• Nenhum resultado encontrado

Álvaro Dias demite mulher de Carlos Eduardo, que se diz desrespeitada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Álvaro Dias demite mulher de Carlos Eduardo, que se diz desrespeitada"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

www.agorarn.com.br

NATAL, QUINTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2022 | EDIÇÃO Nº 1.346 | ANO 6 | 7.500 EXEMPLARES DIRETOR DE REDAÇÃO: ALEX VIANA

Álvaro Dias demite mulher de Carlos

Eduardo, que se diz

“desrespeitada”

Saída da esposa de Carlos Eduardo da Prefeitura Municipal é vista como rompimento definitivo entre pedetista e tucano

Rompimento

A

exoneração de Andréa Ra- malho Alves do cargo de secretária municipal de Políticas Públicas para Mulhe- res, publicada no Diário Oficial de Natal desta quarta-feira 1º, foi

vista como o rompimento defini- tivo entre o prefeito Álvaro Dias (PSDB) e o presidente estadual do PDT e pré-candidato ao Sena- do Carlos Eduardo.

Em vídeo publicado nas redes

sociais, Andréa disse que não foi comunicada que seria dispensa- da do cargo. “Lamento profunda- mente a forma desrespeitosa co- mo tudo isso aconteceu, como foi conduzido”, afirmou.

__PÁG.3

Em um bom ritmo, os serviços já contemplaram a demolição do antigo Mercado Público e terraplanagem da rua Maruim, será o novo acesso para a praia

Senado

Nome do deputado federal para disputar o Senado no Rio Grande do Norte é bem-visto pelo diretório nacional do PSB, incluindo Geraldo Alckmin, vi- ce na chapa de Lula.

PSB nacional se reúne nesta quinta para debater Rafael

__PÁG.3

Epidemia

Boletim Epidemiológico das Arboviroses, divulgado pe- la Secretaria de Estado da Saú- de apresenta os dados atualiza- dos da dengue, chikungunya e zika no Rio Grande do Norte.

Casos prováveis de dengue no RN sobem para 17,8 mil

__PÁG.11

Eleições

Presidente estadual, Beto Rosado, diz que única certeza é que a sigla integrará a aliança de apoio a Rogério Marinho (PL) ao Senado Federal.

PP ainda não definiu nome que apoiará ao governo do RN

__PÁG. 7

Obras de Complexo da Redinha atinge 15% de execução

Região “estava merecendo um investimento dessa magnitude”, diz o prefeito Álvaro Dias

Últimas da Política Álvaro conversou com Rogério Marinho antes de exonerar Andréa

__PÁG.2

__PÁG.20 e 21

__PÁG.23

Editorial

Simone Silva

Pedro Neto

Respiradores: Governo do RN ainda tem explicações a dar

Moura Dubeux apresenta novo empreendimento

Alecrim apresenta projeto visando à disputa da 2ª Divisão

Decisão

Decisão é do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil no RN; mensagens sobre tráfico de drogas foram apreendidas.

OAB suspende advogada

acusada de levar bilhetes

__PÁG.13

__PÁG. 2

JOANA LIMA / PREFEITURA DO NATAL REPRODUÇÃO

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO

EMAIL:

ASSINATURA: COMERCIAL:

REDAÇÃO:

84 98117.1715 84 98140.9480 84 3027.1690 publica@agorarn.com.br 24

(2)

• Quinta-feira, 2 de junho de 2022

2 Política

Notas & Informes

Alex Viana Diretor-Presidente Edilson Viana Dir.Administrativo Lissandra Viana Dir. Financeira

Endereço: Rua dos Caicós, 2305-D Nossa Sra. de Nazaré, Natal/RN - CEP: 59060-700

Publicações: publica@agorarn.com.br | 84 98117-1718 Redação: 84 98117-1715

Portal: www.agorarn.com.br

Todas as informações contidas nos artigos publicados nesta edição são de inteira responsabilidade dos autores, não traduzindo, portanto, a opinião deste jornal. Sua publicação visa tão-somente a promover o debate e a re- fl exão sobre problemas dos mais variados segmentos da sociedade.

Editorial

Senhor de tudo

C

omo diz a frase célebre, o tempo é o senhor de tu- do. E foi só o tempo pas- sar para que ficasse nítido que, no caso do dinheiro perdido na compra frustrada de respi- radores durante a pandemia, o governo Fátima Bezerra (PT) ti- nha razão – ao menos em parte.

Obter o ressarcimento dos cofres públicos era obrigação do governo. Mas é inegável que, ao conseguir garantir na Justiça a devolução da maior parte (73%) dos recursos que foram desviados de sua finali- dade original, o governo con- quistou uma vitória política importante. E a sociedade, ao fim, será beneficiada com o re- torno do dinheiro.

É também uma resposta aos opositores, que aponta- vam que o governo nada fa- zia para recuperar os recursos.

A gestão estadual comprovou não só que agiu, mas também que a ação surtiu efeito prático.

A garantia da devolução dos recursos atinge frontal- mente, também, a narrativa de parte da oposição, que chegou a instalar uma CPI na Assem- bleia Legislativa – investiga- ção esta que, no âmago, tinha a questão dos respiradores co- mo foco principal.

Por outro lado, é preciso ter em mente que a investigação não para por aqui.

As falhas cometidas pelo go- verno do Estado na condução da compra precisam ser apu- radas, a fim de se identificar de quem partiu a autorização pa- ra transferir o recurso dos res- piradores sem a existência pré- via de contrato de rateio, ponto

indicado pelo deputado Kelps Lima como um dos mais pro- blemáticos da compra. A trans- ferência dos R$ 5 milhões para a empresa Hempcare, através do Consórcio Nordeste, ocorreu em condições muito estranhas.

Mesmo que o momento fos- se grave e delicado e a urgência por respiradores fosse muita, al- guns cuidados eram essenciais, principalmente porque o cená- rio era propício aos golpistas.

O caso está longe de termi- nar. Até porque ainda falta re- cuperar R$ 1,5 milhão só do Rio Grande do Norte, fora o preju- ízo dos demais estados. Falta o restante dos recursos e o prin- cipal: a devida investigação so- bre o que de fato ocorreu.

A sociedade deseja e preci- sa saber quem participou, e co- mo, desse processo. É preciso que os culpados pelo prejuízo causado aos cofres públicos – e à saúde de milhares de vítimas que precisavam dos respirado- res – sejam responsabilizados e punidos, tanto empresários que receberam o dinheiro e não en- tregaram os recursos e funcioná- rios públicos que tenham agido com imperícia ou imprudência.

Tudo, claro, com o devido processo legal e direito à am- pla defesa e contraditório, sem pré-julgamentos.

E o episódio gera também uma lição. Não só para Fáti- ma, que busca a reeleição, mas também para os adversários que buscam ocupar a cadeira da governadora. Fica o apren- dizado para a manutenção do zelo com a coisa pública, prin- cipalmente em momentos gra- ves e emergenciais.

O

Diário Oficial de ontem do Palácio Felipe Camarão veio com a exoneração da ex- -primeira-dama Andréa Ramalho, espo- sa do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), pré-candidato ao Senado. Andréa ocupava a Secretaria de Políticas para Mulheres e, na se- mana passada, teve agenda institucional com a governadora Fátima Bezerra (PT), acompanha- da da vice-prefeita de Natal, Aíla Cortez. Quem assumiu o posto foi Maria José (Zezinha), que era adjunta da Secretaria Municipal de Traba- lho e Assistência Social (Semtas).

O que ninguém divulgou foi uma conversa nesta terça-feira 31 do prefeito Álvaro Dias (PS- DB) com o ex-ministro Rogério Marinho (PL), no restaurante Gustto de Ponta Negra. No mes- mo Diário Oficial de ontem, o prefeito de Natal assinou a exoneração de José Vanildo, antigo in- dicado de Rogério para a Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Proje- tos Estruturantes (Seharpe).

Segundo ele, que também é presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, no- vos projetos da FNF e da CBF irão exigir mui- to do seu tempo e não seria possível conciliar as funções. A nova indicada é ligada ao prefei- to, Shirley de Menezes Bezerra Cavalcanti Lago, antiga adjunta da pasta.

Há uma esperança de Carlos Eduardo de

que seus indicados da Prefeitura do Natal sejam nomeados no Governo do Estado. Inclusive, o candidato ao Senado do PDT emplacou nome- ação de uma aliada no Governo Fátima. A en- fermeira Saudade Azevedo, que já foi sua secre- tária de Saúde em Natal e ocupou mesmo cargo com Rosalba Ciarlini (PP), em Mossoró, assu- miu a Chefia de Grupo Auxiliar, na II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP). Resta sa- ber se Álvaro fará exoneração só de Andréa Ra- malho ou se vai assinar os outros tantos cargos com DNA de Carlos Eduardo no Palácio Felipe Camarão.

Álvaro teve uma conversa com Rogério Marinho antes de exonerar esposa de Carlos Eduardo

PRESSÃO. Existe hoje uma for- te pressão dentro do rogerismo para que os cargos comissionados que ocupam cadeiras no Palácio Felipe Camarão e suas secretarias sejam desocupados. Essa turma faz campanha dentro da Prefeitu- ra do Natal para Carlos Eduardo (PDT) ser senador. Álvaro já dei- xou claro que seu candidato será Rogério Marinho (PL), mas e seus cargos comissionados?

DNA. Não só tinha Andrea Ra- malho da cota de Carlos Eduar- do na Prefeitura do Natal. O dire- tor geral do Procon/Natal, Jonny Costa, é hoje presidente do PDT de Natal e viajou a Brasília com Carlos Eduardo para participar de evento do partido. Também o assessor Jorge Cunha, fiel escu- deiro do ex-deputado Agnelo Al- ves, pai do ex-prefeito. Na Secre- taria da Cultura (Funcarte), Dá- cio Galvão faz campanha aberta- mente para o ex-prefeito.

CREDIBILIDADE? O instituto Brasmarket entrevistou 800 pes- soas de 88 cidades potiguares en- tre os dias 26 e 30 de maio, divul- gou que no Rio Grande do Norte.

O presidente Jair Bolsonaro lide- ra a corrida eleitoral, segundo o

levantamento espontâneo. Bol- sonaro tem 23,6% das intenções de voto contra 21,7% do ex-pre- sidente Lula. Já na estimulada, também em território potiguar Lula aparece em primeiro com 40% e Bolsonaro com 34%. Con- siderando a margem de erro de 3,5 pontos para mais ou para me- nos, os dois estão tecnicamente empatados. Por essa razão talvez seja que o Brasmarket seja o ins- tituto de maior confiabilidade da família Bolsonaro. O registro da pesquisa é o BR-09104/2022.

MENOS UM ALVES. O vereador Felipe Alves (União Brasil) desis- tiu de disputar mandato na As- sembleia Legislativa. O vereador, que é filho do presidente do Tri- bunal de Contas do Estado (TCE), Paulo Roberto Alves, emitiu nota comunicando a retirada da pré- -candidatura.

CORTE ELEITORAL. O Tribu- nal de Justiça do Rio Grande do Norte elegeu os desembargado- res Cornélio Alves e Expedito Fer- reira como dirigentes para o Tri- bunal Regional Eleitoral (TRE/

RN) para o biênio 2022-2024. Co- mo suplentes, respectivamente, foram eleitos os desembargado-

res Saraiva Sobrinho e Zeneide Bezerra. O término do biênio dos desembargadores Gilson Barbo- sa (presidente) e Cláudio Santos (vice-presidente e corregedor) no TRE acontece em 31 de agosto.

PIX. O Tribunal Superior Elei- toral decidiu ampliar o uso do Pix nas eleições de 2022, permitin- do que campanhas possam ar- recadar recursos pelo modelo de pagamento. Este será o primeiro pleito que contará com o Pix, lan- çado em outubro de 2020. No ano passado, o TSE permitiu o paga- mento de despesas eleitorais via Pix, desde que as chaves de trans- ferência sejam o CPF ou CNPJ.

Agora, a ampliação permitirá às campanhas políticas arrecadarem valores, via Pix, de pessoas físicas.

NORDESTE. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) trabalha pa- ra que o PSDB possa selar uma aliança ao Palácio do Planalto com o MDB da senadora Simone Tebet (MS) e não descarta ser vice na chapa. Na última sexta-feira, Tasso esteve com o governador Rodrigo Garcia no Palácio dos Bandeirantes. Tasso deixou claro no encontro que avalia que Tebet é a mais indicada para a vaga.

INSTAGRAM / REPRODUÇÃO

Quinta-feira, 2 de junho de 2022 •

3

Política

Candidatura de Rafael

Motta é discutida por Lula, Alckmin e Carlos Siqueira

No início desta semana, re- portagem publicada pelo AGORA RN adiantou que, mesmo sem contar com o apoio da governa- dora Fátima Bezerra (PT), o pre- sidente do PSB no Rio Grande do Norte, Rafael Motta, tem se mos- trado otimista e tem dado sinais que não desistirá da sua campa- nha eleitoral.

De acordo com Manassés Tor-

res Duarte, “o PSB vai deliberar a respeito (da candidatura de Rafa- el Motta), mas o clima no partido é de total otimismo, aqui no Rio Grande do Norte e junto à Exe- cutiva Nacional. Estamos muito confiantes no projeto do depu- tado Rafael Motta, para manter a defesa das pautas progressistas no Senado Federal”, garantiu.

Ele destacou que o Senado

Federal é um espaço estratégico e a esquerda não pode perdê-lo. O deputado Rafael Motta conta ho- je com quem mais interessa nes- se processo: a população, além de ser um nome alinhado com a chapa à Presidência da Repúbli- ca composta pelo pré-candida- to Lula e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin como o seu vice”, pontuou.

‘Clima é de total otimismo, no RN e na Executiva Nacional’, diz secretário

Rafael Motta tem deixado claro que não desistirá de pré-candidatura

ARQUIVO PESSOAL

Nome do deputado federal é bem- visto pelo diretório

nacional do PSB, incluindo Alckmin, vice na chapa de Lula

“O PSB vai deliberar a respeito, mas o clima no partido é de total otimismo, aqui no RN e junto à Executiva Nacional. Estamos muito confiantes no projeto do deputado Rafael Motta, para manter a defesa das pautas progressistas no Senado Federal”

Manassés Torres Secretário PSB-RN

“Rafael Motta conta hoje com quem mais interessa nesse processo: a população, além de ser um nome alinhado com a chapa à Presidência da República,

composta pelo pré- candidato por Lula e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin como seu vice”

Manassés Torres Secretário PSB-RN

“O

presidente estava em São Paulo, onde se reu- niu com Lula e Geraldo Alckmin”, informou o secretário de Articulação e Mobilização Po- lítica do PSB-RN, Manassés Tor- res Duarte, explicando que o pre- sidente nacional da legenda, Car- los Siqueira, desembarcou nesta quarta-feira 1º, em Brasília, após cumprir agenda em São Paulo com o pré-candidato à Presidên- cia da República Luiz Inácio Lula

da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). Uma das pautas tratadas durante a reunião entre os líderes políticos foi o desejo do PSB nacional em indicar o nome do deputado federal Rafael Motta para a corrida ao Senado Federal nas eleições de outubro.

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta quarta-feira 1ª, Manassés disse que possivel- mente nesta quinta-feira 2, o par- tido terá novidades, referindo- -se a uma provável reunião entre Rafael Motta, Carlos Siqueira e a Executiva Nacional do PSB, em Brasília, onde será discutido os próximos passos para a campa- nha de Rafael Motta como sena- dor da República.

Segundo o secretário de Arti-

culação e Mobilização Política do PSB-RN, o possível encontro está agendado para, “esta quinta-fei- ra às 9h30, esperamos nossa reu- nião com o presidente nacional do PSB”, explicou.

A informação sobre a reu- nião com Carlos Siqueira foi confirmada pelo deputado fe- deral e pré-candidato ao Sena- do, Rafael Motta, nesta quinta- -feira, ao AGORA RN, “vai sim, amigo”, garantiu.

A pré-candidatura de Rafael Motta ao Senado também está na agenda do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. De acor- do com apuração do AGORA RN, o ex-governador de São Paulo se reuniu com Rafael recentemente e entende que o PSB deve repetir,

no Rio Grande do Norte, a aliança majoritária que está fechada no plano nacional.

Carlos Siqueira tem deixado claro que deseja Rafael Motta na disputa pela vaga do Congresso Nacional com o apoio do PT no Rio Grande do Norte, contudo, a cúpula do PT estadual referen- dou, por meio de votação, reso- luções que validam que o líder potiguar do PDT e ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo é o candi- dato a senador na chapa majori- tária encabeçada por Fátima Be- zerra. Com a decisão, o PT tenta barrar o projeto do deputado fe- deral, que se lançou pré-candi- dato ao Senado pelo PSB e luta pelo apoio dos aliados petistas para o seu projeto ao Senado.

Trio esteve reunido nesta quarta-feira para discutir temas eleitorais, entre eles, o nome de Rafael ao Senado Federal

DIVULGAÇÃO

(3)

• Quinta-feira, 2 de junho de 2022

2 Política

Notas & Informes

Alex Viana Diretor-Presidente Edilson Viana Dir.Administrativo Lissandra Viana Dir. Financeira

Endereço: Rua dos Caicós, 2305-D Nossa Sra. de Nazaré, Natal/RN - CEP: 59060-700

Publicações: publica@agorarn.com.br | 84 98117-1718 Redação: 84 98117-1715

Portal: www.agorarn.com.br

Todas as informações contidas nos artigos publicados nesta edição são de inteira responsabilidade dos autores, não traduzindo, portanto, a opinião deste jornal. Sua publicação visa tão-somente a promover o debate e a re- fl exão sobre problemas dos mais variados segmentos da sociedade.

Editorial

Senhor de tudo

C

omo diz a frase célebre, o tempo é o senhor de tu- do. E foi só o tempo pas- sar para que ficasse nítido que, no caso do dinheiro perdido na compra frustrada de respi- radores durante a pandemia, o governo Fátima Bezerra (PT) ti- nha razão – ao menos em parte.

Obter o ressarcimento dos cofres públicos era obrigação do governo. Mas é inegável que, ao conseguir garantir na Justiça a devolução da maior parte (73%) dos recursos que foram desviados de sua finali- dade original, o governo con- quistou uma vitória política importante. E a sociedade, ao fim, será beneficiada com o re- torno do dinheiro.

É também uma resposta aos opositores, que aponta- vam que o governo nada fa- zia para recuperar os recursos.

A gestão estadual comprovou não só que agiu, mas também que a ação surtiu efeito prático.

A garantia da devolução dos recursos atinge frontal- mente, também, a narrativa de parte da oposição, que chegou a instalar uma CPI na Assem- bleia Legislativa – investiga- ção esta que, no âmago, tinha a questão dos respiradores co- mo foco principal.

Por outro lado, é preciso ter em mente que a investigação não para por aqui.

As falhas cometidas pelo go- verno do Estado na condução da compra precisam ser apu- radas, a fim de se identificar de quem partiu a autorização pa- ra transferir o recurso dos res- piradores sem a existência pré- via de contrato de rateio, ponto

indicado pelo deputado Kelps Lima como um dos mais pro- blemáticos da compra. A trans- ferência dos R$ 5 milhões para a empresa Hempcare, através do Consórcio Nordeste, ocorreu em condições muito estranhas.

Mesmo que o momento fos- se grave e delicado e a urgência por respiradores fosse muita, al- guns cuidados eram essenciais, principalmente porque o cená- rio era propício aos golpistas.

O caso está longe de termi- nar. Até porque ainda falta re- cuperar R$ 1,5 milhão só do Rio Grande do Norte, fora o preju- ízo dos demais estados. Falta o restante dos recursos e o prin- cipal: a devida investigação so- bre o que de fato ocorreu.

A sociedade deseja e preci- sa saber quem participou, e co- mo, desse processo. É preciso que os culpados pelo prejuízo causado aos cofres públicos – e à saúde de milhares de vítimas que precisavam dos respirado- res – sejam responsabilizados e punidos, tanto empresários que receberam o dinheiro e não en- tregaram os recursos e funcioná- rios públicos que tenham agido com imperícia ou imprudência.

Tudo, claro, com o devido processo legal e direito à am- pla defesa e contraditório, sem pré-julgamentos.

E o episódio gera também uma lição. Não só para Fáti- ma, que busca a reeleição, mas também para os adversários que buscam ocupar a cadeira da governadora. Fica o apren- dizado para a manutenção do zelo com a coisa pública, prin- cipalmente em momentos gra- ves e emergenciais.

O

Diário Oficial de ontem do Palácio Felipe Camarão veio com a exoneração da ex- -primeira-dama Andréa Ramalho, espo- sa do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), pré-candidato ao Senado. Andréa ocupava a Secretaria de Políticas para Mulheres e, na se- mana passada, teve agenda institucional com a governadora Fátima Bezerra (PT), acompanha- da da vice-prefeita de Natal, Aíla Cortez. Quem assumiu o posto foi Maria José (Zezinha), que era adjunta da Secretaria Municipal de Traba- lho e Assistência Social (Semtas).

O que ninguém divulgou foi uma conversa nesta terça-feira 31 do prefeito Álvaro Dias (PS- DB) com o ex-ministro Rogério Marinho (PL), no restaurante Gustto de Ponta Negra. No mes- mo Diário Oficial de ontem, o prefeito de Natal assinou a exoneração de José Vanildo, antigo in- dicado de Rogério para a Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Proje- tos Estruturantes (Seharpe).

Segundo ele, que também é presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, no- vos projetos da FNF e da CBF irão exigir mui- to do seu tempo e não seria possível conciliar as funções. A nova indicada é ligada ao prefei- to, Shirley de Menezes Bezerra Cavalcanti Lago, antiga adjunta da pasta.

Há uma esperança de Carlos Eduardo de

que seus indicados da Prefeitura do Natal sejam nomeados no Governo do Estado. Inclusive, o candidato ao Senado do PDT emplacou nome- ação de uma aliada no Governo Fátima. A en- fermeira Saudade Azevedo, que já foi sua secre- tária de Saúde em Natal e ocupou mesmo cargo com Rosalba Ciarlini (PP), em Mossoró, assu- miu a Chefia de Grupo Auxiliar, na II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP). Resta sa- ber se Álvaro fará exoneração só de Andréa Ra- malho ou se vai assinar os outros tantos cargos com DNA de Carlos Eduardo no Palácio Felipe Camarão.

Álvaro teve uma conversa com Rogério Marinho antes de exonerar esposa de Carlos Eduardo

PRESSÃO. Existe hoje uma for- te pressão dentro do rogerismo para que os cargos comissionados que ocupam cadeiras no Palácio Felipe Camarão e suas secretarias sejam desocupados. Essa turma faz campanha dentro da Prefeitu- ra do Natal para Carlos Eduardo (PDT) ser senador. Álvaro já dei- xou claro que seu candidato será Rogério Marinho (PL), mas e seus cargos comissionados?

DNA. Não só tinha Andrea Ra- malho da cota de Carlos Eduar- do na Prefeitura do Natal. O dire- tor geral do Procon/Natal, Jonny Costa, é hoje presidente do PDT de Natal e viajou a Brasília com Carlos Eduardo para participar de evento do partido. Também o assessor Jorge Cunha, fiel escu- deiro do ex-deputado Agnelo Al- ves, pai do ex-prefeito. Na Secre- taria da Cultura (Funcarte), Dá- cio Galvão faz campanha aberta- mente para o ex-prefeito.

CREDIBILIDADE? O instituto Brasmarket entrevistou 800 pes- soas de 88 cidades potiguares en- tre os dias 26 e 30 de maio, divul- gou que no Rio Grande do Norte.

O presidente Jair Bolsonaro lide- ra a corrida eleitoral, segundo o

levantamento espontâneo. Bol- sonaro tem 23,6% das intenções de voto contra 21,7% do ex-pre- sidente Lula. Já na estimulada, também em território potiguar Lula aparece em primeiro com 40% e Bolsonaro com 34%. Con- siderando a margem de erro de 3,5 pontos para mais ou para me- nos, os dois estão tecnicamente empatados. Por essa razão talvez seja que o Brasmarket seja o ins- tituto de maior confiabilidade da família Bolsonaro. O registro da pesquisa é o BR-09104/2022.

MENOS UM ALVES. O vereador Felipe Alves (União Brasil) desis- tiu de disputar mandato na As- sembleia Legislativa. O vereador, que é filho do presidente do Tri- bunal de Contas do Estado (TCE), Paulo Roberto Alves, emitiu nota comunicando a retirada da pré- -candidatura.

CORTE ELEITORAL. O Tribu- nal de Justiça do Rio Grande do Norte elegeu os desembargado- res Cornélio Alves e Expedito Fer- reira como dirigentes para o Tri- bunal Regional Eleitoral (TRE/

RN) para o biênio 2022-2024. Co- mo suplentes, respectivamente, foram eleitos os desembargado-

res Saraiva Sobrinho e Zeneide Bezerra. O término do biênio dos desembargadores Gilson Barbo- sa (presidente) e Cláudio Santos (vice-presidente e corregedor) no TRE acontece em 31 de agosto.

PIX. O Tribunal Superior Elei- toral decidiu ampliar o uso do Pix nas eleições de 2022, permitin- do que campanhas possam ar- recadar recursos pelo modelo de pagamento. Este será o primeiro pleito que contará com o Pix, lan- çado em outubro de 2020. No ano passado, o TSE permitiu o paga- mento de despesas eleitorais via Pix, desde que as chaves de trans- ferência sejam o CPF ou CNPJ.

Agora, a ampliação permitirá às campanhas políticas arrecadarem valores, via Pix, de pessoas físicas.

NORDESTE. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) trabalha pa- ra que o PSDB possa selar uma aliança ao Palácio do Planalto com o MDB da senadora Simone Tebet (MS) e não descarta ser vice na chapa. Na última sexta-feira, Tasso esteve com o governador Rodrigo Garcia no Palácio dos Bandeirantes. Tasso deixou claro no encontro que avalia que Tebet é a mais indicada para a vaga.

INSTAGRAM / REPRODUÇÃO

Quinta-feira, 2 de junho de 2022 •

3

Política

Candidatura de Rafael

Motta é discutida por Lula, Alckmin e Carlos Siqueira

No início desta semana, re- portagem publicada pelo AGORA RN adiantou que, mesmo sem contar com o apoio da governa- dora Fátima Bezerra (PT), o pre- sidente do PSB no Rio Grande do Norte, Rafael Motta, tem se mos- trado otimista e tem dado sinais que não desistirá da sua campa- nha eleitoral.

De acordo com Manassés Tor-

res Duarte, “o PSB vai deliberar a respeito (da candidatura de Rafa- el Motta), mas o clima no partido é de total otimismo, aqui no Rio Grande do Norte e junto à Exe- cutiva Nacional. Estamos muito confiantes no projeto do depu- tado Rafael Motta, para manter a defesa das pautas progressistas no Senado Federal”, garantiu.

Ele destacou que o Senado

Federal é um espaço estratégico e a esquerda não pode perdê-lo. O deputado Rafael Motta conta ho- je com quem mais interessa nes- se processo: a população, além de ser um nome alinhado com a chapa à Presidência da Repúbli- ca composta pelo pré-candida- to Lula e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin como o seu vice”, pontuou.

‘Clima é de total otimismo, no RN e na Executiva Nacional’, diz secretário

Rafael Motta tem deixado claro que não desistirá de pré-candidatura

ARQUIVO PESSOAL

Nome do deputado federal é bem- visto pelo diretório

nacional do PSB, incluindo Alckmin, vice na chapa de Lula

“O PSB vai deliberar a respeito, mas o clima no partido é de total otimismo, aqui no RN e junto à Executiva Nacional. Estamos muito confiantes no projeto do deputado Rafael Motta, para manter a defesa das pautas progressistas no Senado Federal”

Manassés Torres Secretário PSB-RN

“Rafael Motta conta hoje com quem mais interessa nesse processo: a população, além de ser um nome alinhado com a chapa à Presidência da República,

composta pelo pré- candidato por Lula e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin como seu vice”

Manassés Torres Secretário PSB-RN

“O

presidente estava em São Paulo, onde se reu- niu com Lula e Geraldo Alckmin”, informou o secretário de Articulação e Mobilização Po- lítica do PSB-RN, Manassés Tor- res Duarte, explicando que o pre- sidente nacional da legenda, Car- los Siqueira, desembarcou nesta quarta-feira 1º, em Brasília, após cumprir agenda em São Paulo com o pré-candidato à Presidên- cia da República Luiz Inácio Lula

da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). Uma das pautas tratadas durante a reunião entre os líderes políticos foi o desejo do PSB nacional em indicar o nome do deputado federal Rafael Motta para a corrida ao Senado Federal nas eleições de outubro.

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta quarta-feira 1ª, Manassés disse que possivel- mente nesta quinta-feira 2, o par- tido terá novidades, referindo- -se a uma provável reunião entre Rafael Motta, Carlos Siqueira e a Executiva Nacional do PSB, em Brasília, onde será discutido os próximos passos para a campa- nha de Rafael Motta como sena- dor da República.

Segundo o secretário de Arti-

culação e Mobilização Política do PSB-RN, o possível encontro está agendado para, “esta quinta-fei- ra às 9h30, esperamos nossa reu- nião com o presidente nacional do PSB”, explicou.

A informação sobre a reu- nião com Carlos Siqueira foi confirmada pelo deputado fe- deral e pré-candidato ao Sena- do, Rafael Motta, nesta quinta- -feira, ao AGORA RN, “vai sim, amigo”, garantiu.

A pré-candidatura de Rafael Motta ao Senado também está na agenda do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. De acor- do com apuração do AGORA RN, o ex-governador de São Paulo se reuniu com Rafael recentemente e entende que o PSB deve repetir,

no Rio Grande do Norte, a aliança majoritária que está fechada no plano nacional.

Carlos Siqueira tem deixado claro que deseja Rafael Motta na disputa pela vaga do Congresso Nacional com o apoio do PT no Rio Grande do Norte, contudo, a cúpula do PT estadual referen- dou, por meio de votação, reso- luções que validam que o líder potiguar do PDT e ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo é o candi- dato a senador na chapa majori- tária encabeçada por Fátima Be- zerra. Com a decisão, o PT tenta barrar o projeto do deputado fe- deral, que se lançou pré-candi- dato ao Senado pelo PSB e luta pelo apoio dos aliados petistas para o seu projeto ao Senado.

Trio esteve reunido nesta quarta-feira para discutir temas eleitorais, entre eles, o nome de Rafael ao Senado Federal

DIVULGAÇÃO

(4)

• Quinta-feira, 2 de junho de 2022

4 Geral

Desistência

Felipe Alves retira pré-candidatura a

deputado estadual: “Momento de recuar”

Felipe: “Apesar das boas perspectivas, na vida temos momentos de avançar e recuar”

Andréa: “Eu lamento profundamente a forma desrespeitosa como tudo isso aconteceu, como foi conduzido”

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

O

vereador de Natal Felipe Alves (União Brasil) deci- diu retirar sua pré-candi- datura à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira 1º, quando anun- ciou que não seria mais candida- to a deputado estadual nas elei- ções de outubro. Recém-filiado ao União Brasil, Felipe deixou o PDT em março passado, quan- do conseguiu na Justiça Eleitoral uma liminar que autorizou sua mudança de partido sem que fi- casse caracterizada a infidelidade partidária.

“Apesar das boas perspecti- vas, na vida temos momentos de avançar e recuar. Depois de mui- to refletir, conversar com família, amigos e correligionários resolvi adiar a minha pretensão de che- gar à Assembleia Legislativa, re- tirando, portanto, a minha atual pré-candidatura. Esse sonho que deixou de ser só meu, ganhou cor- po e apoio, apenas foi adiado”, dis- se, sem dizer se irá apoiar outro candidato a deputado estadual.

Felipe Alves explicou que não deixará de participar das eleições gerais deste ano, pois irá se dedi- car à eleição de seu tio, o pré-can- didato a deputado federal Gari- baldi Alves Filho (MDB), pai do pré-candidato a vice-governador

na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), o presidente esta- dual do MDB e deputado federal Walter Alves.

“É chegado o momento de unirmos forças em torno da can- didatura de Garibaldi Filho a de- putado federal. Tal propósito me- rece prioridade e dedicação. Não só da minha parte, mas também de todos que me acompanham.

Nessa breve caminhada de pré- -campanha, fui muito bem rece- bido por onde passei (em Natal e no interior) e por isso gostaria de agradecer por todo acolhimento e incentivo, das pessoas e do meu partido, União Brasil. Toda essa receptividade refletiu nas mais recentes pesquisas eleitorais, on- de meu nome apareceu bem co- tado”, afirmou.

E disse que sempre pau- tou sua vida pública com mui- ta transparência e sinceridade.

“Não à toa, fui eleito três vezes para vereador de Natal. Ao lon- go dos meus mandatos, procu- rei sempre trabalhar em busca do melhor para a população que re- presento”, falou. 

Alessandra Bernardo Repórter de Política Alessandra Bernardo Repórter de Política

‘Fui surpreendida’, diz Andréa, sobre exoneração da Secretaria da Mulher

Saída da esposa de Carlos Eduardo da Prefeitura Municipal é visto como rompimento definitivo entre pedetista e tucano

A

exoneração de Andréa Ra- malho Alves do cargo de se- cretária municipal de Polí- ticas Públicas para Mulheres, pu- blicada no Diário Oficial de Natal desta quarta-feira 1º, foi vista co- mo o rompimento definitivo entre o prefeito Álvaro Dias (PSDB) e o presidente estadual do PDT e pré- -candidato ao Senado Carlos Edu- ardo. No lugar de Andréa, esposa de Carlos Eduardo, assumiu a pas- ta Maria José Medeiros, que antes ocupava o posto de secretária ad- junta de Trabalho e Assistência So- cial (Semtas).

Em vídeo publicado nas redes sociais, Andréa disse que não foi comunicada que seria dispensa- da do cargo. “Hoje, eu fui surpre- endida com minha exoneração no Diário Oficial. Sequer houve um contato falando sobre o meu des- ligamento. Eu lamento profunda- mente a forma desrespeitosa co- mo tudo isso aconteceu, como foi conduzido”, afirmou.

Ela aproveitou e deu um recado indireto a Álvaro Dias. “Mas é as- sim, através de gestos, que as pes- soas se revelam e mostram quem são. Sempre pautamos nossa vida

pelo respeito, à mulher, aos seres humanos, ao profissional. Não é uma exoeneração que vai me pa- rar, me calar. Reafirmo meu com- promisso com a causa, com a luta.

Estamos firmes e juntas com sem- pre estivemos”.

A suspeita é que a exoneração teria sido decidida após o PT ter re- ferendado o nome de Carlos Edu- ardo ao Senado na chapa majoritá- ria da governadora Fátima Bezerra, desafeto político de Álvaro, no do- mingo 28. Andréa também visitou a gestora, junto com a vice-prefeita de Natal Aíla Cortez (PDT), na sex- ta-feira 26.

A exoneração da esposa de Car- los Eduardo não foi recebida como surpresa por muitos, já que o cli- ma entre o pré-candidato e Álvaro Dias não estava bem desde mea- dos de abril passado, quando este último declarou apoio ao ex-mi- nistro do Desenvolvimento Regio- nal Rogério Marinho, ao Senado.

A expectativa do pedetista era que Álvaro o apoiasse.

Na ocasião, Carlos Eduardo co- brou publicamente compromisso ao gestor da Capital e deixou su- bentendido que Álvaro não teria, por méritos próprios, chegado à Prefeitura de Natal e que só con- seguiu isso porque o pedetista re- nunciou ao cargo e o apoiou. Para

o pré-candidato, seria um gesto de gratidão que traria benefícios ao tucano.

“Se Álvaro Dias quiser me

apoiar, seria bom para ele, porque ele estará devolvendo a alguém que deu a ele três anos à frente de uma prefeitura de uma capital, que

ele jamais chegaria ali se eu não ti- vesse renunciado e entregue a ele a condição de ser prefeito de Natal”, afirmou. 

Quinta-feira, 2 de junho de 2022 •

5

Política

CEDIDA

Pré-candidatos devem fi car atentos aos prazos para

desincompatibilização

Afastamento pode ser temporário ou definitivo, a depender da função exercida e visa evitar o abuso do poder econômico ou político

F

altando exatamente qua- tro meses para as eleições gerais de outubro, quem tem interesse em disputar um cargo eletivo deve ficar atento a algumas regras e ao calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da Resolução nº 23.674/2021.

Os prazos para a desincompati- bilização eleitoral são contados com base no dia da eleição e va- riam de três a seis meses, depen- dendo da classe a que o agente público pertence. A pessoa que deseja concorrer deve estar de- sincompatibilizada oficialmente no tempo estabelecido, sob pe- na de ter o pedido de registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral.

O especialista em Direito Elei- toral, advogado Wlademir Capis- trano, explicou sobre os demais prazos para a desincompatibili- zação eleitoral. Esse afastamen- to, que pode ser temporário ou definitivo, a depender da função exercida, tem como objetivo evi- tar o abuso do poder econômico ou político nas eleições por meio do uso da estrutura e de recursos aos quais o servidor tem acesso.

“Caso o pré-candidato con- tinue exercendo a função que ocupa após o prazo definido pe- la legislação eleitoral, incorrerá na chamada incompatibilidade, que é uma das causas de inele- gibilidade previstas na Lei Com- plementar n° 64/1990, conheci- da como Lei de Inelegibilidade.

Os prazos de afastamento, que variam de três a seis meses, são calculados com base na data do primeiro turno das eleições”, ex- plicou o jurista.

De uma forma bem simples, o ato de desincompatibilizar nada mais é que se desligar da função que exerce para se tornar elegível.

Esse afastamento pode ser tem- porário ou definitivo, a depender do cargo exercido, e tem a finali- dade de evitar o abuso do poder econômico ou político nas elei- ções por meio do uso da estrutu- ra e de recursos (a chamada má- quina pública) que o servidor te- nha acesso.

Atento a esses detalhes im- portantes, o presidente agora li- cenciado do Sindicato dos Médi- Alessandra Bernardo

Repórter de Política

endedorismo no Estado.

PROPOSTAS. As propostas do pré-candidato a deputado es- tadual voltadas para a categoria médica envolvem a formação adequada, faculdades de qua- lidade, revalidação para os pro- fissionais formados no exterior, piso para os médicos, concurso público, condições de trabalho e remuneração adequada.

Para a saúde, a luta se reflete com intensidade na abertura de leitos hospitalares, cirurgias ele- tivas represadas que sejam solu- cionadas, ampliação do acesso à saúde, apoio ao piso nacional da enfermagem e melhorias sala- riais também de técnicos e auxi- liares e foco na população com a ampliação da assistência.

Ele disse que outro foco mui- to forte é no cooperativismo, on- de todos os profissionais da área de saúde participam ativamente, tanto de planos de saúde, coope- rativas de trabalho e de serviços, que dão um apoio muito gran- de às legislações, que defendem uma menor taxação e as favore- çam a participar das licitações, tendo em vista que não visam lucro, então, poderiam ter algu- mas qualificações que permitam a elas concorrerem com certa vantagem.

Geraldo Ferreira afirmou que as cooperativas têm atuação em vários setores da economia bra- sileira e, em todos os ramos, elas apoiam e financiam ações, criam e ampliam mercados, contri- buem para uma melhor distri- buição de renda, promovem o desenvolvimento econômico e a justiça social.

“E o empreendedorismo. Em todas essas áreas de saúde e rela- cionadas, todos os profissionais têm uma atividade empreende- dora através de clínicas, presta- doras de serviços e cooperativas muito intensas e estas precisam de financiamento, desburocrati- zação para que possam rapida- mente constituir essas empresas, para que possam prestar os servi- ços de saúde necessários à popu- lação”, explicou o pré-candidato.

E finalizou dizendo que, “cla- ro que a segurança, educação e outras áreas envolvem as nossas lutas, mas esses são os focos prin- cipais e de maior visibilidade des- sas pré-candidaturas que sairão da área médica”, explicou. cos do Rio Grande do Norte (Sin-

med/RN) Geraldo Ferreira, pré- -candidato a deputado estadual, fez a entrega simbólica do cargo ao seu vice-presidente Francisco das Chagas nesta quarta-feira 1º, na sede da entidade, na Cidade Alta. Ele explicou que sua candi- datura atende a uma reivindica- ção da classe médica potiguar, que deseja um representante da categoria na Assembleia Legis- lativa do Estado para apresentar pautas relacionadas à temática da Saúde.

“Nacionalmente, há uma ar- ticulação das entidades médicas para formar bancada na Câmara Federal e assembleias estaduais. A motivação é porque, mensal- mente, chegam à essas casas le- gislativas uma série de projetos que, de uma forma ou de outra, influenciam na atividade médi- ca, sejam abrindo vagas em me- dicina, criando novas vagas em faculdades, não cobrando hospi- tais que deveriam existir obriga- toriamente como requisito para abrir uma faculdade de medici- na, a questão dos planos de car- gos e carreiras, o piso nacional e o próprio ato médico, sistemati- camente questionado em várias direções com tentativas de inva- são por profissionais que não têm formação adequada para prestar

o serviço”, explicou.

O pré-candidato à Assem- bleia Legislativa disse que todas essas questões e projetos preci- sam ser analisados e debatidos com propriedade e diante disso, há a compreensão de que é pre- ciso uma bancada vinculada e nascida das instituições e entida- des médicas. E que há deputados médicos nas esferas estaduais e federal, mas, em muitos casos, são ligados a bases diversas que não as entidades médicas.

“No Rio Grande do Norte, es- tamos construindo um caminho com uma pré-candidatura única a deputado estadual, provavel- mente teremos uma federal, mas ainda não está decidido. Então, após um entendimento entre as entidades, associações, coopera- tivas, conselhos, sociedades de especialidades, clínicas e hos- pitais, todas unidas, compreen- deram que precisamos ter uma candidatura única para fazermos um deputado vinculado a estas instituições, com compromisso às lutas médicas, semelhante às demais categorias que também tem seus representantes”, disse Geraldo Ferreira.

Baseado nestes fatos e obede- cendo à legislação eleitoral, Ge- raldo se afastou da presidência do Sinmed nesta quarta-feira 1º,

um dia antes do prazo final para seu afastamento do cargo exerci- do, que é de três meses antes do primeiro turno, conforme a Re- solução nº 23.674/2021. Ele disse ainda que há possui uma série de propostas elaboradas, que foram levantadas juntamente à catego- ria no Rio Grande do Norte, em conversas, reuniões e debates, com foco na valorização e me- lhor remuneração dos médicos no Estado, condições de traba- lhos, saúde pública, benefícios às cooperativas e apoio, incentivo e desburocratização para o empre-

Geraldo Ferreira entrega presidência do Sinmed ao seu vice, Francisco das Chagas, que assumiu posto nesta quarta-feira 1ª

(5)

• Quinta-feira, 2 de junho de 2022

4 Geral

Desistência

Felipe Alves retira pré-candidatura a

deputado estadual: “Momento de recuar”

Felipe: “Apesar das boas perspectivas, na vida temos momentos de avançar e recuar”

Andréa: “Eu lamento profundamente a forma desrespeitosa como tudo isso aconteceu, como foi conduzido”

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

O

vereador de Natal Felipe Alves (União Brasil) deci- diu retirar sua pré-candi- datura à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira 1º, quando anun- ciou que não seria mais candida- to a deputado estadual nas elei- ções de outubro. Recém-filiado ao União Brasil, Felipe deixou o PDT em março passado, quan- do conseguiu na Justiça Eleitoral uma liminar que autorizou sua mudança de partido sem que fi- casse caracterizada a infidelidade partidária.

“Apesar das boas perspecti- vas, na vida temos momentos de avançar e recuar. Depois de mui- to refletir, conversar com família, amigos e correligionários resolvi adiar a minha pretensão de che- gar à Assembleia Legislativa, re- tirando, portanto, a minha atual pré-candidatura. Esse sonho que deixou de ser só meu, ganhou cor- po e apoio, apenas foi adiado”, dis- se, sem dizer se irá apoiar outro candidato a deputado estadual.

Felipe Alves explicou que não deixará de participar das eleições gerais deste ano, pois irá se dedi- car à eleição de seu tio, o pré-can- didato a deputado federal Gari- baldi Alves Filho (MDB), pai do pré-candidato a vice-governador

na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), o presidente esta- dual do MDB e deputado federal Walter Alves.

“É chegado o momento de unirmos forças em torno da can- didatura de Garibaldi Filho a de- putado federal. Tal propósito me- rece prioridade e dedicação. Não só da minha parte, mas também de todos que me acompanham.

Nessa breve caminhada de pré- -campanha, fui muito bem rece- bido por onde passei (em Natal e no interior) e por isso gostaria de agradecer por todo acolhimento e incentivo, das pessoas e do meu partido, União Brasil. Toda essa receptividade refletiu nas mais recentes pesquisas eleitorais, on- de meu nome apareceu bem co- tado”, afirmou.

E disse que sempre pau- tou sua vida pública com mui- ta transparência e sinceridade.

“Não à toa, fui eleito três vezes para vereador de Natal. Ao lon- go dos meus mandatos, procu- rei sempre trabalhar em busca do melhor para a população que re- presento”, falou. 

Alessandra Bernardo Repórter de Política Alessandra Bernardo Repórter de Política

‘Fui surpreendida’, diz Andréa, sobre exoneração da Secretaria da Mulher

Saída da esposa de Carlos Eduardo da Prefeitura Municipal é visto como rompimento definitivo entre pedetista e tucano

A

exoneração de Andréa Ra- malho Alves do cargo de se- cretária municipal de Polí- ticas Públicas para Mulheres, pu- blicada no Diário Oficial de Natal desta quarta-feira 1º, foi vista co- mo o rompimento definitivo entre o prefeito Álvaro Dias (PSDB) e o presidente estadual do PDT e pré- -candidato ao Senado Carlos Edu- ardo. No lugar de Andréa, esposa de Carlos Eduardo, assumiu a pas- ta Maria José Medeiros, que antes ocupava o posto de secretária ad- junta de Trabalho e Assistência So- cial (Semtas).

Em vídeo publicado nas redes sociais, Andréa disse que não foi comunicada que seria dispensa- da do cargo. “Hoje, eu fui surpre- endida com minha exoneração no Diário Oficial. Sequer houve um contato falando sobre o meu des- ligamento. Eu lamento profunda- mente a forma desrespeitosa co- mo tudo isso aconteceu, como foi conduzido”, afirmou.

Ela aproveitou e deu um recado indireto a Álvaro Dias. “Mas é as- sim, através de gestos, que as pes- soas se revelam e mostram quem são. Sempre pautamos nossa vida

pelo respeito, à mulher, aos seres humanos, ao profissional. Não é uma exoeneração que vai me pa- rar, me calar. Reafirmo meu com- promisso com a causa, com a luta.

Estamos firmes e juntas com sem- pre estivemos”.

A suspeita é que a exoneração teria sido decidida após o PT ter re- ferendado o nome de Carlos Edu- ardo ao Senado na chapa majoritá- ria da governadora Fátima Bezerra, desafeto político de Álvaro, no do- mingo 28. Andréa também visitou a gestora, junto com a vice-prefeita de Natal Aíla Cortez (PDT), na sex- ta-feira 26.

A exoneração da esposa de Car- los Eduardo não foi recebida como surpresa por muitos, já que o cli- ma entre o pré-candidato e Álvaro Dias não estava bem desde mea- dos de abril passado, quando este último declarou apoio ao ex-mi- nistro do Desenvolvimento Regio- nal Rogério Marinho, ao Senado.

A expectativa do pedetista era que Álvaro o apoiasse.

Na ocasião, Carlos Eduardo co- brou publicamente compromisso ao gestor da Capital e deixou su- bentendido que Álvaro não teria, por méritos próprios, chegado à Prefeitura de Natal e que só con- seguiu isso porque o pedetista re- nunciou ao cargo e o apoiou. Para

o pré-candidato, seria um gesto de gratidão que traria benefícios ao tucano.

“Se Álvaro Dias quiser me

apoiar, seria bom para ele, porque ele estará devolvendo a alguém que deu a ele três anos à frente de uma prefeitura de uma capital, que

ele jamais chegaria ali se eu não ti- vesse renunciado e entregue a ele a condição de ser prefeito de Natal”, afirmou. 

Quinta-feira, 2 de junho de 2022 •

5

Política

CEDIDA

Pré-candidatos devem fi car atentos aos prazos para

desincompatibilização

Afastamento pode ser temporário ou definitivo, a depender da função exercida e visa evitar o abuso do poder econômico ou político

F

altando exatamente qua- tro meses para as eleições gerais de outubro, quem tem interesse em disputar um cargo eletivo deve ficar atento a algumas regras e ao calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da Resolução nº 23.674/2021.

Os prazos para a desincompati- bilização eleitoral são contados com base no dia da eleição e va- riam de três a seis meses, depen- dendo da classe a que o agente público pertence. A pessoa que deseja concorrer deve estar de- sincompatibilizada oficialmente no tempo estabelecido, sob pe- na de ter o pedido de registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral.

O especialista em Direito Elei- toral, advogado Wlademir Capis- trano, explicou sobre os demais prazos para a desincompatibili- zação eleitoral. Esse afastamen- to, que pode ser temporário ou definitivo, a depender da função exercida, tem como objetivo evi- tar o abuso do poder econômico ou político nas eleições por meio do uso da estrutura e de recursos aos quais o servidor tem acesso.

“Caso o pré-candidato con- tinue exercendo a função que ocupa após o prazo definido pe- la legislação eleitoral, incorrerá na chamada incompatibilidade, que é uma das causas de inele- gibilidade previstas na Lei Com- plementar n° 64/1990, conheci- da como Lei de Inelegibilidade.

Os prazos de afastamento, que variam de três a seis meses, são calculados com base na data do primeiro turno das eleições”, ex- plicou o jurista.

De uma forma bem simples, o ato de desincompatibilizar nada mais é que se desligar da função que exerce para se tornar elegível.

Esse afastamento pode ser tem- porário ou definitivo, a depender do cargo exercido, e tem a finali- dade de evitar o abuso do poder econômico ou político nas elei- ções por meio do uso da estrutu- ra e de recursos (a chamada má- quina pública) que o servidor te- nha acesso.

Atento a esses detalhes im- portantes, o presidente agora li- cenciado do Sindicato dos Médi- Alessandra Bernardo

Repórter de Política

endedorismo no Estado.

PROPOSTAS. As propostas do pré-candidato a deputado es- tadual voltadas para a categoria médica envolvem a formação adequada, faculdades de qua- lidade, revalidação para os pro- fissionais formados no exterior, piso para os médicos, concurso público, condições de trabalho e remuneração adequada.

Para a saúde, a luta se reflete com intensidade na abertura de leitos hospitalares, cirurgias ele- tivas represadas que sejam solu- cionadas, ampliação do acesso à saúde, apoio ao piso nacional da enfermagem e melhorias sala- riais também de técnicos e auxi- liares e foco na população com a ampliação da assistência.

Ele disse que outro foco mui- to forte é no cooperativismo, on- de todos os profissionais da área de saúde participam ativamente, tanto de planos de saúde, coope- rativas de trabalho e de serviços, que dão um apoio muito gran- de às legislações, que defendem uma menor taxação e as favore- çam a participar das licitações, tendo em vista que não visam lucro, então, poderiam ter algu- mas qualificações que permitam a elas concorrerem com certa vantagem.

Geraldo Ferreira afirmou que as cooperativas têm atuação em vários setores da economia bra- sileira e, em todos os ramos, elas apoiam e financiam ações, criam e ampliam mercados, contri- buem para uma melhor distri- buição de renda, promovem o desenvolvimento econômico e a justiça social.

“E o empreendedorismo. Em todas essas áreas de saúde e rela- cionadas, todos os profissionais têm uma atividade empreende- dora através de clínicas, presta- doras de serviços e cooperativas muito intensas e estas precisam de financiamento, desburocrati- zação para que possam rapida- mente constituir essas empresas, para que possam prestar os servi- ços de saúde necessários à popu- lação”, explicou o pré-candidato.

E finalizou dizendo que, “cla- ro que a segurança, educação e outras áreas envolvem as nossas lutas, mas esses são os focos prin- cipais e de maior visibilidade des- sas pré-candidaturas que sairão da área médica”, explicou.

cos do Rio Grande do Norte (Sin- med/RN) Geraldo Ferreira, pré- -candidato a deputado estadual, fez a entrega simbólica do cargo ao seu vice-presidente Francisco das Chagas nesta quarta-feira 1º, na sede da entidade, na Cidade Alta. Ele explicou que sua candi- datura atende a uma reivindica- ção da classe médica potiguar, que deseja um representante da categoria na Assembleia Legis- lativa do Estado para apresentar pautas relacionadas à temática da Saúde.

“Nacionalmente, há uma ar- ticulação das entidades médicas para formar bancada na Câmara Federal e assembleias estaduais.

A motivação é porque, mensal- mente, chegam à essas casas le- gislativas uma série de projetos que, de uma forma ou de outra, influenciam na atividade médi- ca, sejam abrindo vagas em me- dicina, criando novas vagas em faculdades, não cobrando hospi- tais que deveriam existir obriga- toriamente como requisito para abrir uma faculdade de medici- na, a questão dos planos de car- gos e carreiras, o piso nacional e o próprio ato médico, sistemati- camente questionado em várias direções com tentativas de inva- são por profissionais que não têm formação adequada para prestar

o serviço”, explicou.

O pré-candidato à Assem- bleia Legislativa disse que todas essas questões e projetos preci- sam ser analisados e debatidos com propriedade e diante disso, há a compreensão de que é pre- ciso uma bancada vinculada e nascida das instituições e entida- des médicas. E que há deputados médicos nas esferas estaduais e federal, mas, em muitos casos, são ligados a bases diversas que não as entidades médicas.

“No Rio Grande do Norte, es- tamos construindo um caminho com uma pré-candidatura única a deputado estadual, provavel- mente teremos uma federal, mas ainda não está decidido. Então, após um entendimento entre as entidades, associações, coopera- tivas, conselhos, sociedades de especialidades, clínicas e hos- pitais, todas unidas, compreen- deram que precisamos ter uma candidatura única para fazermos um deputado vinculado a estas instituições, com compromisso às lutas médicas, semelhante às demais categorias que também tem seus representantes”, disse Geraldo Ferreira.

Baseado nestes fatos e obede- cendo à legislação eleitoral, Ge- raldo se afastou da presidência do Sinmed nesta quarta-feira 1º,

um dia antes do prazo final para seu afastamento do cargo exerci- do, que é de três meses antes do primeiro turno, conforme a Re- solução nº 23.674/2021. Ele disse ainda que há possui uma série de propostas elaboradas, que foram levantadas juntamente à catego- ria no Rio Grande do Norte, em conversas, reuniões e debates, com foco na valorização e me- lhor remuneração dos médicos no Estado, condições de traba- lhos, saúde pública, benefícios às cooperativas e apoio, incentivo e desburocratização para o empre-

Geraldo Ferreira entrega presidência do Sinmed ao seu vice, Francisco das Chagas, que assumiu posto nesta quarta-feira 1ª

(6)

• Quinta-feira, 2 de junho de 2022

6 Plural

Artigo Direto da Redação

Preservemos a fl oresta

N

o próximo dia 05 de ju- nho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, levando-nos a refle- tir que a convivência do ser hu- mano com a natureza deve ser a mais harmônica possível. O exemplo maior vem dos nossos ancestrais indígenas que sem- pre cultivaram a terra e explo- raram o meio ambiente de for- ma sustentável, a partir da sua cultura, o fazendo até hoje, na- quelas comunidades em que não tiveram contato com o ho- mem civilizado. Claro está que qualquer intervenção huma- na que possa trazer interações no meio ambien-

te deve ser prece- dida de estudos de impacto am- biental, de modo que seja a menos traumática possí- vel e os danos se porventura exis- tentes devem ser minorados ou re- parados satisfato- riamente. Nosso país possui, his- toricamente, uma imagem negativa no exterior, quan-

to a cuidar do meio ambiente e do seu povo, de forma corre- ta e consentânea com os prin- cípios norteadores de uma boa política ambiental e dignidade da pessoa humana, porém, de forma correta o constituinte in- seriu na nossa Carta Magna de 1988 que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamen- te equilibrado, bem de uso co- mum do povo e essencial à sa- dia qualidade de vida, impon- do-se ao Poder Público e à co- letividade o dever de defendê- -lo e preservá-lo para as presen- tes e futuras gerações. Precisa- mos urgentemente de políticas públicas que não somente se preocupem em preservar nos- sa flora e fauna, mas, sobretu-

do se voltem para cuidar da es- pécie humana, salvando os fi- lhotes do homem, da fome, da miséria e do analfabetismo, que campeiam por este vasto país continental.

Me parece razoável a pre- ocupação de muitos países quanto à preservação da nos- sa Floresta Amazônica, mesmo que muitos deles não fizeram seu dever de casa nesse parti- cular, cuidando-se inclusive da instituição de um fundo am- biental mundial destinado para esse fim. O que é inadmissível é que governos que se sucedem no nosso país, na gestão da po-

lítica ambien- tal amazôni- ca, não tenham obtido sucesso nessa questão.

Apesar do or- denamento ju- rídico brasilei- ro ter estabele- cido que a Flo- resta Amazôni- ca brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Ma- to-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que as- segurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. La- mentamos o que hoje se com- prova, com auxílios de satélites, é o aumento substancial, ano após ano, da devastação am- biental desse patrimônio na- cional, seja através dos desma- tamentos, queimadas intencio- nais ou não, da grilagem de ter- ras, da mineração em reservas indígenas, do cultivo de mo- noculturas e criação de ani- mais em áreas de preservação ambiental, destruindo o maior ecossistema do mundo de for- ma irrecuperável.

Anísio Marinho Neto é professor e procurador de Justiça.

ANÍSIO MARINHO NETO

anisiomarinho@hotmail.com

E

m reunião na tarde desta quarta-feira 1º, líde- res do PSDB decidiram apoiar a candidatu- ra de Simone Tebet à Presidência. A condição imposta ao MDB é conceder aos tucanos as cabeças de chapa em três eleições estaduais: MG, RS e PE.

Estavam presentes no encontro o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e quadros como Eduardo Leite, ex-governador do RS, os senadores Tasso Jereissati e Izalci Lucas, além dos deputados federais Paulo Abi-Ackel e Aécio Neves – candidato à Presidência pelo partido em 2014.

Ao término do encontro, Araújo ligou para Ba- leia Rossi, presidente do MDB, na frente de todos.

Ele se disse “cobrado” internamente a tomar uma decisão e informou a condição para apoiar a sena- dora. Deu a Baleia prazo de resposta até quarta-feira da próxima semana, dia 8, e, um dia depois, o PSDB informa oficialmente sua posição na disputa presi- dencial.

Cresce a possibilidade de Tasso Jereissati, que não queria ser candidato “plano B” à Presidência, sair como vice de Tebet. Isso caso o MDB aceite ce- der os três colégios eleitorais considerados caros aos tucanos e onde há conflitos pelas pré-candidaturas.

Minas surgiu como conciliador, pois tucanos graúdos batiam na tecla de candidatura própria e só

toparam ceder a Tebet caso o MDB se alie a eles no estado. A intenção é lançar o deputado federal Mar- cus Pestana ao governo com apoio do MDB, que pretendia apoiar Carlos Viana, hoje no PL de Jair Bolsonaro, e depois cogitou investir na campanha do ex-prefeito Paulo Piau, de Uberaba.

No Rio Grande do Sul, o até então presidenciável Eduardo Leite deve tentar a reeleição, mas tem co- mo concorrente pelo MDB o deputado estadual Ga- briel Souza, de quem os tucanos almejam o apoio.

Já em Pernambuco a intenção é lançar Raquel Lyra como candidata pelo PSDB contra o deputado federal Danilo Cabral, que pretende concorrer pelo PSB e, neste momento, o MDB cogita se aliar.

As condições do PSDB

RESPIRADORES. A oposição agora tenta emplacar a narrati- va de que o governo Fátima Be- zerra (PT) só agiu para buscar o dinheiro dos respiradores após a CPI na Assembleia Legislativa.

Não é verdade. A ação do Consór- cio Nordeste – com subscrição do governo do Rio Grande do Norte –, contra as empresas que recebe- ram o dinheiro e não entregaram os equipamentos, foi protocola- da em 30 de abril de 2020.

ASPAS. “Enquanto deputados estavam com o celular na mão e a fake news no coração, a gover- nadora trabalhava junto com sua equipe, a Procuradoria-Geral do Estado, para reaver esse dinhei- ro. E veio a prova final. Não é fake news. Não tem como dizer que foi dinheiro de Bolsonaro. O di- nheiro não foi só bloqueado. Já

estão em conta judicial os R$ 3,6 milhões”. Da deputada estadual Isolda Dantas (PT), sobre a recu- peração do dinheiro dos respira- dores.

CHAPA. O deputado estadu- al José Dias (PSDB) já definiu apoios para todos os cargos em disputa na próxima eleição. Além dele próprio para deputado esta- dual, o tucano vai de Robinson Faria (PL) para deputado federal, Rogério Marinho (PL) para sena- dor, Fábio Dantas (Solidariedade) para governador e Jair Bolsonaro (PL) para presidente.

CONTA DE LUZ. O Senado aprovou ontem um projeto pa- ra usar o valor de tributos reco- lhidos a mais pelas distribuido- ras para abater na conta de luz.

O texto prevê que a Agência Na-

cional de Energia Elétrica (Ane- el) implemente a destinação dos créditos de PIS/Cofins que as em- presas cobraram a mais de seus usuários, na forma de redução de tarifas. O texto agora segue para a Câmara.

COMBUSTÍVEIS. A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 1°, uma medida provisória (MP) que autoriza a venda direta de eta- nol de produtores, incluindo co- operativas, para postos de gaso- lina. O texto enviado pelo gover- no não foi alterado e foi aprovado por 353 votos favoráveis e 2 vo- tos contrários. Agora, segue para o Senado. “Ações efetivas devem ser tomadas por esta Casa e, em momento oportuno, a população sentirá os efeitos de nossa atua- ção”, afirmou o deputado Vini- cius Carvalho (Republicanos-SP).

AGÊNCIA SENADO

PT / REPRODUÇÃO

AFAGO. Um dia depois de afirmar que o “PSDB acabou”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que o país era feliz na época em que o PT e o partido rival polarizaram a política brasileira. A declaração da véspera foi avaliada como um ato equivocado num momento em que os petistas tentam atrair o apoio de tucanos históricos.

“Lamentamos o que hoje se comprova, com auxílios de satélites, é o aumento substancial, ano após ano, da devastação ambiental”

Quinta-feira, 2 de junho de 2022 •

7

Política

O deputado federal Beto Rosa- do esclareceu a polêmica em torno do repasse de R$ 1,5 milhão para a construção de um mirante turístico vizinho ao terreno onde Rogério Ma- rinho construirá um condomínio privado em Monte das Gameleiras.

“Tenho uma aliança políti- ca com o prefeito que foi onde

eu destinei os recursos, inclusive, na campanha passada, tive mais de 50% dos votos desse eleitora- do, onde eu estava concorrendo em uma campanha proporcional. Veja como foi forte a presença de Beto Rosado e o entendimento do povo de Monte das Gamelei- ras que nós trabalhamos em prol

do município. É um pedido anti- go, feito em conjunto com a igreja católica e o prefeito, houve a soli- citação do prefeito e houve o aten- dimento por minha parte”, disse.

“Os recursos vão de R$1,5 mi- lhão, lá é uma cidade que tem um potencial e já se trabalha forte- mente o turismo na região e isso

mostra como tudo leva ao enten- dimento que essa emenda foi to- talmente concebida com o inte- resse da população. Agora, existe sim vários políticos que têm ca- sas, terrenos nas localidades do santuário onde será feito o com- plexo turístico, houve essa infor- mação que um deputado federal

do PT jogou em uma audiência na Câmara Federal entendendo que o ministro (Rogério Mari- nho) tinha esse terreno próximo, porém, o ministro não sabia que essa obra iria ser realizada lá, mas isso foi uma parceria de Beto com o prefeito da cidade de Monte das Gameleiras”, pontuou.

Deputado explica caso do mirante de Monte das Gameleiras

Beto Rosado diz que PP não definiu nome que apoiará ao governo do RN

“Fábio Dantas é uma pessoa boa, mas as ações do Solidariedade não convergem com ações dos progressistas, na verdade, diverge na maioria das vezes, de modo que pretendo ficar neutro e concentrar meu esforço em nossa nominata”

“Não definimos se haverá um candidato

único para uma majoritária de governo do Estado ou ao Senado Federal. Eu, particularmente, tenho um projeto de apoiar Rogério Marinho, não tenho um projeto para governo”.

Beto Rosado

Presidente do PP no RN

Beto Rosado

Presidente do PP no RN

Presidente estadual diz que única certeza é que sigla integrará a aliança de apoio a Rogério Marinho ao Senado

Beto Rosado reconhece que é preciso que haja uma renovação na bancada federal que represen- ta o Estado. “A renovação sempre é boa, todos os anos existe um al- to potencial de renovação e isso é natural, visto que o eleitor gosta de sentir novos candidatos, no- vos políticos, mas também o elei-

tor confia naqueles que tem um trabalho e um resultado a par- tir deste trabalho nos cargos que estão ocupando, então acredito que é natural sempre haver uma renovação, mas é bom existir ob- viamente aqueles que vão dar continuidade ao seu trabalho”, afirmou.

E disse que a bancada fede- ral do RN tem trabalhado para o desenvolvimento do Estado, com importantes avanços co- mo a Reta Tabajara, que já tem trechos liberados com duplica- ção. “Nossa bancada aportou recursos para a Barragem de Oi- ticica, que já não está concluída

porque tem que deslocar umas casas que ainda estão na área de abrangência onde a barra- gem vai passar”, disse o deputa- do federal, completando que a expectativa é que o Estado con- tinue com políticos que o repre- sentem nas mais diversas áreas e em sua pluralidade total.

Deputado defende renovação da bancada federal

“N

ão definimos se have- rá um candidato úni- co para uma majori- tária de governo do Estado ou ao Senado Federal. Eu, particular- mente, tenho projeto de apoiar Rogério Marinho, não tenho um projeto para governo”, declarou o presidente do Partido Progres- sistas (PP) no Estado, deputado federal Beto Rosado, ao afirmar que a legenda ainda não decidiu quem apoiará ao governo esta- dual em outubro. O parlamentar disse que a única certeza é que ele integrará a aliança de apoio ao pré-candidato Rogério Mari- nho (PL) na corrida pelo Senado.

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta quarta-feira 1ª, Beto afirmou que, nacional-

mente, o PP apoiará a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas, no âmbito estadual, não fe- chou questão em torno do nome para o governo do RN. “Conver- saremos com o grupo e analisa- remos para ver se existe interesse em fechar em torno de algum no- me”, explicou.

Embora faça parte da oposi- ção ao governo Fátima Bezerra (PT), a legenda comandada por Beto Rosado tem dificuldades para caminhar junto com o pré- -candidato a governador Fábio Dantas (SD). “Fábio é uma pes- soa boa, mas as ações do Soli- dariedade não convergem com ações dos progressistas. Na ver- dade, diverge na maioria das ve- zes, de modo que pretendo ficar neutro e concentrar meu esforço em nossa nominata, nosso proje- to de candidatura proporcional para deputado federal”.

E disse que, se o grupo tiver interesse neste projeto, é possí- vel, mas acha que não. “Eu já de- monstrei que não há interesse dos progressistas potiguares em uma composição com o Solida- riedade e acho difícil haver con- vergência para isso. Conversarei com eles, para saber se há um interesse, mas, acredito que há uma tendência natural (do gru- po) em apoiar o bolsonarismo e os adeptos do governo federal. Então, vamos conversar e, no

“Ela não tem nenhuma obra, se limitou a isso e se ela tiver (obra) que ela cite, sou de Mossoró e a maior obra do governo do Estado em Mossoró é o Hospital da Mu- lher que foi uma ação do governo de Rosalba”, afirmou.

Adenilson Costa Repórter de Política

tempo correto, tomamos essas decisões”, explicou.

Beto Rosado descartou que, embora tenha apoiado Carlos Eduardo Alves (PDT) nas eleições passadas, inclusive indicando o seu vice, neste momento, não há a mínima possibilidade do PP apoiar o projeto de reeleição da governadora Fátima Bezerra. “Fi- zemos oposição ao atual gover- no do RN. O governo petista tem

deixado muito a desejar, porque o Estado precisa de investimen- tos e ações concretas para o de- senvolvimento. Mas o governo se limitada a fazer pagamento da fo- lha de funcionários público, que é o básico para qualquer gestor”

O parlamentar citou ainda que Fátima tem inaugurado obras que foram deixadas, através do Ban- co Mundial, pela gestão da então governadora Rosalba Ciarlini (PP). Beto: “Eu, particularmente, tenho projeto de apoiar Rogério Marinho”

JOSÉ ALDENIR / AGORA RN

Referências

Documentos relacionados

Salgado Filho, 1555 Natal/RN CGC nº 08.334.385/0001- 35, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

Salgado Filho, 1555 Natal/RN CGC nº 08.334.385/0001- 35, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

A firma José Sinésio Dantas – CPF 222.144.704-25, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA,

GRASTAL - GRANJA SANTA TEREZINHA LTDA, CNPJ 03.568.925/0001-21, torna público que recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA

NILTON LIMA BARACHO, CPF: 302.949.404-72, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, o pedido

CORTEZ ENGENHARIA LTDA., CNPJ: 10.505.311/0001-66, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA

POSTO SERTANEJO EIRELI, inscrito no CNPJ: 10.595.050/0001-12, torna público que está requerendo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

BRANDÃO SINTÉTICOS LTDA-ME, CNPJ sob o nº.: 12.659.486/0001-53, torna público que recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte –