• Nenhum resultado encontrado

LOUSADA REVISTA MENSAL GRATUITA CÂMARA MUNICIPAL DE LOUSADA FEV 21

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LOUSADA REVISTA MENSAL GRATUITA CÂMARA MUNICIPAL DE LOUSADA FEV 21"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

REVIST

A MENSAL GR

A

TUIT

A

C

ÂMAR

A MUNICIP

AL DE L

OUSAD

A

FEV

’21

LOUSAD

A

2020

(2)

Revista Municipal

Agenda

Miss & Mister Sénior 2020

eleitos por votação online

6/7

19

Oficina de Serigrafia

OPJ 2021 - Esterilização de

Animais

9

22

Ciência no Parque

Ciência de Slimes

Centro de Marcha e

Corrida de Lousada

10

22

Mega Encontro Desportivo

Artes Marciais e Ténis de Mesa

Mata de Vilar

reabre ao público

13

23

21

FICHA TÉCNICA

Revista Municipal | Câmara Municipal de Lousada | N.º 199 Ano n.º 22 – 4.ª série

Data fevereiro 2021 | Propriedade e edição Câmara Municipal de Lousada | Direção Presidente da Câmara Municipal de Lousada | Textos Divisão de Comunicação | Fotografia Divisão de Comunicação | Impressão Lidergraf, Artes Gráficas, SA | Tiragem 17000

Depósito Legal 49113/91 | ISSN 1647-1881

Suplemento

Núcleo de Imprensa de Lousada

propósito e concretização de um projeto

museológico

Running

Especial

Distância de 8/10 km

Free

(3)

MUNICÍPIO

Lousada Município Amigo do Desporto

O concelho foi distinguido, pelo terceiro ano consecuti-vo, com o galardão Município Amigo do Desporto. Este reconhecimento teve como objetivo distinguir as medidas adotadas no período da pandemia Covid-19, mais concreta-mente entre os meses de março e novembro do ano passado. O Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva, rece-beu o prémio no dia 30 de dezembro, na Póvoa de Varzim, enfatizando que “o Município renovou o título de Município

Amigo do Desporto e, depois de termos sido distinguidos com o Desporto Adaptado e com o Programa Desportivo, este ano o mérito deveu-se à intervenção que ocorreu em tempos de pandemia. Uma distinção que muito se deve à resiliência das associações desportivas locais e à capacidade de trabalho e disponibilidade de todos que colaboraram com a autarquia”.

As atividades desenvolvidas no concelho em tempo de pandemia foram inúmeras desde a Atividade Física e Des-portiva em casa, aos Mega Encontros Desportivos online até ao Ensino do Xadrez, através de uma aplicação própria. Também o Programa Municipal de Caminhadas foi adapta-do, com pequenos grupos e o período foi alargado a vários dias para que fosse possível efetuar o percurso. Entretanto, o Free Running prosseguiu, com convidados que, mensalmen-te, marcaram presença nas conversas transmitidos online. A atleta do Sporting Clube de Portugal Sara Catarina Ri-beiro deu continuidade à atividade dinamizada em

parce-ria com o Município, com alterações no número de parti-cipantes a que se juntaram as “As Dicas de Treino da Sara Catarina Ribeiro”, on line.

A iniciativa Lousada Verão Fitness realizou-se nos fins de semana de julho, no Parque Urbano de Lousada, com a colaboração de agentes privados (ginásios) existentes e a Empresa Municipal Lousada Séc. XXI.

No que respeita à atividade física adaptada para os seniores, houve também alterações com os professores de educação física a efetuar visitas domiciliárias quinzenais. Com a sus-pensão da Liga Boccia produziram-se publicações que ensi-navam a adaptar a modalidade ao contexto familiar. Foram ainda reforçados os apoios às associações despor-tivas, como a oferta de equipamentos de proteção indivi-dual e gel desinfetante e ainda um apoio financeiro suple-mentar correspondente ao valor liquidado no consumo de água e Resíduos Sólidos Urbanos, representando um valor superior a sete mil euros.

As formações acreditadas prosseguiram de forma online tal como a Gala do Desporto e outras provas que foram transmitidas em direto nas diversas modalidades como Campeonato Nacional de Motocross, Ralicross, Lousada Indoor Open, entre outros.

(4)

MUNICÍPIO

Mais de 180 crianças no Bebé Natal

Nos dias 26 e 27 de dezembro e 3 de janeiro, decorreu o evento Lousada Bebé Natal destinado aos bebés que nas-ceram em 2020.

A cerimónia, que se realizou em moldes diferentes dos habituais, teve lugar em horários previamente agendados, de modo a não haver aglomeração de pessoas num mesmo espaço.

Cerca de 180 crianças foram inscritas para esta cerimónia que tem como mote ser uma homenagem às famílias Lou-sadenses.

O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, destacou que “é muito importante para o Município que se continue

com esta vitalidade demográfica no concelho. Por isso, temos procurado criar incentivos para além deste que é um gesto de simpatia em forma de agradecimento e reconhecimento aos pais e mães de Lousada”.

Os pais e bebés receberam um vale de oferta no valor de 40€ para descontar em produtos de puericultura nas farmácias do concelho. As farmácias locais voltam a ser parceiras des-ta iniciativa, comparticipando o valor de 10€ por cada vale. Assim, colaboram, mais uma vez a Farmácia Amândio (Ne-vogilde), Farmácia Aveleda, Farmácia Fonseca, Farmácia Lopes Caçola, Farmácia da Vila, Farmácia Silva Marques (Lustosa), Farmácia Meinedo, Farmácia Silva Rocha (Caíde de Rei) e Farmácia Sousa e Silva (Sra. Aparecida).

Para além do vale de oferta os bebés receberam um diplo-ma e outras pequenas lembranças.

(5)

MUNICÍPIO

Autarquia Familiarmente Responsável

O Município de Lousada foi distinguido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis com a Ban-deira com Palma.

A distinção é atribuída à Câmara Municipal de Lousada pelo trabalho ao nível da ação social local, nomeadamente por práticas amigas das famílias em diferentes áreas como o desporto, cultura, apoio económico e políticas fiscais. O Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado, salienta “o Município criou um conjunto de medidas

concre-tas que se destinam a criar incentivos para atrair as famílias para o concelho onde se incluem benefícios fiscais, com a taxa de IMI mais baixa para quem tem mais de dois filhos, bem como a redução das tarifas da água, saneamento e resí-duos sólidos urbanos”.

A autarquia assume ainda os custos da creche para os casais que tenham o terceiro filho e a rede pública do pré-escolar existente permite que todas as crianças com três ou mais anos possam frequentar de imediato o jardim-de-infância.

(6)

SENIORES

Miss & Mister Sénior 2020 eleitos por votação online

A eleição do Miss e Mister Sénior, que ocorre desde 2012, voltou a realizar-se em diferentes moldes, contando com a participação de muitos seniores que quiseram associar-se a este evento.

Depois de serem efetuadas as fotografias a cada candidato, cumprindo as regras de segurança, foram colocadas a vota-ção no Facebook do Município para as categorias de Miss, Mister e Casal Sénior. As restantes categorias, Simpatia, Fotogenia e Elegância, foram eleitas pela votação de um júri composto por elementos da Rede Social.

O título de Miss Sénior Lousada 2020 foi atribuído a Maria

Engrácia Macedo, do Movimento Sénior de Silvares. O Mister Sénior 2020 é Joaquim Meneses, do Movimento Sénior de S. Miguel, e o prémio de Casal Sénior, atribuído pela primeira vez, foi entregue a Alzira Ferreira e Joaquim Meneses, do Movimento Sénior de S. Miguel.

A Miss Simpatia é Raquel Mota Teixeira, do Movimento Sénior de Nespereira, e o Mister Simpatia eleito é José Ma-tos, do Movimento Sénior de Vilar do Torno e Alentém. O prémio de Miss Fotogenia foi entregue a Carolina Rocha e, de Mister Fotogenia, a António Teixeira, ambos do Mo-vimento Sénior de Cristelos.

Maria Engrácia Macedo

Miss Sénior Joaquim MenesesMister Sénior Carolina Rocha e António TeixeiraMiss e Mister Fotogenia

Raquel Mota Teixeira

(7)

SENIORES

Miss & Mister Sénior 2020 eleitos por votação online

A Miss Elegância é Maria Angelina Cunha, do Movimento de Cristelos, e o Mister Elegância é Salvador Pereira, de Meinedo. Os objetivos deste evento passam por permitir que a população Sénior desfrute de atividades que lhes promovam bem-estar físico e psicológico, com o apoio do comércio tradicional Lou-sadense. Este ano colaboraram a Sweet Bombom e a Flor da Es-perança que se juntaram ao evento para agraciar os vencedores. A atividade desenvolvida insere-se no Projeto Movimento Sé-nior é promovida pela Associação de Solidariedade Social de Nespereira, em parceria com Câmara Municipal. É cofinancia-do pelo Programa de Parcerias para o impacto, cofinancia-do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), correspon-dendo a uma das tipologias de operações no âmbito da iniciati-va Portugal Inoiniciati-vação Social.

No passado dia 5 de dezembro, o concelho assinalou o Dia Internacio-nal do Voluntariado.

O Banco Local de Voluntariado de Lousada foi formalmente criado em fevereiro de 2010 e atualmente conta com 67 voluntários, que colaboram nos diferentes Movimentos Seniores do concelho. O assinalar da data tem como objetivo agradecer o trabalho de elevada dedicação e qualidade que prestam aos outros.

Anualmente, o Município de Lousada presenteia os Voluntários com um passeio convívio que teve de ser adiado devido às contingências decorrentes da pandemia.

Assim, para assinalar a data foi oferecido a todos um pequeno livro de anotações e o Vereador da Ação Social, Dr. Nélson Oliveira, entregou a oferta, simbolicamente, ao Voluntário menos jovem do Banco do Voluntariado de Lousada, Salvador Teixeira e Maria do Carmo Batista.

Comemorações do Dia Internacional do Voluntariado

Alzira Ferreira e Joaquim Meneses Prémio Casal Sénior

(8)

EDUC

A

Ç

Ã

O

Férias 5 Estrelas na interrupção de Natal

Cerca de duas dezenas de crianças frequentaram as ativi-dades das Férias 5 Estrelas, na EB de Cristelos, durante a interrupção letiva do natal.

A iniciativa foi dinamizada pelo município com a colabora-ção dos professores das atividades de enriquecimento cur-ricular das áreas da música, atividade lúdico expressiva,

xa-Premiados desenhos com mais gostos

Para assinar a época natalícia, o Município de Lousada ofereceu aos mais pequenos um porta lápis com um conjunto de lápis de cera e um postal, entregue pelos duendes nos últimos dias de aulas.

Depois, os mais novos foram convidados a criarem no porta-lápis um desenho original e criativo. As fotos dos participantes foram colocadas no Facebook do Município e o maior número de gostos determinou os 10 desenhos vencedores, premiados com um livro e um diploma

drez, atividade física e desportiva e técnicas de relaxamento. Durante duas semanas as diversas atividades lúdicas reali-zadas incluíram a criação de objetos alusivos à época festi-va, jogos tradicionais, ténis de mesa, provas de orientação, construção de tabuleiros de xadrez, mini concertos, culi-nária, cinema, karaoke, entre outras.

(9)

JUVENTUDE

O Orçamento Jovem Participativo para este ano teve como projeto mais votado o Plano Munici-pal de Esterilização para Animais de Companhia e Abandonados, apresentado pela jovem Lousa-dense Iolanda Pinheiro.

Este projeto surge pelo crescente aumento dos animais abandonados, aumentando também as doenças entre eles, que podem ser transmissí-veis para os humanos, e a formação de grupos de animais que colocam em risco a segurança pública e o bem-estar da população.

O projeto vencedor defende um plano de esteri-lização aplicado a Lousada com três princípios fundamentais. O primeiro pressuposto é educar e sensibilizar a população para os benefícios da esterilização dos seus animais de estimação. O segundo passo está relacionado com o registo e levantamento do número de animais e as suas ne-cessidades, com a sensibilização para a importân-cia do não abandono e apresentar soluções para cuidado dos animais na ápoca de verão ou férias, considerado um período crítico de abandono. Assim, o último princípio do projeto vencedor passa pela vacinação e esterilização geral, com o resgate, esterilização e vacinação dos animais abandonados, de modo a evitar a sua reprodu-ção e prevenir perigos para populareprodu-ção. Este tra-balho pode ser desenvolvido em colaboração com associações.

A sétima edição do OPJ contou com 16 propos-tas a votação que decorreu entre os dias 30 de novembro e 31 de dezembro através do site do Município e presencialmente.

A divulgação do vencedor do OPJ realizou-se no dia de aniversário do Espaço AJE (Artes, Juven-tude e Europa), que assinalou 16 anos.

OPJ 2021 — Esterilização de Animais

orçamento

participativo

jovem

município de lousada

(10)

DESPORT

O

Centro de Marcha e Corrida

O Centro de Marcha e Corrida (CMC) de Lousada reco-meçou a atividade no início do ano e tem como uma das suas funções principais a melhoria dos índices de saúde e da condição física.

Funciona todas as terças, quartas e quintas-feiras entre as 17h30 e as 19h00 no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca. O Centro de Marcha e Corrida de Lousada conta dois per-cursos: um no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, com uma extensão de 1650 metros e com um nível de dificulda-de baixo, e o segundo percurso na Ecopista com extensão de 4110 metros e com um nível de dificuldade médio. O Programa Nacional de Marcha e Corrida, em que o CMC se enquadra, tem como objetivo o desenvolvimento de re-cursos capazes de mobilizar a população para a prática da marcha e corrida, contando com o apoio de um técnico especializado que ajusta os planos de treinos a cada utili-zador.

O link está disponível para quem pretenda preencher o formulário e efetuar a sua inscrição, em www.cm-lousada. pt/p/centro-marcha-corrida

Quem pretender obter esclarecimentos ou informações adicionais deve enviar mensagem para desporto@cm-lou-sada.pt

(11)

CUL

TUR

A

Oficina de fotografia "PinHole"

No contexto do Serviço Educativo e de Media-ção Cultural do Núcleo de Imprensa de Lou-sada realizou-se no passado dia 21 uma oficina dedicada à fotografia PinHole. Nesta ativida-de, especialmente vocacionada para o público jovem, os participantes puderam apreender algumas noções básicas de fotografia analó-gica, aplicando uma técnica fotográfica que envolveu a construção passo-a-passo da sua própria câmara, com recurso a materiais mui-to simples e acessíveis. Foi, também, propor-cionada a experiência da revelação e da “ma-gia” química de que este processo se reveste. Saiba mais sobre as ações a decorrer em www. cm-lousada.pt/p/nucleo-imprensa-lousada

"Património VIVAZ" — Voluntariado

Decorreu no dia 16 de dezembro, o primei-ro Encontprimei-ro de Voluntários relativo à inicia-tiva PATRIMÓNIO VIVAZ – voluntariado cultural. O evento, que se realizou através de videoconferência, contou com a parti-cipação dos voluntários inscritos, oriundos do concelho de Lousada e vizinhos. Este primeiro encontro teve como objetivo principal possibilitar o contacto e troca de ideias entre os voluntários e os técnicos do Gabinete do Património e Arqueologia, auscultando-se as motivações e as expectativas de cada um.

Quem não acredita no Património, não acredita no futuro! E tu, acreditas no Pa-trimónio?

Saiba mais em www.cm-lousada.pt/p/ pat_vivaz

(12)

Foram recentemente aprovados e já se en-contram em vigor dois novos e importan-tes regulamentos ambientais que visam proteger os valores naturais e melhorar a qualidade de vida de todos os munícipes. O Regulamento da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior apresenta os ob-jetivos desta área, os seus limites, órgãos de gestão, bem como os atos e atividades condicionados e interditos. O Regula-mento é aplicável aos 1609 hectares das oito freguesias abrangidas pela área pro-tegida.

Foi também aprovado o novo Regula-mento Municipal de Gestão de Arvoredo e dos Espaços Naturais do Município de Lousada, cujo principal objetivo é pro-teger as árvores de grande porte do con-celho – os Gigantes Verdes –, bem como outra vegetação de relevante valor para a conservação da natureza, de abates, po-das ou outras intervenções danosas. Este Regulamento aplica-se a todo o território concelhio, em áreas públicas e privadas. Ambos os Regulamentos foram alvo de discussão pública formal e podem ser consultados na página de internet da autarquia. Brevemente vão ser apresen-tados em sessões públicas que objetivam que todos os munícipes tomem conhe-cimento das normas aplicáveis e se en-volvam também na proteção da herança natural.

Novos Regulamentos ambientais em vigor

(13)

Os trabalhos na Mata de Vilar decorrem a bom ritmo, es-tando prevista a reabertura do espaço ainda no primeiro trimestre deste ano.

As obras de valorização e de requalificação da Mata de Vi-lar, no âmbito do projeto Vilar Integra, cofinanciado pelo Turismo de Portugal em cerca de 217 mil euros, incluem o restabelecimento da antiga linha de água que atravessava o Vale das Faias, a transformação da antiga pedreira num charco para a vida selvagem e a construção de estruturas de visitação, designadamente um Centro de Interpretação, um Banco de Sementes e um viveiro pedagógico.

A componente material, que se encontra na fase final, prevê ainda a definição de trilhos pedestres, a colocação de informação inclusiva e de sinalética no terreno e em formato digital, através de um aplicativo móvel, bem como a publicação de um Guia de Fauna e Flora, mapas e folhetos interpretativos.

A componente imaterial inclui a oferta de um serviço edu-cativo e de um programa de animação destinado aos mais diversos tipos de público. Enquanto a Mata não reabre ofi-cialmente ao público, o que se prevê para breve, tem ser-vido de laboratório vivo para ações educativas restritas a pequenos grupos, no âmbito dos projetos internacionais Erasmus+ CAREFOREST e EEA Grants Future Planning.

AMBIENTE

(14)

AMBIENTE

Novo Projeto promove Agricultura Social

Arrancou este mês o mais recente projeto eu-ropeu do Município de Lousada, intitulado P.A.S. - Promoção da Agricultura Sustentá-vel e Programas Sociais. Este projeto tem a duração de 12 meses e é co-financiado pelo programa COSME, o instrumento financeiro da Comissão Europeia de apoio às pequenas e médias empresas.

O projeto tem como parceiros o Município Citta di Castello, de Itália, e o Município de la Ribera Alta, de Espanha. O principal objetivo é promover a agricultura sustentável através do empreendedorismo social, informar os operadores sociais e o público em geral sobre oportunidades dirigidas à inclusão social e à agricultura sustentável e orientar a criação de novos negócios que promovam a inclusão social, através do envolvimento de mulheres, imigrantes e, em geral, pessoas provenientes de meios sociais desfavorecidos.

O plano de trabalhos, que em Lousada vai incidir particularmente sobre as oportunida-des potenciadas pela Vinha do Enforcado, in-clui sessões de formação conjunta, visitas de estudo, a produção de um e-Book e a criação de conteúdos dirigidos aos membros do Par-lamento Europeu e às partes interessadas na agricultura social, a fim de procurar apoios públicos para as políticas do setor.

(15)

AMBIENTE

O programa Lousada Guarda RIOS, que pretende envol-ver as comunidades locais na inspeção e monitorização do estado ecológico dos rios e ribeiras do concelho, tem feito um trabalho importante, mas ainda muito há para fazer! Desde o início do projeto, já foram caracterizados mais de 52 quilómetros de linhas de água, tendo sido disponibili-zados 123 troços de 250 metros para adoção e monitori-zação regular por voluntários, organizados em Patrulhas Guarda-Rios. Após receberem uma formação específica, os voluntários já adotaram 59 troços, sendo regularmente monitorizados mais de 14 quilómetros de rio ou ribeira. Com o apoio dos voluntários foi também possível retirar mais de 15 mil litros de lixo das linhas de água e plantar

Todos podem ser Guarda Rios

várias centenas de árvores, melhorando a qualidade am-biental dos ecossistemas fluviais.

O projeto prevê ainda a fiscalização formal com a GNR/ SEPNA e a Polícia Municipal, bem como o reporte de con-traordenações à Agência Portuguesa do Ambiente e de-mais entidades oficiais, tendo já sido efetuadas cerca de 80 visitas de inspeção ou de levantamento de auto.

Após um ano difícil, que ressaltou a importância da natu-reza e dos ecossistemas funcionais para a vida das pessoas, o convite volta a ser lançado a todos para que participem no projeto e ajudem a manter os rios e ribeiras limpos. Mais informações em www.cm-lousada.pt/p/lousadaguar-darios.

(16)

MUNICÍPIO

Com um Natal atípico, o Município delineou estratégias diferentes para que a época fosse assinalada tendo em conta as regras de segurança da população.

A dinamização do comércio local foi uma das prioridades com a iniciativa “Comprar em Lousada” a que se juntou o Cheque Prenda Lousada Natal, tendo por base a dina-mização do comércio e a parte social apoiando instituições do concelho.

A iluminação e o som ambiente nas ruas e o Concurso de Montras de Natal, bem como a realização do Mercado de Natal ao ar livre, na Praça das Pocinhas, foram algumas das iniciativas. Houve ainda a Viagem do Pai Natal que teve como objetivo agradecer aos vários profissionais que têm estado na linha da frente no combate à Covid-19.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nos tanques de teto fixo acumula-se um volume apreciável de gases e vapores, sobre o nível do líquido armazenado, chamado de espaço de vapor, e o mecanismo principal das perdas e

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Alguns países sem tradição em esportes coletivos (Uzbequistão, Tailândia, Vietnã, Cazaquistão, Azerbaijão, entre outros) passaram a fomentar a modalidade e

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma.. Assinala com um X o retângulo correspondente.. Derivada

Esta é uma resposta inovadora para criar uma Bolsa de Cuidadores e algumas das medidas de apoio do Centro de Apoio ao Cuidador Informal de Lousada (CACIL), que tem

Estore Painel Deslizante Estore Bandas Verticais Estore Plissado Cortinados Alcrie st or E st or e s , L da Paraventos Guarda-Sóis Toldo Cofre 135 Toldo Cofre 210 Toldo Pergola