• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 01/2017 PPGMAUI PROCESSO SELETIVO PARA A DUPLA DIPLOMAÇÃO - TURMA 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL PPGMAUI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 01/2017 PPGMAUI PROCESSO SELETIVO PARA A DUPLA DIPLOMAÇÃO - TURMA 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL PPGMAUI"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL 01/2017 – PPGMAUI

PROCESSO SELETIVO PARA A DUPLA DIPLOMAÇÃO - TURMA 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL – PPGMAUI

De acordo com o Termo Aditivo ao acordo de cooperação que entre si celebraram a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil, e a Universität Stuttgart (USTUTT), Alemanha (Processo No. 23075.067653/2015-95) o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial (PPGMAUI), faz público para conhecimento dos alunos regularmente matriculados da TURMA 2016, que de 01/03/2017 até 15/03/2017 se encontrarão abertas as inscrições do processo seletivo para a Dupla Diplomação que ocorre em cooperação com o Master of Science Program WASTE da Universidade de Stuttgart/Alemanha e o curso Internacional de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial, a partir da publicação do presente Edital.

NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DUPLA DIPLOMAÇÃO

agosto/2016 a julho/2018

O PPGMAUI é um mestrado profissional stricto sensu em meio ambiente urbano e industrial, reconhecido pela CAPES, que possibilita a formação técnica e científica na área de meio ambiente. Para tal o curso conta em seu corpo docente professores da UFPR, Universität Stuttgart e SENAI/PR, bem como especialistas da área de Ciências Ambientais. As instituições parceiras atuam em conjunto nas diversas atividades do programa PPGMAUI, incluindo a coordenação, orientações, docências e eventos. A duração do mestrado MAUI é de até 24 meses, nos quais são desenvolvidos disciplinas, dissertação e artigos científicos.

A Dupla Diplomação ocorre em cooperação com o Master of Science Program WASTE (Air Quality Control, Solid Waste and Waste Water Process Engineering) da Universität Stuttgart/Alemanha. Para tal há a necessidade do cumprimento de requisitos específicos apresentados no Artigo 50 do regimento interno do MAUI (https://goo.gl/DJcKdO).

1) INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ocorrer com o envio da documentação solicitada à Secretaria do PPGMAUI entre 01/03/2017 a 15/03/2017.

(2)

a) Formulário de Inscrição para seleção para Dupla Diplomação 2017 (ANEXO A) b) Histórico escolar do curso de graduação.

c) Histórico escolar atual do curso MAUI. d) Cópia do diploma do curso de graduação. e) Foto recente com fundo branco em 3x4.

f) Documentos pessoais: cópia da Carteira de Identidade d do CPF e, se for estrangeiro, cópia da folha de identificação do passaporte.

g) Currículo modelo da base Lattes do CNPq, devidamente documentado com comprovação das informações curriculares, em um único arquivo no formato pdf. h) Apresentação do resumo do Projeto de Pesquisa atualizado.

O projeto deve estar inserido na área de concentração de PROCESSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS DE MEIO AMBIENTE com os temas resíduos e/ou ar nas seguintes linhas de pesquisa:

− (1) Poluição ambiental e prevenção da poluição: avaliação da poluição, planejamento ambiental e tecnologias.

− (2) Proteção ambiental e ciências ambientais: gestão, educação, política e legislação.

− (4) Resíduos, efluentes e emissões atmosféricas: tecnologias para o tratamento e gerenciamento.

i) Cópia autenticada do certificado de proficiência na língua inglesa, em uma das seguintes categorias:

TOEFL (iBT): 79 TOEFL (CB): 213 TOEFL (PB): 550 IELTS (academic): 6.0

ou apresentar um certificado de teste na língua inglesa equivalente, com data de emissão do certificado não superior a dois anos até a data da matrícula do MAUI (por exemplo: Cambridge English: Proficiency (CPE): C; Cambridge English: Advanced (CAE): B).

Não será aceita a inscrição após 15/03/2017.

2) NÚMERO DE VAGAS

(3)

3) PROCESSO SELETIVO

O processo de seleção ocorrerá no período de 16/03/2017 a 07/04/2017:

a) Avaliação do currículo de graduação e do MAUI, peso 5

Esta avaliação possibilitará verificar andamento do cumprimento dos créditos estabelecidos no MACROPLANO, que faz parte do Termo Aditivo ao acordo de cooperação que entre si celebraram a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil, e a Universität Stuttgart (USTUTT), Alemanha e está disponível no Regimento Interno, no link:

(https://goo.gl/KqT2Yb).

b) Avaliação do Projeto de Pesquisa, peso 2

c) Entrevistas ocorrerão no dia 03/04/2017 das 08h00 às 17h30, peso 3.

A nota final será composta da média ponderada das notas dos itens a, b e c.

4) CLASSIFICAÇÃO

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente, pela avaliação da documentação e entrevista. Para a garantia de sigilo da nota alcançada, a divulgação do resultado será apresentada por ordem alfabética. Critérios de desempate:

1º - nota da avaliação do currículo de graduação e pós-graduação (MAUI)

5) APROVAÇÃO

O candidato que não apresentar a documentação completa ou não comparecer à entrevista do processo de seleção será automaticamente desclassificado.

6) BANCA DO PROCESSO SELETIVO

A banca de seleção atuará em todas as etapas do processo e será composta por professores do MAUI (UFPR, USTUTT e SENAI/PR).

(4)

O resultado final obedece à classificação definida pela banca de seleção do processo seletivo e será divulgado no dia 07/04/2017.

8) REALIZAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO

Os alunos têm o prazo máximo de 24 meses para a conclusão do curso (Resolução Nº65/09-CEPE – UFPR e Regimento Interno do MAUI).

O MACROPLANO que segue retrata a estrutura dos dois anos do mestrado para a obtenção da dupla diplomação em Meio Ambiente Urbano e Industrial (MAUI) na UFPR e no Air Quality Control, Solid Waste and Waste Water Process Engineering (WASTE) na Universität Stuttgart. Ele apresenta os módulos obrigatórios e eletivos em cada semestre, bem como os pré-requisitos para os estudantes que desejam desenvolver o seu segundo ano de estudo na instituição parceira.

MACROPLANO: RESÍDUOS SÓLIDOS E CONTROLE DA QUALIDADE DO AR 1st SEMESTER (1º Semestre) 2nd SEMESTER (2º Semestre) 3rd SEMESTER (3º Semestre) 4th SEMESTER (4º Semestre)

MAUI student in UFPR (Estudante MAUI na

UFPR) (01.08. - 20.12.)

MAUI student in UFPR (Estudante MAUI na UFPR) (15.02 - 15.07.) MAUI student in USTUTT (Estudante MAUI na USTUTT) (WS 15.10. - 15.02.) MAUI student in USTUTT (Estudante MAUI na USTUTT) (SS 15.04. - 30.07.) Thermodynamics (Termodinâmica) (3SWS/3ECTS)

Reactor Kinetics (Cinética de Reatores) (3SWS/3,5ECTS)

Firing Systems and Flue Gas Cleaning (Sistemas de Queima e Limpeza de Gases da Combustão) (4SWS/6ECTS) Transport Phenomena (Fenômenos de Transporte) (3SWS/ 3ECTS) *2 Multiphase Processes (Processos Multifásicos) (3SWS/4ECTS)

Air Quality and Monitoring of Air Pollution (Qualidade do Ar e Monitoramento da

Poluição do Ar) (2SWS/3ECTS)

Practical Work in Air Quality Control (Prática em Controle da

Qualidade do Ar) (2SWS/3ECTS)

Elective Module in Air Quality Control (Módulo

eletivo em Controle da Qualidade do Ar) (6ECTS) ST: Chemistry and Physics of Combustion (Química e Física da Combustão) (2SWS/3ECTS) Environmental Chemistry (Química Ambiental) (2SWS/3ECTS) Emissions of Waste Treatment Plants (Emissões de Estações de Tratamento de Resíduos) (1SWS/1,5ECTS)

Elective Module in Air Quality Control (Módulo

eletivo em Controle da Qualidade do Ar)

(3ECTS)

(5)

1st SEMESTER (1º Semestre) 2nd SEMESTER (2º Semestre) 3rd SEMESTER (3º Semestre) 4th SEMESTER (4º Semestre) ST: Biology for Environmental Engineers (Biologia para Engenheiros Ambientais) (2SWS/3ECTS) Biological Treatment of Solid Waste (Tratamento

de Resíduos Biológicos) (2SWS/3ECTS) *2 Thermal Waste Treatment" *Tratamento de Resíduos Térmicos) (1SWS/1,5ECTS) Practical Work in Solid Waste (Prática em

Resíduos Sólidos) (2SWS/3ECTS) Master´s Thesis (Dissertação de Mestrado) (15SWS/30ECTS) Industrial Wastewater I (2CSWS/3ECTS)

Elective Module (Módulo eletivo) or Industrial Internship (6 weeks) (Estágio na indústria (6 semanas) (4SWS/6 ECTS) *5 ST: Presentation of Research (Apresentação de Pesquisa) (2SWS/3ECTS) Elective Module in Solid Waste (Módulo eletivo em Resíduos

Sólidos) (3ECTS)

Seminar Requirements for a presentation (2SWS/3CECTS)

Industrial Engineering and Management Systems

(Sistemas de Gestão Industrial) (1SWS/1,5ECTS)

*1 Treatment of Sludge and Industrial Waste (1SWS/1,5ECTS) *4 Mathematics (3SWS/3ECTS) *5 Management of Urban and Industrial Waste

(2SWS/3ECTS) *1 Technology Assessment and Environmental Economics (Avaliação de Tecnologia e Economia Ambiental) (2SWS/3CECTS) *3 Environmental Law (2SWS/3ECTS) German Course I (Curso de Alemão I) (2SWS/3ECTS) German Course II (Curso de Alemão II) (2SWS/3ECTS)

German Course I (Curso de Alemão I)

German Course II (Curso de Alemão II)

33 ECTS 27 ECTS 30 ECTS 30 ECTS

LEGENDA:

Advances Modules (Módulos avançados) 36 ECTS Specialized Area I (Área de especialização I – RESÍDUOS SÓLIDOS) 18 ECTS Specialized Area II( Área de especialização II – CONTROLE DA QUALIDADE DO AR 18 ECTS Elective Modules (Módulos eletivos) 12 ECTS German Course OR Key Qualifications (Curso de alemão OU Key Qualifications) 6 ECTS Master Theses (Dissertação de mestrado) 30 ECTS

(6)

UFPR: Universidade Federal do Paraná USTUTT: Universität Stuttgart

SWS: Semesterwochenstunde (Horas semanais semestrais). „1 SWS“ significa, que o módulo correspondente, teve uma duração semanal média de aulas equivalente a 45 minutos, durante um semestre. 1SWS corresponde a 15 horas aula, que vale 1 crédito. ECTS: European Credit Transfer System (Sistema Europeu de Transferência de Créditos). Neste Sistema é calculado o total de horas de trabalho dedicadas ao módulo, incluindo preparo, estudo, exercícios e outras atividades dos estudantes, inclusive aquelas que ocorrem fora da sala de aula. Um ECTS corresponde a 1,5 SWS.

*1 A disciplina "Avaliação de Tecnologia e Economia Ambiental" (Technology Assessment and Environmental Economic) deve ser cursada pelos alunos MAUI, na USTUTT. *2 "Processos Multifásicos" (Multiphase Processes) inclui "Tratamento de Resíduos Térmicos" (Thermal Waste Treatmen)

(1 SWS/ 1,5 ECTS)

*3 A disciplina "Direito Ambiental " (Environmental Law) é obrigatória no MAUI e deve ser cursada pelos alunos do WASTE/USTUTT, no MAUI/UFPR.

*4 "Matemática" (Mathematics) é uma disciplina obrigatória em MAUI. Se os estudantes do WASTE/USTUTT cursaram esta disciplina durante a graduação, estes créditos poderão ser transferidos.

*5 A disciplina "Gerenciamento de resíduos urbanos e industriais" (Management of Urban and Industrial Waste) é ministrada no 2º semestre do curso e faz parte da "Engenharia Sanitária".

10) RECURSOS

Eventuais recursos poderão ser impetrados junto a Coordenação do PPGMAUI até 24 horas após a divulgação dos resultados parciais e final, e serão julgados pela banca de seleção. Não caberá recurso da decisão final da comissão de seleção.

11) MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

A comissão de seleção será formada pelos professores do MAUI, contando com representantes da UFPR, SENAI/PR e USTUTT.

12) CASOS OMISSOS

Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado do MAUI.

Curitiba, 20 de fevereiro de 2017.

____________________________________ ____________________________

Profª. Drª. Mônica Beatriz Kolicheski Prof. MSc. Marielle Feilstrecker

Coordenadora do PPG-MAUI Coordenadora pelo SENAI/PR Universidade Federal do Paraná

________________________________ ________________________________

Profª. Drª. Karen Juliana do Amaral Profª. Drª. Daniela Neuffer

Coordenadora pela Universität Stuttgart Coordenadora pela Universität Stuttgart

(7)

ANEXO A –

Formulário de Inscrição para seleção para Dupla Diplomação WASTE/MAUI 2017 PROGRAMA INTERNACIONAL DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MEIO AMBIENTE URBANO E INDUSTRIAL (MAUI) / AIR QUALITY CONTROL, SOLID

WASTE AND WASTE WATER PROCESS ENGINEERING (WASTE) Sobrenome:

Nome: CPF: RG:

Passaporte:

Data de vencimento do Passaporte: Data de Nacimento, Cidade: Nacionalidade:

Endereço residencial:

Telefones residencial e do trabalho: Celular:

E-mail:

Linhas de pesquisa escolhidas: Tipo de Certificação do idioma alemão e resultado:

Tipo de teste: Data da realização: Resultado:

Tipo de Certificação do idioma inglês e resultado:

Tipo de teste: Data da realização: Resultado:

Permanências anteriores no exterior: país: duração: país: duração: país: duração:

Este formulário deve ser preenchido de forma legível. Comentários (se for o caso numa folha separada):

Declaro a veracidade das informações acima e me comprometo a informar a coordenação do programa da Universität Stuttgart sobre qualquer alteração pertinente aos dados para este programa.

Concordo que os documentos entregues ficarão com a Coordenação do MAUI. Local________________Data______________

____________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

As capacidades do estudo de Carrasco são: acesso à saúde, à educação e ao conhecimento, a um espaço doméstico adequado e seguro, a um trabalho remunerado e a rendimentos,

Domingo 19 de Julho de 2015, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Luanda foi pequena para aco- lher todas as pessoas que acorreram para participar da celebração da ordenação

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de estudar as alterações promovidas nos solos e nos cursos d`água em áreas afetadas pelo rompimento da Barragem SãoFrancisco da

“Bacia das almas” é o nome que ele deu a uma bacia de alumínio do seu galpão de ferramentas, à qual remete todas as porcas, arruelas e para- fusos para os quais não vê

Resultado da análise das inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós- Graduação em Direito da UFOP para a turma de 2021, nos termos do Edital

O Professor Doutor Marcelo Andrade Féres observou que o único candidato classificado na banca em questão teve pontuação de 95 (noventa e cinco) pontos, enquanto o recorrente somou

É como campo para expres- são do novo que essas Ter- ras expandem sua aura para acolher também as crianças que se aproximam de Figuei- ra?. Seja em relação direta com os

deve indicar as disciplinas que ele pretende cursar na instituição francesa. Este Contrato de Estudos deverá ser submetido ao Conselho de Curso para aprovação antes de