• Nenhum resultado encontrado

1. Apresentação CÓDIGO DE ÉTICA 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Apresentação CÓDIGO DE ÉTICA 3"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ÉTICA

Código de

(2)

Sumário

1. Apresentação --- 03 2. Conceituação --- 04 3. Direcionadores Organizacionais --- 04 4. Valores --- 05 5. Introdução --- 06

6. Condutas dos Relacionamentos com o público de interesse -- 07

7. Comitê de Ética --- 13

8. Penalidades --- 17

9. Disposições Gerais --- 17

(3)

1. Apresentação

Na qualidade de Entidade que tem como missão promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com foco em educação, saúde e lazer, além de estimular a gestão socialmente responsável da empresa, contribuindo para elevar a competitividade e fortalecer a indústria paraense, com espeque na dignidade da pessoa humana, nos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, influenciando a criação de um ambiente favorável aos negócios e estimulando o desenvolvimento humano, tecnológico e a responsabilidade socioambiental, o SESI/DR/PA apresenta seu Código de Ética.

Sua atualização partiu da premissa de que as ações do SESI/DR/PA devem se pautar na observância dos princípios éticos que influenciam as relações com todas as suas partes interessadas com as quais interage no cumprimento de sua missão: conselheiros, dirigentes, colaboradores, sociedade, clientes, fornecedores, meios de comunicação, organizações, lideranças políticas e instituições do Estado.

O principal objetivo deste Código é esclarecer os princípios éticos que norteiam os atos do SESI/DR/PA e seus compromissos de conduta, tanto na esfera institucional quanto nas esferas administrativas e comerciais, explicitando o sentido ético de sua Missão e Visão. O SESI/DR/PA orgulha-se de conduzir suas ações baseando-se na honestidade e comprometimento no trato com

(4)

as questões relacionadas ao respeito à vida humana, à observância das normas, ao meio ambiente e ao bem-estar de todos.

Moral: É o conjunto de regras baseada nos costumes, tradição, cultura, e orienta o comportamento do homem diante das normas instituídas pela sociedade e tais regras regulam as ações e julgamentos das pessoas.

Ética: É conjunto de valores morais e princípios da conduta humana que resultam no conjunto de regras de comportamento ideal que deverão orientar as relações e comportamento entre as pessoas que compõe a sociedade, tendo como finalidade a busca pela igualdade, justiça e bem-estar social.

Prestar serviços de educação, saúde e lazer, visando a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e seus dependentes, estimulando a gestão socialmente responsável da indústria do Pará.

Ser referência estadual na promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador e seus dependentes, consolidando a gestão socialmente responsável da indústria.

2. Conceituação

3. Direcionadores Organizacionais

3.1 Missão

(5)

É o estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender. Ser comprometido é zelar por todos os valores do SESI/DR/PA, buscando exercê-los no trabalho e na vida em sua plenitude.

Ética é agir de forma íntegra no seu relacionamento interno e externo, com respeito às políticas e normas de conduta estabelecidas pelas instituições, indústria e sociedade. Transparência é compartilhar sistematicamente informações sobre a utilização de recursos, ações e contribuições do SESI/DR/PA para a indústria, os trabalhadores e a sociedade.

Satisfazer o cliente é atender suas necessidades e expectativas, criar valor de forma sustentável e conhecer seu mercado.

É assegurar-se de que a diversidade seja respeitada em suas

4. Valores

4.1 Valorização das Pessoas e Comprometimento

4.2 Ética e Transparência

4.3 Satisfação dos Clientes

(6)

práticas e relações de trabalho, proporcionando igualdade de direitos para todos.

É agir sempre com foco nos resultados e através de procedimentos internos sistêmicos que prezem pela otimização de recursos.

O Código de Ética do SESI/DR/PA é uma ferramenta que irá auxiliar os colaboradores no seu dia-a-dia, pois explicita a forma como devem se conduzir as relações com todos os públicos de interesse, tais como: Público Interno, Fornecedores, Consumidores e Clientes, Empresas Contribuintes, Comunidade, Meio Ambiente, Governo, Sociedade e Conselhos.

As condutas nos relacionamentos com os públicos de interesse estão estruturadas da seguinte forma:

a) Geral: contém condutas esperadas em todas as relações. b) Específicas: contém condutas específicas, esperadas nas

relações com os públicos de interesse. Estão divididas em: Público Interno (Colaboradores, Estagiários e Terceiros) e Externo (Fornecedores, Consumidores, Clientes, Empresas Contribuintes, Conselhos, Governo e Sociedade).

4.5 Excelência Operacional

(7)

O Código de Ética do SESI/DR/PA deve ser usado com responsabilidade, coerência, sabedoria e bom senso.

Todas as ações do SESI/DR/PA, sem exceção, devem orientar-se pelo respeito incondicional a todas as leis, regulamentos, normas aplicáveis externas e internas. Os colaboradores devem conhecer e cumprir a legislação vigente.

É proibido ao colaborador do SESI/DR/PA efetuar ou receber pagamentos irregulares nas suas negociações, com a finalidade de obter vantagens, influenciar decisões ou induzir pessoas a conceder permissões indevidas caracterizando suborno ou propina. Também é proibido aceitar ou oferecer favores, nem sob a forma de empréstimo ou adiantamento.

Os colaboradores devem garantir o sigilo de informações confidenciais que dizem respeito ao SESI/DR/PA, entre elas: informações pessoais, registros profissionais e financeiros.

6.1 Geral

6. Condutas dos Relacionamentos com

o público de interesse

6.1.1 Cumprimento das Leis, Regulamentos e Normas

6.1.2 Pagamentos Indevidos

(8)

O SESI/DR/PA não contrata crianças ou utiliza qualquer forma de trabalho forçado (ou análogo ao escravo) e repudia toda organização que tenha essas práticas.

Todos os colaboradores do SESI/DR/PA devem ser respeitados e tratados de forma íntegra. São inaceitáveis atitudes de discriminação, desqualificação, intimidação e de constrangimento em função de raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, origem, classe social, idade, deficiência, estado civil e/ou nível hierárquico.

O SESI/DR/PA compromete-se em repassar informações e dialogar com toda a sua rede de relacionamento de forma verdadeira, precisa e transparente.

O SESI/DR/PA tem compromisso e reconhece suas responsabilidades com o meio ambiente e com as comunidades vizinhas às suas instalações e atividades, estabelecendo seus objetivos de acordo com princípios de desenvolvimento sustentável e preservação.

6.1.4 Não ao Trabalho Infantil e Escravo

6.1.5 Não à Discriminação

6.1.6 Transparência, Veracidade e Velocidade

das informações

(9)

a) Utilizar informações da Empresa ou de seu interesse e que não tenham sido divulgadas, para qualquer fim, em benefício próprio ou de terceiros, ainda quando não propiciem benefício direto ou imediato;

b) Comentar assuntos internos que envolvam informações confidenciais com quaisquer pessoas inclusive com representante da imprensa, salvo se expressamente autorizado por superior hierárquico;

c) Comentar assuntos internos que envolvam informações confidenciais com qualquer pessoa ou instituição, de modo a permitir que se venha a antecipar ou alterar algum comportamento no setor privado;

d) Aceitar presentes de outras entidades que sejam ofertados em razão do trabalho na Empresa, não se considerando para os fins deste os brindes que não tenham valor comercial ou que sejam distribuídos por entidades de qualquer natureza a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos especiais ou datas comemorativas;

6.2 Público Interno (Colaboradores, Estagiários

e Terceiros)

(10)

e) Utilizar veículos oficiais da Empresa em situações que não estejam estritamente relacionadas ao desempenho de suas funções;

f) Enviar ou receber documentos oficiais fora dos procedimentos adotados pelo serviço de Protocolo da Empresa;

g) Dar tratamento preferencial por questão de interesse próprio ou sentimento pessoal;

h) Divulgar a propriedade intelectual de terceiros, sejam clientes ou fornecedores, utilizando-a sem prévio consentimento escrito do proprietário, ou contribuir, ainda que indiretamente, para que esses direitos sejam lesados por qualquer pessoa ou entidade.

Os colaboradores do SESI/DR/PA não podem praticar e nem sofrer práticas de assédio e/ou abuso moral, físico, sexual, psicológico ou verbal.

Os processos de seleção e desenvolvimento profissional são realizados com base em critérios objetivos, sem apadrinhamento e favorecimento.

O SESI/DR/PA se compromete a proporcionar aos seus colaboradores um ambiente de trabalho seguro e saudável, com condições favoráveis para o bom desenvolvimento de suas funções, bem como a promoção da qualidade de vida.

6.2.2 Abuso e Assédio Moral

6.2.3 Apadrinhamento e Favorecimento

6.2.4 Saúde e Segurança

(11)

É responsabilidade de todos garantirem a idoneidade de documentos, registros, cadastros e sistemas de informação, sendo proibido falsificar ou alterar informações.

Os recursos da organização tais como: instalações, veículos, materiais de escritório, móveis, máquinas, metodologias, conhecimento e tecnologias, devem ser usados de forma otimizada para fins da atividade profissional do SESI/DR/PA.

São garantidas a todos os colaboradores a liberdade de expressão e a participação em organizações que respeitem e tratem seus interesses, em convenções trabalhistas e sindicalistas, sem que isso cause danos ao desempenho de sua função ou progressão profissional.

Fica o colaborador ciente de que o e-mail corporativo será monitorado pelo SESI/DR/PA e que no envio de mensagens deverá abster-se de usar o coloquialismo, valendo-se situar ainda que o mesmo procedimento será utilizado nas redes sociais.

6.2.5 Integridade dos Registros

6.2.6 Uso de Materiais, Tecnologias e Instalações

6.2.7 Liberdade de Expressão

(12)

O SESI/DR/PA deve obedecer a critérios profissionais e técnicos na negociação com consumidores, clientes e empresas contribuintes, bem como na seleção e contratação de fornecedores. Em hipótese alguma devem pesar na tomada de decisão questões particulares, que configurem favorecimento e conflito de interesses.

O SESI/DR/PA deve se relacionar com os Conselhos e seus Conselheiros de forma íntegra, transparente e imparcial, desconsiderando em suas práticas e ações quaisquer interesses pessoais que configurem favorecimento e conflito de interesses.

6.3 Público Externo

6.3.1 Favorecimento e Conflito de Interesses

6.4 Conselhos

(13)

O SESI/DR/PA é imparcial e não faz doações financeiras a partidos políticos ou candidatos a cargos públicos e políticos. Da mesma forma, não é permitido desenvolver atividades políticas durante o expediente ou fazer uso de recursos da organização para este fim.

O SESI/DR/PA reconhece o Sindicato e Conselhos de Classe como representantes legais dos colaboradores e empenha-se em buscar, por meio de negociações realizadas com respeito e responsabilidade, o melhor acordo entre os interesses desses e os da organização.

O Comitê de Ética e Conduta Profissional é um comitê independente, cujas finalidades são: orientar, promover e fazer cumprir este Código, bem como mantê-lo atualizado.

a) Orientar e recomendar a prática da conduta ética às partes interessadas abrangidas por este Código.

b) Responder, em até 30 (trinta) dias, às consultas e

6.5.1 Atividades Políticas e Relacionamento com Partidos

Políticos, Candidatos a Cargos Públicos e Políticos

6.5 Governo e Sociedade

6.5.2 Relacionamento com Sindicatos

7. Comitê de Ética e Conduta Profissional

(14)

questionamentos encaminhados pelos meios formais disponíveis diretamente ao solicitante pelo canal informativo.

c) Revisar e atualizar o presente Código, submetendo as alterações à aprovação dos Colaboradores, validação e homologação do órgão competente;

d) Identificar e apurar as infrações a este Código e propor à instância competente a aplicação das orientações e/ou sanções cabíveis, mediante processo formal, cabendo direito à defesa.

e) Contratar especialistas externos para fundamentar decisões, caso haja necessidade.

f) Reunir-se ordinariamente a cada 06 (seis) meses ou quando convocado por um dos seus membros.

g) As reuniões ordinárias terão como objetivos acompanhar a aplicabilidade deste Código e propor adequações e atualizações a serem discutidas na próxima revisão.

h) As reuniões Extraordinárias serão convocadas num prazo máximo de 08 (oito) dias corridos após o recebimento da denúncia de descumprimento deste Código, visando o seu esclarecimento e solução.

i) O membro eventualmente envolvido em denúncia deve abster-se da discussão do processo, sendo, imediatamente, nomeado o seu suplente.

(15)

j) Manter no âmbito do Comitê de Ética e conduta os assuntos por ele discutidos.

a) O Comitê de Ética será composto por 03 (três) membros efetivos e igual número de suplentes indicados pelo Dirigente Máximo do SESI/DR/PA ou por quem este delegar;

b) O mandato dos membros será de 02 (dois) anos, podendo ser reconduzido uma única vez consecutiva.

c) O coordenador do Comitê será designado pelo seu Dirigente. d) Aos membros do Comitê não caberá remuneração ou retribuição financeira de qualquer espécie decorrente do exercício do cargo.

e) Os suplentes serão convocados pelo coordenador para suprir a ausência dos titulares.

f) Para fazer parte do Comitê os membros não poderão apresentar nada que desabone sua conduta.

g) Os membros do Comitê deverão ser colaboradores da Entidade há pelo menos um ano.

O SESI/DR/PA submeterá este Código a revisões periódicas

7.2 Composição do Comitê:

(16)

e sempre que necessário, com transparência e participação dos Colaboradores.

Fica a cargo do Comitê de Ética fazer a proposta de revisão, obtida junto aos Colaboradores e encaminhar para homologação e adjudicação dos Dirigentes do SESI/DR/PA.

É importante que o SESI/DR/PA conheça os questionamentos e possíveis violações relacionadas a este Código, para que possa orientar e corrigir desvios. Essa é a razão pela qual os Colaboradores devem tratar suas preocupações internamente, resolvendo dúvidas e informando à Empresa sobre atos praticados em desacordo com este Código.

Os casos de descumprimento deste Código de Ética deverão ser encaminhados ao canal de comunicação via e-mail (comiteetica@sesipa.org.br).

Tendo em vista o dispositivo constitucional que proíbe a prática do anonimato, é vedada a apuração de denúncias anônimas. Todavia, é importante saber que são assegurados a confiabilidade e o sigilo das informações reportadas e da pessoa que as reportou de modo a não haver represálias de qualquer ordem.

Toda denúncia formal e identificada será encaminhada para o Comitê de Ética, que irá averiguar os fatos e tomar as devidas providências.

(17)

O descumprimento dos princípios e compromissos expressos neste Código poderá implicar na adoção de medidas disciplinares, segundo as normas do SESI/DR/PA.

Cabe a todo o colaborador zelar pela observação deste código, sendo também responsável por propor recomendações para o seu aperfeiçoamento visando a sua permanente atualização.

Declaro que recebi e li a versão atualizada do Código de Ética do SESI/DR/PA, comprometendo-me a cumpri-lo e a zelar por sua integral observância.

8. Penalidades

9. Disposições Gerais

(18)

Referências

Documentos relacionados

1 o A conduta ética dos agentes públicos do Ministério da Justiça reger-se-á pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, pelo

A estação que, pela ordem, está para usar a freqüência é a única que deve atender a outra que chamar e se identificar num espaço entre câmbios.. A razão para isso é manter

Por outro lado, o uso totalmente previs´ıvel a partir de uma acep¸c˜ao j´a listada tamb´em n˜ao merece espa¸co no dicion´ario, como por exemplo a dupla possibilidade dos

Esta ação de auditoria inseriu-se no Plano de Atividades para 2012 da IGSJ, e teve como principal objetivo avaliar os processos de aquisição de bens para os serviços clínicos do

hormonal (análogos do GnRH, progestagênios e contraceptivos hormonais) para tratamento da doença na ocasião da cirurgia e nos três meses anteriores a esta. Quarenta pacientes

A partir de agora o Bureau Internacional de Capitais Culturais e a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), promoverão os sete tesouros de São Luís

a) Eleição de substituto para os Conselhos de Ética Partidária - até 30 dias da data de vacância. b) Convocação do Conselho de Ética Partidária e abertura

É expressamente proibido a qualquer colaborador e parceiro de negócio oferecer, prometer ou autorizar, diretamente ou por meio de terceiros, qualquer vantagem indevida de