• Nenhum resultado encontrado

Questão 31. Questão 33. Questão 32. ver comentário. alternativa A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 31. Questão 33. Questão 32. ver comentário. alternativa A"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Atualmente, na obtenção de energia, o Brasil, pelo menos no caso do petróleo, não pode ser encarado como um país de sorte, pois, além de as reservas desse recurso serem relativa-mente escassas em seu território, elas se loca-lizam em áreas de dispendiosa operacionali-dade.

Geografia – Módulo 5 – Médice e Almeida A leitura do texto permite concluir que: a) as maiores reservas brasileiras de petróleo se concentram na plataforma continental, o que determina que a sua exploração seja bas-tante onerosa.

b) a produção de petróleo em terra, no territó-rio brasileiro, demanda uma tecnologia que o país ainda não conseguiu desenvolver. c) apesar da escassez das reservas petrolífe-ras, o país consegue a sua auto-suficiência através da Braspetro, subsidiária da Petro-brás, que atua em várias partes do mundo. d) as recentes descobertas de grandes jazi-das, na Amazônia e no Pantanal, encarecem o produto final, em virtude da grande distân-cia com os mercados consumidores.

e) a concorrência na produção com as grandes petrolíferas (As Sete Irmãs) e com a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Pe-tróleo) inibe a auto-suficiência.

alternativa A

A maior ocorrência das bacias petrolíferas na pla-taforma continental encarece a exploração desse recurso, pois ela exige um maior investimento e desenvolvimento tecnológicos.

Seguindo uma tendência mundial, vem ocor-rendo uma descentralização industrial na região metropolitana de São Paulo para o in-terior do estado ou até mesmo para outras regiões do país. Esse fato se justifica

EXCETO:

b) pelos congestionamentos de tráfegos. c) pela degradação ambiental que repelem in-vestimentos industriais.

d) pela falta de espaço e de mão-de-obra, já que a região se encontra saturada.

e) pela guerra fiscal travada entre os estados, isentando significativamente a carga tributá-ria das indústtributá-rias.

ver comentário

A degradação ambiental não é um fator direta-mente responsável pela inibição dos investimen-tos industriais na Grande São Paulo, como tam-bém não ocorrem nela a falta de espaço nem de mão-de-obra. Portanto, são possíveis as alternati-vas C e D.

Fonte: IBGE

Questão 32

(2)

As alterações na composição etária da popu-lação brasileira, como se verifica nas pirâmi-des acima, são devidas:

a) à diminuição da densidade demográfica e ao aumento da população absoluta.

b) ao aumento da expectativa de vida e à di-minuição da taxa de natalidade.

c) à diminuição da expectativa de vida e à es-tabilidade da taxa de natalidade.

d) ao aumento da expectativa de vida e da taxa de natalidade.

e) ao aumento da população relativa e à dimi-nuição da população absoluta.

alternativa B

O aumento percentual da população adulta e ido-sa é resultado da diminuição da taxa de natalida-de e aumento da expectativa natalida-de vida.

REGIÃO SISTEMA OU

TÉCNICA AGRÍCOLA

Israel Instalação de colônias agrárias – KIBUTZ Califórnia Culturas irrigadas –

“dry farming” Sul e SE da Ásia Agricultura de jardinagem Centro-Oeste

do Brasil Calagem do solo A tabela acima permite afirmar que:

a) o papel dos fatores naturais, como elemen-tos hostis ou adversos sobre as sociedades humanas, não tem um caráter de permanên-cia.

b) a adversidade dos fatores naturais não in-fluencia a ocupação econômica do espaço. c) a humanidade não consegue transpor as hostilidades impostas pelos fatores naturais. d) a mecanização é fundamental para o de-senvolvimento agropecuário, portanto a pro-dução não depende dos fatores naturais. e) as regiões que mais produzem alimentos não necessitam de investimentos tecnológicos para contornar as adversidades naturais.

alternativa A

Os sistemas ou técnicas agrícolas indicados são exemplos de formas de ocupação e valorização de terras, levando-se em conta limitações de or-dem climática, topográfica e pedológica.

Essa corrente marítima quente atua no litoral ocidental e setentrional da Europa, ameni-zando as amplitudes térmicas da fachada Atlântica do continente e provocando altos ín-dices pluviométricos. Sua ação também evita o congelamento das águas oceânicas na costa norueguesa. Trata-se da corrente: a) de Humboldt. c) Gulf Stream. e) da Groenlândia. b) do Labrador. d) Norte-Pacífica. alternativa C

Gulf Stream (a corrente do golfo) é o exemplo mais conhecido de uma corrente marítima de águas quentes, por ser originada em área de bai-xa latitude.

A República Popular da China, a partir da década de 80 do século passado, coloca em prática o “socialismo de mercado”, ou um país com dois sistemas, isto é, o Estado permanece como centralizador do poder e a economia abre-se ao capital internacional.

Como conseqüência dessa abertura econômi-ca, podemos destacar:

a) a reafirmação do papel econômico das co-munas populares no meio rural, onde o Esta-do determina o que deve ser produziEsta-do para atender a demanda do mercado.

b) o superávit comercial de bilhões de dóla-res, melhorando significativamente a quali-dade de vida de seus 1,3 bilhão de habitan-tes.

c) a concessão ao capital estrangeiro de quase total liberdade de atuação em várias provín-cias litorâneas, denominadas ZEEs (Zonas Econômicas Especiais).

Questão 34

Questão 35

(3)

d) a valorização crescente da mão-de-obra ur-bana e rural e do mercado consumidor inter-no, que tem levado o país à minimização das desigualdades sociais.

e) a introdução das tecnologias importadas que reduziram significativamente a implan-tação de pequenas empresas e de empresas mistas em seu território.

alternativa C

As chamadas Zonas Econômicas Especiais cons-tituem-se nas áreas de grande crescimento indus-trial e urbano mais recentes, responsáveis pela diversificação industrial e pela produção da maior parte dos produtos exportados pelo país.

As áreas destacadas no mapa com os núme-ros 1, 2, 3 e 4 identificam locais estratégicos de grande importância geopolítica, que nor-malmente incitam problemas diplomáticos, gerando focos de tensões e correspondem, res-pectivamente, ao:

a) Canal da Mancha, Istmo de Suez, Estreito de Gibraltar e aos Estreitos de Bósforo e Dar-danelos.

b) Estreito de Gibraltar, Estreito de Behring, aos Estreitos de Bósforo e Dardanelos e ao Istmo de Suez.

c) Estreito de Gibraltar, Canal da Mancha, aos Estreitos de Bósforo e Dardanelos e ao Istmo de Suez.

d) Estreito de Behring, Estreito de Gibraltar, Canal da Mancha e ao Istmo de Suez.

e) Estreito de Behring, Canal de Beagle, Estreito de Gibraltar e aos Estreitos de Bós-foro e Dardanelos.

alternativa C

As regiões assinaladas no mapa com os números de 1 a 4 são, respectivamente: estreito de Gibral-tar, canal da Mancha, estreitos de Bósforo e Dar-danelos e canal (ou istmo) de Suez.

Resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) aumenta a área de prote-ção em regiões montanhosas, o que reduz pas-tos e lavouras nas áreas assinaladas no mapa.

Folha de São Paulo/Agrofolha – 06.08.2002 Assinale a alternativa que contenha a corres-pondência correta entre a área afetada e o tipo de produção.

a) Serras Gaúchas – Trigo e Arroz

b) Região da Represa de Três Marias – Algo-dão e Cana-de-Açúcar

c) Fronteira entre ES/MG – Café e Reflores-tamento

d) Vale do Paraíba – Cana-de-Açúcar e Bana-na

e) Todas as áreas – Fruticultura e Soja

alternativa C

As áreas fronteiriças entre os estados do Espírito Santo e de Minas Gerais são caracterizadas eco-nomicamente pelos seguintes destaques: produ-ção de café, na porprodu-ção mais setentrional, e silvi-cultura (reflorestamento) para a produção de pa-pel e celulose, na porção mais meridional.

Questão 37

(4)

Considere as afirmações:

I – Uso de técnicas de cultivo com proteção dos solos e da lavoura.

II – Utilização de pesquisas agronômicas, com o objetivo de aperfeiçoamento genético das espécies.

III – Adoção em pequena escala de cooperati-vas agrícolas.

IV – Apresentação de uma rede de transpor-tes estruturada, permitindo rápido acesso en-tre as áreas de produção e de consumo. V – Uso intensivo de adubos, fertilizantes or-gânicos e defensivos agrícolas naturais. São características da agricultura de caráter intensivo:

a) apenas I, II e IV. b) apenas II e V. c) apenas I, III e V. d) apenas III e V. e) apenas I, II, III e IV.

ver comentário

Por definição, agricultura intensiva não implica necessariamente em nenhuma das afirmações. É possível encontrar, em determinados casos espe-cíficos, o que se afirma em I, II, IV e V. Existem exemplos que podem ilustrar tal fato: a agricultura de jardinagem no Sudeste Asiático (no primeiro caso) e, em contraposição, a fruticultura irrigada na Califórnia (no segundo), admitindo-se, portan-to, neste caso, as alternativas A e B.

Os processos exógenos são movidos pelo calor solar que atua na superfície da crosta conti-nental através da atmosfera. Esses processos agem sobre o arranjo escultural das rochas e são responsáveis pela esculturação do relevo.

Geografia do Brasil – Jurandyr Ross A partir do texto, podemos identificar como processos exógenos:

a) as transgressões e regressões marítimas. b) a ação do vulcanismo.

c) a ação ao tectonismo.

d) os processos de intemperismo. e) grandes atividades sísmicas.

alternativa D

As alternativas A, B e C correspondem a fatores ligados aos processos endógenos geológicos e a alternativa E corresponde a um efeito dos movi-mentos tectônicos.

A estabilidade geológica do território brasi-leiro, que se manifesta pela ausência, no presente, de grandes terremotos ou ativida-de vulcânica, se ativida-deve:

a) ao fato de suas terras estarem localizadas fora das faixas orogênicas de contato entre placas tectônicas.

b) ao fato de que o território tem a formação de sua estrutura geológica na Era Cenozóica. c) à pequena incidência das glaciações qua-ternárias no hemisfério sul.

d) ao fato de a placa sul-americana não estar flutuando sobre a astenosfera.

e) a não ocorrência de movimentos epirogené-ticos na placa sul-americana.

alternativa A

O Brasil encontra-se na área central da placa sul-americana, estando, assim, distante das zo-nas de contato, onde ocorrem os principais efei-tos dos movimenefei-tos tectônicos.

A instalação do projeto Albrás, próximo a Be-lém do Pará, e do projeto Alumar, em São Luís do Maranhão, teve grandes investimen-tos estrangeiros, seguindo uma tendência mundial de descentralização industrial. Os interesses do capital estrangeiro no projeto explica-se:

I – pela proximidade das jazidas de bauxita na região de Oriximiná, barateando o custo de transportes.

II – pelo abastecimento de energia elétrica, pela usina de Tucuruí, fundamental para a produção do alumínio.

III – pelos subsídios nas tarifas de eletricida-de, garantindo menores custos na produção. IV – pela construção da malha rodoviária que escoa a produção até o Porto de Itaqui, em São Luís do Maranhão.

Questão 39

Questão 40

Questão 41

(5)

São corretas: a) apenas I e II. b) apenas I e III. c) apenas II e IV. d) apenas II. e) apenas I, II, e III.

alternativa E

O porto de Itaqui está relacionado à in-fra-estrutura do Projeto Carajás.

Cada vez mais fica difícil determinar a estru-tura da População Economicamente Ativa de um país, porque:

a) muitos trabalhadores se dedicam à econo-mia informal.

b) a maioria dos trabalhadores são utilizados no processo de terceirização da economia. c) a economia urbano-industrial emprega apenas a população qualificada.

d) a crescente globalização da economia mun-dial dificulta a geração de empregos.

e) a utilização crescente de máquinas e robôs libera grande quantidade de mão-de-obra.

alternativa A

O aumento da população relacionada à economia informal dificulta o controle estatístico da popula-ção economicamente ativa por parte dos órgãos públicos.

Considere as afirmações sobre as conseqüên-cias ecológicas da devastação da Floresta Amazônica.

I – Perda da biodiversidade e extinção de es-pécies animais e vegetais.

II – Aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera em decorrência das queimadas.

III – Expulsão de indígenas, posseiros e gri-leiros.

IV – Empobrecimento dos solos pela exposi-ção direta à erosão pluvial.

São verdadeiras:

a) apenas I e II. b) apenas I e IV. c) apenas I, II e IV. d) apenas II e III. e) I, II, III e IV.

alternativa C

Expulsão de indígenas, posseiros e grileiros ca-racteriza um problema socioeconômico na Ama-zônia e não ecológico.

A Hidrovia Tietê/Paraná – Paraguai prevê uma via navegável de mais de 3.500 km de extensão, com início no Rio Paraguai, em Por-to Cáceres, e término no Estuário Platino. Para viabilizá-la será necessária a construção de barragens, eclusas, canais e outros recur-sos da engenharia hidráulica.

Assinale a alternativa que destaca um impac-to ambiental indireimpac-to da implantação desse projeto.

a) Alteração do regime hídrico.

b) Maior povoamento ao longo do traçado da hidrovia.

c) Perda da biodiversidade local, regional e mundial.

d) Diminuição da pesca.

e) Alterações nos padrões das cadeias alimen-tares.

alternativa B

O possível adensamento populacional ao longo do traçado da hidrovia pode determinar proble-mas diretos ao meio ambiente, causados pela ocupação urbana e econômica.

Questão 43

Questão 45

Referências

Documentos relacionados

em que cada quadrado era uma tecla. Aper- tou duas delas, voltando a respirar bem. Esse componente do ar precisa ser transformado em compostos. Isso ocorre, na atmosfera, durante

As Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores: 2002; 2015 e 2019 Diniz-Pereira (2016) afirma que, em resposta à nova regulamentação da LDBEN, que delegou às

No segundo caso, a frase quer dizer que o que se refere ao Homem não diz respeito apenas aos ou- tros, mas também a ele, como elemento do gêne- ro humano.. Portanto, nos dois casos,

ECOSSIS- TEMA MANGUE- ZAIS LAGOS CERRA- DO CAATIN- GA 1 Raízes pro- fundas; Espinhos Pneuma- tóforos Espinhos; Caules tortuosos Pneumató- foros 2 Raízes-es- cora; Glândulas de

c) Só que esses grandes pensadores seriam os primeiros a dizer que esqueçamos tudo o que escreveram, se estivessem vivos / ...alguém pede que paramos de discutir... d) Só que

a) quando aumenta o buraco na camada de ozônio, aumenta também a tendência de aquecimento global por causa do efeito estu- fa, pois os gases que comprometem a camada de ozônio

a) Os termos a São Paulo, à noite, tanto lá como aqui, para casa, de táxi, até Copacaba- na, lá em cima, além das nuvens, são adjun- tos adverbiais de circunstância

Com os iraquianos no poder, com o espectro das eleições livres, com as Nações Unidas a dirigirem-se para o Iraque para ajudar o desenvolvimento do processo e com o