• Nenhum resultado encontrado

pt 0100 3984 rb 46 03 VII

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "pt 0100 3984 rb 46 03 VII"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

VII

Radiol Bras. 2013 Mai/Jun;46(3):VII

EDITORIAL

O encondroma, como relatado por Nakamura et al.(1) neste

número da Radiologia Brasileira, é uma neoplasia benigna composta por cartilagem hialina e representa a segunda neopla-sia óssea benigna mais comum. Sem dúvidas, o correto reconhe-cimento desses tumores nos exames rotineiros de ressonância magnética é de extrema importância, para evitar confusão com outras afecções.

Saber reconhecer características sugestivas de degeneração maligna dessas lesões é ainda mais importante do que o diag-nóstico imaginológico do encondroma, uma vez que estas lesões devem ser abordadas de formas bem diferentes.

De modo geral, os condrossarcomas devem ser completamente ressecados, enquanto os encondromas não requerem tratamento. Como citado pelos autores, a diferenciação entre encondroma e condrossarcoma, bem como a identificação de áreas sugestivas de degeneração maligna, representam um grande desafio para médicos radiologistas, ortopedistas e patologistas.

A presença de áreas ósseas no interior de encondromas iden-tificadas pela histologia, como relatado pelos autores, tem poten-cial para ajudar a diferenciar um encondroma de um condrossar-coma de baixo grau intramedular. No entanto, a utilização dos mesmos parâmetros na ressonância magnética não se mostrou útil para a diferenciação(2).

Alguns trabalhos sugerem que a ressonância magnética com estudo perfusional do tumor após injeção dinâmica de gadolínio

0100-3984 © Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Utilização da injeção dinâmica de gadolínio

na avaliação dos encondromas

Dynamic gadolinium injection in the assessment of enchondromas

Clarissa Canella1

1. Médica Radiologista da Clínica de Diagnóstico Por Imagem – CDPI e da Casa de Saúde São José, Doutoranda em Radiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: clacanella@yahoo.com.br.

seria muito útil para a identificação de áreas de degeneração ma-ligna(3).

Esta técnica permite a monitoração da velocidade e intensi-dade de realce de gadolínio pelo tumor e fornece informações fi-siológicas da vascularização do tecido, perfusão, permeabilidade capilar e o volume do espaço intersticial, que não podem ser de-terminadas a partir de sequências convencionais da ressonância magnética(4).

Em adultos, o realce precoce e exponencial de gadolínio é preditor de malignidade. Desta forma, é possível a diferenciação entre encondromas, que apresentam realce lento e gradual, e condrossarcomas, que apresentam realce precoce e intenso de gadolínio. Da mesma maneira, áreas de degeneração maligna no interior de um encondroma podem ser identificadas pelo realce precoce e intenso de gadolínio no estudo perfusional.

Vale a pena ressaltar que encondromas ativos não podem ser distinguidos de condrossarcomas de baixo grau, pois ambos apresentam realce precoce e intenso de gadolínio no estudo de perfusional(3,4).

R E F E R Ê N C I A S

1. Nakamura SA, Lorenzato MM, Engel EE, et al. Encondromas incidentais nos exames de ressonância magnética do joelho: concordância intraobservador e interobservador e prevalência das características de imagem. Radiol Bras. 2013;46:129–33.

2. Walden MJ, Murphey MD, Vidal JA. Incidental enchondromas of the knee. AJR Am J Roentgenol. 2008;190:1611–5.

3. Geirnaerdt MJ, Hogendoorn PC, Bloem JL, et al. Cartilaginous tumors: fast con-trast-enhanced MR imaging. Radiology. 2000;214:539–46.

4. Verstraete KL, Lang P. Bone and soft tissue tumors: the role of contrast agents for MR imaging. Eur J Radiol. 2000;34:229–46.

Referências

Documentos relacionados

lógico, em especial o risco de hemorragia intracraniana, visando, principalmente, a auxiliar na programação do tratamento. Esta classificação dividiu as fístulas durais em cinco

As recentes modificações promovidas pela Capes no seu sis- tema de avaliação dos Programas de Pós-graduação vieram trazer para o cenário nacional o que já é realidade no

TCAR nos terços inferior ( A ), médio ( B ) e superior ( C ) mostra discreta distorção da arquitetura pulmonar, com re- ticulado e sinais de fibrose (faveolamento)

Os autores concluem que a auditoria interna completa do serviço de mamografia retrata a qualidade do serviço, e com isso contribui para a detecção precoce e diminuição da

O artigo de Arend (7) , publicado neste número da Radiologia Brasileira , torna-se interessante tanto porque aborda um diagnós- tico incomum de uma situação clínica comum, de

Os principais objetivos dos exames de imagem para o estadiamento dos tumores de Wilms são: 1) identificar a origem do tumor; 2) avaliar a extensão do tumor; 3) avaliar o envolvimento

Embora o quadro de revisores da nossa revista seja bastante amplo, grande parte deles colaborando com a revista sempre que solicitados, de forma muito generosa, a secretaria da

As vantagens da ressonância magnética de corpo inteiro (RMCI) residem particularmente na ausência de radiação ionizante, com especial importância em imagem pediátrica, em razão