• Nenhum resultado encontrado

CHA OU CHA + C? Entenda o trinômio conhecimento-habilidade-atitude

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHA OU CHA + C? Entenda o trinômio conhecimento-habilidade-atitude"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

CHA OU

CHA + C?

CHA OU

CHA + C?

(2)

conduta de um profissional sempre teve pontos de apoio diferentes com o passar dos tempos. Na época anterior à Revolução Industrial primava-se principalmente pelo conhecimento e pelas habilidades, pois como a economia era dominada principalmente pelo artesanato, as pessoas desenvolviam determinadas habilidades e tornavam aquilo a sua profissão, ganhando a vida com isso. Em outras palavras, o conhecimento – também chamado de ofício – era transmitido de pai para filho, para que com o tempo a pessoa lançasse mão deste conhecimento para produzir algo que lhe desse sustento.

(3)

Com a Revolução Industrial o perfil da economia mudou e as grandes corporações começaram a se proliferar.

Com o surgimento das empresas industriais o número de empreendedores aumentava consideravelmente. O empreendedorismo sempre demandou atitude, iniciativa, ou seja,

O conceito do artesanato começou a perder força diante das empresas industriais que

passaram a fazer em escala aquilo que outrora era feito manualmente, pelos artesãos. Era comum ver artesãos se tornando mão-de-obra para as indústrias da época.

vontade de fazer algo sem esperar

que alguém mande.

(4)

E assim o trinômio conhecimento-habilidade-atitude

perdura até hoje como condição importante para qualquer profissional, em qualquer área. É o que ficou conhecido como CHA. Este diagrama ficou famoso por condensar as características desejadas por um profissional competente.

CHA

CHA

}

Neste contexto,

representa o domínio que a pessoa tem sobre determinado

assunto;

conhecimento

é a capacidade de a pessoa transformar esse

conhecimento em algo produtivo, que gere resultados;

habilidade

é a iniciativa esperada de qualquer profissional para que ele ande com as próprias pernas, sem esperar

as ordens de alguém.

(5)

Embora esse perfil pareça completo, ou melhor, pareça tornar qualquer profissional completo, o mercado de trabalho atualmente tem feito muitas queixas. É comum ouvir que faltam profissionais no mercado. Faltam pessoas que preencham o perfil desejado, que atendam ao ideograma do CHA. E é

interessante discutir isto porque cada vez mais se obser vam pessoas tendo acesso aos ensinos Técnico e Superior. Muitas saem formadas, com o conhecimento – embora esse conhecimento muitas vezes seja questionável – mas saem sem as habilidades e, principalmente sem atitudes.

Mas há aqueles que são dotados destas condições. Há os profissionais que são dotados de conhecimentos, habilidades e atitudes,

mas isso não os torna

profissionais competentes.

Esta é outra observação

que também tem se

tornado comum no

mercado de trabalho.

falta o saber, o saber fazer e o querer fazer,

características descritas no livro

(6)

Poderia também ser chamado de inteligência emocional, conforme o livro homônimo de Daniel Goleman. Mas penso no comportamento como a postura profissional que a pessoa assume

em termos de relacionamento interpessoal, liderança, ética e educação. Tem a ver com querer se desenvolver continuamente e contribuir com o crescimento das pessoas a seu redor.

comportamento.

+

Então esta situação me levou a pensar que há

uma característica que poderia ser adicionada

ao ideagrama CHA. Esta característica é o

N ã o é a at i t u d e d a p e s s o a d e s o m e n t e

“s a b e r , s a b e r fa z e r e q u e r e r fa z e r ” , m a s

p r i n c i pa l m e n t e d e “s a b e r s e r ” .

(7)

Há várias pessoas que preenchem os requisitos do CHA, mas às vezes estas pessoas não percebem que esta condição lhes coloca numa posição de destaque em algumas empresas. Ser vem como referência. Mas muitas vezes este profissional não entende que esta condição lhe confere uma obrig ação importante, que é a obrig ação de um verdadeiro líder e profissional

competente: além de eu saber, saber fazer e querer fazer, eu tenho que contribuir para o desenvolvimento das demais pessoas para que elas também atinjam estas características. Ou seja, tenho que saber ser – saber ser um líder, saber ser humilde, saber ser um profissional que influencie positivamente seus coleg as.

no contexto atual

do mercado de trabalho, em que cada vez mais se espera das pessoas, mas ao mesmo tempo parece que as pessoas têm menos para entreg ar, em que cada vez mais temos que “ensinar profissionais já formados” e, principalmente, em que os profissionais mais experientes têm que cada vez mais ser vir como exemplo para os mais jovens, vejo que a conduta de um profissional

competente ultrapassa o contexto do CHA e deve agreg ar outro item importante: o comportamento.

Pior do que a falta de profissionais no mercado será a falta de profissionalismo, que poderá aumentar se os profissionais competentes de hoje não adotarem um comportamento que vise à formação das pessoas pautada na ética e no bom relacionamento interpessoal.

(8)

C O M O P O S S O A N A L I S A R A M I M M E S M O ?

No quadro a seguir, dê uma nota de 1 a 5 para cada uma das afirmações, sendo 1 para a nota mais baixa e 5 para a nota mais alta. Na sequência, some as três notas que fazem parte de cada um dos conceitos e veja em qual deles está o seu ponto forte e qual

(9)

CONCEITOS

nota

a

h

atitudes habilidades

c

Conhecimentos saber querer saber fazer

Tenho amplo domínio conceitual sobre as atividades ligadas à minha profissão.

Estou sempre atualizado com as novas tecnologias ou ferramentas que podem ser usadas no meu trabalho. Busco ampliar continuamente meu conhecimento sobre tudo o que diz respeito à minha profissão.

Sempre que preciso, procuro apoio para colocar em prática as mudanças ou novidades que podem beneficiar o resultado do trabalho.

Se é algo cujo retorno pode ser mensurado, faço as contas e análises necessárias com o objetivo de viabilizar a implantação de um novo processo ou tecnologia.

Se eu vejo que a proposta de mudança que eu apresento é positiva, persisto na sua implantação mesmo encontrando resistência ou negatividade de outras pessoas.

Consigo aplicar na prática todo meu conhecimento teórico a respeito da minha profissão.

Sempre que vejo alguma novidade (tecnologia, teoria, ferramenta, etc.) sei exatamente como e onde aplicar no meu trabalho.

Consigo encontrar meios ou métodos melhores para realizar o meu trabalho.

(10)

CONCEITOS

nota

c

comportamento saberser

Gosto de ouvir as pessoas a fim de desenvolver a empatia e o senso de pertencimento delas com o grupo.

Estimulo as pessoas a buscarem o novo conhecimento e a compartilharem o seu aprendizado.

Ouço as pessoas no sentido de elas emitam suas opiniões e deem suas sugestões a respeito do trabalho.

As informações deste quadro representam apenas um indicativo de temas que são importantes para o desenvolvimento de conhecimento, habilidades, atitudes e comportamentos. O profissional da atualidade precisa estar sempre lig ado a novos conhecimentos, habilidades

e atitudes, mas precisa também estar muito focado nas questões comportamentais que envolvem aspectos da sua liderança e relação interpessoal.

(11)

Peter Drucker, um dos maiores autores da área da Administração, afirmou que a liderança do século XXI irá lidar (ou melhor, já está lidando) com quatro desafios principais:

M a s q u a n d o fa l a m o s d e q u e s t õ e s c o m p o r ta m e n ta i s,

q u a i s s ã o o s p o n t o s p r i n c i pa i s q u e a l i d e r a n ç a

p r e c i s a d e s e n v o lv e r ?

F e e d b a c k

Tão importante quanto à mensag em (conteúdo) é o jeito (forma) por meio da qual ela será transmitida. Na maioria das vezes o feedback não existe ou ocorre de forma inadequada por conta da forma como ele é executado.

(12)

D e l e g a ç ã o

As pessoas não delegam tarefas por três motivos principais: por não ter para quem delegar, por não ter pessoas preparadas para tal ou por não confiarem nas pessoas que estão disponíveis.

Gestão de

conflitos

Geralmente as pessoas de uma mesma org anização têm os mesmos macro objetivos. No entanto, vários conflitos surg em nas relações org anizacionais. Os conflitos surg em quando deixamos de focar nos objetivos em comum e nos concentramos em legislar para defender nossos interesses.

Comunicação

Muito mais do que ser o que a g ente fala, comunicação é o que a g ente ouve. E o ato de ouvir vai além do que é escrito ou verbalizado: vai para a linguag em corporal, o tom da voz, enfim, para as mensag ens não escritas.

(13)

Por experiência própria, posso afirmar que estes são, sem dúvida, grandes desafios para os líderes de hoje em dia. Aliás, posso até dizer que principalmente as questões lig adas à deleg ação e comunicação têm sido os maiores desafios g erenciais

encontrados nas empresas e quando essas questões se manifestam de uma forma muito intensa, acabamos g erando falta de alinhamento das equipes e conflitos org anizacionais (que é outro dos grandes desafios g erenciais!).

(14)

O Q U E E U P O S S O FA Z E R A R E S P E I T O ?

Há várias frases emblemáticas que ilustram o que falamos neste texto. Uma que eu g osto muito foi dita pelo ex-CEO da Porsche, Peter Schutz, que afirmou no começo dos

anos 1980:

“Contrate o caráter e treine as habilidades”

O ex-presidente americano Theodore Roosevelt disse certa vez:

“O único ingrediente mais importante na fórmula do sucesso é saber como se dar bem com as pessoas”

Um ilustre empresário brasileiro, Antônio Ermírio de Moraes, comentou que:

“Parece simples, mas responder ‘não sei’ é uma das coisas mais difíceis de se aprender”

Todas elas contêm uma lição importante e fazem um sentido diferente para cada um de nós. Mas penso que o mais importante é “sabermos que não sabemos”, porque só assim a g ente encontra motivos para buscar o novo conhecimento, para compartilhá-lo

(15)

47 3209-5956 ponteaofuturo.com.br

Agora estamos no

youcanbook.me

Clique aqui

,

e agende uma conversa direto com a gente.

Referências

Documentos relacionados

Você deve assinalar a última opção: (x) The one-year balance carried out by the Ministry shows that the campaign has managed to avoid the use of about 800 million plastic bags

O ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas), tem como objetivo desenvolver estudos sobre autismo e desenvolver uma ferramenta computacional para apoio à

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Lacan (1957-58), no seminário 5: As formações do inconsciente, propõe, através da “Metáfora Paterna”, a possibilidade da função paterna na inscrição na vida de cada

diferentes tempos correspondem em cada caso as diferencias de espessura e área de contato das gotículas..

XX Mostra de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Programa de Pós-Graduação em Administração | 11 relação dos construtos personalidade da marca e amor

A escultura é por natureza mais efémera, a própria ideia de uma obra de arte é por natureza mais efémera, e por conseguinte a procura de uma arquitectura

TITULARES DE CRÉDITOS ENQUADRADOS COMO MICRO EMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE. (Inciso IV