• Nenhum resultado encontrado

O chamado de Jesus ao discipulado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O chamado de Jesus ao discipulado"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Lição 3 12 a 19 de janeiro

O chamado de Jesus ao discipulado

Sábado à tarde Ano Bíblico: Gn 37–39

VERSO PARA MEMORIZAR: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de

fatos que se não vêem" (Hb 11:1).

LEITURAS DA SEMANA: Mt 4:18-22; 5:46; 9:10, 11; Mc 1:16-20; Lc 5:1-11; 18:10, 11; Jo 1:35-51

Quando Garibaldi pronunciou aquela famosa proclamação a seus soldados depois do bombardeio de Roma: ‘Soldados! nada tenho a lhes oferecer a não ser fome, sede, sofrimento e morte. Que todos os que amam seu país me sigam!’ ele soube que muitos jovens heróicos o seguiriam, acei-tando fome, sede e morte." (A. Gordon Nasby, ed., Treasury of the Christian World, p. 92.) Ao contrário do chamado de Garibaldi, o de Jesus não é pelo amor à pátria mas pelo amor a Deus, um chamado que – apesar de possivelmente envolver fome, sede, sofrimento e morte – também oferece a promessa da vida eterna. Assim, desde aquele tempo, as pessoas aceitam Seu cha-mado a segui-Lo e Lhe dedicar a vida e, assim fazendo, produzem resultados neste mundo agora e na eternidade.

Nesta semana, vamos examinar os primeiros chamados ao discipulado e buscar retirar deles as lições para hoje.

Prévia da semana: Como foram os primeiros chamados ao discipulado? Que papel as Escritu-ras tiveram nesses chamados? O que podemos aprender do chamado de Levi Mateus? Apesar das muitas diferenças, quais são alguns dos elementos comuns existentes no chamado ao disci-pulado? Que vantagens temos hoje sobre os primeiros discípulos?

Domingo Ano Bíblico: Gn 40–42

Os primeiros chamados

(2)

1. Como João Batista ajudou a criar o cenário para o chamado desses primeiros discí-pulos? Pelo que João fez, o que podemos aprender para nós mesmos e para nossa mis-são como um povo?

2. Qual era o papel das Escrituras para a disposição das pessoas de seguir a Jesus? Que mensagem existe para nós?

3. Que papel tiveram os discípulos em chamar outros a seguir a Jesus? 4. O que fez Jesus para ajudar Natanael a vencer o preconceito?

Depois de André passar algum tempo com Jesus, ele não só creu que Jesus era o Messias, mas fez imediatamente o que o Mestre espera que todo discípulo faça: Espalhar a alegria do discipu-lado. André parece ter entendido um princípio vital do discipulado: Não é para uso particular, nem nos faz pertencer a uma comunidade fechada ou um clube exclusivo. Ao contrário, é uma experiência que deve ser compartilhada com os outros.

Da resposta de André ao discipulado, surge um padrão. André ouviu João falar e seguiu a Jesus. Em seguida, ele contou ao seu irmão Pedro sobre sua experiência e o levou a Jesus, e Pedro também se tornou seguidor.

Da mesma forma, ouvimos a verdade sobre Jesus, fazemos um compromisso de segui-Lo e en-tão, contamos aos outros sobre Jesus. Isso se repete dia a dia, no mundo inteiro.

Se você fosse falar de Jesus a alguém, o que diria? Quão profunda é sua experiência com o Se-nhor? O que você diria sobre Jesus para fazer com que tenha seu interesse despertado em segui-Lo?

Segunda Ano Bíblico: Gn 43–45

O primeiro chamado em Mateus e Marcos

5. Em Mateus 4:18-22 e Marcos 1:16-20, temos outros aspectos desse primeiro cha-mado. Nos dois exemplos, aqueles que Ele chamou soltaram as redes e O seguiram. O que significa isso?

Esta não é a única ocasião e situação em que esse princípio é encontrado na Bíblia.

6. Examine os textos a seguir. Como vemos o mesmo princípio se manifestando aqui, embora as circunstâncias sejam diferentes?

a. Gn 12:1 (veja

tam-bém Hb 11:8) b. 1Rs 19:19-21 c. Fp 3:8 d. Hb 11:24

Uma coisa não pode ser repetida em demasia: O Senhor exige o coração inteiro. Aquilo que não Lhe rendemos, aquilo a que nos agarramos, recusando-nos a abrir mão, torna- se um ídolo, algo que consideramos mais importante que o Senhor. O que é pior, essas coisas a que nos agarra-mos se tornam iscas que o diabo usa para nos afastar completamente de Deus. É por isso que devemos estar dispostos a abandonar tudo o que o Senhor nos peça. Não podemos, como Ele disse, "servir a dois senhores" (Mt 6:24).

(3)

Terça Ano Bíblico: Gn 46, 47

O chamado em Lucas

Lucas 5:1-11 contém a versão de Lucas da história do chamado dos discípulos. Como acontece em outros relatos do Evangelho, esse texto traz elementos não encontrados em outros Evange-lhos, ao mesmo tempo que omite elementos encontrados em outros. Alguns afirmam que, por-tanto, as histórias são contraditórias. Ao contrário, um cuidadoso estudo normalmente soluciona essas questões, mostrando simplesmente que, apesar de diferentes detalhes ou ênfases, as histórias se harmonizam, especialmente nos pontos mais importantes.

7. Que indicações existem de que Pedro já tinha alguma fé em Jesus? Lc 5:1-11

Pense nisto. Eles haviam pescado a noite inteira, quando a pesca era melhor, e não haviam pego nada. Então, Jesus Se aproximou e lhes disse para lançar a rede na água. Ele estava brincando? Se não pegamos nada à noite, como vamos pegar de dia? Mas, por alguma razão, Pedro ouviu. Ele tinha razões para confiar em Jesus?

8. Qual foi a resposta de Pedro? Como essa resposta explica de muitas formas a es-sência do discipulado e o evangelho eterno? Is 53:6; Rm 5:16-21; 1Jo 1:7-9

Apesar de nossa natureza caída, apesar de nossas culpas e debilidades, apesar do fato de que, como Pedro, somos pecadores, Deus não nos abandona. Quão natural seria alguns de nós, na presença do Divino, dizer: "Afasta-Te de mim". Sob o sangue da cruz, podemos suportar a pre-sença de Deus. Sob o sangue da cruz, podemos ser Seus discípulos.

Pense no que Jesus fez por nós no Calvário. Pense nas promessas de aceitação, perdão e recon-ciliação com Deus por causa da cruz. Peça o cumprimento das promessas feitas a você, não por-que você se sente digno delas (Pedro era digno?), mas porpor-que Deus as prometeu, e você por-quer tomá-Lo pela Palavra.

Quarta Ano Bíblico: Gn 48–50

O chamado de Levi Mateus

9. Compare o chamado de Levi Mateus com os dos outros primeiros discípulos. Quais são as semelhanças e as diferenças entre o chamado de Levi Mateus e dos outros dis-cípulos até agora? Mt 9:9; Mc 2:14; Lc 5:27, 28

Até este ponto, aqueles que Jesus chamou ao discipulado eram judeus aparentemente devotos, como João 1:44 e 45 dá a entender. Mas o chamado de Levi Mateus chega a alguém à margem da sociedade. Ele era um publicano e, como tal, era visto pelos judeus entre os piores elementos da sociedade.

10. Como pessoas como Mateus eram consideradas naquela sociedade? Mt 5:46; 9:10, 11; Mc 2:16; Lc 18:10, 11

Mateus era o candidato mais improvável para um chamado ao discipulado. Primeiro, ele foi cha-mado da banca de coletor de impostos. Os escritores romanos relacionavam essa categoria aos leões-de-chácara dos bordéis; os rabinos os chamavam de ladrões. Eles eram considerados u-surpadores (Lc 3:12, 13), notoriamente desonestos e odiados universalmente, especialmente por serem judeus que defraudavam seus compatriotas para o inimigo e também defraudavam o governo.

(4)

Que surpresa que alguém com esse caráter e essa reputação tenha sido chamado por Jesus para o discipulado! Mas foi justamente isso que aconteceu. O chamado de Cristo aqui mostra que a salvação que Ele trouxe é universal, Seu reino é inclusivo e Ele está disposto a oferecer a cada um a oportunidade da salvação.

Em nossa sociedade, quais são algumas das categorias consideradas marginais, inaceitáveis social e moralmente? Que atitude você tem para com essas pessoas? O que podemos aprender, na história do chamado de Levi Mateus?

Quinta Ano Bíblico: Êx 1–4

O chamado

11. Pelo que vimos nesta semana (e nas semanas anteriores) sobre o chamado para o discipulado, que mensagem especial podemos encontrar em Hebreus 11:1?

O mais surpreendente na resposta desses discípulos ao chamado de Cristo foi quão pouco eles sabiam sobre o que estava por vir, sobre o que os aguardava ao deixar tudo e seguir o Mestre. Embora, como vimos nesta semana, eles tivessem alguma evidência bíblica naquele tempo para crer que Jesus era o Messias (Jo 1:45), um estudo dos Evangelhos revela que grande parte da obra e do ministério de Jesus ainda eram desconhecidos deles, especialmente a parte mais im-portante de Sua obra: Sua morte na cruz. Como sabemos, até o fim, e mesmo depois, eles ti-nham sérias distorções em sua concepção do que deveria vir.

12. Quais são alguns exemplos de que eles pouco entendiam sobre a obra do Messias? Mc 10:35-40; Jo 18:10; At 1:6

Pense nas vantagens que nós, como discípulos modernos, temos sobre aqueles primeiros discí-pulos, especialmente no momento em que eles foram chamados. É verdade que eles testemu-nharam muitos milagres incríveis, mas, ao mesmo tempo, não sabiam o que sabemos sobre a obra, a missão e o triunfo final do que Cristo deveria realizar. E, apesar disso, eles avançaram em fé, o tipo de fé revelado em Hebreus 11:1.

Você é fraco na fé? O que está prejudicando sua fé? As coisas a que tem assistido, as coisas que está pensando, as coisas a que está dedicando tempo? O que você pode fazer, agora mesmo, para fazer com que sua fé cresça?

Sexta Ano Bíblico: Êx 5–8

Estudo adicional

eia Lucas 5:1-11; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 132-143; 244-252 (cf. Mt 9:9; Lc 5:27, 28; Jo 21:1-11).

"Aqui estavam os quatro sócios, de posse da maior pesca que tinham testemunhado. No mo-mento de seu maior sucesso material, eles abandonaram o negócio. ... Mesmo diante do signifi-cado mais elevado do milagre, deve ter requerido verdadeira fé trocar uma ocupação certa por um sustento incerto como seguidores de um mestre itinerante que, até então, aparentemente havia obtido pouco sucesso. ... Por parte dos discípulos, não existia a menor hesitação. A deci-são de dissolver a sociedade bem-sucedida como pescadores em favor de uma sociedade mais elevada com Jesus como pescadores de homens foi tomada imediatamente e com inteligência.

(5)

Eles não precisaram de nenhum tempo para considerar cuidadosamente as coisas, não houve tempo para prover às necessidades da família. ... Eles se haviam lançado ao largo como pesca-dores comuns; quando retornaram à praia, lançaram-se pela fé ao ‘largo' ao qual Cristo agora os chamava, trocando peixes por homens." – SDA Bible Commentary, v. 5, p. 739.

Perguntas para consideração

1. Que arranjos você precisa fazer para reorganizar suas prioridades de forma a poder glorificar a Deus mais eficazmente e ser mais coerente em seu discipulado?

2. Em referência à lição de quinta-feira, quais são as vantagens que temos hoje sobre os discí-pulos? Quais são as coisas que sabemos e que eles não sabiam? Faça uma lista dessas coisas e leve-as para a classe. Comente o que vocês acham e, então, perguntem a si mesmos: O que estamos fazendo com essas vantagens para crescer na graça? Como essas vantagens podem nos ajudar a sair e fazer discípulos?

3. Pense mais na pergunta a respeito do chamado de Levi Mateus. Comente em classe a questão do preconceito contra certos grupos. Como está sua igreja nessa questão? Que grupos de pes-soas são considerados marginais em sua sociedade? Como você pode ministrar a eles? Mui fre-qüentemente, as igrejas refletem a cultura ao seu redor, inclusive os preconceitos dessa cultura. Quão aberto você está aos preconceitos de sua sociedade? O que você pode fazer para ajudar sua igreja a vencer este terrível sintoma da natureza humana caída?

Referências

Documentos relacionados

Fresamento de cantos a 90º e faceamento a altas taxas de avanço.. Passo

Baseado em uma descrição de um edifício feita pelo usuário, sob perspectiva das suas características físicas, sistemas mecânicos associados, entre outros, o

Nesta sessão, discutiremos como as duas regiões podem explorar essas lacunas comerciais para impulsionar os níveis de comércio e investimento. Miguel Vargas

Trata-se de inconformismo do autor com anulação do ato que computou o tempo do curso de formação para o cargo de auditor-fiscal da receita como efetivo serviço, o que ocasionou

- Conversar com as crianças sobre como pode- mos fazer a felicidade das pessoas, mudando, assim suas histórias..

Um dos aspectos mais controvertidos em matéria de Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos, conhecido pela sigla ITCMD é o que diz

Dentre outros aspectos, foi possível verificar que as políticas indigenistas defendidas pelos membros do Conselho de Presidência da Província de São Paulo foram

forma como os professores lidam com as faltas e o mau comportamento; marcação de faltas de atraso, há professores que ainda facilitam este acontecimento (2); tentarem perceber