• Nenhum resultado encontrado

Regulamento do Estágio Supervisionado em Biologia Geral I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento do Estágio Supervisionado em Biologia Geral I"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Regulamento do Estágio Supervisionado em

Biologia Geral I

Viçosa – MG 2006

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

COMISSÃO COORDENADORA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Fone: (0XX31) 3899-2526

(2)

INTRODUÇÃO

Como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Bacharel, os estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa necessitam, obrigatoriamente, cursar os Estágios Supervisionados em Biologia Geral I e II.

Este regulamento tem como objetivo a normatização para o desenvolvimento do Estágio Supervisionado em Biologia Geral I e seu cumprimento está sob responsabilidade da Comissão Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas.

CAPÍTULO I

Dos Objetivos e Definições

Art. 1o O Estágio Supervisionado em Biologia Geral I visa a iniciar o estudante em pesquisa científica, dando-lhe oportunidade de adquirir os conhecimentos básicos da metodologia científica, na área de pesquisa escolhida.

Art. 2o O Estágio Supervisionado em Biologia Geral I tem como objetivo principal a elaboração de um projeto de pesquisa ou extensão, individual, em uma das áreas escolhidas, para ser executado na disciplina Estágio Supervisionado em Biologia II, no semestre seguinte.

§1o A critério do Orientador, durante o Estágio Supervisionado em Biologia Geral I, o estudante poderá desenvolver parte do trabalho experimental, especialmente testes preliminares que visem a assegurar o desenvolvimento futuro do projeto.

(3)

CAPÍTULO II

Das disciplinas e procedimentos necessários

Art. 3o Até 15 (quinze) dias antes do término do semestre letivo que antecede o semestre em que o estudante pretende matricular-se na disciplina Estágio Supervisionado em Biologia Geral I, o mesmo deverá encaminhar à Comissão Coordenadora do Curso uma carta de aceite (modelo com a Coordenação) do Orientador do Estágio.

Art. 4o Só poderão matricular-se no Estágio Supervisionado em Biologia Geral I estudantes que tenham cursado 75% das disciplinas obrigatórias do currículo do Curso de Ciências Biológicas, considerando-se as especificidades da Ênfase escolhida pelo estudante.

§1o Os códigos dos Estágios corresponderão aos Departamentos responsáveis pela Ênfase escolhida pelo estudante. Desta forma, para a Ênfase em Biologia Animal, do Departamento de Biologia Animal, o código da disciplina de Estágio será: BAN 496 - Estágio Supervisionado em Biologia Animal I. De modo análogo, para as três Ênfases do Departamento de Biologia Geral, o código será BIO 496; para a Ênfase em Biologia Vegetal, o código será BVE 496 e para a Ênfase em Microbiologia, será MBI 496.

§2o Sugere-se que o estudante desenvolva atividades onde pretenda o estágio, antes do real período de efetivação de matrícula na disciplina. A carga horária deste “estágio prévio” poderá, a juízo do orientador, ser aproveitada para completar as exigências da disciplina.

Art. 5o A parte experimental do projeto deverá ser executada no semestre seguinte, ocasião em que o estudante deverá matricular-se no Estágio Supervisionado em Biologia Geral II.

(4)

CAPÍTULO III

Do local de realização do Estágio Supervisionado em Biologia Geral I

Art. 6o O Estágio Supervisionado em Biologia Geral I poderá ser desenvolvido pelo estudante em qualquer Departamento da UFV ou de outras Instituições afins, com a proposta de trabalho aprovada pela Comissão Coordenadora do Curso.

§1o A UFV não se responsabilizará pelos gastos e custos dos projetos desenvolvidos em outras Instituições.

CAPÍTULO IV Sobre a Orientação

Art. 7o A orientação para o desenvolvimento do Estágio Supervisionado em Biologia Geral I deve ser garantida a todos os estudantes do Curso de Ciências Biológicas. Deverá ser exercida por um orientador pertencente ao quadro de professores de qualquer unidade acadêmica da UFV, ou ainda por profissionais de outras Instituições de Ensino e/ou Pesquisa.

§1o Pedidos de orientação por profissionais de outras Instituições deverão ser aprovados, individualmente, pela Comissão Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas.

§2o Somente serão aceitos orientadores de outras Instituições se, não houver, na UFV, um professor em condições de oferecer o estágio na área escolhida pelo estudante;

§3o No caso de o orientador pertencer à outra Instituição ou empresa, deverá obrigatoriamente ser formado um comitê orientador com um co- orientador que seja docente da UFV. Neste caso, o orientador e o co-

(5)

orientador deverão enviar uma correspondência à Comissão Coordenadora do Curso, dizendo que aceitam orientar o estudante e se responsabilizando pela realização do estágio (modelo com a Coordenação);

§4o No caso de impossibilidade de continuidade da orientação por motivos de qualquer natureza, a mesma deve ser comunicada por escrito à Comissão Coordenadora do Curso, pelo professor ou pelo estudante, com a devida justificativa. Caberá à Comissão, em comum acordo com o estudante, proceder à substituição do orientador.

CAPÍTULO V

Sobre a avaliação do Estágio Supervisionado em Biologia Geral I

Art. 8o A Comissão de Avaliação do Estágio Supervisionado em Biologia Geral I deverá ser composta pelo Orientador do estágio, mais dois avaliadores, podendo ser professores ou outros pesquisadores da área, escolhidos pelo estudante juntamente com seu orientador.

Art. 9o Até 20 dias antes do término do semestre, o estudante deverá encaminhar à Comissão de Avaliação cópias do projeto de pesquisa.

Art. 10o O estudante deverá informar à Comissão de Avaliação a data e o horário de defesa de seu projeto de pesquisa.

§1o Fica a critério do estudante e seu orientador, a preparação de um seminário para a apresentação do projeto de pesquisa.

Art. 11o O desempenho acadêmico do estudante na disciplina Estágio Supervisionado em Biologia Geral I será avaliado com base no projeto apresentado pelo estudante e na argüição da Comissão de Avaliação.

(6)

§1o A nota final do estudante (de zero a 100) consistirá da média aritmética das notas individuais, dadas pelos membros da Comissão de Avaliação, e deverá ser encaminhada à Comissão Coordenadora do Curso, por meio de uma Ata da seção de avaliação, indicando a aprovação, ou não, do projeto apresentado.

§2o A Comissão de Avaliação pode solicitar que o projeto seja reescrito, assim como condicionar sua aprovação, à apresentação de nova versão do mesmo. Neste caso, a nova versão, acompanhada de uma carta de concordância do Orientador, deverá ser encaminhada à Comissão Coordenadora do Curso, até o término do semestre.

Art. 12o Será considerado aprovado, o estudante que obtiver média superior a 60 na avaliação da Comissão de Avaliação.

Art. 13o Caberá ao Presidente da Comissão Coordenadora do Curso emitir declarações para o Orientador e para os demais participantes da Comissão de Avaliação.

CAPÍTULO VI Dos casos omissos

Art. 14o Os casos omissos serão apreciados e deliberados pela Comissão Coordenadora do Curso.

Aprovado pela Comissão Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas em 30/10/2006.

Profª. Mara Garcia Tavares

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas

Referências

Documentos relacionados

O Projeto “Estudando em casa” mobilizou todas as escolas com um único objetivo comum de atender todos os alunos da rede municipal em casa através de

O  estágio  curricular  supervisionado  proporciona  significativas  contribuições  para  a  formação  dos  licenciados,  repercutindo  na  profissão  e 

Ficam posicionados na lista geral de antiguidade do seu quadro especial, tal como vão ordenados, à esquerda do SAj Mus (37064293) Luís Miguel Martins Massano, nos termos do disposto

Situações como esta fez com que a estagiária repensasse em como agir em sala de aula e buscar formas que chamassem a atenção da turma por um período maior durante

Na presente revisão, entre os sete artigos avaliados, dois avaliaram o tratamento da mordida aberta anterior com grade palatina removível associada a mentoneira, um

Pelo fato de a administração possuir o ser humano como um de seus centros de atenção, ela necessita buscar conceitos de compreensão com base em diversas ciências, e o

Estágio supervisionado 51.. tipo de cliente. A inexistência de um plano de estágio, que demonstra claramente que a atividade não é parte integrante da estrutura geral, faz

Art. 10º - Para freqüentar os estágios é necessário além dos requisitos anteriores, que os alunos estejam em dia com o quadro de vacinação oficial: vacinas contra – febre amarela,