• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 11, DE 12/06/2019 PROCESSO SELETIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PESQUISA CLÍNICA APLICADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 11, DE 12/06/2019 PROCESSO SELETIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PESQUISA CLÍNICA APLICADA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 11, DE 12/06/2019

PROCESSO SELETIVO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PESQUISA CLÍNICA

APLICADA

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio de sua Diretoria de Responsabilidade Social, em parceria com Ministério da Saúde (MS), estabelecida por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), torna público e comunica a abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos interessados a ingressar no Curso de Especialização Lato Sensu em Pesquisa Clínica Aplicada que será realizado pela Faculdade de Educação em Ciência da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), conforme disposto neste Edital.

O Curso de Especialização Lato Sensu em Pesquisa Clínica Aplicada faz parte de uma das iniciativas do Projeto de Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica, a ser desenvolvido no triênio 2018-2020 no âmbito do PROADI-SUS, cuja aprovação fora publicada em 29 de maio de 2018, no Diário Oficial da União, Edição 102, Seção 3, página 84. Entre as iniciativas do projeto, está prevista a oferta do Curso de Especialização Lato Sensu em Pesquisa Clínica Aplicada com o objetivo de formar especialistas em pesquisa clínica para condução de estudos e gerenciamento de projetos e/ou de centros de pesquisa.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Curso Edição

Curso de Especialização Lato Sensu em Pesquisa Clínica Aplicada 2019/2ª ed.

I.

Objetivo

Formar especialistas em Pesquisa Clínica para condução de estudos e gerenciamento de projetos e/ou de centros de pesquisa.

II.

Modalidade

(2)

III.

Conteúdo Programático

IV.

Duração e Carga Horária

O curso ocorrerá no período de 23/08/2019 a 24/10/2020 e terá duração total de 360 horas, com até 20% das aulas oferecidas a distância. O curso será realizado na cidade de São Paulo (SP), nas dependências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) ou outros locais previamente informados, os encontros ocorrerão uma vez por mês (sexta-feira e sábado) no horário das 8:00 às 19:30 (às sextas-feiras) e das 8:00 às 17:30 (aos sabádos). O curso também prevê duas semanas de imersão (segunda a sábado das 8:00 às 17:30) previstas para os meses de novembro de 2019 e junho de 2020, cujas datas serão definidas e informadas posteriormente.

V.

Público-Alvo

O curso é destinado aos profissionais que atuam em centros de pesquisa clínica nas suas diferentes funções: farmacêuticos, coordenadores de centro de pesquisa, investigadores, subinvestigadores, enfermeiros, monitores de centro, coordenadores de estudo e demais profissionais que possuam interface com a área de Pesquisa Clínica.

VI.

Número de Vagas

Serão oferecidas 40 vagas. Caso haja desistência por parte de um canditado aprovado até o dia 26/07/2019, a vaga será oferecida aos candidatos em lista de espera, de acordo com a ordem de classificação. Para garantir a distribuição homogênea das vagas para as Instituições interessadas, serão disponibilizadas no máximo 02 vagas por CNPJ cadastrado na ficha de inscrição, de acordo com a ordem de classificação dos candidatos.

Histórico da Pesquisa Clínica e legislações atuais Itens essenciais em epidemiologia clínica

Revisão sistemática e metanálise Desenvolvimento e inovação

Farmacoeconomia

Tópicos Estatísticos em Pesquisa Clínica I: testes de hipótese, ANOVA, MANOVA, regressão logística, cálculo de amostra, entre outros Tópicos Estatísticos em Pesquisa Clínica II: análise de sobrevida, Cox

regression, análise fatorial, análise de cluster Gestão de Centro de Pesquisa Clínica

Ferramentas em Gestão de Projetos Gerenciamento de projetos de Pesquisa Clínica

Lean Six-Sigma

Farmacovigilância e legislações correlatas

Cenários práticos em pesquisa: particularidades dos estudos clínicos Auditorias e inspeções em Pesquisa Clínica

Visita técnica a centros de pesquisa Elaboração de Projeto Aplicado

(3)

VII. Inscrições

As inscrições ocorrerão no período de 12/06/2019 a 28/06/2019, mediante preenchimento da Ficha de Incrição Eletrônica localizada no Espaço de Divulgação do Curso: clique aqui. O horário limite para submissão da inscrição será até às 23:59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, da data limite acima descrita, não sendo aceitas propostas submetidas após este horário. A inscrição somente será homologada após a confirmação do aluno por e-mail. Ao finalizar a inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação, o qual deverá ser respondido dentro de 24 horas. O candidato deve ter cuidado para procurar o e-mail também na sua caixa de spam.

Investimento: O curso é inteiramente financiado pelo PROADI-SUS. O candidato firma o compromisso com todas as atividades propostas, incluindo a frequência, caso selecionado. As despesas com transporte e hospedagem serão custeadas pelo curso, seguindo os critérios de economicidade e uso racional, em conformidade com o Art. 19 da Portaria nº 3.362, de 8 de dezembro de 2017 (Anexo XCIII da Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017). Dessa forma, os alunos selecionados receberão passagens de ida e volta e será provida estadia em hotel (quartos duplos), sendo os demais custos de responsabilidade exclusiva dos alunos. Outros detalhes sobre a política de viagens podem ser consultados no Anexo 1, deste edital.

1 O candidato selecionado deverá enviar um e-mail para cursopesquisaclinica@haoc.com.br, declarando o

interesse na vaga até o dia 26/07/2019. Os candidatos que não declararem o interesse até o dia 26/07/2019 terão as vagas transferidas para os demais candidados classificados respeitando o critérios de distribuição de vagas conforme descrito no item VI.

Calendário do Edital

Período de inscrição 12/06/2019 a 28/06/2019

Processo de análise 01/07/2019 a 22/07/2019

Divulgação do resultado preliminar (1º chamada) 23/07/2019

Confirmação de interesse na vaga1 23/07/2019 a 26/07/2019 Período de interposição de recurso 24/07/2019 a 28/07/2019

Resultado dos recursos interpostos 02/08/2019

Divulgação do resultado final (2ª chamada) 03/08/2019

(4)

VIII.

Documentos obrigatórios para a inscrição

a) Documento de identidade e CPF. Serão aceitos documentos de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Conselho Profissional. Todos os documentos devem ser anexos com a frente e o verso.

b) Diploma de Graduação, frente e verso;

c) Documento comprobatório de vínculo institucional2 (declaração institucional firmada por representante administrativo, carteira de trabalho e previdência social – CTPS, contrato de trabalho ou prestação de serviço vigente, firmado com a instituição, entre outros documentos que comprovem o devido vínculo do candidado com a instituição);

d) Carta de Referência e Anuência3

e) Currículo Lattes atualizado nos últimos três meses (contados a partir da data de publicação deste edital).

Todos os documentos devem ser digitalizados e inseridos no sistema, no ato da inscrição. ATENÇÃO: Documentos ilegíveis, corrompidos, desatualizados ou diferentes dos solicitados desclassificarão o candidato(a).

2Documento comprobatório de vínculo institucional é obrigatório para celetistas e concursados e deverá ser

emitido pelo departamento de Recursos Humanos, redigido em papel timbrado da Instituição, datado e assinado, bem como deve deixar clara a natureza do vínculo profissional (celetistas ou concursados). Profissionais não celetistas ou não concursados deverão anexar o contrato de trabalho ou termo de outorga de bolsa vigente assinado.

Caso o candidato tenha mais de um vínculo (de acordo com o Currículo Lattes), as declarações de todos os vínculos deverão ser anexadas na ficha de inscrição, em único arquivo.

3 A Carta de Referência e Anuência é obrigatória para os profissionais com ou sem vínculo empregatício

(celetistas, concursados, bolsistas ou consultores) e deverá ser escrita em papel timbrado da Instituição, estar datada (posterior à divulgação deste edital), assinada e carimbada pelo gestor do centro de pesquisa (caso trabalhe em centro de pesquisa), pelo seu orientador (no caso de bolsista), ou pela chefia imediata (caso trabalhe em outro setor). A carta deve fornecer obrigatoriamente as seguintes informações: nome da instituição, setor de atuação, tempo de trabalho em pesquisa clínica (se aplicável), função e atividades desempenhadas.

O gestor deverá ainda justificar a razão pela qual recomenda a candidatura do participante bem como autorizar a participação do candidato, conforme carga horária definida no item IV deste edital, em encontros mensais

que ocorrerão na cidade de São Paulo (SP), além de duas semanas de imersão (com aulas de segunda a sábado, em dois períodos durante o curso).

Caso tenha mais de um vínculo (de acordo com o Currículo Lattes), as declarações de referência e anuência dos gestores deverão ser anexadas na ficha de inscrição, em único arquivo.

(5)

IX.

Processo de Análise

Terminado o período de inscrição, a seleção será realizada por uma comissão de seleção nomeada pelo HAOC e acontecerá em duas etapas.

Primeira etapa: verificação da documentação e da ficha de inscrição. Esse processo será realizado por duas pessoas para que haja uma dupla checagem. Em casos de dúvida a coordenação da comissão de seleção será acionada. Serão desclassificados nessa primeira etapa os candidatos que:

a) Submeterem documentos ilegívies, corrompidos, desatualizados, diferentes dos solicitados ou documentação incompleta.

b) Preecherem a ficha de inscrição de forma incorreta.

Segunda etapa: pontuação dos candidatos conforme critérios estabelecidos por este edital (Item X. Critérios do Processo de Análise). Os candidatos que passarem na primeira etapa de seleção terão os dados exportados para o sistema de gerenciamento de dados: Ragic®. A atribuição de pontos objetivos e subjetivos será realizada por dois avaliadores, membros da comissão de análise. Em caso de pontuação divergente entre os dois avaliadores, um terceiro avaliador será convocado para o consenso da nota atribuída. A nota final do candidato será a média das notas atribuídas pelos dois avaliadores.

X.

Critérios do Processo de Análise

CLASSIFICAÇÃO: (máximo 100 pontos, dos quais 80 pontos são de critérios objetivos e 20 pontos de critérios relacionados às questões dissertativas a serem preenchidas na Ficha de Inscrição).

ATENÇÃO: O candidato receberá uma única pontuação por cada critério objetivo de classificação e os pontos não serão acumulativos dentro de um mesmo critério.

4 O nome da Instiuição deverá ser escrito por extenso nos campos de preenchimento aberto na ficha de inscrição.

Deverá constar o nome da Instituição conforme o respectivo CNPJ e não o nome do setor onde o candidato realiza suas atividades.

5 Centros de pesquisa pertencente à RNPC de acordo com Portaria nº 794, de 13 de abril de 2011, disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0794_13_04_2011.html

6 Instituições que fazem parte da Rede EBSERH, disponível em:

https://www.ebserh.gov.br/hospitais-universitarios-federais/rede-ebserh

CRITÉRIOS OBJETIVOS

PONTUAÇÃO

AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ATUAÇÃO4 MÁXIMO 30 PONTOS

Instituições pertencentes à Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC)5 30 pontos Hospitais ligados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)6;

Hospitais e Santas Casas; Ministério da Saúde (MS); Ministério da Ciência,

Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs); Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

(6)

7 Nos termos da tabela de natureza jurídica de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, disponível

em: https://concla.ibge.gov.br/estrutura/natjur-estrutura/natureza-juridica-2018

8Os candidatos devem ser graduados há pelo menos três anos a contar da data de publicação deste Edital.

9 Comprovação de atuação em pesquisa clínica por meio da carta de referência e anuência do gestor.

10Será considerada a pontuação para este item apenas se na carta de referência e anuência do gestor da instituição

de vínculo (que deve ser elaborada conforme item VIII deste edital) constar as datas de início e fim para as atividades em pesquisa clínica supramencionadas.

Outros hospitais universitários públicos; Ministério da Saúde (MS), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs); Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep); a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

20 pontos

Outras entidades da administração pública7 15 pontos

Outras entidades sem fins lucrativos7 10 pontos

Outras entidades empresariais7 0 pontos

GRADUAÇÃO8 MÁXIMO 5 PONTOS

Graduação na área da saúde 5 pontos

Graduação em outra área 0 pontos

ATUAÇÃO PROFISSIONAL9 MÁXIMO 20 PONTOS

Atuação na área de pesquisa clínica com vínculo direto a um centro de pesquisa

clínica 20 pontos

Atuação na área de pesquisa clínica, sem vínculo direto a um centro de pesquisa

clínica 15 pontos

Atuação na área da saúde não relacionada à pesquisa clínica 5 pontos

Atuação em outras áreas 0 pontos

TEMPO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL EM PESQUISA CLÍNICA10 MÁXIMO 10 PONTOS Será atribuído 1 ponto para cada ano completo de experiência atuando na área de

pesquisa clínica 1 ponto por ano

UNIDADE FEDERATIVA DE VÍNCULO INSTITUCIONAL ATUAL MÁXIMO 15 PONTOS

Instituição de vínculo localizada nas regiões norte e nordeste 15 pontos Instituição de vínculo localizada na região centro-oeste 10 pontos Instituição de vínculo localizada nas regiões sul e sudeste 5 pontos

(7)

CRITÉRIOS SUBJETIVOS:

Questões Dissertativas (máximo 20 pontos)

Na Ficha de Inscrição Eletrônica haverá um campo específico com as seguintes questões dissertativas:

1) Por que você se julga um(a) candidato(a) ideal para esse curso?

2) Relacione a sua formação prévia, seus interesses acadêmicos e profissionais com os objetivos do curso.

3) Explique de que forma o aprendizado do curso poderá contribuir para sua prática profissional.

4) Descreva como o seu aprendizado no curso poderá contribuir com o desenvolvimento/melhoria do SUS.

ATENÇÃO: o limite é de 500 caracteres para cada resposta

Serão considerados os seguintes critérios para a avaliação subjetiva das questões dissertativas:

Importante: a pontuação final das questões dissertativas será a média das notas oriundas de dois avaliadores com experiência na área.

Critérios de Desclassificação

Currículo Lattes desatualizado.

❖ Preenchimento incompleto dos dados cadastrais na Ficha de Inscrição.

❖ Documentos ilegíveis, corrompidos, desatualizados ou diferentes dos solicitados.

Não confirmação de recebimento de e-mail emitido pelo HAOC após o preenchimento e envio da Ficha de Inscrição pelo candidato.

❖ Graduados há menos de três anos (a contar da data do edital).

❖ Não ter concluído qualquer um dos cursos oferecidos pelo HAOC no âmbito do PROADI nos últimos 12 meses.

Critérios Subjetivos

Pontuação máxima

de 20 pontos

Coesão e coerência das respostas 3 pontos

Habilidade argumentativa sobre o potencial para aplicar o conhecimento adquirido na sua prática profissional

4 pontos Habilidade argumentativa sobre a sua visão de como o curso poderá contribuir

para o desenvolvimento do SUS

6 pontos Habilidade argumentativa sobre a experiência na área de pesquisa clínica 7 pontos

(8)

Critérios de Desempate11

Serão seguidos os seguintes critérios, nesta ordem:

1- Atuar em centros de pesquisa clínica pertecentes à RNPC.

2- Atuar na área de pesquisa clínica, com vínculo direto ao centro de pesquisa clínica não pertencentes à RNPC.

3- Tempo de experiência profissional em pesquisa clínica.

4- Estar vinculado a instituição localizada nas regiões Norte e Nordeste.

5- Ter certificado de conclusão do Curso de Capacitação/Intermediário em Pesquisa Clínica oferecido pelo HAOC no âmbito do PROADI-SUS.

XI.

Divulgação do resultado preliminar

O resultado preliminar será divulgado no dia 23/07/2019, por ordem de classificação, no sítio eletrônico https://proadi.eadhaoc.org.br/course/view.php?id=281&section=10

O candidato selecionado deverá enviar um e-mail para cursopesquisaclinica@haoc.com.br, declarando o interesse na vaga até o dia 26/07/2019, indicando no campo “Assunto” do e-mail: CONFIRMAÇÃO DE VAGA EPC, Edital 11 de 12/06/2019” e indicando no “Corpo” do e-mail o nome completo, CPF e a manifestação de interesse na vaga.

Os candidatos que não manifestarem o interesse até o dia 26/07/2019 terão as vagas transferidas para os demais candidados classificados, respeitando a ordem de classificação e os critérios de distribuição de vagas conforme descrito no item VI. Serão disponibilizadas, no máximo 02 vagas por CNPJ cadastrado na ficha de inscrição, de acordo com a ordem de classificação dos candidatos.

11 ATENÇÃO: Caso sejam classificados mais de dois candidatos da mesma intituição, com a mesma pontuação, serão adotados os critérios de desempate listados acima. Os candidatos excedentes desta mesma instituição serão colocados em lista de espera conforme a pontuação recebida, respeitando o limite de no má. no máximo 02 vagas por CNPJ cadastrado na ficha de inscrição, de acordo com a ordem de classificação dos candidatos.

(9)

XII. Do Recurso Administrativo

O candidato poderá interpor recurso administrativo em face do resultado preliminar da seleção no prazo de 5 (cinco) dias corridos a partir da publicação do resultado preliminar no sítio eletrônico

https://proadi.eadhaoc.org.br/course/view.php?id=281&section=10 e da disponibilização dos pareceres

via correio eletrônico constante na inscrição.

O recurso deverá ser encaminhado (indicando no campo “Assunto” do e-mail: RECURSO - Edital nº 11/2019) exclusivamente para o correio eletrônico cursopesquisaclinica@haoc.com.br e seu recebimento será confirmado por resposta automática pela coordenação do curso em até 48 (quarenta e oito) horas após o seu envio.

• O recurso enviado fora do respectivo prazo não será aceito.

• Não será aceito recurso interposto por outro meio que não seja o especificado neste Edital. • Os recursos interpostos serão analisados e decididos pela Comissão de Seleção.

O candidato receberá um e-mail informando sobre a decisão tomada acerca de seu recurso até o dia 02/08/2019.

• Serão admitidos recursos, devidamente fundamentados, com clareza, concisão e objetividade, quanto ao indeferimento da inscrição, informando as razões pelas quais discorda do resultado, com indicativo dos itens do Edital ou da legislação que entenda que não tenham sido observados. O recurso deverá indicar o nome do interessado e será admitido apenas um único recurso por candidato.

• Não serão analisados recursos sem fundamentação ou sem indicação do item editalício no questionamento nem aqueles apresentados fora do prazo, por meio diverso daquele previsto neste Edital.

• A Coordenação do Projeto não se responsabiliza por recursos não transmitidos ou não recebidos por motivos de ordem técnica dos computadores, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação e de transmissão de dados, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica que impeçam a transferência de dados.

XIII. Da Impugnação do Edital

• Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital o cidadão que não o fizer até o prazo máximo de 10 (dez) dias a contar da data de publicação deste Edital.

• Caso não seja impugnado dentro do prazo, o candidado não poderá mais contrariar as cláusulas deste Edital, concordando com todos os seus termos.

• A impugnação deverá ser dirigida somente por meio de correspondência eletrônica para o endereço cursopesquisaclinica@haoc.com.br seguindo as normas de processo administrativo federal.

(10)

Edital 11 – Processo Seletivo - Página 10 de UNEADS – Unidade de Educação a Distância

XIV. Da Matrícula

O ato de matrícula será realizado no primeiro dia de aula presencialmente, mediante a entrega dos documentos12 listados a seguir:

• Diploma de Graduação, em Instituição reconhecida e credenciada pelo MEC;

• Histórico Escolar da Graduação, em Instituição reconhecida e credenciada pelo MEC; • Certidão de Nascimento ou Casamento;

• Documento de identidade (RG) e CPF;

• Comprovante de residência com CEP, recente (dos últimos três meses, contados a partir da data de publicação deste edital). Serão considerados como comprovante de residência: boleto de água, luz, telefone.

• 2 fotos 3x4 recentes (com no máximo 12 meses, contados a partir da data de publicação deste edital).

XV.

Validade do Processo Seletivo

As vagas oferecidas por este processo seletivo terão validade somente para o Edital nº 11, de 12 de junho de 2019, não podendo haver aproveitamento para outros processos seletivos.

XVI. Local de Funcionamento do Curso

O curso ocorrerá na cidade de São Paulo (SP), nas instalações da Faculdade de Educação em Ciências em Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), localizado na Rua João Julião, 245, Bela Vista, bem como em outros locais previamente indicados pela Instituição.

XVII. Início das Aulas

As aulas terão início em 23/08/2019.

XVIII. Coordenação

• Prof. Dr. Álvaro Avezum – Gestor da Unidade de Pesquisa do Hospital Alemão Oswado Cruz. • Prof.ª Dr.ª Juliana A. A. Dominato – Coordenadora Técnica dos cursos de Pesquisa Clínca do

Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

12Uma cópia (xerox) simples, de cada documento, pode ser entregue desde que acompanhadas do documento

original para que seja realizada a conferência. A cópia autenticada dos documentos substitui a apresentação dos documentos originais.

A não entrega da documentação estipulada nas datas do primeiro encontro presencial ou o não comparecimento nos dias 23 e 24/08/2019, caracterizará a desistência da vaga, que será remanejada para o próximo candidato classificado.

(11)

Edital 11 – Processo Seletivo - Página 11 de UNEADS – Unidade de Educação a Distância

XIX. Certificação

O aluno matriculado somente receberá certificado caso atinja frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), e média igual ou superior a 7,0 (sete) em todas as disciplinas e no Trabalho de Conclusão do Curso.

A certificação do curso é emitida pela Faculdade de Educação e Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), credenciada e autorizada pelo Ministério da Educação desde 2014.

XX.

Despesas de Viagem, Hospedagem e Alimentação

Ver Termo de Apoio à Viagem no Anexo 1.

XXI. Disposições Gerais

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) reserva-se o direito de:

• a critério da coordenação do curso, prorrogar o período de inscrição e adiar o início do curso; • não abrir, cancelar ou interromper o curso, identificada qualquer irregularidade no processo

seletivo ou outro impedimento de qualquer gênero.

Os casos omissos e as dúvidas acerca da aplicação das normas deste Edital serão resolvidos pelos órgãos competentes.

O presente edital entra em vigor a partir de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.

São Paulo, 12 de junho de 2019.

Ana Paula Pinho Letícia Faria Serpa

Superintendente de Responsabilidade Social Diretora Acadêmica Interina da FECS

Referências

Documentos relacionados

Este Serviço é regido pelo contrato principal de serviços com a Dell assinado à parte que explicitamente estipula a venda deste Serviço (conforme definido neste documento) ou, na

A preservação do meio ambiente e as boas práticas sustentáveis serão as temáticas do Circuito Comunidade Especial Mês do Meio Ambiente, que será realizado pelo Instituto Usiminas

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio de sua Diretoria de Responsabilidade Social e de sua Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), em parceria com o

11844 Proponente sem registro regular e/ou classificada como empresa produtora brasileira independente na ANCINE (Chamada Pública: Item

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por intermédio da Diretoria Executiva de Responsabilidade Social e da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS),

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por intermédio da Diretoria Executiva de Responsabilidade Social e da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS),

Mesmo sob condi- ções extremas, garante uma lubrificação ideal, uma limpeza do motor excelente e máxima protecção contra o desgaste.. Testado

As informações prestadas no Formulário de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se o Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC, o direito de