• Nenhum resultado encontrado

Insatisfação com o emprego, insatisfação com a escola, com os familiares,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Insatisfação com o emprego, insatisfação com a escola, com os familiares,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

57

ANOS

IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

A ERA DOS

INSATISFEITOS

“Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes” (Mt 11.17)

I

nsatisfação com o emprego, insatisfação com a escola, com os fa-miliares, com os rumos da vida, com a comunidade de fé... Ado-lescentes entediados, esposas frustradas, maridos desanimados. Esta é uma geração de insatisfeitos. A tecnologia e as facilidades da vida não tornaram as pessoas mais felizes. Ao contrário.

E quando fatos desagradáveis acontecem, e orações demoram a ser respondidas, logo essa insatisfação é dirigida também contra Deus. Há hoje espalhado pelas igrejas um exército de decepcionados com Deus, pois Ele “permitiu” que acontecessem certas coisas que deveria ter im-pedido, ou então não respondeu da forma esperada aos desejos mani-festos no coração. Muitos mostram desgosto com Deus porque Ele não se “comporta” da maneira que se espera de um Todo-Poderoso. Insatisfação gera cobranças, destrói relacionamentos, e inventa culpados. Refiro-me àquela insatisfação crônica, que já não consegue enxergar be-leza no mundo, nem extrair prazer da arte, da vida, das amizades... É preciso ter coragem para buscar a origem desses sentimentos. É prova de maturidade saber discernir se o problema está fora ou dentro de nós. Embora às vezes pareça estar no mundo exterior, na maioria das vezes reside no próprio interior.

Jesus mostrou aos religio-sos de sua época a eterna insatisfação que viviam, di-zendo que eles eram como aqueles meninos propondo brincadeiras aos seus com-panheiros: “Nós tocamos flauta, e não dançastes; en-toamos lamentações e não pranteastes” (Mt 11.17). Ou seja, quando deveriam

(2)

dançar e cantar, ficavam carrancudos, e quando a brincadeira mu-dava, também não pretendiam participar. Quer Jesus realizasse mila-gres, ou quer João Batista pregasse arrependimento, não havia reação positiva, eles permaneciam insatisfeitos.

Creio que essa doença sempre esteve presente no meio do povo de Deus. A murmuração que os judeus levantaram no deserto, com o maná, era uma forma de insatisfação. Foi-lhes dado o “cereal do céu”, mas o povo preferia claramente as carnes do Egito. O que havia de er-rado com o maná? O problema não era o maná em si, mas o estômago de quem comia o maná. Lição: Aquilo que Deus nos dá, algumas ve-zes não irá agradar ao nosso paladar, e nesse momento as carnes do Egito (nossa antiga vida) nos parecerão mais apetitosas.

A contrariedade e o aborrecimento com as pessoas que nos rodeiam, logo pode ensejar um pensamento de afastamento delas: “Ó Deus, em ‘algum lugar’ deve haver gente mais amável, mais solícita, e que mere-ça a minha presenmere-ça...”. Quando temos dificuldade em aceitar a falibi-lidade do outro e a incapacidade do próximo de gerar satisfação para mim o tempo todo, eu me decepciono.

É quase impossível agradar a um insatisfeito, pois por mais que você faça sempre faltará alguma coisa. Em última análise, a insatisfação é uma doença dos olhos, é um “não-estar-presente-aqui”, pois a alma está vagando sonhadora em algum lugar.

Talvez o personagem bíblico mais mal-humorado e insatisfeito, tenha sido o profeta Jonas. Sua cruzada evangelística em Nínive fora um verdadeiro sucesso, e sua pregação convertera toda uma cidade. Ne-nhum profeta jamais conseguira tal feito. Era para estar feliz. Mas não estava. Havia uma predisposição interior que o impedia de se alegrar. Deus lhe repreende: “Jonas, é razoável esta tua ira?”.

Talvez o Senhor também esteja lhe perguntando: “Filho(a), eu lhe tenho abençoado, você tem um lar, lhe dei uma família, um emprego, Eu tenho sustenta-do sua vida, você é amasustenta-do por Mim... É razoável este teu descontentamento, este teu desprazer, este olhar de enfado, em que nada para você está bom? É ra-zoável?”

DEFINIÇÃO DE SAUDADE

Como médico cancerologista, posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos modifiquei-meus pacientes. Recordo-modifiquei-me com emoção do Hospital do Câncer, onde dei meus primeiros passos como profissional.. Ali vivenciei os dramas dos meus pacientes, crian-ças vítimas inocentes do câncer.

(3)

Conheci um anjo, uma criança já com 11 anos, calejada por dois anos de tratamento, injeções e quimioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção: — Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para cho-rar escondido nos corredores... Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer. Indaguei: — E o que morte representa para você, minha querida? — Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama. Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acor-dar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei espantado, não sabia o que dizer. Chocado com a maturida-de com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidamaturida-de daque-la criança. — E minha mãe vai ficar com saudades — emendou edaque-la. Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei: — E o que saudade significa para você, minha querida? — Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica! Atitude é tudo! Seja mais humano e agradável com as pessoas. Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha. Viva com simplicidade. Ame generosamente. Fale com gen-tileza. E, principalmente, NÃO RECLAME!

(Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista)

CANTINHO DO TESTEMUNHO

Grandes perdas... grandes recompensas. Perdi meu pai com apenas 72 anos de vida. Para os dias atuais, ainda é considerado jovem. O mais difícil é que foi de repente. Em apenas 19 dias de internação ele foi para os braços de Deus. Este é o nosso grande conforto, saber que ele foi morar com o Pai. Ainda temos nossa mãe que também está doente, mas estável. Faz hemodiálise 3

ve-zes por semana e está agüentando firme. Não fossem as orações, as visitas, os telefonemas dos amigos, parentes, e principalmente da fa-mília da fé, talvez não teríamos suportado tamanho fardo. Agradece-mos imensamente a todos, e pediAgradece-mos que continuem orando, visitan-do, telefonando... Muito obrigado!

(4)

ANIVERSÁRIO DO CORAL

O nosso coral estará comemorando mais um aniversário. Podemos dizer que praticamen-te desde a fundação de nossa igreja, há mais de 50 anos, temos o privilégio de contar com regentes e coralistas que dedicam suas vidas ao louvor do Senhor.

Convide seus amigos e familiares para esta-rem presentes e seesta-rem abençoadas pelo que ouvirão no dia 26/09, domingo, às 19h.

PEQUENOS GRUPOS

Toda igreja que se coloca sob o Senhorio de Cristo também tem propósitos de crescimen-to, edificação, discipulado, e evangelização eficaz para alcançar vidas. Por isso nos colo-camos aos pés do Senhor para dar início aos PGs (Pequenos Grupos). Este início será gra-dual, com alguns grupos funcionando, e

nos-so desejo é alcançar toda a igreja. Pedimos neste momento:

1) Oração por este projeto, que seja uma ferramenta usada por Deus; 2) Lares dispostos a abrir suas portas e fazer de suas residências um

ponto de pregação da Palavra, discipulado e evangelismo. 3) Pessoas dispostas a cooperar, a serem instrumentos nas mãos do

Senhor, e que acreditam ser um este projeto divino para abenço-ar vidas.

Abra o seu coração. Abra as portas de sua casa. Seja um divulgador da Palavra. Seja um cooperador de Deus na Obra.

Lembre-se: CADA METODISTA UM MISSIONÁRIO; CADA LAR UMA IGREJA

PARA PENSAR

“Um cristão não se reconhece pelos grandes dis-cursos, mas pelas atitudes. Um cristão se reconhe-ce não tanto pelas línguas estranhas que fala, mas

por suas palavras comedidas e sensatas. Um cristão não se reconhe-ce pela sua fama ou sureconhe-cesso, mas se ele realmente mostra-se pareci-do com Jesus. Um cristão não se reconhece pela desenvoltura no púl-pito, mas em ser uma nova criatura. Um cristão não se reconhece pe-las cicatrizes que a vida lhe produz, mas se conhece pepe-las marcas de Cristo em sua vida, em seu caráter, em seus valores”.

(5)

SEÇÃO TIRA-DÚVIDAS

PERGUNTA: Alimentos consagrados a ídolos

e a falsos deuses podem fazer mal ou provocar alguma maldição se ingeridos?

RESPOSTA: Estivemos recentemente em

Sal-vador, cidade famosa por seus acarajés, vata-pás, carurus, e suas “baianas” vestidas tipica-mente. Por onde íamos era-nos oferecidos

“fiti-nhas” de proteção, às quais gentilmente recusávamos dizendo: “Obri-gado, já somos protegidos por Jesus!”. Almoçávamos em um restau-rante típico e, enquanto comíamos vi uma placa dizendo que aquele lugar tinha a proteção de um determinado orixá. Continuei comendo normalmente. Minha tranqüilidade vem da fé em Deus que garante aos seus servos: “Todo alimento, recebido com ação de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus, e pela oração, é santifica-do” (1Tm 4.4). Portanto, a oração que fazemos antes de comer aben-çoa o nosso alimento, e se havia qualquer espécie de “maldição”, já foi anulada pela oração. Quando Paulo esteve em Corinto ele também orientou o povo de Deus naquela cidade: “No tocante à comida sa-crificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mun-do e que não há senão um só Deus” (1Co 8.4). Ou seja: Deus é Deus, Deus é Mais, muito mais... o resto é resto. Quem tem sobre si a bên-ção de Deus não teme maldibên-ção alguma, “pois contra Jacó (o povo de Deus, o cristão), não vale encantamento” (Nm 23.23). Lembre-se sempre disto!

NOTÍCIAS CURTAS...

• Já está chegando o XI Congresso Estadual do Círculo de Mães em Oração, nos dias 17, 18 e 19 de setembro no Hotel Fazenda Colina Verde, na cidade de São Pedro.

• Setembro também é o mês em que comemoramos o aniversário de nossa congregação em Santana de Parnaíba. O culto será no sába-do, dia 25/09 às 18h.

• estivemos visitando a irmã Marta Camargo no Hospital do Câncer. Ela pede doação de sangue ou plaquetas no Prédio dos Ambulató-rios, na av. Dr. Arnaldo. O seu número de registro é 44108316. • Se você tem um testemunho para dar, e gostaria de vê-lo

publica-do, escreva e entregue ao pastor. Teremos o maior prazer de colo-car em nosso Boin.

ORAI SEM CESSAR

• Apresentemos a Deus os nomes de irmãos/as que passam por enfer-midades e problemas diversos:

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010

Fone: 3977-0571 Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522 Res: 4899-3020 e-mail: dadaro@uol.com.br

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª FEiRA 4ª FEiRA 6ª FEiRA dOmiNGO

Tarde de Oração

14h30 Mentoria Espiritual20h Culto de Libertação20h Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

ATEnDIMEnTO pASTORAl

2ª FEiRA 3ª FEiRA 4ª FEiRA 5ª FEiRA 6ª FEiRA

Descanso Pastoral Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete / Visitação OBS.: ESTES HORÁRIOS SÃO FLEXíVEIS E PODEM SER ALTERADOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES. SE DESEJAR FALAR COM O PASTOR, BASTA AGENDAR PELO FONE: 9745-0815

• Internados no hospital: nosso irmão Antonio Cassu voltou a ser in-ternado. A irmã Marta continua fazendo exames no Hospital do Câncer.

• Em tratamento: Adriano, Bruno.

• Agradecimento: a Célia operou 2ª feira, correu tudo bem e já está em casa. O Geneton também operou semana passada e se recupe-ra em casa.

• Em casa, enfermos: Marília (mãe da Raquel), Walter, Judith (com pneumonia), Gercina (em recuperação), Jardivina.

• Oremos também pelos desesperançados... pelos frios na fé... pelos que caem pelo caminho... Oremos sempre, sem cessar.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

05/09 hoje Odete do Espírito Santo

05/09 hoje Duca (pai da Mariana e Fernanda) 05/09 hoje Patrícia Melo de Oliveira

06/09 amanhã Paloma Zorzan

07/09 3ª feira Sandra Gonçalves Fonseca

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSÃO NURIMAR / MANOEL EDWARD / SALETE LOUVOR ITABERABA GRUPO VIDA GERAÇÃO ELEITA CULTO INFANTIL DANIELA / CAROLINA DOROTI / MARIANA OPERADOR SOM MARCÃO / MARCIO TIAGO

OPERADOR DATASHOW EULA BEATRIZ

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Essa percepção, segundo Lewis, não indica que estamos fazendo algo para o que não fomos criados, antes, demonstra que se “fôssemos perfeitos, a oração não seria um dever,

Após retirar, da maré observada, o valor da maré teórica, aplicou-se uma linha de tendência aos dados resultantes, a qual representa a variação do nível médio das águas no

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

Qualquer licitante poderá manifestar, de forma motivada, a intenção de interpor recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de até 4 (quatro) horas úteis depois de declarado

O empregador deverá realizar a avaliação ambiental de poeira de asbesto nos locais de trabalho em intervalos não superiores a seis meses.. Os registros das avaliações deverão