• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO 20082009 TEXTO DE APOIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO 20082009 TEXTO DE APOIO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2008/2009

TEXTO DE APOIO

O RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO

1. O que é?

O relatório é o suporte escrito (documento) que se elabora no sentido de comunicar os resultados de uma investigação e os procedimentos adoptados. O relatório deve dar uma ideia global de todo o processo da investigação. No domínio académico pode adquirir a forma de uma tese (dissertação).

2.Como se estrutura?

Regra geral o relatório científico clássico é composto de 5 secções: Introdução, Revisão de Literatura, Metodologia, Apresentação de Resultados e a Discussão e Conclusão.

No caso de dissertações e teses, as secções correspondem a capítulos que levam os títulos expressos como consta da Figura 1.

Capítulo 1 – INTRODUÇÃO

Capitulo 2 – REVISÃO DE LITERATURA

Capitulo 3 – METODOLOGIA

Capitulo 4 – APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS

Capitulo 5 – DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

Referências Bibiográficas

(2)

a revisão de literatura podem ser reunidos numa única secção, a iniciar o trabalho sem título expresso.

2.1 Introdução

Segundo Azevedo (2000), a introdução inclui, pela ordem julgada mais conveniente, os elementos de apresentação do tema e do trabalho de investigação. Entre esses elementos contam-se os seguintes:

1. interesse do tema;

2. enquadramento teórico dos assuntos tratados; 3. definição do problema;

4. referência geral ao objectivo do trabalho;

5. pressupostos das posições assumidas e sua fundamentação lógica;

6. indicação precisa dos objectivos e enumeração das hipóteses teóricas ou questões empíricas a que se pretende responder (quando a natureza do problema não torna possível a formulação de uma hipótese, formula-se apenas o problema/questão de investigação); 7. explicitação quer das variáveis independentes ou preditoras quer das variáveis dependentes

ou criteriais e indicação das previsões de resultados;

8. explicitação da planificação global dos conteúdos das diversas partes do trabalho.

Note-se que as expressões Capítulo 1 e Introdução costumam ser omitidas em artigos e em trabalhos de mais reduzida extensão. Deve ainda salientar-se que um trabalho académico ou um artigo de revista científica, que se limitem a algumas dezenas de páginas, não são divididos em capítulos e costumam começar com a introdução logo a seguir ao título, mas sem usar a palavra introdução.

Alguns autores de teses e dissertações preferem dividir este primeiro capítulo em dois, o primeiro dos quais, mais breve, constitui a introdução propriamente dita, e o segundo, mais de-senvolvido, contém o enquadramento teórico.

(3)

parágrafo de introdução ao que vai ser o assunto abordado e encerrar com uma subsecção de “Considerações Finais” em que pode resumir o capítulo e salientar os seus aspectos mais relevantes (Moro, et al, 2004).

2.2 Revisão de Literatura

A Revisão de Literatura destina-se a reunir informação sobre a investigação realizada em áreas próximas à que está a ser investigada.

A revisão da literatura inclui os seguintes elementos:

1. definição dos critérios que foram usados para a delimitação da área de investigação que se vai rever, directamente relacionada com o presente trabalho; 2. identificação dos trabalhos (empíricos) realizados por outros investigadores em

áreas que se aproximam daquela que nos ocupa e resumo da metodologia de investigação e dos resultados obtidos em cada um desses trabalhos;

3. sínteses gerais do resultados que foram obtidos por outrem e que são considerados relevantes para o presente trabalho.

2.3 Metodologia

O capítulo Metodologia destina-se a dar informação sobre os procedimentos gerais usados na pesquisa empírica, os instrumentos utilizados e a relatar a maneira como os dados foram recolhidos. Inclui normalmente os seguintes elementos:

1. alusão ao enfoque de investigação (quantitativa vs qualitativo vs misto) e apresentação do design ou plano metodológico do estudo;

2. descrição da população alvo, da população acessível, da amostra dos participantes utilizada e do processo de definição da amostra;

3. justificação dos instrumentos escolhidos;

4. descrição dos instrumentos usados (v.g., testes, questionários, entrevistas); 5. considerações sobre a fiabilidade e validade dos instrumentos;

6. descrição dos procedimentos adoptados no estudo.

(4)

ser integralmente reproduzi-dos nos apêndices, com o mesmo formato com que foram apresentados aos participantes.

Note-se que a palavra sujeitos caiu em desuso e deverá ser substituída por participantes ou, em estudos de natureza etnográfica, por informantes. Em estudos de caso, os informantes ou respondentes correspondem à amostra dos estudos de índole mais quantitativa.

Os resultados que se referem às dimensões psicométricas dos instrumentos, como, por exemplo, os resultados que dizem respeito à fiabilidade ou à validade, podem ser apresentados neste capítulo. Em alternativa, quando a investigação tem como objectivo primário o estudo de instrumentos, estes resultados de índole métrica aparecerão no capítulo Resultados.

2.4 Resultados

O capítulo Resultados destina-se a informar o leitor sobre as respostas que os dados obtidos forneceram em relação às questões empíricas formuladas no início do trabalho. Inclui entre outros os seguintes elementos:

1. descrição dos resultados obtidos, por referência às hipóteses e previsões iniciais, com ilustração através de figuras e quadros considerados convenientes;

2. descrição dos métodos utilizados para o tratamento dos dados; 3. indicação dos testes estatísticos aplicados;

4. informação sobre a confirmação ou não confirmação das previsões iniciais.

Em regra, os resultados são apresentados tendo em conta a ordem das questões empíricas do trabalho, e não a ordem dos instrumentos utilizados. Como em tudo, a lógica interna é que determina a sequência dos assuntos.

2.5 Discussão e Conclusão

O último capítulo, Discussão e Conclusão constitiu uma reflexão sobre os resultados encontrados. Inclui entre outros os seguintes pontos:

1. discussão dos resultados obtidos por referência às questões empíricas, hipóteses ou previsões iniciais;

(5)

possíveis generalizações, tendo em conta as ciscunstâncias da amostragem utilizada e da metodologia seguida;

3. limitações impostas pela imperfeições do processo de amostragem ou da metodologia seguida;

4. considerações sobre o interesse e novidade dos resultados obtidos;

5. ligação entre os resultados verificados e o estado actual dos conhecimentos sobre a matéria em questão;

6. sugestões para aplicação prática dos resultados obtidos;

7. problemas que se levantam com a presente investigação e pistas para prosseguir com investigações futuras.

2.6 Abstract

O Abstract é um resumo de umas 50-150 palavras que contêm a informação principal do estudo. No Abstract faz-se uma indicação expressa do tema que é objecto do estudo, da metodologia seguida e dos resultados obtidos. A importância do Abstract reside em proporcionar ao leitor elementos que lhe permitam decidir sobre a pertinência ou não da leitura do relatório completo.

2.7 Referências Bibliográficas

A secção Referências consta de uma lista de fontes citadas no relatório de investigação. O estilo de apresentar referência varia mas o mais recomendado é usar as normas da APA que inspiraram também as normas adoptadas pela Revista Portuguesa de Educação (CIED-UM). Importante: não se deve confundir Referências Bibliográficas com Bibliografia; a Bibliografia inclui, para além das fontes citadas no texto do relatório, aquelas fontes que não foram citadas no relatório mas que foram também consultadas e utilizadas pelo(s) autor(es). O quadro 2 resume o modo de citar as diferentes fontes.

Livro

APELIDO, Nome (data da publicação). Título do livro em itálico. Local de edição: Editora. APPLE, Michael (1979). Ideology and Curriculum. Boston: Routledge & Kegan Paul.

Livro editado pelo próprio autor

APELIDO, Nome (Ed) (data da publicação). Título do livro em itálico. Local de edição: Editora.

GARCIA HOZ, Vitor (Ed) (1994). Problemas e métodos de investigacion en educación. Madrid: Rialp

Capitulo de livro

(6)

do livro (Ed. / Coord. / Org.), Título do livro em itálico. Local de edição: Editora, páginas (inicial e final).

BRAVO, Mª Pilar C. (1992). Los Métodos de Investigación en Educacion. In Mª P. COLÁS BRAVO & L. B. EISMAN (Ed) Investigación Educativa. Sevilha: Ediciones Alfar. 43-67.

Artigo de revista de carácter científico

APELIDO, Nome, (data da publicação). Título do artigo. Nome da revista em itálico, vol. (nº), Local de Edição: Editora: páginas de início e fim do artigo.

DIAS, Paulo (2000). Hipertexto, hipermédia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na Web. Revista Portuguesa de Educação, vol. 13, nº 1, Braga: Universidade do Minho, 141-167.

Artigo de jornal ou revista de carácter divulgativo

APELIDO, Nome, (data da publicação). Título do artigo. Nome da revista em itálico, pág, data. MATOS, João Filipe (1987). Os computadores e a escola. O Público, pág. 26, 05/04/1987

Referência do ERIC

BERGIN, John; WALWORTH, Peter (1999). Developping a course in classroom behaviour: a study. ERIC Clearinghouse on Teacher Education, ED 429 071.

Tese Doutoral (não publicada)

MORAIS, Luís (2000). Elaboração e validação de um sistema de indicadores para avaliar programas educativos: um estudo exploratório. Tese de Doutoramento não publicada. Universidade de Coimbra.

Comunicação apresentada em congresso (não publicada, fotocopiada)

APELIDO, Nome (data). Título em itálico. Comunicação apresentada no ... segue a apresentação da reunião científica, realizado na cidade e local, data do encontro.

PEREIRA, Duarte C (1991) Aprendizagem e hipertexto. Comunicação apresentada no ICongresso da SPCE: Situação Actual e Perspectivas. Lisboa, 8 a 10 de Dezembro.

Comunicação publicada em actas de congresso

APELIDO, Nome (data). Título da comunicação. Nome e Apelido do editor/coordenador/organizador das Actas (Ed. / Coord. / Org.). Identificação do título das Actas em itálico. Local de Edição: Editor, página de início e fim da publicação.

COUTINHO, Clara P. (2001) Desafios à investigação em TIC na educação: as metodologias de desenvolvimento. In P. DIAS & C. V. FREITAS (Org) Actas da II Conferência Internacional das TIC na Educação: Desafios/Challenges 2001. Centro de Competência Nónio Sec XXI: Universidade do Minho. 895-904

Referências via internet

APELIDO, Nome (data). Título da comunicação (itálico). Endereço electrónico. Data de acesso.

Exemplos:

BERNERS-LEE, Tim (1996). The world wide web: Past, Present and Future. http://www.w3.org/People/Berners-Lee/1996/ppf.html. Acedido a 17.06.2005.

ONTOAST, N. (1996). Communication games for the public school Pig Latin classroom. E-Journal of PL Studies [Revista On-line], 16. E-mail disponível: hammw@pbarrel.com Message: get EJPLS

BACON, H. P. (s/d). The pig pen: Frequently asked questions about Pig Latin [página WWW]. URL http://www.hamnet.org/pigfaqs.html

Referências especiais

Artigo de Jornal/Semanário (sem autor)

(7)

Legislação

3. Redacção do relatório

3.1 A quem nos dirigimos? À humanidade, ou seja, a todos os interessados, uma vez que o leque de leitores pode ser vasto. Por isso, deve-se dominar e ter claro o assunto sobre o qual se escreve e fazer uma explicação dos conceitos fundamentais utilizados no texto.

3.2 Como se comunica/redige? (estilo da escrita). Em geral, usando linguagem sóbria, simples e correcta e isso obriga a:

 evitar períodos longos e fazer parágrafos com frequência;

 usar os termos e conceitos com propriedade e explicar os que são usados pela primeira vez;

 usar de pontuação mas não utilizar reticências ou pontos de exclamação;

 usar ironias e metáforas com parcimónia e não as explicar;

 utilizar o plural majestático "nós" em vez de dizer "eu" pois, escrever é um acto social;

 não colocar artigo (definido) antes de nomes próprios;

 não aportuguesar nomes de baptismo estrangeiros a não ser que isso seja sancionado pela tradição;

 não usar calões ou expressões da gíria popular;

3.3 As citações: como e quando se cita

Cita-se um texto (ou excerto) sobre o qual depois nos iremos debruçar interpretativamente ou para apoio da nossa interpretação. Por isso, citamos ideias que trazem algo de novo em relação ao que dissemos ou vamos dizer.

A citação obedece a regras, tais como:

(8)

 quando não ultrapassa as 2 ou 3 linhas, pode inserir-se a citação no corpo do parágrafo, entre aspas. Quando é mais longa, é melhor colocá-la recolhida, após parágrafo, a um espaço e em letra de tamanho inferior. Neste caso não se usam aspas;

 os textos de literatura critica só devem ser citados quando, através da sua autoridade, corroborarem ideias nossas;

 de todas as citações deve ser claramente reconhecíveis o autor e a fonte impressa (ou manuscrita) especialmente quando é nomeado pela primeira vez. Usa-se a colocação do nome do autor, entre parêntesis, e depois da citação, seguido da data de publicação da obra referenciada e da página de onde foi extraída a citação. (Eco, 1984:169);

 nas referências vias Internet em que não é possível indicar a página onde se encontra a citação deve citar-se da seguinte forma (Berners Lee, 2004: enum).

 quando se cita pela segunda vez o mesmo autor e obra pode-se escrever à frente do nome op. cit.. Quando nos referimos a uma citação precedente (autor, obra e página) basta colocar ibid ou ibidem.

 as citações de fontes primárias são feitas, na medida do possível, com referência à edição mais reputada (ou original);

 as citações de obras em língua estrangeira (de autores estrangeiros) devem ser feitas na língua original. A tradução, quando possível e necessária, deve figurar em nota de rodapé;

 quando se cita uma obra publicada que não foi possível consultar directamente referem-se as datas de publicação de ambas as fontes, devendo ser ambas incluídas na lista final de referências. Se a fonte primária é inédita, apenas a fonte secundária é incluída na bibliografia;

 a referência ao autor e à obra referida devem ser claras para não suscitar dúvidas. A referência deve ser exacta e precisa. A fonte deve figurar obrigatoriamente na bibliografia final;

 os autores são referidos pelo último nome com maiúscula inicial nas citações dentro do texto. Assim o livro Evaluation Research de Alan Clarke, seria citado no texto apenas como Clarke (1999);

 se o nome do autor não faz parte do texto, nome e data são inseridos entre parêntesis; se o nome do autor citado faz parte do texto, só o ano do trabalho vai entre parêntesis;

(9)

respectivos nomes. Ex: (Woodworth, 1949; Jeremias & Elias, 1985, 1987; Marnoto, 1986, 1987; Vespúcia, 1988) ou (Jeremias & Elias, 1985, 1987; Marnoto, 1986, 1987; Vespúcia, 1988; Woodworth, 1949);

 se uma obra tem dois autores citam-se sempre ambos;

 se uma obra tem mais do que dois autores e menos que seis, cite todos os apelidos na primeira referência; nas seguintes cite apenas o apelido do primeiro autor seguido de et al;

 se uma obra tem mais do que seis autores, cite sempre apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al; no entanto na lista de referências bibliográficas a referência deve ser completa;

 para citar trabalhos do mesmo autor ou autores, da mesma data, acrescentam-se ao ano as letras,a, b, c, até o que for necessário, repetindo sempre o ano.

 as citações devem ser fiéis, transcrevendo as palavras tal como estão; não se deve eliminar partes do texto a citar sem que isso seja assinalado na forma (...); não se devem fazer interpolações ou comentários pessoais, sendo preferível sublinhar (ou destacar em negrito), acrescentando a observação [sublinhado nosso]; se tivermos de acrescentar palavras nossas à citação, para elevar a compreensão, isso deverá ser feito entre parêntesis. Se constatamos que o autor citado comete um erro ortográfico, escrevêmo-lo tal e qual seguido da nota [sic].

É preciso diferenciar a citação (transcrição exacta das ideias de um autor) da paráfrase (transcrição das ideias de um autor por palavras nossas) e do plágio (usar ideias de outrem, sem aspas, como se fossem nossas).

4. Asnotas de rodapé: para que servem

As notas de rodapé (ou de fim de página) servem para:

 acrescentar outras indicações bibliográficas de reforço a um assunto discutido no texto;

 fazer referências a outras fontes a que se remete para confronto

 introduzir uma citação de reforço que no texto viria perturbar a leitura

 ampliar e/ou corrigir as afirmações que se fizeram no texto;

 fornecer a tradução de uma citação que teve de ser feita em língua estrangeira;

(10)

5.Formatação do texto

O aspecto do texto é importante, especialmente no que diz respeito às margens, aos parágrafos, aos sublinhados, aos títulos dos capítulos, aos espaços entre linhas, às abreviaturas e siglas, aos algarismos, à pontuação e acentuação, etc.

A escrita deve ser sóbria, com períodos curtos, com parágrafos frequentes. As ideias devem ser concisas, usando os conceitos adequados. Deve revelar seriedade, rigor e modéstia, especialmente quando se trata de comunicar "descobertas" acerca de um assunto de investigação.

Existem algumas normas gerais que se devem considerar na redacção de um texto para o tornar atraente, mas muito depende do bom senso de quem escreve, especialmente no que diz respeito à manutenção de um critério uniforme em todo o trabalho.

 um texto de um trabalho académico processado em computador pode utilizar caracteres do tamanho 12 e a 2 espaços entre linhas; as linhas aumentam ao separar capítulos e subcapítulos;

 as margens podem ser de 3 cm ao alto e à esquerda e de 2,5 cm em baixo e à direita. As notas de rodapé não devem ultrapassar o limite da margem inferior;

 os títulos dos capítulos podem aparecer centrados ou alinhados à esquerda e escritos com MAIUSCULAS; neste caso levam numeração romana;

 os subcapítulos ficam recolhidos em parágrafo e levam numeração árabe. Então, teríamos: I.1.; I.1.1.; I.2.; I.2.1.; II.1.; II.1.2.;

 os capítulos e subcapítulos podem escrever-se em negrito.

 usa-se o itálico para escrever palavras estrangeiras que não se traduzem para português, como por exemplo staff, performance, feedback, boom, software, etc.;

 as aspas " " servem para enquadrar citações no corpo do texto ou para usar conceitos referidos a determinados autores; Quando se está a fazer uma citação e aparece uma expressão entre aspas, no texto original, essa expressão deve ficar entre aspas simples ´ `.

(11)

União Europeia;

 os sublinhados devem ser usados com parcimónia, para destacar conceitos ou ideias, sabendo que o seu exagero retira-lhes a função de destaque e estraga o aspecto do texto;

 os algarismos usados para exprimir quantidades devem ser usados da seguinte forma: escrever o algarismo árabe para valores inferiores a 9 e escrevê-los por extenso para valores iguais ou superiores a dez; as datas escrevem-se sempre 1997;

 a pontuação e a acentuação devem ser rigorosamente cumpridas, tendo em conta as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em vigor. Isto permite melhorar a compreensão das ideias, facilitar a leitura do texto e mostrar domínio da língua em que se comunica.

6. Advertências

 Não indicar referências e fontes para noções de conhecimento geral;

 Não atribuir a um autor uma ideia que ele apresenta como ideia de outrem; evitar mesmo fazer citações em segunda mão; quando não o pudermos evitar, referimos o autor da ideia seguido da observação citado por...

 Não acrescentar ou eliminar notas só para acertar a numeração.

 Dar sempre indicações precisas sobre as edições criticas, revisões e similares.

 Não esquecer de incluir no fim a lista da bibliografia consultada na e para a elaboração do trabalho.

 Fazer uma revisão cuidadosa do texto para eliminar as gralhas e os erros. Se se detectarem erros posteriormente à edição, deve-se anexar uma corrigenda.

 Todos os materiais que serviram de fontes primárias de recolha de informação (instrumentos do tipo questionários e roteiros de observação e de entrevista, documentos do tipo actas, relatórios, depoimentos) podem ser apresentados em anexo ao trabalho.

 Grande parte das tabelas de dados, quadros e fórmulas utilizadas para o tratamento dos dados podem figurar em anexo, ficando no corpo do texto apenas os elementos imprescindíveis para ilustrar as análises.

 Não esquecer os agradecimentos a todos os que colaboraram na elaboração

(12)

do trabalho (desde o orientador aos sujeitos inquiridos, passando pelos críticos, revisores do texto, facultadores de documentação/informação, etc.

 Incluir o índice do trabalho no início do relatório, porque, em geral, é a primeira coisa que se procura para se ter uma visão geral do trabalho.

Fontes:

AZEVEDO, Mário (2000). Teses, relatórios e Trabalhos escolares: sugestões para estruturação da escrita. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. pp. 15-26.

CARDONA MOLTÓ, Maria Cristina (2002). Introduccion a los Métodos de Investigación en Educación. Madrid: Editorial EOS. pp. 38-42.

ECO, Umberto (1988). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença. pp. 156 -226. How to Study: Post Graduate Research. http://dmoz.org / Reference / Education /How_to_Study/ Postgraduate_Research/ Acedido a 19/10/2006

MORO, Mirella; GRAGANHOLO, Vanessa; NACUL, André; FORNARI, Miguel (2004). Rumo ao título de Doutor/Mestre. RITA, Vol. X (2). 99-112 (Revista Online).http://www.inf.ufrgs.br/~revista

/docs/rita10/ rita_v10_n2_p99a112.pdf. Acedido a 19/10/2006.

APA STYLES:

http://www.english.uiuc.edu/CWS/wWORKSHOP/writer_resources/citation_styles/apa/apa.htm

Referências

Documentos relacionados

Usado como um valor único para neggar um número, ou seja, tornar um número positivo em negativo e um número negativo em positivo, sejam eles números ou variáveis. Operador

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

(05/06/2003 disponível em: <www.folha.com.br>) Esses dados mostram que existe uma grande preocupação mundial com os recursos hídricos potáveis. 02) A preservação das

O segundo Beneficiário será designado pelo Segurado na Proposta de Adesão, podendo ser substituído a qualquer tempo, mediante solicitação formal assinada pelo próprio Segurado, para

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Irresistível combinação de sabores desta costa, com atum, camarão, polvo e molho artesanal de tomates assados. grelhado da vila

Drawings, paintings and installations in which line paths delimit and question what makes an artwork figurative or abstract underpin the oeuvre of Riccardo Baruzzi, whom the