• Nenhum resultado encontrado

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CAPACITAÇÃO

Funcionários Departamento de Compras e Licitações

Membros da Comissão de Licitações

Pregoeiro e Equipe de Apoio

Legislação e Prática

LICITAÇÃO

Procedimento administrativo prévio à contratação que visa a escolher a proposta mais vantajosa para a Administração, com base em parâmetros antecipadamente definidos.

DEFINIÇÕES:

Nos termos da Lei n.º 8.666/93: Obra - Serviço - Compra - Alienação - Execução direta - Execução indireta - Empreitada por preço global - Empreitada por preço unitário - Tarefa – Empreitada integral.

MODALIDADES DE LICITAÇÃO

A escolha da modalidade nos termos da Lei n.º 8.666/93 e da Lei n.º 10.520/02:

Convite - Tomada de preços – Concorrência – Concurso – Leilão – Pregão: tipo Presencial ou Eletrônico.

TIPOS DE LICITAÇÃO

Menor Preço; Melhor Técnica; Técnica e Preço; Maior Lance ou Oferta; Maior Desconto percentual.

FRACIONAMENTO DA DESPESA

A estimativa para o enquadramento na modalidade licitatória adequada deverá ser feitaem função da integralidade do objeto a ser contratado. (...)

OBRAS E SERVIÇOS Projeto Básico Projeto Executivo

Orçamento: Custos diretos e indiretos

(2)

COMPRAS

Padronização; - registro de preços; - condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado; - subdivisão em parcelas visando à economicidade; - balizar-se pelos preços praticados pela Administração Pública; - especificação completa do bem a ser adquirido; condições de recebimento, guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material. (...)

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS – SRP

O SRP é definido como um “conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras”. (...)

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO OU COMISSÃO ESPECIAL

Composta por, no mínimo, três membros, sendo pelo menos dois deles servidores qualificados pertencentes ao quadro permanente do órgão realizador da licitação. (...)

REGISTROS CADASTRAIS

Manutenção do Registro Cadastral de Fornecedores. (...)

TIPOS DE LICITAÇÃO

São critérios utilizados para o julgamento do procedimento licitatório. A Lei n.º 8.666/93estabeleceu os seguintes tipos de licitação:

EDITAL

O edital é o ato convocatório da licitação e sua principal função é estabelecer as regrasdefinidas para a realização do procedimento, as quais são de observância obrigatória, tanto pela Administração, quanto pelos licitantes. Nas sábias palavras de MEIRELES (2005), o edital “é a lei interna da licitação”.

Indicações constantes do edital (art. 40, Lei n.º 8.666/93):

(3)

participação na licitação e forma de apresentação das propostas; Critério objetivo para julgamento, com disposições claras e parâmetros definidos; Locais, horários e códigos de acesso aos meios de comunicação à distância em que serão fornecidos elementos, informações e esclarecimentos relativos à licitação e às condições para atendimento das obrigações necessáriasao cumprimento de seu objeto; Condições equivalentes de pagamento entre empresas brasileiras e estrangeiras, no caso e licitações internacionais; O critério de aceitabilidade dos preços unitário e global, conforme o caso, permitida a fixação de preços máximos e vedados a fixação de preços mínimos, critérios estatísticos ou faixas de variação, em relação aos preços de referência, ressalvado o disposto com relação a inexequibilidade de preços; Critério de reajuste, que deverá retratar a variação efetiva do custo de produção, admitida a adoção de índicesespecíficos ou setoriais, desde a data prevista para apresentação da proposta, ou do orçamento a que essaproposta se referir, até a data do adimplemento de cada parcela; Limites para pagamento de instalação e mobilização para execução de obras ou serviços que serãoobrigatoriamente previstos em separado das demais parcelas, etapas ou tarefas; Condições de pagamento, prazo, cronograma de desembolso em conformidade com a disponibilidade de recursos financeiros; critério de atualização financeira; compensações financeiras e penalizações, por eventuais atrasos, e descontos, por eventuais antecipações de pagamentos; exigência de seguros, quando for o caso; Instruções e normas para recursos; Condições de recebimento do objeto da licitação; Outras indicações específicas ou peculiares da licitação; Anexos do edital, quando for o caso; minuta do contrato a ser firmado entre a Administração e o licitante vencedor; especificações complementares e as normas de execução pertinentes à licitação.

PUBLICAÇÃO

A divulgação antecipada da realização dos procedimentos licitatórios é obrigatória, com vistas a atender o princípio da publicidade. O aviso contendo o resumo do edital deverá descrever as principais informações relativas à licitação, possibilitando a identificação do objeto licitado, do órgão contratante e das datas e prazos previstos.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Habilitação Jurídica; Regularidade Fiscal: Qualificação Técnica; Qualificação Econômico-Financeira. (...)

FORMALIZAÇÃO DO PROCESSO DA LICITAÇÃO

(4)

ANALISE E JULGAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

Deverão ser realizadas sessões públicas para abertura dos envelopes contendo adocumentação especificada para fins de habilitação e para o julgamento das propostas. (...) Homologação; Adjudicação. (...)

CRITÉRIOS PARA DESCLASSIFICAÇÃO DE PROPOSTAS

Propostas que não atendam às exigências do ato convocatório da licitação; com valor global superior ao limite estabelecido ou com preços manifestamente inexequíveis; (...)

Na modalidade de Pregão, seja presencial ou eletrônico as fases de análise e julgamento das propostas e da documentação são invertidas.

Licitação Tradicional: Documentação e Propostas – Pregão: Proposta e Documentação.

REVOGAÇÃO E ANULAÇÃO DA LICITAÇÃO

Atos que tornam sem efeito a licitação. (...)

RECURSOS ADMINISTRATIVOS

O art. 109 da Lei nº 8.666/93 dispõe sobre as hipóteses de cabimento de recurso, representação e pedido de reconsideração contra atos praticados pela Administração:

a) habilitação ou inabilitação de licitante; b) julgamento das propostas;

c) anulação ou revogação da licitação;

d) indeferimento do pedido de inscrição em registro cadastral, sua alteração ou cancelamento; e) rescisão unilateral do contrato;

f) aplicação das penas de advertência, suspensão temporária ou multa.

CONTRATO ADMINISTRATIVO

(5)

As hipóteses de dispensa de licitação devem ser tratadas em período de 4h (quatro horas);

DISPENSA DE LICITAÇÃO

São situações de exceção. (...) A Lei n.º 8.666/93 estabeleceu, nos artigos 17 e 24, de forma exaustiva, os casos possíveis de dispensa de licitação. – Excepcionalidades

As hipóteses de inexigibilidades de licitação devem ser tratadas em período de 4h (quatro horas);

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

Situações de exceção caracterizadas pela impossibilidade de competição, o que inviabiliza a realização do procedimento licitatório, art. 25, da Lei n.º 8.666/93. (...)

FORMALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

Os processos de inexigibilidades de licitação previstas no art. 25 e as dispensas de licitação previstas no art. 24, excetuando os inciso I e II, e aqueles do art. 17 devem ser instruídos conforme dispõe o art. 26 da Lei nº 8.666/93. Cada situação deverá ser justificada e comprovada quando da requisição, e a contratação devidamente fundamentada. Haverá participação jurídica e da Comissão de Licitações, bem ainda a ratificação pela autoridade superior.

Documentação e condições exigidas para cada caso específico.

DURAÇÃO:

Executado em períodos de 40h (quarenta horas) em 5 (cinco) dias alternados.

Referências

Documentos relacionados

White Post DC had the lower diameter; nevertheless it presented the higher flexural modulus (Table 4). The FRC posts design may also vary in surface characteristics, such as

c) Espera-se que os alunos sejam capazes de participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e

A transmissão da posse direta (para imóveis desocupados) ou indireta (para imóveis ocupados) do imóvel, pelo VENDEDOR, será feita, automaticamente: (i) na data da confirmação

Segundo a tabela, os sistemas de inovação é que são determinantes para o crescimento de uma nação, por meio do processo de aprendizagem, ao contrário do que afirma o modelo

12.1 Após a Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado, o Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN convocará os candidatos

A decoração Elegance permite a total personalização através de combinações de acabamentos disponíveis: 4 tipo de madeiras, diferentes opções de melamina ou lacados numa

7.1 - Para julgamento das propostas será adotado o critério de menor preço por item, para fornecimento do objeto desta licitação conforme condições deste edital.. 7.2

Se o Ciclo 1 for iniciado após o “Dia 1” do ciclo menstrual, um contraceptivo não hormonal deve ser usado concomitantemente apenas durante o primeiros 7 dias do primeiro ciclo