• Nenhum resultado encontrado

DIREITO À SEGURIDADE SOCIAL: SAÚDE, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL. 3, 4 e 5 de maio de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIREITO À SEGURIDADE SOCIAL: SAÚDE, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL. 3, 4 e 5 de maio de 2017"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

DIREITO À SEGURIDADE SOCIAL: SAÚDE, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL 3, 4 e 5 de maio de 2017

A Comissão Científica do 13° Congresso Jurídico das FIP, em colaboração com os(as) coordenadores(as) dos Grupos de Trabalho, avaliarão propostas de resumos expandidos para composição dos respectivos GT’s do evento para efetiva publicação nos Anais do Congresso.

Os resumos expandidos supracitados devem ter igual pertinência temática com o(s) GTs assim como alguma(as) das seguintes linhas temáticas:

1 - DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL E OS DESAFIOS À SUA EFETIVAÇÃO

EMENTA: SEGURIDADE SOCIAL COMO UM DIREITO HUMANO. FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS, METODOLÓGICOS, ÉTICO-POLÍTICOS DA SEGURIDADE SOCIAL. ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NA SOCIEDADE CAPITALISTA. SUJEITOS SOCIAIS E PROTEÇÃO SOCIAL. POLÍTICAS SOCIAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA E SEUS PROCESSOS SE REGIONALIZAÇÃO. IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE DIREITOS SOCIAIS COM ENFOQUE EM CLASSE, RAÇA, ETNIA, GÊNERO E GERACIONAL. GESTÃO PÚBLICA, IMPLEMENTAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E SERVIÇO SOCIAIS. POLÍTICAS SOCIAIS SETORIAIS DE SEGURIDADE SOCIAL: CRIANÇA, ADOLESCENTE E JUVENTUDE; DIREITO À CIDADE, SEGURANÇA PÚBLICA; EDUCAÇÃO E CULTURA. DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS.

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLITICAS DE SEGURIDADE SOCIAL. DIREITO DO TRABALHO E SEGURIDADE SOCIAL. O PAPEL DO ESTADO E DOS AGENTES PRIVADOS EM RELAÇÃO A SEGURIDADE SOCIAL. FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL: ORÇAMENTO, IMUNIDADES E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS. CRIMES CONTRA A SEGURIDADE SOCIAL.

2 - SAÚDE COMO UM DIREITO SOCIAL E AS SUAS INTERFACES

EMENTA: FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS. SERVIÇOS DE SAÚDE. SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. PRINCÍPIOS, OBJETIVOS E FINANCIAMENTO DA SAÚDE. AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS. INICIATIVA PRIVADA NA SAÚDE. PLANOS DE SAÚDE. CONTROLE SOCIAL NA SAÚDE. REMOÇÃO DE ÓRGÃOS, TECIDOS E PARTES DO CORPO HUMANOS PARA FINS DE TRANSPLANTE E TRATAMENTO. DIREITO À VIDA E DIREITO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

SAÚDE DO TRABALHADOR. JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE.

3 - ASSISTÊNCIA SOCIAL E OS AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

EMENTA: FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS. RISCOS SOCIAIS.

PRINCÍPIOS, OBJETIVOS E CUSTEIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CENTROS DE REFERÊNCIAS ESPECIALIZADOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. ENTIDADES E

(2)

ORGANIZAÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. BENEFÍCIOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA. SERVIÇOS E PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. PROJETOS DE ENFRENTAMENTO A POBREZA. PROGRAMAS DE RENDA MÍNIMA. DIREITO A HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS.

4 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

EMENTA: REGIMES PREVIDENCIÁRIOS. REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL.

REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. FINANCIAMENTO E EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. PRIVATIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. PREVIDÊNCIA PRIVADA COMPLEMENTAR, RISCO E SEGUROS.

CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS. PLANO DE BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.

PRESTAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS. BENEFÍCIOS DE LEGISLAÇÃO ESPECIAL.

CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO. INFRAÇÕES A LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA. CRIMES CONTRA A PREVIDÊNCIA SOCIAL.

DESAPOSENTAÇÃO. REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

Por conseguinte, em caso de consequente aprovação dos resumos supracitados, o(s) autor(es) poderão apresentá-lo no dia 05 de maio de 2017, no turno matutino, sob a modalidade oral, em razão do que se atribuirá certificado de apresentação e publicação do trabalho nos Anais do evento, caso atenda às normas editoriais do evento, as exigências dos avaliadores e à data estabelecida no cronograma.

O resultado dos resumos expandidos aprovados será publicado nos quadros de aviso do curso de Bacharelado em Direito das FIP em data antecipada à realização do Congresso.

(3)

GRUPOS DE TRABALHO – GT’s

Linha Temática 1

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL E OS DESAFIOS À SUA EFETIVAÇÃO

GT 1 – A APRESENTAÇÃO DA DESPESA PÚBLICA COM SEGURIDADE SOCIAL NO ORÇAMENTO PÚBLICO

Coordenadora: Elaine Cristine Alves Pegado

EMENTA: A ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO. AS NECESSIDADES PÚBLICAS COM SEGURIDADE SOCIAL. O CONTEÚDO DO DIREITO FINANCEIRO NO TOCANTE AS DESPESAS PÚBLICAS. IMPLEMENTAÇÃO NO ORÇAMENTO PÚBLICO. A SEGURIDADE SOCIAL E A EFETIVA PARTICIPAÇÃO DESTA NO ORÇAMENTO PÚBLICO.

GT 2 – SISTEMA NORMATIVO, EFETIVIDADE E REFORMA DA PREVIDÊNCIA Coordenadores: Larissa Cristine Daniel Gondim e André Gomes de Sousa Alves

EMENTA: DIREITO, SOCIABILIDADE, POLÍTICA E SEGURIDADE SOCIAL. TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO, CULTURALISMO E PROTEÇÃO SOCIAL. SISTEMA NORMATIVO E SEGURIDADE SOCIAL. FUNÇÕES DO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO SOB O PONTO DE VISTA DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DA PREVIDÊNCIA E SEGURIDADE SOCIAL. VALIDADE FORMAL, ÉTICA E FÁTICA DAS NORMAS DE PREVIDÊNCIA E SEGURIDADE SOCIAL. REFORMA PREVIDENCIÁRIA E PEC N. 287 SOB O PONTO DE VISTA NORMATIVO.

GT 3 – POLÍTICAS PÚBLICAS, DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA ALIMENTAR Coordenadores: Marana Sotero de Sousa e Francisco Paulino da Silva Júnior

EMENTA: PROJETOS DE ENFRENTAMENTO A POBREZA. PROGRAMAS DE RENDA MÍNIMA. MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS. POLÍTICAS SOCIAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA E SEUS PROCESSOS DE REGIONALIZAÇÃO.

IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE DIREITOS SOCIAIS COM ENFOQUE NAS TEMÁTICAS SOBRE A FOME, POBREZA, NECESSIDADE DE SEGURANÇA ALIMENTAR E ALIMENTAÇÃO ADEQUADA. DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS.

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS DE SEGURIDADE SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS ASSISTENCIALISTA.

(4)

Linha Temática 2

SAÚDE COMO UM DIREITO SOCIAL E AS SUAS INTERFACES

GT 4 - OS LIMITES DO ESTADO NA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À SEGURIDADE SOCIAL Coordenadores: Igor de Lucena Mascarenhas e Matheus Brito Nunes Diniz

EMENTA: OS LIMITES ORÇAMENTÁRIOS E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS PREVISTOS NA SEGURIDADE SOCIAL. SUJEITOS BENEFICIADOS PELA SEGURIDADE SOCIAL. RESERVA DO POSSÍVEL E A IMPLEMENTAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS. JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. IMPLEMENTAÇÃO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS E A RESPONSABILIDADE FISCAL; DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS. A ATUAÇÃO DA SAÚDE SUPLEMENTAR E OS CONFLITOS JUDICIAIS. DIREITOS CONSUMERISTAS E A SAÚDE SUPLEMENTAR.

GT 5 – EFETIVAÇÃO DE POLÍTIVAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL Coordenadores: Roberto Leonardo da Silva Ramos e Ivison Sheldon

EMENTA: SUS. COMPETÊNCIA DOS ENTES FEDERATIVOS. ENDEMIAS. SAÚDE FÍSICA E MENTAL DO TRABALHADOR. PLANOS DE SAÚDE.

Linha Temática 3

ASSISTÊNCIA SOCIAL E OS AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

GT 6 – DIREITOS HUMANOS, ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS Coordenadores: Phillipe Cupertino Salloum e Silva e Tiago Medeiros Leite

EMENTA: TEORIAS DOS DIREITOS HUMANOS. TEORIA DO ESTADO. PERSPECTIVAS LIBERAIS E MARXISTAS. DESENVOLVIMENTISMO VERSUS LIBERALISMO. ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL. ESTADO MÍNIMO. DIREITO À SAÚDE. SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. SERVIÇOS E PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. PROJETOS DE ENFRENTAMENTO A POBREZA. PROGRAMAS DE RENDA MÍNIMA. DIREITO À MORADIA E DIREITO À CIDADE. POLÍTICAS HABITACIONAIS E SUBSÍDIOS ESTATAIS DE FINANCIAMENTO DE CASA PRÓPRIA. DIREITO À ALIMENTAÇÃO. DIREITO À EDUCAÇÃO. GLOBALIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO, CONJUNTURA POLÍTICA BRASILEIRA E RETROCESSOS DE DIREITOS. MOVIMENTOS SOCIAIS E A LUTA POR DIREITOS.

GT 7 – O ENFRENTAMENTO A POBREZA: MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS Coordenadoras: Estela Raissa Medeiros Nunes da Silva e Mariana Loureiro Gama

EMENTA: ASSISTÊNCIA SOCIAL E OS AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL. FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA GESTÃO SOCIAL. OS PROJETOS DE ENFRENTAMENTO A POBREZA. ORGANIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS REFERENTES À ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL. MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS. PROGRAMAS DE RENDA MÍNIMA.

(5)

Linha Temática 4

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

GT 8 – AS REPERCUSSÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E POLÍTICAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Coordenadoras: Danielle Marinho Brasil e Maria do Socorro Nóbrega Lopes

EMENTA: FUNDAMENTOS, FINANCIAMENTO E REGULAÇÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. ACESSO À JUSTIÇA, PROCESSO E PREVIDÊNCIA SOCIAL. DIREITO, PREVIDÊNCIA E SISTEMAS DE PROTEÇÃO E PUNIÇÃO. REFLEXÕES ECONÔMICAS DAS POLITICAS SOCIAIS. DIREITO, TRABALHO, PREVIDÊNCIA E DESENVOLVIMENTO. INSERÇÃO E REINSERÇÃO DO IDOSO NO MERCADO DE TRABALHO. DIREITO PRIVADO, SOCIEDADE MODERNA E PREVIDÊNCIA.

PREVIDÊNCIA SOCIAL E DESAFIOS DA INTERSETORIALIDADE. REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. FINANCIAMENTO E EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. PLANO DE BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.

PRESTAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS. BENEFÍCIOS DE LEGISLAÇÃO ESPECIAL.

INFRAÇÕES A LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA. CRIMES CONTRA A PREVIDÊNCIA SOCIAL. DESAPOSENTAÇÃO. QUESTOES DE GÊNERO, MERCADO DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL. AS REFORMAS E CONTRARREFORMAS DA PREVIDÊNCIA.

GT 9 – IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APERFEIÇOAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL

Coordenadoras: Valéria Fernandes de Medeiros e Larissa Suarez

EMENTA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO. EGOV. SERVIÇOS PRESTADOS AOS CIDADÃOS. E-SOCIAL.

CONSULTA E EXTRATOS ONLINE. DESBUROCRATIZAÇÃO AO INSS. REDUÇÃO DO PERÍODO DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO. SISTEMAS DE PREVIDÊNCIA, ASSISTÊNCIA E SAÚDE INTERNACIONAIS. SEGURANÇA DE DADOS.

SUSCETIBILIDADE DE FRAUDES. PROCESSAMENTO DE PENSÕES. RESPOSTAS ÀS RECLAMAÇÕES DOS CIDADÃOS. AVANÇOS DA MEDICINA E O SUS. SISTEMA DE GESTÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR DO SUS (GSUS). IMPACTO DA INTERNET NA ASSISTÊNCIA SOCIAL. ACESSO À INFORMAÇÃO. CONTROLE SOCIAL.

DEMOCRACIA DIGITAL. INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO DEBATE SOBRE SEGURIDADE SOCIAL. DATAPREV. SIMULAÇÃO DE APOSENTADORIA. CÁLCULO ONLINE DA CONTRIBUIÇÃO. ESCOLA VIRTUAL. SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES DE REGISTRO CIVIL (SIRC). E-SERVIÇOS PÚBLICOS.

(6)

REGULAMENTO

DA FORMATAÇÃO

O Resumo Expandido deverá comportar de quatro a sete páginas, fonte Times New Roman.

Texto: tamanho 12 e espaçamento 1,5 (duplo).

Resumo, palavras-chave e referências: espaçamento 1,0 (simples).

Citações com mais de três linhas: -4,0 cm de recuo na régua do Word, tamanho 10, espaçamento 1,0 (simples).

Nota de rodapé explicativa: tamanho 10.

Margens: esquerda: 3.0 cm; direita: 2,0 cm; superior: 3,0 cm; inferior: 2,0 cm.

Nas referências o destaque será em negrito.

Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do evento conforme enviados, sem edição posterior. Por isso, reitera-se sobre a importância da revisão e da obediência das normas para inscrição dos trabalhos bem como de revisão ortográfica, ou seja, a revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es).

DA ESTRUTURA DO TRABALHO

O Título deve ser centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, letras maiúsculas (caixa alta).

O Nome do Autor e do Coautor (se houver) deve ser ajustados ao centro da margem. O Nome do Professor(a)-Orientador(a) (se houver) deve ser indicado ao lado da indicação do autor e coautor (se houver), alinhado também ao centro da margem, separados por ponto e vírgula. Serão permitidos, no máximo, 03 escritores, sendo um autor, um coautor e um orientador por resumo.

O Resumo do Resumo Expandido deve ser desenvolvido em parágrafo único, com no máximo 150 palavras e no formato de texto justificado. As Palavras-chave do Resumo devem comportar de três a cinco, separadas por ponto final, no formato de texto justificado, que contenham no Resumo as palavras indicadas.

A Introdução do resumo expandido é uma referência ao assunto a ser abordado no resumo expandido, contendo obrigatoriamente os objetivos e as linhas gerais que serão desenvolvidas, não devendo conter citações. Ele deve ser feito com no máximo 1000 palavras, no formato de texto justificado.

(7)

A Metodologia utilizada no resumo expandido contém os métodos utilizados para a realização do trabalho, nomeadamente tipo de estudo, métodos de abordagem e procedimento, técnicas e análise dos dados, bem como as normas éticas eventualmente seguidas no caso de pesquisa com seres humanos. Ele deve ser feito com no máximo 1000 palavras, no formato de texto justificado.

A Fundamentação Teórica do resumo expandido deve apresentar os principais referenciais teóricos sobre o tema do resumo, nomeadamente através de citações. Ele não contém limite de palavras e deve ser feito sob o formato de texto justificado.

As Considerações Finais do resumo expandido são os resultados do estudo ou os esperados, não devendo incluir citações. Ele deve ser feito com no máximo 200 palavras, sob o formato de texto justificado.

As Referências são a amostragem das obras utilizadas no resumo expandido, segundo as normas da ABNT vigentes.

DA SUBMISSÃO

O período de submissão dos trabalhos é de 01/04/2017 a 21/04/2017.

Os resumos expandidos somente serão avaliados em caso de o(s) escritor(es) estar(em) inscrito(s) no evento, de modo que se for redigido em coautoria deve comportar a inscrição do autor e do coautor.

A aprovação para Apresentação no GT não representa necessariamente a aprovação para publicação. O Resumo Expandido deve seguir as normas do Edital e as orientações dos Avaliadores para Aprovação de sua Publicação nos Anais.

Tabelas, Figuras, entre outros elementos além do texto devem constar no Resumo Expandido com sua legenda e respectiva fonte, conforme as normas da ABNT.

Os trabalhos devem ser enviados em formato .doc ou .docx (word), sendo descartados trabalhos enviados em outros formatos.

As indicações de fonte nas citações devem ser através de sistema autor-data.

DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos serão analisados por, no mínimo, dois avaliadores, pelo sistema de double blind view.

A existência de plágio gerará desclassificação imediata do trabalho enviado.

Os trabalhos classificados serão considerados aptos à apresentação oral no evento.

(8)

Não será concedido prazo para recurso acerca da decisão da Comissão Organizadora sobre eventuais desclassificações.

São critérios de avaliação dos trabalhos submetidos ao evento:

a) Atualidade, originalidade e relevância do tema;

b) Adequação e pertinência temática ao Simpósio Temático indicado;

c) Articulação e consistência teórica e metodológica da interpretação;

d) Clareza, pertinência e consecução dos objetivos;

e) Conclusão: fundamento, coerência e alcance;

f) Qualidade da redação, das referências e da organização do texto.

Os trabalhos devem ser submetidos aos Grupos de Trabalho abaixo, conforme o conteúdo das Ementas:

A Comissão Científica se reserva no direito de somente analisar trabalhos que estejam dentro das regras estipuladas por este Edital.

A lista de trabalhos aprovados para apresentação no 13º Congresso Jurídico das FIP será publicada no sítio eletrônico <https://www.doity.com.br/congressojuridicodasfip>.

DA APRESENTAÇÃO

A apresentação oral dos trabalhos aceitos ocorrerá no período matutino (08h às 12h) do dia 05 de maio de 2017, nas dependências do Curso de Direito das Faculdades Integradas de Patos (FIP).

Os trabalhos serão divididos para apresentação em Grupos de Trabalho específicos, de acordo com eixos temáticos definidos pela organização do evento. Para isso, o participante, no ato de inscrição do trabalho, deverá informar em qual eixo temático o seu trabalho está incluído.

As comunicações orais serão sessões presenciais de apresentação de trabalhos com duração de no máximo 25 (vinte e cinco) minutos para cada trabalho – sendo 15 (quinze) minutos para apresentação e 10 (dez) minutos para comentários da Banca Avaliadora e do público –, coordenadas por uma Mesa presidida por professores.

1. Cada trabalho terá o tempo máximo de 15 (quinze) minutos para apresentação.

2. A Mesa Coordenadora de cada Grupo de Trabalho será responsável pela avaliação do conteúdo dos trabalhos e pelo gerenciamento da discussão.

3. A organização do evento, juntamente com a Mesa Coordenadora do Grupo de Trabalho, ficará responsável pelo gerenciamento do tempo das apresentações e de possíveis intervenções do público.

4. Após o tempo de apresentação, a mesa avaliadora fará suas considerações a respeito do tema exposto pelo(s) autor(es), e em seguida será aberto espaço para considerações dos demais participantes do grupo, no tempo máximo de 10 minutos.

5. A apresentação deve ser organizada de forma a facilitar o entendimento por parte dos demais participantes e do público.

(9)

Os trabalhos poderão ser apresentados pelos autores e/ou coautores, individualmente ou em conjunto, desde que respeitado o tempo máximo de apresentação.

Serão disponibilizados recursos audiovisuais para a apresentação dos trabalhos, havendo necessidade de utilização do modelo disponibilizado para os slides no site do evento em momento oportuno.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Os autores cederão os direitos autorais dos trabalhos submetidos, a título gratuito, funcionando a inscrição no evento como a prévia e expressa autorização exigida pela Lei 9.610/1998.

Quaisquer dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail congresso@dir.fiponline.edu.br durante o processo ou, caso aprovado, com o Editor dos Anais, através de producaocientifica@dir.fiponline.edu.br.

Referências

Documentos relacionados

Esse artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica, norteada pelo seguinte problema: o que os artigos publicados nos periódicos qualificados na área da educação

- Ligados pelo rio Nilo, os povos da Núbia e do Egito estabeleceram rotas comerciais, trocas de produtos e um intenso intercâmbio cultural.. - Arquitetura das pirâmides,

8º A Diretoria Executiva será composta pelo Presidente, pelo Vice-Presidente de Orientação e Fiscalização Profissional, pelo Vice-Presidente Administrativo e Financeiro,

O controlador integral age como um somador ou acumulador, o qual exami- na o sinal de erro e continua mudando a saída do controlador até que o erro seja zero. Porém, ele aumenta

1) A adaptação cultural do ICA-BR para o ICA-Angola foi facilmente realizada com alta taxa de equivalência geral no pré-teste, de 80%. 2) A aplicação da escala ICA-Angola na

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Informar o tipo de estrutura de saída de água utilizada e o material do qual é feita: Não se aplica; Cotovelo ou joelho de PVC, fixo; Cotovelo ou joelho de PVC, móvel; Monge de

(Adaptado) Sobre a pesquisa e a tabela acima, é correto afirmar que.. a) a quantidade de alunos que não opinaram por nenhuma das três políticas é 12. Sabe-se, também, que o