• Nenhum resultado encontrado

Glossários em Moodle (1.6.5+)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Glossários em Moodle (1.6.5+)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Glossários em Moodle

(1.6.5+)

(2)

Ficha Técnica

Título Glossários em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons

(3)

Índice

Introdução 4

Definindo glossários em Moodle 4

Usando os glossários 7

Adicionando itens 7

Definindo categorias 8

Links automáticos 10

Importando e exportando glossários 10

Comentando itens 11

Imprimindo um glossário 11

(4)

Introdução

Esta atividade permite que os participantes criem e atualizem uma lista de definições como em um dicionário ou em um FAQ (Frequently Asked Questions, Perguntas freqüentes). As listas podem ser visualizadas em diversos formatos.

Os professores podem exportar itens de um glossário secundário para o glossário principal do mesmo curso.

É possível criar automaticamente links nos textos do curso que levam aos itens definidos no glossário.

Definindo glossários em Moodle

Escolhendo inserir um Glossário você será conduzido à tela mostrada na Figura 1.

FIGURA 1: CRIANDO UM GLOSSÁRIO

Os campos a serem preenchidos / configurados são descritos a seguir. € Nome: nome do glossário como será visto pelos alunos.

Descrição: objetivos e conteúdo esperado do glossário que está sendo criado.

Número de itens mostrados em cada página: O glossário pode ser configurado para limitar o número de itens visualizados em cada página. Se você tiver muitos itens com links automáticos, é melhor configurar um número baixo para evitar a demora na visualização da página.

(5)

Tipo de glossário: O sistema de glossários permite que você exporte itens a partir de qualquer glossário secundário para o glossário principal do curso. Para que isto seja possível você deve definir um dos glossários do curso como glossário principal. Cada curso pode ter apenas um glossário principal e somente os professores tem permissão para atualizá-lo.

Estudantes podem acrescentar itens: Você pode definir se um aluno pode ou não acrescentar, editar ou cancelar seus próprios itens. Os itens que são exportados para um glossário principal podem ser atualizados ou apagados somente por professores; esta opção é aplicável apenas a glossários secundários. Um professor pode editar ou apagar qualquer item quando achar necessário.

A continuação (parte intermediária) da tela de configuração de um Glossário é mostrada na Figura 2.

FIGURA 2: CRIANDO UM GLOSSÁRIO - CONTINUAÇÃO

Os campos a serem configurados são descritos a seguir.

Permitir itens repetidos: Se você habilitar esta opção, poderão ser criados diversos itens com o mesmo nome.

Permitir comentários: É possível permitir que sejam acrescentados comentários aos itens do glossário. Você pode escolher entre habilitar ou desabilitar esta função. € Permitir versão para impressão: Pode-se permitir que os alunos tenham acesso a

uma versão para impressão do glossário. Você pode escolher entre habilitar ou não esta ferramenta. Os professores sempre têm acesso à versão para impressão.

Fazer o link automático dos itens: Esta opção habilita a criação automática de links que levam aos itens do glossário sempre que as palavras ou frases definidas como itens estiverem presentes nos textos do curso. Isto inclui as mensagens do fórum, materiais do curso, sumários das semanas, diários, etc. Se você não quiser que um texto tenha links, você deve adicionar os tags <nolink> e </nolink> ao redor do texto. Os nomes das categorias também dão origem a links nos textos.

Aprovação imediata de novos itens: Esta configuração permite que o professor defina se novos itens acrescentados pelos alunos estarão automaticamente disponíveis para todos, ou se é necessária a aprovação do professor para a publicação de cada item.

(6)

Formato de visualização: Esta configuração define o modo em que cada item será visualizado no glossário. Os formatos predefinidos são:

Completo com Autor: visualiza os itens com o mesmo formato de um fórum, incluindo os dados do autor; os anexos são mostrados como links.

Completo sem Autor: visualiza os itens com o mesmo formato de um fórum, sem os dados do autor; os anexos são mostrados como links.

Contínuo sem autor: mostra os itens um após o outro sem qualquer tipo de separação além dos pulsantes de edição.

Enciclopédia: mesmas características do formato 'Completo com Autor' mas as imagens anexadas são visualizadas no texto.

FAQ: edita itens como listas de Perguntas e Respostas (FAQ) e anexa as palavras PERGUNTA e RESPOSTA respectivamente ao conceito e à definição.

Lista de termos: visualiza somente os itens.

Simples, estilo dicionário: um dicionário convencional com os itens separados; não são indicados os autores e os anexos são mostrados como links.

Mostrar link 'ESPECIAL': A navegação e a pesquisa estão sempre disponíveis em um glossário. Para configurar as características de navegação do glossário, é possível definir os seguintes parâmetros:

Mostrar o link 'ESPECIAL': Habilita ou desabilita o menu de navegação por caracteres especiais tais como , #, etc.

Mostrar o alfabeto: Habilita ou desabilita o menu de navegação por letras do alfabeto.

Mostrar o link 'TODOS': Habilita ou desabilita a navegação de todos os itens de uma só vez.

Modificar sempre: Esta opção define se os alunos são autorizados a modificar em qualquer momento os textos criados por eles. Você pode selecionar:

Sim: Os textos podem ser editados sempre.

Não: Os textos podem ser modificados apenas durante o período definido.

A parte inferior da tela de configuração é mostrada na Figura 3. Aqui o professor decide se haverá avaliação dos itens colocados no glossário e se somente ele pode fazer avaliações ou todos podem fazer avaliações. Pode também ser estabelecido um intervalo de datas em que as avaliações são possíveis. As notas são aquelas estabelecidas na ferramenta Escalas do bloco Administração ou o padrão default (conectado / separado). Clicando em Salvar mudanças o glossário estará criado.

(7)

Usando os glossários

Após a criação e configuração de um glossário, é necessário inserir os termos e as respectivas definições. Se o professor já ministrou outros cursos, possivelmente terá já outros glossários criados que poderá importar para o atual curso.

Adicionando itens

Entrar no glossário pretendido.

FIGURA 4: INSERINDO ITENS NO GLOSSÁRIO

Clicando na régua Inserir novo item pode introduzir um novo item no glossário (Figura4).

(8)

Os campos a preencher são descritos a seguir:

Conceito: Aqui se deve introduzir o termo a adicionar ao glossário.

Palavras alternativas para links automáticos ao mesmo item: Cada item do glossário pode ser associado a uma lista de palavras-chave (ou aliases). Cada palavra-chave alternativa ao item deve ser escrita em uma nova linha (sem separar com vírgulas).

Categorias: A criação de novas categorias de conceitos é uma tarefa reservada ao professor.

Opções a selecionar:

Link automático: Quando esta função é ativada, é possível criar links automáticos aos itens do glossário toda vez que o conceito/título aparecer em textos do mesmo curso. Isto inclui mensagens em fóruns, materiais, sumários, etc. Para evitar que sejam criados links em um texto específico é necessário adicionar as tags <nolink> antes e </nolink> depois do texto em questão. Observação: Esta função só é aplicada quando a criação automática de links é ativada no painel de configuração do glossário respectivo.

Item sujeito à distinção entre maiúsculas e minúsculas: Esta opção define se a criação automática de links a estes itens do glossário deve estabelecer uma correspondência exata entre as palavras, considerando as diferenças entre maiúsculas e minúsculas. Por exemplo: se esta opção for habilitada, uma palavra como "html" em uma mensagem do fórum não será ligada a um item do glossário chamado "HTML".

Criar links apenas a partir de palavras inteiras: Esta opção estabelece que os links criados automaticamente devem ser associados apenas a palavras inteiras. Por exemplo: um item chamado "carro" não dará origem a um link incluído na palavra "carroça".

Definição: Aqui se deve adicionar a definição do conceito. É permitido adicionar texto, imagens ou anexar arquivos.

Definindo categorias

A definição de categorias é uma forma de organizar os itens definidos. Para criar categorias siga os seguintes passos:

1. Clique na régua Por categoria.

2. Clique em Modificar categorias (Figura 5). 3. Clique em Acrescentar categoria (Figura 6). 4. Digite o nome da categoria (Figura 7).

5. Selecione se deseja permitir um link automático para a categoria. 6. Clique em Salvar mudanças.

(9)

FIGURA 5 – DEFININDO CATEGORIAS

FIGURA 6: ACRESCENTANDO CATEGORIAS

(10)

Links automáticos

Por defeito, quando é criado um glossário, são definidos automaticamente ligações entre termos que surjam nos conteúdos e que se encontrem definidos como itens no glossário. O objetivo é possibilitar uma clarificação de um termo desconhecido ao leitor do conteúdo através de um simples clique no termo.

Contudo, se desejar que num determinado trecho o link não apareça, basta que escreva antes <nolinK> e depois do trecho </nolink>.

Importando e exportando glossários

Os itens adicionados a um glossário podem ser exportados e posteriormente importados para um outro curso. O formato de exportação é XML (Extended Markup Language). Ao exportar o glossário é criado o arquivo "glossary.xml" (Figura 8).

FIGURA 8: EXPORTAR ITENS

Para importar itens basta clicar na régua Importar itens e definir qual o arquivo que deve ser importando (Figura9).

(11)

Comentando itens

Se foi permitido na configuração do glossário acrescentar comentários aos itens, surge o símbolo para Inserir comentário no canto inferior direito do item (Figura )

FIGURA 10: INSERIR COMENTÁRIO

Ao clicar sobre o símbolo será aberto o Editor-HTML permitindo que se adicione um comentário ao item.

Imprimindo um glossário

Observe a figura 11. Nela está marcado o símbolo para Versão para impressão. Clicando sobre este, será aberta uma nova página na qual os itens e os respectivos conceitos estão ordenados de uma forma favorável à impressão.

Utilize o comando de impressão do seu navegador para imprimir a janela.

(12)

O glossário na prática

Glossários podem ser extremamente importante no contexto educacional. Novos termos e conceitos específicos a uma disciplina podem representar um grande desafio para os participantes de um curso. Um glossário pode, nesse caso, ser um bom ponto de partida para a construção do conhecimento.

Saber definir conceitos é uma capacidade cognitiva a ser desenvolvida durante os estudos numa determinada área. Permitindo que o aluno defina ou procure definições é estar a apoiar e incentivar essa capacidade nos participantes de um curso.

Ainda com a vantagem, se assim desejado e configurado, de permitir um constante aperfeiçoamento das definições por parte do autor e dos colegas de curso, estimulando assim a uma aprendizagem colaborativa e capacidade critica.

Apresentamos algumas sugestões de como utilizar o glossário.

Um glossário pode ser utilizado para apresentar conceitos-chave de um curso. Este glossário básico dever ser inicialmente criado e disponibilizado pelo professor e conter uma lista de todos os termos elementares da matéria do curso.

Interessante poderá ser a variante que consiste em disponibilizar vários glossários, por exemplo um por semana ou tópico, na tentativa de apoiar o aluno na sua auto-organização e de não sobrecarregar inicialmente o glossário com os termos utilizados na totalidade do curso.

Seguindo outros objetivos pedagógicos, o glossário pode ser criado de uma forma colaborativa por todos os participantes de um curso. Para tal, como já foi descrito, basta criar um glossário selecionando a opção Glossário secundário no item Tipo de glossário e responder afirmativamente a "Estudantes podem acrescentar itens". Podem depois ser distribuídas tarefas como a de submeter itens, colocar as definições, assumir a revisão das entradas, ilustrar com imagens pelos participantes, com o objectivo de intensificar o processo de aprendizagem a vários níveis.

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, o Estado socialista real deixou de ser, como no capitalismo clássico, um complemento da superestrutura destinado a garantir a ordem jurídica, que expressa as relações

y Se o Decisor for pelo menos moderadamente optimista então deverá optar pela produção das Lolas Tia. y Nos outros casos, o Decisor deverá optar pela produção de

y Se o Decisor for pelo menos moderadamente optimista então deverá optar pela produção das Lolas Tia. y Nos outros casos, o Decisor deverá optar pela produção de

Como os sintomas da endometriose são cíclicos, acompanhando o ciclo menstrual, eles não aparecem durante a gravidez e a amamentação.. Os hormônios da gestação provocam uma

Quando abrir o pote, verifique a textura da cereja, pois, mesmo que o chuchu tenha uma textura “adequada”, a textura não é exatamente a mesma de uma cereja preservada

• Lei 9.142/95 - Artigo 1º - Os recursos existentes no Fundo de Financiamento e Investimento para o Desenvolvimento Habitacional e Urbano, deverão ser utilizados exclusivamente

Nos termos do regulamento desta competição a delegação de cada país integra, para além dos alunos, um mentor para cada disciplina (Biologia, Física e Química) e o

Há uma grande expectativa entre os cientistas de que, nesta próxima década, novos resultados de observações cosmológicas, aliados aos resultados dos grandes aceleradores como o