• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGÓCIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGÓCIO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação

Av. João Naves de Ávila, nº 2121, Bloco 1A - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 Telefone: (34) 3239-4144 - h p://www.portal.facom.ufu.br/ facom@ufu.br

PLANO DE ENSINO

1. IDENTIFICAÇÃO

Componente

Curricular: MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGÓCIO

Unidade Ofertante: FACULDADE DE COMPUTAÇÃO

Código: GSI557 Período/Série: Optativa Turma: S

Carga Horária: Natureza:

Teórica: 60 Prá ca: 00 Total: 60 Obrigatória:( ) Opta va: (X )

Professor(A): JOÃO BATISTA SIMÃO Ano/Semestre: 2020/2

Observações:

2. EMENTA

Processos de Negócios; Tipos de processos; Elementos do processo; Visões do negócio; Modelo dos Objetivos; Modelo dos Processos; Modelo dos Objetos; Modelo da Interação; Modelo de Eventos; Modelo Organizacional; Modelagem de Processos; Situação atual (ASIS) e Situação futura (TOBE); Metodologia -Passo a passo para construção do modelo de processos de negócios; Aplicações de Modelos de Processos; Estudo de Caso Identificação de requisitos de sistemas de informação; Automatização através de Sistemas de Workflow.

3. JUSTIFICATIVA

A Engenharia de requisitos tem sido amplamente reconhecida como um fator crítico de sucesso de Projetos de Desenvolvimento de Sistemas. Projetos em que os requisitos não são devidamente elicitados ou levantados de forma incompleta ou equivocada têm grande chance de fracassar. Uma das formas de contribuir para aumentar a probabilidade de sucesso de um projeto é garantir que antes de informatização os processos de negócio sejam modelados. Dessa forma, pode-se afirmar que é de fundamental importância para o profissional da área de tecnologia da informação, conhecer e dominar as técnicas de modelagem de processos de negócios.

4. OBJETIVO

Obje vo Geral:

Dar ao estudante uma visão geral da representação e aplicação dos processos, possibilitando uma discussão em tomo da ordem do fluxo, das etapas, da alocação de recursos e das interfaces entre processos.

(2)

Capacitar o aluno para entender a importância da modelagem de processos de negócio como ferramenta para apoiar análise de requisitos no Processo de Desenvolvimento de Sistemas de informação, bem como para uma melhor compreensão dos processos da organização.

5. PROGRAMA 1) Negócios e Processos Processos de Negócios; Tipos de processos; Elementos do processo; 2) Visões:

Visões de modelos de negócio; Visão de negócio;

Visão de processo de negócio; Visão de estrutura de negócio; Visão comportamental de negócio 3) Modelagem da arquitetura de negócio Conceitos de negócio;

Modelo dos Objetivos; Modelo dos Processos; Modelo dos Objetos; Modelo da Interação;

Modelo de Eventos; Modelo Organizacional; 2) Modelagem de Processos

Modelagem de Processos;

Modelagem de regras de negócio - OCL e sua utilização na modelagem de processo de negócio, Categorias de regras de negócio, Modelagem de Restrições;

Situação atual (AS-IS) e Situação futura (TO-BE);

Metodologia - Passo a passo para construção do modelo de processos de negócios; Aplicações de Modelos de Processos;

4) Integração com o desenvolvimento de software Processo de desenvolvimento de software;

(3)

Arquitetura de negócio e arquitetura de software; 5) Gestão de processos de negócio

Conceito BPM (Business Process Management);

Introdução a BPMN (Business Process Modeling Notation); 6) Estudo de Caso

Estudo de Caso Identificação de requisitos de sistemas de informação; Automatização através de Sistemas de Workflow.

6. METODOLOGIA

O curso será desenvolvido por meio de atividades remotas síncronas e assíncronas. As atividades síncronas, mediadas por webconferência, serão aulas expositivas teóricas, exercícios resolvidos utilizando uma ferramenta de modelagem de processos que suporte a notação Business Process Model and Notation (BPMN). Além das avaliações os alunos apresentarão seminários baseados em estudos de caso com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos.

Atividades assíncronas serão indicadas pelo professor, e podem compreender: a leitura de artigos, vídeos e outros materiais didáticos fornecidos pelo professor ou disponíveis na Internet. A apresentação dos trabalhos pode ser escrita ou oral apresentado durante as aulas síncronas ou ainda gravados no formato de vídeo e entregue conforme solicitação do professor.

6.1 - Atividades síncronas: ocorrerão conforme datas estabelecidas no horário previamente aprovado pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Monte Carmelo (BSI-MC) de acordo com o calendário acadêmico. Essas atividades equivalem a 1.600 minutos de aula, nos seguintes dias e horários: Todas as segundas-feiras e sextas-feiras das 10h 40 até 12h 20 . Os recursos tecnológicos necessários para as aulas síncronas estão especificados item 6.4.

6.2 - Atividades assíncronas: ocorrerão durante o semestre fora do horário das aulas síncronas, de acordo com o planejamento de cada aluno. Essas atividades serão disponibilizadas semanalmente podendo ter cada uma, regras de entrega específicas tais como: pontuação e prazo de entrega.

6.3 - Atendimento ao discente: para o atendimento individualizado ou em grupo, o aluno ou o represente do grupo deverá entrar em contato com o professor por meio de mensagem no WhatsApp ou pelo E-mail:

joaobatista@ufu.br com no mínimo 24 horas de antecedência. Os horários disponíveis são os seguintes: segundas-feiras ou sextas-feiras das 09h 30 até 10h 30.

6.4 - Recursos tecnológicos necessários: para as aulas síncronas o aluno deve ter disponível um notebook ou um desktop equipado com microfone e webcam conectado a um link de Internet que suporte a realização de webconferência. O equipamento deve ter memória RAM e espaço em disco e processador capaz de suportar a instalação e execução de uma Ferramenta de elaboração de diagramas de representação de processos, como por exemplo o Bizagi Modeler, o qual dispõe de uma licença gratuita que pode ser baixada no link https://www.bizagi.com/pt .

Além disso, o aluno deve ter instalado a ferramenta de webconferência Zoom. O Zoom possui uma versão free pode ser baixado no link https://zoom.us. Como segunda alternativa pode ser utilizado o portal do

serviço de Conferência Web da Rede Nacional de Pesquisa, cujo endereço é

https://conferenciaweb.rnp.br/events .

Os alunos matriculados receberão as instruções necessárias para o primeiro acesso à sala de aula virtual, por meio de mensagem no E-mail cadastrado na Universidade Federal de Uberlândia.

(4)

Durantes as aulas e avaliações o aluno deverá manter a webcam ligada. Para que o aluno tenha presença na aula é necessário que o microfone e a webcam estejam funcionando e em condições de atender as seguintes regras: o microfone deve ser mantido desligado, ligando-se somente quando for necessário. A webcam deve estar sempre ligada. Durante as avaliações o professor pode solicitar que a webcam esteja direcionada para a tela do computador, para o aluno ou mesmo para ambos. Toda as avaliações síncronas serão gravadas.

6.5 -Referências bibliográficas: conforme deliberado pelo Colegiado e pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso de BSI-MC, além das referências bibliográficas indicadas no Projeto Pedagógico do Curso para esta disciplina, novos materiais serão indicados no início das aulas.

Todo o material produzido e divulgado pelo docente, como vídeos, textos, arquivos de voz etc., está protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998), pela qual fica vetado ouso indevido e a reprodu9ao não autorizada de material autoral por terceiros cabendo, aos responsáveis pela reprodução ou uso indevido do material de autoria dos docentes, as sanções administrativas e as dispostas na Lei de Direitos Autorais.

O discente ao se matricular nesta disciplina concorda como estabelecido neste plano de ensino.

7. AVALIAÇÃO

Para se aprovado o aluno deverá ter frequência igual ou superior ou igual a 75% das aulas e nota final igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. A avaliação de desempenho se dará por participações nas aulas síncronas e entrega de atividades avaliativas, individuais e em grupo, com as seguintes pontuações:

• participação em atividades em aula síncrona: até 10 (dez) pontos; • entrega de atividades avaliativas individuais: até 20 (vinte) pontos; • Duas avaliações individuais: 25 (vinte e cinco) pontos cada;

• Seminário em grupo (de no mínimo três e no máximo quatro alunos) 20 (vinte) pontos. Datas e horários das avaliações:

Primeira avaliação: dia 20/09/2021 no horário previsto para a aula síncrona; Segunda avaliação: dia 24/10/2021 no horário previsto para a aula síncrona;

Seminário, entrega dos trabalhos e apresentações: dia 31/10/2021 no horário previsto para a aula síncrona. Para a apresentação oral serão observados os seguintes aspectos:

planejamento da apresentação do conteúdo; domínio do conteúdo; uso do material didático; adequação ao tempo; síntese integradora (conclusão bem elaborada); linguagem verbal clara, dicção, fluência, entonação da voz; linguagem não-verbal: gestos e movimentação; interatividade com a turma; autocontrole e segurança.

Para avaliação escrita: organização e clareza das ideias apresentadas; adequação aos conceitos apreendidos em sala de aula; criatividade na solução do problema apresentado; objetividade; correção gramatical e ortográfica. Validação da assiduidade dos discentes: A Frequência nas 72 (setenta e duas) aulas será calculada da seguinte forma:

32 horas/aula pela presença nas aulas síncronas; 10 horas/aula pela participação nas aulas síncronas;

(5)

15 horas/aula pela entrega das atividades solicitados.

8. BIBLIOGRAFIA

Básica

ALBUQUERQUE, A.; ROCHA, P. Sincronismo Organizacional: como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. São Paulo: Saraiva, 2007.

BALDAM, R. et al. Gerenciamento de processos de negócio. São Paulo: Érica, 2008.

PERK, M.; ERIKSSON, H. E. Business modeling with UML. [S. 1.]: John Wiley & Sons, 2000. Complementar

CRUZ, T. Sistemas, métodos e processos: administrando organizações por meio de processos de negócios. São Paulo: Atlas, 2003.

PAIM, R. et al. Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookrnan, 2009. VALLE, R.; OLIVEIRA, B. S. Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação BPMN. São Paulo: Atlas, 2009.

VILLARROEL, R. D. Modelagem de Processos. Palhoça: Unisul Virtual, 2010.

WESKE, M. Business Process Management: concepts, languages, architetures. Berlin: Springer, 2007. Material de Apoio On-line

Guia do BPM CBOK. Disponível em: <

http://ep.ifsp.edu.br/images/conteudo/documentos/biblioteca/ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.pdf >. Acesso em: 12 jun. 2021.

ENTERPRISE ARCHITET. Sparks Systems UML Tutorials: The businees process model. Disponível em: < https://sparxsystems.com/downloads/whitepapers/The_Business_Process_Model.pdf >.

Acesso em: 12 jun. 2021.

HEIDERSCHEIDT, F. G. Proposta de melhoria de um processo de pronto atendimento infantil integrando a abordagem Lean e a dinâmica de sistemas. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. 139 p. Florianópolis 2015. Disponível em: <

https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/134779/334168.pdf?sequence=1&isAllowed=y >. Acesso em: 12 jun. 2021.

MARCELINO, L. R. Sistema de Gestão Orientada por Processos. Tese. Universidade Federal de Santa Catarina. 232 p. Florianópolis. Sistema de Gestão Orientada por Processos.Tese Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/90808/239610.pdf?sequence=1&isAllowed=y >. Acesso em: 12 jun. 2021.

9. APROVAÇÃO

(6)

Coordenação do Curso de Graduação em Sistemas de Informação.

Referências

Documentos relacionados

Lembramos que, na forma do Regimento Interno, em seu artigo 30 § 2°, o prazo para apresentação do parecer é de 30 (trinta) dias, e que deve ser precedido de ementa e encerrado

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

Percebemos assim que os profissionais da educação estão conscientes de que o rendimento acadêmico dos alunos não depende somente de fatores ligados a escola e

Júri de Seleção de trabalhos Ginecologia/ Obstetrícia Hélder Ferreira Luís Guedes Martins Júri de Prémio CO Ginecologia/ Obstetrícia Anabela Branco José Cabral Luísa Vieira

as técnicas da escrita; ambiente escolar focado na educação científica, com materiais didáticos e laboratórios voltados para tal objetivo; oportunidades de

Continuando no contexto do Estado brasileiro, o quarto capítulo: O PRONERA como Política de acesso à Educação Superior e os Movimentos Sociais no contexto da Globalização da

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

O décimo sexto caminho é a Inteligência Triunfal ou eterna, alem da qual não existe outra glória igual a ela, que também é chamado de Paraíso preparado para os