• Nenhum resultado encontrado

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PV\1002375PT.doc 1/6 AP101.529v01-00

PT

PT

ASSEMBLEIA P

ARLAMENTAR P

ARITÁRIA ACP-UE

Comissão dos Assuntos Sociais e do Ambiente

ATA

Reunião de quinta-feira, 19 de setembro de 2013, das 15.00 às 18.30 e de sexta-feira, 20 de setembro de 2013, das 9.00 às 12.30

Bruxelas

A reunião tem início às 15.10, sob a presidência de Michèle Rivasi (copresidente da UE)

1. Aprovação da ordem do dia (AP101.507)

A ordem do dia é aprovada tal como consta da presente ata.

2. Aprovação da ata da reunião de sábado, 15 de junho de 2013 (AP101.380)

A ata é aprovada.

3. Comunicações dos copresidentes

A copresidente expõe os temas das duas resoluções urgentes, os tópicos dos seminários e os temas de debate sem resolução para a 26ª sessão da Assembleia Parlamentar Paritária em Adis Abeba, na Etiópia.

4. Extração de petróleo e de minerais do fundo do mar no contexto do

desenvolvimento sustentável

 Nomeação de correlatores e troca de pontos de vista

(2)

PV\1002375PT.doc 2/6 AP101.529v01-00

PT

PT

observando que a Papua-Nova Guiné tem desenvolvido de forma cautelosa atividades de exploração nesse âmbito conjuntamente com uma empresa canadiana. Iain Shepherd (DG MARE, Comissão Europeia) sublinha que a UE necessita de manter a sua indústria fabril, para a qual são precisas matérias-primas. O alto mar oferece recursos inexplorados que podem ser utilizados.

Os membros tomam nota das preocupações criadas pela extração mineira marítima, particularmente no domínio da proteção do ambiente e de populações vulneráveis, e refletem sobre experiências recolhidas no domínio da atividade mineira terrestre com impacto social e ambiental.

Intervenções: Catherine Bearder, Jutta Haug, Christa Klaβ, Manuel Jiménez

(República Dominicana), Arnoldo Ramos (Cabo Verde), Nobert Neuser, Michèle Rivasi, Myriam Ouedraogo (Burquina Faso) e Netty Baldeh (Gâmbia).

5. Agenda pós-ODM

 Troca de pontos de vista

Vincent Chasteloux (DG DEVCO, Comissão Europeia) sublinha que, embora o presente quadro dos ODM tenha tido um efeito catalisador com alguns resultados, importa ainda realizar progressos em áreas importantes. Observa ainda que a próxima agenda de desenvolvimento deverá abranger temas como o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza no quadro de uma abordagem holística.

Intervenção: Rajaon Andriamisata (Madagáscar).

6. Ajuda humanitária e ao desenvolvimento

 Troca de pontos de vista com Raoul Peck, realizador de "Fatal Assistance"  Exibição do documentário "Fatal Assistance"

Os membros visionam um documentário intitulado "Fatal Assistance", realizado por Raoul Peck, o qual narra a natureza e a intervenção logística da ajuda humanitária e ao desenvolvimento no Haiti, na sequência do terramoto devastador de 2010.

Os membros tomam nota da situação frustrante retratada no filme, a qual demonstra claramente um quadro institucional disfuncional no Haiti, tendo o mesmo sido explorado tanto por doadores internos, como por ONG. Os membros notam a inexistência de consulta dos beneficiários no rescaldo do terramoto, nomeadamente no que respeita a projetos de construção civil.

Intervenções: Catherine Bearder, Netty Baldeh (Gâmbia), Job Ndugai (Tanzânia),

(3)

PV\1002375PT.doc 3/6 AP101.529v01-00

PT

PT

A reunião suspensa às 18.43 de quinta-feira, 19 de setembro de 2013, e prossegue sexta-feira, 20 de setembro de 2013, às 9.07, sob a presidência de Job Ndugai

(copresidente dos Estados ACP).

7. O impacto social e ambiental da pastorícia nos países ACP

Correlatores: Abdourahamane Chégou (Níger) e Fiona Hall  Apreciação do projeto de relatório (AP 101.526/A)

Os correlatores sublinham que a pastorícia constitui uma parte importante do desenvolvimento económico, embora seja extremamente negligenciada nos países onde é praticada. Os pastores contribuem para a proteção ambiental, para a nutrição e para a segurança, mas enfrentam numerosos desafios, nomeadamente a carência de infraestruturas apropriadas de educação e de saúde, bem como de inclusão política e de crescimento de áreas urbanizadas.

Wendessen Gulelat, da ONG Pastoralist Forum Ethiopia, e Ahmadou Barre, da ONG Karkara Niger, informam os membros de que a pressão na área da pastorícia é muito elevada, dado que normalmente não existem planos de ordenamento dos solos que tenham em conta os pastores pobres.

Os membros realçam a necessidade de disposições legais, assim como de iniciativa política para uma melhor proteção e organização do setor da pastorícia. Roberto Aparicio (DG DEVCO, Comissão Europeia) nota que a UE se compromete a continuar o apoio à pastorícia, particularmente no contexto do próximo 11° ciclo de programação do FED, no sentido de apoiar a luta contra a malnutrição em África.

Intervenções: Christa Klaβ, Catherine Bearder e Adjedoué Weidou (Chade).

Decisão: O prazo para a entrega de alterações termina em 24 de outubro de 2013, às

12.00.

8. A inclusão de pessoas com deficiência nos países em desenvolvimento

No n.° 24 da resolução da APP sobre a inclusão de pessoas com deficiência nos países em desenvolvimento, solicita-se à Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE que apresente, de dois em dois anos, relatórios sobre boas práticas e progressos em matéria de inclusão nos países ACP e que proceda à sua análise e destaque. Neste contexto, os membros sublinham a necessidade de dispor de relatórios, tanto por parte dos Estados-Membros da UE, como dos Estados ACP.

Intervenções: Catherine Bearder, Michael Peyrefitte (Belize), Odirile Motlhale

(4)

PV\1002375PT.doc 4/6 AP101.529v01-00

PT

PT

Decisão: Os copresidentes escreverão à Mesa da Assembleia, incitando a mesma a

tomar uma decisão sobre o procedimento a adotar.

9. Questões urgentes e atuais

Simon Wright, presidente da Global Health Advocates, apresenta uma exposição sobre "Saúde infantil nos Estados ACP: o desafio da erradicação de mortalidade infantil prevenível". Embora tenham sido feitos progressos significativos no sentido de atingir o ODM n.° 4 (reduzir a mortalidade infantil), em regiões como a África subsariana e a Oceânia a taxa de mortalidade de menores de cinco anos não foi reduzida para 50% ou mais. Simon Wright destaca as futuras oportunidades para a promoção de saúde infantil e de uma cobertura universal dos cuidados de saúde, a variados níveis, nos debates respeitantes à agenda pós-2015.

Os membros assinalam o papel importante dos governos e das NGO no melhoramento da saúde infantil e no desafio da redução da taxa de mortalidade em países com taxas de natalidade crescentes.

Intervenções: Michael Peyrefitte (Belize), Netty Baldeh (Gâmbia), Catherine

Bearder, Abdourahamane Chégou (Níger), Rajaon Andriamisata (Madagáscar), Attiat Abdelhalim (Sudão) e Mo-Mamo Karerwa (Burundi).

10. Diversos

Os membros são informados das medidas adotadas pela UE de modo a minorar as dificuldades enfrentadas pelos membros ACP da Assembleia Parlamentar Paritária em obter vistos Schengen. Os membros propõem também que seja estudada a possibilidade de emissão de vistos belgas de longa duração aos membros ACP da APP aquando da sua estadia em Bruxelas, para participarem em reuniões da APP.

Intervenções: Catherine Bearder, Netty Baldeh (Gâmbia), Michael Peyrefitte

(Belize) e Mo-Mamo Karerwa (Burundi).

11. Data e local da próxima reunião

A próxima reunião tem lugar em Adis Abeba, na Etiópia, no sábado, 23 de novembro de 2013.

(5)

PV\1002375PT.doc 5/6 AP101.529v01-00

PT

PT

ANNEXE/ANNEX LISTE DE PRESENCE/RECORD OF ATTENDANCE

Présents/Present ACP

Job Ndugai(Tanzania), Co-Chair

Adjedoué Weidou (Tchad), 1st Vice-Chair Odirile Motlhale (Botswana)

Michael Peyrefitte (Belize) Achille tapsoba (Burkina Faso) Mo-Mamo Karerwa (Burundi) Andrade Ramos (Cape Verde) Djae Ahamada (Comores)

Manuel Jimenez (Dominican Republic) Netty Baldeh (Gambia)

Abdourahamane Chegou (Niger) Joe Koim (Papua New Guinea) Charles Kakoma (Zambia)

PE/EP

Michèle Rivasi, Co-chair(1)

Catherine Bearder Fiona Hall(2) Jutta Haug Christa Klaβ Norbert Neuser Maurice Ponga

(1)Present only 19 September 2013 (2)Present only 20 September 2013

Egalement présents/Also present ACP

Nepe, Jaime (Angola), Borland (Belize), Motshome, (Botswana), Ouedraogo, Doamba, Zoungrana (Burkina Faso), Karekezi, Nshimirimana (Burundi), Bandouboula (Congo Brazzaville), Moleko, Basiala (D.R. Congo), Camara (Gambia), Laboso (Kenya), Rajaon, Razafison (Madagascar), Mwachande (Malawi), Haileka (Namibia), Foukora, Maman, Natitia, Younoussa (Niger), Dalhatu, Irabur, Kakiyat, Nsiegbe (Nigeria), Balagetuna, Kapi, Balagetuna (Papua New Guinea), Cheikh (Senegal), Attiat, Abudullatif, Yassin (Sudan), Nzowa, Kayola, Zungu, Kamala, Mwanjelwa, Yakubu (Tanzania), Affono (Tchad), Ramsubagh (Trinidad & Tobago), Nabbanja, Bihande (Uganda), Mwasa, Kalumbu,Nakaponda, Kashinka, Mubanga (Zambia).

NGOs/Organisations

Peck (Fatal Assistance), Van Troos (Vétérinaires Sans Frontières), Gulelat (Pastoralism Forum Ethiopia), Barré (Karkara, Niger), Wright (Global Health Advocates)

Commission européenne/European Commission

Metdepenningen, Mastrogiacomo, Aparicio, Pilger, Marx, Chasteloux (DEVCO), Mukengeshayi, Amato, Fernandez-Zincke, Angelini (ECHO), Shepherd (DG MARE)

Groupes politiques/Political groups Kosinska (EPP)

Zink (S&D) Mutafchieva (S&D) Itziar (ALDE) Walelign (V/ALE)

Co-secrétariat ACP/Co-secretariat ACP Kakule, Latu, Awuku

Co-secrétariat PE/Co-secretariat EP Cole, Sailer, Pribaz

(6)

PV\1002375PT.doc 6/6 AP101.529v01-00

PT

PT

Referências

Documentos relacionados

Na topologia acima, uma adjacência de protocolo de roteamento entre o Roteador e N9K-2 não será exibida como esperado como resultado de pacotes de protocolo de roteamento unicast

E) Derivação prefixal, derivação parassintética e composição por aglutinação. Aprendemos palavras para melhorar os olhos". As orações destacadas podem ser

Baseado nesse contexto, o presente estudo teve como finalidade comparar os resultados antropométrico e do consumo alimentar de adultos praticantes de atividade

Local: Unicamp- Ciclo Básico II - Rua Sérgio Buarque de Holanda, 850 Distrito de Barão Geraldo – Campinas/SP.. Horários: 1ª sessão - 9h30 às 10h30; 2ª sessão - 10h45

Logo, adentrando nesse universo do ensino, nos questionamos se a isogravura, enquanto meio prático pedagógico, serveria para o professor aplicar atividades para que os alunos

Intervêm: Dlamini (Suazilândia), Gahler, Sithole (África do Sul), Bowis e as co-presidentes, sobre a menção na acta de uma carta enviada à União Africana relativa à situação

Intervêm: Hay Webster (Jamaica, Co-Presidente), Deputado Michael Gahler, Deputada Marie-Arlette Carlotti, Sanga (Ilhas Salomão), Cavuilati (Fiji), Malin (Comissão) e a

(d) A co-presidente informa, em seguida, os membros de que na tarde de terça-feira, 22 de Novembro de 2005, se organizarão três grupos de trabalho, sendo o primeiro sobre: “