• Nenhum resultado encontrado

Rev. Bras. Enferm. vol.31 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. Bras. Enferm. vol.31 número1"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

RBn. 31 93-100. 1978

o

SIGNIFICADO PSICOLóGICO DE PALAVRAS

RELACIONADAS A VALORES ESPIRITUAIS ENTE

ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Célia Pires de

Araújo *

Wanda de

Ag

uiar Horta * *

BEn/ll

ARAúJO. C.P. e colabJl'adora - O fignificado psicológico de palavras relacionadas a valor� espirituais entre estudantes de enfermagem. ev. Bras. Enf.; DF, 31 : 93-100, 1978.

A enfermagem tem como função es­ pecífica assistir o ser humano (indiví­ duo, família, comunidade) no atendi­ mento de suas necessidades bio-psieo­ sócio-espirituais e torná-lo independen­ te desta assistência pelo ensino do auto­ cuidado. A cada dia a literatura de en­ fermagem por meio de pesquisas publi­ cadas está apresentando novas contri­ buições ao conhecimento e assistência das necessidades do paciente nos aspec­ tos biológicos, pSiCOlógicos e sociais. En­ tretanto, muito pouco tem sido realiza­ do em termos das necessidades espi­ rituais.

Com os artigos de GODOY ( 1962 ) , MA­ KAREM ( 1965) , HALPERN ( 1966) , BER­ KOWITZ ( 1967) , FARR ( 1968) , COORE­ VITS (1968) , PIEPGRAS ( 1968) , BROO­ KES ( 1969 ) , BERNS ( 1971) e NICOLODI

" Docente da Escola de Enfermagem USP. Mestre em Enfermagem

( 1973) percebe-se a confirmação da ne­ cessidade religiosa no ser humano, e a preocupação que os autores possuiam em incluir uma assistência a essa ne­ cessidade.

Recentemente os estudos realiados com pacientes por GELAIN (1974) e ARAÚJO ( 1976 ) , parecem comprovar que essa necessidade é efetiva para a maiQ­ ria dos pacientes hospitalizados e po� eles verbalizadas, incluindo aspectos de como gostariam que a enfermagem os assistisse em suas carências espirituais. Por outro lado, nâo temos elemento para afirmar que a enfermagem hospi­ talar e em particular, o enfrmeiro, está atendendo a esta necessidade básica em seus aspectos quantitativo e qualitativo. Observa-se, porém, que na prática da enfermagem a assistência à essa

(2)

ARAÚJO, C.P. e colab.radora -O fignificado psicológico de palavras relacionadas a valores espirituais entre estudantes de enfermagem. Rev. Bras. Enf.; DF, 31 : 93-100, 1978.

sidade parece ser negligenciada por par­ te dos profissionais.

Estaria a principal causa desta apa­ rene irrelevância da assistência das ne­ cessidades espirituais do paciente rela­ cionada com a formação profissional ou quela anterior à sua entrada na Uni­ versidade?

Tentando encontrar resposta a esta indagação, nos propuemos a estudar e verificar se o probelm. está relaciona­ do com as causas j á citadas num estu­ do longitudinal em duas fases:

a) alunos ingressantes no tronco pro­ fissional;

b) a mesma população na última fa­ se do ciclo profissional.

Nessa primeira fase, nos propusemos a averiguar qual o significado psicoló­ gico para os estudantes ingressantes nas Escolas de Enfermagem das palavras que estão diretamente relacionadas com a esfera religiosa, desde que se consi­ dera "significadO psicológico" e compor­ tamento verbal, resultante das contin­ gências sociis às quais o individuo está sujeito.

METODOLOGIA

A população constituiu-se de estu­ dantes de enfermagem matriculados no primeiro semestre de ciclo profissional, pertencentes às quatro Escolas de En­ fermagem da capital de São Paulo, que por ordem cronológica na coleta de da­ dos receberam a denominação opera­ cional de A, B, C, e D. Com exceção de cinco alunos que estavam matriculados mas não freqüentaram as aulas duran­ te a semana em que os dados foram obtidos, os demais estudantes somavam o total de 246, e todos eles fizeram par­ te do estudo.

Pela TABELA I pode-se verificar al­ gumas características da população em apreço, segundo cada Escola.

Para a coleta de dados utilizou-se a Escala do Diferencial Semântico de Os­ good simplificada par. o Brasil, sob a forma de um caderno contendo as se­ guintes palavras: Alma, Corpo, Morte, Saúde, Deus, Médico, Dor, Hospital, Re­ ligião, Prece, Enfermeira, Vida, Sacer­ dote, Doença. Para o propósito deste es­ tudo porém, nos limitamos a apresentar resultados do significado psicológico das palavras: Alma, Corpo, Morte, Deus, Re­ ligião, Prece, Vida e Sacerdote.

Todas as Escolas foram visitadas por ocasião da primeira semana de aulas do semestre letivo de 1977. Após consenti­ mento prévio da Adminis'traçlo, foi da­ da explicação conjunta aos alu.nos de cada Escola de maneira pela qual o ca­ derno deveria ser preenchido.

Os resultados obtidos foram computa­ dorizados em termos de levantamento dos dados e tratamento estatístico para média e desvio padrão. Foi aplicada o teste "t" de Student para estudo de sig­ nificância, estabelecendo-se o nivel de 5%. Para análise da estereotipia apli­ cou-se o índice de Contradição Interna (C. 1.) , obtido pela diferença da soma­ tória dos valores absolutos e algébricos, atribuídos em cada escala, dividido pe­ lo número de sujeitos, em cada fator. Quando a diferença se aproxima ou é igual a zero, as respostas são considera­ das estereotipadas, ou seja, todas obede­ cem a mesma direção. Os índices depois de tabulados segundo sua freqüência, foram distribuídos em quartis. Os va­ lores contidos no primeiro quartil: abai­ xo de o,e· foram considerados índics de estereotipia e os contidos no quartU 4, acima de 1,8 foram considerados índices de elevada Contradição Interna.

RESULTADOS

(3)

ARAúJO, C.P. e colab)radora -O significado psicológico de palavras relacionadas a valores espirituais entre estudantes de enfermagem. Rev. Bras. Enf.; DF, 31 : 93-10, 1978.

"t" de Student; 3) índice de Contradi­ ção Interna.

dote e Morte como grandes, pesados, al­ tos e intensos.

1) Foram encontrados os seguintes resultados na análise das saídas:

- Quanto ao Fator Ill, atividade, s estudantes consideraram Corpo, Deus, Religião, Prece, Vida e Sacerdote como ativos, rápidôs, barulhentos e mortais. Quanto às palavras Alma e Morte três grupos as consideraram passivas, lentas, silenciosas e imortais e um grupo a� consideraram ativas, rápidas, barulhen­ tas e mortais.

- Quanto ao Fator 'I, valorativo, os estudantes consideraram a Alma, Cor­ po, eus, Religião, Prece, Vida e Sacer­ dote como saudáveis, maravilhosos, bons, desejáveis e a Morte como doentia, hor­ rível, indesejável e má.

- Quanto ao Fator ll, potência, a po­ pulação estudada considerou Alma, Cor­ por, Deus, Religião, 'Prece, Vida,

Sacer-2) Encontramos no QUADRO I os resutlados quanto a significância do "t" de Student ao nível de 5%.

QUADRO I

RESULTAOS QUANTO A SIGNIFlCANCIA APÓS APLICAÇAO DO "tU DE STUDENT AO NtVEL DE 5%.

PALAVRA ALMA

CORPO

MORTE

DEUS

FATORES II - Potência

ESCOLAS C > D

III - Atividade A > B A > D C > D B > C B > D

lU - Atividade D > B

II - Potência A > B

IH - Atividade B > A B > C B > D I - Valorativo' B > A

C > A D > A B > D

INTERPRETAÇAO DOS RESULTADOS A Escola C considerou a Alma mais pesada, grande, alta e in­ tensa.

As Escolas A e C consideraram a Alma mais ,passiva, lenta silenciosa e imortal.

A Escola B considerou a Alma mais ativa, rápida, barulhenta e mortal.

A Escola D considerou o Cor­ po mais ativo, rápido, baru­ lhento e mortal.

A Escola A considerou a Morte mais pesada, grande, alta e intensa.

A Escola B considerou a Mor­ te mais ativa, rápida, baru­ lhenta e mortal.

(4)

ARAÚJO, C.P. e colaboradora - O significado psicclógico de palavras relacionadas a valores espirituais entre estudantes de enfermagem. Rev. Bras. Enf. ; DF, 31 : 93-10, 1978.

RELIGIAO

PRECE

VIDA

SACERDOTE

II - Potência B > A B > C

III - Atividade A > B A > D

I - Valorativo B > A C > A D > A B > C B > D

II - Potência B > A B > C B > D

I - Valorativo B > A C > A D > A B > D

II - Potência B > A D > A B > C

I - Valorativo B > A C > A D > A B > D

II - Potência B > A D > A

In - Atividade B > A C > A B > D

A Escola B considerou Dus mais pesado, grande, alto e intenso.

A Escola A considerou Deus mais passivo, lento, silencioso e imortal.

s Escolas B, C e D em rela­ ção à escola A consideraram a Religião mais saudável, mara­ vilhosa, desejável e boa; o mes­ mo ocorrendo com a escola B em relação às escolas C e D.

A Escola B considerou a Reli­ gião mais pesada, grande, alt! e intensa.

As Escolas B, C e D m rela­ ção à Escola A consideraram

a Prece mais saudável, mara­ vilhas, desejável e boa. O mes­ mo ocorrendo em relação n­ tre as escolas B e D.

As Escolas B e D em relação à A consideraram a Prece mais mais pesada, grande alta e in­ tensa; o mesmo ocorrendo en' tre as escolas B e C.

As Escolas B, C e D em rela­ ção à escola A consideraram

9

Sacerdote mais saudável, ma­ ravilhoso, desejável e bom, o mesmo ocorrendo entre as es­ colas B e D.

s Escolas B e D considera­ ram o Sacerdote mais pesado grande, alto e intenso.

(5)

ARAúJO, C.P. e colaoradora -° significado psicológico de palavras relacionadas a valores espirituais entre estudantes de enfermagem. Rev. Bs. Ef.; DF, 31 : 93-10, 1978.

QUADRO II

RESUMO DOS RESULTADOS DE "t" DE STUDENT AO NÍVEL DE 5% QUANTO AOS FATORES.

FATO PALAVRAS

I - Valorativo Deus, Religião, Prece e

Sacerdote B > A e D; C > A ; D

>

A B > C

Religião

II - Potência Deus, Religião, Prece Religião

B > A e C B > D

lU - Atividade

Prece Sacerdote Alma Morte

Alma e Deus Alma e Morte More

Alma Corpo Sacerdote

3) A anâlise do índice de Contradi­ ção Interna revelou os seguintes resul­ tados :

A população das Escolas A, B, C e D no fator I (Valorativo) quanto s pa­ lavras Alma, Corpo, Deus, Religião, Pre­ ce, Vida, Sacerdote, acusaram estereoti­ pia, em vinte e um (21) casos o índice foi igual a zero (O) .

Quanto à palavra Morte no mesmo fator toda a população revelou alto ín­ dice de C . I., acima de 1.8 até 2,39.

No Fator II (Potência) , toda a popu­ lação, em todas as palavras situou-se no primeiro quartil, indicando tendên­ cia a estereotipia.

No fator IH (Atividade) , em relação às palavras Corpo, Morte, Vida e Sacer­ dote, toda a população situou-se no pri­ meiro quartil, indicando estereotipia. Nas Escolas A, B e D esta estreotipia estendeu-se à palavra Deus; nas Esco­ las A e C incluiu no primeiro quartil a

D > A B e D > A C > D A > B

A > B e D B > C e D B > A C > D D > C

B > A e D ; C > A

palavra Religião e também houve es­ tereotipia nas Escolas A e D em relaço à palavra Alma.

As demais palavras situaram-se entre o 2.° e 3.° quartís indicando discreta tendência para Contradição Intena.

DISCUSSAO

(6)

ARAúJO, C.P. e colaboradora -° significado psicológico de palavras relacionadas a valores espirituais entre estudantes de enfermagem. ev. Brs. Enf.; DF, 31 : 93-10, 1978.

conflitantes provocando o resultado en­ contrado.

Na população estudada (Tabela I) há indivíduos com 35 e 43 anos, constitu­ indo uma minoria, a maioria é de jo­ vens que até o momento, presumimos, pelas suas próprias características psi­ colgicas, não refletiram em profundi­ dade sobre a Morte e todas as suas im­ plicações - a sua própria morte, a do­ entes queridos. Após o Curso de Enfer­ magem enfrentando diariamente o bi­ nômio Vida-Morte, apresentam ainda este alto indice de Contradição Interna? Quanto ao fator IH (Atividade) a es­ tereotipia manteve-se em toda a popu­ lação nas palavras Corpo, Morte, Vida, Sacerdote. Pequenas diferenças que não chegaram a alcançar altos indices de C . I., mantendo ora estereotipia ora ten­ dência para Contradição Intena, nas outras palavras.

Das quatro Escolas em estudo salien­ tou-se a Escola

,

j á nas médias em re­ lação ao fator Atividade nas palavras Alma e Morte opondo-se frontalmente ao significado psicológico atribuido pe­ los estudantes das outras Escolas, estes resultados foram significante egundo o "t" de student ao nível de 5 % . É ainda a população da Escola B quem mais po­ lariza seus conceitos, comprovado pelo teste "t" com valores significantes em 24 análises, nos três fatores, sendo que a maior incidência ocorreu no fator va­ lorativo (9) nas palavras Deus, Religião, Prece e Sacerdote.

A população das Escolas C e D cada um com sete "t" significantes principal­ mente no fator valorativo. A população da Escola só polarizou cinco vezes m três palavras: Alma, Morte e Deus, nos fatores Potência e Atividade.

Na palavra Vida não houve signifi­ cância, qual teria sido a razão desta harmonia, em termos de significado psi­ cológico, entre a população. Seria de es­ perar que os jovens apresentassem alto

índice de Contradição Interna, diante de palavra tão significativa em termos de valores humanísticos, não só reli­ giosos.

Resta-nos perguntar quais as causas que levaram a uma diferença tão acen­

tuada do Significado psicológico dos es­ tudantes da Escola B? Reportemo-nos à tabela I, a população é constituída de 57 alunos, inclui estudantes até 43 anos, em minoria, enquanto nas Escolas A, C e D a idade máxima é de 30 e 35 anos. É a Escola B que tem maior número de estudantes procedentes de outros locais fora de São Paulo (17). Nas Escolas A. C e D a maioria é católica enquanto na Escola B, 77% da população é protes­ tante. eriam estes fatores responsáveis pelO comportamento verbal desta popu­ lação? Ou ó o fator religião, é o ele­ mento ou variável preponderante e res­ ponsável elo "significado psicológico" atribuido pela população s palavras re­ lacionadas aos valores espirituais? Mas, e nas-outras Escolas, onde o maioria é católica? Este resultado implica m es­ tudos culturais e religiosos, que no mo­ mento, nesta fase inicial do trabalho não nos cabe aprofundar, mas sim es­ tudar profundamente o assunto, empre­ ender novas psquisas, usar outras abor­ dagens que nos leyem ao caminho da verdade.

CONCLUSAO

Os resultados obtidos na primeira fa­ se deste estudo evolutivo. em uma po­ pulação de 246 estudantes recém-ingres­ santes no tronco profissional de quatro Escolas de Enfermagem da cidade de São Paulo leva-nos s seguintes con­ clusões:

(7)

ARAÚJO, C.P. e colab>radora - O significado psicológico de palavras relacionadas a valores espirituais entre estudantes de enfermagem. Rev. Bras. Enf.; DF, 31 : 93-10, 1978.

cionadas aos valores espirituais: Alma, corpo, Deus, Religião, Prece, Vida, Sa­ cerdote, quanto aos fatores Potência e Atividade. Quanto ao fator Valorativo, com exceção da palavra Morte, os de­ mais são valores que obedecem a mes� ma direção (estereotipia) . Quanto à pa­ lavra Morte, no fator Valorativo houve alto índice de Contradição Interna.

2) A variável religião parece ser um

fator importante no significado psíco� lógico atribuído às palavras relaciona� das aos valores religiosos, uma vez que a Escola B com 77 % de sua população é constituída de protestantes, salientou­ se significativamente ao nível de 5% das demais Escolas, polarizandO seu comportamento verbal.

REFE�NClAS BIBLlOGRAFICAS

ARAUJO, C. P. - A problemática a assis­ ência religiosa em enfermagem. ev. Ec. Enf. USP. 9, (1) : 27-34, 1975. ARAUJO, C. P. - Estudo obre a necssi­

dade religioa de pacients em face pré-cirúrgica. Dissertação de Mestra­ do apresentada à Escola de Enferma­ gem da USP, 6 de outubro de 1976. BERKOWITZ, P. - The jewish patient In

hospital. m. J. of Nurs. 67 (ll) : 2335, Nov. 1967.

ERNS, A. - Ministerng to religious neds is imortant part of care. M. Nurs. MD, 26 : 4, Apr., 1971.

BOOKES, J. - Care of the whole person. Nw l Nurs. J., 6% : 7-8, Mar. 1969 COOREVITS, S. - Meeting the spiritual ns of our patiens. S. Jamalan Nu, 8 : 37, Sep. 1968.

FE, A. D. - Blood transfusion and re­ ligion. Ning Mirrcr, 1%7 (1) : 28, 1968. GLAN, I. - Necessidade psico-scial do paciente. Rev. Bras. Enf. 27 : 3, jul­ et., 1974.

GODOY, F. - Necessidade religiosa do pa­ ciente israelita hospitalizado. Rev. Brs. Enf. 15 (5)' : 410, out. 1962.

HALPRN, M. - The nurse and the jewish patient. Canadian Nuse, 2 (7) : 19, jul. 1966.

HORTA, W. A. - Enfrmagem : teoria, con­ ceitos, princípios e processo. Rev. Esc. Enf. USP. 8 ( 1 ) : 7-15, 1974.

LANE, S. T. M. & HORTA, W. A. - Sig­ nificado sicológico de saúde oomo fun­ ção de coningências grupàis em duas faculdades de São Paulo. ev. Ec. EDf. USP, 10 (1) : 15-56, abril, 1976.

ANE, S. T. M. - Significado psicológico de palavras em diferentes grupos ó­ cio-culturais. Revista de Psiologia Nor­

l e Paológica. XVIII (3 e 4J : 3-152, julho-dezembro, 1972.

MAKAREM, A. V. - Assistência religiosa dos doentes hospitalizads. v. P. Hsp. 13 (5) : 37, maio, 1965.

NICOLODl, . - Assisência espiritual no hospital. ev. P. Hosp. 21 () : 9-,

jan. 1973.

OSGOD, C. E. - The mesemnt f

meaning. Urbana, Universiy of linOs, PRSS, 1957.

OSGOOD, C. E. - Exploration in semantic space : . personal diay. Joumal of o­

l Isses, %7 (4) : 5-64, 1971.

(8)

T A B E L A I

DISTRIBUIÇãO DA POPULAÇãO POR ESCOLAS E CARACTERíSTiCAS: IDADE, SEXO, ESTADO CIVIL NACIONALIDADE,

PROCED:NCIA E RELIGIãO.

Características Idade Sexo

�colas N.o alunos Faixa

Estado Civil Nacionalidade Procedência Religião

etária M F S C Outros Brasileira Outras S. Paulo Outras Católicos Protestantes Outras Não Tem

A 76

B 57

C 40

D 73

TOTAL 246

18-30 76 75

17-43 4 53 56 1

17-35 1 39 33 7

18-35 1 72 70 3

6 240 234 11

1 72 2

56 1

37 3

72 1

1 239 7

71 7 62 6 4 4

40 17 14 43

35 5 32 3 5

65 8 63 6 4

Referências

Documentos relacionados

Responde-se a pergunta declarando-e que, quanto a enfermeiros existem edidas tomadas pelo Ministério da Educação e Cultura - prisament� Cl0 Departamento de

Em situações ond� a implantação da equipe de enfermagem nos serviços de Saúde Ocupacional, tem tido sucesso, nota-se um benefício não só ao traba­ lhador

na prestação de serviços básicos de saúde a populaçóes que não têm acesso à assistência médica permanente, através da utilização de pessoal auxiliar

brais, intra-cerebrais e também de tron­ co cerebral. Este rsultado sugere que os pacientes com lesões predomi­ nante extra-cerebrais podem alcançar um escore do

Caracterização e Objetivos O Campus Avançado - único pro­ grama do Projeto Rondon considerado pelo Ministério de Educação e Cultura como sendo de Extensão

Baseando-nos em nossa experiência em hospitais, onde ebservamos empiri­ camente as declaraçes do pessoal áe enfermagem sobre paCientes problemá­ ticos, e na

Sabe-se que os profesores das esco­ las de enfermagem são capazes de fa­ zer a integração deste ou de outro as­ pecto de enfermagem no qual estejam

Foram selecionadas como experiências educativas a serem desenvolvidas pelos alunos no campo, entrevistas com pacI­ entes e familiares para fevantamento das