• Nenhum resultado encontrado

CORREIO INSTITUCIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CORREIO INSTITUCIONAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

22 de abril de 2020 VERSÃO 1-20200422

C

ORREIO

I

NSTITUCIONAL

MANUAL DE UTILIZADOR

ALUNOS

2019/2020

(2)

Í

NDICE

1.EMAIL INSTITUCIONAL ... 2

1.1. Acesso ao e-mail institucional ... 2

1.2. Utilização do e-mail institucional ... 3

2.FERRAMENTA MICROSOFT TEAMS ... 4

2.1. Instruções de instalação ... 4

A) O Teams pode ser utilizado ... 4

B) Instruções para utilização ... 6

(3)

1.

E

MAIL

I

NSTITUCIONAL

1.1.

A

CESSO AO E

-

MAIL INSTITUCIONAL

a. Começar por aceder ao Office 365, utilizar o link www.office.com

b. Deverá clicar em << iniciar sessão na conta >>

c. Inserir as credenciais nome do utilizador e palavra passe facultada pelo Professor Titular ou Diretor de Turma (só na 1ª entrada).

Observação: no caso dos alunos o nome do utilizador é constituído por a (aluno), número de processo seguido de @aluno.aernpcacia.edu.pt (ex: a12345@aluno.aernpcacia.edu.pt, em que 12345 é o número do processo do respetivo aluno). No caso dos alunos com cartão original (Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe - Cacia) o n.º encontra-se no próprio cartão. No caso dos restantes alunos o n.º é mesmo que é utilizado para aceder à plataforma do AERNP.

d. Por questões de segurança, o sistema deverá pedir-lhe para

alterar a password após a primeira entrada.

e. Vai ser solicitado a atualização da palavra-passe.

f. A palavra passe atual é a facultada pelo Professor Titular ou Diretor de Turma.

(4)

Observações: Para aumentar o grau de segurança de uma password, opte por um maior número de caracteres e combine pelo menos 3 tipos de caracteres disponíveis:

§ Letras minúsculas: abcdefg... § Números: 12345...

§ Letras maiúsculas: ABCDEF... § Caracteres especiais: !"#$%& Importante – Podem guardar a palavra passe em algum lugar para o caso de se esquecerem da mesma.

h. Entrar no Outlook

i. No Outlook realizar alteração do idioma para português e alterar o fuso horário para (UTC+00:00 Dublin, Edinburgh, Lisbon, London) - ver imagem

1.2.

U

TILIZAÇÃO DO E

-

MAIL INSTITUCIONAL

a. Iniciar sessão da conta (ver passos 1, 2 e 3 do ponto anterior). b. Entrar no Outlook (ver passo do ponto anterior).

Observações: Caso pretenda enviar um email para algum elemento da comunidade (pessoal docente e não docente, alunos) basta colocar o nome e pesquisar. No entanto, ressalva-se a importância do cumprimento integral das hierarquias nos contactos a estabelecer.

Área de visualização dos e-mails recebidos e enviados.

Área de leitura e escrita e leitura de e-mails.

Para escrever uma mensagem basta

pressionar “Nova mensagem”

(5)

2.

F

ERRAMENTA

M

ICROSOFT

T

EAMS

2.1.

I

NSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO

A aplicação Microsoft TEAMS é uma das aplicações do Office 365 da Microsoft e pode ser utilizada gratuitamente. Trata-se de uma aplicação que permite troca de informação por meio de chat, audioconferência, videoconferência e partilha de ficheiros por grupos de pessoas organizadas em equipas de trabalho.

A aplicação pode ser utilizada via web no endereço do portal do Office 365 (portal.office.com), como aplicação instalada localmente num computador com qualquer um dos sistemas operativos mais utilizados (Windows, Mac, Linux) e ainda em smartphones IOS ou Android.

A sua utilização está associada a uma conta de email para efeitos de autenticação. Para que todos possamos utilizar a aplicação, devem utilizar o endereço de email do Office 365 que vos foi enviado, e que servirá para a instalação e utilização da aplicação conforme passamos a indicar:

A)

O

T

EAMS PODE SER UTILIZADO

a. Via Web para isso aceder ao portal Microsoft Office e proceder à entrada no email conforme já foi explicitado no ponto 1.1 “Acesso ao e-mail institucional”.

b. Através da instalação no computador pessoal (aconselhável) 1º PASSO

INSTALAR A APLICAÇÃO EM COMPUTADOR PESSOAL

§ É recomendada a instalação local da aplicação Teams, a partir do endereço: § https://teams.microsoft.com/downloads#allDevicesSection

§ Observações: Para acesso à plataforma serão utilizados o e-mail institucional e a password pessoal criada para o e-mail.

§ Como fazer login:

(6)

INSTALAR A APLICAÇÃO NUM SMARTPHONE IOS OU ANDROID (OPCIONAL)

§ Para instalar a aplicação num smartphone IOS ou Android, procure na respetiva loja de aplicações a aplicação TEAMS da Microsoft e instale com o endereço de email aqui identificado e a password que alterou.

§ Nas definições do vosso aparelho deverão dar acesso ao microfone e câmara. § Depois de aceder, poderão ter acesso a pequenos vídeos de ajuda à utilização da

aplicação. 2º PASSO

APÓS EFETUAREM O LOGIN IRÃO ACEDER À VOSSA ÁREA DE TRABALHO SEMELHANTE À APRESENTADA ABAIXO:

Surgirá apenas a turma a que o aluno se encontra associado (Ex: Turma 5A).

§ Explicação da Barra Vertical

Notificações de atividades na equipa (podem ser tarefas,

conversações dentro da equipa Teams)

Conversas entre colegas, ou com o professor (dentro e

fora da equipa da turma)

Teams (Equipa da Turma) Tarefas distribuídas pelo

professor, pode aceder por aqui e também pela equipa

turma.

Chamadas para os colegas e professores (voz ou câmara) Ficheiros enviados

Calendário onde podem ser consultadas as reuniões

(7)

B)

I

NSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO

a. Teams – Comunicação (Publicações)

§ Para aceder ao Teams, pressiona a caixa do teu Teams. § Acede à tua Equipa turma.

§ Aparece por defeito a página da conversação (Publicações).

§ Local para a comunicação de todos os membros da turma e o professor.

Caso o professor tenha marcado uma conferência, é por aqui que os alunos acedem e podem aceitar. Esta informação poderá aparecer no canal “Geral” ou de “Disciplina”.

Informamos que, cinco minutos antes das aulas síncronas iniciarem, professor criará a reunião e os alunos selecionam “Participar.”

§ É na barra inferior que o aluno inicia a conversa

Importante: Na página da comunicação (publicação), todos os membros do Teams veem o que está escrito. Escrever mensagem

(8)

b. Teams – Ficheiros

§ Para aceder aos ficheiros, clicar ficheiros. Os ficheiros podem estar dentro de pastas.

É neste espaço que os professores poderão deixar material de apoio para os alunos. Se for colocada uma ficha editável os alunos devem abrir o documento, “Transferir como” e esse ficheiro estará disponível para edição. Após editado pode ser carregado novamente no Teams. Recomendamos que, para mais fácil identificação, o documento tenha o ano/turma_número do aluno_primeiro nome_título do trabalho.(Exemplo para um aluno do 7º ano Turma A, Trabalho: Ficha de trabalho: História da Educação Física: 7A_07_João_História_da_Educação_Física)

c. Teams – Assistir à aula online

§ Para aceder ao Teams, pressiona a caixa do seu Teams. § Acede à tua turma

§ Aparece por defeito a página da conversação (Publicações).

Aguarda que o(a)

professor(a) te convide para a aula ou te indique o que deves fazer.

Online ou presencialmente é sempre o professor que te diz o que fazer e como fazer.

Ao Clicares PARTICIPAR vais entrar na aula online. Segue as orientações do teu(tua) professor(a). Vais ver que é muito fácil de utilizar!!!!

(9)

3.

R

ECOMENDAÇÕES DE

S

EGURANÇA

“A Direção-Geral da Educação em articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados, disponibiliza um conjunto de recomendações e de orientações, a ter em conta na utilização das tecnologias de suporte ao ensino a distância. Divulgam-se, ainda, medidas de segurança específicas para o uso das plataformas ZOOM, Moodle, Microsoft Teams e Google Classroom (a disponibilizar brevemente), de modo a que a sua utilização, no âmbito do ensino a distância, se processe de forma segura. A Direção-Geral da Educação destaca ainda as orientações emanadas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, com o objetivo de proteger os dados pessoais e minimizar o impacto sobre os direitos dos respetivos titulares. Mais informações em: https://www.seguranet.pt/pt/estudo-em-casa-recomendacoes-de-seguranca”

Nota: O texto a azul tem hiperligações aos textos ou páginas mencionadas.

Para o fazeres tecla CTRL+ clicar em cima do texto correspondente.

Manual Utilizador do Correio Institucional - Versão 1 - 20200422) Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe - Cacia

Referências

Documentos relacionados

INICIATIVAS PARA O MELHOR CONHECIMENTO DAS NOSSAS COMUNIDADES   

Cozedor sous-vide profissional com funções avançadas, que permite a partilha de dados importantes para melhorar o rendimento do Chef e obter um controlo HACCP efetivo, graças

APROVADO EM 17-08-2012 INFARMED Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.. Se algum

Repisa-se que o Supremo Tribunal Federal – STF, por maioria de votos, julgou parcialmente procedente a ADI n.º 4.480 em 27/03/2020 e declarou a inconstitucionalidade

Fazem parte deste grupo medicamentos muito conhecidos, em parte por alguns já estarem disponíveis há muito tempo, por serem de venda livre (MNSRM), e pelo vasto número de

A administração concomitante de amiodarona com medicamentos conhecidos por prolongar o intervalo QT deve estar baseada em uma avaliação cuidadosa dos riscos e benefícios

Em relação ao estágio successional de desenvolvimento, os SAF’s foram categorizados em: SAF maduro (SAFma) - área de manejo mais antiga, com 7 anos de instalação; SAF

A bolsa permanência poderá ser concedida enquanto a bolsa integral do Prouni estiver em utilização, cessando o seu recebimento em caso de suspensão da bolsa de estudo do Prouni, pelo