntas que fizemos sobre eles. Mas não comece a responder ainda. Depois de analisar bem os casos abra

“Hipertireoidismo RBM”1, Hyperthyroidism-Diagnosis and Treatment AAFP

20052”, “Hyperthyroidism-Medical management update 20063” e

“Hyperthyroidism-Emergency Medicine Clinics4”. Identifique os trechos dos textos que deverão ajudar a responder as perguntas. Durante a leitura, tente identificar também as características dos pacientes dos casos clínicos.

1 CASO CLÍNICO: SRA MARIA DE LOURDES

A Sra. Maria de Lourdes de Souza, 36 anos, procura ajuda médica porque está muito nervosa e emagreceu muito nos últimos 3 meses.

Ela sempre se considerou muito nervosa, mas desde a morte da mãe, se tornou ainda mais ansiosa, chora facilmente, está inquieta e apreensiva e se sente trêmula. Ela sente calor o tempo todo, e apesar de inverno mais rigoroso este ano, não usou nenhuma “blusinha de manga”. Seu apetite está bom e até um pouco exagerado, mas mesmo assim, perdendo peso (7 Kg em 3 meses). Está se cansando facilmente e sente palpitações com freqüência. Suas menstruações tornaram-se escassas e cessaram completamente há 2 meses. Ela nega poliúria ou polidipsia, não apresenta febre ou quadro respiratório. Suas fezes estão mais pastosas e ela passou a evacuar 3 a 4 vezes ao dia. Ela se sente deprimida, pois não consegue fazer suas tarefas do trabalho por se sentir confusa e agitada. Não tem dormido normalmente e passa a noite com medo de ter cardiopatia como a mãe.

Diz que a mãe morreu por insuficiência cardíaca, mas “operou a tireóide” quando nova.

(2)

1) Interprete os dados acima e tire conclusões sobre o diagnóstico, através da anamnese descrita acima.

O exame físico revelou uma mulher magra, apreensiva e muito nervosa. As mãos estão quentes e úmidas, a pele muito fina e aveludada. Percebe-se um tremor fino nas mãos. A temperatura é de 37C, pulso de 120, freqüência cardíaca de 120 bpm, PA de 150x60 mmHg. Seus olhos são proeminentes e visualiza-se a esclera entre a pálpebra superior e a córnea. O retardo do movimento palpebral encontra-se presente.

A tireóide encontra-se difusa e moderadamente aumentada, sem nódulos palpáveis. Há frêmito em toda a extensão da tireóide, percebido pela palpação leve da mesma. As bulhas estão arrítmicas.

2) Quais achados do exame clínico corroboram sua hipótese diagnóstica?

A dosagem de T4 livre é de 3,5 ng/dl (VN 0,8 a 2,0), o TSH está suprimido (é < 0,01 mU/ml), o colesterol total é de 98 mg/dl. O ECG revelou arritmia, sem ondas p detectáveis e grande variabilidade R-R.

(3)

5) Faça a prescrição completa para o início do tratamento, incluindo o horário e doses (não se esquecendo de tratar a arritmia). Identifique os dois tipos de antitireoidianos disponíveis no mercado brasileiro e selecione aquele que julgar mais adequado para esta paciente, justificando sua decisão.

6) Se a Sra. Maria de Lourdes estivesse grávida, você mudaria sua conduta terapêutica? Justifique.

7) No site consultaremedios.com confira o preço do tratamento mensal com a droga que você prescreveu.

8) Qual é a meta (níveis de TSH e T4 livre) a atingir com o tratamento? Você acha que ela vai alcançar a meta com este medicamento?

(4)

Apos o início do uso da medicação prescrita a Sra Maria de Lourdes sentiu-se melhor, sem as palpitações relatadas previamente, porém iniciou quadro de febre alta (40 C) e intensa dor na garganta.

Procurou o Pronto-Atendimento sendo então prescrita amoxicilina sem melhora do quadro, pois ela encontra-se muito abatida e desanimada, com febre persistente.

10) Você pensaria em alguma outra causa para este quadro descrito acima? Qual seria a conduta adequada a ser tomada agora? E quando a paciente procurou o PA? Discuta sua conduta e descreva os achados prováveis do hemograma.

(5)

11) Houve melhora da febre e do quadro descrito acima após a suspensão da medicação em uso para o tratamento do hipertireoidismo. Como dar seguimento ao tratamento da paciente? Que outras modalidades de tratamento estão disponíveis? Discuta, para as outras modalidades de tratamento, o quadro abaixo:

Custo Indicação Contra-indicações Efeitos colaterais Eventos em

longo prazo Tionamidas (longo prazo)

Radioiodo

(6)

2 CASO CLÍNICO: SRA ANA MARIA DE SOUZA

A sra Ana Maria de Souza, 36 anos, o procura com história de hipertireoidismo diagnosticado há vários anos, em uso de metimazole na dose de 20 mg/dia há pelo menos 2 anos. Na ocasião ela se queixava de palpitações intensas durante pequenas atividades, tremores e perda acentuada de peso. Além do medicamento descrito, encontra-se em uso de propranolol 40 mg BID. Refere-se sentir-se melhor e deseja interromper o uso da medicação descrita. Você a examina e a percebe muito calma, com Fc=P=60bpm, PA=120x80 mmHg, sem tremores, com relato de ter aumentado muito de peso, hoje 15 Kg acima do peso ao diagnóstico.

12) Interprete os dados acima e tire conclusões sobre a forma de condução do caso, do ponto de vista da terapêutica.

13) O TSH foi de 12,3 e o T4 livre de 0,70. Diante destes resultados, qual a sua conduta? Como reduzir o propranolol? E o metimazol?

14) Como você sugere acompanhá-la?

(7)

3 CASO CLÍNICO: SR. JOSENILDO DA COSTA

O Sr. Josenildo da Costa, 70 anos, é portador de miocardiopatia congestiva. Utiliza espironolactona 50 mg MID, captopril 25 mg TID, furosemida 40 mg BID, sinvastatina 20 mg MID e ácido acetil salicílico 100 mg MID. Vem apresentando há dois meses desânimo, sonolência e hiporexia. Relata piora da dispnéia há cerca de 30 dias apesar da utilização regular dos medicamentos. Há 15 anos tem bócio volumoso, diagnosticado como bócio multinodular.

Ao exame apresentava-se abatido, desanimado, corado, hidratado, afebril, com edema pré-tibial (++/4+). A pele era macia e quente e apresentava tremores finos nas mãos. A tireóide era visível, irregular, com o dobro do volume habitual, nodular, indolor. E de consistência fibroelástica. Havia crepitações teleinspiratórias nas bases pulmonares; PA=150x90mmHg em decúbito e ortostatismo; FR=20irpm, FC=120bpm, FP=100bpm. Bulhas taquicárdicas, arrítmicas, com B3. 16) Qual o diagnóstico provável? Como deverá ser o tratamento?

17) Como você classificaria e trataria a taquiarritmia neste caso?

18) Faça a prescrição inicial em relação à tireoideopatia detectada.

19) Discuta para este paciente o uso de beta-bloqueador e digoxina.

Referências

Documentos relacionados

Se, na importação de suas fotos você solicitar ao LR para gerar previews mínimos ou incorporados, o LR vai criar previews 1:1 automaEcamente enquanto você está trabalhando na

Embora haja uma infinidade de passeios e uma variedade de cervejas tchecas a provar, o mais autênti- co programa é a visita a Pilsner urquell em Plzen, onde você pode ver o

O Nossa Voz desse mês de dezembro traz uma retrospec- tiva com fatos que marcaram o ano de 2012 na AFBNB e no Banco, com destaque para as duas edições da Reunião do Conselho

Diminuir os Custos 66% Aquisição de Máquinas e Equipamentos 41% Carga tributária elevada 68% Diminuição da Carga Tributária 63% Desonerar o ICMS dos investimentos 44%

Destaca Osmar Fávero como esse movimento, por sua dimensão religiosa – pertencimento à Igreja –, por sua compreensão de homem e visão de mundo, tendo como cerne principal

O CONSORCIO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DE GOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA – CONDERG, inscrito no CNPJ sob o nº 52.356.268/0002-45, torna público que se acha aberta nesta

No contexto da Geografia, o fragmento pode ser corretamente associado ao seguinte conceito: (A) Projeção clindrica. 25) No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática

Nesse sentido, o projeto CINAGE destina-se primeiramente a cidadãos idosos com mais de 65 anos, mas expande também o seu público-alvo a entidades formadoras e educadores de