• Nenhum resultado encontrado

MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MBA EM

GESTÃO INDUSTRIAL

(2)

EXCELÊNCIA FGV

Há 75 anos, a FGV é pioneira no campo da educação, sendo referência não só pelos seus reconhecidos programas de gradua- ção, mestrado e doutorado, como também pelo desenvolvimento de pesquisas e pela divulgação de estatísticas macroeconômi- cas, tais como: Índices gerais de preços, índices setoriais, indicadores de preços agropecuários, preços e custos.

Reconhecida pela sua qualidade interna- cional, a FGV é uma das maiores institui- ções de ensino do Brasil e referência no mercado de trabalho.

Eleita a

melhor escola de negócios do Brasil

pelo Eduniversal Business Schools Ranking

Uma das preferidas

pelos RHs

, de acordo com a pesquisa do DataFolha publicada na Folha de São Paulo, a FGV é uma das preferidas na hora

da contratação

A instituição de ensino que

mais forma CEOs no Brasil

Está entre os

melhores think tanks

do mundo e se manteve em 1º lugar na América Latina pelo Global Goto Think Tanks Index Reports 2016

A única brasileira entre as instituições de ensino

mais infl uentes do mundo no Linkedin

Eleita uma das

marcas mais

relevantes do Brasil

,

segundo a Academia Brasileira de Marketing

Líder no Ranking Nacional

do índice geral de cursos do MEC, ocupando as três primeiras colocações

Credibilidade da instituição que

mais formou os

principais líderes

do país

(3)

O MBA em Gestão Industrial apresenta abordagens in- tegradas a métodos avançados de gestão da produção desenvolvendo técnicas econômicas, organizacionais e sociais que visam a qualidade de produtos, auxiliando a produtividade e possibilitando a competitividade e o re- torno fi nanceiro de empresas.

O curso é indicado para profi ssionais que buscam aprimo- rar operações de produção e prestação de serviços com relação à criação de valor para clientes, acionistas, cola- boradores internos e externos.

SOBRE O CURSO

PARA QUEM É

3 MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL •

(4)

Estratégia corporativa e de negócio 24 h/a

Estratégias de marketing 24 h/a

Economia dos negócios 24 h/a

Gestão de projetos 24 h/a

Liderança e gestão de equipes 24 h/a

Transformação digital 24 h/a

Empreendedorismo e gestão da inovação 24 h/a

Finanças corporativas 24 h/a

Jogo de negócios 24 h/a

Gestão de operações e transformação digital na indústria 4.0 24 h/a

Teoria das restrições 24 h/a

Throughput accounting 24 h/a

Lean manufacturing 24 h/a

Gestão de materiais 24 h/a

A Gestão Estratégica de Curto Prazo e a Ferramenta APS 24 h/a

Gestão de Processos para a Qualidade dos Produtos 24 h/a

Logística integrada na cadeia de suprimentos 24 h/a

Workshop de solução de problemas 24 h/a

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432H/2

PROGRAMA

ACADÊMICO

(5)

ESTRATÉGIA CORPORATIVA E DE NEGÓCIOS

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento es- tratégico. Defi nição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente exter- no: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estraté- gias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores.

Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacio- nais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfi guração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

ECONOMIA DOS NEGÓCIOS

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Infl ação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua infl uência sobre os negócios: polí- tica monetária, taxas de juros e regime de metas para a infl ação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional:

principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus de- terminantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

DISCIPLINAS

MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL • 5

(6)

GESTÃO DE PROJETOS

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de pro- jetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida;

Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerencia- mento de projetos ágeis.

LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de com- petências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a lide- rança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Carac- terísticas e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes.

Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e compe- titividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transfor- mação digital.

EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DA INOVAÇÃO

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreende- dorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreende- dora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional.

Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

DISCIPLINAS

(7)

FINANÇAS CORPORATIVAS

Visão geral de fi nanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fl uxo de caixa livre para viabilidade econômico-fi nanceira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabi- lidade econômico-fi nanceira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

JOGO DE NEGÓCIOS

Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Defi nição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos co- merciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-fi nanceira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

GESTÃO DE OPERAÇÕES E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA INDÚSTRIA 4.0

O escopo da Gestão de Operações. A contribuição das operações para a vantagem competiti- va e para o ganho econômico. Indicadores de desempenho (KPIS). As capacidades inovativas da empresa: os sistemas técnico-físicos e suas novas confi gurações; a capacitação humana e organizacional. Introdução ao Pensamento Enxuto e a Teoria das Restrições. Os diferentes tipos de sistemas de produção e serviços. Fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações: os cinco domínios da transformação digital; as tecnologias da quarta revolução in- dustrial; a internet das coisas. Os desafi os da produção e da logística no mundo pós Pandemia Covid 19: sustentabilidade econômica, social e ambiental.

TEORIA DAS RESTRIÇÕES

Teoria das Restrições para o aperfeiçoamento contínuo dos processos; Cinco passos da Teoria das Restrições; Gestão do recurso crítico de capacidade; o Método DBR - Drum / Buff er / Rope (Tambor / Pulmão / Corda); Fenômeno das fl utuações aleatórias e eventos dependentes.

DISCIPLINAS

MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL • 7

(8)

THROUGHPUT ACCOUNTING

Contabilidade de Ganhos (Throughput accounting) - o processo decisório da Teoria das Res- trições; Três medidas globais de desempenho e suas relações matemáticas; Contabilidade de ganhos versus a contabilidade de custos; Critério de maximização ganhos da empresa.

LEAN MANUFACTURING

A mentalidade enxuta e mudança cultural; As principais ferramentas do Lean para estabelecer o fl uxo puxado, nivelado e contínuo; O mapeamento do fl uxo de produção. Processo de im- plantação.

GESTÃO DE MATERIAIS

Do MRP ao SCM, a gestão integrada da cadeia de suprimentos; A abordagem Lean Manufactu- ring para gestão da cadeia de suprimentos; Dimensionamento de estoques Aplicabilidade das diferentes abordagens; Problemas de implantação.

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE CURTO PRAZO E A FERRAMENTA APS

Interligando estratégias e decisões do dia a dia: o papel dos sistemas avançados de planeja- mento; Sequenciamento da produção; Programação das atividades na produção sob enco- menda; Processos de implantação de sistemas avançados de planejamento na indústria: fato- res críticos de sucesso; Advanced Production Scheduling.

GESTÃO DE PROCESSOS PARA A QUALIDADE DOS PRODUTOS

Conceito e contextualização da gestão dos processos e da qualidade; Gestão, modelagem e custos do processo; Indicadores de Desempenho e Metas; Ferramentas para a Qualidade;

Abordagens para manutenção de equipamentos: a visão Lean (TPM – Total Productive Main- tenance) e outros métodos; Programas para a Gestão da Qualidade. Metodologia Seis Sigmas;

Controle estatístico de processos; Certifi cados de qualidade e certifi cação de produtos.

DISCIPLINAS

(9)

LOGÍSTICA INTEGRADA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Introdução aos fundamentos logísticos. Visão da logística como estratégia e como operação.

Os trade-off s tradicionais e contemporâneos: compras, armazenagem e transporte. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. O que buscar através da Distri- buição, Tipos de Canais de Distribuição, Estudo do Varejo, Estudo do Atacado e Estudo de Sistemas Atualizados de Apoio à Distribuição. A importância do intermediário na cadeia de suprimentos. Logística verde, logística reversa e economia circular.

WORKSHOP DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Metodologia para desenvolvimento de projetos voltados para ganhos de produtividade e com- petitividade na indústria. Métodos de solução de problemas. As ferramentas de qualidade. A aplicação do A3 em situações reais.

DISCIPLINAS

MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL • 9

(10)

Engenheiro e especialista Gerente e sócio

Coordenador e supervisor Analista e operador

31%

14%

28%

27%

PERFIL

DA TURMA

Fonte: Conexão Conveniada FGV - 2019

Análise da turma de MBA em Gestão Industrial - 2019

(11)

RICARDO SARMENTO COSTA

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Pós-gradua- do em Análise de Sistemas pelo IBAM-RJ, e Engenheiro de Produção pela UFRJ. Geren- te de desenvolvimento e disseminação dos simuladores See-The-Future do Instituto Nacional de Tecnologia para programação da produção por simulação computacional;

Professor de diversos cursos de pós-gra- duação lato e strictu sensu em universida- des federais e outras instituições de ensino;

Presta consultoria, participa de implantação de sistemas e faz treinamento no campo das tecnologias de gestão da produção em empresas; Autor de vários artigos publica- dos no Brasil e no exterior.

COORDENADOR DO CURSO

11 MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL •

(12)

MÓDULO INTERNACIONAL (OPCIONAL)

O objetivo do programa é ampliar os con- ceitos e conhecimentos adquiridos no curso MBA da Fundação Getulio Vargas - FGV, oferecendo uma excelente oportuni- dade para que profissionais agreguem um diferencial de conhecimento e incremen- tem sua empregabilidade no competitivo mercado de trabalho atual.

Todos os participantes do Módulo Interna- cional recebem um certificado da Univer- sity of Tampa assinado pelo reitor vigente e outro certificado da FGV com 40 horas de participação adicionadas à carga horá- ria do MBA. São três certificados de uma vez, com reconhecimento internacional.

(13)

INFORMAÇÕES

Nossas unidades

SÃO PAULO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Avenida Benedito Matarazzo, 9403 Jardim Oswaldo Cruz - CEP: 12215-900 (12) 3924.8524

info@conexao.com

TAUBATÉ

Avenida Charles Schnneider, 1700 Vila Costa - CEP: 12040-900 (12) 3683.0800

inscricoestaubate@conexao.com

GUARULHOS

Avenida Doutor Timóteo Penteado, 721 Vila Hulda - CEP: 07094-000

(11) 2447.4250

inscricoesguarulhos@conexao.com

MOGI DAS CRUZES

Avenida Ver. Narciso Yague Guimarães, 1001 Jardim Armenia - CEP: 08780-000

(11) 4796.1000

infomogi@conexao.com

MINAS GERAIS

POUSO ALEGRE

Avenida Vicente Simões, 30 Centro - CEP: 37550-000 (35) 3422.9750

comercialpouso@conexao.com

VARGINHA

Avenida Princesa do Sul, 720 Jardim Andere - CEP: 37026-080 (35) 3222.6570

comercialvarginha@conexao.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

conexaoconveniadafgv

MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL • 13

(14)

conexao.com/fgv

Referências

Documentos relacionados

Cultural Brasil/Noruega 2014, pela representante do Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Oslo.. 20:30 - Intervalo Intervalo Intervalo - Coquetel

Capo´- Vicedo, Mula e Capó (2011) Scmij proposição de framework Descrição da realidade Redes sociais, Gestão de conhecimenteo Pesquisa exploratória, Estudo de caso

VII Simpósio Paranaense de Pós – Colheita de Grãos – 16 horas VI Simpósio Paranaense de Pós-Colheita de Grãos – 16 horas V Simpósio Paranaense de Pós-Colheita de

As subáreas de acordo com a Associação Abrasileira de Engenharia de Produção correspondem a: Gestão de Estoques Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA (Supply Chain Management and Competitive Intelligence)... GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

É necessário que um ambiente de rede esteja predefinido na política de segurança ou seja gravado pelo usuário final para que o Endpoint Security Client 3.5 possa mudar os

Tabela 4- Teste de c orrelação do coeficiente de Pearson (г) entre o comprimento do metacarpo com os diâmetros longitudinais (eixo x) e transversais (eixo y) dos

A jurisdicionada encaminhou a documentação solicitada, estando os relatórios de cravação de estacas arquivados em papéis de trabalho e as medições, memórias de