• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

U

NIDADE

C

URRICULAR

E

STÁGIO

P

ROFISSIONALIZANTE

6

º

A

NO DO

M

ESTRADO

I

NTEGRADO EM

M

EDICINA

Alexandrina Sofia Figueira Jardim Silva

2013355 | Turma 7

(2)

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS ... 3

2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 4

2.1 – ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL | 10.9.2018 – 5.10.2018 ... 4

2.2 – ESTÁGIO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR (MGF) |8.10.2018 – 2.11.2018 ... 4

2.3 – ESTÁGIO DE PEDIATRIA|5.11.2018 – 30.11.2018 ... 5

2.4 – ESTÁGIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA |3.12.2018 – 11.1.2019 ... 6

2.5 ESTÁGIO DE CIRURGIA GERAL | 21.1.2019 – 15.3.2019 ... 6

2.6 ESTÁGIO DE MEDICINA INTERNA (MI) |18.3.2019 – 17.5.2019 ... 7

2.7 ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL – CARDIOLOGIA | 20.5.2019 – 31.5.2019 ... 8

3. REFLEXÃO CRÍTICA ... 8

4. ANEXOS ... 11

4.1 ROTAÇÃO DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE ... 11

4.2 TRABALHOS REALIZADOS NOS ESTÁGIOS PARCELARES ... 11

4.3 EVENTOS, WORKSHOPS, CONFERÊNCIAS, CURSOS ... 12

4.4 PROJETO DE VOLUNTARIADO ... 12

4.5 ESTÁGIOS CLÍNICOS DE VERÃO ... 12

4.6 COLABORAÇÃO COM A FACULDADE DE CIÊNCIA MÉDICAS/NOVA MEDICAL SCHOOL ... 12

(3)

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

“A finalidade da educação médica pré-graduada é ajudar o estudante médico a adquirir uma base de conhecimentos sólida e coerente, associada a um adequado conjunto de valores, atitudes e aptidões…”(1) O licenciado Médico em Portugal, 2005.De forma a alcançar tal finalidade, a Nova Medical School (NMS),

através do Estágio Profissionalizante (EP) do 6º ao do Mestrado Integrado em Medicina, dá aos seus alunos a oportunidade de frequentar 6 estágios que assentam nas especialidades nucleares da medicina – Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia geral e Medicina Interna. Existindo ainda a possibilidade de complementar a formação com um estágio clínico opcional.

Estes estágios parcelares, com duração de 4-8 semanas, oferecem um período de prática clínica tutelada, onde a autonomia do aluno é promovida graças à sua total integração na equipa médica. Desta forma, o EP acaba por ser um meio fundamental para a aquisição das competências necessárias aos estudantes quando atingem a reta final do seu ciclo de estudos.

O presente relatório tem a finalidade de descrever as atividades desenvolvidas ao longo deste meu último ano de formação e, para tal, o mesmo encontra-se organizado em 4 partes: Introdução - onde também se encontram incluídos os meus objetivos e expectativas em relação à Unidade Curricular (UC); Atividades e Competências - desenvolvidas durante cada um dos estágios parcelares; Reflexão crítica – sobre este último ano e também sobre a minha passagem pela Nova Medical School; Anexos - que incluem tabelas com a rotação dos estágios e com os trabalhos apresentados, e onde incluo ainda, os certificados das atividades que frequentei durante este ano, e algumas de anos anteriores, que contribuíram para a minha formação.

No que toca aos objetivos pessoais em relação ao EP, os mesmos assentam num objetivo major: ganhar autonomia e confiança na observação e gestão dos doentes, de forma a transitar para o Internato Médico com maior segurança nas minhas capacidades práticas. De forma mais específica, com este EP pretendia: consolidar conhecimentos teóricos adquiridos nas unidades curriculares de anos anteriores; aprimorar a técnica de entrevista clínica e realização de exame objetivo; desenvolver o raciocínio clínico sistematizado e conseguir identificar as patologias médicas mais frequentes; desenvolver as minhas capacidades de comunicação, não só na relação médico-doente, mas também na comunicação com toda a equipa de saúde; por último, e para mim o objetivo mais ambicioso, trabalhar a estruturação do raciocínio clínico aliado ao pedido de exames complementares de forma racional e à elaboração de propostas terapêuticas.

(4)

2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1 – ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL |

10.9.2018 – 5.10.2018

Este estágio com duração de 4 semanas englobou uma componente teórica, lecionada na NMS nos dois primeiros dias, seguida de uma componente prática que ocupou o restante período do estágio. Esta última, teve lugar na UTRA - Unidade para o Tratamento e Reabilitação Alcoológica do Hospital Júlio de Matos e, pontualmente, no Serviço de Urgência (SU) do Hospital de São José, sob a orientação da Dra. Joana Teixeira.

A UTRA é uma unidade destinada ao acompanhamento de casos de dependência alcoólica que necessitam de internamento e, nesse contexto, observei vários doentes internados para realização de desabituação alcoólica, cuja evolução acompanhei através de registos clínicos e entrevista com o próprio ou com a família. Contrariamente à minha experiência médica prévia, os doentes eram entrevistados diariamente num espaço próprio para o efeito, proporcionando-lhes um maior sentimento de segurança e à vontade. Assisti também, semanalmente, às reuniões de serviço onde eram tomadas decisões em relação à terapêutica, alta e acompanhamento após a alta dos doentes internados.

Fora do internamento, acompanhei a minha tutora na Consulta Externa de Alcoologia e Consulta de Patologia Dual onde observei doentes em diversos estadios - desabituação, recaída e abstinência mantida.

As idas ao SU permitiram-me contactar com uma vertente diferente da psiquiatria, observando outras patologias em fase aguda, nomeadamente: perturbações de ansiedade e perturbações do humor.

Num carácter mais teórico, destaco a colheita de uma história clínica de um caso de depressão major com quadro demencial associado e também a participação nas aulas lecionadas para Internos e Sessões Clínicas do Serviço.

2.2 – ESTÁGIO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR (MGF) |

8.10.2018 – 2.11.2018

O estágio de MFG teve lugar na Unidade de Saúde Familiar (USF) Vale do Sorraia e permitiu-me ter uma experiência prática diferente, fora da grande capital. Neste estágio tive muita autonomia por parte da minha tutora, Dra. Teresa do Vale, e por essa razão tive a oportunidade de observar um grande número de doentes sozinha, nas mais diversas consultas - Consulta Saúde de Adultos, Planeamento Familiar, Saúde Infantil, Saúde Materna, Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Consulta Aberta. Posteriormente discutia

(5)

com a tutora os doentes observados para validação da observação e raciocínio clínico e prescrição de terapêutica ou exames complementares.

Dado o espírito acolhedor e familiar da USF consegui integrar-me com facilidade e participar em diversas atividades, entre as quais destaco: a participação nas aulas de preparação para o parto, domicílios com a equipa de fisioterapia, gravação de 5 programas destinados a passar na Rádio Sorraia e o programa de vacinação contra a gripe nas juntas de freguesia com a equipa de enfermagem. Também ajudei na Sala de Tratamentos, onde participei na realização de pensos, na administração de injeções intramusculares e vacinas.

No final do estágio, descrevi uma análise de situação sobre o acompanhamento de uma gravidez de baixo risco, e uma apresentação de caso focado na abordagem a um doente com hipertensão arterial de difícil controle.

2.3 – ESTÁGIO DE PEDIATRIA|

5.11.2018 – 30.11.2018

Realizei o estágio de pediatria no Hospital de São Francisco Xavier (HSFX), sob tutela do Dr. Edmundo Santos.

O estágio, com duração total de 4 semanas, encontrava-se dividido em 2 partes: 2 semanas na Enfermaria de Pediatria Geral e 2 semanas no Berçário. Durante este tempo fazia um dia de urgência por semana, e tinha livre arbítrio para assistir às diversas valências da Consulta. Optei por assistir às consultas de Desenvolvimento, Imunoalergologia e Neurologia Pediátrica, pois eram as que me despertavam maior interesse.

Tive também uma breve passagem pelo serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Marta e pela Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do HSFX.

Na Enfermaria participava na observação dos doentes, escrita de diários clínicos e interpretação de Exames complementares de diagnóstico.

No Berçário, o meu papel passava por ajudar nas triagens dos recém-nascidos, que realizava de forma independente mas supervisionada, e no preenchimento dos Boletins de Saúde Infanto-Juvenil.

A passagem pelo SU foi uma mais valia, onde consegui observar um espectro mais alargado de idades e patologias. Participei na realização do exame objetivo, discussão de hipóteses de diagnóstico e terapêutica.

A nível de atividades formativas, assisti, semanalmente, às sessões clínicas do serviço e participei no workshop de urgência pediatria, integrado pela primeira vez este ano nesta UC. Também redigi uma história clínica, com posterior apresentação oral, sobre um caso de Onfalite.

(6)

2.4 – ESTÁGIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA |3.12.2018 – 11.1.2019

Foi no Hospital CUF Descobertas, sob orientação do Dr. João Colaço, que realizei o meu estágio de Ginecologia e Obstetrícia. Durante o mesmo tive a oportunidade de contactar com as diversas valências da especialidade: Consulta externa (Ginecologia Geral, Senologia, Uro-Ginecologia, Obstetrícia e Consulta de Alto risco), Bloco operatório, Internamento, Ecografia, Exames especiais e SU (em períodos de 12 horas semanais).

Devido ao leque de serviços disponibilizados pela Unidade considero que este estágio foi particularmente rico, pois permitiu-me uma visão completa da especialidade.

Gostaria de salientar a minha experiência no SU, pois foi onde tive oportunidade de participar mais ativamente. Contactei com diversas patologias e compreendi melhor os critérios de gravidade e abordagem adequada nas situações agudas mais comuns. Para além disso, foi também neste contexto que pude participar e assistir a uma das áreas mais especiais e emocionantes da medicina, os partos.

A nível de atividades formativas destaco a frequência semanal nas reuniões multidisciplinares de patologia da mama e a participação no Journal Club, no qual fiz uma apresentação sobre um estudo coorte intitulado “Associations of maternal cafeine intake with birth out comes: results from the Lifeways Cross Generation Cohort Study “, publicado no American Journal of Clinical Nutrition em 2018.

2.5 ESTÁGIO DE CIRURGIA GERAL |

21.1.2019 – 15.3.2019

Este estágio iniciou-se com uma semana de aulas, lecionadas no Hospital Beatriz Ângelo. As sessões incidiram sobre temas relacionados diretamente com a Cirurgia mas também temas como gestão, liderança hospitalar e técnicas de comunicação. As sessões teórico-práticas permitiram-nos o treino de alguns procedimentos em modelos de simulação como a realização de suturas, colocação de acessos venosos e entubação oro-traqueal. A semana encerrou com o curso “TEAM- Trauma Evaluation and Management” organizado pelo ATLS Portugal e pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia, cuja parte prática decorreu nas instalações da faculdade.

As 7 semanas que se seguiram tiveram lugar no Hospital CUF Infante Santo, sob tutoria do Dr. Luís Galindo. Neste estágio, frequentava o bloco operatório 4 vezes por semana, contabilizando um total de 75 cirurgias observadas, das quais 35 pude colaborar. Tive também um papel muito ativo e autónomo na enfermaria, o que me permitia acompanhar os doentes durante todo o seu percurso hospitalar. Tive ainda a oportunidade de suturar e realizar técnicas como a remoção de drenos e a realização de pensos. No contexto da consulta externa assisti e participei nas consultas de cirurgia geral e proctologia.

(7)

A permanência no serviço de urgência não foi tão significativa, no entanto cheguei a presenciar algumas situações como apendicite aguda e perfuração intestinal.

No final apresentei, juntamente com duas colegas, no Mini-congresso de Cirurgia um caso clínico intitulado "NOT a Sushioma", que foi um caso que acompanhámos ao longo do nosso período de estágio e que desde o primeiro dia suscitou o nosso interesse pelo facto de ser um caso desafiador em termos de diagnóstico e onde o papel da cirurgia foi muito importante para o fazer.

2.6 ESTÁGIO DE MEDICINA INTERNA (MI) |18.3.2019 – 17.5.2019

De forma a tornar a minha formação o mais ampla possível, optei por realizar o estágio de MI no Hospital das Forças Armadas de Lisboa, pois vi neste estágio uma oportunidade que nunca tinha tido ao longo do curso.

O estágio decorreu maioritariamente no Hospital Militar na equipa da Dra. Ana Suarez Garcia, com exceção da atividade no SU que teve lugar no Hospital de São José com a Dra. Ruth Correia.

No internamento ficava responsável pela observação e escrita de diários clínicos de alguns doentes, com posterior validação por parte da minha tutora. Elaborei também notas de entrada e notas de alta, e executei alguns procedimentos como gasimetrias arteriais, ECGs e punções venosas. Durante a passagem no internamento colhi e escrevi duas histórias clínicas que foram posteriormente discutidas e corrigidas pela Dra. Ana Suarez.

Acompanhei semanalmente, a consulta externa de medicina interna, onde me foi possível observar uma grande variedade de casos clínicos e ver os vários tipos de consulta: consultas de primeira vez, consultas de seguimento e consultas pós-internamento. Assisti à Consulta de esclarecimento acerca das opções de tratamento de substituição renal (consulta de nefrologia) dada pelo Dr. Henrique Sousa.

A participação no SU foi muito importante, principalmente porque me ajudou a trabalhar uma parte que considero fundamental que é a brevidade na elaboração de um correto raciocínio clínico na abordagem ao doente em fase aguda.

A vertente teórica do estágio passou pela participação no Journal Club, Sessões Clínicas Inter-Hospitalares, aulas teóricas na Faculdade, aulas teórico-práticas lecionadas no Hospital e elaboração de uma Apresentação de Caso clínico “A propósito de um caso de Hemoptises…”.

Pelo facto de ter realizado o estágio no Hospital Militar, foi-me dada a oportunidade de visitar o Centro de Medicina Aeronáutica, Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva e Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica. Que foram sem dúvida experiências muito enriquecedoras.

(8)

2.7 ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL – CARDIOLOGIA | 20.5.2019 – 31.5.2019

Optei por finalizar este ano com a realização de um estádio de 2 semanas numa das áreas que mais me cativa desde que iniciei este curso - a cardiologia. No decorrer do mesmo, passei pelas diversas componentes da especialidade, nomeadamente consulta, internamento, sala de ecocardiograma, unidade de cuidados intensivos e sala da hemodinâmica.

Uma outra razão para ter optado por este estágio, foi porque vi nele uma oportunidade de complementar o estágio de Cardiologia que fiz no 4º ano, onde não me foi possível contactar tanto com a parte prática da especialidade.

Para além do interesse pessoal, considero este estágio uma mais valia, uma vez que a Cardiologia acaba por ser uma área transversal a diversas especialidades da medicina.

3. REFLEXÃO CRÍTICA

“A goal should scare you a little, and excite you a lot.”, Joe Vitale

O paralelismo entre estes últimos 6 anos e uma viagem numa montanha russa é inevitável! O entusiasmo imenso misturado com ansiedade antes de começar, seguidos pela adrenalina, o medo, e a incerteza se chegaria ao fim durante a aventura e por último, a felicidade e o orgulho de ter conseguido terminar, segura de que foi a escolha certa!

Ao longo deste ano senti uma evolução muito grande na forma como organizo o meu raciocínio clínico e também na confiança com que falo com os doentes e realizo o exame objetivo. Foi um ano muito enriquecedor, que me possibilitou um contacto muito próximo com os doentes e, como tal, permitiu-me desenvolver a minha capacidade de estabelecer uma boa relação médico-doente, ao mesmo tempo que solidificava conhecimentos teóricos. Sinto-me muito mais capaz de identificar e gerir riscos e problemas de saúde comuns e sugerir medidas preventivas ou terapêuticas indicadas. Estou certa de que esta evolução em muito se deve à autonomia que me foi concedida durante este tempo.

De uma forma geral, considero que grande parte dos objetivos propostos no início deste ano foram alcançados e acredito que isso está relacionado com a forma como EP está organizado e com o meu empenho e espírito de iniciativa em cada estágio.

Destaco o facto do rácio docente:discente ter sido 1:1 em todos os meus estágios, pois sinto que é um fator que torna toda a experiência de aprendizagem mais eficaz e que nos permite estabelecer uma relação de maior abertura e confiança para integrar as atividades clínicas.

(9)

A rotatividade constante pelos diferentes locais de estágio, confere-nos a experiência de integrar diferentes tipos de equipas e diferentes contextos sociais, o que nos permite trabalhar as nossas relações interpessoais, técnicas de comunicação e capacidade de adaptação. Ainda dentro deste contexto, gostaria de salientar o esforço constante por parte das equipas médicas que nos receberam para nos integrarem na sua rotina hospitalar da melhor forma possível.

De forma sucinta, gostaria de salientar os aspetos positivos e aprendizagens que fiz ao longo dos diferentes estágios, de forma individual:

As 4 semanas do estágio de Saúde Mental permitiram-me encarar a doença mental com maior naturalidade, reconhecendo a importância de combater o estigma que está instalado na nossa sociedade. Além disso, a participação numa unidade como a UTRA deu-me a conhecer uma realidade até agora pouco explorada durante o curso, e fez-me ver o impacto que o alcoolismo tem na vida dos doentes, nomeadamente no seu contexto familiar, médico e profissional.

Quanto à especialidade de MGF, o facto de ter estagiado fora de Lisboa, foi sem dúvida muito enriquecedor por me ter dado a oportunidade de contactar com uma população diferente. Neste estágio, comprovei a importância dos Cuidados de Saúde Primários como elementos fundamentais na prevenção e manutenção da saúde das populações.

Em relação ao estágio de Pediatria, uma das coisas que mais me agradou foi ter estado num serviço de Pediatria Geral. Isso possibilitou-me observar as patologias mais frequentes nesta área, que era o meu objetivo, tendo em conta a minha fase de aprendizagem. Tornou-se mais claro para mim o papel fundamental do Pediatra na educação da criança e da família para a promoção da saúde.

Considero a minha passagem pela Ginecologia e Obstetrícia muito completa, pois passei pelas diversas valências da especialidade. Embora com um caráter mais observacional do que pretendia, este estágio foi muito rico e fez-me ver o papel tão relevante que o ginecologista tem na vida de uma mulher, lidando muitas vezes com questões sensíveis e com o seu lado mais íntimo.

Com o estágio de Cirurgia tive a oportunidade de participar de forma muito ativa no bloco operatório. A minha destreza manual para executar gestos cirúrgicos evoluiu bastante nestas 8 semanas e sinto-me mais segura e confiante para realizar futuros estágios nesta área.

O estágio de Medicina Interna foi provavelmente o estágio que mais marcou o meu 6ºano. Durante o mesmo senti um grande progresso e sem dúvida que o facto de examinar doentes sozinha no internamento, escrever os seus diários e discutir os vários casos posteriormente com a Dra. Ana foi um dos aspetos fundamentais que mais contribuiu para isso.

No entanto, sei que ainda existem alguns objetivos que não foram completamente alcançados. Sinto ainda alguma insegurança em relação à tomada de decisões terapêuticas, principalmente quando é necessário ter em conta fatores como a relação custo/benefício, possíveis interações medicamentosas e na

(10)

posologia adequada. Porém, estou convicta que no decorrer do próximo ano, como médica interna da Formação Geral, me tornarei mais eficiente nesta área.

Em relação aos pontos menos positivos do EP gostaria de referir o meu descontentamento com o facto de no meu estágio de Saúde Mental ter lidado quase exclusivamente com uma única área, bem específica, da psiquiatria. Penso que seria interessante haver algum tipo de rotatividade durante o estágio. Um outro ponto a melhorar, a meu ver, e por uma questão de igualdade, seria a uniformização dos horários e métodos de avaliação nos diferentes locais de estágio (dentro de cada especialidade).

Contudo, o balanço final do EP, e também da minha passagem pela Nova Medical School, de uma forma geral é muito positivo! Considero que o novo currículo está muito bem conseguido, e que é de louvar o esforço por parte da faculdade em nos proporcionar uma grande vertente de prática clínica desde tão cedo!

Quero também fazer referência a uma experiência que tive durante a minha passagem por esta casa, que foi o facto de ter colaborado como monitora nas Unidades Curriculares de Anatomia e Fisiologia. Foi uma mais valia na minha formação académica e pessoal! Não só foi muito útil para sedimentar conhecimentos teóricos prévios, como também para trabalhar alguns aspetos como capacidade de organização de tempo, confiança na transmissão de conhecimentos e sentimento de ajuda e disponibilidade para com os colegas mais novos.

Estou segura de que na nossa formação não são apenas as experiências relacionadas com a Medicina que contam. Citando o Professor Abel Salazar: "O Médico que só sabe Medicina nem Medicina sabe." e por essa razão reconheço a riqueza das experiências extra-curriculares no meu percurso. Destaco a minha contribuição como voluntária na equipa da Refood nos últimos 2 anos. Foi uma experiência que explorou em mim um lado mais humano, obrigou-me a trabalhar em equipa, a lidar com pessoas em momentos delicados e também a trabalhar a minha capacidade de gestão, tanto do tempo como de forma a fazer com que a comida disponível fosse distribuída pelo maior número de famílias possível.

Experiências como esta farão, indiretamente, a diferença nos médicos que seremos no futuro, ao mesmo tempo que fazem a diferença na sociedade atual.

Sei que os agradecimentos são clichês, mas este é especial: queria agradecer a todos os doentes que se cruzaram comigo ao longo destes 6 anos e que me permitiram assistir às suas consultas, internamentos e tratamentos, que partilharam comigo as suas histórias e contribuíram para o meu crescimento médico e, sobretudo, pessoal! Obrigada!

(11)

4.

ANEXOS

4.1 ROTAÇÃO DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

ESTÁGIO

PERÍODO DE ESTÁGIO

LOCAL

TUTOR

Saúde

Mental 10.9.2018 –5.10.2018

Centro Hospitalar Psiquiátrico

de Lisboa Dra. Joana Teixeira Medicina

Geral e familiar

8.10.2018 – 2.11.2018 USF Vale do Sorraia (Coruche) Dra. Teresa do Vale

Pediatria 5.11.2018 – 30.11.2018 Hospital de São Francisco Xavier Dr. Edmundo Santos Ginecologia e

Obstetrícia 3.12.2018 – 11.1.2019 Hospital CUF Descobertas Dr. João Colaço Cirurgia

Geral 21.1.2019 – 15.3.2019 Hospital CUF Infante Santo Dr. Luís Galindo Medicina

Interna 18.3.2019 – 17.5.2019

Hospital das Forças Armadas (Lisboa)

Dra. Ana Suarez Garcia Cardiologia 20.5.2019 – 31.5.2019 Hospital Dr. Nélio Mendonça

(Madeira)

Dr. António Drumond

4.2 TRABALHOS REALIZADOS NOS ESTÁGIOS PARCELARES

ESTÁGIO

TRABALHO

Pediatria

Caso clínico - Onfalite Ginecologia e

Obstetrícia

Journal Club – “Associations of maternal caffeine intake with birth outcomes: results from the Lifeways Cross Generation Cohort Study”, American Society for Nutrition Cirurgia Geral

Caso clínico – “NOT a Sushioma” Medicina Interna

(12)

4.3 EVENTOS, WORKSHOPS, CONFERÊNCIAS, CURSOS

• Careers in White - Feira de Emprego para Profissionais de Saúde • INTERNATIONAL NO TOBACCO DAY | Palestra Cessação Tabágica • TEAM (Trauma Evaluation and Management)

• ENCONTRO: O Cancro, as Pessoas e a Tecnologia • Ansiedade, do sintoma ao síndrome

• XVIII Hospital da Bonecada®

4.4 PROJETO DE VOLUNTARIADO

Programa Re-food – Aproveitar para alimentar, núcleo do Lumiar.

4.5 ESTÁGIOS CLÍNICOS DE VERÃO

Programa CEMEF’s– estágio de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde do Bom Jesus (Madeira) – 2015

4.6 COLABORAÇÃO COM A FACULDADE DE CIÊNCIA MÉDICAS/NOVA

MEDICAL

SCHOOL

Monitora voluntária nas Unidades Curriculares de Anatomia e Fisiologia no ano letivo 2014/2015.

(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)

Referências

Documentos relacionados

Partindo de um enquadramento sociológico em torno da questão da identidade contemporânea e da forma como o género se constitui como categoria identitária de escolha

Edyene Moraes de Santos Lima chega a dizer que ele teria sido enviado ao Maranhão como seu filho, o que não possui nenhum indício; a confusão pode ter sido feita pela existência

Annual burned areas in Continental Portugal (right panel) for the fire season of 2005 (red pixels) using the criterion of at least 5 months of NDVI anomalies below -0.075 during the

Starting from the development of the Green Strategic Plan project of the city of Pinar del Río, and its territory in Cuba (CASTILLO, 2010) and from the Cuban reality, it is

Consideramos que os objetivos previamente estabelecidos neste estudo foram atingidos, na medida em que trabalhámos questões associadas à temática da gestão do património cultural

Or (2000b) numa investigação que explora o efeito das variações no volume de cuidados de saúde e em determinadas características dos sistemas de saúde sobre a mortalidade em

O objetivo deste estudo foi verificar algumas características físico-químicas de frações separadas por peneiração de quatro amostras de farinhas de trigo Tipo 1,

Foi possível a associação de 11 outras lascas a este bloco, assim como dois fragmentos recolados (acidente de Siret) de uma mesma lasca (TB [402] REC-1), não tendo sido possível