• Nenhum resultado encontrado

PROJETO INTEGRADOR 4º ao 9º SEMESTRES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO INTEGRADOR 4º ao 9º SEMESTRES"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

PROJETO INTEGRADOR 4º ao 9º SEMESTRES

OBJETIVO

O objetivo geral do Projeto Integrador das Engenharias é fazer com que os alunos dos Cursos de Engenharia da UNIJORGE desenvolvam projetos com aplicação prática, estudos de casos, visitas técnicas a fábricas e indústrias, que desenvolvam mídias, realizem ensaios e testes de equipamentos, dentre outros. A ideia principal é que o aluno possa aplicar os conceitos ensinados nas disciplinas cursadas no semestre num determinado tema de pesquisa.

APRESENTAÇÃO

Na formação em engenharia, os alunos são confrontados com diferentes disciplinas com complexidade distinta. Esta diferenciação traz uma percepção enganosa de que as que envolvem cálculo são mais importantes do que as humanas. Com isto, ao longo dos anos as escolas de engenharia vêm formando profissionais mais técnicos do que humanos. Entretanto, atualmente, estas estão promovendo ações para capacitar melhor seus alunos.

A UNIJORGE neste cenário promove através do Projeto Integrador uma atividade extracurricular enriquecedora. Estes proporcionam aos alunos dos Cursos de Engenharia a oportunidade de aplicarem os conhecimentos ensinados nas disciplinas cursadas no semestre e também de desenvolverem habilidades e competências que vão além dos ensinados em sala de aula. Na construção de um projeto o aluno aprende muito mais do que em sala de aula, pois deixa de ser um simples receptor de informações passando a ser um elaborador e executor do mesmo. Dessa forma, aprendem a selecionar, organizar, analisar, sintetizar e apresentar as informações coletadas ao longo do semestre.

A metodologia aplicada no projeto consistirá de uma pesquisa bibliográfica e em sites da internet sobre um tema específico, da apresentação da proposta de uma solução para um determinado problema da Engenharia, da construção de um protótipo relacionado ao tema de pesquisa, da apresentação de resultados de uma visita técnica, ensaio ou teste de um equipamento e da apresentação da pesquisa realizada pelas equipes no formato de banner. Como forma de valorizar os trabalhos produzidos, os alunos recebem 10 créditos de atividades complementares e os alunos das equipes que forem selecionados e reapresentarem o projeto na ‘Mostra de Projetos’ da UNIJORGE terão direito a mais 20 créditos de atividades complementares.

(2)

COMISSÃO ORGANIZADORA

A Comissão que elabora as normas do Projeto Integrador é Composta pelo Coordenador Geral das Engenharias Astério Ribeiro, pelos Coordenadores de Cursos Marco Antônio Rocha e Carlos Roberto Silva e pelos professores Daniel Perez (4º semestre ao 9º semestre) e Dourival Santos (1º ao 3º semestres).

CRONOGRAMA

Os projetos desenvolvidos pelos alunos deverão seguir o seguinte cronograma.

PERÍODO ATIVIDADE

14/03 A 18/03 DIVULGAÇÃO DOS TEMAS 04/04 A 22/04 INSCRIÇÃO DAS EQUIPES

05/05 E 06/05 APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DO 4º AO 7º 16/05 A 20/05 APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DO 8º E 9º

Os professores do 8º semestre poderão escolher em conjunto com a turma quando, dentro do período estipulado, serão apresentados os projetos.

TEMAS PROPOSTOS 4º SEMESTRE

• AMBIENTAL: BIODIVERSIDADE, OCUPAÇÃO URBANA E IMPACTOS AMBIENTAIS EM UMA ÁREA TESTRITA DO TROBOGY;

• CIVIL: CORROSÃO EM CONCRETO, PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE CANTEIRO DE OBRA, PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL, DANOS POR RISCO EM SUPERFÍCIES DE MATERIAIS CERÂMICOS;

• ELÉTRICA: PRECIPITADOR ELETROSTÁTICO, DETECTOR DE METAIS, MEDIDOR DE NÍVEL INDUTIVO, FREIO ELETROMAGNÉTICO, GERADOR DE TESLA, PÁRA-RAIO;

• PETRÓLEO E GÁS: PROJETO DE UM SISTEMA DE BOMBEAMENTO DE PETRÓLEO; • PRODUÇÃO: PROJETO DE UM SISTEMA DE BOMBEAMENTO;

5º SEMESTRE

• AMBIENTAL: ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO;

• ELÉTRICA: SENSORES ELETROMAGNÉTICOS;

• PETRÓLEO E GÁS: PROTÓTIPO DE SONDA DE PERFURAÇÃO, DIMENSIONAMENTO DE UM SEPARADOR ÁGUA/ÓLEO, ESCOAMENTO COMPRESSÍVEL, REDES DE TUBULAÇÕES, SISTEMA DE BOMBEAMENTO PARA MEDIDA DAS PERDAS DE CARGA;

• PRODUÇÃO: SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA, PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS;

(3)

6º SEMESTRE

• PRODUÇÃO: VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE INDUSTRIAL;

• PETRÓLEO E GÁS: PROJETO DE REATORES; 7º SEMESTRE

• PETRÓLEO E GÁS:

• PRODUÇÃO: LOGÍSTICA NA INDÚSTRIA, ERGONOMIA, AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS;

8º SEMESTRE

• PRODUÇÃO: PROJETO DE RE-DESENHO DE PRODUTO; 9º SEMESTRE

• PRODUÇÃO: PROJETO DE MONOGRAFIA;

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

No início de cada semestre, os professores apresentam as avaliações que serão realizadas em sua disciplina. Dentre elas está o Projeto Integrador. Para esta avaliação, os docentes, em cada semestre, organizam os alunos em equipes de tamanho máximo estabelecido (para 2011.1 são no máximo sete alunos por equipe).

Com as equipes definidas, os alunos devem se inscrever no portal:

http://web.fja.edu.br/projintegrador/ . Nesse portal, eles se cadastram através do seu número de matrícula, facilitando assim, a confecção das fichas de avaliação (que são impressas diretamente do portal com todos os dados necessários para avaliação preenchidos).

Saber se comunicar é uma habilidade imprescindível atualmente. Para um Engenheiro, a comunicação, em especial a escrita, é componente do seu trabalho diário. Expedir ordens para os seus subordinados, criar e apresentar projetos para clientes ou órgãos financiadores são exemplos de comunicações comuns a vida de um Engenheiro. Assim, os Projetos Integradores serão avaliados sob os seguintes aspectos1:

1. Apresentação Oral: Os projetos deverão ser apresentados oralmente pelos componentes das equipes. Eles deverão se utilizar de um banner para apresentar em tempo determinado um projeto abordando o tema de seu semestre.

2. Relatório de Projeto: Além de apresentar oralmente seu projeto, os alunos deverão produzir um relatório do seu projeto. É uma excelente oportunidade para expressar de forma mais profunda suas observações e conclusões sobre o trabalho desenvolvido. Os projetos que apresentarem um protótipo não precisarão apresentar relatório.

1 Os professores poderão adicionalmente a apresentação oral e ao relatório de projeto, realizar outras

(4)

Nas datas definidas, as equipes deverão apresentar oralmente seus projetos para os professores avaliadores. Os projetos serão avaliados de acordo com os critérios informados abaixo. Além disso, deverão entregar um relatório técnico de acordo com o modelo anexo para complementar a sua avaliação (as equipes só deverão escrevê-lo caso não apresentem um protótipo).

De posse das notas obtidas pelas equipes de cada semestre dos cursos de Engenharia, os professores responsáveis pelo Projeto Integrador (Dourival Júnior e Daniel Martins) divulgarão as notas nos murais e distribuirão as notas para os demais docentes possam atualizar suas cadernetas eletrônicas. Os melhores projetos serão convidados a apresentá-los durante a Mostra de Projetos da UNIJORGE para que os demais membros da comunidade acadêmica do Centro Universitário possam conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos de Engenharia.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As notas de cada uma das avaliações são a média simples de alguns critérios, que deverão ser observados pelos alunos. Para cada critério serão atribuídas notas de 1 a 5. A nota final será a média simples das notas obtidas na avaliação oral e no relatório de projeto.

Para a avaliação oral, deverão ser observados os seguintes critérios: banner, oralidade, organização, retórica e domínio do conteúdo.

a) Banner2: Todas as apresentações deverão utilizar um banner de 90 x 100 m (base x altura) que disponham de imagens ilustrando a pesquisa realizada, além de uma breve descrição do projeto (introdução, metodologia utilizada na pesquisa, desenvolvimento, conclusões e referências). As figuras e os textos devem ser legíveis.

b) Oralidade: Os alunos deverão ser capazes de apresentar seu trabalho de forma clara e objetiva, respeitando a norma gramatical vigente. Deverão ser evitados termos técnicos (estes quando usados deverão ser brevemente explicados) e as gírias não serão permitidas.

c) Organização: O banner deve ter uma apresentação limpa, com as figuras e os textos dispostos de forma organizada. A apresentação deve ser feita por todos os componentes da equipe no tempo estipulado. O tempo mínimo de apresentação é de 5 minutos e máximo de 15 minutos.

d) Retórica: A equipe deverá ser capaz de atrair a atenção dos professores e dos demais presentes. Ela deverá apresentar a essência do seu trabalho. Além disso, ela deverá despertar o interesse dos professores em ler o seu relatório de projeto.

2

(5)

e) Domínio do Conteúdo: Todos os componentes deverão dominar todo o conteúdo apresentado. Os professores poderão realizar perguntas ao fim de cada apresentação para medir o nível de conhecimento da equipe. As perguntas se referirão ao conteúdo apresentado e a conteúdos diretamente relacionados a este. Caso um professor direcione seu questionamento a um aluno, este, e, apenas este aluno poderá respondê-la.

Para o relatório de projeto, deverão ser observados os seguintes critérios: organização, respeito à norma ABNT, construção textual, criatividade e clareza.

a) Organização: O relatório precisa estar bem organizado e limpo. As figuras, tabelas e gráficos devem ser limpos e legíveis. Ele deve conter todo o conteúdo do trabalho em no máximo 15 páginas (considerando os anexos).

b) Respeito à norma ABNT: O trabalho escrito deve obedecer as normas da ABNT. No modelo fornecido, estão apresentadas as normas que deverão ser observadas durante a construção do relatório.

c) Construção Textual: O relatório deve ser bem escrito. Os parágrafos devem ser bem estruturados e o conteúdo do trabalho deve ser bem elaborado. A argumentação deve demonstrar o conhecimento da equipe sobre o projeto. A abordagem do trabalho deve passar obrigatoriamente pelo curso ao qual a equipe está vinculada.

d) Criatividade: É necessário apresentar uma abordagem criativa para o tema sugerido. O projeto deve propor soluções, abordagens ou construções criativas para o mesmo. O texto deve apresentar essa característica de forma implícita. Ou seja, o aluno não pode afirmar que seu trabalho é criativo por causa disso ou daquilo. Essa deve ser uma percepção daquele que lerá o relatório técnico.

e) Clareza: O texto deve ser claro e objetivo. As argumentações devem ser de fácil entendimento e devem sustentar o projeto da equipe. Os termos técnicos e as palavras em outro idioma deverão ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT.

(6)

RESULTADOS

O Projeto Integrador é uma oportunidade para os alunos desenvolverem determinadas competências e habilidades que não são obtidas através das aulas tradicionais. Estas hoje são determinantes para o sucesso profissional de um engenheiro. Ao possibilitarmos o acesso dos alunos a esse tipo de aprendizado, estamos contribuindo para uma formação mais abrangente e complexa deles. Dessa forma, esperamos desenvolver ao longo dos semestres, um profissional que saiba trabalhar em equipe, que tenha espírito empreendedor e que saiba se comunicar e acima de tudo, seja flexível e capaz de se adaptar frente às adversidades.

ANEXOS

Modelo Banner:

1. Os trabalhos deverão ser apresentados em um painel no tamanho A0 (841 mm x 1189 mm) sendo o maior comprimento na vertical, formato retrato.

2. Deverá ser definida uma margem de no mínimo 2,5 cm em torno da área de apresentação do pôster, sendo reservada uma faixa de 5 cm a partir da margem superior, para colocação de título e logos institucionais (instituição dos apresentadores), bem como para a colocação dos nomes dos autores, instituições. 3. Os painéis (banners) deverão ser em papel firme, de boa gramatura, podendo ser

fosco ou glossy. Poderão ser utilizadas canaletas nas bordas superior e inferior, permitindo a fixação nas paredes ou painéis rígidos (displays) e fácil colocação e remoção dos mesmos.

4. A estrutura de apresentação deverá ser definida por duas colunas, onde serão distribuídas as partes escrita, figuras, tabelas e gráficos. A figura 1 mostra como deve ser a disposição do pôster.

5. Os trabalhos a serem apresentados deverão conter basicamente os seguintes itens: Título, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão (acompanhadas de informações gráficas), principais referências bibliográficas.

i. Título: Deve ser o mesmo do trabalho escrito e estar centralizado;

ii. Introdução: Deve trazer de forma breve o conteúdo e a idéia geral do trabalho que está sendo apresentado;

iii. Material e Métodos: Nesta seção devem ser apresentados os materiais utilizados no desenvolvimento do projeto, bem como, a metodologia empregada para atingir o resultado obtido pela equipe;

iv. Resultados: A equipe deve apresentar os principais resultados obtidos com o projeto;

(7)

v. Discussão: A equipe deve apresentar de forma breve o seu entendimento a respeito do projeto. Deve dispor sua interpretação dos resultados e implicações dos mesmos diante do projeto estudado;

vi. Referências: As principais referências utilizadas para a composição do projeto devem ser dispostas no banner de acordo com a norma 6023/2002 da ABNT.

Figura 1: Modelo de Banner

6. O texto deverá ser claro, porém resumido, restringindo-se às informações essenciais. Como sugestão indica-se as fontes Arial e Times New Romam, com tamanho a partir de 21 para textos.

(8)

Modelo Relatório:

Um relatório pode ser dividido em três partes principais, descritas a seguir. A primeira parte contém os chamados elementos Pré-Textuais e é composta da folha de rosto, sumário, resumo, lista de tabelas e gráficos (se contiver). A segunda parte contém os chamados elementos Textuais e é composta dos objetivos, introdução teórica, metodologia ou procedimento experimental utilizado, apresentação dos resultados e por fim da conclusão. A terceira parte contém os chamados elementos Pós-Textuais e é composta da bibliografia ou referências bibliográficas e dos anexos (tabelas, gráficos dentre outros).

A seguir são dadas algumas orientações a respeito dos elementos contextuais de um relatório. Para informações mais detalhadas a respeito destes elementos deve-se consultar a Norma NBR10719 da ABNT que trata da informação e documentação de um relatório técnico e/ou científico.

1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

A seguir é mostrada a sequência dos elementos pré-textuais com uma breve descrição dos mesmos.

a. CAPA

A capa é a primeira identificação do relatório, devendo conter as seguintes informações: nome do autor; título e subtítulo (se houver), o local e a data da conclusão do trabalho. A seguir é mostrado um modelo de capa para um relatório.

b. FOLHA DE ROSTO

A folha de rosto é a principal fonte de identificação do relatório, devendo conter as seguintes informações: nome do autor; título e subtítulo (se houver), natureza do trabalho acadêmico, área de concentração, nome completo do orientador e no fim o local e a data da conclusão do trabalho. A seguir é mostrado um modelo de folha de rosto para um relatório.

(9)

LOGOTIPO DA FACULDADE NOME DA FACULDADE NOME DO CURSO AUTOR (ES) TÍTULO CIDADE ANO Modelo de capa

(10)

LOGOTIPO DA FACULDADE

NOME DA FACULDADE NOME DO CURSO

AUTOR (ES)

TÍTULO

Relatório apresentado como parte da avaliação do Projeto Integrador do ...semestre, do Curso de Engenharia... ... do Centro Universitário Jorge Amado

CIDADE ANO

(11)

c. RESUMO

O resumo consiste em uma síntese do que foi abordado no relatório e deve ser apresentado como um texto reduzido onde devem ser destacados os aspectos de maior interesse e importância. No resumo deve constar o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada e os principais resultados obtidos.

d. SUMÁRIO

No sumário deve constar o esquema das principais divisões do relatório e as respectivas páginas. Os títulos principais devem vir em letras maiúsculas e em negrito e os sub-títulos devem vir em letras maiúsculas sem negrito. A seguir é mostrado um modelo de sumário para relatórios.

SUMÁRIO 1. OBJETIVO...2 1.1. OBJETIVO GERAL...2 1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS...2 2. INTRODUÇÃO TEÓRICA...3 3. MATERIAL E MÉTODOS...4 4. RESULTADOS...4 5. DISCUSSÃO...5 6. REFERÊNCIAS...9 ANEXOS...10 Modelo de sumário

(12)

ELEMENTOS TEXTUAIS

A seguir é mostrada a seqüência dos elementos textuais com uma breve descrição dos mesmos.

e. OBJETIVOS

Um relatório deve conter necessariamente o objetivo geral e os objetivos específicos, separadamente. O objetivo geral deve mostrar de maneira sucinta e resumida a finalidade daquela atividade de pesquisa a ser realizada. Os objetivos específicos são metas secundárias que serem obtidas até se chegar ao objetivo geral da atividade proposta.

f. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Na introdução teórica deve-se apresentar uma breve descrição sobre o tema que será objeto de estudo da atividade a ser realizada. A introdução deve referir somente aos assuntos que tenham relação direta e específica ao projeto. Podem-se utilizar figuras, imagens, gráficos, fórmulas para compor melhor esta introdução. Este procedimento facilita a leitura e compreensão do leitor do relatório.

g. MATERIAL E MÉTODOS

Devem-se listar quais os materiais e equipamentos que foram utilizados para a realização do projeto. Além disso, deve-se descrever a metodologia utilizada para alcançar os objetivos traçados.

h. RESULTADOS

Nesta seção são apresentados os resultados obtidos com a metodologia empregada. Eles devem estar dispostos preferencialmente em forma textual. Podem ser utilizadas figuras, tabelas e gráficos para expressar os resultados encontrados.

i. CONCLUSÃO

Na conclusão deve-se escrever resumidamente o entendimento obtido através da construção do projeto. As seguintes questões devem ser colocadas nesse tópico: Qual a importância da atividade realizada? Qual a aplicação da metodologia usada no cotidiano, na indústria, na Engenharia? Qual a precisão ou exatidão dos resultados encontrados? Qual a discrepância encontrada entre o resultado teórico encontrado na literatura e o experimental obtido na atividade realizada? Críticas e sugestões também devem ser apresentadas aqui nesta parte do relatório.

(13)

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

A seguir é mostrada a sequência dos elementos pós-textuais com uma breve descrição dos mesmos.

j. REFERÊNCIAS

Neste tópico tem-se que listar os livros ou sites da internet consultados, mas sempre obedecendo as regras da ABNT. A Norma NBR 6023 define a formatação das referências e deve ser consultada em caso de dúvidas.

Para os livros deve-se seguir a seguinte formatação:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano da publicação.

Exemplo:

CASANOVA, M. A Engenharia no Brasil: Realidade e Perspectivas. 2 ed. Salvador: Livraria Técnica, 2008.

Para páginas da internet deve-se seguir a seguinte formatação: SOBRENOME, Nome. Título. Disponível em: <URL>. Acesso em: data Exemplo:

ESTEVES, Fernando. O Petróleo. Disponível em: <http:www.petros.org.br>. Acesso em: 8 mar. 2008.

k. ANEXOS OU APÊNDICES

O anexo consiste em um texto elaborado pelo autor que serve para fundamentar o trabalho e o apêndice consiste em um texto não elaborado pelo autor do trabalho. Estes devem ser identificados por letras maiúsculas, travessão e pelo respectivo título. No anexo ou apêndice são colocados os gráficos construídos, plantas ou desenhos técnicos, descrição de um equipamento ou instrumento com os dados técnicos deste, desenhos de circuitos eletrônicos, tabela de dados específicos, como a densidade ou resistividade dos materiais, tabela de código de cores de resistores, dentre outros.

(14)

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

A seguir são citadas algumas informações adicionais e que devem ser seguidas na elaboração do relatório. A Norma NBR 14734 especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos e deve ser consultada em caso de dúvida.

− O papel utilizado é o A4 e a página deve seguir a seguinte formatação: margens superior e esquerda com afastamento de 3cm e margens inferior e direita com espaçamento de 2cm;

− A fonte do texto deve ter um tamanho 12 e o tipo somente pode ser do tipo Arial ou Times New Roman;

− O espaçamento dos parágrafos é do tipo simples e todo parágrafo deve ser iniciado a 1,25 cm (ou recurso TAB), a partir da margem esquerda;

− O texto de rodapé deve conter letras com tamanho de fonte igual a 10 quando usado; − Para os nomes científicos e expressões estrangeiras deve-se usar o itálico como estilo

de fonte (obrigatoriamente);

− Todas as folhas do relatório a partir da folha de rosto devem ser contadas seqüencialmente, no entanto, a numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual em algarismos arábicos. A numeração deve ser no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha;

− As equações e fórmulas devem ser identificadas com algarismos arábicos e estas devem ser alinhadas a direita;

− As ilustrações devem ser identificadas na parte superior precedida da sua designação (desenho, gráfico, figura, mapa, histograma, etc.) seguida do seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismo arábico. Após a ilustração, na parte inferior, deve-se indicar a legenda (se houver) e a fonte consultada;

− Nas tabelas não se coloca as unidades das grandezas junto com os valores. As unidades de medidas devem vir junto com o símbolo da grandeza e entre parênteses; − Nos gráficos feitos em papel milimetrado, di-log ou outro tipo qualquer devem constar

Referências

Documentos relacionados

(iii) distinguir as diversas actividades de intervenção organizacional relacionadas com a adopção de tecnologias da informação, especialmente o desenvolvimento de sistemas

Ao comparar a APCR com os fatores de risco car- diovasculares (obesidade e hipertensão), observa-se que os escolares com aptidão cardiorrespiratória satisfatória apresentam

de silos s/ peças pré-moldadas de concreto zinco, casa de máq.. e moega

Revela alguma compreensão do problema, mas comete pequenos erros.. e não

Na oportunidade, o acórdão previu, ainda, “[...] a Legalidade do Juízo Arbitral, que o nosso Direito sempre admitiu e consagrou, até mesmo nas causas contra a Fazenda [...]”,

Este documento destina-se a apoiar as entidades empregadoras na elaboração dos protocolos dos documentos de despesa em cuidados de saúde, através do novo serviço da ADSE DIRETA

e) o réu for pai de filho de até 14 anos de idade incompletos, desde que seja o único responsável pela criança/adolescente... Segundo o Código de Processo Penal, é cabível a prisão

( se vantagem for devida não é extorsão). Para que o crime seja de extorsão é necessário, portanto, que, após o emprego da violência ou grave ameaça, a vítima