• Nenhum resultado encontrado

DANÇA 13 E 14 DE OUTUBRO 21h30 Grande Auditório Duração 1h20 (aprox.)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DANÇA 13 E 14 DE OUTUBRO 21h30 Grande Auditório Duração 1h20 (aprox.)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

LIVE | EVIL

EVIL | LIVE

(2)

21h30 · Grande Auditório · Duração 1h20 (aprox.) Espectáculo integrado no Festival TEMPS D’IMAGES

Direcção artística e Coreografi a Francisco Camacho Direcção Artística e Dramaturgia Herwig Onghena Filme Bruno de Almeida Interpretação Carlota Lagido, Miguel Bonneville, Samuel Louwyck, Sara Vaz, Sílvia Real Desenho de luz Carlos Ramos Assistente Rafael Alvarez Produção Executiva Paula Pereira Secretariado Paula Caruço Co-produtores EIRA, Festival TEMPS D’IMAGES / DUPLACENA, “a sul” – IX Festival Internacional de Dança Contemporânea / No Fundo do Fundo Apoios Culturgest, Faro Capital Nacional da Cultura 2005, DeVIR/CAPa Apoio em residência criativa O Espaço do Tempo

A EIRA é uma estrutura subsidiada pelo Ministério da Cultura / Instituto das Artes

Agradecimentos Anja Gross, Les Ballets C. de La B., António Pedro Lopes, Benedetta Maxia, Gracinda Nave, Isabel Gonçalves, Inês Jacques, João Costa, Lígia Teixeira, Maria Ramos de Barros, Marta Bonet Codina, Nuno Lucas, Pietro Romani, Rui Mourão, Susana Vidal, Vânia Doutel Vaz

www.tempsdimages-portugal.com DANÇA 13 E 14 DE OUTUBRO

(3)

Ontem, vi homens e mulheres que corajo-samente salvavam a vida de uma criança no Sri Lanka. Ou seria na Indonésia? Ou no Afeganistão? Ou seria perto do porto de Aveiro? Amanhã, testemunharei o assassina-to de mulheres com as suas crianças ao peiassassina-to no Congo. Ou será no Sudão? Ou no Kosovo? Depois de amanhã, lembrar-me-ei ainda?

Uma quase interminável torrente de ima-gens confronta-nos com a mágoa da huma-nidade mas, simultaneamente, sentimo-nos, uma e outra vez, como testemunhas impo-tentes da feição do Mal dessa mesma hu-manidade. Fausto parece estar por toda a parte. Algumas vezes, longe; outras, muito perto. A cada momento, a cada dia, somos informados sobre as suas acções.

Em LIVE|EVIL – EVIL|LIVE, os directores artísticos e os intérpretes perseguem as suas relações com o Bem e o Mal. Partindo das suas percepções individuais, exploram as consequências da inevitável ambiguida-de que se ambiguida-desencaambiguida-deia a partir da posição privilegiada, embora posta em risco, en-quanto testemunhas dos desenvolvimen-tos à escala planetária, bem como das vidas de todos e de cada um. E a seguir, o que ha-verá para além desta ambiguidade? Onde

estará esta outra dimensão, oculta ou para a qual estamos cegos devido ao tumulto que a vida nos cria diariamente? Quão insa-no será hoje imaginar que viver pode ser um contraponto ao Mal?

A ideia para LIVE|EVIL – EVIL|LIVE sur-LIVE|EVIL – EVIL|LIVE sur-LIVE|EVIL – EVIL|LIVE giu do criticismo hilariante e tentador de Margarida e o Mestre de Bulgakov, em relação aos conceitos existentes de Bem e Mal, nos anos 20 e 30 do século passado na ex-União Soviética. Ambos os directores do espectáculo (Francisco Camacho e Herwig Onghena) viram-se atraídos pela aborda-gem artística de Bulgakov: o uso da blasfé-mia como fi gura de estilo fundadora. Mas viram-se ainda mais atraídos pelo modo como ele posicionava o artista no contexto sócio-político e moral da sua época (inde-pendentemente do contexto específi co do regime comunista).

Pensar sobre o Mal é impossível sem to-mar em conta a infl uência das imagens do Mal. Actualmente, a percepção individual de Bem e Mal é extremamente infl uenciada por mais do que uma imagem aterradora (senão traumática), impressa na retina.

A música, pelo contrário, é mais e mais (talvez tenha sido sempre assim, ao longo

(4)

da história) a fonte de consolo última. Saber que todos nos tornámos pequenos crimino-sos, desde que nos foi possibilitado fazer o download da nossa música favorita, é a este respeito conclusivo, de forma simples mas sintomática.

Existe ainda o corpo. Um corpo que co-nheceu diferentes ideais, nas diferentes épocas, que a indústria do sexo e entrete-nimento elevaram a padrões (capitalistas) inatingíveis. Querer atingi-los, facilmente deixa cada um de nós, em diferentes mo-mentos das nossas vidas, num desconforto fundamental em relação a nós próprios.

LIVE|EVIL – EVIL|LIVE pretende lidar com LIVE|EVIL – EVIL|LIVE pretende lidar com LIVE|EVIL – EVIL|LIVE

estes elementos. O que acontece quando a música não é uma fonte de consolo no pri-meiro instante? O que acontece quando um corpo morto já não é uma imagem num écran de televisão, mas é proposto num espectáculo ao vivo? Decerto, há também a questão inevitável da genealogia do Mal: Natureza? Deus? Intelecto? E depois: que linguagem de movimento é possível criar perante tudo isto?

(5)

FRANCISCO CAMACHO

Estudou dança nas escolas da Companhia Nacional de Bailado (1982/83) e do Ballet Gulbenkian (1983/84), tendo ingres-sado neste último como bailarino esta-giário (1984/86). Deslocou-se regular-mente a Nova Iorque, estudando dança, teatro e voz, nomeadamente no Merce Cunningham Studio e no Lee Strasberg Theatre Institute. Recentemente, estudou guionismo com Luís Falcão e escrita cria-tiva com José Luís Peixoto e Possidónio Cachapa. Regularmente, estuda voz com Lúcia Lemos.

Dançou com vários coreógrafos em Portugal e em Nova Iorque, destacando Paula Massano, Meg Stuart (Disfi gure Study, actuando na Europa e nos Estados Unidos), Alain Platel (Bonjour Madame, comment allez-vous aujourd’hui, il fait beau, il va sans doute pleuvoir, etc, em toda a Europa e no Canadá) e Carlota Lagido (Lilith e Self).

Coreografando desde 1988, os seus espectáculos têm sido apresentados em vários países europeus, americanos e africa-nos. Foi galardoado com o Prémio Bordalo da Casa da Imprensa de 1995 e 1997, na área da Dança.

Participou como actor nas peças de teatro Puro Sangue (1995, Menção Especial do prémio ACARTE/Maria Madalena de Azeredo Perdigão) e Leonardo (1996), ambas escritas e encenadas por Lúcia Sigalho, e nas curtas-metragens Um Círculo Perfeito de Carlos Ramos e Metamorfose de Cláudia Oliveira.

Colaborou na dramaturgia de espec-táculos de Filipa Francisco, Paula Castro, João Galante e Teresa Prima. Criou uma Instalação a convite do Festival “Três Semanas Três Nomes”, organizado por Real Pelágio na Ericeira, em 2000.

Tem participado em debates e conferên-cias; assim como em diversos encontros

internacionais como o European Choreo-graphic Forum 1, Crash Landing@Moscow e Cellbytes 2001.

Ensina periodicamente em Portugal e orientou workshops em França, Finlândia, Reino Unido, Brasil, Cabo Verde e Moçambique, colaborando regularmente com Danças na Cidade, Forum Dança e CEM. Manteve um Núcleo de Formação na EIRA, sua produtora executiva, da qual é fundador.

(6)
(7)

MÚSICA 25 DE OUTUBRO 21h30 · Grande Auditório · Duração 1h30

FESTIVAL LUÍS DE FREITAS BRANCO Cinquentenário da Morte de Luís de Freitas Branco

António Rosado

Recital de piano

PRÓXIMO ESPECTÁCULO

Este recital do pianista António Rosado centra-se no ciclo mais emblemático da produção pianística de Luís de Freitas Branco, os Dez Prelúdios dedi-cados a Viana da Mota (1918), contextualizando-os no panorama impressionista de que são expoente. O programa inclui Jeux d’eau de Ravel (1901), obra--prima que foi uma das matrizes dessa linguagem a nível pianístico, bem como o 1º caderno de Iberia de Isaac Albéniz (1907), exemplo magnífi co dessa esté-tica em Espanha.

Também de Luís de Freitas Branco, a Sonatina (1930) representa uma vertente neoclássica, os Quatro Prelúdios dedicados a Isabel Manso (1940) são exemplo do expressionismo de traços neo-realistas que marcaram a fase mais tardia da carreira do com-positor.

Assinalando também o cinquentenário da morte de George Enescu, António Rosado executará a Sonata nº 1 deste compositor (1924), obra colossal que inter-secta modernismo, neoclassicismo e nacionalismo numa síntese poderosa.

Os portadores de bilhete para o espectáculo têm acesso ao Parque de Estacionamento da Caixa Geral de Depósitos.

(8)

Culturgest, uma casa do mundo. Informações 21 790 51 55

Edifício Sede da CGD, Rua Arco do Cego, 1000-300 Lisboa culturgest@cgd.pt • www.culturgest.pt Conselho de Administração Conselho de Administração Conselho de Administração Presidente Presidente

Presidente Manuel José Vaz Manuel José Vaz Manuel José Vaz

Vice-Presidente Vice-Presidente

Vice-Presidente Miguel Lobo Antunes Miguel Lobo Antunes Miguel Lobo Antunes

Vogal Vogal

Vogal Luís dos Santos Ferro Luís dos Santos Ferro Luís dos Santos Ferro

Assessores

Gil Mendo (Dança) Francisco Frazão (Teatro)

Miguel Wandschneider (Arte Contemporânea) Raquel Ribeiro dos Santos (Serviço Educativo)

Direcção de Produção

Margarida Mota

Produção e Secretariado

Patrícia Blazquez Mariana Cardoso de Lemos

Exposições

António Sequeira Lopes (Produção e Montagem) Paula Tavares dos Santos (Produção) Susana Sameiro (Culturgest Porto)

Comunicação

Filipe Folhadela Moreira

Publicações

Marta Cardoso Patrícia Santos Rosário Sousa Machado

Actividades Comerciais

Catarina Carmona

Serviços Administrativos e Financeiros

Cristina Ribeiro Paulo Silva

Direcção Técnica

Eugénio Sena

Direcção de Cena e Luzes

Horácio Fernandes

Audiovisuais

Américo Firmino Paulo Abrantes

Iluminação de Cena

Fernando Ricardo (Chefe) Nuno Alves

Maquinaria de Cena

José Luís Pereira (Chefe) Alcino Ferreira

Técnicos Auxiliares

Tiago Bernardo Álvaro Coelho

Frente de Casa

Rute Moraes Bastos

Bilheteira Manuela Fialho Edgar Andrade Joana Marto Recepção Teresa Figueiredo Sofi a Fernandes Auxiliar Administrativo Nuno Cunha

Referências

Documentos relacionados

 Reúnam as condições exigidas para as operações de tratamento e valorização de resíduos, objecto da presente proposta, e em conformidade com a legislação em vigor,

Clique no ícone do Windows no canto inferior esquerdo da tela e digite Serviços na caixa de. pesquisa e selecione Serviços da lista de itens Best Match, conforme mostrado na

Assim, o total de artigos selecionados para este trabalho foram 10 artigos sobre prevenção e 1 sobre detecção precoce de câncer de

2018, com partitura revisada publicada em 2019), para violão solo. Utilizaremos como ferramentas, além da vivência da performance, o estudo das soluções encontradas na

1 peça inteira de brie com crosta de geléia de damasco e de nozes e coberto na massa folhada acompanha 1 mini vidro de mel trufado à parte. SALADAS R$ 99,00

Nesta viagem através de magníficas paisagens, Jomar parece fazer tudo ao seu alcance para evitar chegar ao seu destino.. Conhece outras pessoas, também elas

No oficinas/conferência sobre "Escritas de Cena", Paulo Campos dos Reis, que assume a direcção artística e a dramaturgia de "Ou Quixote", falará sobre o processo de

Da complexidade do fenómeno da dança contemporânea surgem várias questões rela- cionadas com a sua própria definição, dos seus elementos constitutivos, formatos de apre-