• Nenhum resultado encontrado

25 Regras de Disciplina Do Trader

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "25 Regras de Disciplina Do Trader"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

 

 

 

 

  

  

     

     

    

    





  

  

   

   

    

    

  

  

(2)

O sucesso que um trader conquista no mercado é diretamente correlacionada com a sua disciplina ao operar, ou a falta dela. A fórmula é muito simples: opere com disciplina e você terá sucesso; opere sem discipli-na e você falhará.

Eu sou trader e membro da Chicago Board of Trade (CBOT) há 20 anos.

Durante a minha bem-sucedida carreira no pregão viva-voz como scalper, eu operei em 3 diferentes contratos e mercados: Bônus do Tesouro de 30 anos na CBOT, contratos de SP500 na Chicago Mercantile Exchange (CME) e Ouro na London International Financial Futures Exchange (LIFFE). Atualmente eu opero os contratos eletrônicos de Dow Jones futuro de $5 na CBOT quando o tempo me permite.

Apesar da minha formação acadêmica de bacharel em administração de negócios na Universidade de Denver, eu nunca me considerei um estudante muito talentoso. Eu não tenho formação em análise técnica. Sou incapaz até de traçar um estudo de Fibonaci ou uma média movel em um gráfico, não sabendo como operar com essas ferramentas. Também não tenho formação em análise fundamentalista. Eu não entendo a relação econômica entre as decisões do FED e os preços dos bônus do Tesouro ou das ações.

Então, como eu pude obter sucesso, dia após dia, operando nos mercados por mais de 20 anos? A resposta é simples: eu opero com disciplina, e eu respeito o mercado. Quando eu estou errado, eu saio imedia-tamente, e quando estou certo, eu não fico muito ganancioso. Eu fico contente com pequenos ganhos e aceito pequenas perdas.

Assim como agora eu oriento meus clientes de trading enfatizando a performance, disciplina e gestão de perdas e lucros, eu fui orientado por umdos melhores traders que já pisaram no “chão” da CBOT, David Goldberg. David foi um “spread scalper” de longa data nos contratos de óleo de aquecimento, e dono da Goldberg Bros., na época uma das maiores firmas de custódia da CBOT, CME e da Chicago Board Options Exchange. David me ensinou as regras de operar com disciplina. Eu ouvi suas recomendações e gradualmente, com o tempo, me tornei mais e mais vitorioso nos trades.O estudante agora virou o professor.

A roda do sucesso

Há 3 palavras que formam o que eu chamo de “Roda do Sucesso”, relacionado aos trades. A primeira palavra é conteúdo. O conteúdo consiste em todas as informações externas e internas do mercado que os traders utilizam para tomar decisões.

O mais importante tipo de conteúdo são os dados internos do mercado (DIM). DIM é simplesmente a informação do tempo e do preço, que a corretora envia. No final, todos nós tomamos decisões no presente momento, baseado no tempo e no preço. Para podermos “scalpear” no mercado com eficiência, nós precisa-mos ter dados em tempo real e estáveis, chegando ao nosso computador através de uma plataforma confiável na execução das ordens. Sem dados instantâneos de tempo e preço, estaremos operando no escuro.

A segunda palavra é operacional. Operacional é como você acessa o mercado e a metodologia que você aplica para entrar e sair dos seus trades. Você precisa dominar o operacional antes de obter qualquer sucesso como trader. Um simples erro de digitação pode resultar em perdas de milhares de dólares.

Um trader pode arruinar o seu dia inteiro com uma ordem preenchida erroneamente. Uma vez que você dominou a execução das ordens, é como andar de bicicleta. O processo de entrar e sair dos trades acaba sendo simples e intuitivo. A execução rápida e eficiente das ordens, especialmente se você estiver trabalhando com scalp, vai garantir que você atinja a ponta de compra ou a ponta de venda mais rápido do que os outros traders. Lembre-se: os mais rápidos sobrevivem.

A terceira e mais importante palavra é disciplina. Você precisa adquirir disciplina se você realmente espera obter qualquer nível de sucesso operando. A disciplina ao operar é praticada 100% do tempo, em todo trade, todos os dias. Revise as próximas 25 Regras de Disciplina ao Operar. Você precisa se condicionar a agir com disciplina cada vez mais. Muitos traders e clientes meus revisam essas regras todos os dias antes de cada pregão (acredite se quiser). Não leva mais do que 3 minutos para revisá-las. Pense nesse hábito como uma oração, lembrando a você como agir durante o pregão.

  

   

(3)

REGRA #1

O mercado lhe paga pela sua disciplina

Operando com disciplina, entrará mais dinheiro no seu bolso, e sairá menos dinheiro também. A única regra imutável no mercado é que disciplina = lucros maiores.

REGRA #2

Seja disciplinado todos os dias, em todos os trades, e o mercado lhe

recompensará por isso. Mas não alegue ser disciplinado se você não o

for 100% do tempo.

Ser disciplinado é de extrema importância, mas não é algo que se faz de vez em quando, por exemplo dizendo que eliminou um mau hábito, como fumar. Se você diz que parou com o hábito de fumar, mas acende um cigarro uma vez ou outra, então claramente você não parou de fumar. Se você opera com disciplina em 9 de cada 10 trades, então você não pode dizer que é um trader disciplinado. É justamente essa operação indiscipli-nada que fará um estrago na sua performance diária. A disciplina tem que ser praticada em todos os trades. Quando eu afirmo que o mercado lhe recompensará, geralmente é reconhecendo uma pequena perda, do que ser teimoso e manter-se por muito tempo em um trade perdedor.

Assim, se eu perco $200 em um trade, mas poderia perder $1000 se tivesse continuado na operação perdedora, eu posso afirmar que eu deixei de perder $800 por ter saído com rapidez daquele trade ruim.

REGRA #3

Sempre diminua suas posições quando estiver operando mal.

Todos os bons traders seguem esta regra. Por que continuar perdendo com 5 lotes, se você pode economizar perdas, diminuindo seu capital de operação em 1 lote, no próximo trade? Quando eu tenho dois trades perdedores em sequência, eu sempre diminuo o valor do meu trade em 1 lote. Se meus próximos dois trades forem lucrativos, então eu volto a operar com o valor original.

É como um batedor de baseball, que perdeu suas duas últimas tacadas. Na próxima tacada ele vai se ajustar, diminuir seu movimento e tentar se concentrar novamente. Operar é a mesma coisa: diminua o tama-nho do seu trade, tente fazer um tick ou dois, ou mesmo sair no zero-a-zero, e então aumente o valor após dois trades ganhadores consecutivos.

REGRA #4

Nunca deixe um lucro virar prejuízo.

Todos nós já violamos essa regra. Entretanto, deveria ser nossa meta se esforçar para não repetir o erro no futuro. O que estamos falando é sobre a ganância. O mercado lhe recompensou, movendo-se na direção do seu trade, entretanto, você não fica satisfeito com um pequeno lucro. E aí você segura a posição na esperança de de um ganho maior, apenas para ver o mercado virar e começar a ir contra você. É claro, inevita-velmente você agora fica indeciso, e o trade começa a piorar, virando um prejuízo razoável.

Não há por que ser ganancioso. É apenas um trade. Você fará muito mais trades durante o dia e muito mais nos próximos dias. Oportunidade existe o tempo todo no mercado. Lembre-se: nenhum trade isolado deverá ser ou quebrar a sua performance total no dia. Não seja ganancioso.

  

   

(4)

  

   

REGRA #5

Seu maior prejuízo não pode exceder seu maior lucro.

Mantenha um registro de todos os seus trades. Se, por exemplo, seu maior lucro do dia foi 5 pontos, então não permita-se perder mais do que 5 pontos em um próximo trade que der errado. Se você permitir que isso aconteça, ao liquidar as posições, acabará perdendo no final. Nada bom.

REGRA #6

Desenvolva uma metodologia e apegue-se à ela. Não fique mudando de

metodologia todos os dias.

Eu peço aos meus alunos para escrever alguns métodos específicos de operar (setups) que deverão ser priorizados para fazer um trade. Não me importa necessariamente qual o método, mas eu quero me certificar se eles têm uma lista de regras, setups ou movimentos de preços que deverão ser usados para operar. Você tem que ter um plano para o jogo.

Se você tem um método comprovado, mas que não esteja funcionando muito bem durante algum dia, procure desenvolver um método novo. Se o seu método funcionar em mais da metade do pregão, então fique com ele.

REGRA #7

Seja você mesmo. Não tente ser outra pessoa.

Em todos os meus anos como trader, eu nunca operei mais do que 50 lotes em um único trade. Claro, eu gostaria de operar como alguns colegas que operavam com 100 ou 200 lotes por trade. Entretanto, eu não possuía controle emocional ou psicológico para uma operar tão grande assim. Mas tudo bem, eu sabia que a minha zona de conforto estava entre 10 e 20 lotes por trade.

Geralmente, se eu usava mais do que 20 lotes, eu fracionava a operação.

Emocionalmente eu não poderia suportar mais do que isso. O trade inevitavelmente viraria um prejuízo porque eu não era capaz de operar com o mesmo talento que eu tinha operando 10 lotes.

Aprenda a aceitar sua zona de conforto no que diz respeito ao tamanho da sua posição. Você é quem você é.

REGRA #8

Você sempre vai querer estar apto a voltar e operar no dia seguinte.

Nunca coloque-se na péssima situação de perder mais dinheiro do que consegue suportar.

O pior sentimento do mundo é querer operar e não poder fazê-lo, porque seu saldo é insuficiente e a sua corretora não lhe permitirá mais operar a não ser que você deposite mais quantias.

Eu ordeno aos meus alunos que definam uma quantia máxima a perder no dia. Por exemplo, sua perda diária não poderá exceder $500. Se você perdeu esse valor, desligue o computador e tome o dia de folga. Você sempre poderá voltar no dia seguinte.

(5)

  

   

REGRA #9

Conquiste o direito de operar maior.

Muitos traders novatos pensam que só porque tem $25.000 na conta, eles poderão operar 5 ou 10 contratos de mini S&P. Isso passa longe da realidade. Se você não consegue lucrar com 1 lote, o que lhe faz pensar que poderá operar com 10 lotes?

Eu peço aos meus alunos que me mostrem uma rentabilidade durante 10 dias consecutivos operando 1 lote apenas. Quando eles conseguem dez dias operando com lucro, ao meu ver, eles conquistaram o direito de operar com 2 lotes pelos próximos dez pregões.

Lembre-se: Se você está operando mal com 2 lotes, você deve diminuir seus trades para 1 lote.

REGRA #10

Saia fora dos trades perdedores.

Você não é um “perdedor” apenas porque está em um trade perdedor. Você será, no entanto, um perdedor, se não sair de um trade ruim mesmo reconhecendo que a operação não é boa.

Eu acho impressionante como o seu “estômago” é um apurado indicador de mercado. Se o seu estômago sente que o trade não é bom, então ele não é mesmo. Hora de sair.

Todo trader faz trades errados durante o pregão. Um dia comum de trade pra mim consiste em 33% de trades perdedores, 33% de trades no zero-a-zero, e 33% de trades vencedores. Eu saio fora dos trades perdedo-res muito rápido. Eles não me custam muito. E assim, embora eu tenha perdido ou saído no zero-a-zero em 66% dos trades do dia, ainda assim eu saio ganhando.

REGRA #11

A primeira perda é a melhor perda.

Assim que você percebeu que o trade em que você está não é bom, é melhor sair imediatamente. “Nunca se perde enquanto não realizar”, “Não tem problema, o preço vai voltar em breve” são frases ditas ironicamente pelos traders no pregão viva-voz. Assim que a frase é dita, é uma afirmação de que o trader percebeu que o trade não é bom, e que o preço não voltará, e é hora de sair.

REGRA #12

Não tenha esperanças, e não reze. Se fizer isso, vai perder.

Quando eu era um trader novato e indisciplinado, eu não saberia dizer quantas vezes eu rezei para o “Deus dos Bônus do Tesouro”. Minhas preces eram para me ajudar em posições nada menos do que desconfor-táveis. Eu rezaria por uma intervenção divina que, por acaso, nunca aconteceu. Eu realizei cedo que rezar para o “Deus dos Bônus do Tesouro” ou qualquer outro deus dos contratos futuros era perda de tempo. Apenas saia da posição!

(6)

  

   

REGRA #13

Não se preocupe com notícias.

É passado. Eu nunca entendi porque tantos traders ouviam ou assistiam CNBC, MSNBC, Bloomberg ou FNN o dia inteiro. Os apresentadores desses programas sabem muito pouco sobre a dinâmica do mercado e sobre movimento de preços.

Quase nenhum deles, ou nenhum, nunca operou 1 lote sequer em nenhum pregão de nenhuma bolsa. E ainda se dizem experts em tudo. Antes de se tornar um “expert em mercado e trades”, o rapaz que apresenta de hora em hora o pregão dos bônus era um telefonista do pregão. Obviamente isso o qualifica como um expert! Esses e outros não têm a menor utilidade para você.

Encare isso como realmente é: um entretenimento. O fato é: as notícias que você vê nos programas financeiros são “notícias velhas”. A história já foi “fatiada e consumida” pelos profissionais do mercado muito antes de sair a notícia na mídia. Nunca opere em cima de notícias, pois já será tarde demais.

REGRA #14

Não especule. Se você especular, vai perder.

Em todos esses anos que eu operei e estive com outros traders, eu nunca conheci especuladores bem-sucedidos. É impossível especular e consistentemente obter grandes lucros. Não seja um especulador. Seja um trader. Scalpear o mercado no curto-prazo é a resposta. A probabilidade de dias ou semanas vitoriosas é muito maior se você operar no curto prazo: pequenos lucros e prejuízos ainda menores.

REGRA #15

Ame perder dinheiro.

Esta regra é uma das quais eu recebo mais respostas e dúvidas de traders do mundo inteiro. Eles pergun-tam: “O que você quer dizer, amar perder dinheiro. Você está louco?” Não, eu não estou louco. O que eu pretendo dizer é que aceite o fato de que você terá trades perdedores ao longo do dia. Saia desses trades rapidamente. Ame sair dos seus trades ruins rapidamente. Isto economizará muitas perdas de capital e lhe fará um trader melhor.

REGRA #16

Se a operação não está indo pra lugar nenhum em

determinado timeframe, é hora de sair.

Esta regra é relacionada com a teoria do fluxo do capital. É o capital do mercado que empurra o mercado em uma direção ou outra. Um excesso ou desequilíbrio nas ordens de compra empurrará o mercado para cima. Um excesso de ordens de venda empurrará o mercado para baixo.

Quando uma estagnação de preços acontece (como geralmente acontece muitas vezes no dia), o merca-do e seus participantes estão dizenmerca-do que, no presente momento, eles estão felizes ou satisfeitos com as ordens prevalecentes de compra e venda.

Você não quer estar presente no mercado nessas horas. O mercado não está indo a lugar nenhum. É uma perda de tempo, capital e energia emocional. É muito melhor esperar o mercado aquecer um pouco e então entrar no trade.

(7)

  

   

REGRA #17

Nunca tenha uma grande perda. Só uma grande perda pode lhe machucar.

Por favor releia as Regras 5, 8, 10, 11 e 15. Se você seguir estas regras, jamais violará a regra 17.

Grandes perdas fazem com que você não tenha um dia lucrativo. Elas levam vários pequenos lucros que você trabalhou duro para conquistar. Grandes perdas também o “matam”, do ponto de vista psicológico e emocio-nal. Demora muito tempo para recuperar sua confiança após uma grande perda em um trade.

REGRA #18

Faça um pouquinho todos os dias. Cave seu espaço. Não o preencha.

Quando eu era um jovem trader de bônus, minha meta diária era fazer 10 ticks. Cada tick equivale a $31,25, então, se eu fazia 10 ticks, teria $312,50. Pode parecer pouco dinheiro para você, mas com certeza era muito para mim. Meu mestre, David Goldberg, me disse que se eu fizesse 10 ticks em todos os dias do ano, no final do ano eu teria $72.500 na conta. Nada mal para um garoto de 23 anos em 1982.

É impressionante a rapidez que a sua conta aumenta com o tempo, apenas fazendo um pouquinho todos os dias. Se você é um jovem trader de mini S&P, tente fazer 5 ou 6 pontos por dia. Se conseguir, terá $72.500 no final do ano.

REGRA #19

Procure fazer pequenas tacadas, e não grandes jogadas. (Não queira ganhar a

vida em apenas um trade)

Assim como eu não conheço nenhum especulador bem-sucedido, eu não conheço nenhum trader que vai para um trade esperando ganhar sua aposentadoria em apenas uma operação. Você nunca deveria encarar um trade com a idéia de ter um lucro enorme. Às vezes grandes lucros acontecem, mas quando acontecem, são mais devidos à sorte, do que à habilidade.

Minha intenção no trade era ganhar um pouco, mas no mesmo momento que meu trade estava aberto, o FED tomou uma grande decisão inesperada e eu sem querer ganhei muito dinheiro. Isso provavelmente aconteceu comigo menos de 5 vezes em 20 anos.

REGRA #20

Consistência gera confiança e controle.

Que legal que é ligar o computador de manhã sabendo que se você jogar seguindo essas regras, operando com disciplina e seguindo a sua metodologia, a probabilidade de um dia lucrativo é alta.

Houve anos em que eu pude contar nos dedos o número de dias perdedores que eu tive. Não acha que essa consistência me permitiu ser extremamente confiante? Eu sabia que eu iria fazer dinheiro em qualquer dia. Porque eu pensaria diferente? Fazendo um pouquinho todos os dias (Regras 18 e 19) permitirá a você operar ao longo do dia com confiança e controle. Lembre-se da Regra 9: Se você fizer um pouquinho todo dia, então você terá conquistado o direito de operar maior. Assim, seguindo as Regras de Disciplina para Operar, o seu “pouqui-nho” em breve se tornará em muitos mais dias lucrativos.

(8)

  

   

REGRA #21

Aprenda a aguardar (e dimensionar) os trades lucrativos.

O efeito final de dimensionar seus trades vencedores será um grande aumento na média de lucros por trade, enquanto mantém as perdas pré-definidas através dos seus parâmetros de gestão de risco.

Você nunca deverá dimensionar seus trades perdedores. Se o tamanho da sua posição é maior do que 1 lote e seu trade vai mal, você deve liquidar a posição inteira Se a sua posição é maior do que 1 lote e seu trade vai bem, é melhor liquidar metade da posição no seu primeiro objetivo de preço. Se você opera com stops de proteção, você deve ajustar a ordem para que reflita a mudança no tamanho da posição (lembrando que você liquidou metade dela) e aumentar ou diminuir o preço de stop, dependendo se for uma posição comprada ou vendida, para o preço de entrada original. Você agora está basicamente jogando com o dinheiro da casa. Você já estará com lucro garantido e metade da posição ainda em aberto, e essa é uma situação fantástica de se estar.

Coloque uma ordem alguns ticks abaixo ou acima do mercado, dependendo da sua posição, sente e relaxe.

REGRA #22

Faça o mesmo tipo de trade todos os dias, dia após dia – Seja como um predreiro:

construa tijolo após tijolo.

Um pedreiro aparece para trabalhar todos os dias da sua vida profissional e executa o trabalho com a mesma metodologia. Tijolo após tijolo após tijolo. A mesma consistência se aplica aos traders também. Por favor releia as Regras 6 e 20, eu não mudei minha metodologia e estratégia em 20 anos. Eu acho que sou um “pedreiro”.

REGRA #23

Não analise demais. Não enrole. Não hesite. Se fizer isso, vai perder.

Eu não saberia contar quantas vezes traders chegaram no meu escritório terrivelmente abalados porque eles “sabiam” para onde o mercado iria, mas, falharam em não abrir uma posição. Quando eu perguntei a eles porque não entraram no trade, as respostas eram sempre as mesmas: eles não queriam “correr atrás do mercado”. Eles estavam esperando o melhor preço possível (que não conseguiram), ou então só dois indicadores apontavam a entrada e eles esperavam o terceiro indicador apontar.

O resultado líquido de toda essa enrolação e hesitação é que o trader estava certo quanto à direção do mercado, mas seu lucro na operação foi zero. Nós não somos pagos nesse negócio enquanto não entrarmos no trade. Não analise demais a operação. Abra o trade e então administre-o. Se você estiver errado, saia fora. Mas você nunca vai acertar nada, se não entrar na operação.

REGRA #24

Todos os traders são iguais aos olhos do mercado.

Todos nós começamos o dia igualmente. Todos nós começamos do zero. Assim que o sino toca e o pregão começa, o que nos fará ganhar dinheiro é como conduzimos a nós mesmos e como nos comportamos. Se você seguir as 25 Regras, você fará direito. Se não seguir, fará errado.

(9)

  

   

REGRA #25

O mercado é quem aplica a escala máxima da justiça.

O mercado se move a qualquer lugar que ele quiser. Não importa se é com você ou comigo. Ele não tem preferências. Ele não discrimina. Ele não prejudica ninguém em especial. O mercado está sempre certo. Você precisa respeitar o mercado. Ele será impiedoso punindo você caso não siga as Regras. Condicione-se a jogar com as 25 Regras de Disciplina para Operar e você será recompensado.

Este material foi criado Por Douglas Zalesky.

Douglas Zalesky é CEO da eLocal, LLC, www.elocaltrading.com. A eLocal oferece execução física e eletrônica de ordens, liquidação e custódia para todos os principais contratos futuros, ações e câmbio. Eles servem traders eletrônicos, traders de pregão viva-voz e firmas de trading. Para mais informações sobre a firma de Douglas e as 25 Regras de Disciplina para Operar, por favor contacte-o em doug.zalesky@elocaltrading.com

Este material está sendo distribuído pela RenkoProp com os devidos créditos a seu criador. Esperamos que o ajude a compreender um pouco, o que significa ser um trader e todo autocontrole que isso envolve. Mas entenda que apenas ter controle emocional não faz de você um bom trader. Conhecer o mercado, ter seu financeiro completa-mente alinhado, saber negociar de forma lucrativa e conhecer todas suas estatísticas é necessário também.

Mas um detalhe importante.Ter tudo isso também não é garantia que você será um trader lucrativo. Mas se com tudo isso já é difícil, agora imagine sem.

Nós somos uma mesa proprietária Brasileira, que opera na Bolsa com capital próprio. E também desenvolvemos um trabalho educacional, onde transformamos pessoas que tem interesse em trabalhar com investimentos na Bolsa de Valores, em traders profissionais.

Acessecursos.renkoprop.com para conhecer nossa área educacional.

 



  

Referências

Documentos relacionados

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

Deus sabia que esses dois indivíduos possuíam a constituição genética específica para criar você em especial, exatamente como ele tinha em mente.. Eles tinham

No caso de um sistema fotovoltaico gerar mais energia em um determinado mês do que a unidade consumiu o excedente de energia é computado no banco de créditos do cliente, com validade

Depois de visitar a Catedral, vamos seguir para a Praça XV Marzo, uma das mais belas e importantes praças do centro histórico de Cosença, rodeada por palácios nobres e

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

Diferentemente do prazo fixado para pagamento dos precató- rios, as RPVs são depositadas pelos Tribunais Regionais Federais nos bancos ofi- ciais, mensalmente, obedecido o prazo de

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não