• Nenhum resultado encontrado

Toyota apresenta plano de participação na competição automóvel para 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Toyota apresenta plano de participação na competição automóvel para 2014"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Toyota apresenta plano de participação na

competição automóvel para 2014

A Toyota Motor Corporation (TMC) anunciou as suas atividades no desporto automóvel, através da Lexus Racing e da Toyota Racing, para a época 2014, nas diversas modalidades que se vão realizar em todo o mundo. A participação oficial da Toyota no desporto automóvel visa enaltecer a diversão e o entusiasmo pela marca.

A Toyota encara o desporto automóvel como meio ideal para gerar emoção, criar boas expetativas e excitação, tendo como base o princípio da condução automóvel. Através de outras estruturas, como a GAZOO Racing, a Toyota e a Lexus vão expandir as suas participações no desporto automóvel de forma a atrair um mais vasto leque de entusiastas. Por outro lado, a competição permite evoluir os conhecimentos técnicos dos engenheiros e também a tecnologia, que podem ser aplicados no desenvolvimento de automóveis de série.

O envolvimento da Toyota no desporto automóvel em 2014 inclui a participação no Campeonato do Mundo de Endurance FIA (WEC), que contempla a lendária corrida das 24 Horas de Le Mans, a disciplina de NASCAR e nos campeonatos Super GT e Super Formula no Japão.

A GAZOO Racing vai estar presente em corridas com enorme popularidade como na prova de resistência das 24 Horas de Nürburgring, em troféus realizados em circuito como o GAZOO Racing GT86/BRZ ou até no rally, participando no TRD Rally Challenge.

Plano de atividades da Toyota no desporto automóvel em 2014

1.

Lexus Racing e Toyota Racing

Desde 2012, que a Toyota Motorsports tem alinhado com o TS030 Hybrid, equipado com um sistema híbrido - full hybrid - de competição, no Campeonato do Mundo de Endurance FIA (WEC). Após a sua participação em todas as oito provas no ano passado (nas quais somou duas vitórias), a Toyota tenciona participar em todas as provas de 2014 com dois novos modelos TS040 desenvolvidos para corresponderem às alterações de regulamentos previstos pela FIA.

A Toyota espera poder conquistar este ano a sua primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans, a terceira corrida do calendário do WEC em 2014.

(2)

Nos Estados Unidos, a Toyota vai continuar a competir nas três categorias da disciplina NASCAR. Será a sua oitava participação consecutiva nas séries Sprint Cup, o nível mais alto das corridas NASCAR, com o objetivo de alcançar o título de Campeão de Pilotos pela primeira vez.

No Japão, o novo coupé Lexus RC F vai participar na classe GT500 da série Super GT. Dada a excelente performance e competitividade a Lexus Racing está empenhada em conservar o título conquistado no ano passado, com uma estrutura de seis equipas. Para a categoria de Super Formula, os novos motores RI4A vão ser utilizados pela Lexus Racing para que possam lutar e revalidar o título de Pilotos.

Na edição de 2014 de uma das provas mais duras de Todo-o-Terreno do mundo, o Dakar realizado na América do Sul, o Toyota “Land Cruiser 200” classificou-se no primeiro e no segundo lugares na categoria de veículos de produção. Os dois veículos foram inscritos por uma subsidiária da Toyota, a Toyota Auto Body, que contou com o apoio da “casa mãe” Toyota.

I) Campeonato do Mundo de Endurance FIA 2014 (WEC) – Toyota Racing

A Toyota vai competir nas 8 provas organizadas pela FIA que compõem o Campeonato do Mundo de Endurance 2014, tal como acontece desde as últimas provas de 2012. Um dos momentos altos da temporada são as 24 Horas de Le Mans (14 e 15 de Junho), a terceira corrida da época; as 6 Horas de Fuji (11 e 12 de Outubro), a sexta corrida do calendário.

Este ano, a Toyota Racing tenciona alinhar 2 TS040 Hybrid preparados pela Toyota Motorsport GmbH (TMG), em cada uma das oito corridas previstas. Ambos os carros vão utilizar pneus Michelin. A motorização híbrida THS-R (Toyota Hybrid System Racing), que permite que o TS040 entre e saía

em modo 100% elétrico nas boxes, foi desenvolvida no Centro Técnico da Toyota em Higashi-Fuji, no Japão.

O novo sistema híbrido incorpora um novo motor V8 e motores/geradores agora presentes nas 4 rodas, para aumentar o rendimento do sistema híbrido e cumprindo com as alterações aos regulamentos para este ano. No futuro, a Toyota estará em condições de utilizar nos seus modelos de produção em série as avançadas tecnologias híbridas aperfeiçoadas nesta actividade desportiva.

Equipa no Campeonato do Mundo de Endurance FIA (WEC)

Equipa Veículo Piloto

Toyota Racing TS040 Hybrid

Alex Wurz (Áustria) Nicolas Lapierre (França) Kazuki Nakajima (Japão)

Anthony Davidson (Reino Unido) Stéphane Sarrazin (França)

(3)

Nota: Novidade este ano, Mike Conway (Reino Unido) foi inscrito como piloto de testes e de reserva.

II) NASCAR – Toyota Racing

A Toyota vai, uma vez mais, participar na disciplina NASCAR apoiada na estrutura da Toyota Motor Sales, U.S.A. Inc. (TMS) e da Toyota Racing Development, U.S.A. (TRD-USA). Tal como no ano passado, a Toyota vai utilizar um “Camry” na Sprint Cup e na "Nationwide Series e com a Toyota “Tundra” no Camping World Truck Series. Todos vão estar equipados com pneus Goodyear.

Equipas no NASCAR National Series

Equipa Carro Nº Piloto (todos dos EUA)

Joe Gibbs Racing

11 Denny Hamlin

18 Kyle Busch

20 Matt Kenseth

Michael Waltrip Racing 15 Clint Bowyer

55 Brian Vickers

III) Rali Dakar – Toyota Racing

A Toyota deu apoio ao desenvolvimento e à assistência dos dois “Land Cruiser 200” inscritos pela Toyota Auto Body Co. Ltd., os quais terminaram no primeiro e no segundo lugares na categoria de veículos de produção no Rali Dakar de 2014, que teve lugar em Janeiro deste ano.

Veículo Piloto/Navegador Classificação nos veículos de produção1 Classificação na classe diesel Classificação geral Land Cruiser #345 Jun Mitsuhashi /

Alain Guehennec 1º 1º 21º

Land Cruiser #344 Nicolas Gibon /

Akira Miura 2º 2º 24º

1Inclui as classes gasolina e diesel

IV) Super GT (Japão) - Lexus Racing e Toyota Racing

Na categoria de topo das provas de turismos no Japão, a Lexus Racing vai competir na classe GT500 com o novo coupé Lexus RC F, equipado com um motor - RI4AG - quatro cilindros a gasolina, turbo de 2 litros e injeção direta, cumprindo com os novos regulamentos e especificações previstos para este ano. A equipa tem o apoio da Toyota Technocraft Co. Ltd.

(4)

A Toyota Racing vai disputar a classe GT300 com um Toyota “Prius” híbrido.

Equipas no Super GT Racing

Classe Equipa Veículo Carro

Nº Piloto Pneus

GT 500

LEXUS TEAM ZENT

CERUMO ZENT CERUMO RC F 1

Yuji Tachikawa (Japan)

Bridgestone Kohei Hirate (Japan)

LEXUS TEAM LeMans ENEOS

ENEOS SUSTINA RC

F 6

Kazuya Oshima (Japan)

Bridgestone Yuji Kunimoto (Japan)

LEXUS TEAM PETRONAS TOM'S

PETRONAS TOM'S RC

F 36

Kazuki Nakajima (Japan)

Bridgestone James Rossiter (UK)

LEXUS TEAM KeePer TOM’S KeePer TOM'S

RC F 37

Daisuke Ito (Japan)

Bridgestone Andrea Caldarelli (Italy)

LEXUS TEAM SARD DENSO KOBELCO

RC F 39

Hiroaki Ishiura (Japan)

Bridgestone Oliver Jarvis (UK)

LEXUS TEAM WedSport

BANDOH (por definir) 19

(undecided)

(por definir) (undecided)

GT 300 apr (por definir) 31 Morio Nitta (Japan) (por definir)

Koki Saga (Japan)

V) Campeonato Super Formula (Japão) – Toyota Racing

Para a categoria máxima em monolugares no Japão, a Toyota vai aplicar o novo motor (RI4A) utilizado na Formula Super GT, ou seja, o bloco a gasolina de quatro cilindros, turbo, de 2 litros e com injeção direta vai ser o centro das atenções das 7 equipas composta por 11 carros, os quais vão ter pneus Bridgestone.

Equipas do Campeonato de Super Formula (Japão)

Equipa Nº Piloto

KONDO RACING 3 James Rossiter (Reino Unido)

Team LeMans 7 Ryo Hirakawa (Japão)

8 Loic Duval (França)

KCMG 18 Yuichi Nakayama (Japão)

TEAM IMPUL 19 Joao Paulo de Oliveira (Brasil)

20 Kumar Ram Narain Karthikeyan (India)

PETRONAS TEAM TOM’S 36 Andre Lotterer (Alemanha)

37 Kazuki Nakajima (Japão)

P.MU/CERUMO-INGING 38 Hiroaki Ishiura (Japão)

39 Yuji Kunimoto (Japão)

TOCHIGI Le Beausset Motorsports 62 Koki Saga (Japão)

VI) Outras atividades no Japão – Toyota Racing

Apoio no desenvolvimento da Formula 4 FIA

Através da Toyota Tecnocraft Co. Ltd., a Toyota vai produzir carroçarias e motores que estejam conformes com as novas regras da nova Formula 4 FIA. Esta categoria que se encontra entre o

(5)

para uma maior contenção de custos.

2. GAZOO Racing

A Toyota ao longo de 2014 e através da GAZOO Racing vai organizar mais eventos/oportunidades para os condutores experienciarem as performances dos seus carros, assim como, instruir novas técnicas de condução, e também proporcionar momentos divertidos de condução.

Para além das iniciativas de condução com modelos de série, a GAZOO Racing vai promover também alguns eventos no desporto automóvel. Será levado a cabo um programa de corridas a nível nacional (no Japão), incluindo provas de circuito GAZOO Racing “Waku Doki” -

expressão japonesa

que significa emoção e adrenalina

- ao mesmo tempo que será prestado apoio a pilotos que se vão iniciar na competição no troféu 86/BRZ.

Como parte das iniciativas para possibilitar o desenvolvimento de automóveis ainda melhores, a GAZOO Racing vai, uma vez mais, participar na corrida de resistência das 24 Horas de Nürburgring, na qual se estreou em 2007. Para além de servir de formação para a equipa de engenheiros no âmbito de novos conhecimentos e tecnologias, a participação visa também aprimorar as versões GRMN, designadas por G, de forma a proporcionar componentes para aplicação em viaturas de estrada para os clientes mais entusiastas da condução desportiva.

I) Iniciativas GAZOO Racing no âmbito de desenvolvimento de automóveis

Para competir na 42ª edição das 24 Horas de Nürburgring, a GAZOO Racing vai alinhar com três veículos nesta carismática prova de resistência disputada na Alemanha: um Lexus LFA, um Toyota GT86 e um recém-desenvolvido veículo de topo, o GAZOO Racing Lexus LFA Code X.

O GAZOO Racing Lexus LFA Code X foi desenvolvido no âmbito de apurar tecnologias de futuro para a competição.

Com base no motor do LFA, um V10 de 4.8 litros, o Code X incrementou a cilindrada para 5.3 litros aumentando a potência e o binário de forma a lidar melhor com as caraterísticas do traçado de Nürburgring.

Outras melhorias incluem uma nova e mais aerodinâmica carroçaria integralmente feita de fibra de carbono possibilitando o aumento da rigidez do conjunto carroçaria/chassis e, ao mesmo tempo, diminuir o seu peso.

A equipa GAZOO Racing tem participado na corrida de resistência das 24 Horas de Nürburgring desde 2007. Ao possibilitar a participação de engenheiros e técnicos durante o trabalho de assistência e também no desenvolvimento, a Toyota pretende que esta prova possa servir de

(6)

oportunidade para cultivar e melhorar os conhecimentos da tecnologia automóvel, refletindo-se em melhores automóveis no futuro.

Equipa GAZOO Racing na 42ª edição das 24 Horas de Nürburgring Nome da

equipa Veículo Pilotos

Engenheiros e técnicos

GAZOO Racing

GAZOO Racing Lexus LFA Takayuki Kinoshita, Hiroaki Ishiura, Kazuya Oshima

Quadros da TMC GAZOO Racing Lexus LFA

Code X Akira Iida, Juichi Wakisaka, Takuto Iguchi GAZOO Racing Toyota 86 Masahiko Kageyama, Kumi Sato, Naoya

Gamou

II) Outras atividades no Japão

1) Encontros para entusiasta do automóvel

Ao longo do ano, a GAZOO Racing vai organizar nas várias regiões e em diferentes circuitos encontros para proporcionar a partilha de conhecimentos entre utilizadores assim como disponibilizar experiências de condução, para pessoas que querem ganhar mais conhecimentos e divertir-se na condução.

i) Festival Toyota GAZOO Racing

ii) Exposições GAZOO Racing em feiras/exposições de carros personalizados no Japão

2) Contribuição para a promoção do desporto automóvel de grande popularidade

A GAZOO Racing tem como objetivo ajudar a aumentar o número de participantes em eventos de desporto automóvel através do patrocínio de equipas que correm com o GT86:

i) Patrocínio da equipa Super Taikyu na disciplina de resistência. Mais informações em: http://www.supertaikyu.com/ (apenas em japonês)

ii) Patrocínio de uma equipa que compete no Campeonato de Ralis do Japão. Mais informações em: http://www.jrca.gr.jp/ (apenas em japonês)

iii) Patrocínio do TRD Rally Challenge. Mais informações em: http://trdrallychallenge.jp/ (apenas em japonês)

Com os melhores cumprimentos, António Costa

(7)

Referências

Documentos relacionados

destacar que além de fazer parte de um projeto de extensão e do programa do governo Museu da Escola, este trabalho de “tirar os documentos do silêncio e

§ 1º Os autores das monografias premiadas que publicarem o trabalho em outro meio deverão fazer referência ao Prêmio Banco Central de Economia e Finanças. § 2º Não serão

The 41 care workers agreed that the major problems in care work are: lack of staff and being overworked (88%); conflict within work teams (83%); insufficient or poor training

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

(Não quero que voce passe a noite comigo para não saber a quantidade de telefonemas que eu recebo de todos os outros homens com quem eu

Sendo assim, ainda que se entenda que a bibliografia de seu trabalho também goza da proteção como direito autoral - o que, em si, já é discutível - ela não pode

4) Decisão de Execução da Comissão, de 18 de abril de 2012, que estabelece um questionário para os relatórios dos Estados-Membros sobre a aplicação da Diretiva 2008/98/CE