• Nenhum resultado encontrado

NCE/14/01931 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NCE/14/01931 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NCE/14/01931 — Relatório final da CAE

-Novo ciclo de estudos

Caracterização do pedido

Perguntas A.1 a A.10

A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Trás-Os-Montes E Alto Douro

A.1.a. Outra(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s):

A.2. Unidade(s) orgânica(s) (faculdade, escola, Instituto, etc.): Escola De Ciências Humanas E Sociais (UTAD)

A.3. Designação do ciclo de estudos:

Ciências da Animação Cultural e Comunitária A.4. Grau:

Licenciado

A.5. Área científica predominante do ciclo de estudos: Formação em Artes e Humanidades

A.6.1 Classificação da área principal do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF):

219

A.6.2 Classificação da área secundária do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF), se aplicável:

312

A.6.3 Classificação de outra área secundária do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF), se aplicável:

142

A.7. Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 180

A.8. Duração do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006, de 26 de Março): 6 Semestres

A.9. Número de vagas proposto: 20

A.10. Condições específicas de ingresso:

Realização de uma das seguintes provas: Português (18); Literatura Portuguesa (15); História (11); Filosofia (07); Geografia (09); Biologia e Geologia (02); Matemática (16); Física e Química (07). Preferência regional: não aplicável. Pré-requisitos: n

Relatório da CAE - Novo Ciclo de Estudos

1. Instrução do pedido

1.1.1. Deliberações dos órgãos que legal e estatutariamente foram ouvidos no processo de criação do ciclo de estudos:

Existem, são adequadas e cumprem os requisitos legais

1.1.2. Evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada: Os conselhos académico, pedagógico e científico foram devidamente auscultados.

(2)

1.2.1. Docente(s) responsável(eis) pela coordenação da implementação do ciclo de estudos: Foi indicado e tem o perfil adequado

1.2.2. Evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada:

O docente um perfil adequado, com publicações no domínio da animação cultural e um cv pedagógica e cientificamente qualificado.

2. Condições específicas de ingresso, estrutura curricular e plano de estudos.

2.1.1. Condições específicas de ingresso:

Existem, são adequadas e cumprem os requisitos legais

2.1.2. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada: As condições específicas de ingresso são adequadas e cumprem os requisitos legais. 2.2.1. Estrutura Curricular e Plano de Estudos:

Existem, são adequados e cumprem os requisitos legais

2.2.2. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada:

A estrutura curricular e o plano de estudos são devidamente apresentados e obedecem aos requisitos legais gerais e aos requisitos legais específicos para a área do ciclo do conhecimento.

3. Descrição e fundamentação dos objetivos, sua adequação ao projeto

educativo, científico e cultural da Instituição e unidades curriculares

3.1. Dos objectivos do ciclo de estudos

3.1.1. Foram formulados objectivos gerais para o ciclo de estudos: Sim

3.1.2. Foram definidos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:

Sim

3.1.3. O ciclo de estudos está inserido na estratégia institucional de oferta formativa face à missão da Instituição:

Sim

3.1.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 3.1.1, 3.1.2 e 3.1.3.:

Convocando para a importância de formar especialistas em Ciências da Animação Cultural e Comunitária capazes de planearem e criarem metodologias participativas, fomentando ao mesmo tempo o empreendedorismo.

Uma aprendizagem assente e fundamentada na análise e estudos de mercado, na capacidade de desenhar e dinamizar modelos de intervenção e na apropriação de formas de gestão cultural. Um ciclo de estudos que se insere numa Instituição que integra cinco unidades orgânicas, desde o ensino à investigação passando pela extensão cultural, e que privilegia a valorização dos seus

docentes, investigadores e não docentes. A unidade orgânica que o suporta, ECHS, desenvolve a sua missão cumprindo objetivos no domínio das Ciências Sociais e Humanas, estabelecendo na sua missão conexões com outras Escolas da UTAD, ou externas, em projetos transversais.

3.1.5. Pontos Fortes:

É visível um perfil e uma identidade profissional no futuro dos estudantes deste 1º ciclo de estudos, o que à partida poderá ser uma garantia na empregabilidade

3.1.6. Recomendações de melhoria:

Trabalhar ainda mais esta ideia do perfil e da identidade profissional do Animador Cultural e Comunitário, aprofundando os princípios e as competências da sua praxis.

(3)

3.2. Adequação ao projecto educativo, científico e cultural da instituição

3.2.1. A Instituição definiu um projecto educativo, científico e cultural próprio: Sim

3.2.2. Os objectivos gerais definidos para o ciclo de estudos são compatíveis com o projecto educativo, científico e cultural da Instituição:

Sim

3.2.3. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 3.2.1 e 3.2.2.: A preocupação pela transversalidade que convoca outras escolas da UTAD, assim como outras escolas externas.

Mas também na promoção e na valorização humana e na qualificação das populações que serve. 3.2.4. Pontos Fortes:

A pretensão de uma formação que engloba um grau de humanidade amplo e uma diversidade de competências que se ajustam e que acentuam, local e regionalmente, a diversidade cultural, artística, educativa e social existentes, e que fazem parte da missão da Instituição.

3.2.5. Recomendações de melhoria:

Acentuar a dialéctica ao nível de compromissos e de cumplicidades informais ou não-formais entre este ciclo de estudos e a região (organizações educativas, culturais, sociais, artísticas, etc.)

3.3. Da organização do ciclo de estudos

3.3.1. Os conteúdos programáticos de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências):

Sim

3.3.2. As metodologias de ensino (avaliação incluída) de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências):

Sim

3.3.3. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 3.3.1 e 3.3.2.: Os conteúdos das Unidades Curriculares servem os objetivos do curso. Todavia, algumas das

Unidades Curriculares têm demasiados conteúdos. Preparar e formar intensamente sobre uns, deixando provavelmente cair outros. Aprofundar aqueles que mais diretamente poderão definir o perfil e a identidade profissional.

A diversidade de Unidades Curriculares implica também uma diversidade de metodologias. Existem umas que focam os conteúdos teóricos e a investigação e outras que convocam para a

experimentação. 3.3.4. Pontos Fortes:

A existência de uma diversidade significativa de Unidades Curriculares que permitirão fazer uma formação generalista de acordo com a polissemia do conceito de animação cultural e comunitária. 3.3.5. Recomendações de melhoria:

Observar onde é que algumas Unidades Curriculares têm conteúdos próximos ou semelhantes e geri-los da melhor forma, anulando a repetição dos mesmos ou envolvendo-as numa

interdisciplinaridade em que o objeto de cada uma das Unidades Curriculares afirme a sua originalidade/identidade.

4. Recursos docentes

4.1. O corpo docente cumpre os requisitos legais (corpo docente próprio, academicamente qualificado e especializado na(s) área(s) fundamental(ais)):

Sim

4.2. A maioria dos docentes tem ligação estável à Instituição por um período superior a três anos. A Instituição mostra uma boa dinâmica de formação do seu pessoal docente:

(4)

Sim

4.3. Existe um procedimento de avaliação do desempenho do pessoal docente, de forma a garantir a necessária competência científica e pedagógica e a sua actualização:

Sim

4.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada em 4.1., 4.2. e 4.3: Existe um corpo docente próprio, qualificado na área do ciclo de estudos e adequado em número, com ligação estável à instituição. Foi aprovado o Regulamento de Avaliação do Desempenho dos Docentes (RAD), publicado em Diário da República.

4.5. Pontos fortes:

Qualificação científica e diversidade de áreas de pesquisa do corpo docente. 4.6. Recomendações de melhoria:

Não existem.

5. Descrição e fundamentação de outros recursos humanos e

materiais

5.1. O ciclo de estudos dispõe de outros recursos humanos indispensáveis ao seu bom funcionamento: Sim

5.2. O ciclo de estudos dispõe das instalações físicas (espaços lectivos, bibliotecas, laboratórios, salas de computadores, etc.) necessárias ao cumprimento dos objectivos:

Sim

5.3. O ciclo de estudos dispõe dos equipamentos didácticos e científicos e dos materiais necessários ao cumprimento dos objectivos:

Sim

5.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 5.1, 5.2 e 5.3.: Existe um corpo de funcionários administrativos (o atual corpo de técnicos afetos ao Departamento e à Escola de Ciências Humanas e Sociais). As instalações aparentam possuir as condições suficientes. Os recursos didáticos são diversificados. A biblioteca parece bem apetrechada.

5.5. Pontos fortes:

Utilização das instalações do Teatro de Vila Real. 5.6. Recomendações de melhoria:

Não existem.

6. Actividades de formação e investigação

6.1. Existe(m) centro(s) de investigação, em que os docentes desenvolvem a sua atividade científica, reconhecido(s) e com boa avaliação, na área predominante do ciclo de estudos:

Sim

6.2. Existem publicações científicas do pessoal docente afecto ao ciclo de estudos, na área predominante do ciclo de estudos, em revistas internacionais com revisão por pares nos últimos cinco anos:

Sim

6.3. Existem actividades científicas, tecnológicas, culturais e artísticas desenvolvidas na área do ciclo de estudos e integradas em projectos e/ou parcerias nacionais e internacionais:

Sim

6.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 6.1, 6.2 e 6.3.: Os docentes estão inseridos em centros de pesquisa bem avaliados pela FCT. A listagem de

publicações é ampla, diversificada e com impacto internacional. Existem atividades científicas e artísticas, com ligação às comunidades, de índole regional.

(5)

Qualidade e diversidade das publicações científicas. 6.6. Recomendações de melhoria:

Articulação entre os vários centros de pesquisa em que se inserem os docentes, aproveitando a atividade pedagógica partilhada na docência do curso. Estabelecimento de redes nacionais e internacionais de pesquisa e de experimentação/intervenção.

7. Actividades de desenvolvimento tecnológico, prestação de

serviços à comunidade e formação avançada

7.1. A oferta destas actividades corresponde às necessidades do mercado e à missão e objectivos da Instituição:

Em parte

7.2. Evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada em 7.1.: As atividades são muito vagamente descritas, não sendo apresentado um elenco concreto. 7.3. Pontos fortes:

Não existem.

7.4. Recomendações de melhoria:

Concretização das actividades de desenvolvimento tecnológico e artísticas, prestação de serviços à comunidade e formação avançada

8. Enquadramento na rede do ensino superior público

8.1. Os estudos apresentados (com base em dados do ME) mostram previsível empregabilidade dos formados por este ciclo de estudos:

Sim

8.2. Os dados de acesso (DGES) mostram o potencial do ciclo de estudos para atrair estudantes: Sim

8.3. O novo ciclo de estudos será oferecido em colaboração com outras Instituições da região que leccionam ciclos de estudos similares:

Não

8.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 8.1, 8.2 e 8.3.: O potencial do ciclo de estudos pode atrair estudantes pela sua originalidade. É verdade que no intervalo 2001-2010 a taxa de empregabilidade situava-se nos 92%, mas nesta altura, cinco anos depois, a realidade do país transformou-se. O que significa que a taxa de empregabilidade baixou seguramente.

Partindo do pressuposto que a taxa de ocupação de vagas em cursos similares era de 46% e situava-se exclusivamente no ensino politécnico, poder-se-á deduzir que o restante, 54%, poderá incidir sobre a universidade. Mesmo considerando uma diminuição nos concursos de acesso nos dias de hoje, a perspectiva de preenchimento de vagas neste ciclo de estudos poderá ser promissora. O facto de não haver nenhum protocolo com outras instituições da região não desvalorizará a dimensão do ciclo de estudos já que ele é rentabilizado pelo potencial de recursos humanos e materiais oferecidos pela UTAD.

8.5. Pontos fortes:

Mesmo em tempo de crise a taxa de ocupação poderá ser significativa. Beneficiar dos recursos humanos e materiais da ECSH e da sua diversidade.

A empregabilidade pode ter diminuído mas a hipótese de emprego nesta área, justamente em tempo de crise, poderá ser significativa.

8.6. Recomendações de melhoria:

Talvez a implementação de campanhas de sensibilização junto dos jovens, com actividades práticas do curso, de forma a incentivá-los para uma possível adesão à frequência do mesmo.

(6)

Da mesma forma, sobre a empregabilidade, não descurar as ligações formais e informais com as organizações, recorrendo a elas muito antes das necessidades do curso, que são os estágios na sua parte final.

9. Fundamentação do número total de créditos ECTS do

novo ciclo de estudos

9.1. A atribuição do número total de unidades de crédito e a duração do ciclo de estudos estão justificadas de forma convincente:

Sim

9.2. Existe uma metodologia para o cálculo dos créditos ECTS das unidades curriculares: Sim

9.3. Existe evidência de que a determinação das unidades de crédito foi feita após consulta aos docentes:

Sim

9.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 9.1, 9.2 e 9.3.: A atribuição de créditos está de acordo com o artigo 9º do Decreto-Lei nº 74/2006, valores que habitualmente são adotados por universidades nacionais e internacionais.

A estimativa do trabalho distribuído por tutorias, estágios, projetos, trabalhos de campo, estudo e avaliação, cumprido por um estudante a tempo inteiro, ao longo de um ano curricular, corresponde a 1620h cumpridas num período de 40 semanas e que traduzem um valor aproximado de 40 semanais. Cada crédito corresponde a 27 horas de trabalho de um estudante.

É claro que houve uma discussão profunda para a realização deste curso entre docentes, quer dentro da ECHS, quer de outras escolas da UTAD, cujos docentes participam neste ciclo de estudos. Além disso também foram ouvidos todos os Órgãos de Gestão da Escola.

9.5. Pontos fortes:

A preocupação em respeitar o decreto-Lei sobre a Creditação e o facto de todo o currículo ser discutido e apresentado pelos Órgãos de Gestão e pelos professores da ECSH e outras escolas da UTAD.

9.6. Recomendações de melhoria: Não existem.

10. Comparação com ciclos de estudos de Instituições de

referência no Espaço Europeu de Ensino Superior

10.1. O ciclo de estudos tem duração e estrutura semelhantes a ciclos de estudos de Instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior:

Não

10.2. O ciclo de estudos tem objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) análogos às de outros ciclos de estudos de Instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior:

Não

10.3. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 10.1 e 10.2.: Não há qualquer referência sobre esta matéria - instituições de ensino superior do espaço europeu. 10.4. Pontos fortes:

Nada a declarar

10.5. Recomendações de melhoria:

Teria sido interessante fazer uma comparação com pelo menos dois países europeus, Espanha e França, onde a semelhança de cursos é frequente. Isto tanto serviria para a questão das horas do

(7)

curso, como para o tipo de Unidades Curriculares, como ainda sobre os conteúdos.

11. Estágios e períodos de formação em serviço

11.1. Existem locais de estágio e/ou formação em serviço: Sim

11.2. São indicados recursos próprios da Instituição para acompanhar os seus estudantes no período de estágio e/ou formação em serviço:

Sim

11.3. Existem mecanismos para assegurar a qualidade dos estágios e periodos de formação em serviço dos estudantes:

Sim

11.4. São indicados orientadores cooperantes do estágio ou formação em serviço, em número e com qualificações adequadas (para ciclos de estudos de formação de professores):

Em parte

11.5. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 11.1 a 11.4.: A lista de locais de estágio é bastante ampla e diversificada no que diz respeito aos âmbitos da intervenção.

Os recursos da instituição são todos os da UTAD e respondem, em rigor e qualidade, à competência na formação dos estudantes deste ciclo de estudos.

A existência de um Plano de Distribuição dos estudantes pelos locais de estágio e um protocolo e cartas de intenções com as instituições são o garante do funcionamento de sucesso dos estágio destes estudantes.

Não existe formalmente uma lista de cooperantes mas existe um documento com os critérios de seleção desses cooperantes que impõe algumas condições que focarão a qualidade dessa cooperação. 11.6. Pontos fortes:

Reforçar a ideia de uma exigência na qualidade dos cooperantes a partir dos critérios de seleção dos mesmos.

11.7. Recomendações de melhoria: Não existem.

12. Conclusões

12.1. Recomendação final:

O ciclo de estudos deve ser acreditado

12.2. Período de acreditação condicional, em anos (se aplicável): <sem resposta>

12.3. Condições (se aplicável):

O curso é acreditado com a designação Animação Cultural e Comunitária e nos pressupostos da prounúncia.

12.4. Fundamentação da recomendação:

O curso possui uma equipa docente qualificada, estável e com elevados indicadores de atividade científica (quer ao nível das publicações, quer ao nível da inserção em centros de pesquisa bem classificados). De igual modo, os recursos e quipamentos parecem suficientes. Finalmente, inserção regional, objetivos, estrutura curricular, didáticas e metodologias de avaliação cumprem os

requisitos.

Todavia, importaria melhorar os seguintes aspetos:

- falta de comparação com cursos análogos no sistema europeu de ensino; - ausência de referência a redes de cooperação nacional e internacional;

(8)

Referências

Documentos relacionados

Conceito de arte e design nos referidos contextos histórico: Antiguidade: o Arte Grega; HISTÓRIA: contexto, desenvolvimento humano e técnico GEOGRAFIA: Território,

Não serão aceitos: (a) a via do estabelecimento, a segunda via ou a cópia de comprovantes de compra; (b) os comprovantes de transação de cartão de crédito ou débito; (c)

Os seguintes critérios de inclusão para análise foram utilizados: (1) estudos publicados em inglês, português e espanhol, (2) envolvimento apenas de seres humanos, (3)

O resultado da regressão logística para probabilidade feminina de estar num trabalho precário, apresentado na terceira coluna das tabelas TAB 01 mostra que a presença de um filho

Os alunos que participarem das aulas presenciais, realizarem as atividades de avaliação, elaboração da monografia e conseguirem a média exigida para aprovação, receberão o

Resumo: A presente comunicação demarca os subprojetos de pesquisa de algumas das expressões significativas do Movimento de Reconceituação no Brasil, apreendidas no lapso temporal

de uma ferramenta e método para aplicação submarina de dispositivo bipartido (clamp) que trata de reparo de tubos e atua na proteção de sistemas de monitoramento,

Conteúdo: REC- Infinitivo dos verbos, pronomes pessoais do caso reto Simple preant- afirmativo/Negativo/ interrogativo; Uso do verbo auxiliar to do Interpretação de texto em